sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Convite para evento: IX Encontro de Inovação Educacional


IX Encontro de Inovação Educacional
de Quinta-feira, 23 de Março às 8:30 UTC-01 a Sexta-feira, 24 de Março às 18:30 UTC-01

Eu, Psicóloga: Seu chefe é um psicopata?


Cerca de um quinto dos mais bem-sucedidos profissionais coorporativos tem níveis “extremamente altos” de traços psicopáticos, de acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Bond, na Austrália e Universidade de San Diego, nos EUA.



Os resultados, considerados mais elevados do que o esperado, foram apresentados recentemente em um congresso da Sociedade Australiana de Psicólogos, realizado em Melbourne. De acordo com informações do jornal Daily Mail, o estudo analisou um total de 261 profissionais do setor empresarial e revelou que 21% deles possuíam “níveis clinicamente significativos de traços psicopáticos”. Os pesquisadores afirmaram que o mesmo ocorre com uma a cada 100 pessoas da população em geral, e em uma a cada cinco pessoas do sistema prisional.  

Outros estudos emergentes descobriam que indivíduos com traços psicopáticos poderiam fazer parte de 3 a 21% dos funcionários mais importantes do mundo coorporativo. Ainda, após a crise global de 2008, os “psicopatas bem-sucedidos” tornaram-se muito mais comuns. Os pesquisadores destacaram no estudo a necessidade de as empresas conduzirem processos de seleção psicológicos mais específicos em relação às características presentes na chamada tríade obscura – um conceito que engloba três traços de personalidade: maquiavelismo, narcisismo e psicopatia. 


“Muitas das vezes as empresas olham para as habilidades em primeiro lugar e, em seguida, consideram as características de personalidade”, disse Nathan Brooks, psicólogo forense da Universidade de Bond. Ele afirma que primeiramente deve-se analisar o caráter do candidato e, em seguida, se ele passar neste teste, considerar se possui as habilidades certas.  

Conforme apontado pelos pesquisadores, os “psicopatas bem-sucedidos” são muitas das vezes inseguros, egocêntricos, podendo ser também charmosos e superficiais. Não têm empatia ou remorso e podem manipular as pessoas ao seu redor. “Normalmente, os psicopatas criam uma série de caos e geralmente tendem a colocar as pessoas umas contra as outras”, disse Brooks. 

O estudo, de acordo com ele, tem implicações importantes para as empresas, uma vez que essas pessoas podem ter efeitos tóxicos sobre os funcionários e se envolver em práticas de negócios antiéticos e ilegais. Juntamente com as conclusões, a equipe desenvolveu uma ferramenta para ajudar as empresas a detectar potenciais psicopatas durante o recrutamento. “Esperamos implementar nossa ferramenta de triagem para que haja uma avaliação adequada para identificar este problema e evitar que esse tipo de pessoa chegue a posições mais importantes”, disse Brooks.

O conceito de psicopatas de sucesso é uma ideia controversa, mas não nova. Foi usada pela primeira vez em 1941 pelo psiquiatra norte-americano Hervey Cleckley, um dos pioneiros a destacar essa condição paradoxal em seu livro “The Mask of Sanity” (“A Máscara da Sanidade”). De acordo com ele, o psicopata é uma criatura híbrida, vestindo um véu envolvente de normalidade para esconder um núcleo emocional muito pobre e profundamente perturbado. São pessoas encantadoras, autocentradas, desonestas, livres de culpa, insensíveis e que levam uma vida desprovida de laços interpessoais profundos. 


Contudo, ele também fez alusão à possibilidade e de que alguns destes indivíduos pudessem ser mais bem-sucedidos na forma ocupacional, e até mesmo interpessoal, em prazos mais curtos.

