sexta-feira, 31 de março de 2023

PJ detém três suspeitos de crime de tráfico de pessoas. Uma das vítimas era “escravizada pelo grupo há 23 anos”

Em causa estão promessas de emprego em explorações agrícolas em Espanha e Portugal. Os três detidos ficam em prisão preventiva.
"A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, em cumprimento de mandados de detenção emitidos pelo DIAP de Castelo Branco, deteve três elementos da mesma família, pela presumível autoria dos crimes de tráfico de pessoas, para fins de exploração laboral e escravidão", pode ler-se em comunicado divulgado pela força policial.
Os detidos são "dois homens e uma mulher, com 35, 52 e 53 anos de idade" e já "foram presentes às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório, ficando sujeitos à medida de coação de prisão preventiva".
Segundo a PJ, há vários anos que os arguidos recrutavam "pessoas fragilizadas, com carências económicas e em processos de exclusão social, que ludibriavam com promessas de emprego bem remunerado, em explorações agrícolas em Espanha e Portugal".
"Intermediavam junto de vários empregadores o fornecimento deste tipo de mão de obra, mantendo as vítimas controladas sob ameaça e coação, ficando na posse da quase totalidade dos proventos auferidos, através da apropriação do dinheiro que os empresários lhe entregavam para pagamento dos salários", é explicado.
Em colaboração com a GNR, a PJ resgatou, em novembro de 2022, "uma mulher de 36 anos de idade com um filho menor, que se encontrava escravizada pelo grupo há 23 anos, vivendo na cidade de Castelo Branco, num anexo da habitação dos suspeitos, em condições desumanas".
"Para além de trabalhar sem qualquer tipo de remuneração em várias campanhas agrícolas, era obrigada a entregar as prestações sociais que mensalmente recebia", aponta a PJ, que adianta que "na vertente do acolhimento e estabilização emocional da mãe e filho, a investigação contou ainda com a colaboração das Equipas Multidisciplinares Especializadas de Assistência a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos".

Madremedia

O que ver, assistir e vivenciar nos próximos meses no Cine-Teatro de Estarreja?


O Cine-Teatro de Estarreja revela os mais de 20 espetáculos e sessões de cinema para os próximos meses de abril, maio, junho e julho. Homenagem ao jazz e ao teatro, viagem pelas novas vozes do fado e pelos sons do mundo, e casa de um dos mais prestigiados teatros nacionais e de artistas nacionais e internacionais. Há sugestões para todos nas mais variadas expressões artísticas.
Não há desculpas para ficar em casa ou para não ter o presente ideal para surpreender alguém especial.
Em abril e maio há boa música, comédia e muito teatro
Abril arranca com as músicas, algumas nunca tocadas ao vivo, de Miguel Araújo. Sem guião, sozinho no palco e amparado pelos seus instrumentos apresenta “Casca de Noz”, este sábado, dia 1, com sessão extra às 18h00.
Segue-se um momento de homenagem a Francisco Joaquim Bingre. Domingo, 2 de abril, numa conversa com apontamentos musicais e de poesia, vamos conhecer a obra deste autor estarrejense com Vanda Anástacio, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e responsável pela edição da obra do autor, e com o pentaneto do poeta, Pedro Bingre do Amaral.
Esta temporada, o concerto de Páscoa, agendado para dia 6, está a cargo da Orquestra Prescrição Musical, composta os profissionais de saúde de diferentes carreiras, que promete proporcionar bem-estar e felicidade a quem ouve e a quem toca.
O grupo de teatro juvenil do Município de Estarreja, aceitou, uma vez mais, o desafio de integrar o projeto PANOS – palcos novos, palavras novas – do Teatro Nacional D. Maria II e, no dia 12, traz à cena uma peça de André Tecedeiro e o seu texto “O Ensaio”.
O ALAVANCA, festival de teatro de Avanca, promovido pela Companhia de Teatro Kopinxas, com o apoio do Município, regressa cumprindo a sua missão de aproximar as comunidades locais ao teatro. Nesta edição apresenta no palco do CTE duas peças de teatro: “Don Juan”, uma comédia de Molière, pelo Teatro do Bairro, e “Os Mosqu3teiros” uma produção da ESTE – Estação Teatral e Marmore Producciones, nos dias 21 e 22, respetivamente.
Todas as grandes viagens implicam preparativos. No caso da Odisseia Nacional, 2022 levou a direção artística do Teatro Nacional D. Maria II, num périplo pelo país em busca de casas que pudessem acolher as suas obras. Chegou a vez do CTE de receber a peça de teatro “Outra Língua”, no dia 28, com Keli Freitas, Nádia Yracema, Raquel André e Tita Maravilha.

