quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Centro Hospitalar do Baixo Vouga Aveiro, 2° Círculo de Reflexão

 O Grupo de Trabalho de Humanização do Serviço de Urgência Geral do Centro Hospitalar do Baixo Vouga Aveiro, está a organizar o 2° Círculo de Reflexão subordinado ao tema "Suicídio e comportamentos autolesivos", que se realiza no próximo dia 11 de Dezembro pelas 16h:30 na Sala Diatosta do CHBV, Aveiro.
O 2° Círculo de Reflexão é um projeto desenvolvido em parceria com o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHBV, Aveiro e terá a duração de 3h, que tem por objetivo criar um momento de partilha de experiências e conhecimentos envolvendo profissionais de saúde, utentes e seus familiares.

Pelo grupo,
Maria Morais 
Enfermeira do Serviço de Urgência Geral 


Águeda vence Prémio Nacional de Turismo. Município foi distinguido pelo turismo autêntico que apresenta, através do - Art Festival

 Águeda é a grande vencedora do Prémio Nacional de Turismo, com o AgitÁgueda, na categoria turismo autêntico.
“É com muita satisfação que recebemos este galardão que reconhece Águeda como um destino turístico autêntico e que premeia o caminho que fizemos até aqui”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, acreditando que todos os aguedenses se revêem neste prémio com orgulho.
O Município de Águeda foi distinguido na categoria de turismo autêntico, entre mais de 750 candidatos. A cerimónia decorreu, há momentos, no Forte de Crismina, em Cascais, e contou com a presença, entre outras individualidades, de Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, e de dezenas de municípios e operadores turísticos.
“Este prémio distingue, mais uma vez, Águeda, através do AgitÁgueda, como um destino de excelência, que proporciona experiências autênticas”, declarou ainda Edson Santos, sublinhando que tal como o AgitÁgueda e o Águeda é Natal (que está a decorrer até dia 7 de janeiro) estes eventos promovem "o nosso território e afirmam Águeda na região, no país e no mundo".
O AgitÁgueda – Art Festival voltará a surpreender de 6 a 28 de julho de 2024.
O Prémio Nacional de Turismo é uma iniciativa do Expresso e BPI, que vai na 5.ª edição e que atribuiu prémios a projetos e destinos turísticos nas seguintes categorias: Turismo Autêntico, Turismo Gastronómico, Turismo Inclusivo, Turismo Inovador e Turismo Sustentável.

*Ana Sofia Pinheiro
Gabinete de Comunicação e Imagem

Município lança novo site dedicado às Rotas de Proença


A natureza é o pano de fundo para qualquer roteiro em Proença-a-Nova seja a pé, de carro ou de bicicleta em que verbos de ação como passear, caminhar ou pedalar convidam a explorar o território de várias formas. 
Com o objetivo simplificar a procura pelos percursos de natureza existentes no concelho, o Município de Proença-a-Nova vai lançar um novo site denominado Rotas de Proença que irá reunir todos os percursos pedestres, percursos de BTT e percursos para veículos motorizados.
Este novo site, que estará online a partir do dia 17 de dezembro, é uma das muitas iniciativas que o Município de Proença-a-Nova tem promovido de modo a aumentar a atratividade do concelho em várias áreas de interesse, dotando-o de condições para ser um destino turístico de excelência, substancialmente nas áreas do turismo de, e na, natureza associados aos recursos naturais de qualidade ambiental e com forte pendor identitário da região.
Assim, de forma descomplicada, qualquer pessoa que entre no novo site pode selecionar o tipo de percurso, distância e tipo (pedestre, BTT ou motorizado). Cada percurso tem disponível uma ficha técnica com a descrição da rota, o grau de dificuldade, a distância, a duração estimada e a possibilidade de descarregar o ficheiro para gps.
Os percursos pedestres do concelho, marcados segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, oferecem diferentes atrativos para quem se queira fazer ao caminho. Sete dos percursos são de pequena rota e um deles é a Grande Rota da Cortiçada - GR39, com mais de 130 quilómetros, aos quais se juntam ainda seis trilhos pedestres também sinalizados. Os «betetistas» ou praticantes de BTT têm no concelho de Proença-a-Nova condições ímpares para a prática desta atividade, principalmente na vertente de lazer. Estão disponíveis três percursos marcados para a prática de BTT, divididos por grau de dificuldade e na Serra das Talhadas estão disponíveis seis pistas de enduro, de uso livre e gratuito, com quatro graus de dificuldade (fácil, acessível, difícil e muito difícil), num total de 14 quilómetros. A Rota das Memórias é uma rota inclusiva e permite que todos, sem exceção, a possam percorrer num veículo.
Com o objetivo de criar uma comunidade de entusiastas de turismo de natureza foi também criado um grupo no Facebook denominado de Rotas de Proença, ao qual qualquer pessoa pode aderir para partilhar fotos com o hashtag #visitproenca, comentar ou simplesmente tirar dúvidas sobre as rotas.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos


