segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Plataforma online «We Shop Algarve» já está disponível

A plataforma online «We Shop Algarve», uma iniciativa da ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região Algarve, está disponível desde esta Segunda-feira, 15 de Janeiro, em www.weshopalgarve.com.
Integrada no projecto «Algarve Store & Business Online», esta plataforma tem como objectivo aumentar a visibilidade internacional da região, através da promoção, divulgação, venda e negociação dos produtos típicos regionais de uma forma centralizada e num único espaço digital.
Em www.weshopalgarve.com o utilizador vai encontrar empresas com sede na região do Algarve, dedicadas à produção, transformação ou comercialização de produtos típicos, nomeadamente amêndoa, alfarroba, figo, azeitona, citrinos, batata-doce, uva, cortiça, frutos vermelhos, moluscos, bivalves, sal-marinho, flor de sal, mel, enchidos, carnes, queijo, azeite, conservas, doçaria regional, aguardentes, vinhos, licores ou artesanato, entre outros.
Com o objectivo inicial de ter 160 empresas associadas a esta plataforma, “a ambição”, sublinha o presidente da ACRAL, Álvaro Viegas, “é aumentar esse número e dar um contributo decisivo para a internacionalização da fileira associada aos sectores mais tradicionais da economia regional do Algarve”.
Fonte: O Algarve Económico

Editorial para relembrar | Existe por ai roupagem falsa no mundo da dádiva de sangue



Quer queiramos ou não é sempre confortante receber mensagens como a que se segue, principalmente quando veem de ex-dirigentes do mundo da dádiva de sangue, que se desligaram com o sentimento de algum desencanto. Afinal nem tudo o que parece é, diz o Povo com razão, pois existe por ai muita roupagem falsa, a tirar proveito de trabalho alheio na área da dádiva de sangue.
A mensagem seguinte diz tudo em poucas palavras:

Caríssimo Amigo
Os maestros e/ou maestrinas das Associações e Grupos de Dadores são os grandes impulsionadores da dádiva benévola de sangue.

Sem estes brilhantes coordenadores de áreas das suas zonas de residência o IPST, IP e quantos à sua volta fervilham seriam uns meros funcionários a quem o estado paga sem saber bem o que fazem. Pagam por que o contrato os favorece e dificilmente são dispensados. Quando já pouco fazem mandam-nos para a secção do lado e tudo fica na mesma... ordenado, regalias e demais benesses.

Mas... saber que ainda há os "heróis" que desejam o bem de quem os rodeie é gratificante. Ganham os que necessitam do precioso líquido.

A minha pleonástica postura leva-me, simplesmente, a dizer. Bem hajam”. Por razões óbvias o nome do autor não é tornado público. Estamos perante uma realidade que a todos devia envergonhar. Quem está fora do convento nem imagina o que lá vai dentro. Por culpa de alguém, que já passou pelo governo, criou-se uma concepção errada sobre as associações de dadores como ainda sobre o dador, passando a ser vistos como sujeitos de interesses obscuros, Tanto as associações como os dadores não dão despesas ao Estado, bem pelo contrário, tudo fazem para que não falte sangue nos hospitais públicos ou privados, em consequência deviam ser um pouco mais respeitados. Ninguém nos pergunta sobre o que mais necessitamos, mas, sabem apontar-nos o dedo.

Como em todo o lado "Para vencer - material ou imaterialmente - três coisas definíveis são precisas: saber trabalhar, aproveitar oportunidades, e criar relações. O resto pertence ao elemento indefinível, mas real, a que, à falta de melhor nome, se chama sorte." - Fernando Pessoa.

O IPST tem essa sorte do seu lado, melhor, na sua rectaguarda, conta com centenas de colaboradores voluntários por todo o País, os tais que dão a cara e disponibilizam os ouvidos junto das comunidades onde cada um vive.

Quem está do lado de fora, nem lhe passa pela cabeça as sérias dificuldades, que um genuíno dirigente passa para levar a cabo a sua missão. Por vezes a desmotivação é tal…

Os sacanas são sempre os dirigentes, principalmente aqueles que não alinham com o sistema, com os interesses instalados, os que não se deixam contaminar com o ambiente “mafioso” que reina neste mundo obscuro.

J. Carlos

Director

_________________________________________


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação

 possíveis são bem-vindas!

