sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Anadia adquire bicicleta elétrica para auxiliar limpeza urbana

O Município de Anadia adquiriu uma bicicleta elétrica para auxiliar na limpeza urbana da cidade, num investimento que ronda os 2.700,00€.

A bicicleta, com uma autonomia de 40 kms, tem acoplado um contentor de 120 litros e ainda quatro suportes para a colocação de vários utensílios, nomeadamente vassoura, pá, entre outros.

A bicicleta é um produto made in Anadia, tendo sido desenvolvida e fabricada pela empresa IBH (Inovação de Bicicletas e Handbikes), com sede em Sangalhos, para a Câmara Municipal de Anadia. É uma empresa que tem como principal objetivo o desenvolvimento de vários tipos de bicicletas, nomeadamente bicicletas adaptadas para diversos tipos de negócios e para quaisquer necessidades físicas.

À semelhança de várias outras medidas que o Município tem vindo a implementar para a promoção da sustentabilidade ambiental no concelho, a aquisição desta bicicleta elétrica é mais um passo dado no sentido de reforçar essa mesma sustentabilidade, contribuindo, assim, para uma mobilidade mais saudável e limpa, e para a redução da pegada ecológica, por forma a tornar os serviços mais sustentáveis.

 

Luís Pina condenado a quatro anos de prisão pela morte de adepto junto ao Estádio da Luz


Advogado pediu a absolvição do seu cliente, admitindo, no entanto, que este pudesse ser condenado por homicídio por negligência consciente.

O principal arguido no processo do atropelamento mortal do adepto italiano de futebol Marco Ficini, junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, em 2017, foi esta sexta-feira condenado a quatro anos de prisão efetiva, por homicídio por negligência grosseira.

Durante as alegações finais, o advogado de Luís Pina, Melo Alves, pediu a absolvição do seu cliente, admitindo, no entanto, que este pudesse ser condenado por homicídio por negligência consciente.

Na altura, Melo Alves defendeu que quem infringiu as regras da estrada não foi Luís Pina, mas Marco Ficini, criticando a investigação da Polícia Judiciária.

O Ministério Público pediu a condenação do arguido por homicídio por dolo eventual, omissão de auxílio e ofensas à integridade física.

Luís Pina, ligado à claque benfiquista No Name Boys, foi acusado pelo Ministério Público do homicídio de Marco Ficini e de outros quatro homicídios na forma tentada - dos quais foi agora absolvido -, enquanto os restantes 21 arguidos no processo (com ligações aos No Name Boys ou à claque sportinguista Juventude Leonina) foram acusados de participação em rixa, dano com violência e omissão de auxílio.

Os factos remontam à madrugada de 22 de abril de 2017, quando Marco Ficini, que pertencia à claque do clube italiano Fiorentina 'O Club Settebello' e era adepto do Sporting, morreu após um atropelamento e fuga junto ao Estádio da Luz, horas antes de um jogo entre o Sporting e o Benfica.

Lusa

Imagem: Correio da Manhã

MUNICÍPIO DE SILVES CONCLUIU AS OBRAS DE REPAVIMENTAÇÃO DA ESTRADA BOIÃO-AZILHEIRA – 2.ª FASE



O Município de Silves concluiu as obras de repavimentação da estrada Boião-Azilheira – 2.ª fase, na freguesia de S. Marcos da Serra cujo investimento ascendeu a cerca de 700 mil euros.

A intervenção contemplou a beneficiação do troço de ligação entre o IC1 e o Barranco de Santa Maria numa extensão de 5 km. A 1.ª fase foi concluída no mandato autárquico anterior, numa extensão de 4 km, tendo o investimento ascendido a 370 mil euros.

A atual empreitada envolveu ainda a repavimentação dos arruamentos das Aldeias do Boião e da Azilheira, bem como a pavimentação de caminhos de ligação, perfazendo mais 2,1 km de extensão.

A faixa de rodagem foi alargada em 0,30 m. O traçado da obra beneficiou de repavimentação integral, tratamento das águas pluviais, construção de taludes e passagens hidráulicas, colocação de guardas metálicas e sinalização horizontal e vertical.

O investimento altamente significativo, enquadra-se na linha de orientação estratégica de reabilitação e beneficiação das acessibilidades do concelho, sendo que a repavimentação da estrada Boião-Azilheira (1.ª e 2.ª fases) contribui especialmente para a revitalização e desenvolvimento das zonas do interior serrano, favorecendo a mobilidade das populações, a segurança rodoviária e o exercício das atividades económicas locais.

Ansião dispõe de novo dispositivo de combate à vespa velutina

A Câmara Municipal de Ansião adquiriu um dispositivo de ar comprimido para uma eliminação mais eficaz da vespa velutina. 

Atento à evolução da disseminação da vespa velutina no concelho e procurando uma melhoria na capacidade de resposta a este flagelo, considerou o município pertinente a aquisição de um sistema de intervenção em situações de maior grau de complexidade, nomeadamente em termos de acessibilidade. 

Deste modo e em conjunto com o sistema de vara extensível já utilizado, este sistema de ar comprimido permite a introdução de um projétil com uma solução química com vista à extinção da colónia de vespas e do próprio ninho. 

Com a aquisição desta arma de combate a esta espécie invasora, fica o município munido de ferramentas mais abrangentes e eficazes na resposta às ocorrências que vão sendo sinalizadas e também na defesa da saúde pública.

Proença-a-Nova | regressa à estrada a partir de dia 2 de novembro


Rota das andanças da biblioteca itinerante mantém-se 

A Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante de Proença-a-Nova vai regressar novamente à estrada a partir de segunda-feira, dia 2 de novembro: António Sequeira, de forma temporária e com as condicionantes impostas pela Direção-Geral de Saúde (DGS), irá dar continuidade ao trabalho do bibliotecário Nuno Marçal, com o objetivo de manter o serviço público e social prestado junto da população. Para além da promoção da leitura e do posto avançado dos serviços do Município, a Bibliomóvel encurta a distância entre os cidadãos e as instituições públicas, assente em três pilares: utilidade, proximidade e afetividade. 