Celorico da Beira | XXIII Grande Prémio Marcha Atlética e I Trail do Cerco

 


XXIII Grande Prémio Marcha Atlética e I Trail do Cerco
Anabela Morgado



Aveiro | Nova Agrovouga regressa em 2024 para mais 10 dias de promoção da agricultura

 Ao longo da última semana (17 a 26 de novembro), Aveiro esteve no epicentro do agronegócio e da promoção do que melhor se produz na zona centro do País, na valorização dos produtos locais e serviços do ecossistema do setor primário da agricultura.
Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, o evento cimentou a sua posição de maior feira agrícola e pecuária da Região, este ano numa versão alargada de dez dias, que se confirmou com uma aposta ganha e que iremos manter em 2024, ano em que Aveiro será Capital Portuguesa da Cultura.
A 4.ª edição da Nova Agrovouga, que decorreu entre os dias 17 e 26 de novembro, levou ao Parque de Feiras e Exposições de Aveiro milhares de pessoas, com destaque as cerca das 2.500 crianças dos vários estabelecimentos de ensino do Município que, de 20 a 24 de novembro, descobriram os encantos da Quinta Pedagógica, do arborismo e da floresta e do ciclo do leite, também no quadro da promoção da nossa raça bovina autóctone, a Marinhoa.
Na Nova Agrovouga houve ainda tempo para que miúdos e graúdos descobrissem os encantos da tecnologia aliada à agricultura e do mundo equestre, com sessões de batismos a cavalo e workshops da nobre arte de ferrador.
A gastronomia e os produtos distintivos da Região estiveram em destaque na edição 2023 da Nova AGROVOUGA, desde a carne Marinhoa ao leitão, vinhos e espumantes da Região da Bairrada, dos produtos do Mar e da Ria de Aveiro, sem esquecer – claro está – os invitáveis Ovos Moles de Aveiro.
Conferências: do Agronegócio à Floresta
A componente técnica foi uma das novidades da Nova Agrovouga 2023, com debates e conferências sobre o futuro do agronegócio, com a integração das novas tecnologias com recurso a satélites e à inteligência artificial, bem como, à necessidade de apostar no marketing para promover os produtos da terra.
A floresta teve, igualmente, um importante destaque com o lançamento do Clube de Produtores Florestais, por parte de uma das mais prestigiadas empresas da nossa região, a “The Navigator Company”. Este novo Clube de Produtores representa uma das iniciativas mais inovadoras dirigidas aos produtores de floresta em Portugal e que fundamentalmente dará acesso a programas de coinvestimento entre os produtores e a “Navigator”, assim como irá facultar fontes de conhecimento, no que diz respeito a todas as práticas florestais, potenciando custos de produção sustentáveis para todos os intervenientes.
O Clube de Produtores visa apoiar na modernização dos equipamentos e na qualificação dos recursos humanos, disponibilizando benefícios exclusivos, sobre os desafios que se colocam a uma importante área económica da Região, tendo Aveiro a felicidade de ter no seu território uma unidade industrial, em Cacia, e um centro de investigação de excelência, em Eixo.
Os desafios do setor agropecuário e a necessária adaptação às novas exigências ambientais foram debatidas no dia 22 de novembro, com a realização do Seminário sobre a gestão dos efluentes pecuários nas explorações de leite, o qual contou com fundamentais representantes da Proleite, Lacticpoop, Fenelac e Confagri.
Raça Marinhoa e sector Equestre deram vida à Agrovouga
A Raça Marinhoa realizou o seu XXVI Concurso Nacional, no dia 26 de novembro, com a presença de dezenas de animais em exposição e respetivos criadores, verdadeiros guardiões de uma espécie autóctone fantástica da região centro, tendo este ano sido convidada a raça Minhota para participar na exposição de bovinos.
O setor equestre teve o maior destaque e participação de sempre nas edições da Nova Agrovouga, com a presença de mais de 18 criadores, vincado por um programa bastante rico e diversificado e por uma forte adesão por parte do público. Destaque para a realização da Supertaça de Horseball, o concurso de modelo e andamentos, o concurso regional de atrelagem, a taça de equitação de trabalho, espetáculos equestres e o Concurso de Saltos, que se realizou de 24 a 26 de novembro.
O turismo equestre: passado, presente e futuro, foi tema de debate no dia 23 de novembro, com a presença de cerca de 200 participantes, o qual contou com a participação de um conjunto de oradores de excelência, que demonstraram o potencial de crescimento desta área, sendo um produto já com grande expressão ao nível do turismo em Portugal. Aproveitando a presença de vários Autarcas do país, realizou-se nesse mesmo dia, uma reunião de trabalho da futura Associação de Cidades e Vilas Equestres, com o objetivo de potenciar e divulgar o que de melhor se faz em Portugal no setor do turismo equestre.