No Dia Internacional do Jazz, dia 30, a Orquestra de Jazz de Estarreja como anfitriã, convida a sua congénere da Universidade de Aveiro (UA), para um concerto em que esta irá apresentar um repertório baseado em jazz standards, temas contemporâneos de jazz e música popular. Os convidados são o saxofonista alto estarrejense, Miguel Valente, e Eduardo Cardinho, vibrafonista, compositor, produtor e docente na UA.

O início do mês de maio abre o pano para a plataforma emergente de artes performativas do Município de Estarreja, Trampolim, abrindo novos caminhos a jovens talentos nacionais, desta vez na área do fado. Beatriz Felício e Zé Maria serão os primeiros a atuar no dia 4, e Zé Maria e Filipa Biscaia encerram esta edição do Trampolim, no dia 18.

A 6 de maio, a CiM Companhia de Dança torna o palco da sala de espetáculos estarrejense num lugar inclusivo com o espetáculo de dança “O Aqui”.

O concerto “Talvez Não Seja Nada” é uma oportunidade única para ver o trabalho de César Mourão, que se lança na carreira musical oficialmente, com um álbum completamente a solo e de sua autoria. Para assistir dia 13.
Inteiramente desenhado a pensar nos mais novos, “Commedia a La Carte Kids” com as atrizes Rita Cruz, Joana Castro e Filipa Duarte, é um espetáculo de improviso em jogos de palavras e em interações diretas com as crianças. Na tarde do dia 21, as gargalhadas estão garantidas, em família.
Adriana Calcanhotto apresenta, em estreia mundial, o seu 13.º disco de originais e o vigésimo da sua carreira, no dia 27, naquele que é o último concerto de 2023 do ciclo de Concertos Íntimos.
A fechar maio, dia 28, há música para bebés na “Quinta do Sorriso” com “No Sorriso da Lua”.

18 anos de uma programação multidisciplinar, diversificada, inclusiva e democrática
Em junho é esperada a grande celebração do aniversário da reabertura do CTE. No ano que atinge a maioridade, dia 17, apagamos a velas com o espetáculo “Rodrigo Leão Cinema Project”, baseado no repertório dos três discos editados em 2020 e 2021 (O Método, Avis 2020 e A Estranha Beleza da Vida), assim como uma seleção de temas clássicos do compositor.
Família, guerra, supermercados, heróis ou invasões Alien são alguns dos temas que vamos ouvir no novo espetáculo de stand up comedy, de Gilmário Vemba, dia 23.
Antes de ir de férias, é tempo ainda de ouvir as músicas do mundo, no âmbito do Festim, com Minyo Crusaders (Japão), dia 1 de julho, e Shantel & Bucovina Club Soundsystem (Alemanha), dia 8 de julho. Pelo meio, dia 2 de julho, a Escola de Dança (YourStage), da ACADOF de Fermelã, traz um espetáculo de dança “Khromatikós”.

Os filmes acabados de estrear chegam à tela do CTE
No cinema, as ofertas são diversas desde as Quintas de Cinema, que trarão filmes europeus e de autor, passando pelo Cinema Infantil com estreias de sucesso, até Cinema em Cartaz com filmes, também, acabados de chegar às salas.
Nesta sala, todas as pessoas têm lugar. Nesta sala há grandes espetáculos, grandes emoções!
Este resumo da atividade cultural do CTE, não dispensa a consulta atenta da nova Agenda Municipal de Estarreja<https://issuu.com/municipioestarreja/docs/ame_62_issuu>.


Carla Miranda

Cantanhede | Nos Agrupamentos de Escolas do concelho. Biblioteca Municipal realiza atividades na Semana da Leitura

 

A Biblioteca Municipal de Cantanhede participou ativamente na Semana da Leitura, que este ano decorreu entre 27 e 31 de março, com a realização um conjunto de iniciativas de promoção do livro e da leitura.

Com organização a cargo deste equipamento cultural, a Semana da Leitura é uma iniciativa que integra o Plano Nacional de Leitura 2027, em parceria da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas e se destina a celebrar e incentivar o prazer de ler, com múltiplas atividades festivas que promovam a leitura e o encontro entre os livros e os seus leitores, em contexto de sala de aula, nas bibliotecas escolares, nas bibliotecas públicas e em outros espaços que se disponham a colaborar. Desde que se iniciou esta ação, em 2007, as bibliotecas escolares do concelho associaram-se e constituíram-se como as grandes impulsionadoras nas escolas.


