quinta-feira, 22 de junho de 2017

David carreira nas Festas de São tomé

Hoje foi apresentado o cartaz das Festas de São Tomé. O tema da Festa será os 100 anos dos Paços do Concelho.
David Carreira (22), Gisela João (23), e Nelson Freitas (24) são os nomes sonantes que estarão no palco nas Festas de São Tomé, em Mira, 21 a 25 de Julho.
O dia 21 de Julho será destinado as Bandas e artistas do Concelho, tais como a Banda Malho e The Sproud.
No último dia, 25 (Feriado Municipal), a TVI fará emissão em direto com o Programa "Somos Portugal" ( 14h00 às 20h00). No encerramento da Festa o já tradicional fogos de artifícios e a atuação dos TV5.
Os visitantes poderão contar com  muitas atividades ( tanto cultural, como desportiva ) e animação no decorrer destes cinco dias, mantém-se o São Tomé Kids durante a tarde ( todos os dias com atividades diferentes), workshop, grafittis, artes plásticas. Teremos também as atuações dos Alegr’Arte (22), Encontro de Coros (23) e Encontro de Bandas Filarmónicas (25) e o lançamento de dois livros:  144 anos da Filarmónica Ressurreição de Mira e outro sobre os 100 anos do edifício dos Paços do Concelho, para além das atuações das escolas de música do concelho e a Feira Medieval, sem esquecer da animação nas Tasquinhas.
Espera-se uma presença muito grande de pessoas vindas de todos os quadrantes de Portugal e emigrantes desejosos de matar saudades do seu país e da sua arte, cultura e gastronomia...presença, esta, que tem sido uma constante nos últimos anos e que demonstra o crescimento sustentado destas festas.
Sem pretender competir com outras de enorme relevo em toda a região da Gândara e da Bairrada, Mira fará das suas Festas, um espetáculo a sua medida procurando dar a todos (publico, artistas e expositores) todas as condições para sentirem-se agradados e bem recebidos.
A Festa será no Jardim do Visconde. Já estão abertas as inscrições para os Stand e Tasquinhas.
Começou nesta quarta-feira o tradicional torneio de Futsal de São Tomé em Mira.
Jornal Mira Online irá dar brevemente mais informações de todos os eventos.

Tiro recorde de "sniper" canadiano mata elemento do Daesh

Tiro recorde de sniper canadiano mata elemento do Daesh
Um "sniper" das forças especiais do Canadá, a operar no Iraque, abateu um combatente do autoproclamado Estado Islâmico com um disparo recorde de precisamente 3,540 metros de distância.

O atirador das forças especiais do Canadá no Iraque pulverizou, assim, o recorde mundial do maior tiro confirmado na história militar.

As Forças Armadas do Canadá confirmaram esta quinta-feira que um membro da Joint Task Force 2 efetuou um tiro recorde, matando um combatente do autoproclamado Estado islâmico durante uma operação no Iraque no último mês.

O atirador canadiano usou um espingarda especial, McMillan TAC-50. O tiro foi efetuado de uma zona elevada. A bala demorou cerca de 10 segundos a atingir o alvo. De acordo com fonte militar, o atirador teve que ter em conta os ventos na zona e até a curvatura da terra.

Segundo o jornal canadiano The Globe and Mail, este disparo certeiro foi verificado e confirmado por uma fonte independente que utilizou uma vídeo-camera e dados informáticos.

O anterior recorde mundial pertencia ao atirador britânico Craig Harrison, que matou um talibã com uma espingarda 338 Lapua Magnum, a 2.475 metros, em 2009.

As forças especiais do Canadá, denominadas Joint Task Force 2, são especialistas em contraterrorismo, operações de atirador e resgate de reféns. Muitas das informações sobre esta organização de elite são consideradas classificadas, Top Secret, e não comentadas pelo Governo.

Para se ter uma ideia da distância do tiro, os tais 3,540 metros, o sniper tinha que estar na zona do Campo Pequeno e o alvo na baixa de Lisboa, já próximo do Terreiro do Paço.