A animação foi uma constante ao longo dos dias do evento, com espetáculos musicais, espetáculos de showcooking, com provas de queijos comentadas, apresentação do livro da Raça Marinhoa e com a presença de várias Confrarias Gastronómicas da Região.
Um agradecimento a todos os expositores e parceiros que tornaram possível a edição deste ano da Nova Agrovouga, ficando desde já marcado o regresso em 2024, numa edição especial, que decorrerá de 15 a 24 de novembro.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

LIGAÇÃO "RÁPIDA" DE AUTOCARRO LEIRIA/MARINHA GRANDE

 'Rápida', um autocarro que ligará os concelhos de Leiria e da Marinha Grande pela A8 entra em funcionamento a partir da próxima segunda-feira, dia 4 de dezembro. Trata-se de um serviço de transporte mais rápido, cómodo, seguro e menos poluente.

Este novo serviço funcionará entre as 6:35 e as 20:20 horas (primeira partida junto ao Estádio da Marinha Grande e última chegada a Leiria, na paragem das Piscinas Municipais) dos dias úteis e será gratuito até ao final do ano.

O autocarro irá fazer a ligação entre o Estádio Municipal da Marinha Grande e o Estádio Municipal de Leiria, pela A8, num percurso estimado em 15 minutos, não superior a 20 minutos, com paragens também na Zona Industrial da Marinha Grande e junto ao Campus 2 do Politécnico de Leiria e LeiriaShopping.

A partir de janeiro de 2024, os bilhetes comprados ao motorista terão um custo de 2,5 euros e uma caderneta de dez viagens custa 20 euros. O passe mensal tem o valor de 25,50 euros.

Este serviço pretende dar resposta aos problemas de fluxo de tráfego da N242, que liga Leiria à Marinha Grande, além de permitir ligações com o MOBILIS, em Leiria, e com a Linha Amarela da TUMG, na Marinha Grande. Outra vantagem deste serviço prende-se com a possibilidade dos utentes utilizarem as bolsas de estacionamento gratuito próximas dos centros urbanos, tais como, o Estádio de Leiria, o Complexo de Piscinas Municipais de Leiria, o Mercado de Leiria, e o Estádio da Marinha Grande.

A criação desta linha integra-se num sistema de mobilidade sustentável preparado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria - CIMRL, que visa interligar os dez concelhos que a compõem (Ansião, Alvaiázere, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós).

Gabinete de Comunicação e Imagem

SESSÕES PARA A DÁDIVA DE SANGUE EM DEZEMBRO NO POSTO FIXO DA ADASCA (Aveiro)

 Deixe-se levar pelo coração

O Sangue é necessário todos os dias. O Sangue não se fabrica artificialmente. O Sangue corre nas suas veias. É saudável? Dê Sangue! Ajude os outros… Poderá ser você mesmo a precisar de ajuda!

Dádiva a dádiva… E a vida recomeça num adulto ou numa criança! Saiba como, quando e onde pode dar Sangue.

Apoio: http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Site www.adasca.pt

EXECUTIVO MUNICIPAL REUNE HOJE EM CASTELO DE PAIVA PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO NA ORDEM DO DIA

