sexta-feira, 1 de março de 2024

Aldeias de xisto de Gondarém e Midões em destaque. CASTELO DE PAIVA VOLTOU A PARTICIPAR na BTL - Feira Internacional de Turismo


FESTAS DO S.JOÃO E FEIRA DO VINHO VERDE DIVULGADOS PELA AUTARQUIA
Através do espaço único da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, o concelho de Castelo de Paiva volta este ano a marcar presença na BTL – Feira Internacional de Turismo, naquele que é o salão referência para a indústria do Turismo Nacional, certame internacional que ontem foi inaugurado e decorre até dia 3 de Março, no espaço da FIL em Lisboa.
Trata-se da presença no maior certame turístico realizado em Portugal, e nesta nova participação na 34ª edição da BTL, Castelo de Paiva volta a promover os produtos que, definitivamente, captam mais público para o nosso território, nomeadamente a gastronomia e vinhos, turismo de natureza e touring cultural e paisagístico, promoção das Aldeias de Xisto/ Aldeias de Portugal, sendo que, neste enfoque, além de divulgar o que de melhor por cá se produz, pretende-se com esta participação, divulgar Castelo de Paiva como destino atractivo para os apreciadores da natureza e dos diversificados desportos que por cá se praticam, e ainda divulgar os eventos que mais dinâmica conferem ao concelho, nomeadamente os festejos de S. João e a 25 ª Feira do Vinho Verde, certames que, se evidenciam sempre pela grande adesão de forasteiros e excelentes concertos realizados, para além da próxima edição dos Rios Ibéricos 2024, referente à Taça de Portugal de Triatlo e Duatlo, a ter lugar no segundo fim-de-semana de Julho.

Este é pois, um evento cheio de desafios e novas propostas, quer para os profissionais ligados ao sector do turismo, que nestes dias poderão investir em novas oportunidades de negócio, conhecer novas tendências dos mercados e assim melhor posicionar a oferta, de uma forma inovadora e competitiva, quer para o público em geral, que terá, nesta feira, a oportunidade conhecer novos destinos e soluções, comparar propostas e comprar a preços altamente competitivos, tudo isto num ambiente de festa, onde a música e a gastronomia marcam presença assídua.
Participando pela oitava vez, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa acredita no enorme potencial deste evento e, marca assim a sua presença de forma inovadora e competitiva, numa acção articulada com o seu próprio espaço expositivo, localizado no Pavilhão 2 (stand 2C41), identificando assim a amplitude territorial da CIM do Tâmega e Sousa.
Assim sendo, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa acredita, por tudo isto, que esta participação na BTL 2024, nestes 5 dias será mais um momento alto de promoção e divulgação desta região do Norte do país tão vasta e rica em atractivos turísticos, apresentando magnificas ofertas desde alojamento, aventura, saúde e bem-estar, gastronomia, doçaria ou cultura, bem como as apostas no turismo de natureza e no turismo cultural, associando-lhe o calendário de eventos e festividades regionais.
Nesta participação de Castelo de Paiva na BTL, que foi acompanhada pelo presidente da edilidade José Rocha, e pela Vereadora do Turismo, Liliana Vieira, destacou-se no dia inaugural, uma apresentação que abordou a doçaria tradicional e os fantásticos vinhos verdes da Sub Região de Paiva, na perspectiva da 25ª Feira do Vinho de Castelo de Paiva, acontecendo ainda, durante o dia, uma apresentação relacionada com o turismo activo e de natureza no território paivense, nomeadamente as Aldeias de Xisto de Midões e Gondarém, integradas na rota das Aldeias de Portugal.
No dia dedicado ao concelho, a mostra gastronómica paivense deliciou todos os presentes, com a nossa doçaria tradicional, as "Rabanadas à Moda de Payva", e as famosas "Iscas de Bacalhau", acompanhadas com a degustação dos nossos vinhos verdes, espumantes e licores.
O presidente José Rocha considera o sector do turismo essencial para alavancar a economia local, e mostra-se orgulhoso com esta presença de sucesso, evidenciando que palcos como o da BTL, são assumidos como oportunidades únicas para mostrar as potencialidades de Castelo de Paiva a todo mundo.
O autarca paivense sublinha mesmo que, continua a ser extremamente importante e crucial, que Castelo de Paiva possa mostrar, num palco turístico desta grandeza, a suas potencialidades, os seus recursos endógenos, insistindo no interesse das temáticas dos rios, serra, vinhas e minas, procurando ao mesmo tempo, dar a conhecer aos visitantes um conjunto de grandes eventos e certames, bem como actividades económicas das gentes paivenses, sempre prontas a receber e a dar o seu melhor a quem nos visita, destacando em particular a gastronomia e vinhos, e a beleza paisagística do território.