A primeira paragem deste regresso irá começar na rota Cimadas Fundeiras / Montinho das Cimadas / Cimadas Cimeiras / Vergão / Carvalhal. As rotas e os horários (que podem ser consultados em www.biblioteca.cm-proencanova.pt), assim como todos os serviços que são disponibilizados - serviço de referência bibliográfica, empréstimo domiciliário (livros, revistas, cd's e dvd's), fotocópias, posto móvel do Município, wireless, Ecos de Proença, pagamentos de faturas com referência multibanco - mantêm-se inalterados. 

Recorde-se que a 26 de junho de 2020, a Bibliomóvel comemorou 14 anos. O projeto nasceu de uma parceria entre o Município e a Santa Casa de Misericórdia de Sobreira Formosa, apresentado ao programa Progride, do Instituto de Solidariedade e Segurança Social, programa vocacionado para o combate à pobreza e exclusão social, referenciado no Plano Nacional de Ação para a Inclusão 2003-2005. Desde então, a Bibliomóvel, os seus recursos humanos, bibliográficos e sentimentais foram-se entranhando na paisagem e no quotidiano dos seus utilizadores/visitantes/amigos, apostando e baseando os seus serviços em valores como a proximidade e a periodicidade.

Prazo alargado | 3ª Edição do Prémio CNS


Devido ao contexto atual em que todos vivemos, o júri do Prémio CNS decidiu alargar o prazo para envio de candidaturas, até dia 30 de Novembro.

O Prémio CNS José Ferreira Júnior & João Januário Coutinho visa distinguir ideias e projetos que tenham por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com doenças neurodegenerativas e para a promoção de um envelhecimento com saúde.

Este prémio, que também homenageia os patriarcas da família Coutinho Ferreira, responsável pelo conceito e criação do CNS, destina-se a alunos de qualquer nacionalidade, que frequentem ciclos de ensino pré-universitários, com idade inferior a 20 anos.

Em virtude do 1º Lugar, por decisão do Júri, não ter sido atribuído na edição anterior, este ano o valor do prémio para o 1º Lugar será de 4.000 €. 

Para mais informações é possível consultar o regulamento aqui.

VAGOS: Prazo de Candidatura da Campanha de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia foi alargado


O Município de Vagos alargou o prazo de candidatura da Campanha de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia até dia 13 de novembro de 2020.

O prazo de candidatura da Campanha de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia, lançada pelo Município de Vagos, no passado mês de setembro, foi alargado até 13 de novembro de 2020 permitindo, assim, o acesso a um maior número de munícipes detentores de animais. As restantes condições e prazos da campanha mantêm-se assim como os valores dos reembolsos.

Esta campanha consiste num programa extraordinário de apoio à esterilização de animais de companhia (cães e gatos) dirigido aos munícipes do concelho (detentores individuais ou associações).

Este programa insere-se na estratégia municipal de política de bem-estar animal e controlo da população errante e pressupõe um reembolso financeiro até ao total de 15 mil euros.

Estudo afirma que a Europa foi o principal disseminador do novo coronavírus


Uma equipa das universidades do Minho e de Huddersfield (Reino Unido) "comprovou geneticamente" que o novo coronavírus surgiu na China, mas foi a partir da Europa que mais se espalhou para o mundo, divulgou hoje aquela academia minhota.

Em comunicado, a Universidade do Minho (UMinho) refere que a conclusão está num estudo que acaba de sair na revista "Microorganisms" e que analisou 27.000 genomas daquele vírus em todo o mundo.

Os coordenadores do trabalho, Teresa Rito e Pedro Soares, explicam que o vírus SARS-CoV-2 teve um epicentro na China em janeiro de 2020 e "uma só linhagem desse vírus, vinda do Leste Asiático, acabou por ter uma disseminação maciça na Europa", tornando-se no "principal ator da propagação mundial no mês de março".

Essa linhagem é responsável pela grande maioria dos casos detetados globalmente e espalhou-se inclusive para a origem no Leste Asiático", acrescenta o artigo científico.

Ou seja, sustentam, a pandemia foi alimentada principalmente pela sua expansão dentro e fora da Europa.

"Parece provável que as proibições globais de viagens na segunda quinzena de março ajudaram a diminuir o número de intercâmbios intercontinentais, especialmente da China, mas foram menos eficazes entre a Europa e a América do Norte até abril, muito depois das proibições impostas", esclarecem os investigadores.

A equipa científica envolveu Pedro Soares, do Centro de Biologia Molecular e Ambiental e professor da Escola de Ciências da UMinho, Teresa Rito e Margarida Correia-Neves, ambas do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) e professoras da Escola de Medicina da UMinho, além de Maria Pala e Martin Richards, da Universidade de Huddersfield, sendo cofinanciada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Lusa

Reservas de sangue estão em baixo em todo o País. Saiba como e onde pode doar

 Instituto Português do Sangue e da Transplantação apela a que todos os que preenchem os requisitos se dirijam a um local de colheita. Para ser dador basta ter entre 18 e 65 anos, peso igual ou superior a 50 kg e hábitos de vida saudável.

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) alertou esta quarta-feira, 28 de outubro, para o facto de Portugal estar com "níveis baixos de reservas de sangue". "É imprescindível continuar a tratar todos os doentes e para isso é necessário reforçar as reservas de sangue", alerta o instituto em comunicado apelando a que todas as pessoas que têm condições para serem dadores, se dirijam a um local de colheita.