Filarmónica Marialva de Cantanhede fará Masterclasse de Saxofone

O Professor Hugo Lopes foi o nome escolhido para o Masterclasse de Saxofone que acontecerá em Cantanhede no próximo dia 27.
A Filarmónica Marialva de Cantanhede fica a espera da sua participação. Para isso, deverá inscrever-se até ao dia 22 de Janeiro, para que possa ter um sábado diferente, com aprendizado de qualidade.
Os contatos para inscrições estão no cartaz abaixo...
Mira Online

CULTURA | ENSEMBLE DE FLAUTAS DE LOULÉ / CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE LOULÉ ASSINALA XXIII ANIVERSÁRIO COM CONCERTO

15 de janeiro de 2018

Ensemble de Flautas de Loulé / Conservatório de Música de Loulé assinala XXIII aniversário com concerto
Vai ter lugar a 3 de fevereiro, pelas 21h00, na Igreja da Misericórdia de Loulé, um concerto que visa comemorar o XXIII aniversário do Ensemble de Flautas de Loulé / Conservatório de Música de Loulé.

Este concerto contará com a presença de vários grupos do Ensemble de Flautas de Loulé, sob a direção da professora Ana Figueiras, bem como interpretações a solo com acompanhamento de baixo contínuo. Este ano contará também com a convidada especial Anne Maillot na viola da gamba e com a presença do Consort de Flautas do Conservatório Regional do Algarve, sob a direção da professora Filipa Oliveira.

Do reportório fazem parte canções, sonatas, danças e concertos que abrangem os períodos renascentista e barroco, em agrupamentos para consorts de flautas e solos acompanhados, de compositores bem conhecidos, como Dowland, Susato, Boismortier, Telemann, Bach, entre outros.

O Ensemble de Flautas foi constituído em dezembro de 1994 por alunos da Escola de Música do Município de Loulé, sob orientação do professor Francisco Rosado, e esteve sob a sua direção até 2015, altura do seu falecimento. A dar continuidade à direção do Ensemble de flautas está, desde outubro de 2015, a professora Ana Figueiras, no Conservatório de Música de Loulé.

O Ensemble de Flautas de Loulé tem-se apresentado em audições escolares, em igrejas – como sucedeu em Alte, Boliqueime, Loulé, Querença, Salir, Quarteira, Tavira, Lagoa – e noutros espaços culturais: Casa da Cultura e Galeria de Artes do Convento Espírito Santo, em Loulé; Museu Arqueológico Infante D. Henrique, em Faro; Escola Superior de Educação de Setúbal; Conservatório Regional do Algarve Maria Campina em Faro; Instituto Superior Afonso III, em Loulé. E ainda no concerto de alunos do I Encontro de Consorts de Flautas de Loulé, em março 2008, e em momentos musicais integrados no Festival MED, desde 2008 e até 2017, bem como no Festival Clássica em Cacela, 2009. Esteve também em concerto no Convento dos Remédios, em, Évora e na Igreja de San Alberto, em Sevilha. Realizou em 2016 um concerto conjunto com o cantor Sérgio Godinho, no Cine-Teatro Louletano.

Gravou até ao momento três cds, com peças da Idade Média ao século XX, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, e tem participado em todas as edições do Encontro de Música Antiga, que anualmente se realiza neste Concelho.

A revista americana “American Recorder“ e a revista inglesa “ The Recorder Magazine ”, revistas especializadas em flauta de bisel, publicaram respetivamente em janeiro e março 2003, artigos sobre a participação do Ensemble no IV Encontro de Música Antiga de Loulé.

Alguns elementos do grupo participaram nas masterclasses de música de câmara lecionadas pelo flautista holandês Bert Honig (do agrupamento Brisk Recorder Quartet Amsterdam), pelo flautista belga Bart Spanhove (do Flanders’ Recorder Quartet), pela flautista alemã Kerstin de Witt (do quarteto Flautando Köln), e pelos flautistas holandeses Karel van Steenhoven (do Amsterdam Loeki Stardust Quartet) e Paul Leenhouts (diretor do The Royal Wind Music), pela flautista Maria Martinez Ayerza, pelos flautistas belgas Bart Coen, Bart Spanhove, Tom Beets, Paul Van Loey e Joris van Goethem, nos Encontros de Música Antiga de Loulé, entre 2004 e 2017, bem como em masterclasses de flauta solo, nomeadamente com os flautistas portugueses Pedro Couto Soares e António Carrilho, com a inglesa Pamela Thorby e os flautistas alemães Dorothee Oberlinger e Michael Form. Participaram também em seminários de ornamentação renascentista e barroca com William Dongois e Pedro Silva, danças renascentistas e barrocas com Catarina Costa e Silva e num workshop de manutenção de flautas com a construtora inglesa Julie Dean.