 
A 𝐫𝐞𝐮𝐧𝐢𝐚̃𝐨 𝐩𝐮́𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚 𝐝𝐚 𝐂𝐚̂𝐦𝐚𝐫𝐚 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐥 de Castelo de Paiva 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚-𝐬𝐞 𝐡𝐨𝐣𝐞, 29 de Novembro, 𝐩𝐞𝐥𝐚𝐬 14:030h, nas instalações dos Paços do Concelho, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
AGENDA – REUNIÃO ORDINÁRIA DE 29 DE NOVEMBRO DE 2023
I
PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA
II
1. Resumo Diário de Tesouraria.
2. Acta da reunião ordinária de 25 de Agosto de 2023.
3. Obras Municipais.
3.1 Proc. 03/2023 – Reabilitação de arruamentos nas várias freguesias do concelho – Lote 1 – UF da Raiva, Pedorido e Paraíso – Trabalhos a menos - Apreciação e deliberação.
3.2 Loja do Cidadão de Castelo de Paiva – UF de Sobrado e Bairros – Revisão de Preços Ordinária Provisória Final - Apreciação e deliberação.
3.3 Proc. 01/DOMA/2022 – Requalificação do Cavalete do Fôjo e zona envolvente – UF Raiva, Pedorido e Paraíso – Auto de Revisão de Preços Ordinária Provisória – Apreciação e deliberação.
4. Obras Particulares.
5. Loteamentos Urbanos e Obras de Urbanização.
6. Subsídios e Apoios a Diversas Entidades.
7. Imposto Municipal sobre Imóveis – Ano de 2024 – Apreciação e deliberação.
8. Proposta para a Participação do Município no IRS – Ano de 2024 - Apreciação e deliberação.
9. Proposta de actualização do regime tarifário da prestação do serviço de abastecimento de água, do serviço e saneamento de águas residuais urbanas, e do serviço de recolha e deposição de resíduos sólidos urbanos - Apreciação e deliberação.
10. Tabela de Taxas para o ano de 2024 - Apreciação e deliberação.
11. Proposta de encargos com o recrutamento de novos trabalhadores; alterações de posicionamento remuneratório; prémios de desempenho – Ano de 2024 - Apreciação e deliberação.
12. Proposta de Orçamento, GOP´S, Plano Anual de Recrutamento, caracterização dos postos de trabalho e Mapa de Pessoal para o ano de 2024 - Apreciação e deliberação.
13. Proposta para abono de despesas de representação dos titulares de cargos dirigentes - Apreciação e deliberação.
14. Proposta - Suplemento de Penosidade e Insalubridade – Cumprimento do disposto nas disposições conjugadas do n.º 2, do art.º 159, da LTFP, e n.º 2 artigo 3.º do D.L. n.º 93/2021, de 9 de Novembro – Apreciação e deliberação.
15. Proposta - Transferência de competências dos municípios para os órgãos das freguesias – Lei n.º 57/2019, de 30 de abril – Apreciação e deliberação.
16. Guia Tratamento Técnico da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Tâmega e Sousa – Apreciação e deliberação.
17. Guia Intermunicipal de Utilização das Bibliotecas da RIBTS (Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Tâmega e Sousa) – Apreciação e deliberação.
18. Concurso público para adjudicação do arrendamento do espaço destinado ao serviço de bar existente no edifício da Câmara Municipal – Conhecimento.
19. Despachos proferidos em uso de competência delegada.
III
Intervenção do Público

Carlos Oliveiro
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Associação António de Lima Fragoso apresentou programa. Sessão sobre Mecenato Cultural reuniu empresários e agentes de Cantanhede

 
As vantagens fiscais e promocionais de qualquer participação ao abrigo da Lei do Mecenato Cultural foi o tema da sessão de trabalho que juntou, no salão nobre dos Paços do Concelho, na última segunda-feira, 27 de novembro, entidades públicas, empresários e agentes culturais do concelho.
Coube a José Augusto, do Departamento de Mecenato do Ministério da Cultura, conduzir a sessão, dando conta dos benefícios fiscais previstos na lei, as regras aplicáveis ao Mecenato e a relevância de identificação de projetos artísticos e culturais elegíveis para receber e ver reconhecido o estatuto de Mecenato, quer de escala nacional, quer nas diferentes regiões do país.
A sessão permitiu ainda dar a conhecer aos empresários a possibilidade de levarem mais longe a responsabilidade social das empresas, constituindo um ponto de partida para uma progressiva aproximação dos setores público e privado – na área económica e no domínio da cultura –, em torno de projetos culturais.
Em paralelo, decorreu a apresentação do programa cultural da Associação António de Lima Fragoso, que esteve a cargo de Eduardo Fragoso.
Na ocasião, o vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso, destacou “a importância do tecido empresarial no desenvolvimento económico e social do território, mas também a relevância da responsabilidade social no âmbito empresarial que pode impactar na Cultura”.
O autarca relembrou, a propósito, “o valioso legado musical do grande pianista e conceituado compositor, que foi apontado pela crítica como um dos mais poderosos talentos da sua geração, e o trabalho absolutamente notável que a Associação António Fragoso tem desenvolvido em prol da cultura, e em especial para a divulgação e afirmação do extraordinário legado de Fragoso e da sua obra”.
Para além do conjunto de incentivos de natureza fiscal no âmbito do Mecenato Cultural, que se traduz em benefícios fiscais, como a redução em matéria coletável, a quem contribua para a proteção dos artistas e das artes e promova o desenvolvimento cultural do país, apoiando projetos artísticos e culturais elegíveis para tal, o mecenato cultural pode constituir também uma estratégia de marketing empresarial, num cenário em que as instituições usam o apoio financeiro à cultura como veículo para destacar o seu papel ativo na sociedade e no mercado, promovendo a sua imagem”, complementou.


