quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Há que regular a máquina do Estado...


Não sou saudosista, mas, temos aqui uma opinião actualíssima que devia ser seguida pelos políticos contemporâneos.

J. Carlos

Venceste um adversário?


Vamos refectir sobre esta máxima

Sete distritos sob 'Aviso Amarelo' na quinta e sexta-feira


O 'Aviso Amarelo' corresponde a uma "situação de risco para determinadas atividades"
Sete distritos de Portugal continental vão estar na quinta e sexta-feira sob 'Aviso Amarelo' devido à previsão de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o instituto, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu e Coimbra vão estar sob 'Aviso Amarelo' entre as 21:00 de quinta-feira e as 09:00 de sexta-feira devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes.
O 'Aviso Amarelo' corresponde a uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".
O IPMA prevê para hoje, nas regiões do Norte e Centro do continente, céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões do interior, e aumentando temporariamente de nebulosidade no litoral durante a tarde e períodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos, mais frequentes no interior, que serão de neve acima de 1000/1200 metros.
Está também previsto vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado nas terras altas até início da tarde, neblina ou nevoeiro matinal, formação de gelo ou geada, em especial no interior e pequena descida da temperatura mínima.
No sul, prevê-se céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade a partir da tarde, em especial no Alentejo, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos no litoral oeste a partir da tarde, vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado nas terras altas até início da tarde.
A previsão aponta ainda para possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, formação de geada no interior e pequena descida da temperatura mínima.
No que diz respeito à temperatura, em Lisboa vai variar entre 08 e 14 graus celsius, no Porto entre 04 e 13, em Vila Real e Viseu entre 03 e 09, em Bragança entre 0 e 09, na Guarda entre 01 e 03, em Coimbra entre 04 e 13, em Castelo Branco entre 05 e 11, em Santarém entre 05 e 15, em Évora e Beja entre 03 e 13 e em Faro entre 07 e 16.

Fonte: DN

______________________________


IVA de produtos de apoio a pessoas com deficiência vai cair para 6%

Muletas, cadeiras de rodas e vários outros bens vão passar a pagar a taxa mínima do Imposto de Valor Acrescentado. A proposta do PAN foi bem recebida pelo Governo e vai fazer parte do Orçamento do Estado para 2017.
O tão ansiado alívio para o bolso das pessoas com deficiência vai chegar finalmente em janeiro do próximo ano graças a uma iniciativa do Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN).
A mais pequeno e mais recente força partidária do Parlamento conseguiu convencer o Governo a aceitar uma proposta de alteração do código do IVA, que permite que vários produtos de apoio passem a ser taxados a 6%, ao invés dos 23% atuais.
Em declarações telefónicas ao Economia ao Minuto, o próprio Partido PAN confirmou ter recebido resposta positiva do Executivo de António Costa, revelando também que "há outras propostas no bom caminho".
Cadeiras de rodas, muletas, bengalas, aparelhos auditivos e muitos outros produtos vão passar a pagar a taxa mínima de IVA, um alívio significativo em bens que chegam por vezes a custar vários milhares de euros nas variantes mais caras.

Fonte:noticiasaominuto

____________________________________


Hora de Fecho: Fábrica da Tesla em Portugal? Sim, é possível

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Todos querem a fábrica de carros e baterias da Tesla: AICEP, Ministério da Economia, diversas autarquias e até um grupo informal criado no Facebook. Seremos capazes de convencer Elon Musk? É possível.
O CDS entregou requerimento a exigir que Centeno e Domingues entreguem emails na comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos.
Muitos duvidavam da capacidade de conseguir estabilidade política e social, diz Marcelo, mas ela foi alcançada. Presidente defende-se e diz que só se fosse inconsciente não teria falado sobre a banca.
Passos diz que só há pagamento ao FMI porque recapitalização da CGD "fracassou", que meta do défice só vai ser conseguido à custa de "plano B", e que Costa "não merece governar quatro anos".
Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, volta a pedir uma solução para o crédito malparado na banca, mas sublinha que há erros de "administrações passadas" que não podem voltar a cometer-se.
Relatório de Estabilidade Financeira mostra preocupação com o que acontecerá aos bancos caso os prémios de risco da dívida soberana subam.
Nikki Haley poderá vir a tornar-se na primeira mulher a integrar o governo de Donald Trump. Haley é filha de imigrantes e a primeira governadora do estado da Carolina do Sul.
Especialistas em sistemas de voto eletrónico temem interferência externa em Estados chave como Pensilvânia, Michigan e Wisconsin - que podem virar resultado -e vão apresentar conclusões às autoridades
Pormenor: nem uma vitória do Benfica em cinco jogos na Turquia. Detalhe: Quaresma é um mau anfitrião do Besiktas com portugueses (Braga 1-0, Sporting 1-1). Siga a odisseia esta quarta-feira, às 17h45.
A primeira revista, o único homem a sobreviver a Hiroshima e Nagasaki, o primeiro bebé a nascer por fertilização in vitro. Conheça vinte pontos de viragem da História do mundo.
No próximo dia 25 de novembro, a tradição norte-americana regressa com promoções até 80% de norte a sul do país. Reunimos as reduções que não pode perder nesta "sexta-feira negra". 
Opinião