Acidente: Viatura “Voa” Até ao 1.º Andar de Uma Clínica Dentária


O despiste de um automóvel em Orange County, nos Estados Unidos, na madrugada de sábado para domingo, acabou com a viatura presa no interior de uma clínica dentária, no primeiro andar de um edifício.

Segundo as autoridades, a viatura seguia em excesso de velocidade e, depois de colidir contra um separador de via, voou (literalmente) cerca de 18 metros até embater contra o edifício.

Apesar do aparato, os dois ocupantes sofreram apenas ferimentos ligeiros, sendo que um deles conseguiu mesmo sair sozinho do carro.
In SIC Noticias
Idem BPS

Lisboa: Incêndio de Grandes Proporções


Um incêndio deflagrou, esta segunda-feira, num armazém chinês perto da Gare do Oriente, em Lisboa e encontra-se por extinguir.

Vários corpos de bombeiros estão no local.

No site da Protecção Civil, há registo de 39 operacionais e 14 veículos terrestres no local a combater o fogo.

Além dos Bombeiros Sapadores e dos CB voluntários, estão também elementos do INEM no local.

O armazém Maxina, localizado no Largo Jaime Carvalho, estava aberto ao público mas não se percebeu ainda se estavam pessoas no interior do edifício de dois pisos.
Em actualização
Fonte: BPS

MERCADOS NUM MINUTO Abertura de mercados: Euro acima de 1,22 dólares atinge novo máximos de 3 anos


Numa altura em que as principais praças europeias estão a negociar em queda, o euro continua a ganhar terreno à divisa norte-americana e mantém-se em máximos de mais de três anos.
Abertura de mercados: Euro acima de 1,22 dólares atinge novo máximos de 3 anos
Os mercados em números
PSI-20 desce 0,27% para 5.608,35 pontos
Stoxx 600 cede 0,17% para 397,80 pontos
Nikkei valorizou 0,26% para 23.714,88 pontos
Juros da dívida portuguesa a dez anos sobem 1,6 pontos base para 1,811%
Euro ganha 0,34% para 1,2244 dólares
Petróleo em Londres desce 0,2% para 69,73 dólares 








Bolsas europeias em queda
As principais praças europeias estão a negociar em terreno negativo, num dia em que poderá haver menos liquidez no mercado. As bolsas norte-americanas estão encerradas, uma vez que é celebrado nos EUA o dia de Martin Luther King.


Apesar desta semana ser mais curta nas bolsas da maior economia mundial, os próximos dias vão ficar marcados pela apresentação de resultados, sobretudo dos bancos americanos e também da Alcoa.


O PSI-20 lidera as quedas no Velho Continente, descendo 0,27%, seguido pelo francês CAC40, que recua 0,25%. O Stoxx 600 cede 0,17%.


Juros pouco alterados
Os juros da dívida pública portuguesa estão pouco alterados no mercado secundário depois de na última quarta-feira o Tesouro português ter realizado uma emissão sindicada de dívida. Portugal arrecadou quatro mil milhões de euros através da venda de obrigações do Tesouro a dez anos.


Para esta semana (quarta-feira) está agendado um regresso ao mercado de dívida de curto prazo, com um leilão de bilhetes do Tesouro, em que Portugal vai tentar angariar entre 1.500 e 1.750 milhões de euros.


A dez anos, os juros exigidos pelos investidores para trocarem dívida entre si crescem 1,6 pontos base para 1,811%.


Os juros da Alemanha a dez anos, no mercado secundário, cedem 0,7pontos base para 0,574%. O prémio de risco da dívida portuguesa está nos 124,1 pontos, depois de na passada sexta-feira ter estado nos 122 pontos, o valor mais baixo desde o primeiro semestre de 2010.