*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

No próximo Domingo, na Quinta de de S. Pedro. CAMPEONATO DISTRITAL DE CORTA MATO CURTO VOLTA A DISPUTAR-SE EM CASTELO DE PAIVA


Cerca de 570 atletas vão estar presentes na prova
A Associação de Atletismo de Aveiro, contando com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e colaboração das colectividades locais Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva e Associação Desportiva C.C.J. Clark, vai realizar na manhã do próximo Domingo, dia 3 de Março, no amplo espaço da Quinta do Hotel Rural S. Pedro, em Sobrado, o 25º Campeonato Distrital de Corta Mato, na vertente Curta, uma competição que este ano vai contemplar os campeonatos para os escalões de formação ( infantis, e benjamins ) estando prevista a participação de mais de 570 atletas, repartidos por cerca de quatro dezenas de equipas.
As categorias de iniciados e juvenis, será disputada em prova aberta, e ao nível da participação de Veteranos teremos a possibilidade de uma partida com mais de 180 atletas inscritos.

O Campeonato Distrital de Corta-Mato, vertente curta, destina-se a atletas masculinos e femininos dos escalões de Juniores, Sénior e Veteranos, inscritos em clubes filiados na Associação de Atletismo de Aveiro, sendo que, podem integrar as equipas de seniores, os atletas juniores ou veteranos para a composição da sua equipa, com o máximo de 6 atletas por equipa.

As provas tem inicio às 10 horas e os atletas terão que se apresentar na linha de partida com o dorsal atribuído pela Associação de Atletismo de Aveiro para a época de 2024, sendo que, os atletas só podem participar na prova do seu escalão excepto os juniores que podem participar na prova de seniores, contando para a classificação colectiva. Apenas os atletas do escalão de veteranos poderão fazer a opção de participar ou no Campeonato do seu escalão de veteranos ou no Campeonato de Corta-mato Curto, sendo que, em caso algum poderão participar nas duas provas.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Câmara de Águeda vai distinguir os “melhores” em Gala do Desporto

Período de candidaturas inicia hoje e prolonga-se até dia 17 de março

A Câmara Municipal de Águeda vai distinguir, numa gala desportiva anual, associações, clubes, atletas, agentes desportivos e personalidades ligados ao setor que, pelo trabalho e desempenho desenvolvido na participação em competições regionais, nacionais e internacionais, na época desportiva anterior, contribuíram para o desenvolvimento e promoção desportiva do concelho.
Para a atribuição das distinções da gala deste ano, referente à época 2022/2023, é lançado hoje o período de candidaturas, tendo os interessados até ao próximo dia 17 de março para apresentar a sua proposta, em nome próprio ou indicando outros atletas/clubes.
Serão atribuídas distinções nas seguintes categorias: Distinção do ano (homenagem/carreira; agente desportivo do ano; equipa do ano; desporto adaptado; jovem revelação; atleta do ano; e distinção especial do júri) e mérito desportivo.
Quanto ao mérito desportivo, o galardão será atribuído às equipas, atletas e agentes desportivos que, em competições de âmbito internacional, nacional e regional/distrital, tenham obtido uma classificação de pódio ou de elevada relevância.
Todas as informações e formulários referentes a estes processos de candidatura estão disponíveis na página oficial da Câmara de Águeda, em www.cm-agueda.pt, sendo que as candidaturas devem ser enviadas para o correio eletrónico desporto@cm-agueda.pt.
Para mais informações e esclarecimentos, os interessados devem contactar o serviço de apoio ao desporto pelo número 234 610 070 (ext. 1243 ou 1236).

