segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Escolas - projeto solidário de educação para a cidadania inovador, com o lema: “Apaga a indiferença



Gesto solidário de entrega dos Mealheiros de Turma marca cerimónia pública que assinalou, com um gesto concreto, o 70.º aniversário da DUDH – Declaração Universal dos Direitos Humanos na Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Lima de faria – Cantanhede e o culminar de um projecto de educação para os direitos humanos, solidário e inovador, que faz mais uma vez deste agrupamento uma escola que cultiva esta dimensão da educação para a cidadania e para os valores.
Os alunos foram desafiados por outros colegas, envolvidos neste projecto, para à semelhança dos anos anteriores, ficarem com um mealheiro de turma durante um mês para aí irem colocando as suas economias solidárias, para depois ajudarem a acabar de construir e manter um Jardim de Infância num dos locais mais pobres do mundo!
Este momento de grande simbolismo, contou com a presença da comunidade escolar, com muitos alunos, os Delegados de Turma que trouxeram os Mealheiros, a Professora coordenadora e responsável pelo projecto Dr.ª Manuela Miranda, professora de E.M.R.C., do Director do Agrupamento de Escolas Lima de Faria, Dr. José Soares, do Presidente do Conselho Geral, Dr. João Lucas e do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, com o pelouro da Educação, Dr. Pedro Cardoso.
Depois das referências à Declaração dos Direitos Humanos, nas diversas intervenções, o autarca sublinhou ainda “a importância destes gestos de solidariedade, e a importância deste tipo de projectos no âmbito da formação integral dos alunos. Este projecto é um excelente exemplo do trabalho desenvolvido no âmbito da promoção dos valores do voluntariado, cidadania e solidariedade em meio escolar. Iniciativas como estas têm reflexos muito positivos na criação de um ambiente propício ao desenvolvimento de valores cívicos e na promoção de uma cultura de cidadania e responsabilidade social”
Esta actividade surge no culminar dum projeto solidário de educação para a cidadania mais vasto, com o lema: “Apaga a indiferença”. Tem como princípio orientador a base humanista que se preconiza no Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória e procura “habilitar os jovens com saberes e valores para a construção de uma sociedade mais justa, centrada na pessoa, na dignidade humana e na ação sobre o mundo enquanto bem comum a preservar”. Assim, e de acordo com que é preconizado no artº26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos “Toda a pessoa tem direito à educação” - vamos construir e manter um Jardim de Infância num dos locais mais pobres do mundo!
Aliás, este Jardim de Infância é já hoje uma realidade e tem nesta Escola Secundária um referencial de solidariedade.
A metodologia implementada deste projecto “Apaga a indiferença” é a educação por pares. Constituíram-se equipas de alunos de 12º ano, mediante inscrições. Estas equipas, de 3 a 4 elementos, foram, de acordo com um calendário previamente estabelecido e aceite pelos professores envolvidos, desenvolver junto de cada turma da Escola Secundária Lima-de-Faria, do 7º ao 11º ano, uma sessão de educação para os Direitos Humanos. Nesta sessão os alunos foram convidados a aderir a uma iniciativa que culminou no dia 10 de dezembro, data do aniversário da DUDH.
Pretende-se com esta educação por pares uma efetiva mobilização de toda a comunidade escolar em torno de uma causa justa e humanitária que já tem vindo a ser congregadora de esforços e de boa vontade nos anos anteriores. No momento atual, encontra-se já em funcionamento na ilha de Sogá um Jardim de Infância que foi construído graças à solidariedade da ESLF. Este Jardim de Infância acolhe 50 crianças, divididas em dois turnos de 25,
De sublinhar os objetivos do projeto: Sensibilizar os colegas mais novos para a problemática dos Direitos Humanos, dando-lhes a conhecer a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), cujo 70ºaniversário se comemorou no presente ano de 2018. Foi colocado em cada sala de aula uma cópia do texto da DUDH; Apresentar o 26º art.º da DUDH, “Toda a pessoa tem direito à educação” e suscitar nos colegas uma disposição interior para cada um se assumir com promotor e construtor de um mundo mais justo e mais fraterno, de acordo com o lema: “Apaga a indiferença”; Apresentar o que, nos anos anteriores, se tem vindo a fazer na Escola Secundária Lima-de-Faria no âmbito da defesa e respeito pelo Direitos Humanos, nomeadamente as diversas iniciativas solidárias que permitiram a angariação de fundos para a construção de um Jardim de Infância numa das ilhas mais pobres do mundo, a ilha de Sogá, situada no Arquipélago dos Bijagós, na Guiné-Bissau; Desafiar os colegas mais novos para, à semelhança dos anos anteriores, ficarem com um mealheiro de turma durante um mês para aí irem colocando as suas economias solidárias. O mealheiro irá ser entregue numa cerimónia pública no dia 10 de dezembro, procurando-se, assim, assinalar com um gesto concreto o aniversário da DUDH.

