domingo, 5 de abril de 2020

Covid-19: Comunidade lusófona mobiliza-se para apoiar combate ao vírus em França

Covid-19: Comunidade lusófona mobiliza-se para apoiar combate ao ...
Privadas da sua atividade normal, as associações lusófonas em França multiplicam esforços dentro e fora da comunidade, fabricando máscaras, dando apoio social, telefonando para os mais frágeis e até entregando material hospitalar também em Portugal.
“Estamos a continuar o nosso trabalho. Todas as pessoas que pedem auxílio, fazemos o possível para ajudar e distribuir bens alimentares […] Não há nenhum confinamento que nos impeça de dar ajuda às pessoas que precisam”, afirmou António Fernandes, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Paris, em declarações à agência Lusa.
Esta instituição, com mais de 25 anos de ação na capital francesa, continua a atender todos os pedidos por telefone e a levar bens alimentares aos que mais precisam, cumprindo todas as regras de segurança.
Para já, António Fernandes está surpreendido pela pouca solicitação que têm tido, mas considera que é normal por haver “um certo medo” da situação.
Outras estruturas portuguesas não têm tido mãos a medir. É o caso da associação Hirond’Ailes, que está a produzir máscaras de tecido e a entregá-las em hospitais, clínicas e a pessoas de risco da região parisiense que as usam nas curtas saídas de casa.
A ideia partiu da presidente Suzette Fernandes, que é representante dos utentes de um grupo hospitalar na região de Paris, e decidiu trocar a confeção de artigos em tecido para arrecadar fundos para o fabrico de máscaras.
“Eu recebo os pedidos, encomendo os tecidos e mando entregar nas casas das costureiras, mas está muito complicado. Elas não recebem os tecidos a tempo e estão a usar tudo o que têm em casa”, relatou Suzette Fernandes, assegurando que as máscaras em algodão seguem todas as normas indicadas pelas autoridades e servem como “uma primeira barreira” ao contágio.
As sete costureiras que trabalham com a Hirond’Ailles já produziram cerca de 500 máscaras, com cerca de 100 a serem distribuídas este fim de semana. Os pedidos podem ser feitos através das redes sociais da associação.
A associação Dimitri Francisco, presidida por Gilberto Mota, radicado em França, está a produzir viseiras para distribuir nos hospitais portugueses.
“Como estou em França, telefonei às pessoas da associação em Portugal e disse que gostava que fizéssemos um donativo, mas disseram-me que dar dinheiro era complicado, portanto era preferível dar máscaras ou viseiras. Comprámos então uma máquina 3D para produzir viseiras”, contou Gilberto Mota.
Em Portugal, a associação Dimitri Francisco distribui prendas de Natal nos hospitais, mas Gilberto é também vice-presidente da associação Les Amis Du Plateau que em França está atualmente a arrecadar donativos para distribuir a hospitais e bombeiros na região parisiense.
Já a CHEDA – Crianças de hoje e de amanhã, que apoia crianças em Cabo Verde, está mobilizada para contactar pessoas de risco na comunidade cabo-verdiana em Paris e arredores.
“Estamos a tentar acompanhar o maior número de pessoas, a ligar e a saber como estão. A nível de associação, mas também a nível pessoal”, indicou Annie Lacerda, que integra esta associação.
Annie Lacerda diz que as pessoas lhe relatam se têm ou não sintomas, mas também que querem que o período de quarentena acabe e que “estão ansiosas” e “preocupadas”, tendo até medo de ir às compras.
O apoio também se estende aos autarcas de origem portuguesa, com a Civica, associação que agrupa todos os eleitos de origem portuguesa em França, a divulgar informação oficial sobre o combate ao vírus em todas as frentes.
“Já tínhamos uma plataforma desde o início do ano com informação geral sobre saneamento ou urbanismo que permite aos autarcas uma informação rápida, com a pandemia apercebemo-nos que havia muitas perguntas sobre o dia a dia, incluindo informações oficiais, então todas as noites atualizamos essa plataforma”, indicou Paulo Marques, autarca em Aulnay-sous-Bois e presidente da Civica.
Além dos números oficiais da pandemia em França, a Cívica põe também à disposição dos autarcas de origem portuguesa outro tipo de informação ligada a esta crise como as medidas económicas para apoiar as empresas ou as atualizações oficiais do estado de emergência sanitária atualmente vigente em França.
Lusa / Madremedia

Sindicato dos Jornalistas pede apoio urgente para sobrevivência dos jornais e rádios locais

Duas listas concorrem às eleições para o Sindicato dos Jornalistas
O Sindicato dos Jornalistas (SJ) considerou hoje urgente "criar medidas de apoio, quer ao nível do Governo quer das autarquias", para garantir a sobrevivência de jornais e rádios locais devido à declaração do estado de emergência.
Num comunicado hoje divulgado, o SJ afirma que "recebeu, nos últimos dias, relatos angustiantes do que está a acontecer na imprensa regional e, por isso, considera urgente apoiar o setor".
O SJ afirma ainda que "não se trata apenas de um problema laboral, com centenas ou milhares de jornalistas a caminhar para o desemprego, a seguir a um eventual 'lay-off'" porque "a maioria dos assinantes da imprensa local e regional cabe na população envelhecida de cada região, que assim ficará ainda mais isolada da realidade que a circunda".
"A maioria dos jornais locais e regionais vivia, há muitos anos, no fio da navalha, mas a pandemia e o estado de emergência aceleraram a queda, que foi brusca e rápida: uma boa parte dos títulos suspendeu já a publicação", diz o SJ.
No comunicado, o SJ defende que "é urgente fazer cumprir a lei da publicidade institucional", fazendo-a chegar aos media regionais porque muitos (dos jornais) sobrevivem de publicidade (a cargo sobretudo do comércio), assinaturas e vendas em banca.
Entretanto, o SJ apela a todos os jornalistas espalhados pelo país que reportem, "para o email SJCovid19@gmail.com, os casos de suspensão de publicações, despedimentos (como já está a acontecer também) ou qualquer aproveitamento ou situação abusiva por parte das entidades empregadoras".
Lusa

