domingo, 29 de maio de 2016

Fotorreportagem e resultados da colheita de sangue do dia 29 de Maio em Cacia


O Núcleo de Dadores de Sangue de Cacia promoveu hoje no Salão da Junta de Freguesia de Cacia, no período da manhã, mais uma sessão de colheitas de sangue, estrutura integrada na Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro, conforme os Estatutos por que se orienta esta associação.
Esta brigada esteve em vias de ser cancelada sob proposta pelo Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra (CSTC), mas, tendo em conta o trabalho já vinha sendo feito no terreno, conseguiu-se que a mesma se concretiza-se.
Registamos com agrado a adesão de três novos sócios, evidencia que o trabalho desenvolvido naquela localidade não é feito em vão. Os resultados obtidos em termos de adesão são os seguintes:

- Inscritos 38,
Dádivas aprovadas 35,
- Suspensões/adiamentos 3, quando a previsão do CST de Coimbra apontava para uma adesão de apenas 30 presenças.
O nosso sincero agradecimento a todos quantos compareceram, na certeza que o fizeram pensando que estavam ser úteis a alguém que necessita ou vai necessitar do seu precioso sangue.
Ainda um franco Obrigado ao senhor presidente daquela Freguesia, que desde a primeira hora nos tem ajudado nesta missão comunitária, pois assim é possível cumprir com o nosso dever cívico, gesto cada vez menos valorizado.

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA


 NB: as datas das próximas sessões de colheitas de sangue a realizar no Posto Fixo da ADASCA, no decorrer do mês de Junho podem ser consultadas através do site www.adasca.pt

Domingo amanheceu com sol e chuva...

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros, diminuindo de intensidade e frequência a partir do final da tarde, sendo em geral fracos e pouco frequentes
na região Sul.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas
até final da manhã.
GRANDE LISBOA:
Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros, em geral fracos e pouco frequentes, até ao início da tarde.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste.
GRANDE PORTO:
Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros, diminuindo de intensidade e frequência a partir do final da tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante oeste.
ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de oes-sudoeste com 1,5 a 2 metros, passando a ondas oes-noroeste com 1 a 1,5 metros a partir da tarde.
Temperatura da água do mar: 16/17ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste com 1 metro, sendo 1 a 1,5 metros no barlavento até ao início da manhã.
Temperatura da água do mar: 18ºC
TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
COIMBRA - 14/19ºC
MIRA - 14/20ºC
CANTANHEDE - 14/20ºC
PORTO - 14/18ºC
LISBOA - 14/20ºC
FARO - 15/21ºC

Fonte: IPMA

Um belo retrato feito pelo Jornal “Público” sobre a Praia de Mira

Para quem não teve ainda a oportunidade de ler este excelente artigo do Jornal Público, reproduzimos aqui para que todos possam ver do muito que se fala e escreve (de bom) sobre a única praia do mundo a receber todas as bandeiras azuis, desde o início da existência desta referência:
"Os segredos da Praia de Mira
A época balnear abre esta semana em grande parte das praias portuguesas. A maioria tem Bandeira Azul, mas só uma ostenta o estandarte há 30 anos consecutivos. Que segredos guarda a Praia de
Mira?

A meteorologia não tem estado de feição para os portugueses estenderem o corpo nos imensos areais das suas praias. Muito menos para mergulhos no mar. Mas, faça chuva ou faça sol, a época balnear é declarada aberta numa grande parte das praias lusas na quarta-feira. São 558 as certificadas, espalhadas pelos 850 quilómetros da costa atlântica e junto a barragens ou em rios. Destas, 314 ostentam a Bandeira Azul, sinal de boa qualidade ambiental. Mas há uma mais azul do que todas as outras. A única em Portugal e uma das poucas no mundo que há 30 anos consecutivos conservam este galardão. Bem-vindos à bela Praia de Mira!