ASUS, la marca internacional de Taiwán en 2018


por Yesica Flores
• La Encuesta Global de Marcas Interbrand Taiwan, coloca a ASUS en la posición número uno por sexto año consecutivo con un valor de marca de $1,619 millones de dólares.
• Los principales avances para 2018 incluyen Zenbook Pro con ScreenPad, Zenfone 5, RT-AX88U, ROG Phone, ROG Swift PG27UQ y Z390.

ASUS anunció que ha sido clasificado como la marca internacional más valiosa de Taiwan por sexto año consecutivo en la Encuesta Global de Marcas de Taiwán 2018 realizada por Interbrand, la consultora de marcas líder en el mundo. Se estima que ASUS tiene un valor de marca de $1,619 millones. La encuesta anual de marcas globales de Taiwán es reconocida como un indicador clave del rendimiento de las marcas taiwanesas en el mercado global.
ASUS y las otras marcas que se ubicaron en el top 20 de la encuesta, fueron reconocidas durante los Premios a las Mejores Marcas Mundiales de Taiwán 2018 en Taipéi, organizada por el Ministerio de Asuntos Económicos de Taiwán.
“Es un honor para nosotros recibir una vez más este valioso reconocimiento como la marca internacional de mayor valor de Taiwán”, comentó Nick Wu, Director Financiero de ASUS, después de la ceremonia de entrega de premios. “Este galardón de Interbrand es un ejemplo de nuestro compromiso de seguir lo increíble en todo lo que hacemos. Seguiremos luchando por la perfección e innovando para un futuro mejor”.
ASUS ha alcanzado una amplia gama de objetivos en el 2018, y la compañía continúa recibiendo numerosos reconocimientos internacionales de diseño y medios de comunicación, lo que demuestra un compromiso con el diseño y la innovación de clase mundial. Thomson Reuters nombró a ASUS como uno de los 100 principales líderes mundiales en tecnología de 2018. Fortune reconoció nuevamente a ASUS como una de las empresas más admiradas del mundo, y Forbes nombró a ASUS en su clasificación Global 2000: Top Regarded Companies por segundo año consecutivo. Además, los productos han recibido una variedad de premios, entre ellos 18 de IF Design, 16 premios Red Dot, 9 Good Design y 22 galardones de Taiwan Excellence. Estos premios reafirman el compromiso de ASUS con la excelencia en el diseño y la dedicación para crear productos que superen las expectativas de los usuarios.
ASUS ha estado tomando medidas proactivas para transformar el negocio en una empresa inteligente y está trabajando en muchas empresas en los campos de IA, Big Data, Cloud Computing e IoT. Durante Computex 2018, ASUS lanzó VivoWatch BP, el primer rastreador de presión arterial portátil con tecnología ASUS HeathAI; y RT-AX88U, un nuevo ruteador Wi-Fi que ofrece redes inalámbricas con Wi-Fi 6 (802.11ax) de última generación para una conexión concurrente ultrarrápida con velocidades de hasta 6000Mbps. La empresa también amplió los límites de la categoría de PC con el lanzamiento de la última serie Zenbook que presenta el innovador ScreenPad, y con la presentación de Project Precog, un futuro concepto de PC que combina la primera laptop de doble pantalla del mundo con inteligencia artificial. Además de estos atractivos lanzamientos de productos, la computadora portátil Zenbook S de 13.3 pulgadas ganó la Mejor Opción del Año en los premios Computex.
A principios de este año, en el MWC 2018, ASUS lanzó la línea Zenfone 5, la primera serie de smartphones con algoritmos avanzados y análisis de grandes datos para ofrecer a los usuarios un conjunto único de funciones de comunicación y cámaras inteligentes. Varios meses después, ASUS y ROG presentaron una nueva línea de motherboards Z390 que soportan los últimos procesadores Intel® de 9ª generación. Estas nuevas motherboards también introdujeron la tecnología de overclocking AI exclusiva de ASUS, que hace que el ajuste automático sea más rápido e inteligente que nunca.
