quinta-feira, 9 de março de 2023

MOTO GP: ALEX MARQUEZ ENTUSIASMADO POR TER A MELHOR MOTA DO MUNDO


“Depois de uma época difícil, quero muito viver uma boa temporada e disfrutar da moto. Queria muito uma moto competitiva e não poderia ter uma melhor, quando estou com a Ducati, a marca campeã do mundo. Estou na melhor equipa e com os melhores meios para atingir os melhores resultados. Tenho uma grande expectativa em relação à equipa, que é uma grande família. Entusiasma-me começar a temporada em Portimão, que é um dos circuitos mais bonitos do mundo”, afirmou o piloto.
Alex Marquez, de 26 anos, ingressou na Gresini Racing para suceder a Enea Bastianini, que conquistou o terceiro lugar do Campeonato do Mundo na época passada.

Nesta visita do piloto ao complexo industrial da OLI, o administrador António Ricardo Oliveira afirmou que "esta iniciativa teve como objetivo ativar o patrocínio, dando a oportunidade aos colaboradores de conhecer um dos melhores pilotos do mundo na sua categoria, proporcionando um momento de alegria e de partilha". Referiu ainda o impacto positivo deste patrocínio na reputação da marca OLI, a nível mundial, e adiantou que, ao longo da nova temporada, a empresa continuará a envolver os clientes em experiências nos vários Grandes Prémios.

Esta visita do piloto e da comitiva da Gresini acontece a duas semanas da prova inaugural da nova temporada da MOTO GP no Autódromo Internacional do Algarve, agendada para os dias 24, 25 e 26 de março.

Sobre a OLI: A OLI é a maior produtora de autoclismos da Europa do Sul. Exporta 76% da produção para 85 países dos cinco continentes. Em 2022, registou um volume de negócios de 75,5 milhões de euros. A empresa integra 424 colaboradores em Portugal. A fábrica trabalha ininterruptamente 24 horas por dia, sete dias por semana, e tem uma produção anual de 2 milhões de autoclismos e 3 milhões mecanismos. É a única empresa portuguesa a produzir autoclismos interiores.

Ana Aires Duro

 

Alvaiázere | Apresentação do Plano Municipal de Desfibrilhação Automática Externa

 O Município de Alvaiázere, nas pessoas do Presidente da Câmara Municipal, João Paulo Guerreiro e do Coordenador Operacional Municipal da Proteção Civil, Mário Bruno Gomes, apresentou hoje no Salão Nobre da Autarquia, o Plano Municipal de Desfibrilhação Automática Externa. 

Este plano municipal passa pela aquisição de 12 Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) e da respetiva formação técnica acreditada pelo INEM de cerca de 60 pessoas provenientes de diferentes serviços municipais e outras entidades públicas (AT e IRN presentes na loja do cidadão de Alvaiázere), de forma a assegurar uma resposta rápida em situações de paragem cardiorrespiratória em 12 edifícios públicos de gestão municipal. Para o Presidente da Câmara Municipal “é um investimento necessário e muito importante pensado na salvaguarda da vida de todos”. 

Os DAE vão estar disponíveis primeiramente em 10 espaços, nomeadamente, no Pavilhão Desportivo, nas Piscinas Municipais, no Estádio Municipal, no Museu Municipal, na Biblioteca Municipal, na Câmara Municipal, na Loja do Cidadão, na Plataforma Empresarial, no Centro Escolar de Alvaiázere e no Centro Escolar de Maças de Dona Maria. A instalação destes está programada até ao final da próxima semana. Ainda no decorrer de 2023, vão ser instalados os restantes 2 DAE, na Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere e na Casa Municipal da Cultura. 

Cada equipamento vai estar localizado em zonas públicas dos edifícios públicos à disposição dos trabalhadores, mas está acima de tudo também à disposição dos munícipes. 

O objetivo do programa é, na sua definição técnica, tal como o Coordenador Operacional Municipal da Proteção Civil referiu “garantir o reforço da cadeia de sobrevivência, num conjunto de ações sequenciais realizadas de forma integrada por diferentes intervenientes com vista a garantir a máxima probabilidade de sobrevivência a uma vítima de paragem cardiorrespiratória.” 

Os problemas cardíacos são, ainda, a principal causa de morte em Portugal assim, qualquer minuto, qualquer segundo, perante uma vítima de paragem cardiorrespiratória, aumenta a sua probabilidade de sobrevivência e passa pela utilização destes equipamentos de desfibrilhação automática externa preparados com autonomia energética e ligados a uma Central do INEM. 

