segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Marcelo tornou-se hoje o primeiro Presidente a visitar as Desertas

Resultado de imagem para Marcelo tornou-se hoje o primeiro Presidente a visitar as Desertas
Marcelo Rebelo de Sousa tornou-se hoje o primeiro Presidente da República a visitar a Ilha da Deserta Grande, localizada a 22 milhas náuticas do Funchal (cerca de 30 quilómetros), disse o chefe de Estado.

"Houve uma coincidência feliz, é a primeira vez que o Presidente da República veio às Ilhas Desertas e ao que parece também é a primeira vez que o presidente do Governo Regional [Miguel Albuquerque] veio às Desertas", disse aos jornalistas o Presidente da República.

O Presidente da República e uma reduzida comitiva foram hoje os únicos a desembarcar na ilha da Deserta Grande a bordo de uma lancha da Polícia Marítima, sob más condições climatéricas, com o mar agitado e vento forte.

"O Presidente da República não pode deixar de ir a todas as frações do território português e aqui às Desertas era estranho nunca tivesse vindo um Presidente da República", considerou.

"Em segundo lugar [o parque natural das Desertas] é um parque natural premiado ainda não há muito tempo pelo Conselho da Europa como exemplar, dos melhores da Europa e dos melhores do mundo em termos de conservação da natureza", enfatizou, referindo que a sua ação é um reconhecimento e um agradecimento aos seus responsáveis.

Devido ao mau tempo no mar, viajaram na lancha da Polícia Marítima além do Presidente da República a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, o secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello, o Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e Paulo Oliveira, da secretaria regional do Ambiente.

Comentando se a viagem tinha sido arriscada, uma vez que a restante comitiva e a comunicação social não puderam sair da fragata "D. Francisco de Almeida" para embarcarem em botes até à ilha por razões de segurança, Marcelo relatou: "Não foi arriscado, [foi] um bocadinho a bater mais para lá porque íamos contra as ondas e para cá foi surfar".

Na ilha, onde residem apenas três vigilantes da natureza, Marcelo contou que fez o itinerário dos chamados turistas ecológicos: viu várias espécies como uma alma negra, uma ave pequena com menos de um mês e uma outra com mês e meio.

O Presidente observou ainda o sítio da reprodução dos lobos marinhos e esteve em grutas.

O chefe de Estado esteve cerca de uma hora nas Desertas tendo regressado pelas 18:40 à fragata da marinha que o levará de regresso ao Funchal para participar num jantar solidário de apoio aos bombeiros madeirenses.

Lusa


Dia 31 de Agosto entre as 16 horas e as 20 horas, vai decorrer uma sessão de colheitas de sangue no Posto Fixo da ADASCA, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, Rua de Ovar, Bairro Social Santiago.

Mais informações: www.adasca.pt

ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS OBRIGADAS A ATENDIMENTO PRIORITÁRIO


 


