terça-feira, 2 de julho de 2019

Atribuídas Medalhas de Mérito Municipal - CÂMARA DE CASTELO DE PAIVA HOMENAGEOU AS TRÊS FILARMÓNICAS DO CONCELHO


Por proposta do Vereador do Pelouro da Cultura, José Manuel Carvalho, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva homenageou recentemente, em dia de feriado municipal, as três Bandas de Música do concelho, atribuindo-lhes a Medalha de Mérito Municipal –Grau Ouro, como justo reconhecimento pelo notável contributo que têm dado, ao longo de décadas, à cultura paivense.

Numa cerimónia simples, mas carregada de simbolismo, realizada nos Paços do Concelho, para além do edil paivense Gonçalo Rocha, marcaram presença os restantes elementos da vereação municipal, o presidente da Assembleia Municipal, Gouveia Coelho, representantes das Juntas de Freguesia, director da Academia de Musica de Castelo de Paiva, bem comodirigentes e associados das três filarmónicas distinguidas e outros convidados.

Enaltecendo o gesto municipal, o presidente da AM recordou todos aqueles que lutaram pelo engrandecimento destas instituições musicais do concelho, destacando também o reconhecimento público por parte da Assembleia Municipal, evidenciando o quanto estas agremiações são importantes no panorama da cultura local, enquanto o Vereador José Manuel Carvalho destacou o interesse municipal e o serviço público que merece ser enaltecido com distinção, com contributos e acções em favor do concelho e das suas gentes, falando depois do notável trabalho que desenvolvem também no ensino da música, o excelente relacionamento que existe e a colaboração que prestam ao município, as parcerias estabelecidas em prol da cultura paivense, bem como as dificuldades que as bandas enfrentam para continuar a existir e, neste caso, a prestigiar o concelho e os valores do município, deixando uma saudação especial a todos aqueles que, durante décadas, sempre deram e continuam a dar o seu melhor em prol destas colectividades musicais, que se apresentam como instituições sólidas, dinâmicas, empreendedoras, que se impuseram no tempo, criaram raízes, moldaram e impulsionaram vivências, contribuindo decisivamente para fixar costumes e tradições, para dinamizar a cultura.

Considerando que as bandas de musica são um grande orgulho do concelho e um património inestimável, Gonçalo Rocha mostrou-se honrado pelo passado e pelo “ capital humano “ destas três filarmónicas paivenses, evidenciando um trajecto notável de muitos anos a dar musica, sempre num patamar de excelência, pelo que, as bandas de música estão, com inteira justiça e de modo inequívoco, na primeira linha daqueles que merecem o reconhecimento municipal pela sua relevantíssima actividade nas áreas da música e da cultura, pela sua entrega e dedicação à causa pública.

O autarca de Castelo de Paiva destacou que, durante a sua existência, que já é longa, as bandas de musica têm sido um porta-estandarte do concelho e da região em que nos inserimos, pelo que, ao distinguir estas associações, acabamos por também homenagear a multiplicidade de pessoas que, ao longo de décadas, trabalharam e sofreram para erguer e manter vivas e pujantes estas colectividades, desde os maestros que as dirigiram, sempre na expectativa do êxito; os dirigentes e colaboradores, que não pouparam esforços para suplantar dificuldades, para as manterem vivas; os músicos, muitos autodidactas e muitos outros formados nas escolas que, ao longo de gerações compuseram elencos e foram pilares fundamentais da sua existência. Todos constituem um património sociocultural, verdadeiros agentes de serviço público, contribuindo para o engrandecimento da cultura e para a divulgação do nome de Castelo de Paiva.

Gualter Rocha em nome da Banda Marcial de Bairros ( 209 anos ), Mário Faísca em nome da Banda dos Mineiros do Pejão ( 70 anos ) e David Silva, dirigente da Banda Musical de Fornos ( 110 anos ), tiveram a oportunidade de agradecer as distinções recebidas e mostrar o seu contentamento pelo gesto municipal, sublinhando a vontade intrínseca destas colectividades continuarem a prestigiar o concelho e engrandecer a cultura paivense.

Carlos Oliveira

Proença-a-Nova | Inscrições abertas para programa de ocupação de tempos livres



Já estão a decorrer as Grandes Férias com… Arte, Ciência e Desporto, um programa de ocupação de tempos livres para crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos e que mistura atividades desportivas, científicas e artísticas desenvolvidas pelo Centro Ciência Viva da Floresta, Grupo de Desporto do Município e Biblioteca Municipal. Divididos em programas semanais, a inscrição pode ser diária ou semanal, devendo a mesma ser realizada até à sexta-feira (11h30) que antecede o início do respetivo programa. 