A situação tornou-se preocupante desde setembro, mês em que se começou a notar "algum desequilíbrio". Segundo o IPST, apesar da redução de 5% nas colheitas devido à pandemia, o facto de ter havido também um abrandamento das atividades hospitalares levou a que se "mantivesse algum equilíbrio entre as colheitas e os consumos", algo que não se verifica agora.

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação salienta que a pandemia trouxe "novas realidades", mas " a necessidade de componentes sanguíneos para tratar os doentes mantém-se inalterada", e acrescenta que em todos os locais de colheita, foram reforçadas todas as medidas para que a doação de sangue se efetue com segurança.

Saiba onde pode doar sangue em Aveiro


Fonte:https://magg.sapo.pt/atualidade/atualidade-nacional/artigos/reservas-de-sangue-estao-em-baixo-em-todo-o-pais-saiba-como-e-onde-pode-doar


No âmbito de uma parceria entre a Valorfito e o Município de Cantanhede

Cerca de seis toneladas de embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos recicladas

Um ano após a implementação do Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura no concelho de Cantanhede, o balanço da iniciativa é francamente positivo, tendo-se saldado na recolha cerca de seis toneladas de embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos, o que representa um aumento de cerca de 18% em relação aos valores apresentados antes do início da campanha.

Sob o lema “Por Amor à Terra”, esta iniciativa promovida pelo Valorfito, em parceria com a Câmara Municipal de Cantanhede, tem como principal objetivo sensibilizar os agricultores para a necessidade e benefício da entrega de embalagens vazias deste tipo de produtos. Na autarquia cantanhedense foi aplicado um modelo assente essencialmente nas juntas de freguesia como polos de distribuição de informação junto dos agricultores, processo que envolveu a criação de 18 pontos de retoma como locais de receção dos resíduos de embalagens de produtos fitofarmacêuticos.

Como forma de incentivar a entrega de embalagens vazias, o Valorfito oferece um par de luvas de nitrilo, próprias para o seu manuseamento, assim como um saco para o acondicionamento seguro dos resíduos deste tipo de produtos que combatem pragas e doenças.



Campanha “Por amor à terra”

Por amor à terra é o lema da Valorfito, que dá nome à campanha de sensibilização da ANIPLA — Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas, que tem como objetivo principal chegar aos agricultores de minifúndio, nas regiões cuja adesão à entrega das embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos se tem revelado mais difícil.

AÇÃO DE PREPARAÇÃO PARA O RISCO SÍSMICO EXERCÍCIO “A TERRA TREME” – 5 de novembro, às 11h05

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove no próximo dia 5 de novembro, às 11:05 horas, a 8.ª edição do exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico, denominado “A TERRA TREME”. A data apontada para a sua realização coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunamiefeméride instituída pela ONU.

Esta iniciativa insere-se nas atividades integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva e visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.

 

O exercício compreende a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante um (1) minuto, no qual os participantes, individualmente ou coletivamente são convidados a executar os 3 gestos de autoproteção: Baixar – Proteger – Aguardar.

 

Além da população em idade escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido significativa, a ANEPC tem o desiderato de ir alargando sucessivamente, ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação neste Exercício a outros setores da sociedade civil.

 

A ANEPC tem contado com a parceria do Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), na organização do exercício a “A TERRA TREME”.

 

Embora o Exercício tenha expressão nacional, a ANEPC irá realizar, em articulação com a DGE e a DGEstE, um evento principal na Escola Básica da Ericeira, em Mafra, o qual, face à situação decorrente da pandemia da COVID´19, irá decorrer num formato mais reduzido, servindo para assinalar a data e promover a sensibilização de todos para a temática do risco sísmico.

 

Salienta-se que a realização dos três gestos que compõem este Exercício pode ser concretizada em qualquer contexto, sem colocar em causa as medidas de saúde pública associadas à COVID´19.

 

A participação no Exercício pode revestir múltiplas formas, nomeadamente:

 

-O registo individual e/ou da sua Instituição no sítio digital www.aterratreme.pt/inscreva-se;

- A promoção da resposta a um inquérito que visa aferir o grau de perceção ao risco sísmico (www.aterratreme.pt/inquerito);

- A revisitação dos procedimentos preventivos e de emergência para fazer face a um evento de sismo e/ou tsunami;

-A realização de uma sessão de esclarecimento em formato online dedicada à explicação das medidas preventivas e dos comportamentos de autoproteção a adotar nas nossas casas e nos locais de trabalho;

- A disseminação através das redes do correio eletrónico interno de conselhos e recomendações sobre as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar em caso de sismo/tsunami, etc;

 

“A TERRA TREME” tem um website dedicado (www.aterratreme.pt), que disponibiliza informação sobre o Exercício e recursos de divulgação. Foi também criada a hashtag #aterratreme para identificar nas redes sociais as publicações pessoais/institucionais relacionadas com a iniciativa.

 

A ANEPC convida os cidadãos e as entidades a inscreverem-se em www.aterratreme.pt como demonstração do seu compromisso pessoal/institucional para com a causa da proteção e segurança, e como forma de apoio e expressão pública do seu envolvimento no Exercício “A TERRA TREME”.

 

Todos Somos Proteção Civil !

MUNÍCIPIO DA COVILHÃ APRESENTA “INDUSTRIAL – ENCONTROS COM A CIDADE FÁBRICA”


A cidade da Covilhã marca encontro com o seu património industrial no âmbito da iniciativa “Industrial - Encontros com a Cidade Fábrica”, realizada nos próximos dias 5 a 8 de novembro. 

Este evento conta com a organização da Câmara Municipal da Covilhã e com o apoio e colaboração da Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), do Instituto de História Contemporânea Economia, Sociedade, Património e Inovação (ESPI) e da Universidade da Beira Interior. 