Recientemente, ASUS expandió el proyecto Zenbo, desarrollando Zenbo Junior, una nueva plataforma robótica habilitada para AI que permite a los desarrolladores, integradores de sistemas y socios comerciales crear e implementar soluciones robóticas para diversas aplicaciones empresariales y para interactuar con los clientes de manera novedosa y eficiente. Zenbo Junior es un testimonio de la pasión y el compromiso de la compañía con el desarrollo de nuevas tecnologías robóticas.
ASUS Republic of Gamers (ROG) incorporó un equipo líder en el juego y líder en el mundo durante 2018, incluido el ROG Phone, el primer smartphone para gaming que cuenta con un Qualcomm Snapdragon 845 Mobile Platform, especialmente adosado con velocidad de 2.96GHz y GPU Adreno 630; ROG Swift PG27UQ, el primer monitor de juegos 4K a 144Hz del mundo; y las tarjetas gráficas GeForce® RTC2080 y 2080TI, la última serie de tarjetas gráficas ASYS y ROG basadas en la arquitectura más recienta de GPU NVIDIA. ASUS ROG también agregó dos nuevas categorías de productos con la fuente de alimentación ROG Thor y los enfriadores de CPU RPG Ryuo y Ryujin AIO. Las motheboards y otros productos ROG continúan batiendo récords mundiales y recibiendo premios internacionales, contribuyendo al éxito general de mercado de la marca y al puesto número 1 como la mejor marca global de juegos.
ROG también demostró una fuerte pasión por los juegos al colaborar con las principales compañías de títulos de videojuegos en campañas de productos únicos y por personalizar varios productos ROG para maximizar su rendimiento en los juegos. ROG se unió a Activision e Intel para lanzar una gama de edición limitada de Call of Duty®: Black Ops 4 antes del lanzamiento oficial del juego para PC. ASUS ROG además trabajó con Tencent Games, la compañía de videojuegos más grande de China, para adaptar el ROG Phone para el popular juego móvil Arena of Valor.
Para reforzar el rendimiento de la sostenibilidad corporativa, ASUS ha establecido los Objetivos de Sostenibilidad de ASUS 2020 para establecer objetivos cuantitativos basados en los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) de las Naciones Unidas, con el objetivo de utilizar mejor los recursos y disminuir los impactos negativos en el medio ambiente y la sociedad. ASUS continúa adoptando nuevas herramientas de evaluación cuantitativa, como el informe de pérdidas y ganancias ambientales, que asigna una valoración monetaria a los impactos ambientales incurridos en cada fase de producción de computadoras portátiles.
Además, ASUS lanzó un programa de “economía circular” para productos de PC, que reduce los desperdicios al emplear diversos procedimientos de sostenibilidad durante la producción y mediante el diseño del producto que favorece el reciclaje. El programa de economía circular incluye iniciativas de reciclaje, restauración y aprendizaje digital, así como programas de voluntarios que ayudan a las comunidades desfavorecidas al brindar acceso a la tecnología y la educación.
ASUS mantiene su compromiso de perfeccionar la experiencia del usuario digital mientras evoluciona sus prácticas y operaciones comerciales corporativas para crear una empresa inteligente que se basará en los éxitos de 2018, y continuará el status quo de lo que significa ser un líder tecnológico global.