Estão previstos descontos de 20% na inscrição do 2º filho e de 25% no 3º, mas apenas para um programa completo. Também as crianças que beneficiem de subsídio escolar têm direito a descontos, sendo obrigatória a apresentação de comprovativo emitido pela escola (escalão A – gratuito; escalão B - 50% de desconto). Os preços incluem almoço, transporte, seguro de acidentes pessoais e atividades. Será assegurado o transporte nas localidades de São Pedro do Esteval, Moitas, Pedra do Altar, Proença-a-Nova e Sobreira Formosa, desde que com um número mínimo de quatro crianças. 

As datas dos programas são as seguintes: 2º programa: de 1 a 5 de julho; 3º programa: de 8 a 12 de julho; 4º programa: de 15 a 19 de julho; 5º programa: de 22 a 26 de julho; 6º programa: de 29 de julho a 2 de agosto. Mais informações disponíveis na página do Centro Ciência Viva da Floresta, onde deverá ser feita a inscrição.

Os astros na pré-história dão mote à 4ª edição das Experiências (g) Astronómicas




Era através dos astros que nos primórdios da humanidade se traçavam rotas, se definiam épocas de plantio e colheitas, se controlavam as ‘horas’ dos dias, se desenhavam deuses e se procurava adivinhar o futuro. Esses ensinamentos que ainda hoje fazem parte da sabedoria popular servem de mote para a quarta edição das Experiências (g) Astronómicas, que acontece a 13 de julho. 

À semelhança das edições anteriores, Miguel Gonçalves, divulgador de ciência e comentador da RTP, José Matos, da FISUA - Associação De Física da Universidade de Aveiro e o Chef Rui Lopes serão os anfitriões desta iniciativa que alia o conhecimento científico, com destaque para a Astronomia, à Gastronomia, numa experiência que envolve todos os sentidos. 

Esta edição terá como convidados especiais Clara Haddad, contadora de histórias e escritora, Francisca Eiriz, gestora de inovação da Space Solutions Centre Portugal, Maria Teresa Horta, escritora, jornalista e poetisa e Paulo Ferreira, fotógrafo. 

A visita começa na aldeia do Casalinho, onde serão dadas as boas-vindas, seguindo-se uma caminhada de aproximadamente 5 quilómetros entre os Carregais e o Sobral Fernando. O percurso passará por importantes pontos turísticos e geológicos do concelho como as Portas de Almourão, a Dobra da Albarda e o Cavalinho, e será acompanhado pelas explicações da monitora Marta Palhim do CCV da Floresta, especialista em geologia. Durante o passeio serão declamados textos de prosa e poesia, inspirados no cosmos e na beleza da paisagem natural. Após o jantar, que será servido debaixo das estrelas, o fotógrafo Paulo Ferreira desvendará algumas técnicas de como fotografar a lua. Haverá espaço ainda para ser enfeitiçado por contos ancestrais da lua e do cosmos e desvendados alguns segredos e mistérios associados a este satélite, bem como este está presente no nosso quotidiano. 

Inserida no projeto Beira Baixa Cultural - cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), esta iniciativa está limitada a 50 participantes e as inscrições estão a decorrer em www.ccvfloresta.com

Oeste | Câmara Municipal da Marinha Grande abre 5 vagas



A Câmara Municipal da Marinha Grande tem abertos procedimentos concursais para um Técnico Superior de Arquitetura (Área de competência Gestão Urbanística -https://www.cm-mgrande.pt/pages/441?folders_list_32_folder_id=589); um Técnico Superior em Engenharia Civil (Área de competência Gestão Urbanística - https://www.cm-mgrande.pt/pages/441?folders_list_32_folder_id=585); dois Técnicos Superiores em Arquitetura (Divisão de Gestão do Território/Planeamento e Projetos - https://www.cm-mgrande.pt/pages/441?folders_list_32_folder_id=588); e um Técnico Superior em Engenharia Civil (Divisão de Gestão do Território/Planeamento e Projetos - https://www.cm-mgrande.pt/pages/441?folders_list_32_folder_id=587).