Das diversas iniciativas, destaca-se a visita guiada aos seus serviços, que se realizou ontem, dia 30, na qual participaram 125 crianças do Jardim de Infância do Centro Escolar de Cantanhede, em que os pequenos visitantes tiveram oportunidade de observar in loco como funciona a Biblioteca Municipal, as suas valências e a importância da leitura.

No passado dia 29, estiveram presentes na Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Cadima, em duas sessões, mais de sete dezenas de crianças para assistir à leitura dos contos “O nabo gigante”, de Alexis Tolstoi e “Grisela”, de Anke de Vries.

A convite da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Gândara Mar, uma equipa constituída por técnicos da Biblioteca Municipal efetuou, a 27 de março, na Escola EB 2/3 e Secundária, João Garcia Bacelar, na Tocha, uma Leitura a 3 Vozes do conto “A viúva e o papagaio”, de Virgínia Woolf. Assistiram à sessão mais meia centena de alunos do 5º ano, obra de leitura obrigatória na disciplina de Língua Portuguesa nesse nível de ensino.

Torres Vedras | ESTÃO ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O PRÉMIO INTERNACIONAL DE COMPOSIÇÃO DARCOS


Até ao próximo dia 12 de junho estão abertas inscrições para a primeira edição do Prémio Internacional de Composição DARCOS.
De referir que este concurso, que é organizado no âmbito da “Temporada Darcos”, é aberto a compositores musicais de qualquer nacionalidade e idade. As obras a concurso devem ser originais, ter uma duração entre 8 e 12 minutos, e prever a utilização de uma voz (meio-soprano), para além da seguinte instrumentação: um violino; uma viola d’arco; um violoncelo; uma flauta (+ flautim); um clarinete (+ clarinete baixo); uma harpa; e um piano. Cada candidato pode apresentar apenas uma obra a concurso.
Os resultados da iniciativa serão divulgados no dia 19 de junho.
As obras selecionadas serão estreadas no concerto da “Temporada Darcos” previsto para o dia 14 de julho.
Mais informação sobre a primeira edição do Prémio Internacional de Composição DARCOS pode ser obtida na área de Agenda do site da Câmara Municipal de Torres Vedras ou, diretamente, aqui.

JUNTE-SE AO CLUBE DE LEITURA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES

 A Biblioteca Municipal de Silves volta dinamizar o Clube de Leitura, para o público adulto, que organizará encontros mensais.
Este projeto tem como objetivos: incentivar a leitura partilhada; despertar o espírito crítico; promover a reflexão, a discussão e troca de ideias.
Pretende-se que, num ambiente informal e descontraído, surja um grupo de amigos leitores, que olhem para a Biblioteca não só como um espaço de aprendizagem, mas também de diversão, partilha e reflexão.
Esta iniciativa terá, inicialmente, um registo de vários livros e temas, podendo mudar de acordo com as preferências dos leitores (maiores de 18 anos). 
O primeiro grupo de leitores reúne-se, no dia 14 de abril, pelas 19h00.
 
Saiba quando vão decorrer os próximos encontros:
» 11 de maio
» 6 de junho
» 15 de setembro
» 27 de outubro
» 24 de novembro
» 15 de dezembro
 
A iniciativa funciona como um projeto único, pelo que a inscrição abrange a participação em todos os encontros.
Inscreva-se através do telefone 282 440 899 (ext. 2730 a 2737 chamada para a rede fixa nacional) ou do endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt.
Esperamos por si!

