sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

NOVOS CONDICIONAMENTOS DE TRÂNSITO PARA REABILITAÇÃO DA RUA DO GRAVITO E DA RUA DO CARMO


Decorrem a bom ritmo os trabalhos de reabilitação da Rua do Gravito e da Rua do Carmo, com o início de uma nova fase a obrigar a condicionamentos de trânsito a partir de segunda-feira, dia 17 de fevereiro e pelo período previsto de dois meses.
Trata-se da continuação dos trabalhos no último troço da Rua do Gravito e respetivo encontro com a Rua do Carril com corte da circulação viária. Assim, deixará de ser possível a circulação na Rua do Carmo no troço de sentido único, compreendido entre a Rua do Carril e a Rua do Eng.º Oudinot. Por forma a garantir o acesso dos moradores à Rua do Carmo e enquanto a obra não avançar para este arruamento, será permitida a sua entrada e saída (ver mapa em anexo).
A empreitada, em execução pela empresa Ângulo Recto, representa um investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) no valor de 516.389,81€ (+IVA) e é parte integrante do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro/PEDUCA, cofinanciado pelos Fundos Comunitários do Centro 2020.
Durante cada uma das fases de obra existirão condicionamentos de trânsito associados aos trabalhos, a CMA solicita a compreensão e colaboração de todos na boa gestão da operação, em particular no que respeita aos constrangimentos ao nível da circulação viária.

II – ENCONTRO CIDADES CENCYL EM AVEIRO DESTACA OS MUSEUS E A VALORIZAÇÃO TERRITORIAL
A Câmara Municipal de Aveiro irá promover no dia 19 de fevereiro, quarta-feira, das 9h00 às 13h00, o Encontro das Cidades Cencyl, no Museu de Aveiro / Santa Joana.
Num momento em que se redefine o conceito de museu para que continue a refletir a sociedade, a evolução e as mudanças que nesta se registam, abordar as dinâmicas e impactos dos museus da rede Cencyl+ aporta grande interesse e suscita um conjunto de questões que se pretende que venham a ser ponto de partida para um estreitar da cooperação entre as cidades do projeto na vertente museológica.
Entre as temáticas e interrogações a que o encontro procurará encontrar resposta, destacam-se as seguintes: Quem visita o museu, porque vem, o que procura?; O que fazem os museus, que oferta cultural proporcionam e a que estratégias recorrem para cativar e fidelizar os públicos?; Que impacto têm na comunidade e na vida económica e social da cidade?; Como contribuem para o desenvolvimento, inovação e sustentabilidade local?; Como cooperam e se articulam com outros museus para potenciar recursos e resultados?
Estas são algumas das questões passíveis de aflorar partindo da experiencia e das boas-práticas em museus da rede Cencyl+.
Os Museus têm um papel relevante na comunidade, não apenas pela sua missão cultural e de reforço de identidade e da memória coletiva, mas de modo crescente pelo seu impacto socioeconómico, o que faz deles fatores de desenvolvimento local e de afirmação do posicionamento do lugar. Assumem-se como verdadeiros ativos nas dinâmicas e na valorização do território.
A Rede de Cidades Cencyl é um projeto apoiado pela União Europeia e junta as cidades do Centro de Portugal e de Castela e Leão próximas do eixo rodoviário E-80 (A 25-A62), nomeadamente Aveiro, Figueira da Foz, Coimbra, Viseu, Guarda, Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid.
Podem ser obtidas mais informações no Museu da Cidade através do número de telefone 234 406 485 ou email museucidade@cm-aveiro.pt

Programa do Encontro
9h00 | Receção de participantes
9h30 | Museus e patrimónios em rede: modelos e estratégias ibéricas
Moderação - Vereador da Cultura da CM Aveiro, Miguel Capão Filipe
Museus e Desenvolvimento Local: as implicações da Viragem Cultural
Alice Duarte | Antropóloga – Universidade do Porto, Faculdade de Letras e Instituto de Sociologia.
La Red de Museos en Castilla y León
José Alberto Díaz Pico | Coordenador de la Dirección General de Políticas Culturales Culturales | Junta de Castilla y Leon
Museus na Região Centro
Direção Regional de Cultura do Centro – os museus numa região entre o mar e a montanha
11h00 | Coffee break
11h15 Museus nas cidades da Rede Cencyl
Moderação - José Maria Perla | Coordenador da Red Ciudads Cencyl
_Aveiro
_Ciudad Rodrigo
_Coimbra
_Figueira da Foz
_Guarda
_Salamanca
_Valladolid
_Viseu
13h15 | debate
13h30 | Almoço
15h00 | Museu da Cidade
Museus de Cidade: um ponto de situação
Joana Sousa Monteiro | Museóloga. Diretora do Museu de Lisboa.
Presidente do Comité Internacional de Museus de Cidade do ICOM (CAMOC).
15h15 | Museu da Cidade - museu polinucleado | visita orientada à cidade de Aveiro

III – ATELIERS DE CARNAVAL NO
MUSEU DE AVEIRO / SANTA JOANA
A Câmara Municipal de Aveiro irá promover vários Ateliers Criativos e Inclusivos de terça a quinta-feira da próxima semana, dias 18, 19 e 20 de fevereiro, das 14h00 às 17h00, no Museu de Aveiro / Santa Joana.
O programa dos referidos ateliers convida a uma participação ativa e estimulante gerada a partir das visitas ao Museu e suas coleções, valorizando o contexto sociológico no qual o Museu se insere, envolvendo várias instituições locais e públicos em geral.
Assim, tendo como tema base o Carnaval, será feita a pintura de Retrato baseada nas coleções do Museu de Aveiro / Santa Joana com observação das cores e pigmentos usados na pintura e serão, também, criadas máscaras.
Os ateliers dirigem-se a jovens com idade igual ou superior a 12 anos e têm um custo de 2,50€ por criança, para cada sessão.