Este programa está inserido dentro do Programa Nacional de desfibrilhação automática externa promovido pelo INEM, sendo este, o organismo público responsável pelo socorro em Portugal e, portanto, qualquer ação que se faça com estes equipamentos é automaticamente listada no INEM.

Braga | Termina com êxito o II Congresso Europeu da Semana Santa organizado pela RECESSAP

 > Com o título “Do Local ao Universal”, realizou-se em Palermo nos dias 2 e 3 de Março de 2023
 
> Participaram 13 conferencistas de Itália, Espanha, Eslovénia e Roménia, com 21 comunicações ao longo de quatro sessões. Assistiram mais de 80 pessoas em formato virtual e presencial
 
> Esta edição centrou o estudo sobre a Semana Santa a partir das tradições e as vivências locais, tendo por base áreas universais como a educação, as relações intergeracionais, a coesão social, a economia e a arte
 
> Esta edição foi organizada pela Fundação Frederico II de Sicília (Itália), sócia da Rede Europeia das Celebrações da semana Santa e Páscoa
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa realizou com êxito o seu II Congresso Europeu de Semana Santa. Tendo por título “Do Local ao Universal”, decorreu nos dias 2 e 3 de Março no Palácio Real e Oratório de Santa Helena e Constantino em Palermo, Sicília (Itália).
 
Organizado pela própria Rede Europeia em colaboração com a Fundação Frederico II de Sicília (Itália), sócia da Rede Europeia, esta edição do Congresso realizou-se pela primeira vez em formato presencial e contou com 13 conferencistas de Itália, Espanha, Eslovénia e Roménia, num total de 21 comunicações ao longo de quatro sessões. Assistiram mais de 80 pessoas em formato virtual e presencial. Também marcaram presença os representantes do Ministério da Cultura de Itália e de Espanha, da UNESCO, assim como, o Presidente da Rede Europeia e da Fundação Frederico II.
As jornadas, cujo Comité Científico é presidido pelo professor Ignazio Buttitta e Júlio Grande, foram organizadas a partir de conferências e mesas redondas compostas por especialistas em diferentes áreas. Das conclusões, o Comité Científico destaca:

  • As celebrações da Semana Santa e Páscoa formam um rico repertório do património cultural imaterial europeu. Encontram-se amplamente distribuídas pelo continente europeu mantendo, na atualidade, uma forte presença no território.
  • As comunidades onde se inserem as celebrações são a chave para a preservação deste rico património, assim como, são as depositárias e continuadoras das tradições.
  • As celebrações da Semana Santa são um património vivo e em contínua adaptação. As adaptações por que passam são também elas o garante da sua continuidade.  Neste sentido, o papel das comunidades é fundamental competindo-lhes conduzir este processo. 
  • Garantir a continuidade destas celebrações é uma necessidade com a qual todos nos devemos sentir comprometidos. O envolvimento dos jovens nestas celebrações é uma prioridade.  Para isso, devemos avançar com novos modelos de comunicação capazes de despertar o interesse das novas gerações. As escolas podem ter um papel fundamental neste processo sendo necessário avançar com o desenvolvimento de novas ferramentas pedagógicas que facilitem esta tarefa.
  • Os museus também podem ter um papel importante na difusão deste património, tanto junto das escolas e público juvenil, como, entre o público em geral. Facilitam também a dessazonalização das celebrações e têm um papel essencial no incremento da atividade turística. Trabalhar a programação, os discursos museológicos e museográficos e os programas públicos, deve ser uma prioridade e objeto de estudo de todos os implicados na sua gestão. A Rede Europeia pode desempenhar um papel importante na promoção da inovação e no desenvolvimento de ações conjuntas neste domínio.
  • O turismo é um elemento inseparável das celebrações. A atividade turística tornou-se um elemento presente da nossa vida social. Por outro lado, a repercussão económica nos territórios tornou-se num vector imprescindível para muitas delas.
  • Há, portanto, um diálogo permanente entre turismo e celebrações que precisa ser estudado e analisado de forma detalhada. Avançar no estudo e investigação deste processo pode ser uma das linhas a desenvolver pela Rede Europeia.
  • É necessário assegurar a correta salvaguarda deste património, e analisar em profundidade as mudanças ou condicionantes que o turismo pode gerar nelas. Há alguns aspetos que precisam ser analisados e estudados em profundidade, como a dessazonalização das celebrações, mercantilização ou espetacularização das mesmas. 
  • A declaração da Rede Europeia das Celebrações da Semana Santa e Páscoa pode ser um impulso para a divulgação e salvaguarda deste património. Da mesma forma, esta declaração pode permitir um melhor conhecimento destes rituais por parte da população europeia, dar um contributo para a promoção de modelos de turismo mais sustentáveis e uma garantia para a construção do futuro dos mesmos.
 