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro


 

Cantanhede | Mostra patente durante todo o mês de março. Exposição Tecelagem de Almalaguês – Uma Herança do Passado na Biblioteca Municipal

 
Está patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede, até ao próximo dia 31 de março, a exposição Tecelagem de Almalaguês – Uma Herança do Passado. A mostra é da responsabilidade da Associação Herança do Passado, de Almalaguês, que respondeu de forma afirmativa ao convite formulado pela Biblioteca Municipal para expor neste equipamento cultural, algumas das criações das tecedeiras da Associação.
Estão patentes no átrio da biblioteca peças de vestuário, calçado e artigos de decoração do lar, antigos e atuais, confecionados em tecelagem de Almalaguês e alguns equipamentos artesanais usados neste ofício, como um tear manual, uma dobadoira entre outros.
A Biblioteca Municipal selecionou esta mostra de artesanato para assinalar o Dia Internacional da Mulher, que se comemora precisamente no próxima sexta-feira, dia 8 de março. A escolha para esta mostra recaiu num ofício artesanal muito associado ao sexo feminino, homenageando assim, as mulheres tecedeiras, especialmente as provenientes de Almalaguês.
Sobre a Associação Herança do Passado
A Associação Herança do Passado foi fundada por tecedeiras da região de Almalaguês, em 2008 e localiza-se na Escola Primária de Anaguéis, em Almalaguês. Tem como prioridade a preservação da arte da tecelagem de Almalaguês, manter viva esta tradição artesanal secular e divulgá-la por todo o país.
Na Associação realizam-se cursos de formação de artesanato e outros, de carácter geral, dirigidos a toda a comunidade, que facilitam a formação ao longo da vida e respondem às necessidades das comunidades locais.
A Associação Herança do Passado incentiva a frequência do espaço pelos munícipes mais velhos e a partilha dos seus saberes e vivências culturais com os mais jovens, facilitando a transmissão da herança cultural da comunidade. Aqui funciona a oficina de tecelagem, aberta diariamente e que proporciona a todos a oportunidade de executar uma peça tecida em tear manual.

Atualmente, a Associação possui na cidade de Coimbra um espaço cedido pela Câmara Municipal, onde se realizam atividades relacionadas com a tecelagem e se divulga este ofício tradicional no próprio concelho.



Telemóveis em recinto escolar. Deverão as escolas proibir o uso de telemóveis?


  • Itália e Reino Unido entre os países que pretendem proibir o uso do telemóvel       
  • Deve Portugal tomar a mesma medida? Há uma escola que proibiu há cerca de seis anos
  • Existem alternativas para manter o contacto com as crianças sem serem os telemóveis

Lisboa, 29 de fevereiro de 2024. Nos últimos meses o debate em torno da limitação do uso de telemóveis pelos mais novos, e sobretudo nos recintos escolares, tem ganho alguma relevância e chegou já aos temas das futuras eleições em Portugal. Há países, como Itália e o Reino Unido, onde as medias foram já tomadas para a limitação do uso destes equipamentos, mas não apenas pelos mais novos, também pelos adultos, sejam professores, sejam técnicos de ação educativa. Contudo, mais além das posições de quase todos partidos portugueses para a limitação do uso destes equipamentos nos recintos escolares, o bem-estar dos mais novos continua ser o foco de todos.

Em Portugal uma escola no município de Viseu já implementou esta medida desde 2018. Ainda que alguns alunos possam apresentar alguma resistência, a medida impõe que os alunos deixem os seus equipamentos à entrada da escola, só tendo acesso aos mesmos à saída.

O principal objetivo com estas medidas é o de criar um maior bem-estar digital entre os mais novos, mas a ideia de que os equipamentos são a única forma de contacto quando se encontram em aulas parece ser a que mais adeptos tem, contudo, o uso de deste tipo de equipamentos traz aos mais novos alguns problemas que não podem ser ignorados.

Para Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily, empresa europeia que comercializa relógios inteligentes dirigidos a crianças comenta: “A tecnologia é parte do quotidiano de todos nós, adultos e crianças. Claro que não podemos negar o acesso à mesma aos mais novos, até porque tem alguns benefícios. Mas consideramos que o principal fator é mesmo ensinar a fazer uso da tecnologia de forma mais responsável. Temos que ser conscientes que uma criança de 10 anos não tem o entendimento do uso do telemóvel que tem um adulto.”, e acrescenta “Se as escolas conseguirem limitar o uso dos equipamentos pelos mais novos, será possível que eles não apenas desenvolvam mais relações interpessoais diretas com os colegas, como também sejam mais responsáveis com o uso da tecnologia no seu dia-a-dia”.

De facto, o uso destes equipamentos está, na verdade, associado às redes sociais e não necessariamente ao contacto com os pais ou aos benefícios que a tecnologia pode trazer para o estudo em si. Em Portugal, os projetos da escola digital já traz aos mais novos ferramentas que os apoiam no seu estudo com recurso à tecnologia, e a questão do contacto com os encarregados de educação pode, na realidade, ser substituído por outros equipamentos menos invasivos no dia-a-dia dos mais novos.