Município de Águeda acolhe reunião da Rede de Parceiros Ecopistas de Portugal

 Para além das sinergias e partilha de ideias, foram discutidos aspetos identitários e únicos de valorização do território
A Câmara Municipal de Águeda acolheu, ontem, uma reunião da Rede de Parceiros Ecopistas de Portugal, onde foi demonstrado o exemplo da Ecopista do Vouga e suas potencialidades, dos pontos de vista turístico e lúdico-desportivo, e onde foram discutidos os desafios para a implementação de uma rede de ecopistas no território nacional.
As ecopistas são percursos criados a partir de antigos canais ferroviários (desativados para esta função), que privilegiam o contacto com a Natureza, aliando o desporto, o lazer e a atividade física, e que promovem o território.
Ocupando uma parte desativada da Linha do Vouga, entre os lugares de Foz, no limite do concelho de Albergaria-a-Velha com o de Sever do Vouga, e Sernada do Vouga, no Concelho de Águeda, a Ecopista do Vouga é um dos exemplos mais recentes no país de uma intervenção que promove a mobilidade suave. São 4,6 quilómetros de um percurso que liga à ecopista já construída em Sever do Vouga e que se liga tanto à rede de trilhos cicláveis e pedestres, como à própria Linha do Vouga, que resulta num “produto turístico integrado com um elevando potencial”.
Na sessão de boas-vindas do encontro de ontem, Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, defendeu a construção destes “corredores que contribuem para a criação de estilos de vida saudáveis”, salientando que no caso da Linha do Vouga, é possível aliar a utilização desta ecopista à fruição da “única linha de via estreita em funcionamento em Portugal”.
“O que é único e raro é que é valioso; são estes valores únicos que criam a nossa riqueza”, disse, acrescentando que ao fazer-se este percurso “único e de beleza ímpar”, que inicia em Sernada, “o coração da Linha do Vale do Vouga”, pode apreciar-se ainda todo um património ferroviário também único.
Sobre o Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, com “o melhor espólio ferroviário do mundo”, Jorge Almeida aproveitou a presença da Infraestruturas de Portugal (IP) Património neste encontro para apelar a consensos quanto a uma intervenção no espaço ferroviário das antigas instalações de Macinhata do Vouga, necessária para a ampliação do espaço expositivo do museu que o Município pretende realizar e para a qual está, neste momento, à procura de linhas de financiamento comunitárias.
O Presidente da Câmara de Águeda instou os parceiros presentes – Municípios, Comunidades intermunicipais e outros agentes – a ousarem, a sonharem, a não terem medo e defenderem “as coisas raras e a via estreita”.
Paulo Rodrigues, gestor do Plano Nacional de Ecopistas da IP Património, S.A., lembrou que Portugal tem cerca de 1.100 quilómetros de canais ferroviários desativados, sendo que “422 quilómetros estão a ser utilizados por 14 ecopistas” e estão contratados 755 quilómetros. “Este projeto tem tido um crescimento muito grande nos últimos quatro ou cinco anos, porque as questões da sustentabilidade e do recursos a meios mais saudáveis de vida tem feito com que as comunidades locais e autarquias olhem para estes territórios de outra forma”, disse.
João Portugal, da Turismo de Portugal (TP), salientou que “este projeto das ecopistas tem sido acarinhado (pela TP) há algum tempo, nas vertentes turística, de utilização pelas populações, de melhoria das condições psicológicas e da própria saúde, neste conjunto de valências que se cruzam”, sublinhando que nesta rede de parceiros estabelecem-se sinergias e promovem-se as boas práticas com o sentido de disponibilizar “uma melhor oferta” deste tipo de turismo de natureza.
Refira-se que neste encontro estiveram presentes representantes da IP Património, da CCDRC, do Turismo de Portugal, do Turismo do Centro, da Associação Nacional de Municípios Portugueses, da CIRA, da CIM Alentejo Central, da CIM Coimbra, bem como de vários Municípios do país (Albergaria-a-Velha, Cabeceiras de Basto, Fafe, Maia, Monção, Serpa, Sever do Vouga, Vila Pouca de Aguiar e Viseu) e um operador turístico relacionado com as atividades lúdico-desportivas, que apontou as potencialidades deste produto na cativação de turistas e amantes do desporto ao ar livre.
A par da partilha de conhecimentos e boas práticas, a reunião de ontem incluiu uma visita ao Museu Ferroviário, em Macinhata do Vouga, e uma visita técnica à Ecopista do Vouga, no troço Águeda/Albergaria-a-Velha. 
 

O + HABITAÇÃO NÃO É SOLUÇÃO E MERECE CONTESTAÇÃO - Todos às Manifestações do 1 de Abril!

 O Porta a Porta - Casa para Todos, Movimento pelo Direito à Habitação apela à participação de todos nas manifestações de amanhã!
As razões são muitas e a situação é emergente, para agravar, o + Habitação ontem apresentado não é solução e merece contestação!