Fonte: RTP

Dia 24 entre as 9 e as 15 horas no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro

Para o mês de Junho vão decorrer colheitas de sangue nos dia 28 entre as 15 e as 19:30 horas, dia 24 entre as 9 e as 15 horas no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro. todas no Posto Fixo da ADASCA.

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...

Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.” Bezerra de Menezes. 


Joaquim Carlos

ADASCA promove Excursão a BELMONTE dia 26 de Agosto




Caros colegas dadores e amigos,
O programa e ficha de inscrição podem ser consultados e impressos a partir do site www.adasca.pt  e entregues na Sede da ADASCA nas datas em que decorre sessão de colheitas de sangue.

A adesão está a decorrer bem, pois já contamos com cerca de 32 inscrições.

J. Carlos

Faro prepara Plano de Mobilidade e Transportes

A Câmara Municipal de Faro promove, no próximo dia 28 de Junho, Quarta-feira, pelas 17 horas, uma sessão pública de apresentação da Proposta de Plano de Mobilidade e Transportes do Concelho de Faro. A sessão terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa.
Esta iniciativa da autarquia, que contará com a presença do presidente do Município, Rogério Bacalhau e da Coordenadora do Plano de Mobilidade e Transportes, Eng.ª Paula Teles, da MPT-Mobilidade e Planeamento do Território Lda., tem como objectivo dar nota pública dos objectivos e da visão estratégica das propostas desenvolvidas e promover o envolvimento da população, com este plano de referência e ponto de partida para um futuro próximo da mobilidade no concelho de Faro.
Esta é a segunda fase de um processo que se iniciou com a caracterização de toda a envolvente ao nível de trânsito e mobilidade no concelho de Faro, bem como uma análise à evolução da sua população e ao seu tecido empresarial. No extenso documento (462 páginas) daí resultante são identificados muitos dos problemas e constrangimentos que, através da proposta que agora vai ser apresentada, se procura eliminar ou esbater.
Fonte: O Algarve Económico

"Juntos Por Todos" - A Antena1 associa-se a esta iniciativa!

Antena1
1 h
"Juntos Por Todos" - A Antena1 associa-se a esta iniciativa!

No dia 27 de junho, pelas 21h00, o MEO Arena recebe um concerto de homenagem às vítimas dos fogos florestais que continuam a lavrar em Pedrógão Grande e zonas limítrofes, e de angariação de receitas para reforço da ajuda às populações afectadas pela que é já considerada uma das maiores tragédias na história do nosso país.
A receita obtida será entregue à União Das Misericórdias Portuguesas.
Compre o seu bilhete ou contribua para esta causa: http://bit.ly/2sTOFrx.

Apoios às actividades económicas

O Salão dos Bombeiros Voluntários de São Bartolomeu de Messines (concelho de Silves) vai receber, no próximo dia 30 de Junho, um workshop sobre “Apoio às actividades económicas de base local”.
A acção, organizada pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), em parceria com a Associação IN LOCO e o Município de Silves, prevê, ainda, a disponibilização de atendimento a todos os que desejem esclarecimentos adicionais.
Uma equipa técnica do IAPMEI estará disponível para responder às dúvidas dos empresários e dos empreendedores da região no âmbito da intervenção deste instituto (licenciamento industrial e apoios financeiros às empresas, entre outros), tendo, todos os interessados, atendimento individual (sujeito a marcação e à disponibilidade de vagas).
Os interessados deverão efectuar o preenchimento da Ficha de Inscrição, até ao dia 28 de Junho, que pode ser obtida  e enviada a partir deste link.
Fonte: O Algarve Económico

Deputado do PSD diz que filha foi encaminhada para a “estrada da morte”

Deputado Maurício Marques diz que filha apenas sobreviveu porque decidiu tomar uma outra estrada.
Rafael Marchante/Reuters
O deputado do PSD, Maurício Marques, num depoimento descrito como emocionado sobre quem viveu no terreno o pesadelo que assolou Pedrógão Grande disse que a filha tinha sido encaminhada para a “estrada da morte” pelas autoridades e apenas sobreviveu porque tomou outra direcção, conta o jornal Expresso.
O mesmo meio de comunicação escreve que o deputado eleito por Coimbra recebeu indicações de um membro da Proteção Civil para apanhar uma estrada que estava fechada.
Outro deputado social-democrata, Pedro Pimpão, também acusou a Proteção Civil de ter falhado.
As declarações dos deputados do PSD foram prestadas na reunião do grupo parlamento do partido esta quinta-feira.