A edição deste ano sofreu um adiamento da data originalmente prevista e consequentes alterações à programação inicial, devido à atual situação pandémica. 

Ainda assim, a organização do evento mantém o seu principal objetivo de estabelecer uma ligação entre as várias artes e a história rica da Covilhã enquanto “cidade fábrica”, valorizando o património industrial que é uma referência para a identidade da cidade e motivar a população, em especial as camadas jovens, para a descoberta do mesmo. 

O programa oficial inclui a realização de conferências e espetáculos, tal como se apresenta em seguida: 

Dia 5 de novembro (quinta feira) 

9h00 às 17h - DRCC Conferência Internacional Cultura Território e Desenvolvimento | Estruturas de Criatividade – conferência organizada com o intuito de: promover debates sobre o papel da cultura no desenvolvimento dos territórios; fomentar a criação de estruturas facilitadoras da criatividade nos territórios e junto das comunidades; desenvolver ecossistemas culturais e criativos alargados e resilientes e formular estratégias e políticas culturais sendo dirigido a operadores culturais e criativos, autoridades locais e regionais e ao setor privado, bem como a todos os atores envolvidos no planeamento regional e local. 

Local: New Hand Lab 
Dia 6 de novembro (sexta feira) 

9h00 às 16h - DRCC Conferência Internacional Cultura Território e Desenvolvimento | Estruturas de Criatividade (continuação do primeiro dia) 

Local: New Hand Lab 

21h30 - Concerto de Cláudia Pascoal - uma das mais promissoras artistas do panorama musical português. Venceu o Festival da Canção, há dois anos, depois de variadas experiências em programas televisivos como “Ídolos”, “Fator X” e “The Voice”. A jovem artista está a iniciar agora uma carreira musical, tendo lançado em março deste ano o seu primeiro álbum, intitulado “!”. Com uma excelente receção por parte de público e crítica, esta primeira obra contou com uma verdadeira equipa de luxo, destacando-se os nomes de Tiago Bettencourt na produção, David Fonseca, Samuel Úria, Joana Espadinha e um surpreendente Nuno Markl com participações especiais. 

Local: Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior. 


Dia 7 de novembro (sábado) 

9h30 – Cultura e Património Industrial – com destaque para os temas: Conservação e Reutilização do Património Industrial; Paisagens Culturais do Património Industrial e (Re)Interpretação da Cultura Industrial. Contará com a participação de Elisa Pinheiro, Fernanda Rollo (Nova FCSH) em intervenção online e Filomena Pinheiro (Turismo de Portugal). 

11h00 - Arte e Património Industrial – ênfase para as temáticas: Funções da Arte na Paisagem Urbana; a Arte Pública ou Arte no Espaço Público e Design e Rotas Turísticas. Terá a presença de Alexandra Alves (Turismo Industrial de São João da Madeira), Lara Seixo Rodrigues (Wool) e Paulo Pires do Vale (Comissário do Plano Nacional das Artes). 

Ambas as conferências terão como moderadores Patrícia Figueiredo da SIC e Paulo Braz da RTP. 

14h30 - Apresentação de Boas Práticas – com foco central nas questões associadas aos museus e centros interpretativos bem como projetos e rotas turísticas centrados no Património Industrial. Contará com a participação de Carlos Filipe (Rota do Mármore), Joana Galhano (Museus do Calçado e da Chapelaria de São João da Madeira) e Rita Salvado (Museu dos Lanifícios da Covilhã) que terá uma intervenção online. 

Local: New Hand Lab 

21h30 - Companhia Kayzer Ballet apresenta “Gala de Bailado” – a primeira companhia jovem profissional portuguesa de dança, sediada na Covilhã, que tem como objetivo providenciar oportunidades para jovens bailarinos que pretendem lançar as suas carreiras após concluírem o seu treino e formação artística, vai apresentar uma verdadeira “Gala de Bailado” repleta de arte e surpresas. 

Local: Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior 


Dia 8 de novembro (domingo) 

9h30 – Passeio Cultural pelos Núcleos das Ribeiras da Carpinteira e Degoldra, passando ainda pelo Museu de Lanifícios, Centro Histórico e Artes Urbanas. 

A programação elaborada invoca uma preocupação por parte do município em trabalhar o património industrial local e envolver a comunidade na sua vasta história com a preparação de atividades, de rigor e credibilidade técnica e cultural. O Município pretende continuar a potencializar a Covilhã enquanto destino turístico, salientando as suas especificidades e autenticidade histórica, promovendo o conhecimento e a valorização do património industrial e cultural através da arte e do conhecimento. 

A Câmara Municipal da Covilhã irá certificar-se que serão cumpridas todas as recomendações impostas pela Direção-Geral de Saúde pelo que os espetáculos terão uma lotação limitada a 1/3 da capacidade total da sala e será necessário proceder a uma reserva prévia de bilhetes. Informa-se também que é obrigatório o uso de máscara por parte de todos no decorrer das atividades.

Barcelos | Inteligência Artificial para Jogos discutida no IPCA


Os participantes são desafiados a participar em Concurso de Inteligência Artificial

A Escola Superior de Tecnologia (EST) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), organiza a 4ª edição da Escola de Inverno em Inteligência Artificial Aplicada a Jogos (AI 4 Games), nos próximos dias 12 e 13 de Novembro.

O evento pretende formar os participantes na área da inteligência artificial, com um foco específico na área do desenvolvimento de jogos, organizado por uma escola que é pioneira na criação do curso de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, e mestrado na mesma área.

Durante os dois dias, através de várias sessões, os diferentes oradores vão realizar sessões expositivas e de discussão sobre algoritmos, abordagens e resultados obtidos no uso de Inteligência Artificial em Jogos.