Projeto de investigação decorre nas escolas do Concelho de Águeda



A decorrer nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e ATL’s do Concelho de Águeda, tem a duração de 12 semanas e pretende promover a saúde das crianças e o gosto pelo desporto 

A Câmara Municipal de Águeda, no âmbito do lema “Desporto é vida”, apoia um projeto de investigação que combina o futebol e a nutrição, tendo por objetivo a promoção da saúde de crianças do Ensino Básico (EB). 

Designada de “Futebol e Nutrição para a saúde” e desenvolvida pela nutricionista Micaela Morgado, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, a investigação está a decorrer nas escolas de 1.º Ciclo do EB e ATL’s do Concelho de Águeda. 

Edson Santos, Vice-Presidente do Município com o pelouro do Desporto, frisa que apoiar este tipo de iniciativas é relevante na medida em que “estes estudos podem ajudar-nos a definir novos caminhos e a tomar medidas mais direcionadas aos objetivos de termos uma população mais ativa e com hábitos mais saudáveis”. 

A EB Prof. Artur Nunes Vidal, em Fermentelos, é uma das escolas envolvidas na iniciativa, onde é praticado futebol de um modo recreativo duas vezes por semana e ministrada uma aula nutricional uma vez por semana. “De uma forma divertida, ensinamos alguns conceitos de como se alimentarem mais saudavelmente”, explicou Micaela Morgado, a investigadora responsável, salientando que, “em jeito de brincadeira, arranjam-se algumas estratégias para passar a mensagem” para que os pais tenham um maior cuidado com a alimentação. 

Desde que iniciaram o projeto de investigação nas escolas do Concelho de Águeda, em setembro, já conseguiram comprovar que algumas crianças que apresentavam obesidade, “têm diminuído o seu índice”, bem como registam que “há melhorias incríveis” ao nível da aptidão física das crianças. 

Luísa Teixeira, professora na EB Prof. Artur Nunes Vidal, frisa que, apesar de ser “trabalhosa”, tem sido “uma experiência muito interessante”, defendendo que é um conceito que deve ser alargado a outras escolas. “Veio reforçar um pouco a dinâmica da nossa escola, que é consciencializar os alunos para uma alimentação saudável aliada sempre ao exercício físico, que é cada vez mais importante”, comentou a docente. 

Mas o que aprenderam as crianças com toda esta experiência? “Devemos ter mais cuidado com a nossa alimentação, não estar sempre a comer o mesmo e fazer desporto”, disse Matilde, de 10 anos. Parece que aprendeu a lição, não foi? O mesmo afirmou Lourenço, de 10 anos, e Micaela, de 9, ao fim de um animado jogo de futebol. 

“É muito fixe aprendermos coisas novas. É muito importante aprendermos coisas porque ainda somos pequenos”, disse o “grande” Vasco, de 9 anos, visivelmente satisfeito com a experiência que este projeto de investigação tem levado à escola. Uma alegria que tem sido contagiante nas crianças, como o confirma Gabriel, de 9 anos, que atirou: “eu adorei este projeto”. 

Refira-se que esta iniciativa, cujo programa tem a duração de 12 semanas e está numa fase final de intervenção, conta, para além da Câmara de Águeda, com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol e da Associação de Futemundicenter@mundicenter.pt bol de Aveiro. 

Em Famalicão, pai e filho burlaram o fisco em mais de 200 mil euros com negócios fictícios entre si

Resultado de imagem para Em Famalicão, pai e filho burlaram o fisco em mais de 200 mil euros com negócios fictícios entre si
Os gestores de duas empresas de Vila Nova de Famalicão, pai e filho, forjaram prestações de serviços de uma a outra, com emissão de faturas falsas no valor de 200 mil euros, acusou o Ministério Público (MP) da Braga.
Num despacho datado de 04 de fevereiro e agora divulgado pela Procuradoria Geral Distrital do Porto, o MP imputa aos dois homens e às sociedades comerciais que dirigem a prática de um crime de fraude fiscal qualificada.
“Cada um dos arguidos, pai e filho, era gerente de uma das sociedades arguidas, ambas com sede em Vila Nova de Famalicão e instaladas no mesmo local” e, como responsáveis pelos destinos das duas empresas, acordaram que uma delas emitisse quatro faturas, no ano de 2016, como se tivesse prestado diversos serviços à outra, sem que efetivamente o tivesse feito”, descreve a acusação.
Ainda “de acordo com o combinado pelos arguidos, um dos gestores integrou as faturas na contabilidade da sua empresa e apresentou-as à Administração Fiscal nas declarações periódicas de IVA, “como se tivesse pago o IVA ali discriminado”, acrescenta.
A “vantagem patrimonial ilegítima” que obtiveram deste modo foi “de pelo menos 203.323,24 euros”, cálculos do MP, que quer que os arguidos e as sociedades comerciais sejam condenados a pagar solidariamente ao Estado este montante. Isto, “sem prejuízo da satisfação dos direitos patrimoniais do Estado por outra via”.