Fonte: O Jornal Económico

Azenhas do Mar - Colares - Sintra

imagem não exibida

Presença em todos os roteiros turísticos de Portugal, é actualmente local de segunda habitação de muitos, sendo que a sua população residente se situa nos 800 habitantes. Tradicionalmente, para além da actividade de moagem, as principais actividades eram a agricultura, com especial relevo para o vinho e alguma pesca e recolha de mariscos (percebes e lapas).

Wikipédia.
Foto de Sueli e Cidônio

Lugar das Restaurante Piscinas Azenhas-do-Mar, 2705-098 Colares, Portugal

Hora de Fecho: O que podem o MP e a PJ investigar na tragédia?

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Na teoria, todos os crimes que estejam relacionados com incêndios, homícidios e situações de negligência. Mas a prática, nomeadamente a dificuldade da prova, é muito mais complexa do que a teoria.
A tragédia iniciada com os fogos de Pedrógão Grande levantou muitas interrogações. Faltam ainda muitas respostas, mas há questões que já se conseguem esclarecer. Saiba quais.
Os fogos estão controlados, mas há risco de reacendimentos, avisa Proteção Civil. Feridos sobem para 254. Primeiro-ministro quer "cabal esclarecimento" e PGR diz que está a investigar desde o início.
O primeiro-ministro anunciou um fundo para gerir donativos de apoio às vítimas, vai fazer um inquérito quando os incêndios terminarem e pediu consenso no Parlamento para concluir reforma florestal.
Bombeiros de alertaram esta quinta-feira para assaltos em casas em aldeias evacuadas durante os incêndios e também para assaltantes que se fazem passar por técnicos da Segurança Social.
A NASA captou uma imagem de Portugal um dia antes dos incêndios de Pedrogão Grande. Uma segunda imagem, tirada segunda-feira, mostra a dimensão do incêndio: era tão grande que se podia ver do espaço.
Seja o marisco graúdo ou miúdo, frito ou cozido, sozinho ou acompanhado, os 54 locais que se seguem são portos seguros no que respeita à sua confeção. Mergulhe-se neles, portanto. E de boca aberta.
Diretor do FC Porto volta à carga no caso dos emails, defendendo que o Benfica violou correspondência do atual presidente da FPF e ex-líder da Liga e que deve ser excluído por "abuso de influência".
Agência EFE avança que Cristiano Ronaldo não está disposto a pagar 14,7 milhões de euros de que é acusado até ser ouvido em tribunal, no âmbito da acusação de fraude fiscal do Ministério Público.
Café Guarany, A Favorita do Bolhão, Livraria Académica e Café Majestic são alguns dos espaços com mais de 50 anos de atividade que a Câmara do Porto quer proteger do aumento das rendas.
O exército do Iraque acusa o Estado Islâmico. O grupo terrorista atribuía a responsabilidade do ataque aos Estados Unidos. A construção da mesquita Grand al-Nuri data do século XII. 
Opinião

Rui Ramos
Sr. Presidente? Sr. Primeiro-Ministro? Vão ter coragem de pedir desculpa, em nome do Estado, pelas vidas perdidas enquanto os senhores ocupavam os primeiros lugares do regime? 

Helena Garrido
Portugal está desagregado e desorganizado. Temos dois países, um deles cada vez mais abandonado porque não dá votos, porque há uns que são mais iguais que outros.