Luís Aguiar-Conraria
Sou totalmente desfavorável a qualquer travão à globalização e ao progresso técnico. Todos temos a ganhar com isso. É, no entanto, necessário assegurar que todos ganhamos.

Maria João Marques
Socialismo é bom, porque elimina a obesidade. Atos violentos da esquerda antissemita são protestos beatíficos. Se o caro leitor não entende esta cosmologia, não faz mal: extrema-esquerda gostará de si

Abel Matos Santos
Deixemo-nos de hipocrisias. Se um heterossexual vem à consulta por estar a descobrir a sua homossexualidade o psicólogo pode apoiar, mas se for ao contrário já não? Será isto o que a Ordem quer impor?

Pedro Pestana Bastos
Se PSD e CDS colocarem Lisboa à frente das mercearias partidárias apresentando uma candidatura única e um projecto responsável têm todas as condições para derrotar o eleitoralismo de Fernando Medina.

Rui Ramos
Costa “segmentou” a sociedade portuguesa, como dizem os comerciais: dividiu os portugueses em grupos, e governa a favor de alguns, por sinal os que têm mais rendimentos. É isto que é ser "hábil". 
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Divulgação Semanal CAE Portalegre | Programação do Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre





10 anos de CAE Portalegre

Divulgação Semanal
Programação do Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre

Mais info em: http://caeportalegre.blogspot.pt/
Facebook : https://www.facebook.com/CAEdePortalegre
26 NOV. SÁB. 21.30H
"As Mentiras que os Homens Contam"
Teatro | GA | 10€ | M/12 anos
10 anos de CAE Portalegre


Todos sabemos que o universo masculino é repleto de Mentiras. O que desconhecemos é que mentir é uma questão de sobrevivência. Os homens não mentem às mulheres mas sim, pelas mulheres. Tudo pela harmonia no lar, pelo status social, por fantásticas noites com amigos, pelos jogos de futebol e tantas outras razões inerentes à virilidade.
Para provar que a sua teoria não é mentira, Luís Fernando Veríssimo escreveu fantásticas crónicas, ironizando sarcasticamente todos estes temas, com interpretação dos conhecidos actores Almeno Gonçalves, António Melo, Joaquim Nicolau e Fernando Ferrão.
26 NOV. SÁB. 23H
Best Youth - Tour Demo Tape
Pop | CC | 4€ | M/12 anos
10 anos de CAE Portalegre


Depois do sucesso de "Highway Moon" e dos concertos de apresentação que levaram a banda a Londres, Manchester e Budapeste, esgotando ainda as salas em Lisboa, no Cinema S. Jorge, e no Porto, no Hard Club, os Best Youth vão mostrar os caminhos pelos quais as suas narrativas se constroem. A tour demo tapes, que decorre exclusivamente durante o mês de Novembro de 2016, conta com um formato pensado para espaços intimistas de norte a sul do país. Nesta digressão a banda apresenta as versões “demo” das suas músicas e despe as canções em várias camadas, para que o público consiga acompanhar o processo e as respectivas histórias das diferentes etapas de composição.
CINEMA CAEP.
Morada: Praça da Republica nº 39, 7300-109 Portalegre
Tel: 245 307 498 Blog: http://caeportalegre.blogspot.pt/
Facebook: https://www.facebook.com/CAEdePortalegre