Português morre em acidente de comboio na Índia

O gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas confirmou, segunda-feira, a morte de um cidadão português num acidente de comboio na Índia, durante o fim de semana.
Resultado de imagem para Português morre em acidente de comboio na Índia
"A Secção Consular da Embaixada de Portugal em Nova Deli prestou apoio aos cidadãos portugueses que viajavam com a pessoa que faleceu", disse fonte do gabinete à Lusa.
Um membro da representação diplomática portuguesa dirigiu-se à cidade de Agra, local do acidente "para tornar mais céleres os procedimentos administrativos inerentes à libertação do corpo, para que pudesse realizar-se a sua trasladação".
Segundo a mesma fonte, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, prestou condolências à família.
Durante o fim de semana, vários media indianos noticiaram a morte de um estudante português, de 21 anos, num acidente de comboio na Índia.
De acordo com o relato do "Times of India", principal jornal de língua inglesa no país, a vítima, estudante de engenharia aeroespacial no Instituto Indiano de Tecnologia (IIT) de Mandras, viajava de comboio com outros três colegas portugueses na noite de sexta-feira.
O estudante, a par de um dos colegas, terá saído do comboio estação errada.
Ao aperceberem-se do erro, os dois tentaram entrar novamente na carruagem, situação que levou a que o estudante de 21 anos fosse atingido pelas rodas do comboio.
Segundo a polícia, a morte do jovem foi confirmada por volta das 1.20 horas de sábado, cerca de cinco horas depois do incidente.
Os quatro jovens estudavam no ITT através de um programa de intercâmbio.
Lusa

Preço da eletricidade baixa 3,5% já em janeiro

A medida tem impacto num universo de mais de 1 milhão de consumidores do mercado regulado. Numa fatura de 45 euros, clientes irão poupar 1,58.
Resultado de imagem para Preço da eletricidade baixa 3,5% já em janeiro
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos anunciou esta segunda-feira em comunicado a decisão sobre as tarifas de energia elétrica para 2019. O regulador prevê uma redução de 3,5% na fatura dos clientes do mercado regulado.
"Para os consumidores que ainda estejam no mercado regulado (ou tenham tarifa equiparada), cerca de 6% do consumo total, a variação das tarifas de venda a clientes finais em BTN será de - 3,5%", avança o regulador na nota enviada às redações.
Os preços da eletricidade para as famílias que ainda estão em mercado regulado descem assim pelo segundo ano consecutivo, depois de a ERSE ter revisto a proposta feita em outubro, que previa uma subida das tarifas de 0,1%.
Ora, numa fatura de 45,10€, os consumidores irão poupar cerca de 1,58 euros.
DECO considera redução insuficiente
Numa primeira reação à decisão anunciada pela ERSE, a DECO sublinha que a redução do preço da luz em 3,5% "é um sinal positivo, mas que não irá retirar Portugal do todo da tabela Europeia da eletricidade mais cara".
Numa nota enviada à TSF, a associação de defesa do consumidor reitera que "a luz e o gás, legalmente, são serviços públicos essenciais, pelo que deveriam ter a mesma taxa aplicada aos bens de primeira necessidade, como os produtos alimentares básicos".
"Com a redução do IVA de 23% para 6%, o custo da eletricidade e do gás (natural e engarrafado) sofreria um decréscimo de cerca de 13%, e os portugueses poupariam € 70, por ano, na eletricidade, e € 40, no gás", frisa a DECO.
Guilherme de Sousa / TSF

Los Reyes Magos y Fintonic te regalan el viaje de tus sueños


por Yesica Flores
¿Quieres viajar en 2019? Los Reyes Magos ahorraron mucho dinero este año y junto a Fintonic, la app que te ayuda a tener control de tus finanzas, te regalan el viaje de tus sueños.
Entre el 17 de diciembre y el 3 de enero tienes la oportunidad de participar por un premio de 30 mil pesos para que lo utilices en el viaje que más deseas.