*Paulo Cardantas
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo


Opinião: O PODER AOS “LOUCOS”

Sabem a diferença entre um génio e um louco? O sucesso!” Foi com afirmações como esta que Milei ganhou a presidência da Argentina pela histórica marca de 55 por cento! O mimo ao Papa Francisco, também ele argentino, foi mais longe: “um representante do maligno na Terra”. O “louco” e as suas ideias “loucas” venceram o escrutínio. Os argentinos estarão loucos? Não, apenas estão com raiva, desiludidos.
Os eleitores estão cada vez mais dispostos a dar uma oportunidade a alternativas ainda não experimentadas e escolhem partidos que se apresentam como antissistema. A Argentina é apenas o mais recente exemplo. Na Europa, nos últimos dois anos, um terço dos eleitores votaram nestes partidos! Uma clara resposta de protesto contra uma “casta política parasitária e ladra”, como chamou o novo presidente argentino?
Há a perceção de que estes partidos [tradicionais] se tornaram essencialmente organizações em busca de cargos, indiferentes às preocupações das pessoas”. É a explicação de especialistas.
Os partidos tradicionais que se tem alternado no poder podem estar em muitos maus lençóis, um pouco por todo o lado. Na hora em que é chamado a escolher, o povo mostra a sua revolta contra os interesses instalados de uma elite corrupta. Como concluem especialistas. E assim, os políticos antissistema estão a ganhar terreno.
Os partidos tradicionais tem que mudar a atitude para reconquistarem a confiança. Se assim não fizerem, vão perceber que os argentinos não são a exceção ao eleger um “louco”.

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Destaque
Os partidos tradicionais tem que mudar a atitude para reconquistarem a confiança”

Águeda | Ponte de Cambra já reabriu ao trânsito

 Após as obras de reabilitação e requalificação, a circulação rodoviária foi reposta
A Ponte de Cambra, sobre o Rio Alfusqueiro e que faz ligação entre os lugares de Casal e Cambra, na União de Freguesias do Préstimo e Macieira de Alcôba, reabriu esta manhã ao trânsito.
A intervenção, que comportou um investimento de cerca de 268 mil euros, surgiu na sequência de inspeções periódicas às pontes e viadutos do concelho sob jurisdição municipal, que detetaram, após verificação subaquática aos elementos de apoio da ponte, fragilidades na parte submersa de um dos pilares, que poderiam colocar em causa a integridade e segurança estrutural da ponte.
Encerrada de imediato ao trânsito, em maio último, iniciou-se o processo para a sua reabilitação, para resolver as anomalias detetadas e melhorar as condições gerais de circulação na ponte.
As obras iniciaram em final de agosto e englobaram a limpeza (remoção de troncos sob a sapata do pilar) e execução de obras de contenção, através da colocação de aterros com núcleo de argila, bem como a betonagem e execução de reforço da parede do pilar. Foi igualmente feito o enrocamento argamassado na envolvente dos pilares.
Quanto ao tabuleiro, a intervenção incluiu a remoção da camada de betão deteriorado da face inferior do tabuleiro, a aplcação de produto de tratamento anticorrosivo e aplicação de betão para acabamento.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

MUNICÍPIO DE SILVES CELEBRA PROTOCOLO COM A CASA DO POVO DE SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES NO ÂMBITO DO PROGRAMA ESCOLHAS

 Decorreu no passado dia 03 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Silves, a assinatura do Protocolo Silves Mesmo Inclusivo – E9G (SMI E9G), no âmbito da 9ª Geração do Programa Escolhas, sob alçada do IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude. O mesmo teve como intervenientes, a Presidente da Câmara Municipal de Silves Rosa Palma e o Presidente da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, José Carlos Sousa Araújo.
O Programa Escolhas tem como missão promover a inclusão e integração social de crianças e jovens provenientes de contextos de maior vulnerabilidade socioeconómicano âmbito das medidas I (Educação, Formação e Emprego) e II (Dinamização Comunitária e Cidadania).
O SMI E9G tem a duração prevista de três anos, com término em setembro de 2026 e irá desenvolver-se em parceria com a Câmara Municipal de Silves e restantes parceiros, refletindo esforços conjuntos que resultarão na disponibilização de espaço e pessoal técnico municipal para apoiar os objetivos propostos.

