sábado, 26 de janeiro de 2019

Hora de Fecho: Julen. Uma família destroçada ou amaldiçoada? /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Ela é filha de pescador, ele de feirantes. José e Vicky construíram uma família com 2 filhos. Óliver morreu há 2 anos. Julen não sobreviveu à queda num poço a 13 de janeiro. Reportagem em Málaga.
Mineiros encontram sem vida o corpo de Julen às 00h25 de Lisboa, depois de 13 dias de resgate. "Outra vez, não!", ouviu-se dos pais. Autoridades já explicaram circunstâncias da que
Autoridades encontraram autocarro com funcionários da empresa com várias vítimas mortais no interior do veículo. Número de mortos está para já em 10, mas deverá aumentar em breve.
As autoridades continuam as operações de resgate enquanto são partilhadas imagens de Brumadinho antes e depois da rutura da barragem. Há novos vídeos da tragédia que já provocou 9 mortos.
Catarina Martins anunciou que o Bloco vai apresentar o projeto de lei para os CTT justificando que nacionalizar os correios "é defender os serviços públicos, é defender também o Interior".
A mestre japonesa da arte da arrumação tem uma nova série documental na Netflix. Susana Romana, que guarda tudo só porque sim, tentou pôr a vida no lugar. Não conseguiu e explica porquê.
"Existe comida tradicional portuguesa em Lisboa? Que autenticidade sobra aos restaurantes de hoje?" Foi a perguntas deste género que Fernando Belo, mentor do Lisboa à Prova, tentou responder.
O movimento restauracionista careceu sempre de dois factores fundamentais aos desígnios de sucesso: o consentimento claro de D. Manuel II para a sublevação de fundo e o apoio e reconhecimento externos
Sem espaço no Benfica, onde nunca passou de terceira opção depois de ter sido titular na última temporada, Bruno Varela foi cedido pelos encarnados ao Ajax a título de empréstimo.
Portugal juntou-se ao ultimato feito por vários países da UE a Maduro. Espanha, a França e Alemanha anunciaram a mesma posição em notas separadas, mas sublinham no essencial a mesma condição.
A Rússia e a China bloquearam a declaração de apoio a Guaidó do Conselho de Segurança da ONU. Rússia acusou ainda a ONU e os EUA de tentarem “golpe de Estado” na Venezuela. 
Opinião

Rui Ramos
Há preconceitos, mas menos derivados de qualquer ideal de supremacia branca, do que da suspeita que sempre visou os pobres. A “racialização” à americana, em que comungam os extremistas, não é solução.
Beatriz Soares Carneiro
A Comissão Europeia apresentou uma proposta que é um verdadeiro Cavalo de Tróia que pode levar a uma perda irremediável de soberania fiscal dos Estados da UE. E fê-lo de forma sorrateira e traiçoeira.
Luís Reis
A esquerda portuguesa passou de esquerda caviar a esquerda Colgate, especialista no branqueamento não apenas dos dentes, mas de tudo o que façam “os nossos”.
Luis Teixeira
O dr. Rio diz que é social-democrata e que não é de direita. É facto que a social-democracia nunca foi de direita. O problema do dr. Rio é que o povo do PSD também nunca foi social-democrata. 
José Manuel Fernandes
Depois do caso do bairro Jamaica, quando se aconselhava prudência e bom senso, o Bloco optou por acusações incendiárias. Pior: discursos como os de Mamadou Ba fazem mais racistas do que anti-racistas.
MAGG

Ana Luísa Bernardino
Zero açúcares adicionados ou produtos pouco amigos da saúde. Aqui quem mandam são o óleo de coco, o mapple syrup ou o cacau em pó. 

