sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Hora de Fecho: Agora França. Qual destes homens enfrenta Le Pen?

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
FRANÇA 
No domingo, os franceses vão eleger o candidato presidencial do centro e da direita entre Alain Juppé, Nicolas Sarkozy e François Fillon. Um deles vai ter depois que enfrentar Le Pen.
Jorge Silva Carvalho, ex-diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) e Nuno Vasconcelos, administrador da Ongoing, foram absolvidos do crime de corrupção. Sentença está a ser lida.
Marcelo visitou a rainha Isabel II e contou-lhe como esteve presente nas duas visitas a Portugal. Disse que esteve com ela em 1985 como líder da oposição. Uma gaffe: era apenas um dos vices do PSD.
Comunicado do advogado confirma que foi entregue um pedido de habeas corpus para exigir a libertação imediata dos comandos detidos. Marcelo pede para se apurar a verdade e exige abertura ao Exército.
Ministério Público considerou que sete militares dos Comandos detidos quinta-feira consideravam instrumentos "pessoas descartáveis" e moviam-se por "ódio patológico". Médico terá falhado socorro.
Ministro das Finanças recusa responder à polémica sobre as declarações de rendimentos dos gestores da Caixa, mas assume que a recapitalizaçao só vai acontecer em 2017.
Donald Trump convidou Mike Pompeo, republicano associado ao movimento conservador Tea Party, para liderar a CIA. Senador do Alabama, Jeff Sessions, deverá ficar com a pasta da Justiça.
Michael Flynn, antigo líder do serviço de inteligência das forças armadas norte-americanas, deverá ser o novo conselheiro de segurança de Trump, pouco habituado a lidar com estratégias militares.
Entre almoços, jantares, festivais ou mostras gastronómicas, os próximos dias estão recheados de eventos que merecem muita atenção e ainda mais apetite. Saiba com o que contar e o que comer.
Pelo terceiro ano consecutivo, a revista Time desvendou esta quinta-feira as 100 fotografias que mais influenciaram a Humanidade. O Observador mostra-lhe 56 delas: do Vale da Morte a Alan Kurdi.
O estado do tempo deve agravar-se em Portugal continental, até segunda-feira, com a previsão de aguaceiros intensos, vento forte, queda de neve e agitação do mar. 
Opinião

Rui Ramos
A ameaça à democracia em Portugal não vem do populismo, mas do estatismo: das cliques políticias decididas a usar o Estado para expandir as suas clientelas e constranger a vida pública. 

Miguel Tamen
Se nos fosse garantido que em nenhum caso seríamos alvo de conspiração ou troça, quase todos gostaríamos de assistir ao êxito de uma conspiração bem urdida contra terceiros. 

João Pires da Cruz
Depois de confirmar os valores pelo INE, vi que a coisa está perfeitamente normal. Não que normal não seja, na nossa conjuntura, uma boa notícia, mas muito longe da euforia que me chegava pelos media.

Maria João Avillez
Sentada muito perto de Miguel Veiga pus-me a pensar que a única consolação que me restava, agora que alguém fechara até a eternidade a porta sempre aberta entre nós, era o que eu o tinha “aproveitado”

Helena Garrido
A economia recuperou e Bruxelas deu luz verde ao OE. Saímos da zona de perigo? Ainda não. Temos de crescer mais e mais depressa. Antes que os juros subam na Zona Euro. Trump está a valorizar o dólar.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

O livro para as crianças que os pais também vão querer ler

O livro para as crianças que os pais também vão querer ler


Um grande sucesso mundial. Um livro para concorrer com a net, com os smartphones e com os ipads. Um livro para levar multidões de rapazes para a rua, para o campo, para o ar livre.