 

MUNICÍPIO DE SILVES APRESENTA PROGRAMA CULTURAL DOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL NUM CONCERTO COM PAULO DE CARVALHO

 No ano em que se assinala o 50º aniversário da Revolução dos Cravos, o Município de Silves decide comemorar esta efeméride com um vasto programa que celebra ABRIL PRESENTE, LIBERDADE SEMPRE.
A cerimónia de abertura das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril está marcada para o dia 02 de dezembro, às 21h00, no Teatro Mascarenhas Gregório, onde será feita a apresentação pública do Programa Cultural, seguida do concerto imperdível de Paulo de Carvalho e Convidado muito especial.
Serão 365 dias para celebrar a liberdade, trazendo aos palcos e aos diversos equipamentos do concelho mais de 60 atividades que explorarão o campo artístico da poesia, da escrita, do teatro, das artes visuais e performativas, da expressão plástica, entre outras áreas.
«Abril é tempo de festejar os ideais da Liberdade e Democracia, pilares essenciais da nossa sociedade, sendo que ABRIL PRESENTE, LIBERDADE SEMPRE apresenta uma oferta diversificada e abrangente permitindo a todas as gerações vivenciar os valores de Abril” afirma Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves.
O Município de Silves convida todos a viver Abril e a participar na apresentação pública do vasto programa das Comemorações do 50º Aniversário do 25 de Abril, que decorrerá de 02 de dezembro de 2023 a 02 de dezembro de 2024.

Programação estende-se até 7 de janeiro de 2024. Luzes de Natal iluminam as ruas de Cantanhede a partir de 1 de dezembro

 
A atmosfera característica do Natal regressa a Cantanhede na próxima sexta-feira, 1 de dezembro, com a inauguração das iluminações de Natal, pelas 17h30, com destaque para a fachada dos Paços do Concelho, junto à qual foi instalada uma árvore de Natal de grandes dimensões.
Até 7 de janeiro, a programação delineada pela autarquia para assinalar a época natalícia contempla diversas atividades, com destaque para a 1.ª edição do Teatrola - Festival de Teatro Infanto-Juvenil, promovido pela Associação Escolíadas, que decorre na tenda instalada na Praça Marquês de Marialva, nos dias 1 e 2 de dezembro.
Além da sonorização de rua e iluminação alusiva ao Natal nas ruas mais movimentadas da cidade, a Praça Marquês de Marialva vai ser palco de exposições, concertos, presépios, mercadinho, música, jogos, ateliês criativos e pinturas faciais.
Destaque ainda para a realização, entre 8 e 10 de dezembro, da Mod’Arte Cantanhede, iniciativa que inclui wokshops e dois desfiles de moda, um primeiro proporcionado por lojistas do concelho e um segundo que contará com a apresentação de criações artísticas de jovens designers também do concelho.
A chegada do Pai Natal à Praça Marquês de Marialva terá lugar no dia 16 de dezembro, sábado, com início às 16h30, trazendo consigo muita alegria, música e muitas surpresas.
Da programação consta também uma tômbola de Natal, de 1 a 27 de dezembro, um carrossel para crianças, até 7 de janeiro, e espetáculos musicais em várias freguesias.
Ainda no âmbito desta quadra, a Biblioteca Municipal acolhe a partir de 6 de dezembro a exposição "Nasceu um Menino", uma mostra que reúne trabalhos do Mundinho d’Arte ateliê.
Destaque ainda para os presépios de cortiça, de Samuel Machado, e em calcário, da autoria de Carla Ferreira, que poderão ser apreciados já a partir de 1 de dezembro na Escola Conde Ferreira e Largo Conselheiro Ferreira Freire, respetivamente.

*Paulo Cardantas 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo


Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova celebraram 75º aniversário

 A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova assinalou no dia 25 de novembro o seu 75º aniversário. A celebração decorreu no Quartel dos Bombeiros de Proença-a-Nova, teve cortejo de viaturas pelo centro da vila e convívio entre todos os presentes e convidados.
Todos os bombeiros da corporação tiveram a oportunidade de estar presentes graças à ajuda dos Bombeiros de Sertã, Oleiros e Vila Velha de Ródão, que asseguraram o serviço do quartel no momento de convívio da corporação.
 