Cinco sinais que podem indicar que seu chefe é um psicopata:

1. Ditam as regras

Líderes com tendências psicopatas, segundo os especialistas, são extremamente egocêntricos. “Eles se vêem como a pessoa mais esperta da sala”, diz Gardere. Esta visão desfocada sobre si mesmo propicia com que muitos desses profissionais se sintam onipotentes, acima de tudo e de todos.
Fato que os impulsiona a quebrar as regras em nome dos próprios objetivos. “Eles são apenas leais para eles mesmos, mesmo que isso signifique o detrimento da companhia e dos colegas de trabalho”, afirma Babiak.

2. Não assume que erram

Pessoas com traços  psicopatas tem uma característica comum, não aceitar responsabilidades ou não focar em resultados. Mas como isso explicaria a presença deles em níveis executivos? Fácil. Eles mentem. Muitas vezes, de uma maneira patológica.

Portanto, eles culpam terceiros por erros, roubam ideias e o crédito de conquistas de outras pessoas e mentem sobre os resultados que, de fato, alcançaram.

Babiak afirma que “eles fazem o suficiente para parecer bons e suas habilidades de comunicação os habilitam a exagerar as próprias conquistas”.

3. São extremamente racionais (sabem manipular as emoções)

O mundo de cabeça para baixo. O mercado em crise. Mas nada poderá abalar suas emoções, dizem os especialistas. Agem com extrema racionalidade por isso, eles se expõem aos riscos com mais facilidade do que pessoas (ditas) normais. “Eles não têm medo. Antes, desejam agarrar todas as oportunidades e apostar tudo”, descreve Gardere.

Por isso, em situações onde a maior parte das pessoas paralisaria por medo ou naufragaria num mar de ansiedade, os psicopatas conseguem manter a postura de quem tem sangue frio.

“Por ter um controle emocional muito grande, eles conseguem manipular o afeto em favor deles mesmos”, explica Arthut Kummem, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. E, com isso, por exemplo, simular determinadas emoções com o intuito de manipular os sentimentos e emoções de terceiros.

Portanto, é possível que, no início, chefes psicopatas se mostrem muito carismáticos e charmosos. Mas cuidado, não se iluda. Tudo pode ser parte de um grande plano para que ele conquiste os próprios objetivos.

4. Extremamente manipulador

Justamente por dominar os próprios sentimentos, ser mestre da mentira e conseguir detectar os “calcanhares de Aquiles” das pessoas que o rodeia, um profissional psicopata, geralmente, é manipulador.
Segundo os especialistas a  técnica mais comum entre eles é mapear as necessidades, desejos e fraquezas das pessoas que podem lhes fornecer o que eles querem. E criar uma máscara que reponde a essas expectativas, para então manipular suas vítimas enquanto oferecem a elas dinheiro, poder, influência ou sexo, por exemplo.

Na verdade, “Eles não se importam com os meios, apenas com os fins”, diz Gardere.

5. Não sentem culpa, remorso ou empatia

Toda essa crueldade, contudo, não provoca o menor remorso ou sentimento de culpa entre profissionais psicopatas. Basicamente porque eles não se importam com nada além deles mesmos.

“Em um dia, o chefe psicopata verá você como o profissional mais valioso. No dia seguinte, poderá substituir você por alguém que ele julgue servir melhor”, afirma Gardere.

Observe as ponderações

Observe estes indícios, porém tenha bastante cautela com rótulos precipitados. “Aparentemente, você tem a impressão de que essa pessoa é sã. A psicopatia se expressa de acordo com as oportunidades da vida, com questões culturais e educacionais”, explica Kummem, da UFMG. Por isso, não é possível fechar um diagnóstico e rotular seu chefe por conta própria.

Acontece que independente da psicopatia,  existem muitos chefes ruins nas empresas basicamente porque não aprenderam boas técnicas de gestão ou por terem outros tipos de transtornos ou distúrbios. “Todos, incluindo eu e você, às vezes apresenta alguns traços “psicopatas”. Para ser caracterizado verdadeiramente como tal, o indivíduo precisa demonstrar, pelo menos, 20 traços por um longo período de tempo e em diferentes contextos, como em casa, no trabalho, na escola”, diz Babiak e mesmo assim ser diagnosticado por um profissional, de qualquer forma fiquemos alerta.