Papa inicia Semana Santa com celebração litúrgica sem presença de fiéis

Papa inicia Semana Santa com celebração litúrgica sem presença de ...
O Papa Francisco iniciou hoje os ritos da Semana Santa com a celebração litúrgica de um Domingo de Ramos especial, a decorrer dentro da Basílica de São Pedro e não na praça do Vaticano, como é usual.
"O drama que estamos a passar obriga-nos a levar a sério o que conta, a não nos perdermos em coisas insignificantes, a redescobrir que a vida não serve, se não serve. Porque a vida é medida a partir do amor. Em casa, nesses dias sagrados, vamos apresentar-nos diante de Jesus crucificado, que é a medida do amor que Deus tem por nós", disse Francisco durante a homilia.
Apenas um pequeno grupo de religiosos acompanhou o Papa, que respeitava a distância de segurança em todos os momentos, e a liturgia foi realizada no altar da cadeira na Basílica de São Pedro, e não sob o dossel.
Será uma Páscoa diferente em que Francisco celebrará sem os fiéis e aqueles que quiserem participar terão que fazê-lo a partir de casa, através da comunicação social ou das redes sociais.
O aparecimento do novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19 e que na Itália já causou mais de 15.000 mortes, forçou o Vaticano a adotar medidas preventivas para evitar o contágio e já em março foi decidido fechar temporariamente a praça e a basílica do Vaticano.
Em 27 de março, Jorge Bergoglio deu uma bênção histórica "Urbi et Orbi" - para a cidade e para o mundo - de uma praça de São Pedro no Vaticano totalmente vazia dos fiéis, e essa imagem foi repetida neste domingo de ramos.
Naquele dia, a imagem da Virgem Salus Populi Romani, que geralmente é mantida na Basílica de Santa María la Mayor, e o Cristo crucificado da Igreja de San Marcello foram levadas ao Vaticano, e ambas foram colocadas hoje no altar, pois já se tornaram o símbolo da oração do Papa pela erradicação dessa pandemia.
O interior da basílica também foi decorado com algumas oliveiras e palmeiras.
O Papa fez uma homilia na qual pediu às pessoas que evitassem sentir-se solitárias e se apegassem à fé nesses tempos difíceis.
"Quando nos sentimos entre uma rocha e um lugar difícil, quando nos encontramos num impasse, sem luz e sem escapatória, quando parece que nem mesmo Deus responde, lembremos que não estamos sozinhos", afirmou.
"Hoje, no drama da pandemia, diante de tantas certezas que desmoronam, diante de tantas expectativas traídas, com o sentimento de abandono que oprime os nossos corações, Jesus diz a cada um: 'Coragem, abra seu coração ao meu amor. Você sentirá o conforto de Deus, que o sustenta ", acrescentou.
Francisco pediu aos fiéis de todo o mundo que entrassem em contacto com quem sofre, "quem está sozinho e necessitado" e enviou uma mensagem aos mais jovens: "Olhe para os verdadeiros heróis que vêm à luz hoje em dia. Eles não são os que têm fama, dinheiro e sucesso, mas são os que se dão para servir aos outros".
Este ano será uma Páscoa diferente. A missa do Crisma na Quinta-Feira Santa, na qual são abençoados os óleos sagrados que servirão durante todo o ano para distribuir os sacramentos, foi cancelada.
Francisco oficiará a missa da Quinta-feira Santa, mas não a tradicional lavagem dos pés que costumava fazer em abrigos de migrantes ou em prisões.
Também haverá uma missa na Sexta-feira Santa, como no dia anterior, dentro da Basílica, mas a Via Sacra será comemorada na Praça de São Pedro e não no Coliseu, onde é realizada continuamente desde 1964.
Também não haverá fiéis na Vigília da Páscoa, no sábado, nem na Missa da Páscoa, no domingo, após o que Francisco dará a bênção "Urbi et Orbi".
Fonte e Foto: Lusa

Internacional sérvio Prijovic condenado a três meses de prisão domiciliária

Internacional sérvio condenado a três meses de prisão domiciliária ...
O futebolista internacional sérvio Aleksandar Prijovic foi condenado a três meses de prisão domiciliária, depois de violar o horário de recolhimento obrigatório imposto no país, como forma de conter a pandemia da covid-19.
De acordo com a agência de notícias Tanjuq, que cita fonte da Procuradoria de Belgrado, o futebolista dos sauditas do Ittihad foi condenado por "incumprimento das regras sanitárias vigentes durante a pandemia".
Prijovic, de 29 anos, foi detido na sexta-feira num hotel de Belgrado quando se encontrava em convívio com mais 19 pessoas.
Na Sérvia, foi imposto o recolher obrigatório entre as 17:00 e as 05:00 horas e é proibido juntarem-se mais de cinco pessoas em espaços interiores e duas no exterior, como medidas de combate à propagação do novo coronavírus.
No país, já se registaram até hoje 1.624 casos positivos e 44 mortos.
Lusa

Limitações que os moçambicanos vão sofrer

Pandemia de coronavírus já atinge mais de dois terços da África ...

Enfim o Governo revelou algumas das limitações que os moçambicanos vão sofrer durante o primeiro Estado de Emergência da nossa História. Não obstante a ministra da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos também anunciou algumas notícias menos más, por exemplo, neste período a “situação contratual dos trabalhadores não deve ser posta em causa”, “os mercados formais mantém-se em funcionamento” e “sozinho sair para caminhar ou para correr é permitido”.

Dois dias após o Presidente da República ter declarado o Estado de Emergência, como medida de prevenção a propagação da covid-19, o seu Executivo enfim conseguiu explicar que Direitos, Liberdades e Garantias os cidadãos deverão cumprir em Moçambique.

“Estão sujeitos ao regime da quarentena obrigatória, institucional ou domiciliar: os doentes com covid-19 e os infectados com SARS-Cov2; os cidadãos relativamente a quem as autoridades sanitárias competentes determinem situação de vigilância activa. A violação da quarentena domiciliar dá lugar à sua transformação em quarentena institucional, podendo as autoridades competentes invadir o domicílio do infractor para a recolha em caso de resistência”, começou por esclarecer a ministra Helena Khida numa conferência de imprensa exasperante pelos sucessivos adiamentos.

A ministra da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos clarificou que: “em relação ao funcionamento das Instituições Públicas e Privadas, mantêm-se em funcionamento as instituições públicas e privadas, devendo, entretanto, ser observadas cumulativamente as medidas de prevenção e controlo do covid-19, nomeadamente: distanciamento interpessoal de 1,5m, no mínimo; etiqueta da tosse; lavagem frequente das mãos; desinfecção das instalações e equipamentos; não partilha de utensílios de uso pessoal; arejamento das instalações; redução, em reuniões ou locais de aglomeração, do número de pessoas, para o máximo de 20 (vinte) pessoas, quando aplicável, exceptuando situações inadiáveis do funcionamento do Estado”.

“Relativamente ao efectivo laboral presencial é reduzido para uma quantidade não superior a 1/3, na proporção de rotatividade de serviço de 15 em 15 dias. A redução de pessoal, para efeitos do cumprimento do número anterior, não se confunde com dispensa do trabalho, devendo ser adoptados mecanismos que assegurem a continuação do trabalho em casa, havendo condições. Esta medida não abrange funcionários públicos que ocupam cargos de direcção, chefia e confiança, os quais mantêm o pleno exercício das suas funções”, acrescentou.