É o caso dos smartwatches desenvolvidos tendo como público alvo os mais novos. Uma alternativa aos telemóveis, estes equipamentos trazem funcionalidades semelhantes às de um smartphone, como são chamadas, videochamadas, mensagens via Whatsapp, leitor de música, câmara, ou outras, que dão aos mais novos a segurança e benefícios do uso da tecnologia, sem adquirir um carácter invasor no seu quotidiano. Aos pais, estes equipamentos trazem a certeza de poderem contactar os seus filhos em qualquer momento, e simultaneamente controlarem os conteúdos a que têm acesso.

“O debate de se se deve limitar o uso do telemóvel nas escolas é ainda muito complexo, pelo que acreditamos que devemos dar ferramentas aos mais novos que os tornem mais conscientes da responsabilidade do uso da tecnologia no seu dia-a-dia. E não é apenas o uso, é também o impacto que a tecnologia traz a uma criança que, rapidamente, se embrenha no vasto mundo da internet para o qual, infelizmente, não está preparada. Alguns pais são já conscientes desta realidade e, por isso, preferem optar por novas soluções, pois compreendem a pressão social do uso da tecnologia que os seus filhos sofrem diariamente”, conclui Álvarez.

Sobre a SaveFamily

A SaveFamily é a empresa europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui productos a mais de 15 países.

Criada em 2017 e com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily ajuda as mais de 200 mil famílias que fazem parte da sua carteira de clientes.



Newsline - Agência de Comunicação

Inês Fernandes



Inês Fernandes

Relações Corporativas

Newsline – Agência de comunicação


AVISO À POPULAÇÃO: AGITAÇÃO MARÍTIMA, VENTO E QUEDA DE NEVE - MEDIDAS PREVENTIVAS

 
1. SITUAÇÃO
De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se,
para as próximas 48 horas, vento, agitação marítima e queda de neve, salientando-se os seguintes
aspetos:
Vento, por vezes forte, mais intenso no litoral oeste e nas terras altas, com rajadas
até 95km/h;
até 95km/h;
Agitação marítima forte na costa ocidental;
Queda de neve nas terras altas do Norte e Centro acima de 1400/1600 metros
durante a noite e madrugada do dia 02, descendo a cota até aos 700/900 metros a
partir da tarde.
durante a noite e madrugada do dia 02, descendo a cota até aos 700/900 metros a
partir da tarde.
Informação meteorológica em www.ipma.pt


2. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Atendendo à alteração das condições meteorológicas, com previsão vento, agitação marítima e
queda de neve, é expectável:
Piso rodoviário escorregadio devido à possibilidade de acumulação de gelo, geada e neve;
Possibilidade de queda de neve em áreas e a altitudes onde habitualmente não se verifica;
Possíveis acidentes na orla costeira devido à forte agitação marítima;
Possibilidade de queda de ramos ou árvores, bem como de afetação de infraestruturas
associadas às redes de comunicações e energia;
associadas às redes de comunicações e energia;
Desconforto térmico na população devido à descida acentuada da temperatura mínima.