___________________________________________________


Concerto de Selma Uamusse no Teatro-Cine de Torres Vedras

Selma Uamusse sobe ao palco do Teatro-Cine de Torres Vedras no próximo dia 10 de fevereiro, pelas 21h30.

Nos seus concertos “a mistura fina que Selma Uamusse oferece é bem mais do que um mosaico de colagens de todas as aventuras musicais e artísticas que viveu. É um organismo próprio, individual, identitário, de frescura e atualidade surpreendentes e inconfundíveis. Entre as machambas de Moçambique, os clubes noturnos europeus e a energia do rock, entre línguas e ritmos tradicionais africanos e produção eletrónica carregada de psicadelismo, entre timbilas e sintetizadores, encontramos uma artista singular”.

O preço dos bilhetes para se assistir ao espetáculo de Selma Uamusse no Teatro-Cine de Torres Vedras é de 10€.


Câmara Municipal de Torres Vedras

Câmara Municipal Albergaria-a-Velha lança projeto de alfabetização de bebés

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha arrancou hoje com o Edubebé, um projeto de alfabetização dirigido a crianças entre 24 e 36 meses, que visa contribuir para o desenvolvimento das suas capacidades motoras, cognitivas e sociais.

 Inserido no Programa Municipal de Educação, a nova atividade é desenvolvida em oito IPSS do Concelho, com valência de creche, envolvendo cerca de 175 crianças. Uma vez por quinzena, uma equipa multidisciplinar visita as instituições e desenvolve vários exercícios que envolvem o movimento, a música e a leitura.

Partindo de uma história, os mais novos são motivados a vivenciar o que lhes está a ser contado, quer seja imitando animais que aparecem ao longo do conto, quer associando a imagem de um personagem a diferentes adereços. Gatinhar, saltar, imitar, cantar e tocar são algumas das ações que as crianças podem desenvolver ao longo de cada sessão, o que lhes permite descobrir o mundo que os rodeia e ter uma perceção das suas capacidades.

  Para o Município, uma intervenção multifuncional faculta ao bebé a possibilidade, neste estádio de desenvolvimento, de adquirir competências que lhe darão alguma autonomia na manipulação de objetos e mobilidade (expressão motora), na audição e fruição de música (expressão musical) e no desenvolvimento de competências cognitivas.

O projeto Edubebé decorre até finais de junho, estando agendadas dez sessões em cada IPSS. As instituições parceiras no projeto são a Probranca, a Associação Humanitária Mão Amiga, a Associação de Solidariedade Social de Alquerubim, a Fundação Creche Helena Albuquerque Quadros, a Associação de Infância D. Teresa, o Centro Social e Paroquial de S. Vicente, a Cediara e o Centro Social e Paroquial de Santa Eulália. 

___________________________________________




VALIDAR Sessões de formação “(Re)Crie o seu CV”

A Biblioteca Municipal de Estarreja acolhe a partir desta sexta-feira e até 2 de junho várias sessões de formação sobre a criação do curriculum vitae.

Promover uma atitude pró-ativa, envolvendo as pessoas no seu próprio processo de construção de uma identidade profissional e na procura de emprego é o objetivo da ação intitulada “(Re)Crie o seu CV”, orientada pelo GIP– Gabinete de Inserção Profissional de Estarreja.

A ação incide sobre a apresentação do CV, a seleção da informação pessoal e profissional a incluir e dicas sobre as caraterísticas positivas e os aspetos negativos mais considerados pelas entidades empregadoras. Na parte mais prática cada um dos participantes cria o seu próprio CV.