Situada no litoral centro, no distrito de Coimbra e concelho de Mira, a primeira surpresa que a Praia de Mira oferece aos seus visitantes é a Barrinha. Uma imensa lagoa rodeada de casario, áreas verdes e recreio para a miudagem, que por ali pode navegar em coloridos barcos disfarçados de animais.
Mas só uns metros mais à frente, junto à velhinha Capela de Nossa Senhora da Conceição (1842) e da enorme estátua que homenageia os pescadores locais, a Praia de Mira mostra o seu tesouro: um imenso areal que se estende por mais de sete quilómetros e com dezenas de metros de largura antes de tocar o Atlântico, que ali chega com ondas fortes.
Os bares e restaurantes de apoio de praia espalhados pelo início do areal não ferem a beleza do local. Há várias entradas para pessoas com incapacidades físicas, muitos chuveiros, casas de banho, caixotes do lixo com fartura e, acima de tudo, um areal e zonas circundantes impecavelmente limpos. No ano passado, tornou-se a primeira praia
portuguesa com wi-fi grátis. Já neste Verão terá mais uma novidade: será diariamente revelado aos veraneantes o índice de radiação ultravioleta.

É uma praia enorme que num domingo de Verão recebe "entre 20 e 30 mil pessoas", dez vezes mais que a população local (três mil pessoas), e que faz com que o turismo seja "de longe a principal actividade económica do concelho", como explicou Raul Almeida, presidente da Câmara de Mira.
Para o autarca, eleito pelo PSD em 2013, o segredo para a praia manter a Bandeira Azul há 30 anos está nas pessoas. "Das gentes da praia que cuidam dela, fazendo questão de a ter sempre limpa, aos funcionários da junta [de freguesia] e da câmara. [O segredo] está nos trabalhos de manutenção e limpeza do areal, que é feito ao longo de todo o ano."
A principal preocupação da autarquia vai para a Barrinha. A lagoa foi há tempos invadida por jacintos-d'água, uma espécie invasora com consequências nefastas para fauna e flora locais e que está a causar o desassoreamento do fundo. Raul Almeida revela que já foi provisionado um milhão de euros para obras na Barrinha, uma parte via fundos
comunitários, e que estas "avançam assim que estiver concluído o estudo de impacte ambiental".

Por Luciano Alvarez e Paulo Pimenta
"Não há melhor praia"
A Praia de Mira é terra de pescadores. É a pesca que mexe com a vila ao longo de todo o ano. Homens que se orgulham de manter a arte centenária de "pescar ao cerco e alar para terra", mais recentemente baptizada de arte-xávega. Uma arte em que os barcos, localmente chamados "meia-lua", saem da praia vencendo as ondas e soltando depois ao largo uma rede que na água ganha uma forma cónica, cercando cardumes de peixe. As embarcações regressam a terra e, mais tarde, a rede é puxada para a praia por tractores.
Na manhã da passada terça-feira, os barcos saíram para o mar pelas 7 horas. Pouco depois das 10 horas, junto à lota, vários cabazes de carapau miúdo e graúdo eram comercializados. Para os pescadores que por ali andam, o segredo do sucesso da praia "é o bom ambiente". "Aqui não há poluição, é tudo limpo. Não há melhor praia que esta", diz Manuel dos Santos, um pescador de 76 anos já reformado.
O mestre Manuel Gabriel, 76 anos de vida e 40 de mar, junta-se à conversa. "Vou-lhe dizer uma coisa: não há mar mais limpo no mundo que este. Aqui não chega poluição nenhuma. Olhe que eu sei do que falo."
E sabe. Manuel Gabriel andou ainda miúdo na praia na arte-xávega, "no tempo em que era ainda a força dos homens e das juntas de bois que puxavam as redes para a praia", e aos 17 foi para o mar alto. Andou na Terra Nova e na Gronelândia na pesca do bacalhau, andou pelas traineiras, pela pesca da pescada no cabo da Boa Esperança, pelos
Açores e Madeira, no cerco do atum, e no Senegal, ao camarão.
Reformou-se em 1997. A sua história está contada no livro Atrevimento de Um Pescador, que ofereceu ao PÚBLICO.

"Andei pelos mares por onde andaram os descobridores portugueses, mas não há mar mais lindo e limpo do que este", assegura o velho "lobo do mar", apontando para a praia atlântica.
Para Manuel Gabriel, há outro segredo para o sucesso da Praia de Mira: "As suas gentes." "Aqueles que partem para o mar mas nunca esquecem a sua terra. Uma terra amada por todos, que fazem questão de dela cuidarem, que sabem receber quem a visita e que não esquecem o seu passado", afirma.
Faz questão que os jornalistas visitem um espaço junto à lota que um cartaz anuncia como sendo de "Memória de terra e mar". Os dois
cuidadores do local aparecem pouco depois. João Facão, 80 anos, e Aperino Marques Gil, 78 anos, são também dois antigos pescadores de alto-mar reformados, e o que vão revelar é um trabalho extraordinário.