A AI 4 Games conta com oradores da academia e da indústria, que vão apresentar diferentes modos de inclusão de técnicas de inteligência artificial em jogos. Para além disso, a edição deste ano conta com um Concurso de Inteligência Artificial, em que os participantes são desafiados a implementar a inteligência de um tanque virtual. O programa, bem como informação adicional sobre os oradores e respetivas palestras, podem ser consultados no sítio do evento: http://ai4g.ipca.pt/2020.

A 1ª edição da escola decorreu em 2016, numa organização conjunta com a Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA), sendo que o sucesso desta edição levou a EST a organizar este evento anualmente. 

Ana Teixeira

Noite Solidária apoia Médicos do Mundo


Braga, 30 de outubro de 2020 – A “Noite Solidária”, promovida pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM), traz a palco, dia 7 de novembro, os artistas Tio Jel e Zé Pedro Cobra.

 

A iniciativa solidária, a ter lugar no Grande Auditório do Altice Forum Braga, pelas 21h30, do dia 7 de novembro, promete aliar muitas gargalhadas ao espírito humanitário. Este espetáculo, inserido na programação da XIII Minho Medical Meeting, está aberto à participação de todos. Entre os artistas que se associam a esta causa estão Tio Jel, a mais recente personagem do humorista Nuno Duarte, conhecido por ser um dos Homens da Luta, e Zé Pedro Cobra, um advogado humorista que angaria dinheiro para doar a causas humanitárias.

O valor angariado com a receita de bilheteira da “Noite Solidária” irá reverter, na sua totalidade, para a Associação Médicos do Mundo, uma organização Não-Governamental de ajuda humanitária e de cooperação para o desenvolvimento.

Os bilhetes para o público geral custam 5 euros e já se encontram à venda na rede Tickeline em https://ticketline.sapo.pt/evento/noite-solidaria-52538 ou nas bilheteiras do Altice Forum Braga. Os inscritos no evento XIII Minho Medical Meeting poderão adquirir as entradas nas bilheteiras do Altice Forum durante a realização do encontro.

 

Recorde-se que, durante a próxima semana, o Centro de Congressos do Altice Forum Braga acolherá, primeira vez, o Minho Medical Meeting, que conta já com treze edições. O evento é organizado pelo NENUM e conta com apoio da Escola de Medicina da mesma universidade, sendo o encontro de 2020 dedicado ao futuro da medicina.  Sob o mote “Ligados ao Futuro”, o encontro, que acontece nos dias 6, 7 e 8 de novembro, pretende abordar questões fulcrais no que diz respeito à evolução e progressão da medicina e saúde em geral, através de palestras, espaço para debates, workshops e outras atividades, servindo para capacitar, instruir e despertar a curiosidade e vontade em aprender dos seus participantes acerca do desenvolvimento médico e tecnológico, com a Saúde do presente e do futuro como pano de fundo.

Apreendidos nove viveiros ilegais na ria de Aveiro


A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, ontem, dia 29 de outubro, na ria de Aveiro, apreendeu nove viveiros ilegais com cerca de 205 quilos de diversos crustáceos e 20 quilos de enguia-europeia, com um valor estimado de 2 765 euros.

Numa ação de patrulhamento fluvial levada a cabo com o objetivo de controlar as regras de captura de pescado e segurança marítima, os militares da Guarda detetaram nove viveiros ilegais contendo diversos crustáceos e 20 quilos de enguia-europeia, uma espécie em vias de extinção que necessita de um certificado da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (CITES) para sua deteção.

As enguias-europeias entram num ciclo migratório natural para o mar, permitindo a reprodução das larvas que originará o vulgarmente conhecido por meixão. Em viveiros, essa espécie não segue o ciclo natural, contribuindo para a sua extinção.

Pela instalação deste tipo de culturas em águas interiores, sem qualquer licenciamento e pela apreensão dos respetivos viveiros, foi aberto um processo contraordenacional para apuramento de responsabilidades pelas infrações que poderão ser puníveis com uma coima máxima de 60 mil euros.

Os crustáceos e as enguias-europeias, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao meio natural.

Bruxelas exige que Portugal cumpra lei da UE sobre eficiência energética dos edifícios


A Comissão Europeia exigiu hoje a Portugal que cumpra as suas obrigações no âmbito da legislação da União Europeia (UE) sobre eficiência energética dos edifícios, dando dois meses ao país para respeitar tais requisitos, senão avança para tribunal.

A Comissão decidiu hoje enviar um parecer fundamentado a Portugal por não ter comunicado níveis otimizados de rentabilidade nos requisitos mínimos de desempenho energético, conforme exigido pela diretiva relativa ao desempenho energético dos edifícios", informa o executivo comunitário em comunicado.

Adotada em 2010, esta legislação veio determinar requisitos mínimos de desempenho energético, "para que os proprietários ou inquilinos do edifício ou da fração autónoma possam comparar e avaliar o seu desempenho energético", segundo a legislação em vigor.

O objetivo é, então, "alcançar a melhor combinação entre investimentos e poupanças, de forma a otimizar os custos", recorda agora a Comissão Europeia na informação hoje divulgada à imprensa, argumentando que este cálculo "é fundamental para os Estados-membros explorarem plenamente a eficiência energética e o potencial das energias renováveis do parque imobiliário nacional e evitarem que os cidadãos gastem mais dinheiro do que o necessário em melhorias de eficiência na sua habitação e escritórios".

Os edifícios consomem cerca de 40% de energia na UE, pelo que Bruxelas definiu como "prioridade absoluta" tornar este tipo de consumo mais 'limpo.

Com o aviso hoje enviado a Portugal, o executivo comunitário dá ao país "dois meses para cumprir com as suas obrigações legais".

E ameaça que, caso isso não aconteça, avança para o Tribunal de Justiça da UE.