Euro mantém-se em máximos de 2014
O euro está a subir contra o dólar, estando por esta altura a avançar 0,34% para 1,2244 dólares. Durante esta sessão, a moeda da Zona Euro já renovou máximos de Dezembro de 2014, ao negociar nos 1,2245 dólares, impulsionada pelas expectativas de que o BCE vá reduzir mais rapidamente o seu programa de estímulos monetários, depois de essa indicação ter sido deixada no encontro de Dezembro.


Na passada sexta-feira, Jens Weidmann, presidente do banco central alemão, apontou que os desenvolvimentos ao nível dos preços, presentes nas previsões do Banco Central Europeu, estão "em linha" com a definição de estabilidade dos preços da autoridade monetária. Weidmann adiantou ainda que "um fim mais célere das compras líquidas de activos, com uma data final claramente comunicada, seria justificada".
Estas palavras parecem confirmar notícias que surgiram na semana passada e que davam conta que a pressão dos chamados "falcões" ( onde se insere Jens Weidmann) do Banco Central Europeu estará a aumentar para que a autoridade monetária declare um fim definitivo do programa de compra de activo.


Petróleo perto de máximo de três anos
Os preços do petróleo estão em queda ligeira, corrigindo da subida de cerca de 5% que registaram na semana passada. Contudo a matéria-prima permanece perto de máximos de três anos, com o Brent em Londres a ceder 0,2% para 69,73 dólares e o WTI em Nova Iorque a cair 0,03% para 64,28 dólares. A impedir uma correcção mais acentuada nas cotações está o facto de o Iraque ter-se juntado ao grupo dos países produtores de petróleo que defendem a manutenção dos cortes na produção apesar da alta recente dos preços da matéria-prima.

Queda do dólar leva ouro para máximo de quatro meses
A desvalorização do dólar continua a impulsionar a cotação do ouro, que fixou um novo máximo de quatro meses no arranque da semana. O metal precioso está a subir 0,5% para 1.344,81 dólares, depois do índice do dólar (que mede a evolução da moeda norte-americana face às principais divisas mundiais) ter atingido um mínimo desde Setembro. A penalizar o dólar estão os receios sobre um "shutdown" (paralisação dos serviços federais por falta de orçamento) nos Estados Unidos, que estão levar os investidores a refugiarem-se no ouro. 

Fonte: Jornal de Negócios

Clube Domus Nostra: Notícias muito importantes!

Esta é a lista dos jogos em que o Domus Nostra estará a competir nos diversos escalões, durante os dias 19, 20 e 21 de Janeiro.

ATENÇÃO:
Jornal Mira Online transmitirá, em direto, estes encontros:
Dia 19 - 21:30 DOMUS X UNIÃO DE CHELO  -  Juniores
Dia 20 - 18:30 DOMUS X MIRO  -  Seniores 
________________________________________________________________________________________________
Dia 19, entre as 21:30 e as 23:30 horas, acontecerão as eleições do Domus Nostra.
Atenção: Como o cartaz abaixo indica, as listas candidatas deverão ser apresentadas até às 22:00 horas do dia 18
________________________________________________________________________________________________
Dia 20 será a data da 1ª GALA DOMUS NO CORAÇÃO.
Ela acontecerá no Restaurante "A Chave" e terá início pelas 21:00 horas, com o jantar.
Para as 22:00 horas estão programadas as entregas dos galardões.
O Jornal Mira Online lá estará, fiel aos princípios que norteiam as relações desta casa, para a devida cobertura a mais este importantíssimo evento do seu parceiro para área desportiva no Concelho de Mira. 
Mira Online


Morreu a vocalista dos The Cranberries, Dolores O’ Riordan

The Sun anunciou a morte da vocalista Dolores O' Riordan do grupo Cranberries.
O representante da banda já confirmou a notícia.
Até ao momento só é possível saber que ela morreu em Londres, onde estava numa curta sessão de gravação.
(em atualização)

Macroscópio – O dia seguinte de Rui Rio. Sinais e alertas.

15394f37-d15a-4db8-9900-7c4008f236fe.jpg

Macroscópio

Por José Manuel Fernandes, Publisher
Boa noite!
 