As sessões realizam-se nos seguintes dias:

3 fevereiro
3 março
7 abril
5 maio
2 junho

Local: Espaço Internet da Biblioteca Municipal de Estarreja

Duração: 3 horas

Sessões teórico-práticas para criação do próprio CV

Objetivos
- Identificar os pontos-chave para a elaboração de uma candidatura (carta de apresentação);
- (Capacitar) Sensibilizar a população do concelho para a importância do (de ter) Curriculum Vitae (devidamente preenchido);
- (Sensibilizar a população para a importância de uma candidatura devidamente completa);
- Elaborar o Curriculum Vitae Modelo Europeu em suporte informático;

- Estratégias para a seleção e síntese de informação pessoal, profissional e formativa;
- (Registar o Curriculum Vitae em plataformas eletrónicas); 
- Consultar e apresentar candidaturas a ofertas de emprego disponibilizadas on-line.


Conteúdos
- Curriculum Vitae (Modelo Europeu)
- Ferramentas informáticas para elaboração do Curriculum Vitae

- Carta de Apresentação
- Procedimentos de candidatura
- Candidaturas on-line a ofertas de emprego


Pré-Requisitos:
Ter mais de 18 anos
Inscrição no Gabinete de Inserção Profissional de Estarreja

Nº limite de participantes por sessão: 8

Inscrições
As inscrições podem ser realizadas presencialmente na Biblioteca Municipal de Estarreja e no GIP ou utilizando os seguintes contactos:


Biblioteca [234 840 614] biblioteca.municipal@cm-estarreja.pt
GIP [926 594 562gip.estarreja@gmail.com

:: Instalado no Ciclo Criativo (antigo Colégio), o GIP presta apoio à população desempregada, bem como aos que procuram formação, no seguinte horário: segundas, quartas e sextas das 9h00 às 13h00.

CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja
Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404) 

_______________________________


CONVITE: Sessão de lançamento de «Deus, o Diabo e Eu», de Luís Pereira de Sousa

Gostaríamos de contar com a sua presença na sessão de lançamento do livro «Deus, o Diabo e Eu», de Luís Pereira de Sousa, que se realiza na terça-feira, dia 7 de Fevereiro, às 18h30, na Bertrand Picoas Plaza, em Lisboa. Com apresentação do Prof. Francisco Queiroz, Técnico de Tanatologia.

cid:image007.jpg@01D239BE.C76721C0
R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal

PRECISAMOS COM URGÊNCIA

Com um contingente de treze milhões de desempregados, e uns oito milhões de subempregados, os brasileiros precisam com urgência:
- Que o Governo Federal baixe os juros. Sim, o Banco Central começou a reduzir os juros, e precisamos de uma Selic de um só digito. O governo deve muito, as pessoas devem um bocado... Então todos ganham quando os juros são rebaixados, com exceção das Instituições Financeiras, por óbvio. Olhem os USA!
- Que o Governo Federal acelere as privatizações. Sim, é preciso enxugar o Estado porque as Estatais são as minas de ouro dos políticos corruptos de plantão. Olhem o Japão!
- Que o Governo Federal faça a Reforma da Previdência. Sim, porque é absolutamente necessário para não implodir! Olhem a Noruega!
- Que o Governo Federal faça a Reforma Tributária. Sim, eu sei que é briga de cachorro grande, porém o grosso dos impostos precisa ficar nos municípios. Rendas são geradas nos municípios, ora bolas! Olhem a Alemanha!
-Que o Governo Federal  faça a Reforma Trabalhista. Sim, porque é um descalabro o empresário arcar com tantos ônus e com tanta burocracia. Nem doido entende isso, precisamos simplificar! Olhem a Inglaterra!
- Que o Governo Federal repasse mais recursos para o Agronegócio. Sim, porque com mais crédito ao produtor, haverá mais contratação de mão de obra na área rural. Já está comprovado que para cada real investido no agronegócio, o retorno é de três reais. Simples assim! Olhem a França e os USA!
- Que o Governo Federal comece para valer a implantação de nossa Infraestrutura, via Parcerias-Público-Privadas. Sim, porque há muito por fazer para tornar este país mais competitivo no mercado mundial. E obras, significam empregos! Olhem a Austrália!
-Que o Governo Federal crie um clima de confiança porque precisamos aumentar de forma significativa o nosso PIB. Sim, porque a geração de mais riquezas é base para o desenvolvimento social e instrumento eficaz para reduzir a pobreza. Isso pressupõe fazer valer a lei, doa a quem possa doer, honrar a meritocracia e trabalhar com planejamento e perspicácia... E, apertar o cinto porque o governo continua gastando demais em coisas que não dão nenhum retorno... É preciso foco no relevante!
João Antonio Pagliosa
Curitiba, 03 de fevereiro de 2017.