Lusa

Sismo de magnitude 7 abala Grécia e Turquia


'Media' turcos noticiam que o sismo provocou o desmoronamento de vários edifícios no país. Nenhuma vítima foi registada até ao momento na Grécia.

Um sismo de magnitude 7,0 ocorreu esta sexta-feira ao largo da ilha grega de Samos, no arquipélago do Dodecaneso, no sudeste do Mar Egeu, e foi fortemente sentido na Grécia e na Turquia, segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico.

Segundo os 'media' turcos, o sismo provocou o desmoronamento de vários edifícios no país.

O sismo foi sentido em Istambul e em Atenas e teve origem no mar Egeu, a sudoeste e Izmir, terceira maior cidade da Turquia e perto da ilha grega de Samos.

Nenhuma vítima foi relatada até ao momento na Grécia, de acordo com os meios de comunicação gregos, citando autoridades locais.

Segundo o organismo de Gestão de Emergências e Desastres da Turquia, que o sismo ocorreu a uma profundidade de 16,5 quilómetros.

Os meios de comunicação turcos relataram que o terramoto foi sentido nas regiões do Egeu e Mármara, onde Istambul está localizada.

O Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (CSEM) referiu que o sismo foi de magnitude 7 na escala de Richter e ocorreu às 11h51 (horário de Lisboa), a 10 quilómetros de profundidade no mar, nas proximidades do arquipélago grego da Dodecanésia.

Comissão Europeia pede aos países da UE para transferirem já pacientes


A Comissão Europeia pediu hoje aos Estados-membros da União Europeia (UE) para começarem já a transferir pacientes com covid-19 para outros países devido ao "risco real" de os hospitais ficarem "saturados" pelo aumento de internamentos.

Há um risco real de os sistemas de saúde ficarem agora saturados, devido ao aumento do número de casos, e ao nível da UE esperamos que exista, o mais rapidamente, colaboração e solidariedade para podermos enfrentar a atual situação", declarou a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, falando em conferência de imprensa após a reunião dos ministros europeus com esta tutela.

Assim, "estamos a pedir aos Estados-membros que respondam aos avisos prévios da Comissão e organizem transferências transfronteiriças de pacientes e disponibilizem camas nos hospitais", concretizou a responsável, nas declarações aos jornalistas por via digital, como decorreu também a reunião dos ministros da Saúde.

Isto poderia permitir, por exemplo, transferir doentes com covid-19 da Bélgica, que é o Estado-membro com mais casos face à dimensão da população, para países vizinhos, como o Luxemburgo.

"O que é importante perceber é que estamos a trabalhar com a informação que nos é disponibilizada por parte dos Estados-membros relativamente à sua capacidade nos cuidados intensivos", contextualizou Stella Kyriakides.

"Se não tivermos informação, não seremos capazes de avançar", insistiu a comissária europeia, apelando à troca de informação precisa e atualizada entre os países da UE.
Após a Europa ter registado, na semana passada, um total de 1.104.121 novos casos positivos de covid-19, Stella Kyriakides deixou a garantia de que a UE será "capaz de reduzir os números desta pandemia, como já foi anteriormente", mas vincou que, para isso, "é preciso atenuar o fardo sobre os sistemas de saúde".

"Temos vindo a apoiar os Estados-membros para que estivessem preparados e eles estão hoje muito mais bem preparados do que estavam na primeira vaga", assegurou a responsável, instando a um "esforço conjunto" para enfrentar esta segunda vaga de infeções, em que "os cidadãos têm um importante papel a desempenhar".

As declarações surgem depois de, na quinta-feira à noite, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ter anunciado que o executivo comunitário iria mobilizar 220 milhões de euros para transferência de pacientes com covid-19 para outros países da UE, visando evitar a rutura nos sistemas de saúde nacionais, nomeadamente nos cuidados intensivos.

"Vamos disponibilizar 220 milhões de euros para financiar o transporte transfronteiriço seguro de pacientes nos casos em que isso for necessário", declarou a presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen.

Falando em conferência de imprensa após uma reunião entre os chefes de Estado e de Governo da UE sobre a covid-19, a líder da Comissão Europeia vincou que, para realizar essa transferência de doentes e o dinheiro em causa ser "bem utilizado, é preciso haver troca de informação" entre os países.

"Quanto mais os Estados-membros partilharem informação [uns com os outros], melhor poderemos coordenar a resposta. [...] Por exemplo, se tivermos melhor partilha de dados sobre a capacidade dos cuidados intensivos, e onde existe menos capacidade, podemos permitir o transporte de pacientes e isso pode ser organizado atempadamente", adiantou Ursula von der Leyen.

Lusa

Treinador do Moreirense está infetado e falha jogo com o Rio Ave


O treinador Ricardo Soares teve um teste positivo para o novo coronavírus e vai estar ausente no jogo do Moreirense com o Rio Ave, da sexta jornada da I Liga, confirmou hoje à Lusa fonte dos minhotos.

Além do técnico principal, substituído pelo adjunto Leandro Mendes na conferência de imprensa de antevisão ao jogo de sábado, o guarda-redes Miguel Oliveira também se juntou ao lote de infetados pelo novo coronavírus, responsável pela covid-19, que já englobava o defesa Matheus Silva.

Já o guarda-redes Kewin, os defesas Abdu Conté, Anthony D'Alberto e Pedro Amador, o médio Sori Mané e os avançados André Luís e Derik Lacerda prosseguem a recuperação das respetivas lesões e vão continuar afastados das opções do Moreirense para a visita a Vila do Conde.

Os vimaranenses já tinham notificado casos de infeção durante a retoma da última edição da I Liga, designadamente, pelo defesa Abdu Conté, e na pré-época, quando detetaram outro atleta com teste positivo, cuja identidade não foi conhecida.