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Primeiros resultados da autópsia apontam para golpe na cabeça de Julen

É a segunda vez que José Roselló e Victoria García, pais do pequeno Julen, perdem um filho. Óliver terá morrido subitamente em 2017, com três anos.
A criança de dois anos terá caído em queda livre até aos 71 metros do poço e ficado soterrado pela terra.
Depois de 13 dias caído num poço em Totalán, Málaga, o corpo de Julen Roselló foi encontrado e levantado para autópsia, na madrugada deste sábado. De acordo com o jornal El Mundo, os dados da análise preliminar indicam que a criança de dois anos desaparecida a 13 de janeiro indica um traumatismo cranioencefálico severo, uma lesão grave na cabeça.
Segundo o mesmo jornal, os técnicos de resgate encontraram Julen de braços levantados, o que os investigadores acreditam significar que o menino terá tentado proteger-se das pedras e restantes sedimentos que caíram sobre si depois da queda.
Os dados da autópsia, iniciada esta manhã, seguem agora para a autoridade judicial. O Tribunal de Instrução número 9 de Málaga será a entidade responsável por determinar e apresentar as possíveis causas do acidente, bem como apurar responsabilidades.
Acredita-se que Julen terá caído em queda livre até ao 71 metros dos mais de 100 do poço e que o corpo terá ficado imediatamente soterrado de terra depois de a criança ter caído. Em declarações aos jornalistas, esta madrugada, Alfonso Celis, representante do Governo de Andaluzia, disse não poder adiantar mais detalhes da investigação, "já que o levantamento do corpo está nas mãos da Guarda Civil e do Tribunal de Instrução".
Durante 24 horas por dia, mais de 300 técnicos - grande parte destes profissionais da brigada de elite era originária das Astúrias, no norte de Espanha - participaram nas operações para conseguir chegar ao pequeno Julen. As primeiras previsões das autoridades não faziam adivinhar que até ao final os esperariam 13 longos dias, naquilo que o delegado do Governo caracterizou de uma missão "urgente", mas concretizada "com delicadeza".
Este sábado, a cidade deu início a três dias de luto, com um minuto de silêncio em memória do pequeno Julen.

Fonte: DN
Foto: REUTERS

Instituto Português do Sangue e da Transplantação vai receber 20.000 ml de sangue em Braga



Cerca de 20.000 ml de sangue serão doados ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), no âmbito da campanha “Dádiva de Sangue: 20.000 entradas em aulas de grupo, 20.000 ml de sangue doados”, lançada em dezembro pelo Fitness Club Braga. Assim, na próxima quarta-feira, dia 30 de janeiro, entre as 14h30 e as 19h00, o autocarro do IPST estará em frente às instalações do Club para receber todos aqueles que queiram e possam participar desta ação.

As inscrições para a doação já estão a decorrer na receção do Fitness Club. Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos, peso igual ou superior a 50 kg, e ser considerado saudável.

Esta iniciativa tem como principal objetivo sensibilizar a população, praticante ou não de exercício físico, para a importância de doar sangue e, consequentemente, mobilizar novos dadores. Diariamente são necessárias 1.250 unidades de sangue, cerca de 2.000 doações, para que o Serviço Nacional de Saúde funcione em pleno.

A campanha divide-se em duas fases. A primeira decorreu quando o Fitness Club se comprometeu a doar 20.000 ml de sangue ao IPST quando atingissem um total de 20.000 entradas nas suas aulas de grupo, o que foi superado com sucesso.”Só foi possível devido ao espírito de solidariedade, de equipa e de família dos nossos sócios, amigos e colaboradores, o que me deixa muito orgulhoso e agradecido”, diz Daniel Oliveira, sócio-gerente do Club. “No dia 29 de dezembro, contabilizávamos 13.365 entradas em todas as nossas aulas de grupo, e estávamos ansiosos pois ainda nos faltavam 6.635 para conseguir o objetivo. Não consigo descrever o ambiente que se viveu no Fitness Club durante estes dias, mas o esforço e dedicação de todos foram incríveis. E, quando no dia 13 de janeiro verificamos, no sistema interno, que tínhamos conseguido ultrapassar as 20.000 entradas nas aulas de grupo foi um sentimento inexplicável”, acrescenta.