Acção de sensibilização promovida pela UCC do Gavião “A importância de recorrer com regularidade ao Centro de Saúde

Decorreu no passado dia 27 uma acção de sensibilização dirigida á população mais jovem, sobre a importância de recorrer com regularidade ao Centro de Saúde. Esta foi desenvolvida pela Unidades de Cuidados na Comunidade - UCC - do Gavião e contou com a colaboração da UCSP do Gavião e Escola Superior de Saúde de Portalegre.

A acção desenvolvida no período da manhã junto ao mercado municipal, pretendeu informar os utentes de todos os serviços que o centro de saúde disponibiliza, bem como das vantagens que este proporciona ao utente.
 
Na Unidade Móvel presente no local foram realizados alguns rastreios, bem como avaliações de tensões arteriais, pulsos, IMC e níveis de glicémia, efetuados pelos alunos das Escola Superior de Saúde.

Para o efeito e para que a mensagem chegasse a um maior numero de utentes, foram elaborados cartazes e flyers informativos que foram afixados e distribuídos pela vila.


ULSNA
Enviado por José Rui Rabaça

O “mau tempo” por Mira…

Resultado de imagem para O “mau tempo” por Mira…
Todos sabemos que o mau tempo está presente (e ainda estará por mais alguns dias). Por Mira, bem como por todo o Portugal Continental e algumas Ilhas, a noite passada foi agitada e a próxima deverá ser da mesma forma.
Segundo informações recolhidas pelo Mira Online junto de fonte dos Bombeiros Voluntários de Mira, na madrugada desta sexta-feira aconteceram três quedas de árvores, todas elas - felizmente - sem gravidade e sem causar danos pessoais ou materiais. Acontecendo todas na via pública, uma delas ocorreu em Mira, outra na Lagoa de Mira e uma terceira, no Arneiro.
Tudo isto foi ocasionado pela força dos ventos, em um período relativamente pequeno: entre as 05:14 e as 06:46 horas.
A reportagem também esteve em contato com o Vereador Nelson Maltez, a quem cabe a área da Proteção Civil, que deixou claro que "os dispositivos para este período são exatamente os mesmos que são utilizados normalmente, numa estreita colaboração entre a Proteção Civil e os Bombeiros Voluntários de Mira, já que não há previsão de que o tempo se agrave ainda mais. De qualquer forma, estamos todos de sobreaviso para o caso das condições atmosféricas se alterarem repentinamente. Esperamos que tudo corra dentro da "normalidade" para esta época do ano.
Nunca é demais lembrar a todos que tenham o máximo de atenção... incluindo, a orla marítima!
Texto e ImageM:Mira Online