José Manuel Fernandes
Há dez anos definiu-se uma estratégia de combate aos incêndios que fracassou clamorosamente. É isso que tem de ser assumido sem rodeios. Ter 99% de sucesso e depois morrerem 64 pessoas não é tolerável

Helena Matos
Quando Pedrogão começou a arder o espernético BE desapareceu e o PCP entrou em letargia. Desta vez não se gritará “Governo assassino”. Mas a conta do silêncio vai chegar.

Paulo Tunhas
Darren Osborne não possuía um corpo de ideias, apenas uma vontade indiscriminada de vingança. Isso não chega para fazer dele o sinal de uma “islamofobia” em tudo simétrica do terrorismo islâmico.
7c12c9e4-c229-46e4-8a2d-bdf8107e82b5.png
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Red Hat anuncia los resultados del primer trimestre del ejercicio fiscal 2018



por Yesica Flores
Los ingresos del primer trimestre totalizaron US$677 millones, un incremento interanual del 19% o del 20% en moneda constante.
Los ingresos por suscripciones del primer trimestre totalizaron US$597 millones, que equivalen a un incremento interanual del 19% o del 20% en moneda constante.
Los ingresos por suscripciones de tecnologías relacionadas con el desarrollo de aplicaciones y otras tecnologías emergentes del primer trimestre fueron de US$139 millones, lo que representa un incremento interanual del 41% o del 42% en moneda constante.
El saldo de ingresos diferidos al cierre del trimestre fue de US$2.050 millones, que equivale a un aumento interanual del 21%.

Ciudad de México, 22 de junio de 2017 —Red Hat, Inc. (NYSE: RHT), el proveedor líder mundial de soluciones de código abierto empresarial, anunció los resultados financieros correspondientes al primer trimestre de su ejercicio fiscal 2018, el cual concluyó el pasado 31 de mayo de 2017.
“El primer trimestre reflejó el sólido comienzo que tuvo el ejercicio fiscal 2018, con un crecimiento de dos dígitos en varios de nuestros parámetros financieros, incluido un incremento total del 19% en los ingresos en dólares estadounidenses o del 20% medido en moneda constante, y un incremento superior al 40% en los ingresos provenientes de tecnologías relacionadas con el Desarrollo de Aplicaciones y otras tecnologías emergentes”, declaró Jim Whitehurst, Presidente y Director General de Red Hat. “Continuamos beneficiándonos de nuestra habilidad de proveer tecnologías fundamentales y poderosas en la nube que ayudan a nuestros clientes a modernizar y gestionar sus infraestructuras y plataformas de desarrollo de aplicaciones para la nube híbrida.”
“La fortaleza de los resultados de este primer trimestre se atribuye en parte a una creciente demanda de nuestras tecnologías en todo el mundo y al compromiso de nuestros principales clientes”, dijo Eric Shander, Vicepresidente Ejecutivo y CFO de Red Hat. “La combinación de los excelentes resultados de nuestro primer trimestre, el impulso que registra la empresa y la sólida ejecución de los colaboradores de Red Hat nos ha permitido incrementar las perspectivas de ingresos del año fiscal completo.”
Ingresos: Los ingresos totales del trimestre ascendieron a US$677 millones, los cuales tuvieron un incremento interanual del 19% en dólares estadounidenses, o del 20% medido en moneda constante. Los ingresos por suscripciones del trimestre fueron de US$597 millones, lo que representa a un aumento interanual del 19% en dólares estadounidenses, o del 20% medido en moneda constante. Los ingresos por suscripciones del trimestre representaron el 88% de los ingresos totales.
Desglose de los ingresos por suscripciones: Los ingresos del trimestre por suscripciones de productos relacionados con Infraestructura fueron de US$458 millones, equivalentes a un incremento interanual del 14% en dólares estadounidenses y del 14% medido en moneda constante. Los ingresos por suscripciones relacionadas con el Desarrollo de Aplicaciones y otros productos de tecnologías emergentes del trimestre fueron de US$139 millones, lo que representa un aumento interanual del 41% en dólares estadounidenses y del 42% medido en moneda constante.
Ganancia operativa: La ganancia operativa ajustada a los principios de contabilidad generalmente aceptados (PCGA) del trimestre fue de US$88 millones, lo que representó un incremento del 16% interanual. Luego del ajuste por gastos de remuneración en acciones, no monetarios, la amortización de activos intangibles y los costos de operación relacionados con combinaciones de negocios, la ganancia operativa no ajustada a los PCGA del primer trimestre fue de US$139 millones, equivalentes a un incremento del 12% interanual. El margen operativo ajustado a los PCGA del primer trimestre fue del 12.9% mientras que el no ajustado a los PCGA fue del 20.5%.
Puede consultar el informe completo de resultados en la página de Inversionistas de Red Hat:

###
Acerca de Red Hat, Inc.
Red Hat es el proveedor líder mundial de soluciones de software de código abierto para empresas, que adopta un enfoque impulsado por la comunidad para brindar tecnologías de nube, Linux, middleware, almacenamiento y virtualización confiables y de alto rendimiento. Red Hat también ofrece servicios de soporte, capacitación y consultoría galardonados. Como punto de conexión entre una red global de empresas, socios y comunidades open source, Red Hat ayuda a crear tecnologías innovadoras y relevantes que liberan los recursos para el crecimiento y preparan a los clientes para el futuro de la TI. Conozca más en: http://www.redhat.com

Declaraciones de proyección futura
Algunas declaraciones incluidas en este comunicado de prensa pueden constituir “declaraciones de proyección futura”, según el significado que le confiere la Private Securities Litigation Reform Act de 1995. Las declaraciones de proyección futura reflejan las expectativas actuales de hechos futuros sobre la base de determinados supuestos e incluyen cualquier declaración que no se relaciona directamente con un hecho histórico o actual. Los resultados reales pueden diferir sustancialmente de los indicados por tales declaraciones de proyección futura debido a diferentes factores importantes, entre ellos: los riegos relacionados con la capacidad de la Sociedad de competir eficazmente; la capacidad de ofrecer y estimular la demanda de nuevos productos e innovaciones tecnológicas en forma oportuna; las demoras o reducciones en los gastos de tecnología informática; la integración de adquisiciones y la aptitud de comercializar con éxito tecnologías y productos adquiridos; las fluctuaciones en los tipos de cambio; los efectos de la consolidación del sector; la incertidumbre y los resultados adversos en acciones judiciales y acuerdos relacionados; la incapacidad de proteger la propiedad intelectual de la Sociedad en forma apropiada y la posibilidad de infringir o violar derechos de licencia de la propiedad intelectual de terceros o relacionados con ésta; los riesgos asociados a la vulnerabilidad de la seguridad de los datos y la información; la capacidad de superar los desafíos financieros y operativos que se plantean en las operaciones internacionales de la Sociedad; la administración y el control ineficaces del crecimiento y las operaciones internacionales de la Sociedad; la dependencia del personal clave y sus modificaciones; así como otros factores contemplados en nuestro Informe Trimestral más reciente incluido en el Formulario 10-Q (cuyas copias pueden accederse a través del sitio web de la Securities and Exchange Commission en http://www.sec.gov), incluidos los que se encuentran en dicha página bajo los títulos “Factores de riesgo” y “Discusión y análisis de la Gerencia de la situación financiera y los resultados de las operaciones”. Además de estos factores, el rendimiento, el desenlace y los resultados futuros reales pueden diferir sustancialmente debido a factores más genéricos incluidos (sin carácter restrictivo) las condiciones generales de la industria y del mercado y los índices de crecimiento; las condiciones económicas y políticas; los cambios en las políticas gubernamentales y de orden público; y el impacto de catástrofes naturales como terremotos e inundaciones. Las declaraciones de proyección futura incluidas en este comunicado de prensa representan las opiniones de la Sociedad a la fecha de este comunicado y las mismas pueden variar. No obstante ello, si bien la Sociedad puede optar por actualizar estas declaraciones de proyección futura en el futuro, la Sociedad específicamente niega toda obligación de hacerlo. Estas declaraciones de proyección futura no deberían tomarse como referencia de las opiniones de la Sociedad en una fecha posterior a la fecha de este comunicado de prensa.