Tiveram a palavra Patrícia Gaspar, Secretária de Estado da Proteção Civil, João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, André Fernandes, Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, Eduardo Correia, Vice-presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Tiago Marques, comandante da corporação e Ricardo Araújo, presidente da direção da AHBVPN.
 
*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Aveiro | 1,2 milhões de euros para a época desportiva 2023/2024

 Esta terça-feira, 28 de novembro, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) assinou os Contratos-Programa e Protocolos de Cooperação Financeira do Programa Municipal de Apoio às Associações (PMAA) 2023/2024, com 38 Associações Desportivas, a que correspondeu um valor de apoio financeiro total de 1.248.100€.
O Apoio ao Investimento é o que concentra a maior parte das verbas entregues, com 718.150€ atribuídos a 19 das 38 Associações. O Apoio à Atividade Regular é a outra grande área de atribuição de verbas, com 527.150€ para 36 das Associações. Por último, a CMA atribuiu 2.000€ de apoios para Ações Pontuais a uma Associação Desportivas.
De entre os principais investimentos das Associações e Clubes Aveirenses que contaram com o financiamento por parte da CMA, destacam-se o novo relvado sintético do ARC Oliveirinha (280.000€), e o apoio ao investimento na ampliação do pavilhão, para instalação de serviços de apoio, do Clube do Povo de Esgueira (240.000€). Estes valores serão executados e transferidos nas épocas desportivas de 2023/24 e 2024/25.
A esta estratégia, juntam-se naturalmente os eventos desportivos organizados diretamente pela Câmara Municipal ou com o seu apoio à organização, dos quais sublinhamos, a realização da Maratona da Europa, o Aveiro Spring Classic, a Liga Pro Skate, a São Silvestre de Aveiro, as atividades náuticas promovidas pelas Estação Náutica de Aveiro, a Volta a Portugal em Bicicleta Feminina, o Aveiro City Race, entre tantas outras.
O Presidente da CMA, Ribau Esteves, sublinhou a aposta reiterada, contínua e estável no apoio à atividade das Associações Desportivas do Município de Aveiro, uma marca muito importante da governação da CMA, que deve ser utilizada pelos clubes como incentivo à persecução dos seus objetivos.
“No atual momento que vivemos, com condições sociais e económicas difíceis, é muito importante que as nossas Associações tenham instrumentos próprios de receita, aumentem a sua autonomia, para que possam ajustar, de forma devida, a sua atividade à sua capacidade de concretizar projetos e ações. O investimento que a CMA realiza deve assim servir como incentivo e contribuição extraordinária à persecução dos seus objetivos desportivos e sociais, com especial atenção à formação das nossas Crianças e Jovens, e também no âmbito do apoio à competição ao mais alto nível, onde queremos ter muito melhores resultados”, disse.
O Presidente Ribau Esteves fez referência aos investimentos em infraestruturas desportivas, destacando as obras em fase final de execução da Piscina e do Pavilhão do IPDJ que agora estão sob a alçada da CMA, cuja gestão vai ser protocoladas respetivamente com o Galitos e o Alavarium, assim como o Pavilhão de São Bernardo, propriedade ainda do Montepio Geral, que se encontra em fase final de obra e de licenciamento e que passará a ser propriedade da CMA e entregue à gestão do CD São Bernardo. O grande Pavilhão Desportivo junto ao EMA, em fase de lançamento de concurso público, será o próximo investimento da CMA a iniciar construção, num investimento novo de cerca de 18 milhões de euros.
A aposta da CMA no continuado e crescente fortalecimento do Movimento Associativo Municipal destaca-se também pela sua importante relevância social, económica e política, e de uma forma proporcional à atividade de cada uma das Associações, cuidando de uma relação equilibrada em todo o Município e com todas as Associações.
Seguimos assim a estratégia política assumida, de rigor e clarividência absoluta com os nossos concidadãos, divulgando a lista de apoios contratualizados para o apoio à atividade regular, o apoio ao investimento e apoio à realização de atividades pontuais:

Associações Desportivas
Entidade
Tipologia de Apoio
Atividade Regular
Investimento
Ação Pontual
Academia de Karaté Shotokan de Aveiro