Estaremos em;
Lisboa, às 15h, na Alameda, junto ao Café Império e o contacto disponível para a Comunicação Social é o de André Escoval - 961 971 350 ou Ana Silva Reis - 915 478 825;
Porto, às 15h, na Praça da Batalha, junto ao Teatro de São João e o contacto disponível para a Comunicação Social é a Raquel Ferreira - 910 427 377;
Braga, às 15h, na Arcada e o contacto disponível para a Comunicação Social é o da Ana Francisca Monteiro - 968 386 566;
Setúbal, às 15h, na Praça do Bocage e o contacto disponível para a Comunicação Social é o da Joana Bom - 963 994 079;
Coimbra, Viseu, Aveiro o contacto para a Comunicação Social é o de André Escoval - 961 971 350.

Para questões nacionais do Movimento, posições públicas e todos os assuntos tidos por convenientes o contacto é o do André Escoval - 961 971 350. Estamos à vossa disposição!

NOTAS RÁPIDAS SOBRE O + HABITAÇÃO APRESENTADO NO CONSELHO DE MINISTROS DE 30 de Março:

1 - O Governo continua a não travar o aumento das taxas de juro dos créditos à habitação;
Assim, a banca continuará a aumentar os seus lucros à custa da especulação, ao mesmo tempo que o Governo com as medidas anunciadas na semana passada garantiu que a banca continua a receber os juros mesmo que as famílias não consigam pagar por via de transferências directas do OE para os bancos.

2 - O Governo continua a não tabelar o valor das rendas tendo em conta a tipologia dos imóveis, os rendimentos das famílias e a pressão urbanística da freguesia onde o imóvel se situa, usando para isto recursos do Estado.
Com isto permite a continuidade do aumento dos valores especulativos das rendas.

3 - O Governo continua sem criar um plano nacional de arrendamento directo dos imóveis do Estado e de reabilitação dos seus imóveis devolutos, entregando os mesmos à especulação do privado.

4 - O Governo continua a não tomar medidas para resolver o problema da falta e do custo do alojamento estudantil.

CONCLUSÃO
O Governo alimenta o negócio da habitação, garantindo os lucros da banca e dos grandes proprietários, através do aumento dos juros e rendas e com a garantia do pagamento destes aumentos com os recursos do Estado - TU CONTINUAS SEM CASA E PAGAS DUAS VEZES.

COMPLEXO DAS PISCINAS MUNICIPAIS DE SILVES ESTARÁ ENCERRADO NOS DIAS 7 E 8 DE ABRIL

 
A Câmara Municipal de Silves informa que o Complexo das Piscinas Municipais de Silves estará encerrado nos dias 7 e 8 de abril, por ocasião dos dias festivos da Páscoa.
A atividade regressa à normalidade na segunda-feira, dia 10 de abril.
Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos, desde já, a compreensão.
 

Proença-a-Nova | Alunos do ensino secundário recebem orientação escolar e profissional

 

Os alunos do secundário do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova participaram em duas iniciativas de aconselhamento e orientação escolar e profissional, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) 2.0 desenvolvido pelo Município de Proença-a-Nova, em conjunto com o Agrupamento de Escolas, a 22 e 23 de março.

Com o objetivo de prestar informação, aconselhamento e orientação escolar e profissional, a 22 de março, a Associação Inspiring Future, em cooperação com o Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas, proporcionou quatro workshops, no âmbito da ação 1.11 Lab ProFuture do PIICIE 2.0.

Na primeira sessão, "Acesso ao Ensino Superior”, através de uma linguagem simples e dinâmica, foram apresentados aos alunos do 12.ºA e 12.ºB, os 10 passos para a candidatura ao Ensino Superior, preparando-os assim para a próxima etapa da sua vida académica. De seguida, os mesmos alunos participaram no workshop "Mercado de Trabalho: Como sobreviver de salto alto e gravata?", durante o qual foram alertados para a necessidade de desenvolverem competências de natureza técnica e comportamental, que lhes possam dar vantagem em contexto laboral, que se tem vindo a revelar cada vez mais competitivo.

Ainda durante o período da manhã, os alunos do 11.ºA e 11.ºB participaram no workshop “Procura de Informação: Procurar ou Desesperar?”, durante o qual foi reforçada a importância de desenvolverem competências de espírito crítico no momento de pesquisa de informação, explicando-lhes como poderão recolher informação e, ao mesmo tempo, como tratar e priorizar os dados recolhidos.

No último workshop do dia “Conhecimento do Mercado de Trabalho: Faz-te à vida” direcionado aos alunos dos Cursos Profissionais (1.º ano CP TGEI e 2.º ano CP TIGR/TRB), foi reforçada a importância de desenvolverem competências de autoconhecimento (valores, objetivos, etc.), sendo esta preparação pessoal essencial para enfrentarem o mercado de trabalho.