Pronto. Rui Rio ganhou as directas, vai ser o senhor que se segue no PSD. E ganhou porque ganhou a norte (o Público tem um mapa elucidativo em Rio varreu o Norte, mas Sul ficou quase todo para Santana) e porque também não teve pudor em usar os sindicatos de voto internos, sendo que desta vez o Observador filmou e descreve a operação no terreno em Ovar, a terra do seu director de campanha (a investigação e reportagem está aqui e... só lendo e vendo), um trabalho que vai de encontro aos esquemas reveladosno Expresso do passado sábado, que descobriu oito militantes inscritos numa morada onde já não há nenhuma casa. Enfim, os partidos são assim (e trocar directas pro primárias, como o PS fez na disputa entre António José Seguro e António Costa também não melhora muito as coisas), pelo que talvez valha a pena olhar para o homem da organização de Rio, alguém que no blogue Blasfémias apresentam assim, augurando-lhe muito futuro: Salvador Malheiro, o Marco António Costa de Rio
 
Relativamente à análise do significado da vitória de Rui Rio e à explanação dos desafios que o esperam, há um conjunto de textos mais jornalísticos que vale a pena referir:
  • No Observador Vítor Matos faz a previsão atrevida de que, Se perder as legislativas, Rio não ajudará governação PS. É uma ideia que fundamenta não na vontade de Rio, mas na ideia de que Costa não precisará dele: “O novo líder do PSD acha que ao disponibilizar-se para viabilizar um Governo socialista — no caso muito provável de os sociais-democratas perderem as eleições — retira António Costa da influência negocial da esquerda. Rio pensa que o país ganha com isso. Mas para que essa ideia acontecesse era preciso o PS querer negociar. O mais provável é o PSD ficar pendurado à espera que a dama lhe conceda a dança”. Ou seja, “António Costa passa a ter o jogo aberto”.
  • Também no Observador, Miguel Pinheiro escreveu sobre Os vencedores, os vencidos e os espectadores, um texto que não segue a ortodoxia da maioria dos comentadores ao separar Passos Coelho do “passismo” e ao colocar o antigo primeiro-ministro entre os vencedores: Comportou-se exemplarmente durante toda a campanha. Ou seja: calou-se e desapareceu. Talvez não tenha ficado eufórico com o resultado, uma vez que Rio contava com a queda dele para a sua ascensão, mas a verdade é que a preocupação de Passos com o rigor das finanças está segura com o novo líder e estaria tremida com Santana Lopes.”
  • No Expresso, no que respeita a textos mais analíticos, destaque para O caminho de Rio é o buraco da agulha, de Martim Silva – “A campanha de Rio não foi boa. Mas um candidato poucochinho não significa um líder a prazo. O caminho para o sucesso é estreito, mas existe. E o que vai decidir tudo é o estado da economia em 2019” – e Até quando aguenta Rui Rio? Uma discussão sem sentido, de Bernardo Ferrão – “Rio era o que tinha maior capacidade de provocar danos no Governo. Não por ser um político hábil, popular ou cheio de retórica, mas por ser tão somente novidade. Um velho novo. A mudança que tardava em chegar”.
  • No Público David Dinis escreveu sobre as 11 decisões difíceis para o novo líder, a primeira das quais tem a ver com a necessidade de “unir” o PSD, prevendo-se que “Não é de esperar que Rui Rio siga o exemplo máximo de unidade dado na história recente do PSD: o de Passos Coelho que, depois de vencer em 2010, convidou Paulo Rangel (o seu principal adversário) para n.º 1 da sua lista ao Conselho Nacional.”
  • Por fim, no Diário de Notícias, Paulo Baldaia fala-nos de A afirmação de um líder, notando que “Para um líder da oposição que diz que a justiça funciona mal, que a comunicação social vive muitas vezes como se fosse um poder instituído sem assumir as suas responsabilidades, que o sistema político tem defeitos que esperam há muito para ser corrigidos, Rio tem de provar que é o político capaz de fazer essas reformas. (...) Ao mesmo tempo, o PSD vai ter de conseguiu demonstrar que tem um programa económico que é melhor do que o do atual governo.” 
 