Emanuel Barbosa, também sócio-gerente do Fitness Club, refere que “no decorrer desta iniciativa fomo-nos envolvendo cada vez mais e percebendo a importância que pequenas ações como esta têm na vida de tantas pessoas. Por exemplo, uma em cada três pessoas irá precisar de receber uma transfusão sanguínea ao longo da vida. E, uma única dádiva pode ajudar a salvar até três vidas. Por isso, todos nós podemos vir a precisar de receber uma transfusão de sangue para viver. Mas é preciso dar Sangue para que nunca falte”.

Fonte:bragatv

______________________


Uma Monumental cereja no Porto, passeios no Oeste e uma viagem de sonho

Fugas
P
 
 
  Sandra Silva Costa  


A inveja não é coisa bonita, mas eu, pecadora, me confesso: o Luís Octávio Costa passou uma noite no novíssimo Hotel Le Monumental, no Porto, e eu fiquei toda invejosa. Não é pelo luxo que lá se vive, é mais pelas vistas e pelo que aquele edifício representa para a cidade. Depois de vários anos de ausência, o Monumental com sotaque francês foi devolvido ao Porto e, mesmo não sendo para todas as bolsas, esta é uma boa notícia. Mais não seja, dá sempre para entrar e espreitar a opulência. Como dizia, o Luís Octávio foi o sortudo de serviço e foi lá conhecer os cantos à casa. (Se ficar com inveja, não diga que eu não avisei…)


Já a Mara Gonçalves andou pelo Oeste num programa de três dias que começou em Óbidos e terminou nas Caldas da RainhaSiga-lhe os passos, que aqui há ginjinha, prova de vinhos, falcões e um gato especial. É também a Mara que conta a história de Amália Buissona protagonista da semana,que se perdeu de amores pela Cova do Vapor e lá deu corpo a várias iniciativas de empreendedorismo social.  


A Maria José Santana, por seu lado, dá conta de uma outra história de empreendedorismo. A Horta da Ria está a apostar em vários produtos feitos a partir de uma planta carnuda que cresce de forma natural nas marinhas de sal de Aveiro: a salicórnia. Um dos mais promissores é a salicórnia em pó, que quer competir com os frascos de sal nas cozinhas portuguesas. Ora prove.


Já que andamos pelas cozinhas, temos aqui mais duas. A do La Cantina, em Almada, onde se servem pratos italianos cozinhados pela mão de Luca Salvadori – cortesia da Alexandra Prado Coelho; e a da Cervejaria Brasão, no Porto, uma morada segura para petiscar, como explica o José Augusto Moreira. Por fim, o Miguel Esteves Cardoso deixa sábios conselhos para escolher um bom bacalhau.


E, claro, a seguir a isto tudo vem o café. Mas não um café qualquer: o que se serve no Bird of Passage é de especialidade e o Luís Octávio explica porquê.


Entretanto, voltemos à inveja: a Andreia Marques Pereira andou uma semana a descobrir a Tailândia de carne e osso. Não vou dizer mais nada…


Afinal tenho mais uma coisa a dizer: o PÚBLICO e a Fugas receberam esta semana dois prémios Escolha do Consumidor, nas categorias imprensa diária e imprensa de lazer. Pela parte que me toca, só me resta agradecer a quem está desse lado. Esta distinção só nos dá mais vontade de trabalhar com afinco para levarmos até si as melhores propostas para viajar, comer, beber e dormir.

Agora sim, despeço-me: volto para a semana, à hora de sempre. Até lá, boas viagens.

Colheita de Sangue Dia 24 de Fevereiro no Salão da Junta de Freguesia de Cacia


Trata-se de primeira sessão de colheitas a realizar este ano em Cacia pela ADASCA, pelo que convidamos os dadores e outros interessados daquela localidade a comparecer.
Não deixem de partilhar e passar a mensagem aos familiares, amigos ou colegas de trabalho. Por muitos que possam ser no local para atendimento, no final o que conta são os resultados aprovados.