3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que o eventual impacto
destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados,
pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a adoção das
principais medidas preventivas para estas situações, nomeadamente:
Prestar atenção aos grupos mais vulneráveis (crianças nos primeiros anos de vida, doentes
crónicos, pessoas idosas ou em condição de maior isolamento, trabalhadores que exerçam
atividade no exterior e pessoas sem abrigo);
crónicos, pessoas idosas ou em condição de maior isolamento, trabalhadores que exerçam
atividade no exterior e pessoas sem abrigo);
Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e
outras estruturas suspensas;
outras estruturas suspensas;
Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando
atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente
mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais;
mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais;
Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva,
desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos
muito próximos da orla marítima;
desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos
muito próximos da orla marítima;
Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tomando especial atenção à
eventual acumulação de neve e/ou formação de gelo ou geada nas vias rodoviárias;
eventual acumulação de neve e/ou formação de gelo ou geada nas vias rodoviárias;
Evitar a circulação em vias afetadas pela acumulação de neve e quando isso não for possível,
adotar as seguintes medidas:
• Verificação do estado dos pneus e respetivas pressões;
• Transporte e colocação das correntes de neve nos veículos;
• Assegurar o abastecimento de combustível em níveis que permitam percorrer trajetos
alternativos ou a permanência do veículo em funcionamento por longos períodos de
tempo, em caso de retenção nas vias afetadas;
• Nos veículos elétricos, deve ser verificada a carga da bateria e analisada a existência de
postos de carregamento no seu itinerário;
• Garantir que os sistemas de aquecimento dos veículos se encontram em bom estado de
funcionamento;
• Providenciar alimentos adequados em quantidade e características, assim como
medicamentos, de acordo com o número e tipologia de ocupantes dos veículos.
adotar as seguintes medidas:
• Verificação do estado dos pneus e respetivas pressões;
• Transporte e colocação das correntes de neve nos veículos;
• Assegurar o abastecimento de combustível em níveis que permitam percorrer trajetos
alternativos ou a permanência do veículo em funcionamento por longos períodos de
tempo, em caso de retenção nas vias afetadas;
• Nos veículos elétricos, deve ser verificada a carga da bateria e analisada a existência de
postos de carregamento no seu itinerário;
• Garantir que os sistemas de aquecimento dos veículos se encontram em bom estado de
funcionamento;
• Providenciar alimentos adequados em quantidade e características, assim como
medicamentos, de acordo com o número e tipologia de ocupantes dos veículos.
Nas vias afetadas pela acumulação de neve, evitar viagens com crianças, idosos ou pessoas

  • com necessidades especiais;
com necessidades especiais;
Evitar circular naquelas vias com veículos pesados, em particular articulados, veículos com
  • reboque e veículos de tração traseira;
reboque e veículos de tração traseira;
Restringir ao máximo possível os movimentos de veículos e de pessoas apeadas, nas zonas
  • potencialmente afetadas pela queda de neve;
potencialmente afetadas pela queda de neve;
Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e
  • Forças de Segurança.
Forças de Segurança.

ANEPC || Divisão de Comunicação e Sensibilização


Barcelos | Como pode cantar o Galo no Turismo de Barcelos?

 No âmbito do Desenvolvimento Sustentável do Turismo em Barcelos, o Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai receber a conferência "Como pode cantar o Galo no Turismo de Barcelos?", amanhã, dia 2 de março.
A sessão terá como oradores Mário Constantino Lopes, Presidente do Município de Barcelos, Paulo Carrança, Turismo e Norte de Portugal, Carlos Costa, Professor Catedrático da Universidade de Aveiro, e Alexandra Malheiro, Diretora da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do IPCA.

A iniciativa, agendada para as 15h30, no auditório Dr. António Martins (Escola Superior de Gestão do IPCA), é promovida pela Confraria Gastronómica do Galo de Barcelos, em colaboração com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do IPCA e a Câmara Municipal de Barcelos.
 
Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Concerto do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz


O Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz vai receber no dia 2 de março, às 18h, um concerto do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa com a participação de alunos do Conservatório Regional do Alto Alentejo e da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, sob a direção do maestro reguenguense João Defeza. Antes, pelas 15h30, decorrerá um workshop com os alunos que vão participar no concerto.
O Grupo de Música Contemporânea de Lisboa apresenta neste concerto o ciclo Mundos e leva ao palco a diversidade estética da criação musical portuguesa, permitindo ao público revisitar alguns dos mundos da criação contemporânea nacional. No ciclo Mundos refletem-se as diversas vivências e fontes de criação musical, sejam elas urbanas ou campestres, filosóficas ou oníricas, mais pragmáticas ou assentes em momentos de lirismo poético, através dos quais os criadores se exprimem.
E, no final, é a música, o modo como o compositor sente e a arquitetura do seu pensamento que se pretende entregar ao público, que fica com a tarefa de decifrar e absorver o mundo do compositor. Neste concerto, a direção de João Defeza começará por guiar uma homenagem ao compositor Ivan Moody.

O programa inclui também obras de Jorge Peixinho, Clotilde Rosa e José Rio-Pareja. A finalizar será invocada a celebração do 50.º aniversário do 25 de Abril, através de uma obra de Constança Capdeville, terminada nos meses que se seguiram à revolução.

O Grupo de Música Contemporânea de Lisboa foi fundado em 1970 por Jorge Peixinho, com a colaboração de Clotilde Rosa, António Oliveira e Silva, Carlos Franco e António Reis Gomes e é considerado o primeiro grupo português de música contemporânea, desempenhando um papel importante na abertura da sociedade portuguesa à estética musical do seu tempo.