A 23 de março, os alunos do 12.º A e 12.º B rumaram à capital para conhecerem a maior feira de educação, formação e empregabilidade do nosso país. A visita de estudo à Futurália apresenta múltiplas potencialidades pedagógicas e formativas, procurando facilitar o acesso à informação e apoiar os jovens nos seus processos de tomada de decisão relativamente ao seu futuro pessoal e profissional. Para além de contar com a presença de várias Instituições de Ensino Superior (Universidades e Institutos Politécnicos) e de várias organizações/empresas nacionais e internacionais, com a dinamização de workshops e da partilha de experiências, teve ainda uma componente lúdica associada (atividades e atuações artísticas).

Estas iniciativas estão enquadradas na medida 1.11 Lab ProFuture do projeto Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar 2.0, ambos cofinanciados pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE (Fundo Social Europeu).


Proença-a-Nova | Páscoa a Queimar apresenta programa desportivo para as férias escolares

 

Aproveitando a pausa escolar da Páscoa, o Grupo de Desporto do Município de Proença-a-Nova preparou mais uma edição do programa Páscoa a Queimar.

Aulas de hidroginástica e Aquafit base, torneios de miniténis, badminton, ténis de mesa e basquetebol, Passeio de BTT e Jogos Aquáticos são as propostas do programa Páscoa a Queimar que arranca na próxima segunda-feira, dia 3 de abril.

A primeira proposta é um torneio de miniténis destinada a crianças dos 6 aos 14 anos, no dia 3, seguindo no dia 5 o Jogo do 31 (basquetebol)), o torneio de badminton e de ténis de mesa, a 10 e 11, respetivamente, destinados a maiores de 6 anos. A 12 de abril irá acontecer um passeio de BTT entre Proença-a-Nova e a Aldeia Ruiva para maiores de 10 anos. Para terminar este programa, os Jogos Aquáticos prometem horas de diversão dentro de água no dia 13.

Estão ainda disponíveis aulas de hidroginástica e aquafitbase (a 4 e 13 de abril) e aulas de hidro sénior (a 5 e 11 de abril), que são uma ótima oportunidade para experimentar estas atividades para quem nunca contactou com as estas modalidades.

Todas as atividades são gratuitas e, com exceção das aulas de hidroginástica e hidro sénior, necessitam de inscrição obrigatória até ao dia útil anterior e que pode ser feita online através deste link. As atividades realizam-se com um mínimo de 4 participantes e é obrigatório trazer um par de ténis limpos para os torneios que acontecem no pavilhão municipal e fato de banho, touca e chinelos para os jogos aquáticos que se realizam na piscina municipal. No caso das aulas de aquafit base, estão limitadas a 8 participantes.

https://forms.gle/p32LFF6TVhTKY9Xu8



Cantanhede | Integrado no projeto Tardes Comunitárias- Biblioteca Municipal promove sessão com Manuel Cidalino Madaleno

 

Mais de seis dezenas de pessoas assistiram, ontem, dia 29 de março, à sessão das Tardes Comunitárias dedicada ao tema “Curiosidades da história de Cantanhede: a evolução do centro urbano”. Promovida pela Biblioteca Municipal, a iniciativa que acolheu bastante interesse junto do público presente, contou com a apresentação de Manuel Cidalino Madaleno, professor e autor de uma vasta obra literária relacionada com a história gandaresa e bairradina.

O escritor abordou várias questões relacionadas com a evolução do centro urbano da outrora vila de Cantanhede ao longo dos séculos, recorrendo para o efeito a factos históricos e a registos fotográficos antigos.

Manuel Cidalino aproveitou, ainda, a ocasião para partilhar um conjunto de aspetos relevantes da realidade sociocultural do vasto território do concelho de Cantanhede, a partir de um aturado trabalho de pesquisa e recolha de informação em publicações da imprensa local e em outras fontes que reportam a um período temporal que vai desde antes do século 19, até finais do século 20.


Nascido em Febres, em 1953, Manuel Cidalino Cruz Madaleno concluiu o curso da Escola do Magistério Primário de Coimbra em 1972. Obteve, posteriormente, o Diploma Superior de Estudos Franceses e os graus de Licenciatura e de Mestrado em Ciências da Educação, na Universidade de Lille (em cujo Departamento de Educação Permanente lecionou), bem como a Licenciatura na variante de Português-Francês. Traduziu várias obras para a língua portuguesa, colaborando em revistas e jornais editados em Portugal e na França.