Como é que se faz tinta secreta?  Como se constrói um carrinho de rolamentos? Quais os nomes dos principais insectos e aranhas? Perguntas infinitas que qualquer criança gosta de ver respondida, sem a impaciência habitual dos adultos. O Livro Perigoso para Rapazes, de Conn Iggulden e Hal Iggulden, é um verdadeiro tesouro para crianças curiosas e activas, que gostam de se divertir ao mesmo tempo que aprendem ensinamentos que não mais voltarão a esquecer. Afinal, se há tempo que dura para sempre é o tempo da infância. Como se faz um arco e flecha? Quais a regras do póquer e do xadrez? Mais importante ainda: como lidar com as raparigas? O Livro Perigoso para Rapazes tem todas as respostas. E convém dar particular atenção ao conselho dado para o relacionamento com o sexo oposto: «ataques de gases não vão tornar-te mais querido aos olhos de uma rapariga»!
Da nossa parte, podemos garantir que nenhuma rapariga sairá defraudada se der azo ao impulso de mandar os maravilhosos autores bugiar: sim!, este livro também é indicado para raparigas. Quanto mais saídas da casca, melhor. Saber jogar xadrez ou distinguir berlindes é universal. E este é o livro perfeito para todas as crianças, dos oito aos oitenta, que querem redescobrir o prazer da leitura e da brincadeira ao ar livre. O livro que põe netos, pais e filhos a brincarem juntos. 

Um sucesso internacional, agora editado no Clube do Livro SIC, que chega às livrarias a 23 de Novembro.


Livro Perigoso para Rapazes
Conn Iggulden e Hal Iggulden
16,5x24
288 páginas
16,00 €
Não Ficção/Prático
Nas livrarias a 23 de Novembro
Guerra e Paz Editores | Clube do Livro SIC
Grata pela atenção,

Vânia Custódio | Comunicação
R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal


____________________________________________



Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha recebe novo espólio no dia do seu aniversário


Construído de raiz no início do século XX para ser uma cadeia, o edifício do Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha acolheu diversas instituições ao longo dos anos. Já foi escola, junta de freguesia, câmara municipal e até sede da CPCJ. O Arquivo assinala na segunda-feira, dia 21 de novembro, o seu oitavo aniversário e vai receber um conjunto de doações, desde jornais e fotografias, até direitos de utilização de desenhos técnicos e obras de literatura.
O Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha foi inaugurado em 2008, depois de obras de adaptação, comparticipadas pelo Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais. Desde essa altura passou a fazer parte da Rede Nacional de Arquivos.
O edifício armazena em condições especiais um conjunto de fundos arquivísticos que datam desde a fundação do Concelho, em 1835, e tem à sua guarda documentação fundamental para a história deste território, como a Carta de Foral atribuída pelo rei D. Manuel I à Vila e Concelho de Frossos, de 1514.
A construção da Cadeia de Albergaria foi iniciada em 1901, tendo começado a receber os primeiros prisioneiros em 1906, funcionando como centro de detenção até à década de 1970. Na década seguinte sofreu obras de requalificação para receber os serviços da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal, enquanto decorria a intervenção no edifício dos Paços do Município. Na década de 1990 chegou a ser escola do 1.º Ciclo, sede da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha, recebendo mais tarde a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ) e o Centro de Divulgação de Tecnologias de Informação.
O Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha deu um grande salto qualitativo desde o último aniversário, quando passou a permitir o acesso aos seus acervos e fundos arquivísticos através de uma página na Internet, construída numa plataforma de software livre. Esta plataforma não tem custos de manutenção e permite a migração e continuidade dos registos existentes. Foi o primeiro Arquivo Municipal da Região de Aveiro a adotar uma plataforma de software livre.
Ativa desde o início do ano, a página arquivo.cm-albergaria.pt, conta já 33 595 registos visualizados, contabilizando 2214 visitas ao site, o que corresponde a 1068 utilizadores individuais.

Na segunda-feira, no dia de aniversário do Arquivo Municipal, numa cerimónia marcada para as 18h00, serão assinados protocolos de doação com nove munícipes, que vão depositar os suportes históricos mais variados. Desde jogos de futebol do Sport Clube Alba, em vídeo VHF e Betamax, a fotografias e postais de momentos relevantes na história do Concelho, como a abertura da Avenida Bernardino Máximo de Albuquerque, a construção da Escola de Mouquim, e até representações digitais dos desenhos do inventor Albergariense Manuel Valente dos Santos. 

________________________________________



Biblioteca Municipal recebe IV Jornadas Técnicas do Programa Nacional de Marcha e Corrida

O Programa Nacional de Marcha e Corrida (PNMC), em colaboração com o Município de Albergaria-a-Velha, vai organizar as IV Jornadas Técnicas no próximo sábado, dia 26, na Biblioteca Municipal. As inscrições decorrem até dia 23 e o custo de participação é de dez euros.