As candidaturas são feitas preferencialmente através de submissão eletrónica, mediante formulário específico para o efeito e que se encontra disponível em: 


Provas de conhecimentos do Balcão de Atendimento ao Munícipe

As provas de conhecimentos dos procedimentos concursais - assistentes técnicos, para o Balcão de Atendimento ao Munícipe (Ref.ª 19/RH/2019 e Ref.ª 20/RH/2019), terão lugar no próximo dia 22 de julho de 2019, na Escola Profissional e Artística da Marinha Grande, pelas 14h00 e 10h00, respetivamente.

Os candidatos admitidos constam do ponto 2 da ata n.º 2 dos procedimentos em questão:





A legislação para as provas de conhecimentos encontra-se disponível na área de cada concurso, podendo ser consultada na prova.

Oeste | Sardinhada, petiscos e animação na Praia da Vieira


A Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, recebe a festa de abertura da época balnear nos dias 6 e 7 de julho, com sardinhada, tasquinhas e espetáculos musicais e de folclore, que decorrem no Largo dos Pescadores. As atividades de animação de verão prolongam-se até setembro.

A organizaçãda abertura da ética balnear pertence à mara Municipal da Marinha Grande, com o apoio da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e das associações da freguesia.

Este ano, a abertura da época balnear conta com a colaboração das seguintes associações:
Biblioteca de Instrução Popular
Centro Recreativo Cultural Juventude do Casal D’Anja
Clube de Caça e Pesca da Praia da Vieira
Clube Motabout
CREPI - Comissão de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de Vieira de Leiria
Industrial Desportivo Vieirense.

O programa  de animação da época balnear na Praia da Vieira para o mês de julho é o seguinte:

6 e 7 de julho . Abertura da época balnear
Largo dos Pescadores

6 de julho . sábado
Sardinhada e petiscos
Insufláveis
11h00 . Abertura oficial da época balnear
12h00 . Abertura de tasquinhas
14h00 . Arruada com Desbundixie
16h30 . Atuação do grupo Cantigas da Eira
21h30 . Concerto com os Us Sai de gatas

7 de julho . domingo
Insufláveis
10h30 . Zumba IDV Aqua and Gym com Ana Acácia
12h00  . Abertura de tasquinhas
14h00 . Atuação da Escola de Concertinas Carlos Barbosa
15h30 . Grupo de Ginástica Sé
...

Oeste | Marinha Grande tem Gabinete de Inserção Profissional



A presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, e a diretor do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Leiria, Paula Vaz, assinaram o protocolo de criação do Gabinete de Inserção Profissional (GIP) da Marinha Grande, no passado dia 19 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.



O GIP vai funcionar no edifício da Câmara Municipal, em articulação com o Gabinete de Apoio ao Empresário e Empreendedorismo, mas será instalado numa fase posterior no Centro Empresarial da Marinha Grande, na Zona Industrial, após a conclusão das obras de beneficiação daquela infraestrutura municipal.

A presidente da Câmara congratula-se com a criação do GIP “uma vez que vai ao encontro de um dos objetivos do PTE-D - Pacto Territorial para o Emprego e Desenvolvimento da Marinha Grande, nomeadamente no que diz respeito à valorização das qualificações dos recursos humanos existentes; reforço e valorização do potencial do sistema local de inovação e fomento da capacidade de iniciativa empresarial local”.

Cidália Ferreira salienta ainda que “esta iniciativa vai permitir um maior apoio e encaminhamento de jovens e adultos desempregados, a valorização dos ativos e o incentivo do empreendedorismo”.

O GIP tem como objetivo reforçar a atuação do Serviço Público de Emprego no apoio à inserção profissional dos desempregados, com  capacidade  de  atuação  em  proximidade  aos  territórios  e  às  populações  e  em  estreita  articulação  com  a  rede  de  Serviços de Emprego. Pretende-se ainda promover o acesso às oportunidades educativas e formativas e desenvolver uma atitude empreendedora de abordagem ao mercado de trabalho.

O Gabinete vai prestar apoio a  jovens  e  adultos  desempregados  no  percurso  de  inserção  ou  reinserção  no  mercado  de  trabalho,  em  estreita  cooperação com o IEFP .

O GIP vai desenvolver atividades como:

Ações de apoio à procura ativa de emprego e desenvolvimento da atitude empreendedora;
Captação e divulgação de ofertas de emprego e apoio à colocação;
Divulgação  de  medidas  de  apoio  ao  emprego,  formação  profissional  e  empreendedorismo  e  apoio  ao encaminhamento de candidatos;
- Divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu;
- Encaminhamento para ações promotoras do desenvolvimento de competências de empregabilidade e criação do próprio emprego;
- Apoio à inscrição online dos candidatos a emprego
- Outras atividades consideradas necessá

Oeste | FEIRA RURAL REGRESSA ÀS RUAS DE TORRES VEDRAS


A Feira Rural de Torres Vedras regressa ao centro da Cidade no dia 6 de julho, sábado, entre as 8h00 e as 17h00. 