Há uma semana, o médio Ibrahima Camará fez um teste negativo para a covid-19 e reintegrou os treinos do Moreirense, depois de ter ficado infetado durante o estágio da seleção da Guiné-Conacri, que esteve concentrada no Algarve no início de outubro.

O Moreirense, quinto colocado, com oito pontos, visita o Rio Ave, oitavo, com seis, no sábado, às 18:00, no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde, em duelo da sexta jornada da I Liga, com arbitragem de Iancu Vasilica, da associação de Vila Real.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 2.428 em Portugal.

Lusa

Câmara de Águeda promove a “Igualdade na Diversidade”

Projeto de integração social e mediação intercultural, que pretende aumentar os níveis de escolarização entre a comunidade cigana do Concelho, foi apresentado no Salão Nobre da Câmara Municipal.

“A educação faz toda a diferença”. Rafael Soares, da Gipsy Produções - Associação Cultural, resumiu a essência de um projeto de integração social e mediação intercultural que foi apresentado anteontem, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, e que vai decorrer durante três anos. Intitulado “Igualdade na Diversidade”, o projeto (que é promovido pela Câmara de Águeda, em parceria com a Gipsy Produções e com a Associação Cultural e Recreativa de Vale Domingos) tem precisamente como objetivo aumentar a escolarização entre a comunidade cigana do Concelho, promover o sucesso escolar e combater o absentismo e abandono escolares.

O Concelho de Águeda tem uma comunidade cigana com cerca de 300 elementos, agrupados em 80 agregados familiares, distribuídos por várias freguesias, onde têm sido identificados alguns problemas de integração social, cultural e económica. Entre eles estão a baixa escolarização, o abandono e insucesso escolares, pouca integração das crianças no Pré-Escolar e em creche, bem como o baixo nível de integração no mercado de trabalho.

No âmbito deste trabalho de identificação das necessidades da comunidade cigana, a Câmara de Águeda elaborou este projeto que pretende agir junto das famílias e crianças de etnia cigana, procurando atenuar cenários de exclusão e de desintegração social, combatendo também o preconceito, o racismo e a discriminação.

Com uma duração de três anos, este projeto pretende envolver a comunidade cigana, sendo que o acompanhamento, através de mediadores interculturais nas escolas, está a ser feito nos três agrupamentos do concelho (Águeda, Águeda Sul e Valongo do Vouga) e ainda a Escola Secundária Adolfo Portela.

Estes mediadores têm como função criar pontes de ligação e de diálogo entre as comunidades ciganas e escolares, definindo estratégias de intervenção social e facilitando a comunicação entre ambas.

 

Mudanças que é preciso fazer acontecer

Para Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, este “é um projeto muito interessante, que vem enriquecer muito do que já tem sido feito junto e com esta comunidade”.

“Se cada um de nós fizer o melhor que puder, o mundo será o melhor que pode ser”, argumentou o Edil, acreditando que, no final, com os resultados que se obtiverem, valerá a pena “o investimento que está a ser feito”, porque “é um investimento nas pessoas”, na construção de uma sociedade melhor, com “cidadãos comprometidos com o bem comum, independente da sua origem ou etnia”.

Rafael Soares, Presidente da Gipsy Produções - Associação Cultural, desafiou os pais a enviarem os seus filhos para a escola. “Estudem, enviem-nos para a escola, porque a educação faz toda a diferença”, declarou, desejando, emocionado, que gostaria de, “um dia, ver um jovem cigano como engenheiro ou advogado”.

Esta é também a ambição de Luísa Coelho, que “gostava de ver jovens ciganos a entrar na universidade”. Um sonho que só será possível concretizar com o empenho de todos – autoridades, sociedade civil e comunidade cigana -, defendeu a Presidente da Associação Cultural e Recreativa de Vale Domingos, afirmando que “há mudanças que têm que se fazer acontecer, mas as pessoas têm de se deixar ajudar”.

A responsável, que reconhece as problemáticas do insucesso e abandono escolares associadas à comunidade cigana, acredita que este projeto pode fazer a diferença. “A educação pode mudar as comunidades; não é deixar de se ser cigano, nem abandonar as raízes culturais, mas é ter poder para dar voz àquilo que a comunidade cigana tem de melhor”, sustentou, resumindo que “educação é poder e informação”.

“Estou curiosa para ver o resultado que este projeto vai ter no final destes três anos”, disse Luísa Coelho, confiante de que todos possam ser surpreendidos, tanto pelas respostas sociais como pela adesão das famílias, das crianças e jovens aos projetos educativos.

Refira-se que este projeto resulta de uma candidatura ao Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), Eixo Inclusão Ativa de Imigrantes e Minorias Étnicas - Projeto de Mediadores Municipais e Interculturais.

Mais informações sobre este projeto podem ser consultadas na página web https://mediadoresinterculturais.cm-agueda.pt.

 

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos


O empresário congolês Sindika Dokolo, marido da empresária angolana Isabel dos Santos, morreu ontem no Dubai, disse à Lusa fonte ligada à família.

A imprensa congolesa adianta que Sindika Dokolo morreu no Dubai, quando praticava mergulho. Outras fontes angolanas indicaram que a causa da morte foi uma embolia.

O empresário e colecionador de arte tinha 48 anos e nasceu na atual República Democrática do Congo. Em 2002 casou-se em Luanda com Isabel dos Santos, filha do ex-presidente de Angola José Eduardo dos Santos.

As mensagens de condolências multiplicaram-se nas redes sociais, como a de Michée Mulumba, assistente pessoal do Presidente congolês, Felix Tshisekedi: "Foi durante um mergulho que partiu para a eternidade, uma atividade habitual que o afastou da sua luta e dos seus entes queridos", no Twitter.