Fonte/Foto: MadreMedia/Lusa

Primeiro Pavilhão Desportivo Inclusivo do país começou a ser construído em Leiria


Já tiveram início os trabalhos para a construção do primeiro Pavilhão Desportivo Inclusivo do país, em Cortes, na União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, um investimento de 2,3 milhões de euros do Município, cujo projeto foi aprovado e acompanhado pelo Comité Paralímpico e Instituto Português do Desporto e Juventude, cumprindo o Decreto-Lei 163/2006 referente à Lei da Acessibilidade.
O pavilhão, projetado de raiz para a prática de várias modalidades desportivas por pessoas com mobilidade reduzida, será ainda dotado de um sistema de linhas ColorADD, que facilita a identificação de cores por daltónicos, tornado a comunicação mais eficiente e inclusiva, e de um sistema de Braille.
Erguido num terreno com mais de cinco mil metros quadrados, esta infraestrutura permitirá a prática desportiva polivalente, com modalidades como andebol, futsal, vólei e basquetebol, considerando a possibilidade de ser praticado desporto adaptado nas modalidades de andebol e basquetebol em cadeira de rodas e golbol.
Além do espaço para a prática desportiva, este pavilhão será dotado de diversas áreas para serviços de apoio - vestiários, balneários e instalações para praticantes, treinadores e juízes, locais de primeiros socorros, de apoio médico e de controlo antidopagem e arrecadações de material desportivo – e ainda instalações de administração e serviços gerais e instalações técnicas.
Terá igualmente áreas destinadas ao público - tribuna para espectadores, instalações sanitárias, cafetaria, átrios e acessos - áreas subsidiárias (estacionamento e zonas exteriores de lazer) e comerciais.
Esta estrutura responde a um conjunto de necessidades específicas no respeitante às acessibilidades, seguindo um conjunto de recomendações do Comité Paralímpico Português, nomeadamente lugares de estacionamento para viaturas de cidadãos com deficiência, acessibilidade do exterior para o interior, acessibilidade aos diversos locais e pisos, balneários acessíveis, e acessibilidade para cadeiras de rodas a zonas de bancada.
O prazo da empreitada é de 540 dias.

ARTES À RUA 2020 CHAMADA PARA NOVAS CRIAÇÕES



Entre 24 de julho e 3 de setembro de 2020 decorre em Évora a quarta edição do “Artes à Rua – Festival de Artes Públicas”.
Promovido pela Câmara Municipal de Évora (C.M.E.), o festival é concebido em parceria com artistas, criadores, agentes, programadores, instituições várias e públicos. As artes são acolhidas como forma de engrandecer e emancipar os cidadãos, potenciando a criatividade e o pensamento crítico e tornando as sociedades lugares de tolerância, de paz e de interculturalidade.
O “Artes à Rua” transforma Évora num único e grande palco ao ar livre, oferecendo a residentes e visitantes da cidade uma programação cultural, de livre acesso, que contempla artistas e profissionais das artes dos quatro continentes.
Esta edição do Festival abre novamente uma Chamada para Novas Criações, as quais integrarão a programação do Artes à Rua.

O período de receção de novas criações de intervenção artística no espaço público vigora desde 13 de fevereiro até ao dia 10 de março de 2020 e as mesmas devem ser submetidas através do formulário http://aplic.cm-evora.pt/artesarua/formulario.aspx

ENQUADRAMENTO
A Chamada para Novas Criações 2020 é aberta a todos os criadores, com atividade em Évora ou cuja área de área de intervenção artística seja no concelho de Évora e recaia nas artes performativas e artes visuais (cinema; circo contemporâneo; dança; música; performance; teatro, entre outras, e escultura; fotografia; instalação; pintura, entre outras) e contempla duas categorias de propostas:
A) Categoria Internacional
B) Categoria Nacional.

REQUISITOS COMUNS A AMBAS AS CATEGORIAS:

- Candidatura única
Cada proposta pode apenas ser candidata a uma das categorias.
- Novas criações
São consideradas novas criações:
1) As propostas nunca antes apresentadas em público;
2) As propostas antes apresentadas exclusivamente em contexto escolar e/ou académico.
- Disponibilidade
Os projetos artísticos candidatos devem estar disponíveis para apresentação pública entre 24 de julho e 3 de setembro de 2020 e podem implicar uma ou mais apresentações.
- Locais de apresentação
Cidade intra e extramuros, incluindo as freguesias rurais, exclusivamente em espaços públicos ou de utilização pública, interiores ou exteriores.
- Submissão das propostas
As propostas devem conter todos os elementos de preenchimento obrigatório do formulário http://aplic.cm-evora.pt/artesarua/formulario.aspx:
Categoria | Título | imagem | sinopse | género | duração | local/locais de apresentação | número de apresentações | número de intervenientes | ficha técnica | meios logísticos e técnicos necessários e sua caracterização (palco, estrados, cadeiras, etc.; e iluminação e som) | contactos| custo final.
- Divulgação e Publicidade
Toda a divulgação e publicidade dos projetos artísticos a realizar deverá seguir a linha gráfica do festival.