Centenas de bancas com a qualidade e frescura dos produtos da nossa terra vão percorrer as ruas de Torres Vedras, onde é possível adquirir produtos hortícolas e frutícolas, vinho, artesanato, antiguidades e muitos mais.

Na Praça da Batata serão lembrados os tempos antigos com a presença de diversos produtores de batata. Aqui poderá não só comprar este produto mas também degustá-lo na Street Food "Fritaria" que irá disponibilizar, entre as 10h00 e as 16h00, diferentes tipos de batata confecionadas de várias formas. Animação não vai faltar neste local, que contará com a atuação de Joana Margaça, entre as 11h30 e as 12h30 e as 15h00 e as 16h00.

Também como novidade na Feira, o espaço dedicado à gastronomia tradicional é agora proporcionado na Praça Machado Santos, onde chefs de restaurantes do Concelho apresentam vários pratos que constituem a oferta regular dos mesmos.

Durante a manhã, os mais pequenos podem usufruir gratuitamente do Passeio de Burritos.

A animação musical itinerante é sempre um momento de entretenimento garantido, com a atuação dos ranchos folclóricos do Concelho:

10h00 às 11h00 | Rancho Folclórico da "Os Agricultores da Azenha Velha"
14h30 às 15h30 | Rancho da Colaria

Enquanto faz as suas compras, as crianças podem desfrutar do serviço de babysitting gratuito, onde os mais novos, durante um período máximo de 1 hora, dão largas à imaginação e à criatividade, acompanhados por profissionais.

Para garantir as deslocações e fazer as delícias dos mais novos o comboio turístico estará em funcionamento de forma gratuita.

Torres VedrasMEMORANDO PARA A CRIAÇÃO DO TORRES VEDRAS HEALTH PARK FOR MULTIDISCIPLINARY CARE


O edifício do antigo Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior, situado perto do Barro, que desde 2015 está encerrado e devoluto, vai dar origem a um espaço também dedicado à área da saúde, denominado Torres Vedras Health Park for Multidisciplinary Care.

Tratar-se-á de um espaço de referência dedicado à prestação de cuidados assistenciais, à formação de profissionais da saúde, ao ensino e à investigação em Medicina e em outras Ciências Biomédicas.

O memorando de entendimento para a criação deste equipamento foi assinado no dia 28 de junho, no espaço do referido edifício, envolvendo a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Segundo o documento, o Município de Torres Vedras compromete-se a: “promover a reabilitação do conjunto edificado do Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior, que se encontra atualmente devoluto e num razoável/mau estado de conservação em função da idade e da desmaterialização levada a cabo em cada edifício, agravada pela exposição aos diversos atos de vandalismo e de furto que têm ocorrido nos últimos anos; e assegurar a procura e captação de fontes de financiamento, nacionais e comunitárias, com vista à reabilitação e refuncionalização do conjunto edificado do Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior e área envolvente, e apoio à implementação das novas atividades que aqui forem desenvolvidas”.

Já a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa compromete-se, segundo o memorando, a: “desenvolver um campus vocacionado para as atividades de ensino, assistenciais e de investigação, de índole multidisciplinar e interdisciplinar, nomeadamente, ao nível dos cuidados de saúde primários e de reabilitação, nas instalações do antigo Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior; propor potenciais parceiros para a constituição de um consórcio, nomeadamente, nas áreas das ciências da saúde e tecnologias aplicadas à saúde; e colaborar na identificação de fontes alternativas de financiamento para a implementação dos cuidados assistenciais, ensino e investigação, delineados para este campus”.

Na cerimónia de assinatura deste memorando, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras agradeceu a Joaquim Ferreira, presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, pela concertação de esforços realizada por si junto desta instituição, que foi determinante para a concretização do documento. Carlos Bernardes, a este propósito, relembrou que Torres Vedras pretende afirmar o seu cluster de saúde, tendo reassumido a vontade de trazer para o território do Concelho de Torres Vedras a “sociedade do conhecimento”, atraindo e fixando jovens qualificados. Realçou ainda aquele ser um “dia histórico” pelo facto de este ser o primeiro passo com vista à requalificação de um edifício mandado construir em 1570 pela infanta D. Maria (filha de D. Manuel I) como convento, o qual assumiu após a implantação da República as funções, sucessivamente, de asilo, sanatório e hospital. 
asda
Por fim, o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Fausto Pinto, enalteceu a iniciativa que considerou poder vir a ser “marcante para a região e para o país”, a qual se enquadra na visão estratégica da instituição que coordena, sendo “uma oportunidade que não se poderia deixar passar”. Acrescentou ainda que se trata do “desenvolvimento de um novo conceito”, “arrojado”, com uma dimensão que pode vir a ser “arrebatadora”, e que poderá dar uma nova imagem ao ensino académico, “ao trazer algo de novo que possa servir a comunidade”.