Hora de Fecho: Assédio? Isso é um "elogio" no sul da UE

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Comissária europeia para a Justiça, Consumidores e - importante para o caso - Igualdade de Género considera que nos países do sul o assédio de mulheres é visto como um elogio.
Presidente da República defende necessidade de instituições europeias reconhecerem que "Portugal está a dar passos" na redução do défice orçamental. E anuncia que Fitch vai manter 'rating' do país.
O défice, sem contar medidas extraordinárias, terá ficado nos 2,6% previstos, explica a UTAO. Investimento ficou quase mil milhões abaixo do anunciado há um ano, a maior fatia do corte na despesa.
Um barco de pesca galego naufragou, esta sexta-feira à tarde, nas Astúrias, norte de Espanha. Na embarcação seguiam 12 tripulantes, alguns portugueses, que já estão a salvo.
O empresário luso-angolano Hélder Bataglia foi constituído arguido no caso Monte Branco. A notícia surge depois ter sido interrogado no Processo Marquês, o tal em que terá envolvido Ricardo Salgado.
Tal como o programa de humor holandês, o programa "5 Para a Meia Noite" também já fez um vídeo para responder ao "América primeiro" de Donald Trump. Veja aqui o vídeo.
Todos queriam condenar as políticas de Trump mas foi preciso uma manta de retalhos para aprovar termos concretos. PS fragmentado viabilizou textos da direita, contra vontade dos parceiros da esquerda.
Kellyanne Conway, uma das assessoras de Donald Trump, vive momentos de forte contestação depois de ter defendido as medidas anti-imigração com o caso do massacre 'Bowling Green' - que nunca aconteceu.
Sismos iminentes, vulcões ameaçadores, montanhas monstruosas e cobras venenosas. Não se deixe enganar pelas vistas: atrás de toda a beleza esconde-se um mundo mortífero. Conheça-o aqui.
Esqueça a zumba, a hidroginástica e o crossfit porque chegaram novas aulas aos ginásios do país que prometem queimar até mil calorias por treino. A motivação extra para o próximo verão.
O frio que assolou as principais zonas de abastecimento de Portugal e da Europa fez com que as curgetes estejam, agora, mais caras. O aumento parece ser significativo. 
Opinião

Rui Ramos
Ou Trump ou o radicalismo, eis os termos a que os partidários de um e outro gostariam de reduzir a política. A pressão sobre a direita para que se submeta a esse tratado de Tordesilhas vai ser enorme.

Helena Garrido
A desigualdade no rendimento e nas oportunidades é a explicação mais provável para a vitória dos populismos e para a disponibilidade em acreditar em mentiras.

José Manuel Fernandes
Não se iludam: Trump está a explorar a cegueira de quem o critica sem compreender as inseguranças que levaram tantos americanos a elegê-lo. O nativismo não se combate com um cosmopolitismo histriónico

Miguel Tamen
Aqueles que exprimem reservas acerca da ideia de vínculos permanentes entre pessoas, são também quem defende com denodo mais particular a ideia de emprego monogâmico e para sempre. 

José Crespo de Carvalho
“Recalls” e pedidos de desculpa parecem andar de mãos dadas na gestão das crises e na gestão dos desastres de marcas grandes. Foi assim na Samsung e na VW, foi assim na Toyota, quase assim na Perrier.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Hoje é dia de ir ao Alpendre!

Primeira sexta-feira do mês de Fevereiro. Então, qual é o melhor programa para a noite de hoje? Ir ao Alpendre Tapas & Bar, pois claro!


É que na noite de hoje acontecerá a segunda edição do Dr Why, uma nova e divertida competição... que poderá render um ótimo prémio, na final!
E, aproveite para ver, aqui, as novidades para Fevereiro, no Alpendre...
Como vê... são motivos mais que suficientes para ir ao Alpendre, o seu lugar de eleição!
Mira Online