Nascido no antigo Zaire, a 16 de maio de 1972 (atual República Democrática do Congo) era filho do banqueiro Augustin Dokolo Sanu, e da sua segunda mulher, a dinamarquesa Hanne Taabbel. Frequentou o liceu Saint Louis de Gonzague, em Paris, e prosseguiu os estudos na Universidade Paris Vi Pierre et Marie Curie.

Crítico dos quase 20 anos do regime do Presidente Joseph Kabila na RDCongo, Sindika Dokolo esteve cerca de cinco anos no exílio, devido aos processos movidos em Kinshasa, tendo regressado apenas em maio de 2019, já depois da chegada ao poder de Félix Tshisekedi, que tomou posse como chefe de Estado congolês em janeiro.

Inspirado pelo pai, começou a sua coleção de arte quando tinha 15 anos e criou mais tarde a Fundação Sindika Dokolo, a fim de promover as artes e festivais de cultura em Angola e noutros países.

Em fevereiro de 2016, ainda com José Eduardo dos Santos nas funções de Presidente em Angola, a Fundação Sindika Dokolo entregou ao chefe de Estado, no Palácio Presidencial, em Luanda, duas máscaras e uma estatueta do povo Tchokwe (leste de Angola), que tinham sido saqueadas durante o conflito armado, recuperadas após vários anos de negociação com colecionadores europeus.

Para Sindika Dokolo, o repatriamento de obras de arte levadas de África para coleções privadas em países ocidentais era um tema que começa a ganhar nova força, desde logo com a promessa do Presidente de França, Emmanuel Macron, de entregar ao continente uma grande parte do acervo francês com património africano.

Na sua coleção pessoal, Sindika Dokolo contava com mais de 5.000 obras de arte de diversos artistas, nomeadamente africanos.

Em março de 2015, Sindika Dokolo foi galardoado, por decisão de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, com a Medalha de Mérito da cidade do Porto, no âmbito do empréstimo da coleção designada 'You Love Me, You Love me Not'. No ano seguinte, a Fundação Sindika Dokolo escolhia a Invicta para acolher a sua sede na Europa, que haveria de ficar situada no edifício Casa Manoel de Oliveira — comprada em hasta pública por 1,58 milhões de euros.

Tal como Isabel dos Santos, os negócios de Sindika Dokolo estavam a ser investigados pela justiça angolana, na sequência das revelações do Consórcio Internacional de Jornalistas que ficaram conhecidas como “Luanda Leaks”.

Sindika Dokolo e a mulher são suspeitos de terem lesado o Estado angolano em milhões de dólares e foram alvo de arresto de bens e participações sociais em empresas, em dezembro do ano passado, por determinação do Tribunal Provincial de Luanda.

Imagem de Jesus no Santo Sudário foi gravada durante a Ressurreição

 

O Dr. Bernardo Hontanilla, catedrático da Universidade de Navarra, analisou a postura do corpo estampado no Santo Sudário e as réplicas em 3D elaboradas por cientistas recentes.

E concluiu que a imagem foi impressa no tecido no momento exato em que Nosso Senhor Jesus Cristo se erguia ressuscitado: os sulcos do rosto na imagem são “mais próprios de uma pessoa viva, pois em um cadáver recente a musculatura facial se relaxa e desaparece”.

Ele descarta que a imagem do Sudário possa ser uma obra artística: “Quase diríamos que a produção dessa imagem é absolutamente admirável, para não dizer milagrosa, e está fora de toda lógica humana”.

ABIM

Inaugurada nova sala de audiências em Ansião

 

Foi hoje (leia-se ontem) inaugurada uma nova sala de audiências do Tribunal Judicial de Ansião, numa sessão que contou com a presença da Diretora-Geral da Administração da Justiça, Isabel Namora, e do Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Leiria, Carlos Oliveira.

Ambos os convidados agradeceram a colaboração do município com os serviços judiciários e realçaram o facto de o Tribunal de Ansião contar com o juízo de execução a funcionar definitivamente desde abril de 2019.

O Presidente da Câmara Municipal salientou o interesse municipal do novo espaço, como resposta à importante proximidade dos cidadãos de serviços públicos essenciais, tendo em conta o envelhecimento cada vez mais acentuado da população. Considerou, por outro lado, a manutenção do funcionamento do Tribunal em Ansião como uma medida de mitigação da desertificação do território.

A obra, que contempla não apenas a sala de audiências, mas também a adaptação de acessos e instalações complementares, mais do que um investimento da autarquia na ordem dos oitenta mil euros, representa uma importante reforma para as pessoas, missão e dever de quem, eleito democraticamente, deve lutar pela satisfação das necessidades dos munícipes, promovendo e valorizando a qualidade de vida de todos os ansianenses.

O autarca terminou a sua intervenção com uma palavra de homenagem e reconhecimento a todos os que, desde 1999, trabalharam e trabalham naquele espaço, especialmente aos dedicados servidores da causa da justiça.


Carnaval 2021 de Figueiró dos Vinhos - SUSPENSO


Município de Figueiró dos Vinhos e os Bairros e Associações dinamizadores do Carnaval figueiroense decidiram suspender a realização deste evento em 2021.

A decisão foi tomada em reunião conjunta, esta terça-feira, dia 27 de outubro, onde estiveram reunidos representantes dos diversos Bairros e Associações, que habitualmente participam e dinamizam o Corso Carnavalesco do concelho.

O cancelamento deste evento, tão emblemático de Figueiró dos Vinhos, é uma decisão difícil para todos os que, direta ou indiretamente, estão envolvidos na sua organização. Contudo, perante o contexto atual decorrente da pandemia e a necessidade imperiosa de salvaguardar a saúde de todos os cidadãos, a não realização do Carnaval de Figueiró dos Vinhos 2021 torna-se inevitável. Esperamos estar de regresso em 2022 e, nessa altura, desfrutarmos, vigorosamente, da grande festa carnavalesca tão característica do nosso concelho e da nossa região.