sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Colheita de Sangue Dia 28 de Outubro no Posto Fixo da ADASCA | Apelos de ajuda chega-nos de diversos pontos do País



Atenção, todos os interessados em registar-se podem dirigir-se ao Posto Fixo da ADASCA em Aveiro.
Se forem grupos mais de 10 pessoas devem-se informar-nos com alguma antecedência para que decorra tudo no atendimento.
______________
As sessões de colheitas de sangue para o mês de Outubro vão decorrer no dia 28 das 9 horas às 13 horas, no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...

“Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos” como escreveu Bezerra de Menezes.

A missão da ADASCA é fazer tudo o que está ao seu alcance para que a adesão à dádiva de sangue em Aveiro aumente, pois nunca somos de mais para fazer face às necessidades de sangue nos hospitais.

Outras datas podem ser consultadas no Site: www.adasca.pt 

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
234 095 331 (Sede) C/encaminhando de chamadas sem valor acrescentado

Apelos de ajuda chega-nos de diversos pontos do País... os apoios financeiros escasseiam. O material para a divulgação custa dinheiro, as chamadas idem. Não conseguimos fazer face aos compromissos com elogios, louvores e palmadinhas nas costas. Quem nos puder ajudar que o faça de coração aberto, solidário na certeza que será bem investido.
Necessitamos mais do que nunca de gestos concretos.