Mapa das Brigadas com datas e horários 2019


Não deixem de consultar o site www.adasca.pt



Manhã de sábado: Em direto/ Julen caiu de forma "rápida" até aos 71 metros

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Mineiros encontram sem vida o corpo de Julen às 00h25 de Lisboa, depois de 13 dias de resgate. "Outra vez, não!", ouviu-se dos pais. Autoridades já explicaram circunstâncias da queda.
Tinha dois brinquedos favoritos: a bola de futebol e um triciclo verde. Julen era o filho mais novo de um casal que se juntou no dia dos atentados de 11 setembro. Perdeu o irmão quando tinha um ano.
Depois do corpo da criança ter sido encontrada no poço de Málaga, as redes sociais começaram a reagir. Sucederam-se as imagens de homenagem ao bebé que demorou 13 dias a ser resgatado.
Fase de instrução da Operação Marquês arranca segunda-feira e só agora foi revelada a existência de um capítulo oculto do processo. Relatório revela primeira denúncia sobre o ex-primeiro-ministro.
Pelo menos nove pessoas morreram e entre 200 e 300 estão desaparecidas na sequência da rutura da barragem em Minas Gerais, no Brasil. A maioria das vítimas são trabalhadores da empresa mineira Vale.
José Manuel Anes, fundador do Observatório de Segurança, diz que os confrontos dos últimos dias são inconsequentes e desaparecerão. Mas admite que falta formação à polícia para não reagir como reagiu
Marcelo Rebelo de Sousa esteve com o presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, na Ilha do Sal. Chefes de Estado fizeram declaração conjunta sobre incidentes no bairro Jamaica.
Críticas ao assessor do BE Mamadou Ba surgem na sequência de um texto que publicou na rede social Facebook em que fala da "violência policial" no bairro e se refere à polícia como "a bosta da bófia".
Governo norte-americano vai reabrir durante três semanas enquanto prosseguem negociações para levantar maior "shutdown" da história. Acordo não inclui dinheiro para o muro. Trabalhadores vão receber.
Escolha de Susana Graça para nova diretora-geral das Artes foi anulada depois de se saber que a recém-nomeada tinha um processo contra a entidade que ia dirigir. Será lançado um novo concurso.
Decisão segue o modelo adotado pela FIFA no Mundial de 2018, disputado na Rússia. O FC Porto e o Sporting vão discutir a final da Taça da Liga no próximo sábado, às 19h45, em Braga. 

Opinião

Rui Ramos
Há preconceitos, mas menos derivados de qualquer ideal de supremacia branca, do que da suspeita que sempre visou os pobres. A “racialização” à americana, em que comungam os extremistas, não é solução.
Beatriz Soares Carneiro
A Comissão Europeia apresentou uma proposta que é um verdadeiro Cavalo de Tróia que pode levar a uma perda irremediável de soberania fiscal dos Estados da UE. E fê-lo de forma sorrateira e traiçoeira.
Luís Reis
A esquerda portuguesa passou de esquerda caviar a esquerda Colgate, especialista no branqueamento não apenas dos dentes, mas de tudo o que façam “os nossos”.
Luis Teixeira
O dr. Rio diz que é social-democrata e que não é de direita. É facto que a social-democracia nunca foi de direita. O problema do dr. Rio é que o povo do PSD também nunca foi social-democrata. 
José Manuel Fernandes
Depois do caso do bairro Jamaica, quando se aconselhava prudência e bom senso, o Bloco optou por acusações incendiárias. Pior: discursos como os de Mamadou Ba fazem mais racistas do que anti-racistas.
MAGG

Fábio Martins
Na terça-feira, 22 de janeiro, caíram entre 12 a 15 centímetros de neve e várias atrações turísticas fecharam. Veja as fotografias.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Feira de Velharias e Antiguidades: Quando a quantidade anda de mãos dadas com a qualidade…

Neste sábado, 26 de Janeiro, tem a oportunidade de encontrar muitas coisas em Mira, que pode levar para casa. A Feira de Velharias e Antiguidades de Mira está maior... e, com muitos produtos de excelente qualidade!
São cerca de 50, os expositores neste sábado, com materiais diversificados para vender. O sol se faz presente e, desta forma, tudo se conjuga para um novo êxito!
Compareça até ao fim da tarde. Vai ter vontade de levar muitas coisas para casa...