De referir que marcaram também presença na cerimónia de assinatura do mencionado memorando de entendimento: o vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Nuno Venade; a presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste, Elsa Baião; o diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste-Sul, António Martins; o diretor do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, António Vaz Carneiro; o administrador e a diretora técnica do Campus Neurológico Sénior, João Ferreira e Natália Pona, respetivamente; o diretor clínico do Hospital SOERAD, Francisco Crespo; e uma representante do Hospital CUF de Torres Vedras, Maria Manuel Noronha; entre outros convidados.

Desporto | Campeonatos regionais de natação disputam-se em Reguengos de Monsaraz


Provas decorrem entre os dias 5 e 7 de julho nas Piscinas Municipais Victor Martelo

Os campeonatos regionais de natação nos escalões de infantis, juvenis e absolutos vão decorrer de 5 a 7 de julho nas Piscinas Municipais Victor Martelo, em Reguengos de Monsaraz. Em competição vão estar cerca de duas centenas de nadadores masculinos e femininos que vão disputar várias provas na piscina olímpica (50m/8 pistas) nos estilos mariposa, livres, bruços e costas. 

No dia 5 de julho as provas iniciam-se às 18h, no dia 6 de julho decorrem a partir das 9h e das 16h, e no último dia haverá competição desde as 9h. Os campeonatos regionais de natação são organizados pela Associação de Natação do Alentejo, pela Associação de Natação do Interior Centro e pelo Município de Reguengos de Monsaraz.

Torres Vedras | MINISTRA DO MAR INAUGUROU O PASSADIÇO DAS ESCARPAS DA MACEIRA


O Passadiço das Escarpas da Maceira foi inaugurado no passado domingo, 30 de junho. A cerimónia contou com a presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e do presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, Nuno Cosme.

O ato inaugural teve início com o descerramento da placa na localidade de Maceira, seguindo-se um périplo pelo passadiço até à Praia de Porto Novo.

Na sua intervenção, a ministra do Mar afirmou que aquela cerimónia não era apenas a inauguração de um mero passadiço, mas sim de uma representação daquilo que são várias estratégias da área do mar congregadas numa só. Ana Paula Vitorino frisou ainda a importância deste equipamento para a preservação da biodiversidade e do ambiente e para a promoção do turismo qualificado a nível ambiental.

O presidente da Câmara Municipal de Tores Vedras destacou a visão estratégica da Junta de Freguesia da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, que apresentou uma candidatura ao Grupo de Ação Local - GAL ecoMAR para concretizar aquela obra. Carlos Bernardes salientou também o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo GAL ecoMAR, um grupo constituído por entidades públicas e privadas dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã, que já aprovou projetos no valor de cerca de um milhão de euros, estando mais dez projetos em fase de apreciação.

Já o presidente da Junta de Freguesia não escondeu a sua satisfação ao ver concluída uma obra que afirmou ser um sonho da população. Nuno Cosme realçou ainda a importância de existirem apoios que permitam que as juntas de freguesia concretizem projetos para os quais, de outra forma, não teriam verba.

A operação teve como objetivos criar um corredor de proximidade, com condições de segurança, entre as localidades de Porto Novo e Maceira, promover o desenvolvimento local e da diversificação da economia da zona costeira de Porto Novo, sensibilizar os residentes e os turistas para a proteção e valorização dos recursos naturais e paisagísticos e promover o desenvolvimento da atividade de pedestrianismo.

Com uma extensão de cerca um quilómetro, o Passadiço das Escarpas resulta de um investimento de cerca de 160 mil euros, tendo sido comparticipado em 85% por fundos do programa operacional do MAR2020, através de uma candidatura apresentada ao GAL ecoMAR.

Na ocasião foi ainda descerrada uma placa evocativa do desembarque das tropas britânicas na Praia de Porto Novo, em 1808. Estas tropas juntaram-se ao exército anglo-luso que, pouco tempo depois, viria a vencer a Batalha do Vimeiro, pondo termo à primeira invasão francesa.