Estes dois pescadores, apoiados por um terceiro, construíram uma réplica de como era a principal rua da Praia de Mira, hoje a marginal, nos anos 40 do século passado. Tudo de memória, sem uso de qualquer base documental ou fotográfica. Mais de 50 casas, tudo à escala, na sua maioria os tradicionais palheiros - habitações tradicionais construídas com ripas de madeira -, as poucas casas de alvenaria "dos mais abastados", os barcos, os apoios à pesca, a capelinha. À porta de cada casa há uma legenda em papel que revela quem nelas habitou entre
os anos 1940 e 1950.

Mas não se ficaram por aqui: construíram também réplicas de todas as igrejas e postos florestais do concelho de Mira e uma réplica de como os barcos eram retirados do mar nos anos 1940. Falam com carinho da sua obra, inaugurada em 2009, "que é visitada por centenas de turistas todos os anos".
"A Praia de Mira foi sempre um local esquecido pelos governantes. Uma terra pobre deixada ao abandono. Só há cerca de mais ou menos 20 anos, quando os turistas descobriram as suas belezas naturais, é que se começou a olhar para aqui. Isto é uma obra que mostra a Praia de Mira esquecida e é uma homenagem às suas gentes", diz Aperino Gil.
Esse esquecimento a que dizem que a vila foi vetada teve só uma vantagem, segundo João Facão: "Não a estragaram como estragaram outras praias. Por isso, ainda hoje temos bom ambiente, bom mar, bom areal.
Por isso somos a única praia com Bandeira Azul há 30 anos."

A época balnear na Praia de Mira arranca a 16 de Junho. Nesse dia será içada a 30.ª Bandeira Azul e o presidente da câmara promete inaugurar um monumento comemorativo do que diz ser "um momento histórico".

Fonte: Mira Online | Maio 29, 2016 às 7:45 am 

Especialistas discutem em Coimbra crescimento do Turismo Interno

Os principais agentes nacionais de turismo e especialistas internacionais do setor reúnem-se a partir deste domingo, em Coimbra, na terceira edição do Vê Portugal - Fórum do Turismo Interno, que contará com mais de 600 participantes.
Iniciativa conjunta da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Coimbra, o Fórum decorre até terça-feira no renovado Convento São Francisco e tem como objetivo assumido pelos organizadores "trazer para a ribalta a discussão sobre o mercado interno, procurando alargá-la ao debate sobre a articulação entre Governo e as instituições", públicas e privadas.
"Acreditamos que é possível fazer crescer o mercado interno, que está disponível 365 dias por ano e que já representa uma fatia importante no conjunto total de dormidas em Portugal", refere Pedro Machado, presidente da Turismo Centro. Definido pela OMT (Organização Mundial do Turismo) como deslocações realizadas com fins turísticos pelos residentes de um país dentro do respetivo território nacional, o Turismo Interno (TI) ou doméstico representa para Portugal 29,6 por cento das dormidas totais nacionais, cujo total global foi superior a 48,9 milhões de dormidas em 2015, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.
No caso dos cem concelhos abrangidos pela Turismo Centro, o TI representou no ano passado mais 58 por cento do total de dormidas, num número total de hóspedes nacionais superior a 1,8 milhões, o que contribuiu de sobremaneira para que os proveitos dos operadores turísticos na Região ultrapassassem um valor global recorde de 200 milhões de euros em 2015.
Perante o peso cada vez maior do Turismo Interno no número de dormidas, com consequente impacto nos proveitos do setor, a Turismo Centro vai levar à discussão no Fórum do Convento São Francisco os três temas considerados prioritários: sazonalidade, "litoralização" do negócio e baixa estadia média dos visitantes nacionais. "São três temas vitais para o setor, áreas em que devemos e podemos fazer melhor", resume Pedro Machado.
Para ajudar a encontrar uma estratégia que permita manter bons números do TI durante todo o ano, criando novas oportunidades de negócio no interior do país e aumentando o tempo médio de estadia dos visitantes nacionais nas unidades hoteleiras, a Turismo Centro convidou um painel extenso de especialistas nacionais e estrangeiros, e de figuras com responsabilidades públicas. "Acreditamos que será possível aprender com a experiência de outros países que enfrentam problemas estruturais semelhantes aos nossos", diz o presidente da Turismo Centro.
Na lista de oradores no Fórum, para além do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral (participa num jantar-debate), e da secretária de Estado de Turismo, Ana Mendes Godinho (que encerra o congresso), destaca-se a sul-africana Nina Freysen-Pretorius, presidente da ICCA (International Congress and Convention Association), entidade que gere o maior banco de dados sobre eventos internacionais do mundo. Pelos seis painéis temáticos do Fórum vão ainda passar figuras como Maribel Rodriguez, responsável em Espanha pela WTTC (The World Travel & Tourism Council, entidade vocacionada para viagens de executivos), Jordi Carnes, CEO do Turismo de Barcelona, e os professores universitários Alfonso Vargas (Espanha) e Antonio Magliulo (Itália), que irão propor soluções para os problemas da sazonalidade, baixa permanência e litoralização do negócio.
"Deste congresso esperamos recentrar o mercado interno nas prioridades da política pública nacional e valorizar marcas e produtos distintivos da oferta portuguesa", resume Pedro Machado.
Fonte: Lusa