“Requisição civil de médicos, enfermeiros e de outro pessoal de saúde fora do Sistema Nacional de Saúde”

A representante do Governo anunciou que: “São interditas as actividades recreativas, desportivas, culturais e de lazer realizadas em espaço público, por conseguinte são encerrados: discotecas, salas de jogos, bares e barracas destinadas a venda de bebidas, ginásios desportivos (com excepção das actividades terapêuticas), piscinas públicas, pavilhões gimnodesportivos, campos de jogos, museus, bibliotecas, teatros, monumentos e similares, entre outros. Estão também todas actividades desportivas recreativas como treinamento e jogos colectivos”.

A ministra Helena Khida precisou que “são suspensos os cultos e celebrações religiosas na sua dimensão colectiva exceptuando os realizados de forma individual ou domiciliárias, em estrita obediência as medidas de prevenção da covid-19”, e detalhou que “o número de participantes em cerimónias fúnebres deve ser no máximo de 20 pessoas, assegurando o cumprimento do distanciamento social. O funeral de pessoal que sofriam de covid-19 o número de pessoas participantes deve ser no máximo de dez pessoas. Independentemente da causa da morte os participantes de cerimónias fúnebres são obrigados ao uso de máscaras”.

“As visitas aos internados nas instituições hospitalares são reduzidas para um máximo de duas pessoas por dia, por cada doente. Quando aos doentes padecendo de covid-19 é proibida qualquer visita”, afirmou a ministra da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos que declarou estarem “interditas as visitas aos estabelecimentos penitenciários, podendo continuar a entrega de refeições”.

Helena Khida declarou que “fica proibida a prestação do serviço de táxi por bicicletas e motorizadas, vulgo mototaxi. É definido um máximo de um terço de passageiros em simultâneo em transportes colectivos, públicos ou privados, em relação à sua capacidade”, e explicou que “podem ser chamadas para garantir o cumprimento das medidas prevenção e controle da covid-19 as Forças de Defesa e Segurança, com estrita observação da Constituição da República e demais leis”.

A ministra da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos decretou que “é determinada a requisição civil de médicos, enfermeiros e de outro pessoal de saúde fora do Sistema Nacional de Saúde, exceptuando os particularmente vulneráveis à pandemia do covid-19”.


Patrões não podem despedir trabalhadores durante o Estado de Emergência
Não obstante as medidas serem restritivas existem algumas boas notícias: “Os mercados formais mantém-se em funcionamento no período compreendido entre as 6 horas e 17 horas, devendo os gestores dos mesmos criar as condições para a observância do distanciamento recomendável entre os vendedores, entre estes e os compradores e encorajar o uso de máscaras”.

Questionada relativamente ao pedido da Confederação das Associações Económicas (CTA), que pretende suspender contratos com os seus trabalhadores e os pagamentos ao Instituto Nacional de Segurança Social, a ministra da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos enfatizou: “o Decreto Presidencial (de Declaração do Estado de Emergência) e este que vai regulamentar são claros, este é um período específico e a situação contratual não deve ser posta em causa”.

Sobre os limites a movimentação dos cidadãos a ministra Helena Khida clarificou: “o que estamos a tentar evitar é que haja aglomerado de pessoas em espaços fechados, nos ginásios existem equipamentos que fazemos uso tocando e é partir do toque em superfícies contaminadas que o vírus se propaga, não está proibido o exercício de sair de casa e ir caminhar, porque o espaço não é fechado. Sozinho sair para caminhar ou para correr é permitido”.

A governante anunciou ainda que os cidadãos que estão obrigados a cumprir quarentena serão rastreados em tempo real com recurso a tecnologia de geolocalização. “Está montado um sistema, através do Ministério dos Transporte e Comunicações, para as pessoas que entrem para o país a partir dos telemóveis é possível localizar por onde andam, e é possível verificar se alguém que deveria estar em quarentena obrigatória em determinado lugar está lá, não estando a ser cumprida permite ir buscar e submeter a medida de confinamento obrigatório em casa ou numa instituição apropriada”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique | BI, carta de condução e DIRE caducados “válidos até 30 de Junho”

Durante o período do Estado de Emergência em Moçambique, que fica cada vez mais evidente que deverá ser prorrogado, os documentos oficiais de identificação dos cidadãos nacionais e estrangeiros que caducarem “são válidos e eficazes, até 30 de Junho de 2020”.

Dentre as inúmeras implicações decorrentes da entrada em vigor, no passado dia 1 de Abril, do Estado de Emergência o Governo decidiu suspender a emissão dos documentos de viagem, de identificação civil, certidão de casamentos, de Registo predial, de registo criminal, de registo automóvel, de registo de entidades legais, carta de condução, livrete e títulos de propriedade, licenças e o Número Único de Identificação Tributária.

Além disso a ministra da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Helena Khida, anunciou nesta quinta-feira (02) que os documentos oficiais caducados “são válidos e eficazes, até 30 de Junho de 2020, nomeadamente o Bilhete de identidade (BI), a Carta de condução e vistos temporários e de identificação e residência de cidadãos estrangeiros (DIRE).

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Governo acredita que agricultura vai criar 3 milhões de empregos em Moçambique

O Governo de Filipe Nyusi, que falaciosamente clama ter criado 1,4 milhão de empregos, acredita que neste mandato pode criar outros 3 milhões de novos postos de trabalho. “Um hectare de milho metido na cadeia de valor quantas pessoas é podem lá estar empregues”, argumentou na Assembleia da República o ministro da Economia e Finanças durante a apresentação do eleitoralista, e agora desfasado da realidade, Plano Quinquenal do Governo 2020-2024.

No 2º dia do Estado de Emergência o Governo foi a Assembleia da República, reunida numa plenária improvisada no Centro de Conferências Joaquim Chissano, apresentar o seu Plano Quinquenal alicerçado na paz e na criação de 3 milhões de empregos.

“Sobre os empregos, é verdade que se nós olharmos para o número fica difícil se não estivermos a olhar para o que está por detrás”, começou por explicar aos deputados o ministro Adriano Maleiane apontando que para alcançar a meta o Executivo fez grandes opções económicas: agricultura, infra-estruturas, pescas e aquacultura, turismo e indústria extractiva.

O ministro da Economia e Finanças disse que na agricultura “temos de moderniza-la, temos de inovar, mudar a forma de produção e temos de aproveitar tudo o que se produz no sector familiar através de um sistema de comercialização que liga o sector informal com a economia real. Vamos introduzir contratos, é preciso que as associações económicas não fiquem só para fazer reuniões, é preciso que comecem a ser uma ponte para fazer a ligação entre os produtores e aqueles tem de comprar, significa cadeia de valor”.

“Um hectare de milho metido na cadeia de valor quantas pessoas é podem lá estar empregues? Primeiro temos os produtores que lá trabalham, depois temos pessoas que escoam, podem ser empresas a fazer a comercialização, temos que ter pessoas que processem em farinha, a empresa vai precisar de um gestor, de um informático para informatizar o processo de produção e controle financeiro, só num hectare temos muita gente, e quantos hectares haverão disponíveis para fazer isso. Portanto a opções económicas estão baseadas na criação de emprego, esta agricultura tem que ser na base da cadeia de valor, é preciso agitar as famílias para poderem entrar no mercado”, argumentou ainda Maleiane.