Manuel Cidalino Madaleno é autor do ensaio Educação ou Armadilha Pedagógica? (2006), de um extenso Contributo para a História do Território da Primitiva Freguesia de Febres e 10 volumes da Coleção Construir a Memória da Região de Cantanhede.

Em Tardes Comunitárias

Nesse âmbito, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, irão decorrer ações que podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e a proteção civil, entre outras, nalguns casos a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Por outro lado, estão previstas atividades de acentuada componente lúdica, como visitas guiadas, debates literários, ou apenas convívio social ativo.

Os interessados podem comparecer livremente à primeira edição, durante a qual devem formalizar a sua inscrição, o que é possível fazer também na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do tlf. 231 410 123 e do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt .

O programa terá, assim, uma componente didática e formativa destinada a estimular o interesse de quem dispõe de tempo mas que geralmente dispõe de grandes oportunidades de ocupação a esse nível.

Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos” proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.

SÍTIO DA TORRE, EM ARMAÇÃO DE PÊRA, SOFRE CORTE DE TRÂNSITO NA MANHÃ DO DIA 04 DE ABRIL, ENTRE AS 8H00 E AS 12H00

 
O Município de Silves informa que a circulação automóvel no arruamento localizado na zona norte do Sítio da Torre, em Armação de Pêra, estará cortada no dia 04 de abril, entre as 08h00 e as 12h00, na sequência de betonagem em obra particular. Este corte de trânsito afetará a ligação direta entre a Av. General Humberto Delgado e o número 112-F que antecede a Rua Dr. António Contreiras, ficando, no entanto, garantido o acesso aos residentes.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.
 

Gasóleo volta a descer, gasolina regista nova subida

Saiba qual a variação dos preços dos combustíveis que entra em vigor na próxima segunda-feira.
O preço do gasóleo vai voltar a descer, na próxima semana. Por outro lado, a gasolina regista uma nova subida.
Fonte do setor avança à SIC Notícias que o preço por litro do gasóleo deverá custar menos 2 cêntimos, a partir da próxima segunda-feira. A gasolina irá ficar 2,5 cêntimos por litro mais cara.
É a quarta semana consecutiva que o gasóleo regista descidas de preço. Já a gasolina regista subidas pela segunda semana consecutiva.
Segundo dados Direção-Geral de Energia e Geologia, o preço médio do gasóleo foi, esta semana, 1,506 euros por litro. Com a descida, deve passar a custar, em média, 1,486 euros por litro.
Já a gasolina deve passar a custar, em média, 1,694 euros por litro, uma vez que, esta semana, o preço médio foi de 1,669 euros por litro.

20 mil alunos ainda não têm todos os professores

Dados são da Fenprof, que revela também que em algumas semanas os números ascendem a 30 mil professores.
Esta sexta-feira termina o segundo período do ano letivo escolar, mas há ainda 20 mil alunos em Portugal que não têm todos os professores. As estimativas são da Fenprof e foram reveladas esta sexta-feira pelo Jornal de Notícias.
"Tendo em conta os horários por preencher em oferta de escola, cerca de 20 mil alunos não tinham todos os docentes. Um número que baixou substancialmente esta semana, garante Vítor Godinho, por o pedido de substituições cair antes de férias. Há uma semana, eram mais de 28 mil e há duas, quase 32 mil alunos, estima", lê-se no diário português.
Segundo os dados revelados, os alunos mais atingidos pela falta de docentes serão os do distrito de Lisboa, estando por preencher "em oferta de escola 158 dos 385 horários, o que pode corresponder, estima Vítor Godinho, a cerca de 11 mil alunos sem todas as aulas".
Depois da capital portuguesa, os distritos mais afetados serão os de Setúbal, Faro e Porto.

