sábado, 12 de fevereiro de 2022

KLM é a primeira companhia aérea a suspender voos para a Ucrânia

 

Em comunicado, a companhia dos Países Baixos sublinha que a decisão foi tomada após uma "análise abrangente de segurança".

A companhia aérea dos Países Baixos, KLM, decidiu este sábado suspender os voos para a Ucrânia. É a primeira companhia a fazê-lo num momento tenso entre os países do Ocidente e da Rússia. A decisão da companhia neerlandesa acontece depois de vários países aconselharem vários países a deixarem o país da Europa de leste.

"O próximo voo para a capital Kiev está programa para esta noite, mas não será operado", lê-se num comunicado da companhia aérea, que explica que a decisão foi tomada depois de "análise abrangente de segurança".

Portugal não recomenda viagens à Ucrânia e os serviços consulares sugerem aos portugueses que lá residem que deixem temporariamente o país, se não tiverem de permanecer por razões essenciais.

"Em primeiro lugar, recomendamos vivamente que nenhum português que não precise de se deslocar à Ucrânia agora por razões estritamente indispensáveis, que não o faça. Recomendamos que não se realizem viagens à Ucrânia, a não ser aquelas estritamente essenciais", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augustos Santos Silva, em declarações aos jornalistas feitas em Paris.

O chefe da diplomacia portuguesa afirmou ainda que o consulado e a embaixada na Ucrânia estão a recomendar aos cerca de 240 portugueses que aí residem que abandonem o país temporariamente, caso não tenham razões essenciais para ficar.

Além de Portugal, vários países da União Europeia, incluindo Alemanha, Bélgica, Países Baixos Estónia e Lituânia, também emitiram instruções para deixar a Ucrânia.

Os EUA pediram na sexta-feira aos cidadãos norte-americanos para abandonarem o território ucraniano em 48 horas.

As autoridades do Iraque e do Kuwait também pediram aos seus cidadãos que se encontram na Ucrânia para abandonarem o país "por razões de segurança" e pelas "circunstâncias excecionais", face à ameaça dum iminente ataque russo ao território ucraniano.

TSF / AFP

Sporting avança com uma queixa-crime contra Vítor Baía, Rui Cerqueira e Sérgio Conceição

Os três representantes do FC Porto são acusados de terem agredido verbalmente Frederico Varandas e de o tentarem atingir fisicamente. O clube leonino diz que tudo o que se passou após e durante o clássico é "demasiado grave para não ter consequências".

Sporting Clube de Portugal anunciou, em comunicado, que vai apresentar uma queixa-crime contra o vice-presidente e administrador da SAD do FC Porto, contra o treinador da equipa e contra o diretor de imprensa do clube.

O presidente leonino, Frederico Varandas, terá sido "alvo de agressões verbais e tentativas de agressão física" por parte de Vítor Baía, sério Conceição e Rui Cerqueira, garante o Sporting, que descreve as ocorrências: "Na sequência das declarações do presidente do Sporting CP, e, quando este se deslocava para o autocarro da equipa, os três elementos, rodeados de vários seguranças, efetuaram uma espera a Frederico Varandas."

Rui Cerqueira é acusado, além disso, de "abalroar de forma violenta o presidente do Sporting CP, retirando-lhe da mão a carteira com telemóvel, cartões pessoais de identificação e cartões de crédito", e colocando-se "de imediato em fuga".

O telemóvel e os documentos de Frederico Varandas ainda não foram encontrados, detalha a nota do clube.

O Sporting Clube de Portugal assevera que "avançará com todos os esforços necessários para que os intérpretes destes atos sejam banidos dos recintos desportivos".

"O Sporting CP irá fazer também fazer participação disciplinar com vista à interdição do estádio do Dragão", em virtude das "agressões a jogadores do Sporting CP por elementos estranhos ao recinto de jogo, e que estão documentadas em imagens que todos podem ver", pode ainda ler-se no comunicado.

TSF

Motoristas de pesados holandeses bloqueiam centro de Haia integrando “comboio da liberdade”

Para contestar as restrições afetas à pandemia, o movimento "comboio da liberdade" chegou à Europa, começando pela capital francesa, Paris, e agora na cidade holandesa de Haia.