Fim de semana de clássico, mas não só

P
 
 
Aquecimento
 
 
  Jorge Miguel Matias  
 
É incontornável. O FC Porto-Sporting de sábado, às 20h30, concentra as atenções na I Liga na jornada deste fim de semana. E não faltam pretextos. Triunfo do FC Porto e escorregadela do Benfica frente ao Nacional dá novo líder no campeonato. Vitória do Sporting e deslize do Benfica, volta a colocar três clubes na luta pelo título. Benfica ganha e empate no clássico, balão de oxigénio na Luz. Mas há muitos mais cenários.
No Dragão haverá também duelo entre os dois melhores avançados da I Liga, um frente a frente entre duas das jóias do campeonato, um embate entre dois guarda-redes de qualidade. Nuno Espírito Santo vai tentar vencer pela primeira vez Jorge Jesus. E estatísticas a perder de vista…
Na Luz, o Benfica tem o jogo em teoria ideal para sarar feridas da eliminação da Taça de Portugal e dos recentes empate e derrota para o campeonato, para além da oportunidade de ganhar vantagem a, pelo menos, um dos rivais. O Nacional é penúltimo. Mas têm sido perceptíveis as dificuldades dos “encarnados” nos encontros mais recentes. Para a Liga, nos últimos três embates as “águias” só registaram uma vitória – em casa e frente ao último (Tondela). Se quiser ver o calendário completo desta jornada e as transmissões televisivas, encontra tudo aqui. E já agora uma nota para a II Liga, onde nesta ronda o primeiro defronta o terceiro (Portimonense-Académica) e o segundo o quinto (Desportivo das Aves-Varzim).
Lá fora, a Taça das Nações Africanas (CAN) chega ao fim no domingo. Egipto e Camarões discutem entre si o título continental. E o Planisférico de sábado vai falar de Essam el Hadary, o guarda-redes da selecção egípcia e o jogador mais velho da edição deste ano da CAN. O homem que defendeu o penálti que deu o apuramento dos “faraós” para a final, dá-se muito mal com o treinador português Manuel José, mas apesar dos seus 44 anos quer estar no próximo Mundial.
Nas Ligas europeias, o Real Madrid tem uma deslocação difícil a Vigo, onde reencontra o Celta, emblema que recentemente eliminou os “merengues” da Taça do Rei, enquanto os perseguidores Barcelona e Sevilha têm jogos caseiros complicados, respectivamente com Athletic Bilbau e Villarreal.
Em Inglaterra, o jogo grande é o Chelsea-Arsenal, primeiro contra terceiro e talvez a derradeira oportunidade de travar um pouco os “blues” no passeio que estão a fazer rumo ao título. Mas há outros jogos interessantes, como o Hull City de Marco Silva a receber o Liverpool. Já o Manchester United, de José Mourinho, vai ao terreno do campeão Leicester City.
Em Itália, a líder Juventus recebe o Inter de Milão (quarto). Na Alemanha, o sensacional RB Leipzig vai a casa do Borussia Dortmund, ou seja segundo contra quarto. E em França, o Mónaco de Leonardo Jardim acolhe o Nice, enquanto o Lyon vai a Saint-Etienne, ou seja, primeiro frente ao segundo e quarto frente ao quinto.
À margem do futebol “mais tradicional”, disputa-se a final do Super Bowl, o grande evento desportivo dos EUA. Domingo, a partir das 23h30 portuguesas, os New England Patriots defrontam os Atlanta Falcons. Lady Gaga vai actuar no intervalo e os anunciantes já só esperam pelos números das audiências para perceberem se o investimento feito será compensador.
No ténis, não se esqueça de acompanhar a eliminatória da Taça Davis que a partir desta sexta-feira Portugal disputa com Israel, em Lisboa, e no râguebi arranca sábado o imperdível torneio das seis nações com os três primeiros jogos: Inglaterra-França, Escócia-Irlanda e Itália-País de Gales.
Para o fim, mas bem podia ser logo no início, as sugestões da semana. Este tom publicitário tem tudo a ver. O Belgrano, clube argentino, lançou uma campanha publicitária para fidelizar os seus actuais sócios e angariar mais, aproveitando um dos cânticos dos adeptos. Composta por cinco vídeos, por enquanto só se conhecem três - o primeiro (sem título)o segundo (a pele) e o terceiro (a viagem). Mas vale a pena acompanhar o trabalho.
E, em fim de semana de final do Super Bowl, deixo-lhe os nove melhores anúncios produzidos para serem exibidos durante o jogo, de acordo com o site especializado SuperBowlCommercials.

Fonte: Público