A ação é dirigida a técnicos dos Centros de Marcha e Corrida ativos e em fase de implementação, mas encontra-se também aberta a profissionais da área do desporto e corredores. Visa complementar conhecimentos, capacidades e competências na vertente teórica e prática, bem como consolidar o desenvolvimento e inovação dos Centros de Marcha e Corrida no âmbito do PNMC.

Com início às 10h00, as Jornadas Técnicas irão debruçar-se sobre cinco temas: “A Moda da Corrida – Benefícios para a Saúde”, “Nutrição e Corrida”, “Práticas Saudáveis”, “Prevenção e Tratamento de Lesões” e “Organização e Programação de Treino para Corredores”. O evento contará com a participação de técnicos de saúde de diferentes especialidades e representantes do Programa Nacional de Marcha e Corrida e da Federação Portuguesa de Atletismo.

As Jornadas Técnicas enquadram-se no Decreto Regulamentar n.º 248-A/2008 de 31 de dezembro, e são certificadas pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, atribuindo 1,2 Unidades de Crédito aos formandos. As inscrições devem ser efetuadas através da plataforma https://app.weventual.com/detalheEvento.action?iDEvento=3782 .

O Concelho possui um Centro Municipal de Marcha e Corrida (CMMC), com polos em Albergaria-a-Velha e Branca, desde 2011. Todas as segundas, quartas e sextas, às 18h30 e às 20h00, o CMMC dinamiza treinos gratuitos, orientados por técnicos de desporto e adaptados à condição física dos participantes. No total, são realizados 12 treinos semanais, com uma média de 20 a 25 pessoas por sessão. 
____________________________________________


A caminho dos EUA, Obama vai dar ‘um pulinho’ à base das Lajes

Resultado de imagem para base das Lajes

O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Barack Obama, vai fazer hoje uma escala técnica na base das Lajes, na ilha Terceira, numa viagem entre a Alemanha e o Peru.

"Posso confirmar que o presidente dos Estados Unidos vai passar pelas Lajes, numa escala técnica da Alemanha para o Peru, necessária por motivos logísticos e de segurança", adiantou, em declarações à Lusa, fonte oficial do 65th Air Base Group da Força Aérea norte-americana, estacionado na base das Lajes.
A mesma fonte disse que a passagem de Barack Obama pela ilha Terceira será apenas uma curta escala técnica, não havendo contactos agendados.
"Não há reuniões oficiais marcadas", salientou.
Não foram divulgados os horários de chegada ou de partida do presidente dos EUA às Lajes, mas segundo fonte oficial da Força Aérea norte-americana a paragem será por um "curto período de tempo".
Barack Obama esteve esta semana na Grécia e na Alemanha, na sua última visita oficial à Europa enquanto presidente dos Estados Unidos da América.
Está agendada para hoje uma reunião com os aliados europeus dos EUA, em Berlim, numa minicimeira para debater, entre outros pontos, a relação política e económica entre a Europa e Washington.
O presidente dos Estados Unidos seguirá depois para o Peru, onde participará numa cimeira do Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico.