José Sena Goulão / Lusa
No final de dezembro todas as entidades públicas e privadas com atendimento presencial têm de prestar atendimento prioritário às pessoas com deficiência, idosas, grávidas ou com crianças de colo, sob pena de serem multadas com coima até mil euros.
A nova legislação foi publicada esta segunda-feira em Diário da República e entra em vigor 120 dias após a data da publicação, o que, à partida, significa que a partir do dia 27 de dezembro todas as entidades públicas e privadas têm de obedecer às novas regras.
De acordo com o que está definido no decreto-lei, “todas as entidades públicas e privadas que prestem atendimento presencial ao público” ficam obrigadas a “prestar atendimento prioritário às pessoas com deficiência ou incapacidade, pessoas idosas, grávidas e pessoas acompanhadas de crianças de colo”.
Caso seja recusado o atendimento prioritário, deverão ser chamadas as autoridades policiais, não só para que tomem nota da ocorrência, mas sobretudo para imporem a obrigatoriedade.
O decreto-lei define também contraordenações para as entidades que não cumpram o atendimento prioritário, que passa a ser punível com coima entre 50 a 500 euros quando a entidade infratora for uma pessoa singular, e de 100 a mil euros se for coletiva.
De fora desta obrigatoriedade ficam as situações de atendimento presencial ao público feitas através do serviço de marcação prévia.
Não estão obrigadas a fazer atendimento prioritário as entidades prestadoras de cuidados de saúde quando esteja em causa “o direito à proteção da saúde e do acesso à prestação de cuidados de saúde”.
O decreto-lei entende por pessoas com deficiência aquelas que tenham um grau de incapacidade igual ou superior a 60%, reconhecido por atestado, e apresentem dificuldades específicas que lhes possam “limitar ou dificultar a atividade e a participação em condições de igualdade”.
Pessoa idosa são todos os que tenham idade igual ou superior a 65 anos e tenham “evidente alteração ou limitação das funções físicas ou mentais”.
Relativamente às pessoas acompanhadas por crianças de colo, a nova legislação é válida apenas para crianças até aos dois anos de idade.
Por outro lado, caso várias pessoas tenham direito ao atendimento prioritário na mesma altura, o atendimento deve fazer-se por ordem de chegada.
/Lusa

ALUNOS TRANSGÉNERO NA CAROLINA DO NORTE PODEM USAR CASA DE BANHO QUE QUISEREM (POR AGORA)


 
jacobchristensen / Flickr
-
Os alunos transgénero do estado norte-americano da Carolina do Norte já podem usar a casa de banho que corresponde à sua identidade de género.
Esta decisão permite aos alunos transgénero escolherem a casa de banho masculina ou feminina independentemente de seu sexo original.
Em março, a Carolina do Norte adotou uma lei que obrigava a usar as casas de banho das escolas e edifícios governamentais de acordo com o sexo registado na certidão de nascimento.
A 13 de maio, a administração de Barack Obama enviou uma diretriz aos diretores das escolas que possibilitava o uso da casa de banho independentemente do género biológico. O documento também apontava que a violação da diretriz podia levar ao cancelamento do financiamento federal ou até a processos jurídicos.
Com a lei do Estado e a diretriz federal a entrarem em contradição, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos foi chamado a intervir e exigiu, na passada sexta-feira, a revogação da lei da Carolina do Norte.
No entanto, não se trata do único estado que não concordou com a medida tomada por Barack Obama.
Logo em maio, 11 estados norte-americanos processaram a administração do presidente Barack Obama na tentativa de derrubar as diretrizes federais que pedem que as escolas públicas permitam aos estudantes transgénero utilizar a casa de banho que preferirem.
As autoridades do Texas, Alabama, Wisconsin, Tennessee, Arizona, Maine, Oklahoma, Louisiana, Utah, Geórgia e Virgínia Ocidental acusam Washington de tentar tornar a escola “num laboratório para uma experiência social de massas“.

“JACK, O ESTRIPADOR” CHINÊS APANHADO AO FIM DE 28 ANOS


 
(dr) Gansudaily / SCMP
-
A polícia chinesa capturou, na província de Gansu, o alegado assassino em série conhecido por “Jack, o Estripador” da China, que é acusado de ter violado e assassinado 11 mulheres.
Gao Chengyong, de 52 anos, foi detido na sexta-feira, quando se encontrava num supermercado na cidade de Baiyin – onde ocorreram nove dos assassinatos.
A detenção surgiu depois de uma análise de ADN de um tio de Gao, em prisão domiciliária por crimes menores, ter encontrado correspondência com o ADN recolhido nos locais dos crimes – indicando que o assassino pertencia à sua família.
De acordo com o ministério de Segurança Pública da China, o suspeito confessou os crimes, que foram cometidos entre 1988 e 2002.
Segundo a polícia chinesa, citada pelo SCMPGao tinha como alvo raparigas novas, que vestiam roupa vermelha na altura em que foram mortas, e que seguia até casa, onde as violava e assassinava.
O assassino terá mutilado várias mulheres – entre as quais uma menina de oito anos – cortando partes do corpo e retirando os órgãos genitais de algumas delas, segundo um jornal local.
As notícias sobre os assassinatos causaram uma onda de pânico em Baiyin, levando a que muitas mulheres deixassem de sair de casa sozinhas.
Devido ao método de atuação do criminoso, a imprensa apelidou-o de “Jack, o Estripador” chinês, numa referência ao famoso assassino em série que aterrorizou Londres, no final do século XIX – e que nunca chegou a ser descoberto.
BZR, ZAP