Marcelo vai tentar sensibilizar Merkel para “injustiça” de sanções a Portugal

“Eu penso que é uma injustiça estar a aplicar sanções a Portugal por causa do ano de 2015 e vou explicar isso. Há razões para isso, não é uma razão sentimental ou emotiva”, sustentou Marcelo Rebelo de Sousa, que tem previstos encontros, na segunda-feira, com a chanceler Angela Merkel e ainda com o Presidente da República Federal, Joachim Gauck, e com o presidente do Bundestag (parlamento federal), Norbert Lammert.
O Presidente da República realiza uma visita oficial a Berlim entre domingo e segunda-feira, tendo como principal objectivo sensibilizar as autoridades alemãs para a “injustiça” que representaria a aplicação de sanções a Portugal devido ao défice.
O próprio chefe de Estado admitiu, na quinta-feira, que “há um tema fundamental para tratar em Berlim e esse tema fundamental é o tema das sanções”, que voltou à agenda europeia e nacional após o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schauble, ter alegadamente manifestado a sua oposição ao adiamento de sanções a Espanha e Portugal decidido pela Comissão Europeia, durante uma reunião dos ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin), na passada quarta-feira em Bruxelas.
“Eu penso que é uma injustiça estar a aplicar sanções a Portugal por causa do ano de 2015 e vou explicar isso. Há razões para isso, não é uma razão sentimental ou emotiva”, sustentou Marcelo Rebelo de Sousa, que tem previstos encontros, na segunda-feira, com a chanceler Angela Merkel e ainda com o Presidente da República Federal, Joachim Gauck, e com o presidente do Bundestag (parlamento federal), Norbert Lammert.
Nestes encontros, o Presidente da República irá então explicar as diversas razões pelas quais considera inapropriada a aplicação de sanções, tendo em conta que, como o próprio sublinhou, a Alemanha “tem muita influência na altura devida”, e deve “jogar com toda essa influência para não aplicar sanções, nem a Portugal, nem a Espanha”.
As razões que irá expor, enumerou, são Portugal ter feito “tudo o que devia ser feito”, as divergências serem de contabilização, nunca antes terem sido aplicadas sanções no quadro do pacto de Estabilidade e Crescimento, tal representar “um sinal de falta de compreensão e de solidariedade em relação aos sacrifícios do povo português”, e, por fim, não ser “um estímulo para 2016 e para o esforço que é preciso continuar a fazer no plano orçamental”.
Além do tema das sanções, que dominará assim a deslocação do chefe de Estado a Berlim, Marcelo Rebelo de Sousa indicou que leva também uma segunda mensagem, a de que "o que tem a contar por parte do Presidente da República português é estabilidade política e governativa", que já levou ao Parlamento Europeu, durante a sua visita a Estrasburgo, em Abril.
A visita a Berlim tem início no domingo com uma recepção, ao início da noite, a representantes da comunidade portuguesa em Berlim, na residência do embaixador de Portugal na Alemanha.
Fonte: Lusa

Luva para cegos que ‘deteta’ obstáculos na Mostra Nacional de Ciência

Uma luva para cegos que 'deteta' obstáculos, através de sensores sonoros, ou um capacete de ciclista que os 'sinaliza', numa situação de perigo, são dois dos projetos concebidos por jovens, patentes na 10.ª Mostra Nacional de Ciência.