O que semear na horta em Novembro

Já sabe o que pode semear na sua horta em Novembro?
Não sabe o que semear na horta em Novembro? Nós damos-lhe algumas sugestões e argumentos para o que deve semear!
Alface – «A alface é uma planta herbácea rica em nutrientes e clorofila; e tem a função de alcalinizar e desintoxicar — principalmente o fígado. Esta hortaliça constitui uma importante fonte de vitaminas (A, C e niacina) e sais minerais (sais de enxofre, fósforo, ferro, cálcio e silício).
A tal da folha verde-clara tem um gosto mais suave, e muitas vezes acaba sendo deixada de lado, por acharem que ela não contém tantas vitaminas e minerais quanto as folhas de um verde mais escuro. Afinal, normalmente, quanto mais viva a cor de um vegetal, maior a quantidade de fitoquímicos ele tem. No entanto, a alface tem sim muitos nutrientes.
E, ainda, essa verdura tem um trunfo quando o assunto é ansiedade: graças a uma substância chamada lactucina, um composto com efeito calmante e relaxante que ajuda até mesmo em casos de insônia. Você pode encontrá-la principalmente no talo do alimento.» Para saber mais
Beterraba – «Muito cultivada na Europa, a beterraba, para além de matéria-prima para a produção de açúcar e biocombustível, é um alimento com propriedades benéficas comprovadas. A sua fibra alimentar retarda a absorção dos hidratos de carbono do sangue, aumentando os níveis de energia no organismo.
A beterraba é um dos alimentos mais consumidos para combater a anemia. É muito utilizado em oncologia, pois ajuda a reduzir os efeitos secundários da quimioterapia, aumentando a eficácia do tratamento. Desintoxica o organismo e evita as anemias comuns nestes pacientes.
Tónica e protectora do fígado, ajuda a reduzir o colesterol, é purificadora do sangue e útil na homocistinúria, uma doença diagnosticada pelo teste do pezinho e em que ocorre um aumento de homocisteína no sangue, o que pode causar um acidente vascular cerebral (AVC) e enfartes do miocárdio, problemas de visão e diminuição do crescimento nas crianças.» Para saber mais 
Cebola – «Cebola é o nome popular da planta cujo nome científico é Allium cepa. Em sistemas taxonómicos mais antigos, pertencia à família das Liliáceas e subfamília das alioídeas – taxonomistas mais recentes incluem-na na família das Alliaceae.
Por apresentar um alto grau de quercetina, um importante flavonoide, a cebola favorece a circulação sanguínea. Além disso, seu teor de silício ajuda a prevenir trombose e o envelhecimento das veias e artérias. Inclusive, ajuda a reduzir, também, o colesterol no sangue e aumenta a capacidade do organismo de dissolver coágulos internos, o que previne a trombose coronária.
Outra propriedade é a de anti anémica, afinal, pois ela oferece-nos fósforo, ferro e vitamina E. Desse modo, ajuda o organismo na reposição de sangue e regeneração dos glóbulos vermelhos.
Por ser rica em vitaminas A e C, ideais para aliviar sintomas de problemas respiratórios, os óleos essenciais que possui, devido ao seu teor de enxofre, dão à cebola a capacidade de diminuir os sintomas de doenças como a bronquite, resfriado e constipações. A cebola é rica em vitaminas A e C, o que a torna um poderoso aliado no combate a problemas respiratórios, tais como os resfriados.
Outro elemento que a cebola contém e que exerce influências positivas em nossa saúde é o potássio. O potássio é o responsável pela capacidade que a cebola tem de ajudar na eliminação do excesso de líquidos e diminuição dos riscos de sofrermos de gota, hipertensão e cálculos renais.» Para saber mais
Chicória – «A chicória, de nome científico cichorium intybus, é uma planta nativa da região mediterrânea e posteriormente naturalizada em diferentes regiões da América do Norte, Europa e Austrália. Trata-se de uma planta medicinal amarga que é utilizada como substituta do café, sendo um estimulante do apetite, tônico e laxante suave. Os seus componentes principais são a inulina, glucosídeos, vitaminas e minerais.
Rica em vitaminas A, B, C e, além de ser fonte de nutrientes que promovem o funcionamento adequado do intestino, a chicória é uma verdura que proporciona diversos benefícios à nossa saúde e deve estar presente em uma dieta saudável. Devido à sua poderosa ação na regulação do intestino, esta verdura pode auxiliar na prevenção de cânceres, pois reduz os níveis de toxinas nos órgãos.
Com propriedades diuréticas, a chicória também ajuda no tratamento de infecções no trato urinário e na prevenção de pedras nos rins. Este alimento fornece apenas 18 calorias em cada 100 gramas e, por conter fibra solúvel que garante a sensação de saciedade, reduz a fome e protege o organismo do acúmulo de colesterol. Entre as propriedades da chicória, ainda estão a sua ação laxante, sedativa suave, tônica hepática e digestiva.» Para saber mais
Tomate – «O tomate é um fruto muito utilizado nos nossos pratos, e que tem muitos benefícios para a nossa saúde. Ricos em licopeno, os tomates são um excelente antioxidante. Há estudos que comprovam que o licopeno é uma substância anticancerígena, pois ajuda a neutralizar os radicais livre, a a recuperar energia entre treinos
Por ser rico em vitamina C, A e licopeno, o tomate é um antioxidante de excelência, ajudando a reduzir a incidência de doenças cardíacas e de doenças relacionadas com a idade, como a degeneração muscular. O consumo de tomate está, também, associado à regulação do colesterol LDL: a sua composição melhora a saúde cardiovascular, levando mais oxigénio à corrente sanguínea, estabilizando assim os níveis de colesterol.
Com elevado teor de potássio, o tomate também é essencial para combater o stress oxidativo dos ossos. Ele ajuda a dar-lhes vida mais longa e saudável. É especialmente importante nas mulheres que estão no período da menopausa.
Este fruto ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, o que o torna um bom aliado de pessoas com problemas de diabetes. Com baixo teor calórico, e propriedades diuréticas, o tomate é um alimento que deve ser incluído no seu prato se está numa dieta de emagrecimento. Este fruto estimula ainda a produção de aminoácido carnitina, que faz com que o organismo queime mais gordura. O tomate contém na sua composição melatonina, neurotransmissor essencial para o sono. Fonte