FATORES DE MAJORAÇÃO

Categoria Internacional
- Propostas em que a criação a apresentar seja complementada com outro apoio ou apoios não contratados pela Câmara Municipal que a valorizem e que sejam suportados pelos próprios ou por terceiros.
- Propostas que assumam uma dimensão internacional, implicando a realização de uma ou mais apresentações públicas em Évora ou outras apresentações públicas num país estrangeiro – o qual pode, ou não, ser escolhido mediante a nacionalidade dos participantes envolvidos.

Categoria Nacional
Propostas que cruzem várias disciplinas artísticas e/ou científicas e envolvam a comunidade local - seja nas várias fases de conceção e de desenvolvimento, seja na sua apresentação pública, e que, embora não obrigatoriamente, resultem em apresentações e/ou espetáculos que interajam com o património arquitetónico, simbólico e cultural de Évora, com o espaço público e com a população, contribuindo para dinamizar, sensibilizar e dar vida a locais e públicos.

OBSERVAÇÕES FINAIS
A C.M.E. reserva-se o direito de selecionar os projetos artísticos apresentados em função da apreciação de um júri constituído para o efeito, composto por três elementos externos à C.M.E., Joana Manuel (Atriz), Bruno Marchand (Curador) e Gonçalo Frota (Jornalista), e por dois elementos da C.M.E., a designar; de critérios de programação do Artes à Rua e de adequação dos custos apresentados para cada proposta submetida.
À semelhança das edições anteriores, em função das disponibilidades e constrangimentos de programação, e em concordância com os proponentes, algumas das propostas aceites poderão ser agendadas para um contexto temporal fora do Festival, referindo sempre a relação com o mesmo e mantendo a identificação gráfica do Festival.

RESULTADOS
A divulgação das propostas selecionadas será feita até ao final de abril de 2020, em meios de informação municipal e diretamente, por e-mail, aos candidatos apurados.

 
INSCREVA-SE AQUI

Aprovado projeto e abertura de concurso público para instalação dos registos e notariado no Atrium

Resultado de imagem para edifício Cristal Atrium
A Câmara Municipal da Marinha Grande vai executar as obras de cerca de meio milhão de euros para a instalação dos serviços do Instituto dos Registos e Notariado da Marinha Grande, no edifício Cristal Atrium.


O projeto e a abertura do concurso público para a adjudicação da obra foram aprovados na última reunião de câmara, tendo como preço base o valor de 506.000,00 euros, mais IVA, e o prazo de execução de 5 meses.


A presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, “congratula-se com a aprovação da abertura do concurso público para a adjudicação da empreitada, uma vez que vai garantir a prestação de serviços públicos de diversas entidades da administração central e local, cumprindo todas as regras de acessibilidade e segurança”.

Além de “assegurarmos serviços públicos modernos à população, estamos a rentabilizar um edifício municipal, com uma localização de excelência."


A execução da empreitada vem na sequência do Contrato Interadministrativo de Cooperação entre o Município da Marinha Grande e o Instituto dos Registos e do Notariado I.P. anteriormente celebrado, que visa conferir as adequadas condições ao espaço previsto para assegurar a melhor prestação de serviços aos cidadãos e às empresas, sob a adoção de um novo modelo funcional de atendimento mais extenso, reflexo de um novo conceito de optimização/composição espacial.
...

Porto de Mós | EM 554 já reabriu ao trânsito



O término da Empreitada de Estabilização na EM 554, que decorre desde o início do janeiro, estaria previsto para o dia 28 de fevereiro. Contudo, os trabalhos terminaram cerca de 2 semanas mais cedo, num esforço acrescido para reduzir os incómodos causados aos habitantes da região e aos utilizadores daquela estrada.

A contenção e consolidação da encosta da estrada da Bezerra era uma necessidade urgente devido à instabilidade que a mesma apresentava, representando um risco para a população que utilizava aquela estrada todos os dias.

O objetivo da empreitada visou, por isso, evitar a queda de pedras e escorregamentos de solo, através da remoção dos sedimentos soltos e a posterior pregagem e colocação de rede de dupla torção, tendo sido retirados do local cerca de 200 toneladas de material rochoso, que em grande parte se desagregou da encosta sem grande esforço da maquinaria afeta à obra.

A intervenção decorreu em cerca de 250 metros do troço e teve um custo superior a 100 000€.

A Estrada Municipal 554, que liga as localidades da Bezerra e Serro Ventoso, reúne, agora, as condições de segurança necessárias para a circulação de veículos naquele local.