Si quieres ganártelo y cumplir uno de tus propósitos del año nuevo, tan solo tienes que descargar la app Fintonic a través de la App Store o Google Play, agregar alguna de tus cuentas bancarias y recomendarla a todos tus amigos. La persona que invite más usuarios a descargar Fintonic y aprovechar sus funciones, ganará el premio para viajar a cualquier lugar del mundo. Si ya eres usuario de la app, comienza a invitar amigos porque también puedes participar.
Fintonic es la app gratuita independiente que te ayuda a tener control de tu dinero sin poner en riesgo tus datos bancarios. Es un asistente financiero creado en España que ganó el premio Google 2015 a la mejor app de finanzas y cuenta con más de 500 mil usuarios, a los que ayuda a visualizar y categorizar los gastos para que entiendan más su dinero y puedan ahorrar. Una de las grandes ventajas de Fintonic es que te notifica de cobros indebidos o comisiones que los bancos nunca te quieren avisar.
Si quieres conocer mejor las bases de esta promoción que te regala 30 mil pesos a utilizar en Mundo Joven, entra en el blog de Fintonic. Y si tienes alguna duda adicional sobre la aplicación o quieres entender mejor cómo funciona para que te enamores de su utilidad, visita esta sección especial que te explicará todo con detalles.

Sessões de colheitas de sangue a realizar até final de Dezembro


Sessões de colheitas de sangue a realizar no mês Dezembro vão decorrer nas seguintes datas e horários:

- Dias 19 e 26 das 15 às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
- Dias 22 e 29 das 9 às 13 horas,(Sábados)
O Posto Fixo fica localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.

Sara Carvalho escreveu: "Doar sangue é mais do que ajudar, é simplesmente doar uma vida a uma pessoa que precisa. Eu já fiz a minha parte mais uma vez". VOCÊ PODE FAZER TODA A DIFERENÇA!
Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.
Não se deve dar sangue em jejum, convém tomar o pequeno-almoço normalmente, com exclusão de bebidas alcoólicas.
Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer…
Lembramos que o Mercado Municipal de Santiago dispõe de excelentes para estacionamento das viaturas, como ainda um Parque de Estacionamento Subterrâneo onde podem deixar as viaturas. Ali os dadores não correm o risco de serem multados. Estão reunidas as melhores condições para trazerem os carros.
“Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos” como escreveu Bezerra de Menezes. Mais, entendam que juntos somos mais fortes!

O propósito da ADASCA é fazer tudo o que está ao seu alcance para que a adesão à dádiva de sangue em Aveiro aumente, nunca somos de mais para fazer face às necessidades de sangue nos hospitais.



Estatuto do Dador de Sangue
Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.
Artigo 7.º
Ausência das atividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar -se da sua atividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue.
2 — Para efeitos do número anterior, a ausência do dador é justificada pelo organismo público responsável.
3 — O dador considera -se convocado desde que decorrido o intervalo mínimo fixado entre as dádivas.
4 — O médico pode determinar, em cada dádiva, o alargamento do período até à retoma da atividade normal, quando a situação clínica assim o exija, desde que devidamente justificado.
5 — O disposto no presente artigo não implica a perda de quaisquer direitos ou regalias do dador.

Mapa para 2019 pode ser consultado no Site: www.adasca.pt
Joaquim Carlos

Em 15 de Dezembro | Funcionários do Município de Cantanhede festejaram o Natal em almoço promovido pelos Serviços Sociais


O almoço de Natal dos Serviços Sociais dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Cantanhede (SSTCMC) registou mais uma vez casa cheia, com a participação de cerca de 330 pessoas. Promovido pela estrutura associativa que representa os funcionários dos serviços camarários e da INOVA-EM, o evento decorreu no passado sábado, 15 de dezembro, no salão da Adega Cooperativa de Cantanhede, com a presença da presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, do presidente da Assembleia Municipal, João Moura, do vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, e dos vereadores Adérito Machado, Célia Simões e Gonçalo Magalhães.
O almoço de Natal dos SSTCMC é uma tradição antiga que se realiza no âmbito dos objetivos constantes nos estatutos da associação, os quais, além de contemplarem uma função de assistência mutualista, proporcionando vários benefícios ao nível de serviços, seguros e cuidados de saúde, preconizam ações de índole cultural, desportiva, recreativa e social.
Na mensagem que dirigiu aos participantes, a presidente da Câmara Municipal congratulou-se com “o ambiente deste encontro de famílias daqueles que convivem profissionalmente no dia-a-dia, o que seguramente contribui para o reforço do espírito de grupo que se vive no contexto de trabalho. É uma confraternização que nos torna mais próximos e mais unidos em relação aos objetivos comuns no âmbito da atividade do Município”, afirmou a autarca, assinalando “a importância da presença de muitos dos que trabalharam na instituição e se encontram agora na situação de aposentados”.
Helena Teodósio manifestou “grande orgulho na vasta equipa” que lidera, “uma equipa fortemente motivada para cumprir a sua missão em benefício do concelho e na defesa do interesse público”, sublinhando que conta com todos “para fazer face aos desafios que o Município de Cantanhede tem pela frente
O programa do almoço natalício incluiu várias ações de animação, entre as quais coreografias do Show da Broadway do grupo Palcoa4, a atuação da Tuna dos Serviços Sociais e atividades lúdicas para crianças, designadamente jogos e pinturas faciais a cargo de uma animadora especialmente habilitada para o efeito.
A tarde terminou com o sorteio de seis cabazes de Natal entre os presentes, a que se seguiu o sempre muito aguardado momento de felicidade da pequenada com um Pai Natal a entregar brinquedos e jogos aos filhos dos funcionários.