Fonte: Lusa

ARAZEDE: TRIBUTO AO MAESTRO ANGELINO FERRÃO

No dia 30 de Outubro, a sede da Academia Musical Arazedense (AMA ) encheu-se para assistir ao tributo ao maestro Angelino Ferrão, cujo evento integrou o programa comemorativo do XV aniversário do grupo “Sax & Companhia”.
A tarde cultural - tributo ao Maestro Angelino Ferrão e festa de aniversário do “Sax & Companhia”, que teve teve a direcção musical de Bruno Abrunheiro - incluiu uma apresentação multimédia preparada pelos filhos do homenageado (Raul, Carlos Alberto e Fernando) e contou com a participação do Rancho “Os Esticadinhos” de Cantanhede, Grupo de Cantares da Sociedade Boa União Alhadense (SBUA), Tocata do Rancho 1.º de Maio da SBUA, do Ensemble Saxofones de Arazede (AMA) e de diversos músicos simpatizantes.
Após a interpretação da obra “Sonho de uma noite”, de 1931, com todos os participantes em palco, o momento foi finalizado com a audição de uma gravação original do Conjunto Academia, em 1955, da peça “Eu Sou Careca”.
Além dos espetáculos musicais, dança e multimédia, a iniciativa contou com uma exposição de instrumentos musicais que foram pertença de Angelino Ferrão e um conjunto de partituras escritas pelo homenageado, bem como caricaturas, desenhos e ilustrações, mostrando a sua forte dimensão artística.
Tratou-se de uma coprodução do “Sax & Companhia” e de uma comissão dinamizadora do evento constituída pelos filhos, amigos e músicos que conviveram com o maestro homenageado, que teve o apoio da AMA, da Sociedade Boa União Alhadense, das Juntas de Freguesia de Alhadas e Arazede e do Município de Montemor-o-Velho, que mereceu a presença de autarcas concelhios e das  freguesias de Arazede e Alhadas, além de dirigentes associativos e entusiastas da música filarmónica.
2
A diversidade artística de Angelino Ferrão é tal que, aliada ao facto de os exemplares não estarem devidamente organizados e se terem dispersado ao longo dos tempos, tornou-se necessária uma pesquisa intensiva que reconstituísse a sua obra, facilitando-lhe o acesso ao público em geral. Durante mais de um ano, realizaram-se  pesquisas em diversas Bibliotecas e Arquivos Municipais do Distrito de Coimbra, Sociedade Portuguesa de Autores, Biblioteca Nacional e ainda junto de alguns descendentes de músicos que integraram projectos dirigidos por Angelino Ferrão de outros tempos, como é o caso das orquestras “Academia” (1930) e “Betty Boop” (1931) e dos ranchos folclóricos de Cantanhede e Alhadas (1937). Na sequência deste tributo, a organização está empenhada na divulgação online de parte da obra de Angelino Ferrão, nomeadamente, na plataforma wikipédia e rede social facebook.
Angelino Gomes Ferrão (1910 – 1994) foi (e continuará a ser) uma das pessoas de insigne importância para o património humano e histórico da comunidade de Arazede, para os cultores filarmónicos a nível regional e nacional, e, muito em especial da AMA. Angelino Ferrão, desde muito novo, manifestou o gosto e interesse pela música, facto que o levou a ingressar na Sociedade Filarmónica de Arazede, à qual se manteve ligado toda a vida. Aos 6 anos já tocava flautim e, mais tarde, ocupou o cargo de regente, que desempenhou até aos 78 anos de idade. Dessa ligação, surgiram inúmeras ideias e novos projectos pois os seus dotes alargavam-se ao teatro, opereta e revista, bem como às artes gráficas, tendo realizado inúmeras caricaturas que se encontram publicadas em livro. Paralelamente, também dirigiu a Filarmónica de Alhadas.
O valor de um dos maiores “cultores da música filarmónica” ficou, para sempre, registado, nos anais do Município de Montemor-o-Velho, como sendo a primeira pessoa titular da Medalha de Mérito Cultural Municipal.
No espetáculo, em Arazede, agradecendo “o apoio de todas as entidades e pessoas que colaboraram”, Bruno Abrunheiro lembrou que “o projeto demorou cerca de um ano a preparar”, tendo feito “a descoberta de algumas partituras em locais que não estava à espera”.
1
Com a sede em obras de beneficiação, o presidente da AMA e vereador, Aurélio Rocha, referiu que se procurou “tornar a sala de visitas da freguesia de Arazede em condições para receber o espetáculo”, sublinhando que “foi mais um brilhante momento de homenagem ao maestro Angelino Ferrão” e que “momentos como este nunca são demais”. Referindo que apesar de estar mandatado para falar em nome dos seus três filhos presentes, afirmou que “somos nós é que vos agradecemos e agradecemos também ao vosso pai”. Na iniciativa, onde também marcaram presença os vereadores Abel Girão e Jorge Camarneiro, o presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, também teceu palavras de elogio ao tributo a Angelino Ferrão.
Encerrando o momento protocolar, o presidente da Assembleia Municipal e presidente da Assembleia-geral da AMA, Fernando Ramos, aludiu aos valores transmitidos pelo homenageado, sem esquecer, igualmente, “os valores transmitidos por João Ferreira, por Teresa Pimenta e por todos aqueles que faziam parte da universidade dos que não sabiam ler nem escrever”. “Quem não conhece a História tem alguma dificuldade em encaixar o presente e alguma dificuldade em programar o futuro”, salientou.
O Tributo a Angelino Ferrão realizou-se em dois momentos distintos, ficando concluído no dia 6 de novembro nas Alhadas, Figueira da Foz. De acordo com a organização, Arazede e Alhadas foram as “localidades escolhidas por serem as duas a que o maestro mais dedicou a sua vida, na faceta musical”.
Aldo Aveiro
Mira Online | Novembro 18, 2016 às 11:31 am