Aprofundar a dimensão europeia da Semana Santa
As celebrações da Semana Santa e Páscoa são, sem dúvida, uma das manifestações mais ricas da religiosidade popular na Europa. A sua ampla difusão, a variedade de rituais e manifestações e a participação social que geram, configuram-nas como um dos elementos de maior interesse científico, cultural e social.
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa trabalha incessantemente para contribuir para a conservação e divulgação deste rico património. Para isso, é necessário levar a cabo um processo de estudo e pesquisa das mesmas, contribuindo assim para um melhor conhecimento destes complexos processos culturais e das suas comunidades.
O principal objetivo deste congresso foi aprofundar a dimensão europeia deste património comum, mas diversificado, mostrando uma visão de como são as celebrações e o que representam atualmente no continente europeu, contribuindo para um melhor conhecimento das mesmas e, com isso, para a sua preservação.
 
Mais sobre a Rede Europeia
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa foi criada em 2019 e faz parte da Fundação Italiana Federico II, representando os municípios de Palermo e Caltanissetta, da Sicília, Itália; o município de Birgu, em Malta; a Comissão de Quaresma e Celebrações da Semana Santa, em Braga, Portugal; as Representações da Paixão de Cristo, em Skofja Loka, Eslovénia; os municípios que fazem parte da rota Caminos de Pasión (Alcalá la Real em Jaén, Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil em Córdoba e Carmona, Écija Osuna e Utrera em Sevilha). Também dentro da geografia espanhola encontramos Orihuela em Alicante; Lorca, em Múrcia e Viveiro, em Lugo.
 
Esta Rede tem como objetivo promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as comemorações da Semana Santa e da Páscoa, através de ações que valorizem este património, promovam o desenvolvimento turístico sustentável e contribuam para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação. Da mesma forma, o seu principal objetivo é unir forças e sinergias para consolidar um modelo de estudo, salvaguarda e divulgação do património das tradições da Semana Santa e da Páscoa na Europa.
 
Abel Rocha
Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga

 Inserida no Inventário Nacional do Património Cultural  Imaterial
.: Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal
.: Declarada de Interesse para o Turismo
.: Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro
.: Integra a “Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa”

Este sábado, 11 de março, no Museu da Pedra. Pink Wine Fest põe vinhos tranquilos e espumantes rosados à prova em Cantanhede


Grande evento da agenda regional deste fim de semana é sem dúvida a Pink Wine Fest – Mostra de Rosés da Região Centro, que no sábado vai trazer ao Museu da Pedra do Município de Cantanhede 20 produtores da Bairrada e de outros municípios que integram o território da CIM – Região de Coimbra.

A abertura é às 15 horas, com entrada livre, sendo oferecido aos visitantes um copo para poderem apreciar os espumantes e vinhos tranquilos rosados que as empresas participantes vão mostrar nos expositores distribuídos pelos diferentes espaços da unidade museológica dedicada à Pedra de Ançã e à extração de calcário nessa zona do concelho de Cantanhede.

Além da apresentação e degustação dos rosés, os visitantes vão poder saborear alguns sabores regionais em locais propícios para o efeito e assistir a uma prova comentada pela jornalista e crítica de vinhos Valéria Zeferino. O programa inclui ainda animação em alguns momentos com a atuação do Quarteto de Saxofones, grupo de música de câmara constituído por instrumentistas da Banda Marialva de Cantanhede.

Organizada no âmbito de uma parceria do Município de Cantanhede e a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, a Pink Wine Fest pretende dar resposta a uma lacuna existente a nível regional e nacional no que respeita à promoção dos vinhos rosados, contribuindo para a sua valorização enquanto produto vínico com apreciável valor acrescentado e cuja procura tem registado um aumento significativo que configura já uma tendência do mercado.

Segundo a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, “do ponto de vista da autarquia o objetivo é tirar partido dos valiosíssimos ativos que o concelho detém no setor vitivinícola e agora também na crescente oferta enoturística para tornar a cidade um palco de promoção dos vinhos com um certame que queremos que faça parte da agenda dos grandes eventos nacionais de vinho e enoturismo”.

Na apresentação da iniciativa, a autarca esteve acompanhada por Emílio Torrão, presidente da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, Pedro machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, e Pedro Soares, Presidente da Comissão Vinícola da Bairrada e da Associação Rota da Bairrada.