*Carlos Manuel Barão / Comunicação e Imagem

MAIS DE 300 PESSOAS APOIAM A CANDIDATURA DO BLOCO DE ESQUERDA EM COIMBRA


São mais de 300 pessoas que decidiram confiar publicamente o seu apoio à candidatura do Bloco de Esquerda no distrito de Coimbra. Segue a lista por ordem alfabética.

Adelino Domingues, tratador de animais

Adriana do Monte Carvalho, estudante

Adriana Figueiredo, estudante

Adriano Pedroso de Lima, professor universitário aposentado

Agostinho Matias, reformado

Aires Ventura, reformado

Albino Rodrigues, reformado

Amanda Santo, jornalista

Amanda Steffen, historiadora

Amaru Ocampo Mestas, assistente financeiro em organizações de direitos humanos

Ana Bela Couceiro, médica

Ana Carolina Castanheira, bióloga e mestranda em ecologia aplicada

Ana Carolina Gonçalves de Carvalho, designer multimédia

Ana Cristina Grilo, enfermeira

Ana Cristina Santos, investigadora

Ana Filomena Amaral, escritora

Ana Galvão, aposentada

Ana Margarida Gonçalves de Carvalho, estudante de Medicina

Ana Pardal, estudante

Ana Rajado, geógrafa

Ana Raquel Sampaio Simões, técnica superior de administração pública

Ana Rita Brito, socióloga

Ana Teresa Fonseca, estudante

Anabela Cruz, educadora de infância

André Caiado, doutorando e gestor de ciência

André Leal, empregado de hotelaria

Andreia Martins, desempregada

Andreia Melo, professora

Andreina Zerega, estudante de doutoramento em engenharia do ambiente

António Cerca, professor

António Girão, professor

António Gouveia, aposentado

António Joaquim Marinho da Silva, médico

António Luís Catarino, professor

António Melanda, advogado

António Rodrigues, músico

António Sousa Ribeiro, professor universitário

Arlindo Sá Pinto, reformado

Armando Duarte, informático

Armando Valente, produtor artístico

Augusto Simões, reformado

Aurélio Malva, músico e professor aposentado

Avelino Pereira Cruz, reformado

Beatriz Dinis Salgado, estudante universitária

Beatriz Teixeira Matoso, rececionista

Bernardo Costa, historiador

Berta Maria dos Santos Marques, reformada

Brito Manuel Marques Largo, terapeuta da fala/ terapeuta familiar

Bruno Ricardo Bairrão de Freitas, arqueólogo e professor

Camila Cosme, professora

Camila Rodrigues Duarte, estudante

Cândida Beatriz Lopes Silva, gestora de projetos

Carla Pinto, jurista

Carla Silva, médica da família e dirigente sindical

Carla Silva, operadora de loja

Carlos Alberto Marques dos Santos Matoso, funcionário CTT

Carlos Barradas, investigador e fotógrafo

Carlos Caldeira, consultor de telecomunicações

Carlos Fortuna, professor universitário

Carlos Freitas, professor do ensino básico e secundário

Carlos Honório, reformado

Carlos Marques, contabilista

Carlos Mendes, cozinheiro

Carlos Nolasco, sociólogo

Carlos Silva, empresário da restauração

Carmo Anjos, técnico superior de diagnóstico e terapêutica

Catarina Vitorino, estudante de doutoramento, ativista anticapacitista e feminista