Esta era uma obra há muito aguardada pelos residentes e que está, assim, concretizada.



Patrícia Alves

Câmara de Águeda lança plataforma digital de atendimento


Apresentação pública está agendada para a próxima quarta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal Resultado de imagem para Câmara Municipal de Águeda
A Câmara Municipal de Águeda desenvolveu uma plataforma de atendimento que visa agilizar a tramitação de operações urbanísticas na Autarquia, que vai ser apresentada, na próxima quarta-feira, às 14h30, no Salão Nobre. 

Esta plataforma foi criada no âmbito da estratégia de desmaterialização de processos de obras particulares (ePaper), tornando possível a tramitação de todo o tipo de processos de operações urbanísticas de uma forma digital. 

Cada interveniente no processo (seja o requerente de obra e/ou o técnico por ele mandatado, por exemplo o arquiteto ou engenheiro civil responsável), após registo na plataforma e utilizando a sua senha de acesso à aplicação, deve submeter todos os documentos em formato digital referentes à obra a licenciar e autenticados através de assinatura digital qualificada. 

A utilização de formatos normalizados – e por isso mesmo iguais para todas as pessoas – garante a segurança da informação e a integridade dos ficheiros e conduz a uma transparência total de todo o procedimento de tramitação de processos na Câmara Municipal de Águeda. 

Eliminando uma série de burocracias e circulação de papéis, a tramitação do processo de obras de uma forma digital suprime também a possibilidade de erros processuais.

Aventura solidária conta com apoio do Município de Porto de Mós

“Bigodes do Deserto” é o nome da equipa de dois portomosenses, que partirão no próximo dia 15 de fevereiro para uma grande aventura solidária através do Uniraid, entidade responsável pela organização deste rally solidário.

A prova decorrerá até ao dia 23 de fevereiro e tem como destino Tânger. Durante o percurso as equipas vão atravessar Marrocos e distribuir os bens de primeira necessidade pelas aldeias sinalizadas.

Empresas e privados quiseram associar-se a este projeto e contribuíram com a doação de bens e o Município de Porto de Mós não quis ficar de fora e contribuiu, igualamente, para esta causa.

João Rosa e André Sousa tiveram a preocupação de angariar, sobretudo, bens de primeira necessidade ligados à saúde e higiene, uma vez que, por norma, as campanhas de solidariedade se baseiam em alimentos não perecíveis, roupa e puericultura. Entre os bens angariados vão, por exemplo, 500 conjuntos de pastas e escova de dentes!

Patrícia Alves

OS 20 PARTICIPANTES DA 1ª EDIÇÃO JÁ ESTÃO A RECEBER FORMAÇÃO

ABERTAS AS CANDIDATURAS PARA A SEGUNDA EDIÇÃO DO AVEIRO TECH CITY BOOTCAMP
 
Já estão abertas as candidaturas para a 2ª edição do Aveiro Tech City Bootcamp que, até 10 de abril, estará a receber inscrições de todos os interessados no programa. A decorrer, neste momento, estão as sessões de formação em contexto de sala de aula, para os selecionados da 1ª edição do Aveiro Tech City Bootcamp. Durante as próximas 14 semanas, os 20 selecionados receberão formação intensiva, de forma a preparar o principal objetivo deste programa – integrar o ecossistema das empresas de Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) do Município de Aveiro como Full Stack Developers.

Brisa Jara, Bruno Fernandes, Daniel Figueiras, Fábio Ramos, Filipe Alves, Filipe Cláudio, Gabriel Sathler, Hugue Bonnaure, Jaime Verde, João Correia, João Fonseca, João Lopes, Liliana Rodrigues, Manuel Cunha, Mariana Marçal, Marina Fernandes, Pedro Silva, Tiago Marques, Tiago Nunes e Tiago Ruivo. São estes os 20 selecionados da 1ª edição do Aveiro Tech City Bootcamp que até ao dia 30 de abril vão receber formação em contexto de sala de aula, seguidos de mais 14 semanas de formação/imersão em empresas locais, preparando-se para o segundo momento desta iniciativa, ficando mais próximos do objetivo final.

Dividida em 5 módulos (modulo 0 - Introduction to Computing Systems; modulo 1 - Programming in Java; modulo 2 - Advanced Concepts and Tools; modulo 3 - Database, Frameworks and Web Development; e modulo 4 - Programming in JavaScript), este primeiro período de formação, em contexto de sala de aula, estará focado na promoção das competências mais relevantes para o desenvolvimento de software, como programação/coding, necessárias à integração de cada um dos participantes no mercado de trabalho.

O Aveiro Tech City Bootcamp é um programa de formação intensivo, dirigido a desempregados, estudantes ou profissionais empregados ou à procura de novas oportunidades de carreira.  Para além de se focar nas linguagens de programação mais procuradas no mercado, como java e javascript, este programa combina ainda outras competências que contribuem para a melhoria produtiva e realização do futuro trabalhador.

O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.

ANIMAÇÃO PALCO 1 | 4.ª MOSTRA SILVES CAPITAL DA LARANJA


Rita Guerra, Ana Moura e De Moda Em|  Moda serão os cabeças de cartaz dos espetáculos que decorrerão na IV Mostra Silves Capital da Laranja, que decorrerá nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro.