Com algum realismo, o governante mais massacrado no quinquénio passado com a gestão das dívidas ilegais e que se preparava para começar a antecipar as receitas do gás natural, deixou claro: “É preciso não pensar que é o Estado que cria, aqui é emprego no sector privado (...) Não estamos a falar só do formal, temos que falar daqueles que tem auto-emprego (...) Essas pessoas que estão a vender na rua estão a fazer trabalho de alguma forma”.

“O Governo sempre olhou para o funcionário, e também para todos os outros, nesta perspectiva de que o salário tem que cada vez mais corresponder ao esforço que está a ser empreendido, mas nós não podemos distribuir aquilo que nós não temos. Para não dizerem que estou a falar no abstracto o que nós conseguimos cobrar em impostos que as pessoas pagam, este ano as projecções estão a dar 196 (biliões de meticais), só fiscais, e os salários só para os funcionários públicos são 129 (biliões de meticais). Não é possível irmos lá para fora pedir donativo para pagarmos salários”, alertou o ministro Maleiane.

Tendo como meta a “fome zero” o Governo de Nyusi propõe-se, até ao fim do 2º mandato, aumentar a produção de cereais para 3,5 milhões de toneladas, atingir 1,4 milhões de toneladas de leguminosas, chegar aos 24 milhões de toneladas de tubérculos, produzir 239 mil toneladas de carnes de frangos e pequenos ruminantes e ainda alcançar 684 mil toneladas de peixe.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique | Há covid-19 na Província de Cabo Delgado


O ministro da Saúde declarou nesta quinta-feira (02) que o 10º doente de covid-19 foi infectado na Província de Cabo Delgado “O individuo de 61 anos está na Cidade de Maputo, viajou de Pemba, não está internado, está em isolamento domiciliar na sua casa”. O @Verdade apurou que o paciente esteve a trabalhar na Península de Afungi no projecto de gás natural liderado pela petrolífera Total.

Doze dias após detectar o paciente zero o Instituto Nacional de Saúde realizou um total de 302 testes, “dos 18 casos testados nas últimas 24 horas todos foram negativos para o novo coronavírus” anunciou o ministro Armindo Tiago. O titular da Saúde em Moçambique revelou que o 10º doente: “Um dos casos que anunciamos ontem (terça-feira) trata-se de um cidadão moçambicano (e não sul-africano), a trabalhar numa empresa na região petrolífera de Afungi.

A equipa de investigação do Instituto Nacional de Saúde já lá esteve e identificamos todos os contactos, quer em Maputo quer em Cabo Delgado, que serão testados”.

Armindo Tiago aclarou que o décimo infectado em Moçambique é o primeiro caso de transmissão local fora da Cidade de Maputo.

“O individuo de 61 anos está na Cidade de Maputo, viajou de Pemba, na Província de Cabo Delgado, não está internado, está em isolamento domiciliar na sua casa”. “As nossas equipas vão deslocar-se a Cabo Delgado para fazer a testagem”, disse ainda o ministro Armindo Tiago admitindo que exista pelo menos um outro infectado pelo covid-19 na Península de Afungi onde decorrem as obras de implantação do maior projecto de exploração de gás natural em Moçambique.

A petrolífera que lidera o projecto nos campos de Golfinho/Atum confirmou ao @Verdade. “A Total E&P Mozambique Área 1 confirma que um trabalhador no local do projecto em Afungi foi infectado com covid-19. A gestão do projecto no local informou as autoridades de saúde locais.

“Em aplicação das regras estabelecidas pelas autoridades de saúde e pelo Grupo, foi tomada a decisão de identificar todas as pessoas que entraram em contacto com esse trabalhador, a fim de tomar todas as medidas preventivas necessárias para limitar o risco de contaminação, incluindo a quarentena das pessoas que tiveram contacto com o trabalhador e a desinfecção das instalações. Durante este período, a Total fornecerá todo o apoio necessário”, acrescentou a petrolífera Total E&P Mozambique Área 1.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique | Medidas de prevenção da COVID-19 na Petromoc

Com o registo dos primeiros infectados pela COVID-19 em Moçambique, a maior distribuidora de combustíveis e lubrificantes do País, adoptou diversas medidas preventivas que numa primeira fase, consistiram na disseminação de informações sobre a pandemia tendo passado assim que se tornou necessário, para a implementação de medidas de prevenção nos terminais, depósitos, aero-instalações e edifícios da Petróleos de Moçambique SA – Petromoc.
A Divisão de Segurança e Meio Ambiente da Petromoc, que funciona como “focal point” na implementação das acções internas de prevenção da COVID 19, destacou como principais medidas de prevenção:
• A disseminação de informações sobre a doença que é feita através da partilha de conteúdos relativamente às causas, sintomas e medidas de prevenção por via de “posters”, folhetos e palestras.
• Nos terminais, depósitos e aero-instalações, foi introduzida a obrigatoriedade de contemplar abordagens sobre a COVID-19 nos diálogos de segurança (DDS’s) feitos regularmente pelos técnicos de segurança.
• Foi elaborada e publicada internamente uma instrução operacional que destaca as responsabilidades concretas de todos os trabalhadores a todos os níveis, na prevenção da COVID-19.
• Paralelamente, a empresa adquiriu materiais de prevenção que incluem máscaras, luvas e desinfectantes que, estão a ser distribuídos pelos colaboradores cujo trabalho implica acentuada exposição a eventual contágio.
• Estão igualmente a ser alocados aos terminais, depósitos, aero-instalações e edifícios da Petromoc, termómetros infravermelhos para permitir o rastreio de febre, que é um dos primeiros sintomas da COVID 19.
• Por forma a reduzir a exposição e o risco de contágio, a empresa decidiu reforçar as medidas de prevenção passando a partir de segunda-feira, 30 de Março a operar, nos locais físicos de trabalho, com um número reduzido de trabalhadores, passando a maior parte a trabalhar remotamente, de acordo com a especificidade das funções. Para as tarefas que pela sua natureza obrigam a permanência no local de trabalho, está a ser observado o princípio de rotatividade.
• Pensando nos seus clientes, a Petromoc está em interação com os postos de abastecimento orientando os seus gestores a observarem a implementação das medidas de prevenção da COVID-19 e disponibilizando panfletos sobre a pandemia.
• Com os parceiros e prestadores de serviço que actuam em diversas áreas, a Petromoc está a envidar esforços no sentido de harmonizar as acções e manter o mesmo padrão de prevenção.
Palestras sobre COVID-19
Ainda na sequência das medidas adoptadas no âmbito da prevenção da pandemia da COVID-19, a Petromoc está a promover como ficou acima referenciado, um ciclo de palestras dirigidas aos colaboradores no sentido de se inteirarem sobre os cuidados a ter perante esta situação que já causou milhares de mortes e consequências desastrosas um pouco por todo o mundo.
A primeira sessão de palestras sobre a COVID-19, foi ministrada para parte dos colaboradores do edifício sede e orientada pela Dra. Cherizade Mussagy que, abordou aspectos bastante importantes sobre o vírus. Na sua apresentação, a Dra. Cherizade partilhou informação substancial sobre os sintomas da doença, formas de transmissão e prevenção.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique não tem reserva de alimentos