Divulgação Couvada à Minhota em Lisboa, em Novembro

Em Novembro, Casa do Minho em Lisboa, promove Couvada à Minhoto
Casa do Minho em Lisboa vai realizar, no próximo dia 12 de Novembro, pelas 13h, na sua sede – Rua Professor Orlando Ribeiro, 3D (Telheiras) – uma Couvada à Minhota, com a seguinte ementa:
Entradas minhotas | Sopa à Minhota | Vinho Verde de Vila Nova de Cerveira | Sobremesas minhotas | Café e bagaço minhoto
Custo para saborear a couvada:
17,5 minhotos por pessoa | crianças (até aos 10 anos) – 7,5 minhotos
Animação ao toque da concertina e São Martinho
Informações e marcações: Casa do Minho – 967 723 103 – 217 584 742 | Paulo Duque – 917 726 515 – lisboa.casadominho@gmail.com
Sobre a Couvada à Minhota
«Era a sopa do humilde lavrador. De feijão com couves era ela era feita. Mas acrescentavam-lhe outros condimentos para a tornar mais bem apaladada como alguns feijões e osso do espinhaço. Antes de saírem de casa para as lides do campo, deixavam o pote ao lume e deixavam-na a cozer. Quando regressavam da lavoura, algumas couves que traziam das leiras eram cegadas e metidas no pote juntamente com a chouriça. Por fim, comia-se a garfo as couves ou apresigo e, depois, o caldo que em dias melhorados fazia as delícias do pobre agricultor e aconchegava o estômago nos frios dias de outono.
(…) Mal começava o Outono e com ele as longas noites passadas à lareira, as couves faziam parte da alimentação diária do pobre camponês. Juntava-lhe as batatas, o feijão, a chouriça e, de um modo geral, um pouco de tudo quanto a lavoura lhe oferecesse. Era um verdadeiro manjar dos deuses. (…)
Remonta ao século IV Antes de Cristo a origem da couve, altura em que os gregos a descobriram na região da Jônia e dela se surpreenderam pelos seus poderes medicinais, para além das suas virtudes culinárias. Porém, foram os romanos que a trouxeram para a Península Ibérica e nos deram a conhecer, passando a constituir o género de verdura mais consumida até aos finais da Idade Média.
Rica em fibras, iodo, cálcio, potássio, enxofre, magnésio e ômega 3; além de vitaminas A, B1, B2, B6, C e K, a couve é uma hortaliça da família Brassicaceae, constituindo um alimento de baixa caloria, desde sempre utilizado no tratamento de doenças estomacais, tendo vindo com o tempo a revelar-se como um excelente anti-inflamatório, antibiótico e anti-irritante natural, aplicado no combate a gripes, problemas hepáticos, renais e menstruais; artrite, bronquite, hemorroidas, úlceras e pedras nos rins e, na medicina alternativa, como vermífugo, para evitar ressacas, e até mesmo para baixar a febre, quando aplicada em forma de cataplasma.
Conhecida na Galiza por “verça”, a variedade de couve-galega é no Minho responsável por uma das melhores iguarias da cozinha tradicional portuguesa – o caldo verde – considerada uma das 7 maravilhas da gastronomia de Portugal!
O paladar constitui um dos sentidos que o minhoto sempre conserva e o mantém permanentemente ligado ao seu rincão natural, ao seu pedaço de Minho!» Fonte

Feira dos Santos em Valença do Minho

O que não pode perder nos dias 1 e 2 de Novembro!
Nos próximos dias 1 e 2 de novembro, Cerdal vai reviver a tradicional Feira dos Santos, a maior do Noroeste Peninsular. A tradição mantém-se há séculos atraindo portugueses e galegos a uma feira onde se vende de tudo.
Mais de 400 tendas de vestuário, louças e calçado, as tasquinhas, a vende de gado, de produtos do campo e maquinarias agrícolas, os parques de diversões e uma infinidade de outros atrativos dão corpo a este evento.
Séculos de Tradição
Feira dos Santos é uma feira / romaria secular e um verdadeiro ponto de encontro galaico-minhoto que cativa, ano após ano, milhares de visitantes de ambos os lados da fronteira. A feira já aparece documentada em 1758, e, ao longo dos tempos, tem-se constituído como um verdadeiro ponto de confluência de povos, onde, por excelência, se sente a alma galaico-minhota.
Feira dos Santos e das Trocas
Há séculos que a tradição manda que no dia 2 de novembro a Feira dos Santos se transforme na Feira dos Trocas. Uma tradição antiga de trocar os produtos adquiridos na véspera que, por alguma razão, não serviam.
Conhece os Perícos? Só Encontra Aqui!
Esta época proporciona um fruto único no mundo, os Perícos, possível de encontrar apenas em Valença.
Os espaços envolventes à Capela de São Bento reúnem as lavradeiras da região que, nesta época, vendem, sobretudo, os perícos (peras pequenas típicas desta região), as castanhas cruas ou cozidas, as nozes, os dióspiros e muitos outros produtos do campo.
Alma Minhota na Noite de 31 de Outubro e 1 de Novembro