Marinha Grande | Câmara Municipal assina protocolo para prevenção da violência

Decorreu na sexta-feira, dia 28 de junho, no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande, o Encontro sobre Prevenção da Violência ao Longo do Ciclo da Vida, organizado pela Equipa de Prevenção da Violência em adultos da Marinha Grande.

Neste encontro, que contou com o apoio da Autarquia e que culminou com a assinatura do Protocolo de Cooperação da Rede Local de Prevenção da Violência ao Longo do Ciclo da Vida, para o Concelho da Marinha Grande, foram debatidos temas como: “A dimensão da Violência ao Longo do Ciclo de Vida”, “Uma Rede de Prevenção e Intervenção: Como e Para Quê?”, “Partilha de Experiências das Redes de Águeda e Leiria”.

Nas palavras da Presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, "urge acabar com o flagelo da violência, nomeadamente a violência doméstica, que demasiadas vezes é um crime que passa impune com o silêncio dos familiares, vizinhos e amigos das vítimas. A violência destrói num segundo aquilo que todos nós lutamos durante anos para defender e cabe-nos a nós garantir que não há espaço para comportamentos violentos na nossa sociedade." 

O Protocolo de Cooperação Rede Local de Prevenção da Violência ao Longo do Ciclo de Vida, para o Concelho da Marinha Grande, tem como objetivos a definição e implementação de estratégias que possam contribuir para "quebrar o ciclo de violência"
através de uma maior eficácia na prevenção e intervenção, sendo fundamental, para o efeito, partilhar saberes, de forma a promover um maior investimento na melhoria das competências dos técnicos que trabalham nos vários serviços da comunidade onde esta problemática é abordada.

Estão representadas neste protocolo as seguintes entidades: 
- Administração Regional de Saúde do Centro;
- Aces Pinhal Litoral - EPVA da Marinha Grande;
- Câmara Municipal da Marinha Grande;
- Junta de Freguesia da Marinha Grande;
- Junta de Freguesia da Moita;
- Junta de Freguesia de Vieira de Leiria;
- Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente;
- Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente;
- Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria;
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCI) de Marinha Grande;
- Ministério Público (DIAP de Leiria);
- Centro Distrital de Segurança Social de Leiria;
- Rede Local de Intervenção Social da Marinha Grande / Santa Casa da Misericórdia;
- Associação Crescer e Crer / Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental da Marinha Grande;
- Associação Novo Olhar II / projeto Porta Azul;
- ADE.SER II - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social da Região da Marinha Grande;
- Associação das Mulheres do Século XXI;
- Polícia de Segurança Pública: Comando Distrital de Leiria - Esquadra da Marinha Grande;
- Guarda Nacional Republicana: Comando Territorial de Leiria / Destacamento Territorial de Leiria: Posto Territorial de S. Pedro de Moel e Posto Territorial de Vieira de Leiria.

Oeste | ESPETÁCULOS PROSSEGUEM NO TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS...

A programação do Teatro-Cine de Torres Vedras do terceiro trimestre de 2019 está prestes a ter início.
O bailado clássico O Quebra Nozes, a levar a palco nos próximos dias 6 e 7 de julho (pelas 21h30 e as 16h30, respetivamente), pela Escola de Dança Movimento, dará início à mesma, que terá continuidade com a apresentação de outros espetáculos por parte de associações locais, como já é hábito nesta época do ano na sala de espetáculos municipal torriense, o que acontece no âmbito do ciclo Teatro-Cine de Portas Abertas: Destino NR14, que será apresentado pela associação Ilú/Academia Espaço-Dança, que fará assim o seu espetáculo de final de ano letivo nos dias 13 e 14 de julho (também pelas 21h30 e 16h30, respetivamente); Luzes, Camerata, Ação! Take 2, que será interpretado pela Camerata Vocal de Torres Vedras nos dias 19 e 20 de julho (pelas 21h30); O Segredo do Arco-Íris, que será levado a palco pela Escola de Acrobacia Aérea de Torres Vedras no dia 27 de julho (pelas 16h30 e as 21h30); e a 9.ª edição do Laboratório de Dança da Estufa-Plataforma Cultural/Escola de Dança Movimento, que terá a sua audição-residência artística entre os dias 26 de agosto e 13 de setembro e a sua apresentação final nos dias 14 e 15 de setembro (pelas 21h30 e as 16h30, respetivamente).
O ponto alto desta programação acontecerá no dia 28 de setembro, pelas 21h30, com o concerto de Salvador Sobral Paris, Lisboa, que regressa assim a Torres Vedras para dar a conhecer o seu novo trabalho. Ainda na área da música, de referir da programação do terceiro trimestre deste ano do Teatro-Cine de Torres Vedras o espetáculo que será apresentado no dia anterior, também pelas 21h30, pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa.
De referir ainda da mesma a continuação do ciclo Café com Filmes, dinamizado pelo Académico de Torres Vedras, no âmbito do qual será projetado no dia 26 de setembro, pelas 21h, o filme Lupo.   