O Conselho de Ministros garantiu nesta terça-feira (31) que Moçambique possui reserva de alimentos para 3 meses. Contudo há mais de 1 ano que cerca de 2 milhões de moçambicanos vivem sem comida, sobrevivem graças a ajuda do Programa Mundial da Alimentação que cessou em final de Março, a seca mantém à fome milhares na Região Sul e o @Verdade apurou que as metas de produção das principais culturas alimentares falharam.
Durante a 11ª sessão ordinária do Conselho de Ministros foi apreciada a Estratégia da Reserva Alimentar que, fazendo fé nas palavras do vice-ministro Filimão Suazi, indica que o país tem reservas alimentares suficientes para 3 meses havendo apenas urgência em importar farinha de trigo. Porém a Estratégia da Reserva Alimentar não foi tornada pública.
Em meados de Março o Programa Mundial da Alimentação (PMA) anunciou que a partir de 1 de Abril não poderia continuar a apoia 1,8 milhão de moçambicanos em situação de emergência alimentar nas regiões afectadas pelo Ciclone Idai, devido a escassez de financiamento.
“Muitos são agricultores de subsistência cujas colheitas foram devastadas no ano passado e que não conseguiram replantar a tempo para este ano. A maioria tem níveis persistentes de "crise" ou "emergência" de insegurança alimentar, o que significa que não comem o suficiente, pedem emprestado o que podem de familiares ou amigos, procuram alimentos silvestres pouco nutritivos e continuam a precisar de ajuda externa para sobreviver”, indicou o PMA em comunicado de imprensa a 12 de Março.
A juntar a estes moçambicanos com falta de alimentos na Região Centro estão centenas de milhares de residentes dos distritos de Macomia, Mocímboa da Praia, Palma, Nangade e Quissanga, devido a situação militar no Norte da Província de Cabo Delgado.
Além destes outro meio milhão moçambicanos continua em “em stress alimentar” nas províncias de Gaza e Inhambane, de acordo com a Rede de Sistemas de Alerta Antecipado de Fome (FEWS) que em Março alertou que a insegurança alimentar iria tornar-se mais crítica até Abril.
A mais recente edição da FEWS indica que no Sul de Moçambique “a maioria das colheitas falhou devido a uma terceira estação de seca consecutiva”.
Para agravar este cenário de falta de alimentos o Balanço do Plano Económico e Social de 2019 indica que não foram atingidas as metas de produção de milho, arroz, feijões e de amendoim.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique | Total e Eni não confirmam conteúdo local propalado pelo Instituto Nacional do Petróleo

Foto de Adérito Caldeira
O Instituto Nacional do Petróleo (INP) divulgou há poucas semanas que centenas de empresas em Moçambique já estão ligadas aos projectos de gás natural na Bacia do Rovuma. “Só para o projecto principal, Mozambique LNG, foram registadas na plataforma 1.400 empresas, das quais 427 são empresas registadas em Moçambique e 307 empresas detidas por moçambicanas” afirmou Carlos Zacarias que indicou existirem no projecto de Coral Sul FLNG “568 são empresas moçambicanas e já estão prestar serviços à Eni 220 empresas moçambicanas”. Questionadas pelo @Verdade as petrolíferas Total e a Eni não confirmaram estes números. “Dão nos encomendas de canetas e camisetes, o grosso está a passar ao lado”, revelou o representante da CTA na Província de Cabo Delgado.
Em conferencia de imprensa, no passado dia 12, o presidente do Conselho de Administração (PCA) do INP anunciou que dezenas de milhares de moçambicanos já estão a beneficiar dos projectos de gás natural em Cabo Delgado e centenas de empresas nacionais também.
“Só para o projecto principal, Mozambique LNG, foram registadas na plataforma 1.400 empresas, das quais 427 são empresas registadas em Moçambique e 307 empresas detidas por moçambicanas”, declarou Carlos Zacarias que recordou “concordou-se pelo projecto liderado pela Total, o Mozambique LNG, que 2,5 biliões de dólares seriam alocados somente para empresas moçambicanas”.
“Esse valor será gasto em serviços como transporte, inertes, cimento, etc. Desde valor foram já gastos cerca de 1 bilião de dólares, com empresas moçambicanas foram já gastos pelo projecto liderado pela Total cerca de 500 milhões de dólares até este momento”, especificou o PCA do INP.
Questionado pelo @Verdade sobre quantas dos fornecedores são empresas realmente de moçambicanos e dentre essas quantas são de moçambicanos da Província de Cabo Delgado o regulador do sector de petróleo e gás esclareceu: “está em progresso a definição dos indicadores de desempenho para diversos aspectos relativos ao reporte de dados sobre a implementação de Conteúdo Local, uma vez que grande parte das empresas não registavam de forma descriminada o número de empresas Locais. Referir que serão abrangidas nesse aspecto 6 categorias nomeadamente: empresas locais (onde o projecto está implantado), empresas detidas por nacionais (100% capital nacional), empresas moçambicanas (maioritariamente 51% capital nacional), empresas estrangeiras registadas em Moçambique, e empresas estrangeiras. Logo que o processo da desagregação da lista terminar iremos partilhar”.
Adicionalmente o Instituto Nacional do Petróleo indicou ao @Verdade que “estão registadas na plataforma do Projecto Coral Sul FLNG cerca de 1000 empresas, das quais 568 são empresas moçambicanas e já estão prestar serviços à Eni 220 empresas moçambicanas”.
Algumas dessas empresas ditas moçambicanas nem presença física tem em Cabo Delgado
O @Verdade efectou as mesmas perguntas as petrolíferas que lideram os consórcios que vão explorar o gás natural no Campo de Coral Sul e Campo de Golfinho/Atum.
A Total em Moçambique, que assumiu o projecto do Campo de Golfinho/Atum inicialmente liderado pela Anadarko, esclareceu que “actualmente, temos 279 empresas de propriedade moçambicana ou registadas em Moçambique que fornecem bens e serviços ao Projecto”.
“Destas empresas, 157 são detidas por moçambicanos (propriedade moçambicana > 51%), sendo 20 empresas de Cabo Delgado, e 122 estão registadas em Moçambique (propriedade moçambicana <51%), das quais 16 em Cabo Delgado. Em colaboração com as autoridades governamentais, estamos a trabalhar para aumentar a identificação de empresas moçambicanas e temos estado a reiterar a necessidade de as empresas não registadas na plataforma Achilles ( plataforma para cadastrar os nossos fornecedores) procederem ao seu registo na mesma para se fazerem conhecer”, acrescentou a petrolífera francesa.
A Eni não respondeu aos pedidos de informação do @Verdade.
Contudo o presidente do Conselho Empresarial da Província de Cabo Delgado disse ao @Verdade que “existem algumas empresas de Cabo Delgado, mas não tem nada a ver com aqueles números apresentados pelo INP”.
Gulamo Abubakar recordou em contacto telefónico que as petrolíferas desvirtuaram a definição do que são empresas moçambicanas com a conivência do Governo. “Já nem sabemos efectivamente quais são as empresas moçambicanas, o Código Comercial diz uma coisa mas as petrolíferas definem de outra forma.
“O exemplo de Inhambane (em alusão ao impacto quase nulo da Sasol no desenvolvimento de ligações com empresas locais) aplica-se perfeitamente a Cabo Delgado, algumas dessas empresas ditas moçambicanas nem presença física tem” declarou o representante dos empresários na Província de Cabo Delgado que revelou que o pouco negócio vindo das petrolíferas são “encomendas de canetas e camisetes, o grosso está a passar ao lado”.
O @Verdade revelou que grande parte do bilião de dólares que o projecto Mozambique LNG, liderado pela Total, está a gastar é com empresas estrangeiras registadas em Moçambique.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Deus, Estado repressor e coronavírus