Um grupo de motoristas holandeses bloqueou neste sábado o acesso ao centro de Haia, cidade na região Oeste dos Países Baixos, para protestar contra as restrições aplicadas no âmbito da pandemia, uma iniciativa inspirada no movimento "comboio da liberdade".

Iniciado em janeiro deste ano por motoristas de camiões no Canadá contra a exigência do certificado de vacinação para a Covid-19 para atravessar a fronteira com os Estados Unidos, o movimento "comboio da liberdade" chegou à Europa, começando pela capital francesaParis, e agora na cidade holandesa de Haia.

Dezenas de camiões de todos os tamanhos, incluindo de transporte de contentores, carrinhas e carros, chegaram à capital administrativa dos Países Baixos desde o início da manhã deste sábado, vindos de diferentes províncias, para se mobilizarem contra as restrições implementadas no âmbito da pandemia de Covid-19.

A maioria chegou com a bandeira holandesa ou da Frísia (região do Mar do Norte) pendurada nas janelas ou tejadilhos, e em alguns pode-se ler a palavra "liberdade", embora alguns camiões também tenham sido vistos com a bandeira canadiana, simpatizando com o movimento que deu origem a essa ação.

Os participantes protestam contra as medidas de restrição, inclusive a obrigatoriedade do uso de máscara e o passe Covid, erguendo faixas com textos que diziam: "Basta" ou "Rutte IV deve ir, nós não vamos", em referência ao quarto gabinete liderado pelo liberal Mark Rutte desde janeiro.

Os motoristas preveem passar pelo menos este dia nas proximidades do Binnenhof, o complexo de edifícios onde se localiza, entre outros, o gabinete do primeiro-ministro, mas a polícia está a tentar levá-los a todos para Malieveld, um grande espaço cercado de relva na zona centro da cidade, onde costumam ser realizadas as manifestações.

Câmara Municipal de Haia exortou os participantes no protesto a deixarem "os seus veículos estacionados" fora do centro, porque a cidade "não é acessível" para estes veículos, e alertou que "atuará contra aqueles que ignorarem as instruções da polícia e violem as regras de trânsito".

A circulação rodoviária em direção ao centro de Haia está completamente parada.

Esta ação foi inspirada no bloqueio de Otava, capital do Canadá, provocado por camionistas canadianos, que também na sexta-feira foi seguida por motoristas franceses em Paris.

Lusa

Carnaval de Ovar 2022 | Programação vibrante, tradicional e segura

 Em 2022, o Carnaval de Ovar não sairá à rua com os tradicionais desfiles, mas as principais salas de espetáculo – Centro de Arte e Escola de Artes e Ofícios – vão encher-se de vibrações carnavalescas, com música, stand up, cor, alegria e folia, celebrando o Carnaval de forma segura e cumprindo as normas e orientações da DGS.

Paralelamente a esta programação, qua arranca amanhã e que se prolonga até 01 de março, haverá exposições, animação de rua, gigantones, máscaras gigantes decoradas pela comunidade, oficinas e visitas que proporcionarão momentos de conhecimento, diversão, convívio e criatividade, tão característicos do Carnaval vareiro.

 

Aos sábados, e com início já amanhã, haverá animação de rua pelo centro da cidade, com os tradicionais gigantones e animação musical com bandas locais (Banda Filarmónica Ovarense, Banda Boa União, Banda do Lau e Preto no Branco).

 

O dia 13 de fevereiro (domingo), seria o dia da “Chegada do Rei”, pelo que será simbolicamente assinalado com a inauguração de uma exposição memorável “Os Reis do Carnaval de Ovar”, com Curadoria de Guilherme Terra, pelas 18 horas, no Centro de Arte de Ovar. Esta exposição estará aberta ao público até 05 de março.