Num registo mais opinativo, e fugindo à ideia de que este será um novo tempo em tudo diferente do anterior, Alexandre Homem Cristo fala-nos no Observador de A (só) aparente ruptura no PSD. A sua tese é que “A ideologia tem um peso menor nas reformas estruturais do que, acreditando no discurso político, se poderia julgar. Como tal, nesse plano, o PSD de Rui Rio não será realmente divergente do de Passos. Aliás, recorde-se que, quando o tema da campanha interna foi o ajustamento financeiro, Rui Rio até alertou que teria ido mais longe – afinal, aos olhos de Pacheco Pereira e de outros críticos da austeridade, qual dos dois seria o perigoso neoliberal?
 
Num texto menos claro sobre aquilo que defende o seu autor, Pedro Santos Guerreiro, escreve no Expresso, em Rui Riu-se, algo de semelhante, pois sublinha as convergências entre o líder que sai e o líder que entra: “Rio acredita no diabo de Passos, ainda que não o nomeie: que as contas públicas do país continuam débeis, que a economia está a crescer sem qualquer transformação perene, que qualquer crise externa fará ruir a nossa recuperação e que o atual governo esbanja no Estado, centrando-se em quem vota (pensionistas, funcionários públicos, trabalhadores privados) em detrimento de quem investe (as empresas).”
 
Há contudo um tema que, tendo entrada na campanha para a liderança já na sua recta final teve já um peso importante no debate e não deverá desaparecer, como tema de controvérsia, tão depressa: o tal possível apoio do PSD de Rui Rio a um governo minoritário do PS. António Costa, director do jornal online Eco, refere-se-lhe num texto cujo título se inspira no de uma canção de Fausto, Por este Rio acima?, onde sublinha que “Rio até se deixou enrolar por Santana Lopes em torno da discussão sobre uma viabilização de um governo minoritário de Costa. Como vai sair desta? Tem de reformar o país, retomar o que ficou parado nestes anos de frente de esquerda. E, definitivamente, tem de deixar de se dirigir ao poder em Lisboa como ‘a corte’. Esse é um discurso para um presidente de câmara, não é para um líder nacional. Que quer ser primeiro-ministro.”

 
Estas palavras foram publicadas no domingo, isto é, antes de Manuela Ferreira Leite ter vindo defender a posição de Rui Rio numa entrevista à TSF cujos termos relançaram a controvérsia. O que a antiga presidente do PSD disse foi o seguinte: “Da mesma forma que o Bloco de Esquerda e o PCP têm vendido a alma ao diabo, exclusivamente com o objetivo de pôr a direita na rua, eu acho que ao PSD lhe fica muito bem se vender a alma ao diabo para pôr a esquerda na rua“.
 
Esta formulação serviu de pretexto para a crónica que eu mesmo escrevi hoje, Um PSD para vender a alma ao diabo? Não obrigado., onde defendi a ideia de que o PSD não só não pode colocar-se numa posição subalterna relativamente ao PS, mas sobretudo que o país político da geringonça é um outro país político onde as águas devem estar mais claramente separadas. Por isso, escrevi, “a democracia portuguesa necessita de propostas políticas alternativas, claramente distintas, e não apenas de nuances que permitam às clientelas ajeitar-se a qualquer tipo de governo, desde que estejam lá. Mais: a existência dessa alternativa ficou bem clara à esquerda com a actual solução governativa, pelo que à direita não se pode pecar por omissão”, ou seja, “o PSD de que o país precisa é um PSD que defenda as reformas que o PS nunca quis ou quererá fazer”.
 
O cenário de subalternização do PSD é o cenário da sua transformação numa versão portuguesa de um partido subalterno como hoje parece ser o SPD alemão, algo para que João Marques de Almeida – um colunista do Observador que colaborou com a candidatura de Santana Lopes – chamou a atenção em Obrigado Santana Lopes e parabéns Rui Rio. Escreveu ele: “Aparentemente, Rui Rio aderiu à JSD por causa do seu entusiasmo com o SPD, adquirido no colégio alemão no Porto. Esperemos que o seu destino não seja agora transformar o PPD no SPD português, fazendo pelo caminho de Costa ‘a Merkel portuguesa’”. Mais: “Dado o entusiasmo com grandes coligações e com blocos centrais, sugiro uma análise um pouco mais cuidada às duas grandes coligações entre Merkel e o SPD. Serviram sobretudo para as lideranças do SPD salvarem os seus lugares apesar de terem perdido as eleições”. 
 