____________________________________________________________


GNR / COIMBRA: Atividade operacional semanal

Resultado de imagem para gnr de coimbra em acção de fiscalização
O Comando Territorial Coimbra levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, na semana de 15 a 21 de Novembro, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:
  1. Detenções: 20 detidos, destacando-se:
  • oito por condução sob o efeito do álcool;
  • cinco por mandado de detenção;
  • três por condução sem habilitação legal;
  • um por posse e tráfico de estupefacientes;
  • um por desobediência.
Apreensões:
  • 100 doses de cannabis (haxixe);
  • 237 doses de cannabis (folhas);
  • uma arma de caça;
  • uma arma de recreio de ar comprimido (transformada para arma de fogo - em carabina de 9mm).
  1. Trânsito:
Fiscalização: 319 infrações detetadas, destacando-se:
  • 127 por excesso de velocidade;
  • 18 por condução com Taxa de Álcool no Sangue superior ao permitido por lei;
  • 14 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 12 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 11 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • sete por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório;
  • três por condução sem habilitação legal.
Sinistralidade: 83 acidentes registados, destacando-se:
  • quatro feridos graves;
  • 24 feridos leves.
  1. Fiscalização Geral: 12 autos de contraordenação, destacando-se:
  • nove no âmbito da legislação da proteção da natureza e doambiente;
  • três no âmbito da legislação policial.
  1. Ações de sensibilização:
  • 16 no âmbito escolar, tendo sido sensibilizadas 499alunos/pais/encarregados de educação/professores;
  • sete no âmbito rodoviário, tendo sido sensibilizadas 120crianças/pessoas;
  • três no âmbito florestal, tendo sido sensibilizadas 16 pessoas;
  • uma no âmbito de Idosos em segurança, tendo sido sensibilizados 40 idosos.
________________________________


Jantar de Natal Solidário da ADASCA vai decorrer no dia 9 de Dezembro no Restaurante 'O Moreto' em Esgueira


O Jantar de Natal Solidário da ADASCA vai decorrer no dia 9 de Dezembro, com inicio às 20 horas no restaurante ‘O Moreto’ localizado na Rua José Luciano de Castro, nº. 159 na localidade de Esgueira, junto ao Moreto.

Além da informação constante no cartaz acima, acresce que a lotação máxima é limitada a 50 pessoas, podendo participar amigos não dadores de sangue, ainda que o mesmo se destine ao convívio entre os órgãos sociais da ADASCA e os associados desta.

Os interessados em participar deve efectuar a sua inscrição com o respectivo pagamento até ao dia 5 de Dezembro na Sede da ADASCA.

Cada participante pode, se assim o entender levar uma prenda, mesmo simbólica, para trocarmos uns com os outros.

Mais informações no site www.adasca.pt


J. Carlos

__________________________________________



Liga dos Combatentes realizou campanha de angariação de bens para o Banco de Recursos – Colmeia

Resultado de imagem para Banco de Recursos – Colmeia
O Núcleo de Cantanhede da Liga dos Combatentes efetuou uma campanha solidária de angariação de vários bens, com o objetivo de dar expressão ao valor da solidariedade e da cooperação perante as necessidades que atingem a população. Todos os esforços tiveram como um objetivo único, comum e partilhado: recolher vestuário, livros, brinquedos e bens alimentares para famílias e crianças carenciadas do concelho de Cantanhede.
A campanha teve início em julho e decorreu até ao presente mês de novembro, período durante o qual foram angariados 1.462 bens destinados ao Banco de Recursos – Colmeia. A entrega formal do resultado da iniciativa ocorreu durante um encontro do vereador da Ação Social e Solidariedade, Pedro Cardoso, com a direção do Núcleo de Cantanhede da Liga dos Combatentes, designadamente Mário Cavadas, presidente, Óscar Pascoal, secretário, e Reis Pereira, tesoureiro. Segundo estes responsáveis “a ação solidária levada a cabo teve como princípio a ideia de que, na sociedade, existe uma quantidade considerável de bens que pode voltar a ser utilizado por se encontrar em bom estado, chegando a famílias com maiores dificuldades económicas, através do Banco de Recursos”.
Por seu lado, o vereador da Ação Social enalteceu “o gesto de solidariedade da parte do Núcleo de Cantanhede da Liga dos Combatentes, que contou também com a colaboração da associação Chikigentil (Coimbra) através da D. Dádita Bras”. Pedro Cardoso sublinhou ainda “a importância da Colmeia como espaço de solidariedade promovido pelo Município e dinamizado por voluntários, que continua a crescer e a dar um pouco mais de “esperança” aos mais vulneráveis da sociedade, sobretudo os mais carenciados. No fundo, pequenos gestos que fazem a diferença!”
Para o autarca, “o nível de atividade atingido é motivo de orgulho para o Município. Criou-se uma verdadeira cadeia de solidariedade que tem permitido resolver muitas situações de carência económica, sem esquecer a cooperação entre entidades que faz desta iniciativa uma resposta social inovadora e de enorme utilidade”.
_______________________________________________________