Na ocasião, Helena Teodósio afirmou que “impor e consolidar uma marca ou evidenciar um segmento de mercado, como neste caso do Pink Wine Fest, tem de passar por ações que contribuam para acentuar da sua notoriedade, atraindo novos públicos e alargando mercados. É isso que vamos fazer com prestigiados agentes do setor”, disse a líder do executivo camarário cantanhedense.





ANEPC INAUGURA COMANDO NACIONAL DA FORÇA ESPECIAL DE PROTEÇÃO CIVIL – 10 DE MARÇO

 A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), juntamente com a Câmara Municipal de Almeirim, vai inaugurar esta sexta-feira, dia 10 de março, pelas 14 horas, o edifício do Comando Nacional da Força Especial de Proteção Civil, em Almeirim (Zona Industrial de Almeirim, Rua H, lote 98).
 
A cerimónia, presidida pelo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, vai contar com as presenças da Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, do Presidente da ANEPC, Duarte da Costa, do Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, e de altos dignitários das mais diversas Entidades que integram o sistema de proteção civil.
 
PROGRAMA

 

14:00h

  • Receção aos convidados – Edifício dos Paços do
  •  Concelho

14:30h

  • Guarda de Honra

 

  • Receção ao Exmo. Sr. Ministro da Administração
  •  Interna – no Salão Nobre do Município

 

  • Sessão solene
  • Deslocamento para a Zona Industrial de Almeirim, 
  • Rua H, lote 98

15:00h

  • Inauguração das Instalações do Comando 
  • Nacional da Força Especial de Proteção Civil

As novas instalações do Comando Nacional da Força Especial de Proteção Civil irão proporcionar a esta Força e a todo o Dispositivo de Proteção Civil um conjunto de novas valências e de oportunidades de desenvolvimento de novos conceitos de resposta às ocorrências, traduzindo-se numa mais-valia para todo o sistema de proteção civil, quer ao nível do comando e controlo, quer ao nível do apoio de serviços e da preparação e aprontamento das forças de proteção e socorro.
 
A infraestrutura resulta de uma parceria e um exemplo de cooperação entre a Câmara, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e o Ministério da Administração Interna.
 
Link para download – imagens Comando da FEPC

Mais de 120 atletas participam na Taça de Portugal. Cantanhede volta a ser a “capital” do ciclismo feminino

 

O concelho de Cantanhede volta, já este domingo, dia 12 de março, a ser a “capital” nacional do ciclismo feminino, com a realização de mais uma edição da Taça de Portugal Feminina, prova na qual estão inscritas 120 ciclistas. Com coorganização da Associação Desportiva Cantanhede Cycling, a iniciativa decorre a partir das 9h30 e conta com a presença de 28 equipas nacionais.

A jornada desportiva prossegue da parte da tarde (15h00), com a realização da 5.ª edição da Volta ao Concelho de Cantanhede, no escalão de cadetes, estando garantida a presença de cerca de 140 jovens atletas, com natural destaque para a presença de três formações oriunda de Espanha, o Club Ciclista Compostelano, o Club Ciclista Teis e o Club Ciclista Padronés.

Para Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal, as duas provas vão proporcionar, uma vez mais, “um domingo cheio de emoção” ao concelho. São esperadas, em Cantanhede, mais de duas centenas e meia de corredores, a que se juntarão as equipas técnicas, os elementos da organização, a comunicação social e os adeptos, “contribuindo, através do desporto, e particularmente do ciclismo, para a dinamização social e económica do nosso concelho”. A autarca destacou, por outro lado, o “fervor com que a região vive tradicionalmente o ciclismo, muito por força da intensa atividade desenvolvida a partir de década de 80 por diversos clubes e associações do concelho.”

A autarca regozijou-se ainda com a realização “da 2.ª edição da Taça de Portugal Feminina em ciclismo em Cantanhede” fechando assim com “chave de ouro uma semana especial, em que assinalamos o Dia Internacional da Mulher com a realização da tertúlia dedicada ao Desporto no Feminino. É por isso, com um enorme orgulho que Cantanhede volta a ser palco desta prova feminina”, concluiu.

A 2ª. Taça de Portugal Feminina conta com a presença de atletas de vários escalões: as de elite e sub-23 vão percorrer 79 km, com três passagens num troço de “sterrato” (terra batida) com 800 metros de extensão. Já as classes júnior e masters 30 e 40 cumprem um traçado de 60,5 km, e as cadetes e masters 50 percorrem 40,5 km.