 

Já no dia 20 de fevereiro, pelas 15 horas, será inaugurada a exposição “Máscaras do Carnaval das Crianças”, na Praça da República. Uma iniciativa realizada em parceria com as escolas e IPSS do concelho que, nesta data, desfilariam num dos mais icónicos cortejos do nosso entrudo, o “Carnaval das Crianças”. Não tendo sido possível, as crianças foram desafiadas a pintar e decorar uma tradicional máscara gigante, integrando uma exposição coletiva.

 

Quem, igualmente, foi desafiada a pintar uma máscara, foi a população local que, pelo segundo ano consecutivo, aderiu em massa e, em 5 horas, esgotou o stock de quase 300 máscaras. As grandes máscaras que, outrora, decoravam as varandas e janelas da cidade, fazem parte do imaginário e memória coletiva, tratando-se de uma tradição que a autarquia recuperou, propondo a exploração e reinterpretação destas “figuras”, dando liberdade à pintura e decoração das “máscaras gigantes” que, posteriormente, serão colocadas nas varandas e janelas do concelho, evocando, desta forma, o Espírito Carnavalesco.

 

Um dos principais palcos carnavalescos de 2022, o Centro de Arte de Ovar, vai acolher três grandes e emblemáticos espetáculos. No dia 19, “O Samba de Cá”, um espetáculo pensado e produzido para o Carnaval de Ovar, envolvendo talentos locais do samba e fazendo uma viagem pelos principais temas tocados nos Carnavais de Ovar, Estarreja, Figueira e Mealhada. No dia 25, haverá stand up comedy, com Francisco Menezes, e no domingo o samba e a música brasileira estão de regresso com a carismática Orquestra Bamba Social.

 

Na Escola de Artes e Ofícios, num estilo mais descontraído e em jeito de roda de samba, decorrerão os concertos de Filipe Furtado (17 fev), Neném do Chalé & Rodriguinho (24 fev), Forrobodó & Papo de Samba (26 fev) e Nuno Bastos (28 fev).

 

A Praça das Galinhas será ambientada com um Coreto, onde bandas tradicionais proporcionarão belos momentos com marchinhas e músicas temáticas.

 

Alexandre Rosas, vereador da Câmara Municipal de Ovar explica que “não sendo possível vivenciar o Carnaval nos moldes habituais, a Câmara Municipal de Ovar delineou um programa alternativo, vibrante, tradicional e seguro, mas que permitirá a todos os foliões desfrutar e assinalar esta festividade, ou não fosse o Carnaval a grande festa do concelho. Uma tradição secular que representa um modo de vida para a maioria da população, sendo, ainda, um dos principais cartazes turísticos, contribuindo, decisivamente, para a dinamização da economia local e, seguramente, para o bem-estar de todos os amantes de Carnaval”. Sublinhando ainda que “este programa também foi feito a pensar na economia e no comércio tradicional e vamos, conforme aprovado em reunião do executivo, alargar excecionalmente os horários de funcionamento dos estabelecimentos de restauração e bebidas, neste período. É nosso ensejo que os foliões desfrutem dos restaurantes, bares e outros espaços com o tradicional espírito carnavalesco.”

 

Bilheteira Online: https://Ovar.bol.pt

+info: caovar@cm-ovar.pt ou eao@cm-ovar.pt

https://www.facebook.com/carnavaldeovar

https://www.facebook.com/ovarcultura

Jornal A Bola sofre “um colapso no sistema”. Website e emissão televisiva estão indisponíveis

 

A publicação confirmou que foi sofreu "um colapso no sistema" que está a impedir o acesso ao website e à emissão televisiva.


"Informa-se os leitores que por volta das 21H desta sexta-feira, existiu um colapso no sistema que nos impede de continuar a nossa missão de informar, tanto através do site e em A BOLA TV", lê-se num tweet publicado pela publicação.

"Continuamos a tentar resolver o problema. Agradecemos a compreensão e pedimos desculpa", adianta.

O tweet não adianta que A Bola foi alvo de um ciberataque e Vítor Serpa, diretor da publicação, confirmou à CNN Portugal que os sistemas estão em baixo e que foi atacado logo ao início da noite, "ainda antes do jogo" desta sexta-feira entre o FC Porto e o Sporting.

Madremedia