Eu, Psicóloga:Saiba como analisar suas qualidades e defeitos.




Reconhecer quais os pontos em que você é bom e quais são aqueles em que precisa de ajuda fará com que você alcance um maior equilíbrio na vida pessoal e nas interações profissionais. Por ser difícil, inconveniente ou fazer com que as pessoas fiquem desconfortáveis, o autoconhecimento é uma ferramenta útil constantemente ignorada. Os pontos fortes de alguém podem não parecer úteis para outros, o que faz com que você fique em dúvida se as qualidades que possui são na verdade forças ou fraquezas.

Repense seus defeitos.

Pense neles como "áreas que precisam ser melhoradas". As pessoas normalmente sentem que poderiam se sair melhor em determinadas áreas da vida e isso faz com que utilizem termos negativos para descrever os pontos que precisam ser melhorados para que se sintam fortes e competentes. Não se foque nas "fraquezas", que passam uma impressão negativa, mas sim nas áreas que podem ser melhoradas. Isso o ajudará a se manter focado no futuro e no que pode fazer para melhorar.


Os defeitos podem ser concebidos como coisas que você deseja melhorar ou que não são relevantes aos seus desejos ou objetivos na vida. Reconheça que ambos os tipos de defeitos são aceitáveis, pois eles não são aspectos permanentes da vida, eles podem ser melhorados.

Identifique as áreas para crescimento em potencial.

Elas podem ter relação com qualquer coisa, desde habilidades profissionais até problemas com autocontrole alimentar. Você também pode referir-se à incapacidade de defender um gol ou resolver problemas rapidamente. Às vezes, esse crescimento surge decorrente dos aprendizados da vida. Em outras horas, ele surge quando você se esforça para superar a incapacidade que percebe em si mesmo.

Um defeito aparente pode indicar que uma atividade não é adequada para você e é necessário compreender isso. Se todos fossem bons em tudo, o mundo seria um lugar enfadonho.

Mantenha o foco nos pontos positivos. 

Muitas pessoas acreditam que se focar nas fraquezas é um desperdício de tempo e esforços. Tente cultivar seus pontos positivos a todo o momento, pois esse é um modo melhor de identificar seus defeitos. Os pontos fracos normalmente são compostos por áreas em que não há interesse ou desejo de se melhorar, portanto, foque-se nos pontos positivos. Reconheça suas qualidades – você provavelmente terá muitas delas –, mesmo em áreas em que se sente "fraco" e foque-se nos pontos em que acredita ser capaz de ser mais eficiente.

Monte uma lista de suas qualidades e defeitos.

Foque-se no que acredita serem seus pontos positivos e negativos. Leve em consideração as respostas que recebeu das pessoas por e-mail e as coisas que aprendeu sobre si mesmo com os outros exercícios para colocar no papel as áreas de sua vida que considera fortes e fracas. Foque-se no modo com o qual vê suas qualidades e seus defeitos com base na vida que leva hoje, seja ela profissional ou pessoal, em vez de se focar no passado ou nos desejos que tem.

Seja sincero consigo mesmo, afinal, ninguém o julgará de acordo com sua lista. Em um papel, crie duas colunas identificadas por "Qualidades" e "Defeitos" e vá preenchendo-as conforme pensa em exemplos.

Compare as listas. 

Elas o surpreenderam? Você se considerava forte em uma área, mas a lista indica o contrário? Essas situações ocorrem quando você repete algo para si mesmo, mas uma situação difícil mostra sua verdadeira personalidade.

Você encontrou alguma incompatibilidade entre o que deseja e as qualidades que acredita possuir? Isso normalmente ocorre quando você tenta viver a vida com base no que esperam de você ou no que acredita ser o certo, mas seus desejos e ações dizem o contrário.

Analise as surpresas e as incompatibilidades.