A exposição, que reúne cem projetos de várias áreas científicas, realizados maioritariamente por estudantes do ensino secundário, decorre, de segunda a quarta-feira, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, sob organização da Fundação da Juventude.

Alunos da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, no distrito de Aveiro, desenvolveram um protótipo de uma luva para cegos, a partir de uma luva de karaté, para melhorar a sua qualidade de vida, autonomia e independência.

Na prática, a luva tem incorporado dois sensores de ultrassons para detetar obstáculos e desníveis. Sempre que são detetados, geram-se sons audíveis, para cada um dos sensores, e, simultaneamente, são produzidas vibrações na mão.

O sinal sonoro é produzido de acordo com a proximidade, ou não, do obstáculo ou desnível. A luva pode 'detetar' obstáculos a uma distância máxima de quatro metros e desníveis até um metro.

Estudantes da Escola Profissional de Espinho conceberam um capacete 'inteligente' para ciclistas, um capacete de ciclista convencional, mas com um dispositivo, com sensores, que, ao permitirem acompanhar a posição e o andamento do ciclista, conseguem detetá-lo, em caso de paragem repentina ou queda.

O dispositivo estará ligado ao telemóvel do ciclista, que, nestas situações, enviará uma mensagem para um número pré-definido, alertando para a possibilidade de um acidente. O dispositivo poderá facultar ainda informação sobre a localização da pessoa.

O capacete tem, ainda, duas luzes que indicam a intenção de o ciclista mudar de direção, bastando-lhe para tal inclinar a cabeça no sentido pretendido.

O uso da casca de banana para diminuir a concentração de corantes e metais pesados, nos esgotos industriais, ou o crescimento de feijões em águas com diferentes origens são outras experiências que constam na mostra.

No certame vão estar também patentes, a convite da Fundação da Juventude, projetos de estudantes de Moçambique, Brasil e Espanha.

Biologia, ciências do ambiente, engenharias e química são as áreas científicas que concentram maior número de projetos, com os distritos de Castelo Branco, Aveiro e Leiria a lideraram a lista de participações nacionais.

No último dia da mostra, serão anunciados os premiados do 24.º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores.

Fonte: Lusa
_________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos
Um emigrante português, de 34 anos, natural de Gondomar, Porto, morreu este sábado num violento acidente de viação em França.
Dois mortos e dois feridos graves foi o balanço de um choque frontal entre dois ligeiros (um Renault Clio e um Ford Fiesta) ocorrido em Sausset-les-Pins, nos arredores de Marselha, pelas 5.00 horas.
Além do português, que conduzia uma das viaturas, há a registar a morte do motorista do outro veículo, de nacionalidade francesa. Os feridos, também franceses, seguiam no carro dirigido pelo português.
A polícia supõe que o português e os ocupantes que seguiam na viatura deslocavam-se para Marselha, onde trabalhavam. Já o motorista do outro veículo, um guarda regional, seguia em direção a Rognac.
O choque foi tão violento que os automóveis ficaram irreconhecíveis e as autoridades não encontraram nenhum vestígio de travagem na "D9", uma estrada com velocidade limitada a 90 km/hora.
O português, Paulo Rodrigues, encontrava-se a trabalhar em Marselha há dois anos. Natural de Gondomar, foi atleta do Gens Sport Clube, clube que lhe prestou já uma homenagem durante um jogo de veteranos com o FC Porto.
O funeral de Paulo Rodrigues realizar-se-á na igreja de S. Roque de Gens, depois de o corpo ser transportado para Portugal.
Fonte e Foto: jn

Milhares protestam em Lisboa contra alteração aos contratos de associação

"A escola do Estado sai-nos cara" ou "onde não há escolha não há liberdade", são algumas das frases que podem ler-se nos cartazes exibidos pelos manifestantes.

Em comum, a maioria das pessoas tem o facto de estarem vestidas de amarelo, a cor escolhida pelo movimento em defesa dos colégios privados e cooperativos.

Quase todas as pessoas têm um cravo amarelo na mão, ao mesmo tempo que vão gritando palavras de ordem, tocando buzinas e bombos, numa ação de protesto bastante ruidosa.