Condenada activista que pediu a Passos que se demitisse

Resultado de imagem para Condenada activista que pediu a Passos que se demitisse
O caso remonta a Março de 2015 quando Ana Nicolau, na Assembleia da República interrompeu, o então primeiro-ministro pedindo para que se demitisse por causa das dívidas à Segurança Social.

O tribunal condenou a ativista Ana Nicolau a seis meses de prisão, que será substituída por uma multa de 1.440 euros.
Ana Nicolau, dos Precários Inflexíveis, foi julgada pelo crime de perturbação de funcionamento de órgão constitucional.
Os factos de que é acusada remontam a 11 de Março de 2015, quando no plenário da Assembleia da República a arguida interrompeu a intervenção do então primeiro-ministro Pedro Passos Coelho pedindo que se demitisse devido às dívidas que este tinha acumulado à Segurança Social entre 1999 e 2004.
Na leitura da sentença, o juiz do Tribunal de Instância Central destacou que Ana Nicolau é uma cidadã empenhada e que devia ser elogiada por isso, já que "há falta dessas pessoas". "Agora o que a sociedade não pode permitir é que essa atuação se faça dentro da Assembleia da República", acrescentou.
O juiz José Lopes Barata disse ainda que só aos deputados é permitido terem o comportamento que Ana Nicolau teve em relação ao ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho quando esta lhe pediu que se demitisse.
Na sentença, a que a Lusa teve acesso, o juiz refere que Ana Nicolau agiu "com dolo direto, mas não intenso", e que apesar de ter "agido para bem da sociedade, agiu com ilicitude mediana já que a interrupção dos trabalhos da Assembleia da República foi de curta duração e a arguida acatou a ordem de retirada da galeria".


Lusa / TSF

Comentário: será que somos um País de patetas? Quando um povo não sabe o que quer, está tudo dito. Quando é que os politicos são levados a tribunal por mentirem ao povo, com puro intuito de lhes sacar o voto? Eu, senti-me defraudado, senão mesmo engado de caras.

J. Carlos

Casais com IRS separado têm dois anos para mudar

Resultado de imagem para Casais com IRS separado têm dois anos para mudarO regime transitório que vai permitir aos casados e unidos de facto entregar nova declaração do IRS em conjunto deverá entrar em vigor na primeira quinzena de dezembro e dá aos contribuintes dois anos para reverem esta situação. Nalguns casos esta revisão implicará o pagamento de uma cima, mas o acréscimo do reembolso deverá compensar a troca.
Estas novas regras vão permite resolver os casos dos contribuintes que se viram confrontados com a impossibilidade de entregar a sua declaração de IRS em conjunto pelo facto de a terem entregue fora do prazo. É que, com a reforma do IRS, o regime regra passou a ser o da entrega em separado, ainda que se permitisse a opção pela tributação conjunta quando feita dentro das datas previstas na lei.
O diploma que constará este regime transitório – aplicável apenas às declarações do IRS relativas a 2015 – já foi aprovado pela respetiva Comissão Parlamentar . A solução encontrada, segundo referiu ao Dinheiro Vivo o deputado do PCP Paulo Sá, aplica-se aos que deixaram passar o prazo e entregaram em separado e aos que o fizeram dentro do prazo mas perceberam mais tarde que o regime conjunto lhes era mais favorável – leia-se resultará num reembolso mais generoso. Também são abrangidos os que não conseguiram validar a entrega em conjunto e decidiram ficar em “incumprimento”. Todos terão dois anos para entregar uma nova declaração.