Já a 5.ª edição da Volta ao Concelho de Cantanhede em Cadetes tem uma extensão de 78,5 km, com início em Murtede e a meta em Cantanhede, contando com três metas volantes, ao 17,2 Km, em Cadima, ao 27,5 Km, em Tocha e 52,5, em Vilamar. A prova conta ainda com dois prémios de montanha localizados ao 12,8 km, em Outil, e ao 67 Km, em Sepins.

Mais informações sobre evento disponíveis em https://www.fpciclismo.pt

Turismo do Centro premeia as melhores ideias de empreendedorismo turístico e teses académicas do setor


Candidaturas ao Concurso de Empreendedorismo Turístico e ao Concurso de Teses Académicas estão abertas até ao dia 15 de março.


Turismo Centro de Portugal tem em curso os concursos anuais promovidos por esta entidade, concretamente o Concurso de Empreendedorismo Turístico “José Manuel Alves” e o Concurso de Teses Académicas. As candidaturas a ambos os prémios podem ser submetidas até ao dia 15 de março.

Com estas duas iniciativas, a Turismo Centro de Portugal aposta, por um lado, na deteção e apoio às melhores ideias de negócio turístico geradas na região; por outro, na valorização do conhecimento científico produzido sobre a atividade turística no último ano. Os vencedores serão conhecidos até ao dia 15 de maio de 2023.
 
Prémio de empreendedorismo turístico mais antigo do país

Já na sua oitava edição, o Prémio José Manuel Alves é o concurso de empreendedorismo turístico mais antigo do país. Nas sete edições anteriores, recebeu um total de 342 candidaturas, tendo distinguido 56 projetos e premiado 20.

O concurso tem como missão distinguir e apoiar projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região Centro de Portugal, distinguindo as melhores novas ideias de negócio no setor. Podem candidatar-se ideias e projetos que ainda não tenham iniciado a atividade turística.

Após a submissão das candidaturas, um júri intermédio, composto por individualidades ligadas ao turismo e ao empreendedorismo, seleciona os oito projetos finalistas. Posteriormente, um júri final irá determinar os vencedores.

Ao vencedor do Concurso de Empreendedorismo Turístico é atribuído o Prémio José Manuel Alves, em homenagem ao percurso do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de Apoio ao Investimento Turístico da região Centro de Portugal. Os três primeiros classificados são galardoados com um prémio financeiro.

Uma das características mais singulares deste concurso é o facto da ligação aos projetos participantes não se extinguir após a sua participação no concurso, como acontece na generalidade dos eventos similares a nível nacional. No Prémio José Manuel Alves, há um acompanhamento contínuo da totalidade dos projetos participantes, que se prolonga por todas as fases de crescimento destes empreendimentos. A entidade organizadora – o Núcleo de Apoio ao Investimento Turístico (NAIT) da Turismo Centro de Portugal – estabelece uma relação umbilical e indissociável de todos os projetos, estando disponível para auxilia-los em diversas dúvidas ou dificuldades, seja no enquadramento na legislação, na informação sobre sistemas de incentivo disponíveis ou no apoio no contacto com entidades licenciadoras.

O regulamento e todas as informações estão disponíveis em https://bit.ly/3ZqEIy5.
 
Concurso de Teses Académicas em sétima edição

Em paralelo, estão a decorrer as candidaturas para o VII Concurso de Teses Académicas da Turismo Centro de Portugal, que premeia as melhores teses de mestrado e de doutoramento apresentadas sobre o tema do Turismo.

Promovido pela Turismo Centro de Portugal desde 2017, o Concurso de Teses Académicas tem como objetivo valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e aproximá-lo das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico.

O concurso tem duas categorias, uma dedicada às teses de Mestrado e outra dedicada às teses de Doutoramento. Podem concorrer, na categoria Mestrado, todas as dissertações, relatórios de estágio e projetos com vista à obtenção do grau de mestre já avaliadas e, na categoria Doutoramento, dissertações de doutoramento já defendidas e avaliadas, cujo tema incida sobre o setor do Turismo, preferencialmente na região Centro de Portugal – seja em exclusivo ou englobada num estudo de âmbito nacional -, entre 1 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2022.

Após a submissão das candidaturas, há um júri intermédio que seleciona cinco teses finalistas em cada categoria. Posteriormente, um júri final determina os dois vencedores, que serão galardoados com um prémio financeiro.

O regulamento e todas as informações estão disponíveis em https://bit.ly/3ZqEIy5.