Na mesma linha também se colocou Diogo Prates em num texto significativamente intitulado PSD e SPD e publicado igualmente no Observador, e que vale mais pelo seu didatismo, assim introduzido:  “Se as eleições fossem hoje o resultado mais provável seria uma vitória do PS sem maioria absoluta e muito provavelmente Costa dispensaria de bom-grado a companhia de Catarina e Jerónimo para fazer de Rio seu vice no governo. Neste exercício de futurologia qual seria o futuro do PSD? Talvez seja útil olhar para a Alemanha”. 
 
Finalmente uma nota para o total desencanto do colunista do Expresso Henrique Raposo, que tem mesmo um título brutal na sua crónica: O futuro do PSD é votar CDS, Iniciativa Liberal ou... Rui Moreira. Começa por ser claro – “não votaria num PSD liderado por Santana, não voto num PSD liderado por Rui Rio” – e depois regressa ao passado e ao falhanço da direita inspirada por Lucas Pires nos seus encontros de Ofir: “O esmagamento das ideias de Lucas Pires pela tecnocracia de Cavaco é um momento negro para a direita portuguesa, representa uma automutilação que dura até hoje, e representa a destruição de um efectivo pluralismo político. Santana e Rio querem um PSD igual ao PS. E assim pergunta-se: então para que serve a política se todos são iguais?” Que fazer então? Ele defende que se recupere essa experiência e orientação: “É em Ofir que está a chave para um centro direita contra as esquerdas mas também contra os crescentes nacionalismos, marialvismos, trumpismos e anti europeísmos”.
 
Ora aqui está uma pista seguramente controversa, mas nem por isso menos interessante. Talvez falemos mais dela no futuro. Para já despeço-me com votos de bom descanso e melhores leituras.
 
 
Mais pessoas vão gostar da Macroscópio. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Eu, Psicóloga | Objetivo para a semana: recuperar o tempo para viver

“Meu objetivo para esse ano é comparecer aos treinamentos de meu filho”, me disse dias atrás um executivo de um uma grande empresa. Se não ia mais vezes, era porque em seu departamento sempre surgia algum problema de última hora: um relatório importantíssimo, uma reunião inadiável e qualquer outro “incêndio a apagar”, que lhe impedia de estar nas tardes de sexta vendo seu filho. “E o que é pior – acrescentou –, na maioria das vezes o que se pede não é nada urgente”. O problema está nos caprichos da alta diretoria e nas rotinas em que caímos sem perceber. 


2018 chegou. 15 dias já se foram. O tempo está passando e está passando rápido, certo? Então qual é o seu objetivo para esse ano? Tudo bem, não vamos pensar tão longe. Que tal começarmos pensando em algo para essa semana apenas? 

Desse modo, um bom objetivo para 2018 , ou melhor, para essa semana é recuperar tempo para fazer o que realmente queremos e valorizamos: estar com nossa família e com nossos amigos ou aproveitar séries de televisão. O que quisermos. Para consegui-lo, vejamos o que podemos fazer, como nos propõe Gustavo Piera em seu livro A Arte de Administrar o Tempo.

O primeiro passo consiste em parar. Qual é a única pessoa que você é capaz de mudar? A resposta é você mesmo. Por mais que gostasse que seu chefe e que seu companheiro ou companheira fizessem algo diferente, é um objetivo impossível. Você pode influenciar, aconselhar e até importunar, mas a mudança é uma porta que se abre só do lado de dentro. Para recuperar tempo, precisamos acabar com rotina habitual, nos perguntar o que queremos, aonde vamos, por que agimos de tal maneira, o que nos faz felizes, em que somos bons... E as boas respostas surgem quando despertamos da síndrome do hamster, de dar voltar sem parar, mas sem chegar a lugar algum. Portanto, vamos parar um pouco e nos fazer perguntas incômodas.

O segundo passo é refletir sobre o que nos faz sentir bem. A autoconsciência é um automatismo que temos perfeitamente projetado. Vemos uma foto em grupo ou um vídeo e imediatamente nos localizamos e nos julgamos. Quando se trata de nos cuidar, entretanto, esse automatismo muitas vezes se dilui. Nós nos orientamos aos outros, aos objetivos no trabalho, mas nos esquecemos de dedicar tempo de qualidade a nós mesmos. E aí nos equivocamos, porque se estamos bem, as pessoas ao nosso redor também estarão bem. O equilíbrio interior nos ajuda a melhorar nossa qualidade de vida e a das pessoas que nos cercam, e a tirar o melhor de nós mesmos em quaisquer ambientes onde estivermos. Por isso, o que você deveria fazer para trabalhar mais seu equilíbrio interior?