Rita Guerra apresentar-se-á no dia 14 de fevereiro (22h00), no palco principal da Fissul. A artista, que já atuou no concelho de Silves, regressa com a sua banda, para apresentar o seu repertório, fruto da longa carreira, iniciada em 1990 com o álbum de estreia “Pormenores Sem a Mínima Importância”, apadrinhado por Rui Veloso. Com participações em inúmeros programas de televisão, foi voz de vários filmes da Disney e de bandas sonoras de diversas novelas, a cantora é considerada uma das vozes mais importantes da música portuguesa, tendo passado pelos grandes palcos nacionais e atuado com grandes músicos nacionais e internacionais, ocupando os primeiros lugares dos tops de vendas e recebidos discos de platina por diversos trabalhos.

No dia 15 (22h00), será a vez de Ana Moura animar a IV Mostra Silves Capital da Laranja. A fadista, cuja voz se passeia pela tradição livremente, sem deixar de flirtar elegantemente com a música pop, alargando de uma forma muito pessoal o raio de ação da canção de Lisboa, não possui apenas um timbre grave e sensual, mas transforma instantaneamente em fado qualquer melodia a que encoste a sua voz. Tendo-se estreado em 2003 com o álbum “Guarda-me a Vida na Mão” é desde então presença nos palcos portugueses e, também, nos internacionais, sendo marcante a sua passagem pelo Carnegie Hall, em Nova Iorque, em Fevereiro de 2005 e a gravação de “Brown Sugar” e “No Expectations” com os Rolling Stones, com quem atuaria ao vivo, em diversas ocasiões. Atuou, também, com Prince, Gilberto Gil, Cetano Veloso e Herbie Hancock. Com mais de 300.000 discos vendidos, mais de uma dezena de galardões onde se destacam dois Globos de Ouro, dois prémios Amália, uma nomeação para os Songlines Music Awards na categoria de Melhor Artista, Ana Moura é uma das mais populares cantoras nacionais

Os De Moda Em Moda fecharão os espetáculos com uma apresentação no dia 16 (16h30). Fundado a 9 de Setembro de 2015 é assim um dos mais recentes projetos musicais que conta com a participação de Jorge Machado (guitarra e voz), Luís Fonseca (cajon e voz), Nuno Canelas (viola baixo) e Rui Chora (acordeão e voz). Trata-se de um grupo acima de tudo de amigos que se juntaram depois de passarem por outros projetos do mesmo ramo.

LARANJINHA KIDS | 4.ª MOSTRA SILVES CAPITAL DA LARANJA

“Laranjinha Kids” é o nome do espaço destinado às crianças, que será criado na 4.ª Mostra Silves Capital da Laranja, nos dias 14,15 e 16 de fevereiro. 
Este serviço proporcionará aos pequenos visitantes a possibilidade de participarem em atividades educativas e lúdicas de expressão plástica e artística muito diversas, sempre ligadas à laranja. 
Técnicos da autarquia acompanharão as atividades, trazendo a leitura de histórias, a pintura, as moldagens e os jogos para este espaço, que é mais uma oferta deste evento para que toda a família possa visitá-lo.
O espaço “Laranjinha Kids” funcionará no seguinte horário: 
Dia 14 e 15: 10h30 – 21h30
Dia 16: 11h00 – 17h00

EXPOSITORES | 4.ª MOSTRA SILVES CAPITAL DA LARANJA

Conheça neste espaço todos os expositores que estarão presentes na 4.ª Mostra Silves Capital da Laranja.
Município de Silves | Município de Palmela
100% Happy      
5Granny´s Flavor
AFAGO
AlgarOrange- Associação de Operadores de Citrinos do Algarve X         
Algartracto,Lda
Algarve Views & Wines Tours   
Alkymia
Aquagri, LDA    
Artesão António Luz     
Associação Barmen Algarve      
Associação de Regantes e Beneficiários de Silves, Lagoa e Portimão     
Associação Vicentina    
Bagamel             
Biostasia X         
CACIAL- Formato Laranja           
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Silves         
Campicontrol,LDA          
Campidoce        
Caramelos Artesanais- JP           
Choco & Fruit                                  
Ciclomotores Salvador,Lda        
Clínica do Calçado          
CNA- Confederação Nacional da Agricultura     
Doçaria Marília 
Doçaria Mena
Doce & Canela 
DRAP Algarve   
Electrobomsul,Lda         
FaSuSweet        
Fercar Máquinas            
Fernando J. Cabrita       
FITEC,LDA          
Frutalgoz,LDA  
Frutas Brejeira 
Frutas J.A.Mourinho,LDA
Frutas Lurdes e Poncha                6X3       
Frutas Martinho- Soc.Agrícola, LDA       
Frutas Rocha    
Frutas Tereso
Gessart               
HM Sobrado
João Manuel Gomes da Luz- Doces Regionais Algarvios
Joaquim Neves               
José Teresa
LARA-Laranja do Algarve, SA    
Margarida Palma Gomes- Laranja Mágica
Maria do Carmo Neto  
Messinagro,Lda              
Monte D'Avó   
Passarinhos de Portugal
Pozzetti- Gelato Artigianale      
Queijos Biloures Alentejo
Quinta das Filipas           
Quinta de Santo Estevão- Laranja Limão             
Quinta dos Avós- Marafada
Quinta dos i´s   
Regionalarte     
Restaurante Espaço S
Restaurante Tubarão
RG Rações, Lda
Rota dos Vinhos do Algarve      
Sanipina,Lda     
Sulscala               
Talurdinha, LDA              
TayShanti           
Tima     
Tractosul            
Tractoterra,Lda               
Vinhos de Silves             
Viveiros Quatorze & Ferreira,LDA       