Sobre o Turismo Centro de Portugal:
O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Proença-a-Nova | Soluções para reforçar a Resiliência Hídrica do Tejo debatidas no CCVFloresta


O CCVFloresta foi palco de Sessão Pública de Apresentação sobre as principais soluções para reforçar a Resiliência Hídrica do Tejo, entre as quais está a Barragem do Alvito. A cerimónia decorreu a 7 de março e contou a presença de diversos autarcas que integram as Comunidades Intermunicipais da Beira Baixa, Médio Tejo e Lezíria do Tejo desta área regional, bem como o Secretário de Estado do Ambiente Hugo Pires e o Ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro.

Enquanto proencense, a minha expectativa é grande quanto à ideia de ter uma barragem como a do Alvito, que se iniciou processo nos idos anos de 1948. Era bom inaugurarmos em 2028, celebrando os 100 anos desta grande esperança nesta infraestrutura. Estou certo que, antes disso vamos ter com certeza projeto de execução e início de obra, não apenas para orgulho próprio de todos os proencenses, mas sim para contribuir naquilo que é essencial: a resiliência hídrica do Tejo e uma reserva de água estratégica com multifuncionalidade assente na preocupação ambiental e da mitigação das alterações climáticas”, afirmou João Lobo, presidente da CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa – na abertura e sessão de boas vindas da sessão.

Pimenta Machado, vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, começou por apontar, na sua apresentação, à importância desta bacia caracterizando a sua extensão, não só no território português, mas também espanhol. Pimenta Machado seguiu elencando aquelas que, na ótica da organização, são as principais soluções para o reforço da resiliência hídrica do Tejo, nomeadamente: o “Programa Reserva Hídrica do Cabril / Barragem do Alvito / Túnel ligação Zêzere-Tejo”, com o aumento da capacidade, armazenamento e garantia de caudais ambientais no rio Tejo; “a PPP Açude Abrantes – Recuperação da PPP” (Parcerias Público-Privadas) do Açude de Abrantes; o “PE Gestão de Inertes”, com a elaboração de um Plano específico de em domínio hídrico do rio Tejo; a “ApR”, promovendo o uso de água residual tratada no Tejo e Oeste; e ainda através da elaboração do Pacto Regional Água, anunciou o vice-presidente da Agência no momento da sua intervenção.

No momento de encerramento da sessão, e já depois de terem discursado Anabela Freitas, presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo; Pedro Ribeiro, Presidente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e Alexandra Serra, Presidente do Conselho de Administração da Águas do Tejo Atlântico, foi a vez do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, dar o seu parecer.

Estamos todos conscientes de que estamos a viver um contexto de mudança. O ano passado foi particularmente difícil para todos nós pela seca que afetou este território e que nos exige respostas. A ideia será a APA colocar estas várias soluções, mas essencialmente que haja discussão entre os presidentes de Câmara para que consigam complementar estas com outras propostas da vossa avaliação regional”, frisou o ministro do Ambiente e Ação Climática. Especificamente quanto à barragem do Alvito, Duarte Cordeiro aponta como sendo “uma proposta que parte de uma ideia que já existia, portanto o ponto de partida não exige grande criatividade. Os benefícios da construção desta barragem já são conhecidos e tem uma declaração de impacto ambiental favorável”, retirando qualquer obstáculo ao acolhimento desta proposta.

Mais de centena e meia de participantes. Cantanhede recebeu encontro nacional de estudantes da Universidade Aberta


O auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede foi palco do 1.º Encontro Nacional de Estudantes da Universidade Aberta, que reuniu centena e meia de estudantes e antigos estudantes, assim como familiares e amigos, pessoal docente e não docente da UAb, num dia de festa que contribuiu para um convívio agradável e de partilha de experiências.

Organizado pelo Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta de Cantanhede e pela AAUAb – Associação Académica da Universidade Aberta, o evento contou com o apoio do Município de Cantanhede.

A sessão foi presidida pela reitora da Universidade Aberta, Carla Padrel de Oliveira, e contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, e do presidente da Associação de Estudantes da UAb, Joaquim Bompastor.

O programa da manhã contou ainda com uma palestra subordinada ao tema “Ética e cidadania na universidade e fora dela”, pelo pró-reitor para os Assuntos Jurídicos e Institucionais da UAb, João Relvão Caetano, e a apresentação do Erasmus Student Network, ERASMUS+.