União Europeia atribui 3,5 milhões de euros a projeto que procura soluções inovadoras para reduzir os impactos do uso de pesticidas


Cientistas, empresários, produtores e associações de agricultores de seis países - Espanha, França, Grécia Holanda, Itália e Portugal – juntaram-se em consórcio, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras que permitam reduzir os impactos negativos do uso de pesticidas no cultivo de fruta e vegetais.

O projeto europeu OPTIMA: Optimised Pest Integrated Management to precisely detect and control plant diseases in perennial crops and open-field vegetables, que envolve uma dezena de investigadores das faculdades de Ciências e Tecnologia (FCTUC) e de Economia (FEUC) da Universidade de Coimbra, obteve 3,5 milhões de euros de financiamento do programa comunitário Horizonte 2020. Os cientistas da equipa de Coimbra integram três grupos de investigação: o Centro para a Ecologia Industrial (coordenados por Fausto Freire) e o Centro de Ecologia Funcional da FCTUC (coordenados por José Paulo Sousa), bem como o CeBER - Centro de Investigação em Economia e Gestão da FEUC (coordenados por Luís Dias).

Com esta verba, o consórcio liderado pela Universidade de Agricultura de Atenas, Grécia, está a desenvolver uma abordagem integrada e holística para a gestão do problema dos pesticidas, avaliando todos os aspetos críticos relacionados com a sua utilização no cultivo de fruta e vegetais, assente em quatro pilares: previsão, deteção, seleção e aplicação.


Ou seja, pretende-se «melhorar o tipo de pesticidas disponíveis no mercado e a forma como eles são aplicados na agricultura, introduzindo novos biopesticidas (bio-PPPs, substâncias produzidas a partir de micro-organismos ou de produtos naturais para o controle de pragas) e técnicas inteligentes de pulverização, para aumentar a segurança alimentar e reduzir os impactos para a saúde humana e ambiente», explica Fausto Freire, coordenador da equipa portuguesa e docente do Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC.

A primeira fase do estudo, com duração de três anos, tem como enfoque a investigação e avaliação de pesticidas biológicos e sintéticos (químicos), bem como o seu uso combinado para maximizar o sucesso no controle de doenças e pragas, o desenvolvimento de modelos capazes de prever o surgimento de pragas nas culturas e ainda o desenvolvimento de novas tecnologias inteligentes de pulverização.

As soluções conseguidas pelas várias equipas do consórcio serão agregadas e posteriormente testadas em três culturas selecionadas - cenouras (em França), pomares de maçã (em Espanha) e vinha (em Itália) - em diferentes campos, com a colaboração de cooperativas de agricultores.

De seguida, a equipa de Coimbra avaliará os riscos para a saúde humana e ecossistemas, assim como os impactos ambientais e socioeconómicos do sistema OPTIMA, em comparação com os sistemas tradicionais, através de uma abordagem que inclui a Avaliação de Ciclo de Vida (impactos diretos e indiretos desde a produção até ao consumo), a Análise de Risco e a Análise de Decisão Multicritério.

Os resultados do projeto irão contribuir claramente para «diminuir a dependência da agricultura europeia em relação aos PPPs químicos (pesticidas convencionais). O OPTIMA irá fornecer um sistema integrado mais eficiente e sustentável para controlar doenças e pragas, o que contribuirá para diminuir consideravelmente as concentrações de resíduos de PPPs na fruta e legumes, reduzindo os riscos e impactos na saúde humana e no ambiente», acredita Fausto Freire.

Mais informação sobre o projeto OPTIMA está disponível: aqui.

Foto em anexo: Da esquerda para a direita (à frente) – Tiago Natal da Luz, Pedro Marques, Rita Garcia e José Paulo Sousa. Da esquerda para a direita (atrás) – Luís Dias, Fausto Freire e João Jesus.