ANIMAÇÃO PALCO 2

Diversos são os grupos e atividades que irão passar pelo palco 2 da 4.ª Mostra Silves Capital da Laranja.
Este espaço privilegiará as associações locais e o trabalho desenvolvido no âmbito dos projetos da autarquia, como os Jovens Talentos e os Polos de Educação do Longo da Vida.
 
SEXTA FEIRA, 14 de fevereiro
15h30 Atuações dos Jovens Talentos
19h30 Atuações Musicais dos Polos de Educação Ao Longo da Vida 


SÁBADO, 15 de fevereiro
11h00 Clube da Batucada - Casa Povo São Bartolomeu de Messinese
14h30 Associação de Dança STAM 
15h00 “Festival de Cocktails Laranja 2020” – Concurso de Cocktails dinamizado pela Associação de Barmen do Algarve


DOMINGO, 16 de fevereiro
11h00 Orquestra de Percussão - Percutunes 
14h30 Banda Juvenil da Sociedade Filarmónica Silvense
15h00 Rancho Folclórico do Algoz 
15h30 Grupo Coral "As Ceifeiras de Tunes" 
16h00 Rancho Folclórico de SB Messines 

FESTIVAL DE COCKTAILS LARANJA 2020


O “Festival de Cocktails Laranja 2020”, que terá lugar no dia 15 de fevereiro, a partir das 14h00, no palco 2 da 4.ª Mostra Silves Capital da Laranja. O vencedor na vertente clássica vai representar a Associação Barmen Algarve no concurso “World Tour” em Tenerife. Este evento é dinamizado pela Associação Barmen do Algarve, com a parceria da Câmara Municipal de Silves.

Este festival reunirá profissionais algarvios, que, ao longo da tarde, apresentarão as suas provas em duas modalidades: Clássica e Flair, procurando avaliar-se os que apresentarão melhor técnica, melhor decoração e melhor cocktail).

O público presente na mostra poderá assistir à criação dos mais variados cocktails e a entrega dos Prémios terá lugar às 19h00.

CICLISMO | REGIÃO DE AVEIRO RECEBE PROVA DE ABERTURA NACIONAL

Resultado de imagem para CICLISMO | REGIÃO DE AVEIRO RECEBE PROVA DE ABERTURA NACIONAL
A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) recebe este fim de semana, 15 e 16 de fevereiro, pelo 4.º ano consecutivo, a Prova de Abertura do calendário nacional de elite e sub-23, de Ciclismo. 
A corrida inaugural, com partida em Albergaria-a-Velha e chegada a Vagos, atravessa todos os Municípios da CIRA.
Tendo a Região de Aveiro uma histórica ligação ao mundo velocipédico, sendo mesmo a sede do Centro de Alto Rendimento de Ciclismo, em Sangalhos, Anadia, a Federação Portuguesa de Ciclismo e a CIRA, prosseguem em 2020 a parceria para que o arranque da temporada aconteça na nossa Região.
A Prova de Abertura – Região de Aveiro será a corrida de estreia do novo equipamento da Seleção Nacional nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que será apresentado na véspera a partir das 17h30, em Ovar, durante a Cerimónia de Abertura da Época 2020.
Esta corrida irá junta pela primeira vez, em 2020, as equipas profissionais e de clube, sendo por isso uma prova que atrai sobre a Região todas as atenções dos adeptos da modalidade. Deste modo, divulga-se a Região de Aveiro em todo o país, dinamizando também a economia local, através da presença do público que se desloca para assistir ao espetáculo ao vivo.

Críticas, insultos, difamações, controlo e ameaças. Violência psicológica é a mais frequente no namoro