Na reunião plenária de 14 de dezembro | Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou orçamento que acentua aposta no investimento


A Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou o Orçamento e as Grandes Opções do Plano que o executivo camarário liderado por Helena Teodósio se propõe executar no próximo ano. Com 29 votos a favor e sete contra, o plenário do passado dia 14 de dezembro deu luz verde aos documentos previsionais que a Câmara Municipal havia já aprovado, por unanimidade, em 23 de outubro.
O enquadramento orçamental da autarquia cantanhedense para 2019 tem inscrito um valor global de 26.626.069 euros, mais 8,4 % do que o do exercício anterior, o que, conjugado com o aumento significativo das despesas de capital, “traduz a aposta no investimento em infraestruturas e equipamentos coletivos”. Este foi um dos aspetos sublinhados por Helena Teodósio, que enfatizou ainda a perspetiva de essa aposta no investimento “resultar em quase cinco milhões de euros de poupança prevista, em função da diferença entre o incremento de mais 14,4% das despesas de capital relativamente a 2018, enquanto o crescimento das despesas correntes se fica pelos 4,21%”.
Antecipando que “a taxa de execução do Orçamento de 2018 vai ser boa e bastante acima das imposições legais”, a presidente da Câmara Municipal quer manter esse registo, “mesmo que o cenário para 2019 deixe antever maiores possibilidades de virem a ocorrer alterações orçamentais”. A autarca adianta que três fatores podem concorrer para isso, designadamente “a eventual assunção de novas competências pelo Município, a aprovação de candidaturas em que a autarquia já está a trabalhar no âmbito da reprogramação do Portugal 2020 e também o problema de os concursos de obras ficarem desertos, situação que já se verificou algumas vezes e que tende a elevar os preços-base e os valores das adjudicações. Se esta tendência continuar a acentuar-se, muito provavelmente vamos ter que rever os valores orçamentados para alguns investimentos”.
Segundo Helena Teodósio, “as propostas incluídas no Orçamento foram devidamente ponderadas à luz do enquadramento estratégico constante nas Grandes Opções do Plano”, documento do relevem as funções sociais, com uma percentagem próxima dos 58%, e as funções económicas, com cerca de 30%.
A este nível, são de destacar da programação financeira para o próximo ano as ações de regeneração urbana previstas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Cantanhede, a aquisição de terrenos e construção de infraestruturas nas zonas industriais, os investimentos na qualificação das condições do processo ensino/aprendizagem de toda a rede educativa, bem como os investimentos na valorização do território, seja com empreitadas promovidas pela Câmara Municipal, seja através parcerias com as Juntas de Freguesia, nomeadamente ao abrigo de acordos de transferência de competências, sem esquecer o apoio às associações e outras entidades em matéria de despesas de capital.Os grandes objetivos são, entre outros, o reforço da qualidade de vida das populações e o aumento da coesão social, a dinamização da base económica e a atração e fixação de residentes”, afirmou a autarca.
Além da aposta no investimento, o aumento de 8,4 % do Orçamento para 2019 reflete o acréscimo dos preços dos combustíveis e da energia, o crescimento dos custos com pessoal devido à regularização dos vínculos precários e ao descongelamento das progressões nas carreiras, bem como e à regularização dos vínculos precários.