Cristina Pinto

Opinião | A conversa desfiada

  • Péricles Capanema
Provocada pelo clima de Brasília, despenca sobre nós, sem fim, a saraivada do escarcéu, desgoverno, desorientação, boçalidade e baixaria. Debaixo do granizo, difícil perceber o impulso decisivo de toda boa ação política, o agudo senso do bem comum.
Em outra comparação, a vida pública brasileira já de há décadas vem rolando em precipícios dos quais não se vê o fundo. A previsão de Ulisses Guimarães tem se verificado doloridamente, foi mais ou menos assim: “Está achando ruim essa composição do Congresso? Então espera a próxima, vai ser pior”. Imaginem, a atual já apavora, a pífia consolação é que a próxima virá pior. Toda profissão depende da qualidade de seus membros. Com tais atores, a peça não vai ter sucesso. Mas não vou jogar tudo no cangote dos políticos no Planalto Central. Fomos nós, os eleitores, que os mandamos para lá.
Não pretendo prescrever panaceias para tal situação. Faço outra coisa, da remedama necessária, tiro do estoque e ponho na vitrine só um vidrinho, cujo recheio tanto serve para a vida pública quanto para a particular. Assim, não abandono inteiramente a matéria, mas trago à baila modesta contribuição para a solução do problema, útil igualmente para a vida de todos os dias de qualquer brasileiro.
Passo a desfiar o assunto. Em política, quem sabe conversar, já tem meio caminho andado. E dou o primeiro passo com frase conhecida, política é conversa, o resto é conversa fiada, da lavra, parece, de Otávio Mangabeira. Política e tanta coisa mais é conversa, o resto é conversa fiada. Número enorme de atividades humanas descansa na conversa.
O começo é ouvir. A língua faz muita gente surda. Nada escuta, tomada pelo gosto da parolagem compulsiva e oca; quem muito fala, muito erra e muito enfada. Ouvir supõe interesse, paciência, compreensão. Benevolência. As duas primeiras estacas, interesse e paciência, seguram o andar superior, a compreensão, entender até o fundo e em todos os matizes o que está dizendo ou está querendo expor o outro. Se queres ser bom juiz, ouve o que cada um diz.

Qualquer um, qualquer outro, até os mais simples. O interesse no pequeno é estrada para entender o grande. “Aperfeiçoa-te na arte de escutar, só quem ouviu o rio pode ouvir o mar”, advertência de Altino Caixeta de Castro, o Leão de Formosa, bom poeta do Triângulo Mineiro. Nelson Rodrigues marcou o Brasil e até hoje não foi esquecido (morreu em 1980) em especial porque entre outras qualidades sabia escutar: “Posso não ter outras virtudes, e realmente não as tenho. Mas sei escutar. Direi, com a maior e mais deslavada imodéstia, que sou um maravilhoso ouvinte. O homem precisa ouvir mais do que ver. Qualquer conversa me fascina […]. E, se duas pessoas se falam, a minha vontade é parar e ficar escutando. Uma simples frase, ainda que pouco inteligente, tem a sua melodia irresistível”.
Sentir as ocasiões dos silêncios, modular a ênfase, o timbre da voz, ter maestria nas pausas são tão ou mais eloquentes que a o impacto da palavra. Fala o olhar, o gesto fala, a atitude fala, pode valer mil palavras o sorriso. O bocejo ou um gesto brusco tantas vezes cortam mais que refutações veementes. A presença, enfim. Existem presenças estimuladoras, presenças sabotadoras, presenças opacas. Dizia-se do príncipe de Metternich que a conversa dele fazia os interlocutores se sentirem mais inteligentes.
Deixei o miolo para o fim. O anterior ajudava a realçar o principal, o conteúdo. Como enriquecê-lo? Alguns recursos, observação, explicitação das impressões, leituras, bem como, sob outro aspecto, nas ocasiões adequadas, formação sistemática e estudos. Tudo isso enobrecido pelo caráter. Aí a pessoa tem muita coisa a dizer e é útil a todos a disposição de comunicá-la.
Desfio o assunto um pouco mais. A vida política tem aspecto pouco comentado, a exemplaridade. O rei, sob tantos aspectos o mais importante político de uma nação, é naturalmente modelo para o povo, objeto de sua atenção, aprendizado e entretenimento. Basta ver a atenção que provoca a rainha Elisabeth II. O político, a seu modo e proporção, é um pequeno rei. Tem também o dever da exemplaridade. E saber conversar bem o ajudaria a cumprir tal missão.
ABIM