1.000,00 €
ACREMA
1 500,00 €
Agarrados ao BTT
4 500,00 €
Alavarium - Andebol Clube de Aveiro
20 000,00 €
Associação Recreativa e Cultural de Oliveirinha
6 500,00 €
280.000,00 €
[140.000,00 em 2023
140.000,00 em 2024
AVELA - Associação Aveirense de Vela de Cruzeiro
2 500,00 €
Associação Columbófila de Esgueira
1 500,00 €
Associação Canoagem do Centro
2.000,00€
Associação de Artes Marciais de Aveiro
2 500,00 €
Associação de Natação Centro Norte de Portugal
10.000,00 €
Associação Desportiva Amigos da Canoagem de Cacia
6 000,00 €
10 000,00 €
Associação Desportiva de Nariz
4 500,00 €
1 750,00 €
Associação Desportiva da Taboeira
26 000,00 €
70 000,00 €
Associação Desportiva e Cultural de São Jacinto
6 500,00 €
1 500,00 €
Associação Recreativa e Cultural da Barroca
5 500,00 €
1 000,00 €
Casa do Povo Esgueira
6 000,00 €
Centro Atlético da Póvoa Pacence (CENAP)
35 000,00 €
8 000,00 €
Clube Desportivo de São Bernardo
23 000,00 €
Clube de Judo IPPON
1 000,00 €
750,00 €
Clube de Natação Amarra ao Cais
1 000,00 €
Clube de Ténis de Aveiro
5 000,00 €
2 800,00€
Clube de Ténis de Mesa de Oliveirinha
12 000,00€
5 600,00 €
Clube de Voleibol de Aveiro
6 500,00 €
350,00€
Clube de Ultimate e Desportos de Disco de Aveiro
500,00€
Clube do Povo de Esgueira
45 000,00 €
240.000,00 €
[120.000,00 em 2023
120.000,00 em 2024]
Clube dos Galitos
127 900,00 €
10 000,00 €
Clube Estrela Azul
8 000,00 €
Coletividade Popular de Cacia
7 000,00 €
20 000,00 €
Escola Gímnica de Aveiro
5 500,00 €
1 700,00 €
Futebol Clube do Bom-Sucesso
3 500,00 €
Grupo Desportivo Eixense
8 000,00 €
20 000,00 €
Piratas da Ria - Aveiro Basebol Clube
750,00 €
Sociedade Columbófila da Casa do Povo de Cacia
3 250,00 €
1.000,00 €
Sociedade Columbófila Aveiro
750,00 €
Sport Clube Beira-Mar
80 000,00 €
Sporting Clube de Aveiro
50 000,00 €
34 500,00 €
SOMAMARATONAS
2 000,00 €
Vintage Motors Club Friends
7 000,00 €

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Equipa do Hospital de Elvas conquista prémio

 Os enfermeiros do Hospital de Santa Luzia de Elvas (HSLE) Ana Abrantes, Marta Rodrigues e Rui Cambóias, formando equipa com a Professora Maria José Bule da Universidade de Évora e a aluna de mestrado em Enfermagem de Reabilitação Maria Ventura, conquistaram o prémio de melhor trabalho na primeira edição das Jornadas de Enfermagem de Reabilitação do Litoral Alentejano.

O referido trabalho, realizado com utentes submetidos a implantação de artroplastias totais do joelho, foi desenvolvido no Serviço de Ortopedia do HSLE e apresentado no referido certame em formato de poster. Esta jornada científica decorreu em Santiago do Cacém com excelente performance organizativa, pertinência e grande atualidade em termos de programação, e elevado nível dos palestrantes e das suas comunicações. Foram discutidos, entre outros, temas como os relacionados com indicadores sensíveis aos cuidados especializados, a continuidade e a integração destes e a criação dos núcleos de enfermagem de reabilitação (NER).

De salientar que no Serviço de Ortopedia do hospital elvense foi, sob a égide do Conselho de Administração da ULSNA, implementado no inicio deste ano o projeto R(enf)abilitar, vocacionado especificamente para a assistência especializada em enfermagem de reabilitação. Esta especialidade é encarada como mais uma vertente válida na equipa assistencial dos utentes do foro ortopédico internados no HSLE. Além do mais o referido serviço em regime de estágios académicos, tem recebido alunos de licenciatura e de mestrado de enfermagem.

Esta prestigiante distinção foi entregue no congresso por elementos da recém-criada Associação de Enfermeiros de Reabilitação do Litoral Alentejano (AERLA) a que se juntaram representantes da Associação Nacional dos Enfermeiros de Reabilitação (APER) e da Ordem dos Enfermeiros (OE).

ULSNA