Inauguração dos Altares da Igreja do Mosteiro de Folques – CEARTE colabora no restauro

bispoluis-rocha-2
No passado dia 19 de novembro de 2016, em cerimónia festiva presidida pelo Senhor Bispo de Coimbra, com a presença de toda a comunidade, foram assinaladas as obras de conservação e restauro de alguns dos altares da igreja do Mosteiro de Folques, numa iniciativa da Fábrica Igreja que contou com a colaboração do CEARTE.
Presente na cerimónia Luís Rocha – Diretor do CEARTE explicou que a colaboração do Centro, em parceria com a Fabrica da Igreja Paroquial de Folques e o Centro de Emprego e Formação Profissional de Arganil do IEFP,IP, se concretizou no trabalho de conservação e restauro nas oficinas do Centro pelos formandos do curso de Especialização Tecnológica de Técnico Especialista em Conservação e Restauro de Madeiras (escultura e talha) de quatro peças, Imagem de Santo Agostinho, Mísula com 3 anjos, Mísula com cabeças de anjo, Porta de altar e no apoio à intervenção no altar-mor da Igreja ao nível de limpeza geral e conservação, esta ultima feita durante a formação em contexto de trabalho.
Participaram nestas intervenções em contexto de trabalho as formandas Ana Pereira Mendes, Rafaela Silva Garcez e Rita Bártolo Tavares do curso de Especialização Tecnológica de Técnico Especialista em Conservação e Restauro de Madeiras (escultura e talha), orientadas pela Conservadora Restauradora Tânia Vanessa Corte-Real e pela Técnica de Conservação e Restauro Patrícia Carla Ferreira Henriques Ventura.
Explicou ainda que o curso de Técnico Especialista em Conservação e Restauro de Madeiras (escultura e talha) realizado pelo CEARTE é ancorado em excelentes condições técnicas (oficinas e laboratórios) e humanas (formadores especializados e equipas pluridisciplinares com vários Conservadores/restauradores), cumprindo, nas intervenções feitas, todos os requisitos técnicos e deontológicos e conservação e restauro.
Tem parceria com o Instituto Politécnico de Tomar e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é um curso pioneiro sendo dos poucos existente no país nesta área e é de grande relevância e necessidade, constituindo um contributo decisivo para o país na formação de Técnicos qualificados que podem garantir a preservação e salvaguarda do vasto património existente em Portugal.
img_20161119_184152
O senhor Presidente da Câmara de Arganil e a Fábrica da Igreja agradeceram e elogiaram o trabalho efetuado pelos formandos do CEARTE e o elevado profissionalismo, competências técnicas e relações humanas demonstrado pelas formandas que, nos 3 meses que trabalharam na Igreja, se integraram plenamente na comunidade (que lhes ofereceu estadia, alimentação e todo o apoio).
D. Virgílio Antunes sublinhou a importância da conservação e restauro destes altares na perspetiva de preservação e valorização do património histórico-cultural que representa a igreja do Mosteiro de Folques, mas também na perspetiva de melhorar as condições da Igreja para o culto e para as celebrações litúrgicas.

Mira Online | Novembro 23, 2016 às 4:29 pm 
____________________________________________________


Workshop Diversidade Social dos Media no ISMT

workshopdiversidade
O Instituto Superior Miguel Torga acolhe no dia 3 de Dezembro o workshop "Diversidade Social dos Media". Trata-se de formação gratuita, especializada e certificada enquadrada com o objetivo geral de capacitar estudantes e profissionais da comunicação social e do jornalismo no sentido do respeito pela diversidade e promoção do combate à discriminação social.
O Workshop "Diversidade Social dos Media" realiza-se no âmbito do Projecto (In)Formar para a Igualdade e para a Cidadania, sob coordenação científica de Sofia Neves (ISMAI/CIEG-ISCSP, ULisboa). Esta iniciativa é financiada pelo Fundo de Apoio à Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (FAPE), gerido pelo Alto Comissariado para as Migrações.
Os formadores são: Nuno Silva (Jurista e ativista do SOS Racismo) e Carla Cerqueira (investigadora do Centro de estudos de Comunicação e Sociedade/UM e docente da ULP).
As entidades e as pessoas parceiras da iniciativa são: SOS Racismo, Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal, Sindicato dos Jornalistas, Gabinete de Imprensa de Guimarães, Maria Gil e Christian Georgescu.
A sessão decorre das 9h00 às 18h00 no edifício da Rua Bernardo de Albuquerque, nº 4. A participação é gratuita mas implica uma inscrição online através do seguinte link:

Mira Online | Novembro 23, 2016 às 4:37 pm
_________________________________________


Agenda Cultural: Está convidado à Festa dos Cogumelos!