Em Jerusalém, uma senhora reza do lado de fora da Igreja do Santo Sepulcro, fechada a pretexto do vírus chinês
Padre David Francisquini*

Uma leitora disse que está passando pela tensa pressão de uma pessoa que fica o dia inteiro na porta de sua casa vigiando para que ninguém saia à rua. Um verdadeiro terrorismo psicológico.
A propósito da pandemia do vírus chinês, o governo da Prefeitura do Rio de Janeiro publicou, numa edição especial do “Diário Oficial Municipal”, o decreto Nº 47301, de 26 de março de 2020, que disponibiliza um meio de denúncia contra aglomerações.
O que se nota é um Estado cada vez mais forte e repressor, adotando medidas prepotentes e abusivas de intimidação. A consequência de tudo isso será desastrosa na vida dos brasileiros.
Quem poderia imaginar que, proveniente da China comunista, aparecesse um vírus que daria pretexto ao Estado para passar de todos os limites e a implantar o caos e a ditadura? O que podemos esperar de tudo isso a não ser o aparecimento de neuroses e psicoses?
Hoje se dá valor apenas à saúde física, esquecendo-se da alma. E, por causa disso, milhões de brasileiros viverão no medo e na apreensão.
Que fatores e agentes estão por trás de tudo isso, que está sendo feito para arruinar a nossa economia e a vida religiosa dos brasileiros? O pior é que o clero progressista se conforma com essa ditadura despótica e desastrosa em nome da saúde pública, sem nenhuma análise e observação sobre a dimensão real do problema da peste chinesa.
Ando por toda parte na minha região e não constatei nenhum caso real e sério a respeito de infectados. Há suspeitas de duas pessoas. No entanto, não é normal querer manter encarceradas em suas casas todas as pessoas de uma região, proibindo-as de ir e vir, por causa de duas suspeitas!
Isso está ocorrendo em todo o Brasil de maneira indiscriminada e despótica por parte de governadores e prefeitos, que proíbem até mesmo o trabalho daqueles que precisam sair para conseguir o próprio sustento e o de suas famílias.
Pior e ainda mais inexplicável é a restrição que fazem aos sacerdotes, impedindo seus fiéis de comparecerem a alguma celebração do culto católico. Há padres contentes e felizes por essa situação, afirmando que esse novo sistema de comunicação é bom. A Igreja ganharia, segundo eles, um espaço de confiança, e o padre animaria, reconfortaria e consolaria seus paroquianos pela internet.
“O que eu fico mais feliz — diz um padre — é ver os bancos da igreja repletos de fotografias. Não é uma corrente sombria, mas são laços de fé que nos unem. Todo mundo quer fazer parte disso”.
É estarrecedor ver em um padre esse contentamento com tal situação! É algo que faz arrepiar o católico desejoso de se aproximar dos sacramentos.
Nossa Senhora de Fátima pediu conversão e mudança de vida para que a Rússia não espalhasse seus erros pelo mundo. Mas os homens não se converteram!
Agora, um vírus da China comunista se espalha pelo mundo. Sob o pretexto de combater esse vírus, a Igreja e os bons são perseguidos.
Que lição podemos tirar de tudo isso? O que Deus deseja de nós nessas circunstâncias?
De um lado, há a malícia dos que espalham os erros e fecham as portas de nossas igrejas. Mas, de outro, Deus pode tirar proveito de tudo isso. Ele não deseja o mal e castiga os pecadores com a punição na outra vida, mas pode tirar dessa situação um bem fazendo resplandecer sua justiça e nos purificando através da perseguição que sofremos.
Para ficar mais claro, daremos um exemplo. Se a testemunha de um crime acusa o criminoso porque era inimigo pessoal dele e não pelo desejo de justiça, o crime não deixará de ser crime. Se esse crime for punível com a morte e essa testemunha ainda pedir para ser o carrasco que executará seu inimigo, a sentença que condenar o criminoso não deixará de ser justa.
O juiz terá feito uma boa obra por castigar o criminoso segundo a lei. O executor terá feito uma obra má em matar seu inimigo por motivação pessoal. Assim age Deus, que pode Se servir dos maus para nos fazer o bem.
O vírus espalhado a partir da China poderá servir de ocasião para fazer resplandecer a Justiça de Deus e de chamar os homens à conversão. Os malfeitores são a China comunista e os políticos que a favorecem a em detrimento do Brasil e dos brasileiros, em especial dos conservadores. Poderíamos até perguntar quem é mais bandido: Xi Jinping, presidente da China, ou os brasileiros colaboradores do regime marxista chinês?
Que são mais criminosos: os responsáveis pela disseminação do vírus ou aqueles que se alinham com a China para destruir o Brasil? São evidentemente esses últimos, que atuam como agentes úteis do regime ateu e despótico chinês desejoso de implantar o caos entre nós.
Poderíamos também perguntar se não haveria, inclusive dentro da Santa Igreja Católica, alguém (ou alguns) envolvido nessa manobra para quebrar o Brasil, emudecer a Igreja e, assim, implantar o caos. Os adeptos da chamada “esquerda católica” são os piores inimigos contra os quais temos que lutar.
O que vejo, até o momento, é que esse vírus está sendo usado para implantar uma anarquia no Brasil.
O Profeta Jeremias descreve que a fome, a espada e a peste, são castigos que Deus envia às nações que transgridem a Lei de Deus. O indispensável neste momento é rezar — e rezar muito! — e converter-se ao Senhor, nosso Deus. A recitação do Terço é uma arma poderosa que a Virgem de Fátima nos recomendou.
_______
* Sacerdote da Igreja do Imaculado Coração de Maria – Cardoso Moreira (RJ).