E, como terceiro passo, analisemos e decidamos. Para poder recuperar tempo, precisamos sair de certas crenças. Parece que o sucesso é associado a um grande cargo, uma extraordinária carreira profissional e muita popularidade nas redes sociais. Mas, por trás de tudo isso, muitas vezes se esconde outra realidade não tão amável. Existem renúncias que doem com o tempo e excessos de estresse e de uma vida muito baseada no trabalho, que deixam vazios outros aspectos da vida. Por isso, a análise que precisamos fazer é global: até que ponto meu conceito de sucesso me ajuda a ter equilíbrio interior ou me desestabiliza ainda mais? Assim que analisarmos, podemos tomar decisões e encontrar forças para isso. Podemos estabelecer certos hábitos em nossa vida pessoal e no trabalho, como ter tempo para nossos passatempos e aprender a dizer “não” a determinadas coisas nas tardes de sexta para ir ao treinamento de um filho, como no caso do executivo anterior.

Definitivamente, somente quando encontramos um argumento forte somos capazes de produzir uma mudança importante em nossa vida. E, para isso, precisamos aprender a parar, pensar e analisar nossa vida em seu conjunto e tomar as decisões para que o equilíbrio interior seja nosso principal objetivo.


______________________________


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação 

possíveis são bem-vindas!


Campanha contra a ampliação do aborto no Brasil


Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Dom Bertrand, Príncipe Imperial do Brasil, entregando as 41.663 assinaturas válidas até agora obtidas
No dia 6 de dezembro p.p., uma comissão de voluntários do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, tendo à frente o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, realizou a entrega das 41.663 assinaturasválidas até agora obtidas pela entidade contra a ampliação legal do aborto no Brasil.

Os vários cadernos contendo as assinaturas — recolhidas pela Caravana Cruzada pela Família e também por meio eletrônico — foram entregues ao Deputado Evandro Gussi (PV/SP) [foto], em seu gabinete de Corregedor da Câmara dos Deputados.

O abaixo-assinado foi protocolado em momento bastante oportuno: está em tramitação a PEC 181/2015, que em substitutivo já aprovado em comissão especial (vide https://ipco.org.br/comissao-aprova-proposta-contra-aborto/#.WkVl49-nHIU ), pretende incluir na Constituição Federal a proteção da vida desde a concepção.

E se insere numa tendência mundial de iniciativas contra o aborto: se até aqui as ações se restringiam a barrar avanços dos movimentos abortistas, agora começam a proliferar propostas de retrocesso e mesmo de eliminação total das possibilidades legais de aborto provocado.

A cultura do aborto, consolidada pelas legislações que a ela se abriram, vem mostrando sua profunda conexão com as outras frentes de ataque à instituição da família. Assim, muitas pessoas que antes a consideravam de modo displicente, passaram a perceber todo o seu alcance, e a rejeitá-la com vigor.

O Instituto Plinio Corrêa de Oliveira ufana-se de ocupar, ao lado de outros movimentos aguerridos, a linha de frente na defesa da família como Deus a constitui, e do direito sagrado à vida, contra o aborto.

Fonte: ABIM

Algumas frases para reflexão

Algumas frases para reflexão

“Nos assuntos humanos a beleza é quando algo é ordenado segundo a razão”

(Santo Tomás de Aquino)

“Ao mundo interior da imaginação corresponde o mundo exterior da arte. A arte é uma das forças que corromperam a imaginação, quando a arte disse que o mau era belo”

(Ernest Hello)

“Quando estou sozinho comigo mesmo, não tenho coragem de me considerar um artista no sentido antigo e grande da palavra. Giotto, Ticiano, Rembrandt e Goya foram grandes pintores: eu sou apenas um animador do público — um charlatão”

(Picasso)

“As mostras de vanguarda viraram um parque de diversões para intelectuais”

(Walcyr Carrasco)

“A decadência da sociedade é louvada pelos artistas assim como a decadência de um defunto é louvada pelos vermes”

(G.K. Chesterton)

Fonte: ABIM