Dadores de sangue destacam Vale de Cavalos





Depois de uma colheita muito prometedora em Arronches, eis que o Alto Alentejo voltou a viver outra jornada com números bastante expressivos. A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – desta feita esteve em Vale de Cavalos, uma pequena localidade da Freguesia de Alegrete – Portalegre. Até à sede do Grupo Desportivo Cultural e Social rumaram 43 pessoas, sendo nove mulheres.
Ao todo doaram sangue quatro dezenas de voluntários, pois os exames clínicos ditaram que três não o pudessem fazer.
Quanto a novos dadores, a safra foi ela também muito entusiasmante: cinco estreantes, dos quais três do sexo feminino. Já o Registo Nacional de Dadores Voluntários de Células de Medula Óssea cresceu com duas inscrições.
O almoço convívio realizou-se no local da colheita e contou com o apoio da Junta de Freguesia de Alegrete e do Grupo Desportivo Cultural e Social.

Três colheitas em 2017

Ainda no presente ano a ADBSP vai levar a efeito as seguintes colheitas: 04 de novembro, nos Bombeiros do Crato; 18 de novembro, na Casa do Povo de Santo António das Areias (Marvão); 16 de dezembro, no quartel dos Bombeiros de Monforte.
Recorde-se que as nossas brigadas são em sábados e na parte da manhã.


JR

Estudo genético do cancro da mama reduz necessidade de quimioterapia

O IPO/Porto considerou hoje que o estudo genético (teste genómico) do cancro da mama iniciado em julho naquele instituto já deu resultados "muito positivos" ao permitir "reduzir em 39% a necessidade de efetuar quimioterapia adjuvante".
Resultado de imagem para Estudo genético do cancro da mama reduz necessidade de quimioterapia
Segundo o coordenador da Clínica de Mama do IPO-Porto, Joaquim Abreu de Sousa, "dos 23 casos de risco intermédio que efetuaram o referido teste até agora, num terço (39%) foi possível evitar a necessidade de efetuar quimioterapia adjuvante".
"Estes casos ficaram apenas propostos para hormonoterapia adjuvante", sublinhou o oncologista.
O Instituto Português de Oncologia do Porto realiza desde julho testes aos genes dos tumores extraídos da mama, para verificar a agressividade, a probabilidade de desenvolver metástases e a necessidade de quimioterapia, permitindo um tratamento personalizado.
O teste genómico estuda 50 genes associados ao cancro da mama, determinando, para além do grau de agressividade do tumor, a forma como este se vai comportar.
Para Joaquim Abreu de Sousa, a mais-valia da assinatura genética é enorme, visto que representa um ponto de viragem no entendimento da doença, permitindo tratar os doentes de forma altamente especializada e individualizada, sendo os diagnósticos e as terapêuticas desenhadas em função das características individuais de cada um.
Joaquim Abreu falava a propósito do Dia Nacional Prevenção Cancro da Mama, 30 de outubro, data em que o IPO-Porto celebra também o 10º aniversário da Clínica da Mama.
Segundo o IPO, "a Clínica da Mama foi a primeira clínica com modelo de cuidados centrados no doente a ser construída, recebendo cerca de 1.200 novos doentes por ano e realizando mais de 30 mil consultas anuais".
De acordo com os dados disponibilizados à Lusa, "de 2007 até agora tem registado um aumento anual de cerca de 20% de novos doentes".
Ao longo destes 10 anos, a Clínica de Mama do IPO-Porto tratou "mais de 10 mil novos doentes com cancro da mama, tendo atualmente em seguimento cerca de 50 mil doentes".
"A investigação levada a cabo na Clínica de Mama, que ao participar de forma contínua em inúmeros ensaios clínicos internacionais, permite que os seus doentes tenham acesso a tratamentos inovadores, muito antes de estes estarem disponíveis para uso na prática clínica diária", salienta o IPO.
Os resultados alcançados nos últimos anos ditam "um aumento progressivo das taxas de sobrevivência, que hoje se aproximam dos 90% aos 5 anos", acrescenta.
Lusa

Gala Gastronómica das Estrelas da Bairrada… com três mirenses!