26 anos dos Dadores de Sangue de Portalegre comemorados a 10 de Setembro


No final do Verão de 1990 nasceu, oficialmente, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP). Já lá vão, pois, 26 anos.
A escolha para se assinalar o aniversário recaiu no sábado 10 de Setembro PP.
Do programa das comemorações consta:
Pelas 11.00 horas celebração de Missa na Capela do Hospital Doutor José Maria Grande, nomeadamente em memória dos dadores já falecidos. De imediato será feita uma sentida homenagem ao Presidente e fundador da Associação – António Joaquim Eustáquio. Trata-se da deposição de coroa de flores na sua campa, que se encontra no Talhão dos Combatentes do Cemitério de Portalegre.
No auditório da Associação Empresarial da Região de Portalegre - NERPOR, no Campo da Feira, tem lugar a Sessão Solene. E o Grupo de Cante Alentejano “Os Lagóias”, de Portalegre, vai brindar o espaço com as suas vozes únicas.
O almoço convívio decorre nas instalações do NERPOR. Quem quiser participar no repasto é favor de se inscrever na sede da ADBSP ou no Banco de Sangue do Hospital de Portalegre.


Esperamos por si!

Litoral Centro – Comunicação e Imagem
faça a sua subscrição gratuita
_________________________
INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Divulgação Semanal CAE Portalegre


10 anos de CAE Portalegre

Divulgação Semanal
Programação do Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre

Mais info em: http://caeportalegre.blogspot.pt/
Facebook : https://www.facebook.com/CAEdePortalegre
1 OUT. SÁB. 21.30H
CAEP Voices – Dia Mundial da Música – “Anos 80”
Vocal | GA | 5€ | M/4 anos
10 anos de CAE Portalegre


Para comemorar o Dia Mundial da Música, o grupo CAEP Voices irá apresentar um espetáculo temático sobre os saudosos anos 80.
Depois de concertos temáticos sobre o Natal e o Jazz, que foram recebidos com casa cheia, é a vez de a mítica década dos anos 80 receber atenção especial, em todas aas suas vertentes musicais, desde o Disco até à música pop que ficou na memória e no coração de todos.
30 SET. SEX. 23H
Pista + Panado
Rock | CC | 4€ | M/12 anos
10 anos de CAE Portalegre


Os Panado são um trio de Lisboa com guitarra, bateria e baixo. É com esta formação que nos apresentam o seu “rock felino”, onde se encontram vincadas influências Garage, de rock mais psicadélico e a lição estudada até aos anos 90. Rebeldes na música e na atitude, tudo vale,porque a música dos Panado bate. E não é pouco...
Os Pista são Bruno Afonso, na bateria/voz, Cláudio Fernandes, na guitarra/voz, e Ernesto Vitali, na guitarra/voz.
A génese desta banda do Barreiro aconteceu aliando as bicicletas à música, mas a “pedalada” agora é outra. É rock tropical e bem-disposto, uma comemoração que promete levar o calor do Verão a todas as estações do ano.
Morada: Praça da Republica nº 39, 7300-109 Portalegre
Tel: 245 307 498 Blog: http://caeportalegre.blogspot.pt/
Facebook: https://www.facebook.com/CAEdePortalegre

A tua empresa está entre as 3.330 que falharam na declaração de salários à Segurança Social?