 Consulte todas as listas que criou e veja quais itens não combinam para analisar o motivo pelo qual algumas das qualidades e dos defeitos que acreditava possuir são diferentes. É possível que você acredite gostar ou ser motivado por algumas coisas, mas isso não ser verdade? Monte essas listas para ter uma ideia melhor de quem é.

Mantenha o foco nas áreas que não batem e tente identificar o porquê disso. Por exemplo, uma pessoa pode escrever que deseja ser cantora, mas que é muito boa em ciências. Essas duas áreas são bastante distintas, portanto, identifique o que realmente o motiva no longo prazo.

Peça a opinião de familiares e amigos. 

As pessoas próximas podem realizar comentários construtivos que solidificarão suas observações ou destruirão algumas ilusões. É importante não entrar na defensiva ou levar tudo para o lado pessoal ao ouvir que você poderia melhorar em determinada área. Incorporar as críticas construtivas na vida diária é uma qualidade que você pode desenvolver.

Pense no que encontrou. 

Após analisar suas qualidades e seus defeitos, passe um bom tempo refletindo sobre como se sente em relação a isso. Você precisa ou deseja trabalhar em algum dos defeitos que encontrou? Pense bem sobre o que é necessário para isso.

Matricule-se em um curso ou encontre atividades que o ajudarão. Por exemplo, se você acha que passará mal quando algo súbito ocorrer, pratique alguma atividade em que o inesperado é comum. Você pode juntar-se a um grupo de teatro ou frequentar um bar com karaokê, por exemplo.

Considere a terapia ou outros modos de conversar sobre suas preocupações e medos. Caso fazer um curso não o ajude ou a ansiedade o impeça de seguir em frente, procure um terapeuta.


Debora Oliveira

Campanha arqueológica no Monte de São Julião da Branca aceita voluntários

A campanha arqueológica deste ano no Monte de São Julião, na Freguesia da Branca, Albergaria-aVelha, vai ser alargada para quatro semanas, entre os dias 7 de agosto e 1 de setembro. O Centro de Arqueologia de Arouca, que dirige o campo arqueológico, aceita até um máximo de 25 voluntários para acompanhar os trabalhos de prospeção.

 As escavações decorrem entre as 9h00 e as 17h00, com uma hora para almoço. Os voluntários, a partir dos 18 anos, podem inscrever-se e participar pelo período mínimo de uma semana. A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha disponibiliza o transporte entre o centro da cidade e o local das escavações, almoço na cantina municipal, seguro e um diploma de participação. O alojamento não está incluído.

O voluntariado em escavações arqueológicas é um trabalho especializado, próprio de uma atividade científica mas, com o devido enquadramento e apoio técnico de um especialista, qualquer um pode desempenhar. O esforço físico é variável mas facilmente tolerado por jovens ou menos jovens. As atividades são diversificadas, feitas em equipa e exercidas ao ar livre.

 Os interessados em participar nas escavações arqueológicas no Monte de São Julião podem fazer a sua inscrição na Câmara Municipal ou no Centro de Arqueologia de Arouca. No primeiro caso podem utilizar o número de telefone 234 529 300 ou o endereço de correio eletrónico blv@cm-albergaria.pt. Os contactos do Centro de Arqueologia de Arouca podem ser feitos através dos números 919 759 344 e 918 959 052 ou para o email caa.probra@gmail.com.

A estação arqueológica no Monte de São Julião, no Alto do Talegre, está instalada num povoado do fim da Idade do Bronze, entre 1000 e 800 anos antes de Cristo. Os primeiros trabalhos de prospeção e caracterização foram efetuados na década de 1990, sendo retomados em 2014. Nestes últimos quatro anos foi possível identificar importantes vestígios da ocupação do local, designadamente restos das estruturas em pedra e terra que delimitavam o povoado e fragmentos de louça e outros objetos utilizados na época. Foi ainda descoberta uma sepultura, uma mamoa dentro dos limites do lugar, um achado considerado muito raro. As escavações têm o apoio financeiro e logístico do Município de Albergaria-aVelha e são coordenadas cientificamente pelo Centro de Arqueologia de Arouca, pelo arqueólogo António Manuel Silva.