Dinheiro Vivo
________________________________________


Comunicado da Junta de Freguesia da Praia de Mira

O NOSSO CEMITÉRIO – (Esclarecimento)
cemiterio
O cemitério é gerido pela nossa Junta de Freguesia. Fazemo-lo com rigor e muito respeito. Qualquer arranjo que se pretenda fazer neste espaço tem de ter o consentimento da Junta. Somos uma entidade pequena e com poucos recursos. Temos uma gestão rigorosa que nos dá autonomia para as nossas coisas. Como tal, os investimentos mais prioritários do cemitério já estão acautelados. No entanto, não abdicamos da nossa dignidade, dos nossos direitos e da firme postura em querer criar condições aos nossos espaços mais relevantes. Desde o início do mandato (já lá vão 3 anos), a Junta de Freguesia vem lutando para desbloquear o processo de alargamento do cemitério. Em Novembro de 2013, o investimento da 1ª fase, foi assumido pelo Presidente da Câmara. Este investimento ficou identificado como urgente e prioritário. Pode-se ler na ata da Assembleia Municipal, de 30 de Dezembro de 2013 o seguinte: “(…)Ampliação do Cemitério, que apesar de não constar em nenhuma rubrica, o Sr. Presidente da Câmara tinha também garantido a sua execução.”
A verdade é que a Câmara não quis ser célere e negou atribuir um subsídio à Junta para executar esta fase, que acabou por ser empreitada a um empresário local. Eis-nos em Novembro de 2016 e esta fase não chega ao fim. Corremos o GRAVE RISCO de não ter condições para sepultar mais ninguém. Esta situação é inaceitável. Não pode acontecer!
Ao longo destes anos foram muitos os alertas dos elementos da Junta. Como por exemplo recordamos uma ata da Assembleia Municipal, de 29 de Abril de 2015, onde o Presidente da Junta diz o seguinte: “(…) Reiterou ainda que o Cemitério da Praia de Mira já não tinha espaço e ia acabar por chegar a uma situação de algum desconforto, tanto para a Junta de Freguesia, como para o Executivo, mas sobretudo para a comunidade, pelo que sublinhou a necessidade incontestável de acelerar o processo.”
Até ao dia de hoje, fala-se muito, mas o problema continua por desbloquear. Se a Junta não tivesse construído, atempadamente, algumas campas, já não tínhamos condições para sepultar os últimos falecidos. Sabemos que muito mais investimento terá de ser assumido pela Junta, como a construção de novas sepulturas, caminhos, calcetamentos, drenagens, eletricidade, jardins, zona da capela, wc’s, pinturas, etc.
Este esclarecimento apenas é feito, porque já esgotamos todos os meios de contato e porque a população merece ser informada. Afinal, qual o motivo de tanto atraso para terminar esta fase? Não acham este assunto prioritário? Qual a razão para recriminar a Junta por fazer intervenções no cemitério? Este investimento esta a ser atrasado. Porquê?
O oportunismo e a banalidade não têm lugar num local sagrado e a nossa população tem de ser respeitada.
Não há “guerra” de cartazes. Há sim uma oportuna e legitima informação da parte da Junta de Freguesia. O cartaz é claro e diz: “Ampliação do Cemitério (várias fases). Estamos a melhorar a freguesia a pensar em si! Durante este tempo agradecemos a sua compreensão. 1ª Fase apoio: Município de Mira.”
Respeitámos todos os intervenientes, mas exigimos o mesmo. Rejeitamos a crítica negativa e o oportunismo político que alguns querem dar a uma situação tão delicada. Os dinheiros públicos são dos contribuintes e não dos políticos. Em nome da Freguesia da Praia e do seu Povo (verdadeiro, legitimo e único “dono” de qualquer obra ou espaço), exigimos que esta fase seja terminada quanto antes e não ao sabor de qualquer tempo eleitoral. Rejeitamos intenções políticas num assunto tão sério. Fazemo-lo com humildade e respeito, mas conscientes e firmes dos nossos deveres, direitos e responsabilidades.
logo
Muito há a fazer e isso terá a nossa dedicação. Neste assunto do cemitério, curvamo-nos perante a Memória dos nossos entes queridos. Amar a nossa Terra é ter respeito e “contenção” por aqueles que um dia tiveram de partir, muitas vezes em condições bem trágicas.
A nossa Terra é um conjunto de belezas e um conjunto inabalável de valores, onde coabitam os vivos. Mas é também o local sagrado onde estão sepultados os nossos familiares e amigos.
Vamos, Todos, respeitá-lo.