São gandareses. São mirenses, mas fazem parte de um leque de cinco chefs que estarão presentes na Gala Gastronómica das Estrelas da Bairrada.
Fernando Heleno, Paulo Paiva e António Lagoa são os chefs mirenses que, juntamente com Nuno Porfírio e Tito Ferreira que estarão no Hotel paraíso, em Oliveira do Bairro, no próximo dia 11 de Novembro.
Esta é a primeira de uma série de quatro Galas, cada uma com intervalo de três em três meses, que darão a conhecer cinco talentosos chefs, seus pratos e também, bebidas de qualidade a acompanhar as iguarias.
Nesta Gala, os espumantes da região serão: Eng. Carvalheira, Eng. Paula Gala, Caves Montanha, QMF e
Eng. Dias Cardoso.

Caso pretenda estar presente, aqui ficam dados importantes:
Local: Hotel Paraíso
Rua do Foral, Oliveira do Bairro

Preço: € 50,00 (IVA incluído)
Convite válido para 1 pessoa.

Reservas:
Telef.: 916 621 573 – Gustavo Maya

Mira Online

Governo português não reconhece declaração unilateral de independência da Catalunha

O Governo português salientou hoje que "não reconhece a declaração unilateral de independência" anunciada no parlamento Regional da Catalunha e condena a "quebra da ordem constitucional e o ataque" ao Estado de Direito em Espanha.
Esta posição é assumida num comunicado oficial do Governo português, depois de o parlamento regional da Catalunha ter aprovado hoje, em Barcelona, a independência da região e a separação de Espanha, numa votação sem a presença dos principais partidos que se opõem à proposta, que abandonaram a sala minutos antes.
"O Governo português não reconhece a declaração unilateral de independência hoje anunciada no parlamento regional da Catalunha. Portugal condena a quebra da ordem constitucional e o ataque ao Estado de direito em Espanha - parte integrante do quadro jurídico da União Europeia -, que este ato configura", lê-se no comunicado.
O Governo português frisa ainda que "confia que as instituições democráticas espanholas saberão restaurar o Estado de direito e a ordem constitucional, quadro natural do diálogo democrático, a fim de preservar os direitos e liberdades de todos os seus cidadãos e garantir que seja encontrada a melhor solução para preservar a unidade de Espanha".
"A nossa posição é muito clara: total solidariedade à defesa do princípio constitucional da unidade de Espanha e o desejo de que, no funcionamento normal da ordem constitucional, sejam assegurados os canais de diálogo próprios que devem existir, mas salvaguardando aquilo que é fundamental num Estado de direito, que é o cumprimento da lei da Constituição", afirmou António Costa.
Lusa

Jornadas de Responsabilidade Social e Cidadania Empresarial - Portalegre


O Nucleo Distrital de Portalegre da EAPN Portugal, em parceria com o CLDS Vértice 3G, estão a organizar as Jornadas de Responsabilidade Social e Cidadania Empresarial, a ter lugar no próximo dia 7 de Novembro, no Museu das Tapeçarias, em Portalegre.

Este evento tem como objetivos principais:

- Incentivar a participação do tecido empresarial – em particular do distrito de Portalegre – a integrar e promover interna e externamente os valores da Responsabilidade Social das Empresas e da Cidadania Empresarial.

- Promover a reflexão sobre o papel das empresas na promoção da empregabilidade das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

- Refletir sobre a importância do voluntariado na vida das organizações, bem como a promoção da ética e da responsabilidade social nas organizações. Destacando a importância do voluntariado na vida das organizações. 

- Partilhar conhecimentos e experiências bem-sucedidas na área da Responsabilidade Social.

- Divulgar estratégias de intervenção e metodologias criativas para a promoção da Responsabilidade Social nas Empresa e nas Organizações de Economia Social.


ULSNA


 

43º Congresso Nacional – Primeiro Dia em Imagens