Na sessão de abertura, o vice-presidente da Câmara, Pedro Cardoso, destacou “a importância do Centro Local de Aprendizagem de Cantanhede e o papel importantíssimo da Universidade Aberta enquanto instituição de ensino superior à distância, cuja qualidade e reconhecimento tem merecido os maiores elogios, e o contributo decisivo para o aumento das qualificações dos portugueses, a diminuição das desigualdades e a criação de igualdades de oportunidades no acesso à educação, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida e dando respostas muito diferenciadas a cada aluno”.

O autarca elogiou ainda a atitude dos estudantes pela “ousadia de apostarem na sua qualificação, a resiliência para conciliar a vida familiar, profissional e académica” e reforçou “a disponibilidade do Município em continuar a ser um parceiro estratégico forte” e o “permanente e profícuo apoio à Universidade Aberta, que se traduz na participação em diversas atividades organizadas pela instituição de ensino”.

O encontro nacional terminou com uma sessão cultural.





Mais 96,44 euros. Cabaz de bens essenciais subiu quase 29% em 13 meses

O cabaz da ASAE é composto por peixe, carne, legumes, frutas, massas, arroz, azeite, óleo, ovos açúcar, leite, pão e farinha.
O cabaz alimentar, definido pela ASAE para calcular a evolução dos preços, aumentou quase 29% desde 2022 e até fevereiro deste ano para 96,44 euros, foi esta quinta-feira anunciado.
"Em janeiro de 2022 estava em 74,90 euros e agora [fevereiro] está em 96,44 euros", indicou o Inspetor-geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Pedro Portugal Gaspar, que falava numa conferência de imprensa, no Ministério da Economia e do Mar, em Lisboa. Estes valores representam um aumento de 28,76%.
O cabaz da ASAE é composto por bens essenciais, nomeadamente peixe, carne, legumes, frutas, massas, arroz, azeite, óleo, ovos açúcar, leite, pão e farinha.
O ministro da Economia, António Costa Silva, prometeu hoje ser "inflexível" para com todas as situações anómalas verificadas neste setor.

TSF/lusa

Covilhã | CONCURSO NACIONAL DE LEITURA – FASE MUNICIPAL

No próximo dia, 14 de março, a Biblioteca Municipal da Covilhã vai acolher a 16º edição da Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura, com o objetivo de estimular o gosto e os hábitos de leitura dos alunos. A iniciativa destina-se aos alunos do ensino Básico e Secundário.
A Iniciativa vai decorrer na Biblioteca Municipal da Covilhã, com o seguinte programa:

10h30- Prova Escrita

11h30- Momento Cultural
12h30 - Almoço
14h00- Prova de Palco
15h45- Anúncio dos vencedores e entrega de Prémios
16h00- Encerramento

Após a fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura, os alunos vão ainda ter de prestar provas nas fases Fase Intermunicipal – Esta fase congrega os vencedores selecionados em cada um dos municípios para a realização de provas nas Comunidades Intermunicipais ou Áreas Metropolitanas e na Fase Nacional – conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por: Prova escrita de pré-seleção online; Prova de vídeo; Prova oral de palco.

Consulte aqui o Regulamento do Concurso Nacional de Leitura:

No fim-de-semana. Febres, Tocha e Cordinhã recebem Ciclo de Teatro Amador

Prossegue este fim-de-semana o XXIII Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede, desta feita com espetáculos agendados para as freguesias de Febres, Tocha e Cordinhã.

No sábado, 11 de março, a partir das 21h30, o Grupo de Teatro Amador da União Recreativa de Cadima apresenta na sede da Associação Recreativa e Cultural 1.º de Maio, na Tocha, a peça “Os bravos do Kosovo”, um drama de Carlos Alberto Machado que conta a história de um amor impossível em tempo de guerra, pela experiência da participação de um contingente militar português naquela terra desfeita pelos horrores e atrocidades bélicos.

À mesma hora, mas no Multiusos de Febres, o Grupo de Teatro Novo Rumo apresenta “Segue a Vida – Teatro Concerto”, espetáculo que mergulha no universo de uma mulher, que podia ser uma só canção e ao mesmo tempo todas as que lá são ilustradas, como quadros vivos e pulsantes, ao canto da voz e guitarra.

Segue a Vida – Teatro Concerto” é um projeto de parceria entre o Grupo de Teatro Novo Rumo – Teatro de Amadores de Ançã e os músicos António Silva e Nuno Castelhano, pelo qual canções originais deram origem a uma história, apresentada num espetáculo que é em simultâneo uma peça de teatro e um concerto musical.