Madremedia


O diagnóstico do Papa Francisco: bronquite infecciosa

O Vaticano atualizou o estado de saúde do Papa Francisco, que está internado desde ontem no Hospital Gemelli, em Roma. O pontífice está a responder bem ao tratamento e pode ter alta em breve.
"No âmbito dos exames clínicos programados para o Santo Padre foi detetada uma bronquite infecciosa que exigiu a administração de uma terapia antibiótica com base em infusões que produziu os efeitos esperados com uma melhoria acentuada no seu estado de saúde", pode ler-se no mais recente boletim clínico relativo à saúde do Papa Francisco.
Assim, de acordo com os especialistas que têm acompanhado o pontífice,"o Santo Padre pode ter alta nos próximos dias".
Bronquite infecciosa: este é o resultado dos exames feitos ao #PapaFrancisco no Hospital Gemelli, onde está internado. Segundo o boletim da @HolySeePress, o Papa está sendo medicado com antibióticos, que surtiram o efeito esperado, com uma significativa melhora da sua saúde
— Vatican News (@vaticannews_pt) March 30, 2023
Pela manhã já tinha sido avançado que a sua saúde "melhora progressivamente" e que tinha lido "alguns jornais e voltou ao trabalho".
Ontem, o Vaticano confirmou que, "nos últimos dias", o Papa Francisco apresentou queixas de "algumas dificuldades respiratórias", pelo que se dirigiu ao hospital.
"Após exames, constatou-se que o Pontífice está com uma infeção respiratória (exclui-se a infecção por Covid-19), que exigirá alguns dias de adequada terapia médica hospitalar", foi referido no primeiro boletim clínico.
Na manhã de quarta-feira o Papa, atualmente com 86 anos, presidiu normalmente à audiência geral com os fiéis reunidos na Praça de São Pedro. Durante a tarde foi então referido que se deslocou ao hospital.
De recordar que o Papa já esteve internado no Hospital Gemelli de Roma, entre 4 e 14 de julho de 2021, após uma intervenção cirúrgica ao cólon. Além disso, Francisco removeu parte de um pulmão na juventude e sofre de ciática crónica
Recentemente, o pontífice tem falado sobre os problemas no joelho que o fazem deslocar-se muitas vezes em cadeira de rodas, mas coloca de lado a hipótese de uma intervenção cirúrgica.

Madremedia

Balanço da Campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar”

 
A Campanha Ao volante, o telemóvel pode esperar”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública decorreu nos dias 27 a 30 de março, e teve como objetivo alertar os condutores para as graves consequências do manuseamento do telemóvel durante a condução.
Esta campanha contou, uma vez mais, com a participação do serviço das administrações regionais da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira na realização de ações de sensibilização, completando o trabalho de fiscalização que tem sido realizado pelos comandos Regionais da PSP.
Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2023, a campanha foi divulgada nos meios digitais e através de 4 ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização da responsabilidade da GNR e PSP, em Leiria, Bragança, Peso da Régua e Guarda. Idênticas ações ocorreram nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
Na campanha foram sensibilizados 389 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas as seguintes mensagens:

  • A utilização do telemóvel durante a condução aumenta em quatro vezes a probabilidade de ter um acidente e provoca um aumento no tempo de reação a situações imprevistas superior ao efeito de uma taxa de álcool no sangue de 0,8 g/l.
  • A distração ocorre quando duas tarefas mentais, conduzir e utilizar o telemóvel, são executadas ao mesmo tempo, o que provoca lapsos de atenção e erros de avaliação;
  • O uso de aparelhos eletrónicos durante a condução causa dificuldade na interpretação da sinalização e desrespeito das regras de cedência de passagem, designadamente em relação aos peões.

Durante as operações das Forças de Segurança, realizadas entre os dias 27 e 30 de março, foram fiscalizados presencialmente em Portugal 43.212 veículos, tendo sido registado um total de 11.306 infrações, das quais 793 relativas ao uso indevido do telemóvel durante a condução.

 

 

Número de veículos fiscalizadosTotal de InfraçõesInfrações
Telemóvel
GNR24 9547 224613
PSPPortugal18 2584 082180
Continente16 7733 683173
Total Portugal43 21211 306793

Total Continente
41 72710 907786
No período da campanha, de 27 a 30 de março, registou-se um total de 1.393 acidentes, de que resultaram 3 vítimas mortais, 13 feridos graves e 391 feridos leves.
As 3 vítimas mortais, todas do sexo masculino, tinham idades entre 19 e 54 anos.
Os 3 acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos de Viana do Castelo, Aveiro e Lisboa.
Todos estes acidentes foram despistes, envolvendo 3 veículos ligeiros, e, num dos casos, com subsequente colisão com um velocípede. Um dos despistes ocorreu numa estrada municipal e os outros dois em arruamentos.
Relativamente ao período homólogo de 2022, verificaram-se mais 190 acidentes, mais 2 vítimas mortais, menos 11 feridos graves e mais 5 feridos leves
.