Ventura “farto” dos que “boicotam” direção do Chega será novamente candidato

Ventura “farto” dos que “boicotam” direção do Chega será novamente ...
O presidente do Chega indicou hoje que apresentará a sua demissão de líder do partido "nos próximos dias" por estar "farto" e "cansado" dos que "sistematicamente boicotam" a direção do partido, mas garantiu que será novamente candidato ao cargo.
A decisão de abandonar a liderança do partido que fundou foi confirmada hoje pelo próprio à agência Lusa, adiantando que será marcada uma Convenção Nacional para setembro, para eleger o próximo líder.
André Ventura remeteu todas as restantes explicações para um vídeo divulgado hoje, no qual se dirige aos militantes e dirigentes do Chega.
Nesse vídeo, divulgado à comunicação social, o deputado único fala num "dia particularmente difícil" para o partido e adianta que apresentará "nos próximos dias" o seu "pedido de demissão de presidente da Direção Nacional do Chega".
"Faço-o essencialmente por três motivos: porque estou farto, estou cansado, daqueles que sistematicamente boicotam o trabalho da Direção Nacional, de que sistematicamente estão contra as posições da Direção Nacional e sistematicamente se empenham mais em atacar o partido, em divulgar mensagens privadas, em divulgar opções dos órgãos internos do partido, do que em ajudar a fazer este partido crescer", justifica Ventura.
André Ventura adianta igualmente que será "novamente candidato a presidente da Direção Nacional do Chega", que a sua linha se manterá como até agora, e considerou que este é um "momento de clarificação", que "permitirá depois ter a unidade e a força necessários para enfrentar os desafios "eleitorais futuros".
Recusando estar "agarrado ao poder", o fundador do partido assinala que, "se perder eleição interna", renunciará ao cargo de deputado, mas salienta que não se deixará "ir sem luta".
O ainda líder do Chega assinala igualmente que o crescimento do partido -- oficializado há cerca de um ano - "atraiu, felizmente, uma grande massa da população portuguesa", mas "também atraiu o pior que a vida política tem, também atraiu o pior que o sistema tem".
"Aqueles que procuram sempre um lugar ao sol, a todo o custo, sem escrúpulos, sem regras, estão sempre à espera do momento certo para atacar, que querem fazer do Chega uma espécie de segundo PSD, ou segundo PS ou segundo CDS", criticou.
"Comigo isso nunca acontecerá. Não tolerarei, nem nunca aceitarei liderar um partido que seja mais um dos partidos do sistema, por muito que isso dê frutos eleitoralmente, por muito que isso nos permita negociatas de poder, comigo isso nunca acontecerá", garantiu André Ventura.
Sobre a sua abstenção na votação relativamente à renovação do estado de emergência, na quinta-feira, -- que Ventura admitiu no mesmo dia que "não é pacífica" e "é controversa" -, o deputado único insistiu em rejeitar "uma crise de impunidade e criminalidade".
"Fartei e cansei-me daqueles que nos estão sempre, internamente, a acenar com o fantasma do racismo, que estamos demasiado extremistas, que temos de nos moderar. Esta é a linha e a génese do Chega, é esta a linha que temos de levar a cabo e que os portugueses nos pedem, sem medo, sem tibiezas, sem medo de o discurso não ser politicamente correto", defendeu.
Na ótica de André Ventura, "tudo o contrário será fazer do Chega um novo partido do sistema".
Na mensagem de vídeo, o atual líder desafia "aqueles que andaram a fazer este boicote" à direção e ao seu trabalho no parlamento a "se apresentarem a eleições" e "darem-se a conhecer aos militantes, darem a conhecer os projetos que trazem para o Chega e em que é que farão este partido diferente daquilo que tem sido até agora".
"É o momento de clarificarmos as águas", insistiu, apontando que os dirigentes sairão disto "muito mais fortes".
Lusa

Tiago Monteiro e Félix da Costa conseguem 10 mil euros para material hospitalar

Tiago Monteiro e Félix da Costa conseguem 10 mil euros para ...
Os pilotos portugueses Tiago Monteiro e António Félix da Costa angariaram 10.285 euros para a aquisição de material hospitalar, em corridas virtuais, para a plataforma #soscovid.
“Foi um sucesso. O valor angariado é a melhor recompensa para todos os envolvidos. Todos juntos conseguimos alcançar o objetivo, agora é tempo de ficarmos em casa e acreditarmos que tudo vai ficar bem em breve”, congratulou-se Tiago Monteiro.
A iniciativa contou com a participação de 30 pilotos portugueses e estrangeiros e conseguiu contribuições de quase 422 pessoas, enquanto decorreram as corridas visualizadas por 15.000 pessoas.
“É muito bom ver que conseguimos vencer esta corrida. Digo conseguimos, pois esta vitória é de todos os pilotos que deram a cara por esta causa, mas também de todas as pessoas que doaram. Fico muito orgulhoso da solidariedade de todos os portugueses”, acrescentou António Félix da Costa.
O valor angariado será doado na integra para o combate à covid-19, estando destinado ao movimento SOS.COVID19.PORTUGAL e também ao www.soscovid.pt, para apoiar e ajudar hospitais, doentes, médicos e todos os envolvidos na linha da frente da ação contra a pandemia.
Entre outros, participaram os portugueses Filipe Albuquerque e João Barbosa, o antigo piloto de Fórmula 1 colombiano Juan Pablo Montoya, o belga Stoffel Vandoorne, os brasileiros Felipe Nasr e Nelson Piquet Jr., o francês Andy Priaulx e o argentino Jose Maria Lopez.
Lusa / Madremedia