Jornal Mira Online

Para Julen foi tarde demais. Menino resgatado sem vida do poço em Málaga

Foram 13 longos dias e noites. De angústia, de esforço e de trabalho, sempre em contra-relógio. Em vão. Na madrugada deste sábado, as equipas de resgate encontraram o menino de dois anos sem vida.
A história da queda do menino de dois anos, no passado dia 13 de janeiro, num poço em Totalán, Málaga, correu o mundo. Esta sexta-feira, 13 dias depois de se iniciarem os trabalhos de resgate, conheceu um fim trágico.
Segundo o El Pais, foi um agente da guarda civil o último a participar na operação, depois dos membros da Brigada de Salvamento terem terminado a galeria de acesso ao poço onde a criança tinha caído.
Os trabalhos de resgate foram lentos, penosos, atraiçoados pelas particularidades de um terreno difícil, que foi criando obstáculos constantes às operações. Houve necessidade de recorrer a explosões controladas para tirar rochas do caminho, atrasos provocados por erros de cálculo na altura de entubar os túneis, contrariedades pelas condições climatéricas. Mas nunca ninguém baixou os braços.
A complexa operação de resgate, montada em Totalán, Málaga, só esta quinta-feira tinha conseguido terminar o túnel vertical paralelo ao poço de prospeção de água onde Julen tinha caído durante um passeio com a família.
Esta tinha sido a primeira parte de uma solução estudada, ao verificar que o acesso ao buraco, com 110 metros de profundidade e 25 de diâmetro, era praticamente impossível e depois de terem falhado todas as tentativas para extrair terra do poço com máquinas de sucção pesada.
As equipas de salvamento viraram-se então para a escavação de um túnel paralelo com 60 metros de profundidade, e só depois desta etapa foi possível a descida dos mineiros, um a um, numa cápsula metálica, para escavar à mão os quatro metros que faltavam - na horizontal, numa espécie de ramal entre os dois túneis verticais -, até ao local onde se esperava encontrar o menino.
Centenas de pessoas participaram nos trabalhos ao longo destes dias, entre eles alguns dos melhores especialistas nas suas áreas: engenheiros, bombeiros, serviços de emergência, proteção civil, guarda civil, polícia nacional, equipas técnicas de diversas empresas.
Nunca nenhuma das cerca de 300 pessoas que estiveram no terreno admitiram a pior das hipóteses. Mas ela veio a confirmar-se na madrugada deste sábado. O esforço foi em vão. Julen, de dois anos, foi retirado do poço sem vida.
Marta Miranda / TSF
Fotos: EPA
______________________



GNR | Atividade operacional semanal pelo país

A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre os dias 18 e 24 de Janeiro, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:
1. Detenções432 detidos em flagrante delito, destacando-se:
·  194 por condução sob o efeito do álcool;
·  90 por condução sem habilitação legal;
·  13 por tráfico de estupefacientes;
·  Dez por posse de arma proibida;
·  Sete por furto;
· Dois por violência doméstica;
· Dois por permanência ilegal em território nacional;
· Um por incêndio em viatura.

2. Apreensões:
·  12 toneladas de tabaco de corte fino;
·  19 mil litros de álcool;
·  90 quilos de folhas de tabaco;
·  283 doses de heroína;
·  669 doses de haxixe;
·  15 doses de liamba;
·  368 munições de diversos calibres;
·  11 armas de fogo;
·  Seis armas brancas;
· 12 veículos;
· 217 quilos de pescado.

3.  Trânsito:
Fiscalização10 525 infrações detetadas, destacando-se:
· 1 701 excessos de velocidade;
· 596 por falta de inspeção periódica obrigatória;
· 459 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
· 406 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
· 397 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
· 381 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
· 364 relacionadas com tacógrafos;
· 244 por falta de seguro de responsabilidade civil.

___________________