Um estudo nacional sobre violência no namoro em contexto universitário revelou que as agressões psicológicas são as mais frequentes, seguidas de atos de violência social, física e sexual.
Os dados recolhidos entre abril de 2017 e janeiro de 2020 contaram com 3.256 participantes e deram a conhecer não só a percentagem de situações de violência como questões relacionadas com crenças sobre as relações sociais de género.
As respostas aos inquiridos deram, por exemplo, a indicação de que 3,6% das mulheres e 15,4% dos homens concordam que o ciúme é uma prova de amor enquanto 2,3% das mulheres e 3,1% dos homens discordam que homens e mulheres devem ter direitos e deveres iguais.
Do total de participantes do estudo que visa caracterizar este flagelo social a partir da ótica dos estudantes universitários, 53,9% relataram que já tinham sido sujeitos a pelo menos um ato de violência no namoro e 35% já o praticaram.
Embora a violência no namoro seja sofrida e praticada por ambos os sexos, são os homens quem mais pratica a violência.
Relativamente ao tipo de violência é destacada a psicológica como a mais prevalente nas relações de namoro, seguida da violência social, da violência física e, por fim, da violência sexual.
Do total de inquiridos, 23,4% das mulheres e 19,6% dos homens já foram criticados, insultados, difamados e acusados sem razão e 20,7% das mulheres e 11,1% dos homens já foram controlados na forma de vestir, no penteado ou na imagem, nos locais frequentados, nas amizades ou companhias.
O estudo revela ainda que 16,4% das mulheres e 9,4% dos homens já foram ameaçados verbalmente ou através de comportamentos que causem medo, como por exemplo gritos, partir objetos ou rasgar a roupa.
Ainda segundo os dados recolhidos, 14,1% das mulheres e 9,7% dos homens já foram impedidos de contactar com a família, amigos e ou vizinhos e 13,9% das mulheres e 10,3% dos homens já foram impedidos de trabalhar, estudar ou de sair sozinhos.
Outro aspeto revelado pelo estudo é de que 10% das mulheres e 7,9% dos homens já foram magoados fisicamente, empurrados, pontapeados ou esbofeteados e 9,5% das mulheres e 5,2% dos homens já foram obrigados a ter comportamentos sexuais não desejados.
Do total de inquiridos, 6,9% das mulheres e 5,5% dos homens já sofreram ameaças de morte, atentados contra a vida ou ferimentos que obrigaram a receber tratamento médico.
Quem praticou e quem sofreu violência no namoro apresenta crenças sobre as relações sociais de género mais conservadoras do que quem não praticou nem sofreu violência.
Os homens são aqueles que apresentam crenças mais conservadoras sobre as relações sociais de género.
O trabalho revela que 12,2% das mulheres e 27,4% dos homens concordam que algumas situações de violência doméstica são provocadas pelas mulheres e 5,9% das mulheres e 11,8% dos homens concordam que as mulheres que se mantêm em relações amorosas violentas são masoquistas.
O Estudo Nacional da Violência no Namoro em Contexto Universitário: Crenças e Práticas é uma iniciativa da Associação Plano i no âmbito do Programa UNi+, financiada pela Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade (1ª e 2ª edições) e pelo Fundo Social Europeu no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) do Portugal 2020 (3ª edição).

Observatório da Violência no Namoro recebeu 74 denuncias em 2019

O Observatório da Violência no Namoro (ObVN) recebeu em 2019 um total de 74 denuncias de situações de violência no namoro vividas diretamente ou testemunhadas por terceiros, o que corresponde a uma média mensal de cerca de 6,2 casos.
Apesar de o número de denúncias ter decrescido relativamente a 2018, o observatório considera que os casos reportados apresentaram maior gravidade. Em 2018 foram recebidas 128 denúncias de vítimas e de testemunhas de violência.
De acordo com a esta plataforma de denuncia informal, 38 denuncias foram efetuadas por ex-vítimas, 28 por testemunhas e oito por atuais vítimas.
Em 77% dos casos os agressores são namorados atuais das vítimas, em 12,2% dos casos as vítimas foram alvo de ameaças de morte, 13,5% das vítimas necessitaram de receber tratamento médico e 1,4% foram hospitalizadas em consequência da vitimação sofrida.
O ciúme (70,3%) foi a principal causa da violência seguida de problemas mentais do agressor (40,5%).
Mas, os dados revelam que os casos de violência surgiram também na sequência de problemas familiares do agressor (25,7%), da conduta da vítima (23%), da influência dos amigos (18,9%), do consumo de álcool ou de outras substâncias por parte do agressor (14,9%) e de dificuldades económicas de quem agrediu (13,5%).
O observatório revela ainda que 71 denúncias foram efetuadas por mulheres e três por homens.
Os crimes ocorreram em 51,4% dos casos no Porto e em 10% das situações nos distritos de Lisboa e Aveiro.
Segundo o estudo, 95,9% das vítimas são do sexo feminino e 91,9% dos agressores são do sexo masculino.
A média de idades das vítimas é de 21 anos e a dos agressores é de 23 anos.
Ainda segundo o observatório, 94,6% das vítimas são de nacionalidade portuguesa, 87,8% são heterossexuais e 66,2% são estudantes.
O local de maior incidência da violência é a casa (62,2%), seguido da rua (48,6%), da escola/faculdade (36,5%) e em 29,7% dos casos a violência foi praticada online.
As tipologias de violência mais prevalentes são a violência verbal (87,8%), seguida da violência psicológica (75,7%), do controlo (64,9%), da perseguição (35,1%), da violência social (32,4%) e, por fim, da violência física e sexual (27%).
Em 73% das situações denunciadas não foi apresentada queixa às autoridades competentes.
O ObVN é uma iniciativa da Associação Plano i no âmbito do Programa UNi+, financiado pela Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade (1.ª e 2.ª edições) e pelo Fundo Social Europeu no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego POISE do Portugal 2020 (3.ª edição).
Lusa
Foto: vip.pt