No domingo, 12 de março, o Grupo de Teatro Cordinha D’Água do Rancho Folclórico “Os Lavradores” de Cordinhã apresenta, pelas 15h00, no Salão de Instrução e Recreio da Cordinhã, as peças “Ser Feliz”, de Rosa Santos, e “Alice no País do Medo”, de Olga Resi.

O XXIII Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede decorre até abril e leva 17 grupos e mais de 300 atores a diversos palcos do concelho.

Universidade de Coimbra participa em webinar sobre “Bioeconomia e Inovação no desenvolvimento de produtos alimentares”

 Na próxima terça-feira, 14 de março, terá lugar, pelas 14h30, o webinar “Bioeconomia e Inovação no desenvolvimento de produtos alimentares”, em que participa a investigadora Ana Marta Gonçalves, do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Este Webinar, transmitido através da plataforma Zoom, pretende promover o debate em torno do desenvolvimento de novos produtos alimentares tendo por base recursos renováveis de base biológica, ou seja, recursos da terra e do mar – como culturas agrícolas, florestas e animais – altamente disponíveis na região Mediterrânica.

A investigadora da FCTUC irá falar sobre “As algas e os benefícios na alimentação: projeto MENU – receitas alternativas para uma dieta nutricional diária”. Este projeto inovador foca-se no desenvolvimento de refeições pré-cozinhadas alternativas, com elevado valor nutricional e de rápida confeção, oferecendo aos consumidores uma dieta rica e saudável.
A participação neste evento é livre, mas é necessária a inscrição até segunda-feira, 13 de março, através deste
link.

Para saber mais informações sobre o webinar pode aceder aqui.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Aviso Meteorológico 093/2023 – Continente

 Na sequência do comunicado anterior, eleva-se para LARANJA o nível de aviso da PRECIPITAÇÃO nos distritos de VIANA, BRAGA e PORTO.
Emite-se aviso AMARELO de RAJADA nos distritos de VIANA, BRAGA e PORTO, VILA REAL, VISEU e GUARDA.
Mantêm-se os restantes avisos.
                               
» AVISOS LARANJA «                        
_______________
» PRECIPITAÇÃO
 
Nos distritos de VIANA DO CASTELO, BRAGA e PORTO
Entre as 08:34UTC de 09.03.2023 e as 12:00UTC de 09.03.2023
Aguaceiros fortes, que poderão ser de de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas muito fortes..
                                               
 » AVISOS AMARELO «                        _______________
» PRECIPITAÇÃO
 
No distrito de AVEIRO
Entre as 08:34UTC de 09.03.2023 e as 12:00UTC de 09.03.2023
Aguaceiros, por vezes fortes, que poderão ser de de granizo e acompanhados de trovoada.
 
Nos distritos de VILA REAL e VISEU
Entre as 08:34UTC de 09.03.2023 e as 12:00UTC de 09.03.2023
Aguaceiros, por vezes fortes, que poderão ser de de granizo e acompanhados de trovoada.

» VENTO
Nos distritos de VIANA DO CASTELO, BRAGA e PORTO
Entre as 08:34UTC de 09.03.2023 e as 12:00UTC de 09.03.2023
Rajadas da ordem de 80 km/h, e de 90 km/h nas terras altas.
 
Nos distritos de VILA REAL, VISEU e GUARDA
Entre as 08:34UTC de 09.03.2023 e as 15:00UTC de 09.03.2023
Rajadas da ordem de 80 km/h, e de 95 km/h nas terras altas.

» AGITAÇÃO MARÍTIMA
 
Nos distritos de VIANA DO CASTELO, BRAGA, PORTO, AVEIRO, COIMBRA, LEIRIA e LISBOA
Entre as 12:00UTC de 09.03.2023 e as 12:00UTC de 10.03.2023
Ondas de oeste com 4 a 4,5 metros.
» TROVOADA
 
Nos distritos de VIANA DO CASTELO, BRAGA, PORTO, VILA REAL, VISEU e AVEIRO
Entre as 08:34UTC de 09.03.2023 e as 12:00UTC de 09.03.2023
Frequentes e dispersas.
 
Lisboa, 09 de março de 2023 às 08:40 UTC
Meteorologistas: Madalena Rodrigues e Maria João Frada

Silves | INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 10 DE MARÇO NA URNANIZAÇÃO DO VALE DO OLIVAL ENTRE AS 09H00 E AS 13H00

 A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água, no âmbito da empreitada “Repavimentação de arruamentos na Urbanização Vale do Olival”, o fornecimento de água será interrompido na Urbanização do Vale do Olival, na freguesia de Armação de Pêra, entre as 09h00 e as 13h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.