A organização, Movimento em Defesa da Escola Ponto, estima que esta manifestação traga cerca de 36 mil pessoas à cidade de Lisboa, vindas dos mais variados pontos do país.

Pelas 15:30, continuavam a chegar manifestantes ao largo frente à escadaria da Assembleia da República.

Fonte: Lusa

Comentário: quem quer privado paga do seu bolso, não deve ser o dinheiro dos contribuintes  servir de engodo.
________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

Hora de Fecho: "O meu pai ensinou-me a nunca baixar a cabeça"

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
ENTREVISTA 
Fez natação, foi escuteiro e explorou grutas em Tomar. Numa entrevista de vida, o dirigente da Fenprof, Mário Nogueira, conta como chegou à luta sindical e como ainda pensa voltar a dar aulas.
CONTRATOS DE ASSOCIAÇÃO 
Milhares de pais, alunos e professores estão concentrados em frente à Assembleia da República para protestar contra os cortes nos contratos de associação. O Observador acompanha a manifestação.
CONTRATOS DE ASSOCIAÇÃO 
O Movimento Defesa da Escola Ponto manifesta-se contra os cortes no financiamento de colégios e espera atrair milhares de pessoas. Concentração começa às 15h e segue para a Assembleia da República.
CONTRATOS DE ASSOCIAÇÃO 
Dezenas de figuras públicas já se associaram a uma petição que tem como objetivo defender a escola pública e "rejeitar a ideia de que público e privado poderão ser uma e a mesma coisa".
CONTRATOS DE ASSOCIAÇÃO 
A líder do CDS-PP questiona porque é que hão de ser as escolas privadas ou cooperativas a não abrir novas turmas e não a escola pública. Cristas defende que se deve mudar o modelo.
MARCELO REBELO DE SOUSA 
O Presidente da República vai a Berlim na linha de uma tradição de seis anos em que Portugal recorre a Merkel sempre que há problemas. Mas como é que Merkel tem influenciado Portugal?
HISTÓRIA 
Um novo livro da historiadora Joana Baião recupera atenções sobre uma figura fundamental da história da arte e da museologia portuguesa, director do Museu Nacional de Arte Antiga entre 1911 e 1937.
LIGA DOS CAMPEÕES 
No jogo que durou 120 minutos o Atlético jogou como não costuma e encostou um Real de rastos, que não matou a final quando pôde. No outro, que nada tem a ver com o primeiro, Ronaldo lá decidiu.
LIGA DOS CAMPEÕES 
Pela décima primeira vez uma final decidiu-se nos penáltis e o Real Madrid conquistou a 11.ª Champions da sua história. Ronaldo marcou o penálti decisivo depois de o prolongamento acabar 1-1.
LIGA DOS CAMPEÕES 
O Real Madrid conquistou esse sábado a sua décima primeira Liga dos Campeões. Ronaldo acabou por bater o penálti decisivo e somou o seu terceiro troféu europeu.
ANIMAIS 
Um rapaz de quatro anos caiu dentro da instalação dos gorilas no Zoo de Cincinnati. Para a recuperar, a equipa de segurança do Zoo teve de abater o gorila macho que se encontrava junto à criança.
Opinião

José Manuel Fernandes
Que dizer de um acordo que impede uma empresa de contratar mais trabalhadores? E que permite progressões na carreira mesmo sem mérito? A chantagem corporativa venceu, pela mão do governo da geringonça

Helena Matos
Pombal fechou as melhores escolas do país. Afonso Costa fechou-as de novo. Agora voltamos a escolher as piores. Os nossos déspotas esclarecidos caracterizam-se pela promoção iluminada da ignorância.

Gabriel Mithá Ribeiro
As esquerdas persistem em autoidentificações como ‘socialistas’ ou ‘comunistas’ como se Estaline, Mao Tsé-Tung ou Pol Pot não partilhassem essas identidades enquanto praticavam genocídios.

André Azevedo Alves
Num contexto de hegemonia quase absoluta da esquerda e extrema-esquerda nas redações da comunicação social portuguesa, José Rodrigues dos Santos – goste-se ou não do estilo – é uma presença incómoda.