Trabalhadores sazonais na Suíça regressam a Portugal mais cedo do que previsto

Trabalhadores sazonais na Suíça regressam a Portugal mais cedo do ...
Os portugueses com contratos de trabalho sazonais na Suíça estão a regressar a Portugal mais cedo do que o previsto, conta o gerente da “única” empresa que está a assegurar o transporte para casa daqueles passageiros.
“São cerca de 50 portugueses que regressam a casa, todas as semanas, connosco de autocarro, desde que se declarou Estado de Emergência na Suíça", relata Carlos Silva, gerente da empresa de transportes Girómundo com sede em Vieira do Minho.
Após a Suíça ter anunciado estado de emergência, dia 16 de Março, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, foram muitos os portugueses com contratos de curta duração, a trabalhar em estâncias de ski e estabelecimentos hoteleiros, que viram os seus contratos interrompidos e foram obrigados a regressar a casa mais cedo do que o previsto.
"Neste momento, somos a única empresa que assegura o transportes de passageiros da Suíça para Portugal", afirma António Santana, motorista e responsável pela base de Lamego da empresa de transportes Girómundo.
Segundo o motorista, as pessoas que tem transportado são exclusivamente trabalhadores sazonais em fim de contrato, contratos esses que, este ano, acabaram por ser interrompidos pela pandemia que obrigou ao encerramento de um grande número de estabelecimentos comerciais por toda a Suíça.
"Os contratos de trabalho terminaram e essas pessoas têm de regressar às suas casas”, afirma o gerente Carlos Silva, salientando que a empresa obedece criteriosamente às medidas de segurança impostas pelo Governo.
"Estamos a trabalhar em conjunto com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), logo que as pessoas estejam legais e que se cumpram as medidas impostas pelo Governo português, está tudo bem. Até ao dia de hoje, não temos tido problemas», afirma o dirigente da empresa de transportes.
O empresário Carlos Silva aconselha a todos os portugueses que estejam a pensar em aventurar-se numa viagem até Portugal, sem as devidas atestações de residência, para que não o façam.
"Aconselho todos os portugueses que estejam a pensar viajar, por via terrestre, nos próximos dias, que consultem as redes consulares e/ou embaixada para os devidos esclarecimentos e orientações sobre as atuais condições de viagem para Portugal”, reforça o empresário, chamando à atenção para o fato de ser expressamente proibido toda a simples viagem de visita a Portugal.
O dirigente da empresa Girómundo, que gere cerca de 60 funcionários, confessa à agência Lusa que devido à pandemia provocada pelo coronavírus foi obrigado a tomar medidas para garantir o trabalho dos seus funcionários e evitar futuros despedimentos.
"A grande maioria dos nossos funcionários esteve de férias estes últimos 15 dias e, nos próximos dias, teremos de aderir ao chamado ‘lay-off’ simplificado, com vista a facilitar a redução de salários com o apoio do Estado”, diz o empresário deixando transparecer uma forte preocupação com a situação atual.
"Antes da pandemia fazíamos duas viagens por semana e os autocarros vinham cheios, hoje, reduzimos para uma viagem por semana e os autocarros trazem meia dúzia de pessoas», afirma António Santana, motorista da Girómundo salientando que, em 25 anos de serviço, nunca tinha vivido nada igual.
;Lusa / Madremedia

Suíça ultrapassa os 500 mortos e as 20.000 pessoas infetadas

Covid-19: Suíça ultrapassa os 500 mortos e as 20.000 pessoas infetadas
A Suíça ultrapassou os 500 mortos e mais de 20.000 infetados pelo novo coronavírus, na origem da covid-19, anunciou hoje o ministério da Saúde deste país.
Hoje de manhã, 20.201 pessoas estavam infetadas pelo novo coronavírus, o que representou o aumento de um milhar num só dia, precisou o Ministério da Saúde da Suíça.
Num país que contabiliza 8,5 milhões de habitantes, foram registadas 76 mortes, nas últimas 24 horas, o que levou para 540 o número de pessoas mortas, desde o início da pandemia.
A Suíça é, assim, um dos países mais afetados pela pandemia da covid-19, tendo em conta a proporção populacional, com a confirmação de 236 infetados por cada 100.000 habitantes.
"Ainda não atingimos o pico" da epidemia, avisou em conferência de imprensa o chefe do Departamento Federal da Saúde Pública do Ministério da Saúde, Daniel Koch.
Estes números, explica o Ministério, devem-se ao facto de a Suíça ser um dos países onde se realizou o maior número de exames, por número de habitantes, ou seja, foram realizados 150.000 testes desde que surgiu o primeiro caso, em 24 de fevereiro, e desses, 15% deram positivo.
Segundo o ministério suíço da Saúde, nas últimas 24 horas foram realizados perto de 7.000 testes, dos quais 975 apresentaram resultado positivo.
O governo federal suíço anunciou hoje, através do Ministério da Economia, a disponibilização de perto de 60 mil milhões de dólares (cerca de 57 mil milhões de euros), para atenuar o impacto económico no país, provocado pela paralisação da atividade, em resposta à pandemia.
Na Suíça, a covid-19 forçou quase 1,3 milhão de trabalhadores a trabalho temporário, o que representa um quarto da força laboral total.
Lusa

Rainha de Inglaterra pede determinação em rara alocução televisiva

Rainha de Inglaterra pede determinação em rara alocução televisiva ...
A rainha de Inglaterra vai pedir hoje aos seus súbditos coragem e determinação na luta contra a pandemia covid-19, numa rara aparição televisiva dirigida à Comunidade das Nações (Commonwealth), que tem vindo a ser antecipada pela imprensa.
Será apenas a quarta vez, em 68 anos de reinado, que a monarca recorre a uma alocução televisiva, para além do tradicional discurso de Natal, para se dirigir aos súbditos na Inglaterra e nos 53 países membros independentes que integram a Commonwealth.
"Espero que, nos próximos anos, todos possam orgulhar-se da maneira como assumimos este desafio", dirá a monarca de 93 anos, de acordo com extratos divulgados pelo gabinete de comunicação do Palácio de Buckingham.
Segundo a mesma fonte, a rainha irá agradecer o esforço de todos os que estão na primeira linha do combate à pandemia, sobretudo o pessoal médico.
"Vivemos momentos de perturbação na vida de nosso país, uma perturbação que trouxe sofrimento para alguns, dificuldades financeiras para muitos e enormes mudanças no dia a dia de todos nós", dirá a monarca, numa intervenção marcada para as 19:00.
De acordo com o balanço feito no sábado, até às 17:00 de sexta-feira tinham morrido no Reino Unido 4.313 pessoas infetadas, mais 708 do que na véspera.
Os dados foram atualizados numa conferência de imprensa, onde o ministro do Conselho de Ministros, Michael Gove reiterou a necessidade de os britânicos respeitarem o confinamento decretado pelo governo e "resistirem à tentação" de sair de casa para passear para aproveitar o bom tempo.
"A vida durante o confinamento pode ser difícil e algumas pessoas podem sentir-se tentadas a sair e passear neste fim-de-semana soalheiro", admitiu, mas alertou: "se relaxarmos a adesão às regas, aumentamos o risco para os outros".
Durante a conferência de imprensa, Gove revelou terem chegado 300 ventiladores da China, juntando-se a outros que o governo adquiriu a empresas alemãs e suíças, e disse que está prevista a produção nos próximos dias de mais equipamentos de auxílio à respiração por empresas britânicas.
Entretanto, o ministério da Justiça britânico anunciou que vai soltar cerca de 4.000 reclusos considerados de "baixo risco" e a dois meses do fim da sentença obrigatória para tentar evitar a propagação da doença dentro dos estabelecimentos prisionais.
De acordo com os dados oficiais mais recentes, foram registadas até agora três mortes nas prisões de Inglaterra e País de Gales entre 88 prisioneiros infetados, tendo 15 guardas prisionais também sido contagiados.
Lusa