Hora de Fecho: Deputado do PS com presença-fantasma no Parlamento

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O deputado do PS Nuno Sá esteve no dia 12 de junho de 2017 a fazer campanha em Famalicão, mas no mesmo dia teve presença em plenário. Ao Observador, recusa dizer se costuma dar a password a colegas
A Ordem dos Enfermeiros revela que a ministra da Saúde pediu desculpa aos enfermeiros. O Ministério da Saúde confirmou que houve um telefonema.
Mudanças que implicassem uma maioria de não-magistrados representariam uma "radical alteração dos pressupostos que determinaram" a aceitação que fez do cargo de PGR, diz Lucília Gago.
A PSP está a apelar aos organizadores para que comuniquem às autoridades, "por escrito e com a antecedência mínima de dois dias úteis", a intenção de organizar manifestações.
Atrasos nos pagamentos, postos de trabalho em risco e empresas inovadoras a ver o comboio passar, à espera de respostas do IAPMEI – que se queixa de estar "limitado" no reforço de pessoal.
Chama-se "Político Esfaqueado ou é Morto ou é Eleito" e chega às livrarias a 3 de janeiro. Este será o décimo livro da jornalista, que esteve no Brasil a cobrir as campanhas presidenciais.
Primeira-ministra anuncia na Câmara dos Comuns nova data para votar acordo. Sobre o adiamento, rejeita responsabilidades: "Não vou pedir desculpa por ter defendido os interesses desta Câmara."
FC Porto vai defrontar a Roma nos oitavos da Liga dos Campeões, com a primeira mão a ser disputada em Itália. Juventus de Ronaldo joga com Atl. Madrid, Man. United de Mourinho cruza com PSG.
O Sporting vai defrontar o Villarreal nos 16 avos da Liga Europa, enquanto que o Benfica encontra o Galatasaray. Os leões têm pela frente um jogo inédito e os encarnados reencontram um velho conhecido
Marta tem 13 anos e é invisual. Na Califórnia, conquistou o bronze no campeonato mundial de surf adaptado. Esta foi a 2.ª participação de Portugal na competição, que contou com mais dois portugueses.
Há histórias estranhas, mas esta é imbatível. Um cliente viu o seu Model S arder na viagem inaugural de regresso a casa. A Tesla propôs oferecer-lhe um carro novo, até descobrir o motivo do incêndio. 
Opinião

Alexandre Homem Cristo
De mentira em mentira, Costa e a esquerda conseguiram ganhar tempo, gerir expectativas e comprar a paz. Agora, o discurso do governo está a esgotar-se à medida que o seu escrutínio se torna possível.
João Carlos Espada
Cinco sugestões de livros de autores nacionais para o Natal — mas não para a ‘época festiva’ ou para as ‘férias da estação’, como mandam as actuais directivas politicamente correctas.
Luís Rosa
Com a sua reforma judiciária pornográfica, Rio é uma espécie de idiota útil para todos os que vivem do enriquecimento ilícito à custa do interesse público sem que os tribunais e o MP os incomodem.
Helena Matos
O PR comenta o descarrilamentos dos eléctricos. Os hospitais públicos recusam doentes. Saída para a crise? Adoptar uma coelha selvagem e também um ex-criador de vacas reconvertido energeticamente.
Donizete Rodrigues
Segundo a doutrina, o celibato não é um dogma de fé, uma verdade absoluta, inquestionável, mas apenas uma disciplina, uma regra de vida. Por isso, o Papa Francisco fala na possibilidade de uma revisão
MAGG

Marta Cerqueira
Foram sete semanas de uma relação tensa que acaba agora. "Eu queria encontrar o amor e encontrei o maior pesadelo da minha vida", diz ele.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Pergunta do neto para o avô


Pergunta!

Um dia, um jovem perguntou ao seu avô:
Vovô, como você poderia viver sem tecnologia, sem internet, sem computadores, sem drones, sem telefones, sem celulares e sem facebook?

Vovô respondeu:
- Assim como você vive hoje sem orações, sem dignidade, sem compaixão, sem vergonha, sem respeito, sem personalidade, sem carácter, sem amor, sem modéstia, sem honra.

Enviado por António Alves Ribeiro