P. José Maria Brito, SJ
Ignorou-se o trabalho, o conhecimento da realidade e a experiência acumulada pelas comunidades educativas em mais de 30 anos, num processo altivo e em forma de monólogo, que não considerou o bem comum
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

46 PESSOAS ATINGIDAS POR RAIOS SÚBITOS EM FRANÇA E NA ALEMANHA


 
Um total de 46 pessoas, a grande maioria crianças, foram atingidas este sábado por raios em Paris e numa cidade no oeste da Alemanha, que causaram nove feridos graves.
Na Alemanha, um raio atingiu inesperadamente um campo de futebol em Hoppstaedten, durante um jogo infantil, causando 35 feridos, dos quais com gravidade.
O árbitro do jogo foi atingido diretamente pelo raio e foi transportado de helicóptero para o hospital. Dois outros adultos também sofreram ferimentos graves.
30 crianças, com idades entre os 09 e os 11 anos, ficaram ligeiramente feridas e foram levadas para o hospital para realizarem exames, tal como outros dois adultos.
“De acordo com testemunhas, não havia chuva e o céu não estava escuro” quando o raio caiu, disse um polícia.
Em Paris, na tarde deste sábado, 11 pessoas, entre as quais 8 crianças, ficaram feridas, quando caiu um raio no parque Monceau, onde participavam numa festa de anos.
De acordo com o porta-voz dos sapadores-bombeiros de Paris, Eric Moulin, quatro crianças e dois adultos estão em estado grave. Entre estes, três crianças e um adulto têm prognóstico reservado.
Segundo o comandante, os adultos são os pais que acompanhavam as crianças na festa de aniversário.
Uma forte chuvada abateu-se sobre o parque a meio da tarde e “foi quando estavam à procura de abrigo, junto a uma árvore, que o raio caiu sobre eles”, explicou o comandante Moulin.
A árvore não caiu.
Um comandante dos bombeiros, que estava de folga, e que se encontrava por perto “ouviu o barulho e viu pessoas a correr por todo o lado” e prestou os primeiros socorros às vítimas, adiantou o mesmo responsável.
Os feridos foram transportados para dois hospitais parisienses, disse Eric Moulin, que indicou ainda que o acidente mobilizou 80 bombeiros de seis corporações.
Um autarca local, Vincent Baladi, indicou que os feridos atingidos pelo raio apresentavam essencialmente queimaduras.
O instituto de meteorologia francês, Météo France, tinha emitido um alerta laranja para 20 regiões por risco de tempestades que poderiam ser “localmente violentas”, mas Paris não surgia nessa lista.
O raio apareceu de forma brusca“, sublinhou Baladi, lembrando que o parque Monceau é frequentado ao fim de semana por muitas famílias.
Segundo um responsável do Météo France, Michel Daloz, por ano, entre 100 a 200 pessoas são atingidas por raios em França, causando entre 10 e 20 mortes.
Numa trovoada, as pessoas nunca se devem abrigar debaixo de árvores, porque estas atraem os raios.
No caso que hoje ocorreu no parque Monceau, o solo estava molhado e, portanto, “a condução era mais forte”, explicou o especialista.
O mais frequente é que o raio atinja uma pessoa isolada, mas pode acontecer que grupos inteiros sejam afetados, existindo o risco de se propagar através de uma faísca.
Os raios podem causar, nos corpos humanos, consequências cardíacas e neurológicas, explicou Michel Daloz. A gravidade depende da trajetória do raio: se for da cabeça para os pés, os efeitos são mais graves que se o raio atingir a pessoa de lado.
/Lusa