Cecília Pedro, escritora

Célia Maria Simões Rodrigues, professora do ensino secundário

César Gonçalves, ferroviário

César Sousa, estudante

César Temudo, químico

Clara Isabel Serrano, professora e investigadora

Clara Moura, professora aposentada

Cláudia Pauzeiro, técnica superior

Cláudio Manaia Nunes, professor universitário

Clotilde Bernal, professora

Conceição Duarte, educadora de infância

Cristiano Neto, empregado de hotelaria

Cristina Figueiredo, professora

Cristina Magalhães, empregada comercial

Cristina Rocha Ferreira, professora de ensino especial

Damas Morais, coordenadora

Daniel Pimentel, técnico superior e jurista do banco de portugal

Daniela de Sousa, técnica de contabilidade

Daniela Matoso, estudante universitária de estudos europeus

Daniela Nascimento, professora universitária

Diogo Barbosa, tutor

Diogo Duarte Silva, estudante

Diogo Fernando Silva, administrativo

Eduardo Correia, motorista

Elena Vieira, estudante

Elisabete Matias, assistente operacional saúde

Ernesto Costa, professor universitário jubilado

Eva Cosme, desempregada

Fabiana Ramos, médica

Fátima Batista, aposentada

Felipe Pradella Marques, ux designer

Fernando Fontes, sociólogo e investigador

Fernando Santos, médico

Fernando Sousa Jesus, ambientalista

Filipe Oliveira, engenheiro informático

Filipe Rodrigues, funcionário de posto de abastecimento

Francisco Costa, revisor de bilhetes da cp

Francisco Soares de Oliveira, administrativo

Frederico Martinho, arquitecto

Germano Milagre, informático

Graça Areias, psicóloga clínica

Guida Carvalho, empresária

Guilherme Ferreira Fernandes Moreira, estudante

Guilherme Nogueira, advogado

Gustavo Magalhães Mourinho, estudante

Gustavo Schwabe, jornalista

Hector Afonso Costa, professor

Helena Faria, atriz

Helena Gomes, professora

Helena Gonçalves, professora do ensino básico

Henrique Jesus, estudante do ensino superior

Henriqueta Val-do-Rio. professora

Hermínio dos Santos, reformado

Inês Martins, estudante

Inês Nascimento Rodrigues, investigadora e dj

Irene Matias, reformada

Isabel Ferreira, geógrafa

Isabel Maria da Costa Figo Luciano, aposentada, assessora principal

Joana Amaro, estudante

Joana Areias Rodrigues, estudante de medicina

Joana Raquel Santiago de Abreu, gestora comercial e de redes sociais

Joana Raquel Simões Henriques, controlo de gestão

João Freire Noronha, professor na escola superior agrária de coimbra

João Gaspar Assunção, fiscal municipal

João Malva, investigador

João Marujo, técnico superior

João Melo, empresário

João Miguel Bento Lopes, gestor operacional

João Miguel Pinto de Sá, engenheiro de software

João Moreira, professor e investigador

João Mortágua, músico

João Paulo Dias, sociólogo

João Pedro Gonçalves, professor

João Rui Sousa, gestor

João Saltão, operário fabril

João Santos, lavador de vidros

João Tovar, professor

Joaquim Moita, médico pneumologista

Joaquim Rodrigues, reformado

Joaquim Silva Santos, bancário reformado

Jorge Dinis de Sousa Martins, operador de loja

Jorge Simões, produtor cultural

José Cação, aposentado

José Couceiro, médico

José Dias, técnico de turismo aposentado

José Duarte Ventura, ferroviário

José João Lucas, professor aposentado

José João Rodrigues, artesão social

José Manuel Carrão, enfermeiro

José Manuel Pureza, professor universitário

José Manuel Reis, sociólogo

José Miguel Nunes, técnico superior de empregabilidade

José Moutinho, médico

José Oliveira Barata, professor universitário aposentado

José Pedro Gomes, reformado

José Pedro Sousa, técnico de teatro

José Ricardo Nóbrega, arqueólogo

José Soares, reformado

José Vieira Lourenço, professor aposentado

Juan Domingues, pintor

Júlia Garraio, investigadora

Juliana Bernal, professora

Laura Relvão, engenheira

Liliana Guerreiro, estudante

Lúcio Mourinho, empregado comercial

Luis Cortesão, engenheiro informático

Luís Dinis, empregado de mesa

Luís Filipe Proença, Médico Psiquiatra

Luís Francisco Marques, professor

Luis Gouveia Jr, estudante

Luís Maia, vendedor

Luís Nascimento, cineasta

Luís Paulo de Sousa Timóteo, estudante universitário

Luísa Bebiano Correia, arquitecta

Luísa de Castro, gerente de loja

Luísa Torres, professora do ensino secundário

Luísa Viseu, professora

Mafalda Amaro, estudante

Manuel da Silva Santos Júnior, Contabilista Certificado

Manuel Frota Antunes, reformado

Manuela Cruzeiro, investigadora