cogumelos
Prefere boletos ou míscaros? Frades, cantarelos, ou pleurotos? E gosta deles estufados, em feijoada, com arroz, na sopa ou somente grelhados?
Quem nunca cozinhou bifinhos com cogumelos e natas? Este é um dos pratos mais executados em Portugal. E o facto de ser feito tantas vezes com cogumelos enlatados não se justifica, dado que o país está bem recheado destes fungos deliciosos, como sublinha Igor Martinho, “chef” do ano 2009 e adepto deste ingrediente que dá para confecionar muitas iguarias, “dependendo da inspiração”.
Dedicado aos Cogumelos-silvestres, a AAMARG – Associação dos Amigos dos Moinhos e Ambiente da Região da Gândara organiza no próximo dia 26 de Novembro mais uma edição do evento "Míscaro-Amarelo de Mira, Festa dos Cogumelos".
Neste evento os participantes poderão aproveitar os passeios micológicos, com recolha de míscaros (cogumelos silvestres), e maravilhar-se com a natureza envolvente da região, degustar diferentes formas de confeção de cogumelos e aproveitar para saborear outras especialidades da região.
Para perceber mais de cogumelos silvestres:
  • Boas práticas de identificação e colheita;
  • Mesa de identificação; gastronomia;
  • Oficinas de confeção, degustação, produção e conservação;
  • Feira de produtos da terra;
  • Palestras;
  • Animação musical.
De forma consciente, em convívio, ocorre com sucesso a partilha de saberes e sabores, contribuindo para a mudança comportamental e para a preservação sustentada do cogumelo silvestre.
Para mais informações consulte http://www.aamarg.org
Mira Online | Novembro 23, 2016 às 3:37 pm
_______________________________________________________


JUSTIÇA ESPANHOLA PEDE PRISÃO PARA NEYMAR

Resultado de imagem para JUSTIÇA ESPANHOLA PEDE PRISÃO PARA NEYMAR
E ainda o pagamento de multa de 10 milhões de euros.
O ministério público espanhol pediu esta quarta-feira dois anos de prisão para o futebolista brasileiro e cinco para o ex-presidente do Barcelona Sandro Rosell por atos de corrupção e fraude na contratação do jogador, que alinhava no Santos.
Além da pena de prisão, o ministério público quer que o internacional brasileiro seja condenado ao pagamento de uma multa de 10 milhões de euros.
Apesar de ter arquivado, por falta de provas, a acusação contra o presidente do FC Barcelona, Josep Maria Bartomeu, o ministério público reclama o pagamento de multas de 8,4 e sete milhões de euros, por parte do clube catalão e do Santos, respetivamente.
A acusação pediu também dois anos de prisão para o pai de Neymar e um para a mãe, ambos por corrupção nos negócios do filho.

Na base da investigação está uma queixa apresentada pelo fundo de investimento DIS, que detinha 40 por cento dos direitos de Neymar e que se considera lesado no processo de transferência do internacional brasileiro do Santos para o FC Barcelona.
O 'Barça', bicampeão espanhol, anunciou que a transferência do avançado brasileiro, realizada em maio de 2013, custou 57,1 milhões de euros, mas, depois de uma investigação da justiça espanhola, admitiu que a operação ascendeu, pelo menos, a 83,3 ME.
record

_______________________________________________________


BEBÉS COM DUAS CABEÇAS E UM CORPO ENTRE A VIDA E A MORTE EM GAZA

Resultado de imagem para BEBÉS COM DUAS CABEÇAS E UM CORPO ENTRE A VIDA E A MORTE EM GAZA
Dois gémeos siameses, que nasceram na terça-feira (21/11) com uma deformação genética rara, têm duas cabeças, dois corações, duas colunas, mas apenas duas mãos e dois pés, um estômago e um peito. Estão entre a vida e a morte numa incubadora de um hospital de Gaza, na Palestina.
As imagens recolhidas por um fotojornalista da agência de notícias France Presse mostram dois bebés siameses com duas cabeças num só corpo.
De acordo com informações do hospital al-Shifa, de Gaza, as crianças lutam pela sobrevivência numa incubadora da unidade.
Os bebés nasceram na terça-feira e são os primeiros bebés siameses na região nos últimos seis anos.
Ayman al-Sahbani, médico responsável pelo departamento de emergência do hospital, explica que as crianças têm uma condição médica extremamente rara.
O género das crianças é ainda incerto, já que as notas hospitalares não são conclusivas em relação ao sexo dos bebés.
Os últimos bebés siameses a nascerem na região morreram em 2010 poucas horas antes de terem sido retirados do hospital, com duas semanas de vida, para receberem tratamento médico e cirúrgico na Arábia Saudita.
As crianças morreram na sequência de uma infeção pulmonar fulminante.
Fonte: Sapo Lifestyle
Foto: créditos: AFP
____________________________________________