COLÉGIOS MANIFESTAM-SE ESTA TARDE EM LISBOA


 
Paulo Novais / Lusa
Pais, professores e alunos de colégios privados manifestam-se à passagem da comitiva do Primeiro-ministro, António Costa, em Águeda.
Pais, professores e alunos de colégios privados manifestam-se à passagem da comitiva do Primeiro-ministro, António Costa, em Águeda.
O movimento defensor dos contratos de associação entre o Estado e escolas privadas espera reunir milhares de pessoas. Uma vez mais contestará os cortes determinados pelo ministério da Educação.
O movimento defensor dos contratos de associação entre o Estado e escolas privadas manifesta-se este domingo, em Lisboa, depois de ter pedido a intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, contra cortes no financiamento de colégios.
Alegando que fica mais barato ao Estado subsidiar turmas em colégios privados e que nem todos os alunos terão lugar na escola pública, o movimento “Defesa da Escola Ponto” espera reunir milhares de pessoas na manifestação desta tarde, em que mais uma vez contestará os cortes determinados pelo ministério da Educação após uma análise da rede escolar.
Os manifestantes vão juntar-se na Direção Geral da Educação, na avenida 24 de julho, e seguir para a Assembleia da República.
O Ministério da Educação garantiu, entretanto, que existem vagas nas escolas públicas da área destes colégios para receber todos os alunos.
A análise feita pelo ministério detetou redundâncias na rede escolar ao nível da oferta disponível no setor público e privado, pelo que foi decidida uma redução de financiamento a estabelecimentos de ensino particular e cooperativo.
Os privados, no entanto, alegam que têm contratos válidos por três anos – na sequência de um concurso realizado no ano passado -, que lhes permitem abrir turmas durante esse período e não apenas garantir a continuidade do respetivo ciclo de ensino.
Argumentam mesmo estar na posse de um parecer jurídico que aponta para ilegalidade na decisão do Governo, ao cortar financiamento.
Na feira do Livro, no Parque Eduardo VII, prossegue hoje a recolha de assinaturas em defesa da escola pública, lançada pela Federação Nacional dos Professores (FENPROF) e que já foi subscrita por mais de 30.000 pessoas, disse à agência Lusa o secretário-geral da organização, Mário Nogueira.
Sem querer adiantar pormenores, o dirigente sindical revelou que em junho sairá à rua um grande movimento em defesa da escola pública.
Na sexta-feira à tarde, o Ministério da Educação anunciou ter sido notificado de um parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República que lhe dá razão na redução do financiamento a colégios privados com contrato de associação, com base na oferta pública existente.
Em resposta, a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo divulgou um documento do Tribunal de Contas que, disse, vai ao encontro do que tem defendido, dado que “deu o visto aos contratos escrevendo expressamente que estes cobrem a abertura de turmas, em início de ciclo, durante os três anos da sua vigência“, de acordo com o comunicado da Associação.
No sábado, o Ministério da Educação enviou uma nota a esclarecer que o “documento que está a ser divulgado pela Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) é uma informação preparatória de um técnico da Direção-Geral do Tribunal de Contas que não se confunde com a decisão deste Tribunal, nem tão pouco faz parte integrante da mesma”.
Mais tarde, o Tribunal de Contas esclareceu que “não se pronunciou, nem tinha que se pronunciar” sobre as questões contratuais que envolvem os contratos de associação e que apenas foi produzida informação técnica provisória que “não tem natureza vinculativa”.
/Lusa

ARIANA GRANDE JÁ NÃO VEM AO ROCK IN RIO


 


Disney / ABC Television Group / Flickr
A cantora Ariana Grande
A cantora Ariana Grande
A cantora norte-americana cancelou o concerto no último dia do festival por motivos de saúde.
Em comunicado, a organização do festival de música informou que “por motivos de doença”, a artistaAriana Grande cancelou o espetáculo marcado para hoje, dia 29, no Parque da Bela Vista, em Lisboa.
“Depois do sucesso da sua atuação este sábado, a Organização do evento confirma um segundo espetáculo de Ivete Sangalo no line-up de dia 29, ficando o alinhamento do Palco Mundo composto por Rock in Rio – O Musical, Charlie Puth, Ivete Sangalo e Avicii”, pode ler-se no informativo.
Na sua conta do Twitter, a cantora explica que está com uma infeção na garganta e lamenta não poder atuar em Portugal.
“Estou muito triste por ter de dizer-vos que tive de cancelar o meu espetáculo no Rock in Rio. (Estive a chorar, literalmente, durante mais de uma hora)… Tenho uma infeção na garganta e no seio nasal e os meus médicos aconselharam-me a não cantar durante alguns dias. Prometo compensar-vos e dar-vos o melhor concerto que for capaz quando regressar. Mais uma vez, peço muitas desculpas a todos os que me iam ver. Adoro-vos com todo o meu coração”.
Lembre-se que esta seria a estreia da artista em território nacional.
Os fãs que compraram bilhete para este domingo, dia 29 de maio, podem pedir o reembolso do valor do mesmo.
A informação sobre os procedimentos a adotar para pedir o reembolso será disponibilizada na página oficial do festival na próxima terça-feira, sendo necessário apresentar o bilhete e o comprovativo do pagamento.
Os fãs que derem entrado no recinto não serão reembolsados.