Resultado de imagem para A tua empresa está entre as 3.330 que falharam na declaração de salários à Segurança Social?
A Segurança Social detetou que mais de 3.300 empresas falharam na apresentação da declaração de salários, com erros nas taxas contributivas e um somatório das remunerações diferente do total reportado nas declarações enviadas em julho e agosto. E já emitiu avisos, primeiro por e-mail e depois por telefone sobre estas situações divergentes, sendo que a partir de 1 de setembro, a Segurança Social deixa de aceitar erros na declaração mensal de remunerações para tentar baixar as fraudes.
Entre 1 e 10 de setembro, segundo conta o Diário de Notícias, os serviços da Segurança Social vão dar por concluído o processo de limpeza de erros no processo de entrega da declaração.
Em termos práticos, explica o jornal, este novo processo vai fazer que a obrigação declarativa das empresas funcione de forma semelhante à do IRS - em que de cada vez que o sistema deteta uma divergência impede o contribuinte de submeter a sua declaração do imposto.

Novo sistema bloqueia declarações com falhas

Como até agora não existia qualquer mecanismo informático que lhes barrasse a entrada, odos os meses "entravam no sistema milhares de divergências associadas à taxa contributiva e à remuneração dos trabalhadores", diz Cláudia Joaquim, secretária de Estado da Segurança Social, em declarações ao DN/Dinheiro Vivo. 
O novo processo de entrega da declaração mensal de remunerações é uma das linhas de ação do plano contra a fraude e evasão contributivas e, nas contas do Ministério da Segurança Social, deverá permitir arrecadar mais 50 milhões de euros em receitas.

Mexicanos impedem legalização do “casamento” homossexual

A Fechar
Juntos por México
Nas eleições estaduais mexicanas, os 70 movimentos pró-vida, reunidos na coalizão Juntos por México [foto], pesaram decisivamente em sete dos 12 Estados nos quais se realizaram os pleitos eleitorais. O grande derrotado foi o presidente Peña Nieto, que tentava modificar a Constituição para legalizar o “casamento” homossexual.


O Episcopado mexicano infelizmente atuou pouco contra o projeto, alegando que a Constituição proíbe os religiosos de intervir na política. Contudo, o problema em questão não é político, mas moral e religioso. E os leigos católicos mostraram mais amor e coragem na defesa da moral e religião do que os próprios eclesiásticos.

Fonte: abim
29 de agosto de 2016


Litoral Centro – Comunicação e Imagem
faça uma subscrição gratuita
 _________________________
INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Inscrições até ao dia 5 de Setembro para a Excursão da ADASCA 2016


Ainda existem vagas

Caros colegas e amigos,

Ainda existem vagas para a excursão: inscrições para a  Excursão da ADASCA 2016, pelos valores indicados, não visamos fins lucrativos.

Mais uma vez não foi fácil escolher um destino do agrado de todos, pois as escolhas são diversas. A escolha deste ano foi acolhida por 6 colegas dos órgãos sociais. Quem não opinou, concordou ou tenciona não participar...

Quanto aos valores das Ementas, consegui-se reduzir para os 12 €, neste caso optou-se por dois pratos saber: Lombo assado fateado e Filetes de pescada, com a respectivas entradas de que consta: pão, manteiga, azeitonas, salgadinhos, sobremesa, vinho, cerveja, água, sumo e café.

autocarro tem capacidade para 67 lugares (Transdev), é novo, pelo que oferece boas condições de comodidade para esta excursão.

Feita esta apresentação, façam as vossas inscrições enquanto é tempo, e ajudem a divulgar. 

Podem ser feitas e pagas na Pastelaria Delicreme e no Café TiJuca em Cacia, até dia 5 de manhã.