Manuela Neves, professora de história

Manuela Rodrigues, professora aposentada

Marcelo Leitão, médico veterinário

Margarida Figueira, professora aposentada

Margarida Marques, professora

Maria Anália da Silva Costa, assistente social

Maria Augusta Simões, enfermeira

Maria Aurora Quaresma, professora

Maria Carlos, estudante

Maria Clara Aguilar, professora

Maria da Conceição Ruivo, professora universitária aposentada

Maria de Lurdes Pinheiro, doméstica

Maria do Carmo Lopes, investigadora

Maria do Rosário Diogo, reformada

Maria Fernanda Simão Gonçalves, educadora de infância

Maria Helena Dias Loureiro, professora

Maria Helena Mendes Marques, reformada

Maria Inês Costa Roque, estudante

Maria Isabel Ribeiro Dinis, professor do ensino superior

Maria João Antunes, professora

Maria João Santo, estudante

Maria José Canelo, professora universitária

Maria José Carvalho, bibliotecária

Maria José Costa, técnica superior

Maria José Vale Almeida Silva, professora bibliotecária

Maria José Vicente, professora aposentada

Maria Leonardo Castro, assistente turismo rural

Maria Leonor Damas, costureira

Maria Moura Baptista, enfermeira e estudante de investigação clínica

Maria Paixão, professora e investigadora

Maria Rui Cunha, estudante

Mariana Garrido, assessora parlamentar

Mariana Garrido, estudante

Mário Jorge Ribeiro, estudante de doutoramento e investigador em neurociências

Marta Pinto, estudante

Marta Teixeira, psicóloga

Mauro Martins, farmacêutico

Miguel Corte Real, técnico de comunicação

Miguel Dias, professor, ativista ambiental

Miguel Guerra, professor

Miriam Strack, investigadora

Natália Bueno, investigadora

Natália Machado, gestor de projetos e doutoranda em direito

Natércia Coimbra, documentalista

Nuno Dias, professor do ensino básico e secundário

Nuno Patrício, enfermeiro

Olga Oliveira, cozinheira

Paulo Anjos, assistente social

Paulo Corte Real, designer

Paulo Moura Cruz, revisor da cp

Paulo Nogueira Ramos, estudante

Paulo Peixoto, professor universitário

Paulo Pereira, assistente social

Paulo Saraiva, professor universitário

Pedro Homem, arquiteto

Pedro Jorge, professor

Pedro Miranda, músico

Pedro Rodrigues, produtor teatral

Raluca Vieira, socióloga

Raquel da Silva Martinho, investigadora e consultora

Raquel Pereira, destination manager

Raquel Rodrigues, estudante

Regina Maria da Silva Torcato, técnica superior

Ricardo Kalash, ator

Ricardo Seiça Salgado, antropólogo e performer

Richard Wrobel dos Santos, estudante

Rita Correia, assistente administrativa

Rita Gomes, empregada de refeitório

Rita Raínho, professora

Rita Ribeiro, jurista

Roberto Laranjeira, empresário

Rosa Castro, técnica superior de diagnóstico e terapêutica

Rosa Maria Alves Marques, assistente administrativa

Rúben Brito, empregado de mesa

Rui Brás, serralheiro industrial

Rui Calado, professor

Rui Curado Silva, investigador

Rui Jaria, psicólogo escolar

Rui Manuel de Sousa, empresário em nome individual

Rui Moura, médico

Rui Pedro Sá, operador turístico

Rute Soares, professora universitária

Ruth Lourenço, coordenação de segurança em obra

Sandra Maria Barra dos Santos Abreu, coordenadora de área

Sara Lopes, recepcionista

Serafim Duarte, professor

Sérgio Neto, professor e investigador

Sílvia Barbeiro, professora universitária

Sílvia Ferreira, professora universitária

Sílvia Franklim, mediadora de ciência

Sílvia Raquel Pascoal Cardoso, assistente administrativa

Silvino Perdigão, aposentado

Sofia José Santos, professora universitária

Sofia Lobo, atriz

Sofia Raquel Rodrigues, técnica auxiliar de saúde

Sónia Margarida Ferreira Oliveira, engenheira civil

Sumaila Jaló, ativista e estudante

Tathiani Sacilotto, produtora de cinema

Tatiana Coutinho, cabeleireira

Tatiana Moura, investigadora

Telmo Francisco, estudante

Teresa Almeida Cravo, professora universitária

Teresa Cunha, ativista de direitos humanos

Teresa Marques, assistente administrativa

Teresa Sá, professora

Tiago Marinho, farmacêutico

Tiago Rolino, jurista e investigador

Valdemar Gomes, reformado

Vera Alves, gestora de recursos humanos

Veronica Lopes, enfermeira

Victor Abel Simões, reformado das forças armadas

Victor Ferreira, tradutor

Vilma Reis, jornalista

Virgínia Ferreira, professora universitária

Vítor Fernandes Nóbrega, estudante

Vítor Manuel Reis Raposo, professor universitário

Zaqueu Alves da Costa, funcionário de casino