Junta de Freguesia da Praia de Mira


Mira Online | Novembro 18, 2016 às 7:30 am

Escuteiros do Seixo realizam I Festival “Quinhões, Papas e Rojões”

cartazqperojoes
No passado dia 12/11 os escuteiros do Seixo realizaram o seu tradicional magusto. Foi uma tarde em cheio com alegria, muitos jogos e muitas castanhas. Esta tarde juntou o agrupamento mas foi ainda mais especial porque juntou também os pais para apresentação dos relatórios de contas do ano anterior e do plano para este novo ano. Um plano que conta já no próximo dia 26/11 com uma grande actividade para a comunidade com o primeiro festival dos "Quinhões, Papas e Rojões". É um evento a não perder, que vai trazer muita animação ao largo do Seixo
Compareça!
Dia 26 de Novembro, os seus pratos de comida vão ser diferentes...
Mira Online | Novembro 18, 2016 às 9:38 am 

EUA votam contra resolução da ONU para condenar o nazismo

Resultado de imagem para EUA votam contra resolução da ONU para condenar o nazismo
Os Estados Unidos anunciaram ter sido um dos três países a votar contra uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) a condenar a glorificação do nazismo por preocupações com questões de liberdade de expressão.

A resolução 'Combater a glorificação do Nazismo, Neonazismo e outras práticas que contribuem para alimentar formas contemporâneas de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância relacionada" foi aprovada pelo comité dos Direitos Humanos da ONU na quinta-feira com 131 votos a favor, três contra e 48 abstenções.

A Ucrânia e o Palau foram os outros países a votar contra.

"Devido ao âmbito excessivamente estreito e natureza politizada desta resolução, e porque exige limites inaceitáveis à fundamental liberdade de expressão, os Estados Unidos não podem apoiá-la", justificou a missão norte-americana num comunicado.

Lusa
___________________________________________


360º - Mais uma escolha polémica de Trump. E as novidades do Orçamento

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Donald Trump já escolheu o seu novo Conselheiro para a Segurança Nacional, um dos cargos mais importantes na Casa Branca. O convite foi feito ao general na reserva Michael T. Flynn (que ainda tem que aceitar o cargo). O New York Times recorda as polémicas deste militar, que está registado como Democrata e foi despedido por Barack Obama. O general tem opiniões fortes sobre o Islão, que considera a maior ameaça da atualidade aos Estados Unidos

Uma explosão de um camião de combustível provocou mais de 70 mortos em Moçambique, em Caphiridzange, uma localidade da província de Tete. As causas do acidente não são absolutamente claras, mas tudo indica que a explosão aconteceu quando as pessoas estavam a retirar combustível do veículo.

Só foram precisos "ochenta y nueve" segundos para o Praiense deixar os sportinguistas congelados: marcaram um golo, aguentaram o empate até ao intervalo, mas acabaram por perder (como seria de esperar) por 5-1. O Rui Miguel Tovar explica tudo na crónica do jogo, "A balada da praia do Agatão".
(Já que estamos a falar na Taça, o Rui Miguel Tovar entrevistou esta semana uma das poucas pessoas que conseguiu ganhar a Taça como jogador e como treinador - José Augusto. Leia a entrevista aqui: "O Guttmann era cá uma peça".)


Informação relevante
O prazo para a entrega de propostas de alteração ao Orçamento acaba hoje às 21 horas e, por isso, há muitas novidades:


Daqui a pouco, às 10h, Mário Centeno encerra no Parlamento as audições sobre o OE. Além do Orçamento, também deve ouvir perguntas difíceis sobre a Caixa Geral de Depósitos. A Rita Tavares foi tentar perceber onde é que o ministro acertou e onde falhou ao longo deste processo, que dura há nove meses - encontrou dois sucessos e sete confusões do ministro das Finanças na CGD.

Um dos pontos mais polémicos da contratação da nova administração da Caixa tem a ver com o facto de a lei que regula os gestores públicos ter sido mudada só para esta situação. O Luís Rosa e o Vítor Matos falaram com quatro constitucionalistas para saber se isso se pode fazer. O resultado foi 3-1 contra o Governo.

E mais um ponto a reter para acrescentar a toda esta incerteza: o Governo ainda não entregou formalmente à Direção Geral da Concorrência da Comissão Europeia o plano de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos.

Jerónimo de Sousa aumentou um bocadinho a parada hoje de manhã. Em entrevista ao jornal i, o secretário-geral do PCP deixou esta frase: "É muito difícil repetir o acordo com o PS". Jerónimo criticou ainda o Bloco de Esquerda (que está sempre a desvalorizar os comunistas) e os "constrangimentos" de Bruxelas.

Quando Marcelo Rebelo de Sousa encontra a Rainha de Inglaterra, o que é que lhe diz? Isto: "Quando chegou a Lisboa, ao Terreiro do Paço, aquela grande praça, numa carruagem, com o general Craveiro Lopes, eu estava lá, era uma criança. Estava na primeira fila para vê-la". O vídeo do Presidente da República a contar a história a Isabel II - e a resposta divertida da monarca - tornou-se viral.

Num desenvolvimento de um dos casos mais polémicos dos últimos meses, ontem foram detidos sete militaresque estavam a acompanhar o curso de comandos onde morreram dois recrutas. Entre os detidos estão um médico, o diretor do curso e cinco instrutores. O Expresso citou o o despacho do Ministério Público, onde se diz que os militares eram “movidos por ódio patológico, irracional conta os instruendos” e trataram-nos “como pessoas descartáveis”.

Regressando aos Estados Unidos, duas notícias:

Os nossos Especiais
Os bancos querem que os portugueses deixem de usar moedas e notas para pagarem as compras e, por isso, desenvolveram apps que permitem fazer isso usando o telemóvel. O David Almas foi investigar o assunto.

O Governo e a oposição estão sempre a falar no Diabo e, por isso, não há nada como tentar perceber se ele realmente se esconde nos detalhes da economia. O Edgar Caetano olhou para cinco deles: os mercados de dívida, os reembolsos adiados ao FMI, o suspense sobre o rating, o pessimismo dos investidores e as dúvidas de Bruxelas sobre o Orçamento.


Notícias surpreendentes

Gisela João apresentou ontem o seu novo disco num local improvável, a discoteca Lux. A Filomena Martins esteve lá e ouviu tudo.

Vem aí mais um fim de semana em cheio. Tem muito por onde escolher: a música de Rita Red Shoes, o cinema de Edgar Pêra e ainda provas de vinho e doces conventuais.

Cachorros quentes, almôndegas e produtos de mercearia e charcutaria italianos. São três novidades em Lisboa para quem gosta de comer.

No Porto também há coisas novas: no restaurante Vinum, das caves Graham’s, em Vila Nova de Gaia, há muita carne maturada até 11 de dezembro, nas IV Jornadas Gastronómicas do Boi de Trás-os-Montes.

O mistério do nevoeiro mortífero de Londres foi finalmente resolvido. Em 1952, quatro mil pessoas morreram e outras 150 mil ficaram doentes com infeções respiratórias. Agora, sabe-se que isso aconteceu por causa de um fenómeno provocado pela queima de carvão de baixa qualidade.

A revista Time elegeu ontem as 100 fotos mais marcantes de sempre. Vemos guerras, acidentes, líderes políticos, desporto e humor. Venha espreitar.

São 36 fotos que parecem manipuladas, mas não são.Como é que isto é possível sem Photoshop?

O Subbuteo com Eusébio, o Action Man, os carros da Dinky Toys e da Match Box, as construções da Meccano.Pare um bocado de trabalhar e veja lá se se lembra destes brinquedos todos.

O dia de hoje vai ter muitas novidades sobre o Orçamento e nós, no Observador, vamos seguir tudo ao minuto. Vá passando por cá para saber o que se passa.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

______________________________________________________