Cordiais cumprimentos para todos,

Joaquim Carlos
Presidente da direcção
Presidente da Direcção da ADASCA
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
 Site: www.adasca.pt 
NBo programa fica sujeito a ajustamentos caso se considere necessário.
Na imagem vemos o conforto do autocarro que vai fazer a excursão da ADASCA

Hora de Fecho: As 10 inovações que (já) estão a mudar o mundo


Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Na saúde, na eletrónica, no comércio e na energia, o mundo está a mudar diante dos nossos olhos. O banco de investimento Citi ajuda-nos a espreitar o que aí vem.
Dilma Rousseff discursa no Senado e responde perguntas dos parlamentares, que vão votar a favor ou contra o impeachment. Lula da SIlva e ex-ministros acompanham a Presidente afastada.
No quarto dia do julgamento final da Presidente afastada, está previsto um discurso de 30 minutos, seguido de perguntas e respostas dos 81 senadores. Veja em direto.
O jovem espancado na via pública em Gondomar no sábado e que tinha já sido dado como morto, afinal não morreu. O suspeito agressor "irá ser presente a primeiro interrogatório judicial", informa a PJ.
A Apple patenteou uma forma de descobrir as impressões digitais, fotografias, áudio e vídeos de usuários não autorizados. Esta nova tecnologia vai permitir o envio desta informação para o proprietário
Na 33º edição dos MTV Video Music Awards faltaram escolhas atrevidas e cores coloridas. Das asas de Beyoncé ao vestido transparente de Kim Kardashian, reunimos os melhores e piores da noite.
Ele empresta-lhe o casaco e ela ajeita-lhe a gravata. Barack e Michelle nunca hesitaram em demonstrar o seu amor em público. Agora, um filme conta essa história. Veja as fotos
Polícia acredita que se tratou de um suicídio, já que o jornalista tinha problemas financeiros e pessoais. Alexander Shchetinin abdicara da nacionalidade russa no início da guerra civil ucraniana.
Bomba explodiu no Instituto de Criminologia, na zona norte de Bruxelas, na Bélgica. Os órgãos de comunicação locais escrevem que não há vitimas. Já foram detidos cinco suspeitos "
Um ataque suicida matou, pelo menos, 60 pessoas num campo de treino militar no Iémen. Um atacante conduziu um carro contra um grupo de novos recrutas, fazendo-o explodir.
A polícia do aeroporto de Los Angeles, na Califórnia, deteve um homem mascarado de Zorro. A detenção aconteceu na sequência de um falso alarme que levou à evacuação do aeroporto. Veja o vídeo. 

Opinião

Alexandre Homem Cristo

Todos concordam que o país precisa de mais bebés, mas poucos cedem um milímetro do seu bem-estar para os ter por perto. Nas ruas, não há lei que resista: temos uma cidadania intolerante a crianças. 


João Marques de Almeida

Há uma história magnífica no Portugal dos últimos anos. Além de Lisboa, há outra grande cidade europeia em Portugal, cheia de interesse, de encantos e de charme. Chama-se Porto. Merece ser apreciada.


Jorge Colaço

Editor, poeta, crítico de arte, ensaísta. Fernando Guedes, que morreu domingo, foi um "príncipe renascentista". Publicou a Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura e também Maria de Lourdes Modesto.


P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Se é à revolução francesa que se deve a restauração do olimpismo, como explicar que os Jogos Olímpicos só tenham recomeçado “moderna e definitivamente em 1896”, ou seja … mais de cem anos depois?!


André Azevedo Alves

Parece altamente duvidoso que haja algum benefício no frenesim nacionalista criado em torno da concorrência por medalhas olímpicas mas, a tê-lo, que se distribuam os recursos de forma mais eficiente


Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

____________________________

Recordamos que dia 31 de Agosto vai decorrer uma sessão de colheitas entre as 16 horas e as 20 horas no Posto Fixo.

As datas das sessões para o mês de Setembro podem ser consultadas pelo site www.adasca.pt sendo 8 sessões no total. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer.