segunda-feira, 2 de novembro de 2020

PROGRAMAÇÃO DO TEATRO STEPHENS: Música de guitarra, jazz, fado e teatro para bebés em novembro

 

A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta uma variada programação no mês de novembro, que inclui concerto de guitarra, teatro para bebés, Festival de Jazz e a gala do fado.


São muitos os motivos para que a população assista aos espetáculos agendados para o decorrer do mês de novembro, em segurança e no cumprimento de todas as orientações da Direção-Geral da Saúde.

Na próxima sexta-feira, 6 de novembro, pelas 21h30, Ricardo Silva apresenta o espetáculo “Contado à Guitarra”, que se assume ser “um livro de pequenos contos narrados pela guitarra tão portuguesa quanto o seu sentir, tão do mundo quanto a sua liberdade…”. O concerto é inserido na Candidatura CIMRL Região de Leiria Rede Cultural e tem entrada gratuita, sujeita à lotação da sala.


No sábado, dia 7 de novembro, pelas 16h00, sobe ao palco o teatro para bebés “Mozartini”, da autoria de Sandra José, com interpretação de Catarina Claro. Batutas de um maestro agitam-se em andamentos, pulsações e compassos onde suavemente dormimos e sonhamos ao som do que somos e do que poderemos vir a ser. Por intermédio da expressão artística, os bebés conhecem o mundo através da comunicação afetiva. A peça é destinada aos bebés e crianças, dos 6 meses aos 4 anos. O preço do bilhete é de 3 euros.
De 13 a 21 de novembro, às 21h30, realiza-se a 6ª edição do Festival Jazz da Marinha Grande, cuja direção artística volta a ser do músico e compositor César Cardoso. No dia 13 de novembro, sexta-feira, atua o Quarteto Ricardo Toscano para apresentar “Clean Feed”. O preço do bilhete é de 5 euros.

A 14 de novembro, sábado, acontece o concerto “Círculo”, do Trio Rita Maria; Mário Franco e Luís Figueiredo. Círculo contém na sua essência uma matriz jazzística contemporânea com influências em variadas fontes, fruto do amadurecimento dos três compositores. Nos temas, destaca-se a sonoridade do cancioneiro norte-americano, bem como do jazz do Norte da Europa, com uma dose de influência do Brasil, revestido de uma portugalidade do jazz que se tem vindo a explorar nas últimas duas décadas. O preço do bilhete é de 5 euros.


No fim-de-semana seguinte, a 20 de novembro, sexta-feira, é vez de se assistir ao concerto “Output” do Trio Rui Caetano. Após um longo período de espera, surge agora o terceiro disco do trio, "Output", com Carlos Barretto no contrabaixo e Alexandre Frazão na bateria, onde mais uma vez se visita o universo de composições originais que se traduzem num conjunto de abordagens e estilos variados, expressando e despertando diferentes emoções. O preço do bilhete é de 5 euros.

O sexteto Bernardo Moreira encerra o 6º Festival Jazz da Marinha Grande, no dia 21 de novembro, sábado, para apresentar ao público o espetáculo “Entre Paredes – A música de Carlos Paredes”. O contrabaixista Bernardo Moreira regressa à música de Carlos Paredes, justificando que “senti uma vontade inesperada de celebrar tantas viagens entre o Jazz, o Fado, a Canção e o Fado de Coimbra e talvez por tudo isto me sinta Entre Paredes”. O preço do bilhete é de 8 euros.

A programação de novembro encerra no dia 27, sexta-feira, com a 1ª Gala do Fado, com a atuação de Silvina e Tó Pereira & Pedro Moutinho, que homenageiam Arminda Pereira e Joaquim Domingues. Esta primeira Gala do Fado tem como objetivo homenagear dois nomes marinhenses ligados a este género musical. Conta-se com a participação de duas vozes da Marinha Grande, Silvina e Tó Pereira acompanhadas por Ricardo Silva na guitarra portuguesa e por Carlos Nogueira na viola de fado. Esta Gala será apadrinhada por Pedro Moutinho que traz “Um Fado ao Contrário”. O espetáculo está inserido na Candidatura CIMRL Região de Leiria Rede Cultural e tem entrada gratuita, sujeita à lotação da sala.

Bilheteira: terça-feira a domingo, das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

Governo equipara desportistas federados a profissionais


O Governo decidiu hoje equiparar a atividade dos desportistas federados aos profissionais, permitindo a prossecução das competições, de acordo com a resolução do Conselho de Ministros que declara a situação de calamidade, devido à covid-19.

"Para os efeitos do presente artigo, a atividade dos praticantes desportivos federados e seus treinadores, bem como acompanhantes desportivos do desporto adaptado, e´ equiparada a atividade profissional", lê-se na resolução, assegurando as competições mesmo de clubes dos 121 concelhos com elevada incidência de casos de testes positivos para o novo coronavírus.

Esta decisão surge depois de as competições não profissionais terem sido suspensas no passado fim de semana, devido à proibição de deslocação entre concelhos, permitindo apenas a realização dos jogos das duas competições profissionais de futebol, a I e II Liga.

O Governo reiterou esta medida ao salientar que "a prática de atividade física e desportiva, em contexto de treino e em contexto competitivo, incluindo a I Liga de Futebol Profissional, pode ser realizada sem público desde que no cumprimento das orientações definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS)".

A pandemia de covid-19 já tinha levado à suspensão das competições de futebol, em 12 de março, tendo a I Liga sido retomada em 03 de junho, e ao cancelamento das competições seniores das modalidades de pavilhão, sendo que as camadas jovens ainda não retomaram as provas.

Após o fim do campeonato, em 16 de julho, e da final da Taça de Portugal, uma semana depois, as edições de 2020/21 da I Liga e da II Liga arrancaram, respetivamente, em 18 e 10 de setembro, com alguns jogos adiados, mas sem suspensões.

As competições seniores de modalidades coletivas de pavilhão também foram retomadas, assim como o Campeonato de Portugal de futebol, terceiro escalão, e as competições distritais.
Depois de terem sido autorizadas as competições de desportos individuais, a retoma das modalidades coletivas foi regulamentada pela DGS, em 25 de agosto.

Nessa altura, a atualização das normas permitiu a retoma de futebol não profissional, andebol, futsal, basquetebol, voleibol e hóquei em patins, todas consideradas como modalidades de médio risco, fazendo a atividade depender de um regulamento específico e da avaliação dos riscos de contágio.

Estas modalidades ficaram dispensadas de realizarem testes, para os casos de treinos ou "competições entre equipas de zona(s) sem transmissão comunitária ativa".

Já o râguebi e os desportos de contacto, como judo, polo aquático e ginástica acrobática, foram integrados no grupo de alto risco, obrigando os praticantes destas modalidades à realização de testes ao novo coronavírus até 48 horas antes da competição.

Lusa

Portalegre | Doação de sangue em Vale de Cavalos


Num lugar paradisíaco da serra de São Mamede, teve lugar mais uma colheita levada a cabo pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – em estreita harmonia com o banco de sangue da ULSNA. 
Participaram nesta iniciativa, que decorreu nas instalações do Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Cavalos (Alegrete), 26 pessoas, sendo sete do sexo feminino. 
Por razões clínicas, um dos voluntários não concretizou a doação, pelo que foram 25 as unidades de sangue total em boa hora angariadas. 
Um dos inscritos, e do sexo feminino, estreou-se a dar sangue – o que valorizamos de modo especial. E uma, também, foi a entrada no Registo Português de Dadores de Medula Óssea. 


Crato a 14 de novembro 
Aproxima-se 2021 e as colheitas da responsabilidade da ADBSP vão chegando ao fim no presente ano. Mas ainda vamos estar no Crato, a 14 de novembro, nos bombeiros; em Santo António das Areias (Marvão), a 21 de novembro, na casa do povo; em Monforte, a 12 de dezembro, no quartel dos bombeiros. Sempre em sábados e da parte da manhã. 

Estas brigadas, integram-se na iniciativa Todos pela Iara, uma criança de um ano de idade que necessita de ser submetida a transplante de medula. Não deixe de colaborar numa colheita ou num qualquer banco de sangue. 

Mantenha-se informado em:

JR


PM britânico enfrenta oposição ao confinamento dentro do próprio partido Conservador


O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pediu hoje o apoio dos deputados a um confinamento em Inglaterra para evitar um "desastre médico e moral", enfrentando críticas dentro do Partido Conservador. 

"Se não conseguirmos controlar o coronavírus, o peso da procura de pacientes com covid privaria os outros dos cuidados de que precisam. Tratamento do cancro, operações cardíacas, outros procedimentos que salvam vidas: tudo isso pode ser colocado em risco se não controlarmos o vírus", justificou, numa declaração na Câmara dos Comuns.

O primeiro-ministro enfrenta a oposição de alguns membros de seu próprio partido, que dizem que o confinamento vai contribuir para o desemprego e problemas de saúde mental, além de violar os direitos humanos.

Alguns deputados influentes disseram que iriam votar contra, como Graham Brady, presidente da comissão parlamentar 1922, que já tinha forçado o governo a submeter novas medidas a votação no parlamento.

"Vou votar contra porque estamos a tender cada vez mais para um país autoritário e opressor. O único mecanismo jurídico que me resta é votar contra esta legislação, porque se os meus eleitores protestarem, serão presos", lamentou o deputado Charles Walker.

Porém, a medida, que foi anunciada à pressa no sábado, depois de assessores científicos alertarem o governo para o rápido aumento das taxas de infeção e o risco de inundarem hospitais no espaço de semanas, deverá ser aprovada na quarta-feira.

O Partido Trabalhista criticou o atraso na implementação do plano, recomendado pelo grupo de assessores científicos pela primeira vez em 21 de setembro, mas disse que vai apoiar as restrições.

"Rejeitar o conselho de seus próprios cientistas por 40 dias foi uma falha catastrófica de liderança e de discernimento. O primeiro-ministro agora precisa explicar ao povo britânico por que não escutou e não interveio durante tanto tempo", acusou o líder do 'Labour', Keir Starmer.

A nova estratégia chega três semanas depois de o governo britânico anunciar um sistema com uma escala de três níveis de restrições para aplicar de forma regional em áreas do país com taxas de infeção mais altas.

O governo optou por esta abordagem para tentar reduzir o impacto económico e social das novas restrições, apesar de o Grupo de Aconselhamento Científico para Emergências [SAGE] ter recomendado um confinamento temporário para tentar interromper a transmissão do vírus.

A estratégia tornou-se insustentável após uma nova análise dos dados constatar uma rápida aceleração da pandemia e produzir previsões de que o número de mortes neste inverno poderia ser mais do que o dobro daquele registado no início deste ano.

Com 46.853 óbitos registados oficialmente, o Reino Unido é o país europeu com o maior número de mortes de covid-19 e o quinto a nível mundial, atrás dos EUA, Brasil, Índia e México.

De acordo com a proposta de confinamento do governo, a maioria das lojas vai ficar fechada durante quatro semanas, de quinta-feira até 02 de dezembro, com bares e restaurantes restritos a serviços de venda para fora, mas escolas e universidades vão permanecer abertas.

As pessoas serão obrigadas a ficar em casa, exceto para trabalhar, exercício e compras essenciais.

Devido ao sistema de governos descentralizados, o confinamento aplica-se apenas em Inglaterra, mas os governos autónomos da Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales também impuseram restrições rígidas.

País de Gales e Irlanda do Norte estão em confinamento até 09 e 13 de novembro, respetivamente, enquanto que a Escócia está a avaliar essa hipótese, apesar de ter introduzido hoje um sistema de cinco níveis de restrições.

Lusa

 

México | Los Clientes De Blue Yonder Aceleran Hacia La Nube



por Yesica Flores

  • Empresas como Carlsberg, Hema, HERBL, Hilti, Lululemon, Penske Logistics, PepsiCo, Petco y más, comparten la experiencia de su viaje por la nube.
  • La pandemia de COVID-19 destacó la necesidad de una visibilidad de la cadena de suministro en tiempo real y la capacidad de planificar proactivamente y adaptarse instantáneamente a las circunstancias cambiantes.

Blue Yonder anunció su giro hacia SaaS y la posterior transformación a la nube durante su evento global CloudCon. Por más de una década, Blue Yonder ha estado ayudando a los clientes a migrar sus aplicaciones de la cadena de suministro a la nube, acelerando sus oportunidades de crecimiento, fortaleciendo su resiliencia, así como la visibilidad y el control de un extremo a otro necesario para evitar interrupciones en la cadena de suministro.

“Me enorgullece anunciar que hemos tenido el mayor número de arranques en el tercer trimestre de 2020 en comparación con los tres años anteriores, un 29% más que en el mismo trimestre de 2019”, dijo Salil Joshi, vicepresidente ejecutivo de Customer Success de Blue Yonder. “Nuestro equipo ha trabajado para hacer realidad el tiempo de valoración de nuestros clientes. Esperamos continuar con este impulso en el cuarto trimestre y lograr un tiempo de valor para los clientes de 120 a 150 días a través de su lanzamiento en vivo”.

Blue Yonder se ha centrado en llevar a sus clientes a la nube. Para ello, tiene una asociación estratégica con Microsoft para construir soluciones SaaS en la plataforma en la nube líder en el mercado de Microsoft Azure. Los clientes que hacen la transición a soluciones basadas en la nube pueden aprovechar múltiples beneficios comenzando con una mayor agilidad y velocidad, aprovechando el poder de la inteligencia artificial (IA) y las soluciones de aprendizaje automático (Machine Learning, ML) para ayudar con la visibilidad en tiempo real y la toma de decisiones inteligente y autónoma.

Durante el mes de Octubre, Blue Yonder celebró la entrega de su predicción billonésima para los clientes que utilizan el poder de AI / ML. Impulsado por sus soluciones basadas en la nube, solo en septiembre de 2020, Blue Yonder:

  • Completó 360,5 millones de ítems a través de su solución de cumplimiento.
  • Pronosticó 562 millones de ítems con su solución de demanda.
  • Gestionó 4,3 millones de envíos a través de sus soluciones de management en transporte.
  • Ayudó a 2,5 millones de empleados a gestionar sus horarios a través de su solución de gestión de la fuerza laboral.
  • Gestión de 7,77 millones de líneas de pedidos a través de su solución de gestión de almacenes.
  • Creó 3,75 millones de planogramas a través de su solución de gestión de categorías.

Los resultados de SaaS de Blue Yonder para el tercer trimestre fueron impulsados por la aceleración de la transformación de la empresa a un modelo de negocio basado en suscripción y SaaS. Los ingresos recurrentes anuales de SaaS para el tercer trimestre de 2020 fueron de US$ 295 millones en comparación con los US$ 180 millones del tercer trimestre de 2019 y US$ 257 millones en el segundo trimestre de 2020. La tasa de retención de ingresos netos de SaaS en el tercer trimestre fue del 120%, en comparación con el 119% del tercer trimestre de 2019. La adopción exitosa por parte de los clientes de las soluciones basadas en la nube de Blue Yonder, junto con el giro de la empresa hacia un modelo SaaS, continúa impulsando los resultados financieros de la empresa.

En evento CloudCon de Blue Yonder, los asistentes escucharon a líderes de la industria como Julie Sweet, CEO, de Accenture y Scott Guthrie, EVP Cloud & AI Group, de Microsoft. Más de una docena de clientes de Blue Yonder también hablaron sobre su viaje a la nube, incluidos Carlsberg, Hema, HERBL, Hilti, Lululemon, Penske Logistics, PepsiCo, Petco y más.

El evento hizo referencia a dos caminos: Migrar y Transformar. La ruta Migrate estuvo diseñada para proporcionar a las empresas el plan necesario para migrar de manera eficiente y efectiva su entorno existente a la nube. La vía Transform ayudó a las empresas a aprender cómo construir una cadena de suministro más resistente, eficaz y predictiva utilizando el poder de la nube y un enfoque de plataforma.

GRAÇA FREITAS: “É preciso reduzir contactos mas sem deixar de viver”


A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse hoje que é preciso reduzir contactos, mas sem deixar de viver, trabalhar, ir à escola, ao teatro, ao cinema ou fazer compras.

"Temos de continuar a viver. Só temos de diminuir o número de contactos, sem deixar de ir ao trabalho, à escola, ao teatro, ao cinema, ou de fazer compras" disse Graça Freitas na habitual conferência de imprensa sobre a situação da pandemia em Portugal, durante a qual agradeceu aos profissionais de saúde que têm acompanhado os doentes há oito meses.

Dirigindo-se aos cidadãos em geral, a diretora-geral da Saúde recordou que as únicas medidas contra a propagação do novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, são os comportamentos.

"Passam hoje oito meses sobre o primeiro caso de covid-19 em Portugal e todos aprendemos com cada dia que passou. Apelo para não se baixar a guarda por muito cansados que estejamos", disse.

Estamos numa fase ascendente e é da nossa responsabilidade achatar a curva", adiantou, insistindo que quanto menos contactos se tiver no dia-a-dia menos hipóteses existe de transmitir a doença.

Graça Freitas explicou ainda o que quer dizer quando se refere a uma bolha nas advertências que tem feito para que as pessoas não misturem bolhas de contactos.

O que é uma bolha? É um sítio isolado onde posso estar com algumas pessoas. É a família que mora na mesma casa. Os nossos amigos e os colegas não são da minha bolha. Não podemos facilitar no emprego e na escola em momento em que estamos mais relaxados", explicou.

"É em casa, vida social, laboral que temos de fazer um esforço adicional todos os dias ", frisou.

Graça Freitas fez ainda um apelo aos responsáveis pelos diferentes setores de atividade para que criem condições para que alunos, trabalhadores, frequentadores dos espaços e espetáculos possam estar seguros.

Portugal ultrapassou hoje os máximos de óbitos e internamentos por covid-19 desde o início da pandemia com o registo de 46 mortos e 2.255 doentes internados, 294 dos quais em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim epidemiológico da DGS hoje divulgado, Portugal regista hoje 2.506 casos, abaixo dos 3.062 notificados no domingo, e 146.847 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, além de 2.590 óbitos.

Em relação aos internamentos, o número de pessoas hospitalizadas continua a subir desde há mais de uma semana, sendo agora de 2.255 pessoas, mais 133 do que no domingo, dos quais 294 (mais 10) estão em Unidades de Cuidados Intensivos.

Das 46 mortes registadas, 20 ocorreram na região Norte, 17 em Lisboa e Vale do Tejo, seis na região Centro e uma no Alentejo, no Algarve e na Madeira, respetivamente.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos e mais de 46,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Lusa

Imagem: NC

Águeda | Iluminações de Natal vão ser ligadas no próximo sábado


Campanha arranca um mês antes do habitual, permitindo um período mais alargado para que as pessoas desfrutem das decorações natalícias e façam as suas compras no comércio local

A Câmara Municipal de Águeda decidiu, tendo em conta as contingências provocadas pela pandemia da COVID-19, antecipar em um mês as decorações natalícias. As iluminações vão ser ligadas já no próximo sábado, dando início a este evento que tem como imagem de marca o Maior Pai Natal do Mundo.

Este ano, apesar de condicionados pela situação pandémica, a Câmara Municipal continua a surpreender com as iluminações e decorações natalícias, em várias ruas, largos e praças da cidade, tendo investido cerca de 290 mil euros.

O objetivo principal deste evento é a promoção da atividade comercial, que tem sido duramente atingida pelo atual momento.

“Todos sabemos a situação difícil por que estamos todos a passar, inclusivamente o comércio local, pelo que, antecipando as decorações de Natal, proporcionamos um período mais alargado para que as pessoas possam vir a Águeda”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, apelando para que todos cumpram as orientações da Direção-Geral de Saúde no que respeita às aglomerações, ao distanciamento social e à etiqueta respiratória.

“Usar a máscara, manter a distância de dois metros e não contribuir para a aglomeração de pessoas são as atitudes e comportamentos que esperamos que sejam cumpridos por todos quantos nos visitem nesta época”, defendeu, acrescentando que, ao contrário de outros anos, não haverá a habitual animação de rua, momentos que poderiam atrair e concentrar um maior número de pessoas.

Coimbra | ESAC acolhe exposição de fotografia e desenho de Gonçalo Furtado


Estará patente na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), no corredor do edifício principal, entre o dia 4 de novembro e 31 de dezembro, uma exposição de fotografia e desenho de Gonçalo Furtado.

A exposição, intitulada “Paisagem e Regentes Agrícolas: Fotografia e desenho de Gonçalo Furtado”, constituída por um conjunto de 27 fotografias e 18 desenhos, em formato 21cmx14,85cm, é resultante de três visitas do autor à ESAC, normalmente na companhia do seu filho Francisco, no período compreendido entre 2012 e 2020. A curadoria é da responsabilidade de Rosa Balrreira.

Gonçalo Furtado é licenciado em Arquitetura pela Universidade do Porto, mestrado em cultura urbana pela Universidade Politécnica da Catalunha e Doutorado pela University College of London. Ensina na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, é autor de vários livros e artigos científicos, e alvo de vários prémios nacionais e internacionais.

Algumas menções ao trabalho de Gonçalo Furtado

“Para os que sabem, e querem olhar o ‘modo da vida’, o livro de Gonçalo Furtado é uma tentativa de compreender o paradigma em que vivemos e que afecta de sobremaneira a cultura da nossa sociedade”

(Andrè Lemos, Director, Universidade Salvador da Bahia – Brazil)

"I must... confess a vested interest in...As the years progressed my respect for Gonçalo increased as I observed his tenacity as architectural researcher"

(Prof Neil Spiller, University College of London)

"Furtado´s thorough and committed investigative practice is an inspiration and a benchmark of excellence"

(Prof Roy Ascott, Diretor do The PlanetaryCollegium)

“Furtado experiences an emphaty with landscape that belies coventional notions of the beautiful and sublime…In this current incarnation…as a rapid uncousicoius registers that represent a freedom from professional and disciplinary duties and aesthetic rules. Mobility, the body in space, landscapes, intimancy and architecture”

(Suzanne Strum, USA)

NOTA: Devido à situação pandémica, optou-se pela não realização da inauguração oficial da exposição.


Isabel Silva

Proença-a-Nova | História da freguesia de Montes da Senhora retratada em livro

Apresentação realizou-se a 31 de outubro 
A história e a vida de Montes da Senhora estão retratadas em livro, escrito por Victor Neto e apresentado no dia 31 de outubro, no Centro Social, Cultural, Desportivo e Recreativo desta freguesia de Proença-a-Nova. A obra, já há muito tempo ansiada pelo autor, ganhou forma durante o período de confinamento obrigatório, altura em que o autor teve oportunidade para se dedicar a tempo inteiro ao livro. Na cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal, João Lobo, destacou a importância deste livro como “um passo importante para a freguesia, mas também para o concelho, retratando as memórias das pessoas das nossas aldeias e que constituem a nossa matriz identitária, um dos pontos mais importantes para a construção do nosso património”. 

Victor Neto, nascido em Montes da Senhora e, apesar residir em lisboa, passa largos períodos na aldeia e esta obra é o resultado da paixão pela sua terra natal como registo para memória futura. “Estive sempre presente na minha comunidade, conheço muitas pessoas, tenho aqui as minhas raízes familiares, além das pesquisas que realizei para escrever esta obra tive a preciosa colaboração dos meus conterrâneos”, revela o autor. 

Divido em sete capítulos, a publicação engloba a caracterização do território e a descrição das povoações que compõem a freguesia, a devoção a Nossa Senhora do Pópulo, as instituições públicas e privadas existentes, a vida comunitária, as tradições, usos e costumes, assim como algumas curiosidades, cantigas, histórias e memórias que muitos habitantes da freguesia partilharam com o autor. 

Tendo em conta as regras impostas pela Direção-Geral de Saúde devido à pandemia, o evento contou com um número limitado de convidados, tendo sido transmitido em direto na página do Facebook do Município (a gravação pode ser revista na secção vídeos da página).

Pintura de Maria Almeida e Mário Silva na galeria de arte da Biblioteca Municipal de Leiria


“Ligações Fraternas” é o título da exposição dos pintores Maria Almeida e Mário Silva (filho), que estará patente na galeria de arte da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, entre os dias 7 e 30 de novembro. 

Para estes dois pintores, o mote desta exposição representa não só a ligação entre eles, mas também a fraternidade que os une ao mundo em seu redor. Maria Almeida apresenta trabalhos sobre mulheres portuguesas, num tributo a todas as trabalhadoras desvalorizadas na história, durante séculos, homenageando-as com os seus trajes típicos. Mário Silva (filho) apresenta temáticas citadinas e marítimas, para além de um conjunto de trabalhos realizados durante o confinamento. 

Maria Almeida nasceu em 1980 na Figueira da Foz, onde vive e trabalha na sua casa atelier. Licenciada em design de multimédia pela Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, a sua obra estética consagra-se principalmente às artes gráficas, mas alarga-se aos domínios da pintura e escultura. 

Mário Silva nasceu na Figueira da Foz (1983) onde vive e trabalha na sua casa atelier. Filho do reconhecido nacional e internacionalmente artista plástico Mário Silva (1929-2016), desde cedo percorre com o pai as inúmeras exposições promovidas por este. No seio do atelier e ao longo de vários anos nutre e partilha as mais variadas lições que o pai tinha para lhe dar. 

Esta exposição tem também como objetivo prestar homenagem ao pintor Mário Silva (1929-2016), pai do pintor presente, através da apresentação de três quadros de autoria daquele que é uma referência artística da arte contemporânea nacional e cujos trabalhos fazem parte de várias coleções privadas e públicas de renome, nacional e internacional. 

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 20h00, e ao sábado, das 14h00 às 20h00, cumprindo as normas da DGS no âmbito da pandemia por Covid-19.

Violência Doméstica: PSP registou 338 crimes no distrito de Leiria até 15 de outubro


A PSP registou 338 crimes de violência doméstica entre 01 de janeiro e 15 de outubro, uma diminuição de nove crimes em relação ao período homólogo de 2019, anunciou hoje esta organização de segurança.

Em comunicado, o Comando Distrital de Leiria da PSP salienta que "não existe desfasamento significativo entre os registos" de 2020, quando foram registados 338 crimes de violência doméstica, e os de 2019 (347 crimes).

"O número de crimes de violência doméstica participados pela PSP nos meses subsequentes aos períodos de estado de emergência acompanha os valores participados em 2019, com registo de apenas um pico em setembro de 2020", adianta o comunicado.

O estado de emergência devido à pandemia de covid-19 vigorou entre 22 de março e 02 de maio.

Segundo o Comando Distrital de Leiria, "ao contrário da possibilidade considerada de o confinamento obrigatório poder ter contribuído para dissimular práticas de violência, o regresso à (quase) normalidade não se materializou num acréscimo de denúncias, não obstante as campanhas da PSP e da intensificação de contactos diretos com as vítimas" referenciadas.

A PSP acrescenta que "o número de vítimas de violência doméstica com necessidade de condução e internamento em unidade hospitalar, apesar de diminuto, subiu de dois para três casos, relativamente ao período em análise".

De acordo com o mesmo comunicado, excetuando o aumento da violência entre cônjuges e contra descendentes (filhos, enteados, netos, genros, sobrinhos ou enteados), "houve uma diminuição dos restantes tipos de ocorrências", por exemplo entre namorados e contra outros familiares.

No mesmo período de 2020, a PSP registou um total de 10 detenções (todas fora de flagrante delito), resultando na aplicação de prisão preventiva a quatro pessoas. No período homólogo de 2019, foram feitas nove detenções pelo crime de violência doméstica (duas em flagrante delito e sete fora de flagrante), tendo sido aplicada por quatro vezes a prisão preventiva.

O Comando Distrital de Leiria "alerta para a necessidade de vítimas e testemunhas manterem a disponibilidade de denúncia das situações de violência doméstica".

"Todas as situações sinalizadas são, de imediato, alvo de avaliação de risco, no sentido de serem adotadas com brevidade as medidas de segurança de proteção da vítima que se afigurem urgentes para cada caso em concreto", nota a PSP, referindo que "a sinalização pode ocorrer junto de qualquer esquadra ou via 'email' violenciadomestica@psp.pt".

À Lusa, o comissário Tiago Leal, do Comando Distrital de Leiria da PSP, reconhece que, "apesar das várias campanhas de prevenção e de sensibilização para a violência doméstica ao nível nacional e local, são verificados alguns constrangimentos", pois "ainda se observa alguma dificuldade na efetivação de denúncias por este tipo de crimes, seja por iniciativa das vítimas, de familiares ou de vizinhos".

"São várias as motivações que podem justificar a dificuldade ou a inércia na apresentação de denúncia junto das autoridades competentes. A vergonha ou dependência financeira entre vítima/agressor são causas comuns", refere Tiago Leal.

O distrito de Leiria tem 16 concelhos. A PSP tem esquadras em Leiria, Marrazes (concelho de Leiria), Alcobaça, Marinha Grande, Pombal, Peniche, Caldas da Rainha e Nazaré.

IPSS de Coimbra recebe donativos


Chegou ao fim a Campanha Electrão Empresas, uma iniciativa promovida pelo Electrão e pela Samsung Eletrónica Portuguesa ao longo de 2019. A campanha permitiu angariar mais de 10.000€, doados a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

No distrito de Coimbra, uma Instituição Particular de Solidariedade Social está contemplada neste donativo, recebendo parte do valor arrecadado na campanha.

O Centro técnico STE Coimbra participou nesta iniciativa do Electrão e da Samsung. Graças ao empenho na campanha conseguiu ajudar a Associação Nacional de Intervenção Precoce.

A Campanha Electrão Empresas correu o território nacional para recolher equipamentos eléctricos, pilhas e lâmpadas usados com o objectivo de os converter em apoios para causas sociais. Graças à participação de 21 centros de assistência técnica da Samsung foi possível recolher 106,678 toneladas destes resíduos que foram convertidos em 10.667,80€, entregues a 22 IPSS.

Num ano que se revelou difícil para Portugal e para o mundo, o Electrão e a Samsung reconhecem ainda mais a importância de apoiar e dar retorno à sociedade. Esta é uma preocupação que uniu as duas organizações que já em 2018 recolheram mais de 48 toneladas de equipamentos eléctricos, pilhas e lâmpadas usados e doaram 4.800€ à casa da Encosta, Centro de Acolhimento Temporário de Crianças em Risco, no concelho de Cascais.

Lista de Centros Técnicos e IPSS envolvidos:
Centros TécnicosIPSS
AT informáticaAcreditar - Núcleo Regional Norte
C&VCRIPS – Centro Recuperaçao infantil de Ponte de Sor
Hot ColdCasa Mão Amiga
RefriElo Social - Associação de Integração e apoio ao Deficiente Mental Jovem e Adulto
CTDIOperação Nariz Vermelho
CTL- Lar D. Pedro V ( para Praia da Vitória )
  • Associação Atlântica de Apoio aos Doentes Machado-Joseph ( para a ilha de São Miguel)
BCD“ATR” – Associação tira-me da rua
ElectropixelLar Luis Soares de Sousa
Assistência 35Centro Paroquial Santíssimo Sacramento
Electro BalsemãoAPPACDM Setúbal
STEAssociação Nacional de Intervenção Precoce
MavideoCasa do Kastelo
TV PrincipeCentro Social Paroquial S. Tiago de Silvalde
TametAssociação do Porto de Paralisia Cerebral
LidernorOperação nariz vermelho
AsteguimaCentro Juvenil S- José
RCDigitecLugar dos Pequeninos - Porto da Carne
BeiratrónicaEscola de Cães-Guia
Álvaro GroupCentro Social Paroquial do Entroncamento
Joel TecAnimalife - Associação dos amigos dos animais da Moita
ECSAFID Diferença
SamsungAcreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro

Bombeiros acusados de burla e falsificação com formação em Famalicão


O Ministério Público (MP) acusou dois bombeiros de burla e falsificação num processo relacionado com formação que teriam de dar mas não deram, em Vila Nova de Famalicão, prejudicando o Programa Operacional Potencial Humano (POPH) em 38.663 euros.

Segundo nota hoje publicada na página da Procuradoria-Geral Distrital do Porto, o MP considerou indiciado que os arguidos, em 2014, desempenhavam a função de formadores por conta de uma sociedade comercial com sede em Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, em cujo objeto se contava, entre o mais, a promoção de ações de formação variadas.

Esta sociedade, em 2012, conseguiu a aprovação de candidatura para ministrar Unidades de Formação de Curta Duração, nomeadamente de ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho, primeiros socorros, tipos de acidentes e formas de atuação, saúde e socorrismo e elaboração de planos para lidar com situações de emergência, entre outras.

Ainda segundo o MP, os arguidos, sabendo de antemão que seriam escolhidos como formadores pela referida sociedade, decidiram divulgar as ações de formação junto dos elementos da corporação de bombeiros em que trabalhavam, um como 2.º comandante e o outro como bombeiro.

As ações foram ainda divulgadas junto de outras pessoas do seu círculo de conhecimentos.

A sociedade comercial organizou 15 ações de formação, calendarizadas para o período que decorreu de março a outubro de 2014, colocando os arguidos como formadores das mesmas.

No entanto, e ainda de acordo com a acusação, os arguidos, "conforme tinham já combinado entre si, não deram curso a qualquer formação, limitando-se a remeter à sociedade comercial organizadora, para efeitos de receberem os pagamentos como formadores, a documentação burocrática como se a tivessem mesmo ministrado, nomeadamente os registos dos sumários da formação supostamente dada e as respetivas folhas de presenças com as assinaturas dos formandos forjadas".

Deste modo, os arguidos receberam 11.000 euros respeitantes a remuneração a que não tinham qualquer direito, sendo 8.000 para um e 3.000 para o outro.

Deram, assim, causa a que o POPH fosse prejudicado em 38.663,36 por ter pagado ações nunca realizadas, correspondendo o valor de 10.623,76 euros aos encargos com a alimentação dos formandos, o de 11.000 aos encargos com os formadores e o de 17.039,60 a outras despesas.

Lusa

Portugal pelo quarto ano consecutivo Melhor Destino da Europa nos World Travel Awards


O Algarve voltou a ser o Melhor Destino de Praia da Europa e os Açores foram distinguidos como o Melhor Destino de Turismo de Aventura.

Portugal foi eleito pelo quarto ano consecutivo como o Melhor Destino da Europa na edição 2020 dos World Travel Awards, segundo os resultados divulgados no domingo à noite.

Conhecidos como os "Óscares do turismo", os World Travel Awards são atribuídos pelos profissionais do setor e a cerimónia em que são divulgados foi este ano substituída por um formato virtual, devido à pandemia de covid-19.

Da extensa lista de prémios Portugal arrecadou 21, entre eles a cidade do Porto, com o galardão de Melhor Destino 'City Break' da Europa, e Lisboa eleita como o Melhor Destino Europeu de Cruzeiros.

O Algarve voltou a ser o Melhor Destino de Praia da Europa e os Açores foram distinguidos como o Melhor Destino de Turismo de Aventura.

"É com particular orgulho que recebemos este prémio, neste ano atípico", disse a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, num comunicado divulgado pelo Ministério da Economia e Transição Digital.

A secretária de Estado do Turismo acrescentou: "É mais uma prova da confiança internacional no nosso destino e um reconhecimento de que os atributos de Portugal permanecem intactos e prontos a ser descobertos por todos quantos nos desejam visitar, sempre respeitando as regras definidas pelas autoridades".

Para Rita Marques, "saúde, proteção e confiança são sinónimos inquestionáveis da oferta turística nacional".

No dia 27 serão conhecidos os prémios da edição mundial.

Na edição deste ano, além de vários hotéis e 'resorts', foram ainda reconhecidas iniciativas e entidades como o projeto Dark Sky Alqueva, os Passadiços do Paiva ou a transportadora aérea TAP.

Lusa

 

Aveiro / ADASCA: Colheita de sangue extra em novembro


No sentido de criar oportunidade a quem trabalha durante a semana, a ADASCA informa que vai realizar excepcionalmente mais uma sessão de colheitas dia 14 de novembro (Sábado) entre as 9:00 as 13:00 no seu posto fixo, no mercado de Santiago.

Segundo Luísa Lopes dos Santos do CST do Porto, adianta que os dadores não têm de fazer testes à covid-19 e que a despistagem de contágios é efetuada no inquérito antes da colheita, tendo os dadores o dever de comunicarem se testarem positivo nos dias posteriores à dádiva, “mesmo que não haja evidência de transmissão do vírus por via sanguínea”.

Fonte: https://www.noticiasdeaveiro.pt/aveiro-adasca-colheita-de-sangue-extra-em-novembro/ 

Câmara de Cantanhede avança com plano para tornar os Olhos da Fervença zona turística de referência

A Câmara Municipal de Cantanhede deliberou avançar com o Plano de Pormenor na Modalidade Específica de Intervenção no Espaço Rústico dos Olhos da Fervença (PIEROF), tendo aprovado para o efeito “Os Termos de Referência e Oportunidade de Elaboração” do documento.

O que se pretende é criar condições para intervir em 23,53 hectares do espaço rústico daquela zona, “visando a concretização/ampliação de um equipamento/empreendimento turístico a localizar em solo rústico, na área envolvente à Praia Fluvial dos Olhos da Fervença, que se encontra já sem capacidade de resposta à procura”, pode ler-se na proposta aprovada por unanimidade pelo executivo liderado por Helena Teodósio.

A iniciativa é desencadeada de acordo com o previsto no artigo 8.º da Lei de Bases da Política Pública de Solos, de Ordenamento do Território e de Urbanismo (LBPPSOTU - Lei n.º 31/2014, de 30 de maio alterado pela Lei n.º 74/2017, de 16 de agosto), segundo o qual é dever das autarquias locais “promover a política pública de solos, de ordenamento do território e de urbanismo”, designadamente de “planear e programar o uso do solo e promover a respetiva concretização”.

Neste quadro, o plano de pormenor é visto como instrumento que “desenvolve e concretiza em detalhe as propostas de ocupação de qualquer área do território municipal, estabelecendo regras sobre a implantação das infraestruturas e o desenho dos espaços de utilização coletiva, a implantação, a volumetria e as regras para a edificação e a disciplina da sua integração na paisagem, a localização e a inserção urbanística dos equipamentos de utilização coletiva e a organização espacial das demais atividades de interesse geral” (n.º 1 do artigo 101.º do RJIGT).

No diz respeito ao PIER - Olhos da Fervença, este consubstancia uma modalidade específica (artigo 103º e 104º do RJIGT), cujo objetivo decorre da oportunidade de enquadrar um projeto de requalificação e valorização do espaço natural e do património paisagístico numa perspetiva de desenvolvimento turístico numa área de solo rústico. Nesse sentido, o documento cumpre o estabelecido no modelo de evolução estratégica definido no Plano Diretor Municipal (PDM), contemplando a intervenções a vários níveis, como a “a praia fluvial, com a implantação de um segundo espelho de água, complementar ao existente, a criação de um parque de campismo e outro de caravanismo, área de recreio ativo em arborismo e alojamento turístico em bungalows (construção palafítica com respeito pelo enquadramento paisagístico e natural da área), bem como edifícios de apoio à atividade turística, nomeadamente receção, restauração e outros equipamentos e infraestruturas”.

O projeto passa também pela criação de percursos pedestres e cicláveis, com recurso a trajetos e pavimentos compatíveis com a salvaguarda dos valores naturais e ambientais do local, parques de merendas, parques infantis e outros espaços e equipamentos de promoção da estadia familiar.

O Centro Interpretativo sobre Ciclo Urbano da Água, um espaço de educação ambiental relacionado com este bem essencial e as nascentes existentes, já em fase de instalação, a recuperação de Moinhos de Água existentes na área, integrados num projeto mais abrangente de touring cultural da Rota dos Moinhos, a execução de um anfiteatro natural, a limpeza e manutenção das margens da linha de água e o respeito pelo máximo aproveitamento e manutenção do revestimento arbóreo e arbustivo são outros dos aspetos que o PIER deve potenciar.

Previstos estão igualmente parques de estacionamento de ligeiros e pesados de passageiros com ensombramento por painéis fotovoltaicos que, juntamente com outros a instalar nos edifícios, assegurarão a eficiência e autossatisfação energética do projeto.

O PIER deverá ser executado em 12 meses, acrescido dos prazos inerentes à tramitação e aprovação, do período de discussão pública prévia de 15 dias e do tempo necessário para se proceder à obrigatória Avaliação Ambiental Estratégica.

Via Verde Estacionar aumenta cobertura e abrange mais de 500 lugares de estacionamento em Leiria


A partir desta segunda-feira, dia 02 de novembro, o Município de Leiria passa a ter mais 412 lugares abrangidos pela aplicação Via Verde Estacionar. A estes lugares, da Câmara Municipal de Leiria, acrescem os 140 da SABA, passando a estar disponíveis um total de 552 lugares de estacionamento de rua com pagamento através desta aplicação, que é gratuita e que dispensa pré carregamentos, moedas ou talões. 

Com o aumento da oferta de estacionamento nestas condições, os residentes, comércio local e serviços, bem como visitantes de Leiria, têm à sua disposição um serviço cómodo, simples e seguro, que abrange as zonas mais movimentadas da cidade, nomeadamente, as zonas de estacionamento de duração limitada designadas por Zona A, que integra a av. Marquês de Pombal, rua Sá de Miranda, largo do Tribunal, rua Dr. José Henriques Vareda e rua João Cabral, e a zona C, que integra a av. Heróis de Angola, a rua de S. Francisco, a rua Américo Cortez Pinto, a travessa Wenceslau de Morais, o largo Comendador José Lúcio da Silva, a rua D. Maria Graça Lúcio da Silva, a rua Wenceslau de Morais e a travessa Dr. Américo Cortez Pinto. 

Uma das mais-valias da Via Verde Estacionar é o facto de permitir ao utilizador evitar o contacto com as máquinas de pagamento, uma vez que o processo acaba por ser simplificado ao dispensar o uso de moedas e talões, o que no atual contexto de pandemia oferece mais segurança para quem o utiliza. 

Por outro lado, esta aplicação dispensa o uso do identificador Via Verde e permite pagar apenas o tempo efetivamente utilizado para estacionamento, que pode ainda ser antecipado ou prolongado, sem que o utilizador tenha de se deslocar junto do veículo. A Via Verde Estacionar permite também localizar o veículo apenas com o smartphone e consultar o histórico de utilizações. 

Esta expansão, cada vez mais alargada, enquadra-se numa estratégia de cooperação da Via Verde com os diferentes operadores de mobilidade e de estacionamento dos municípios, como é o caso do aumento da oferta em Leiria que foi coordenado em estreita colaboração com o Município de Leiria. 

Mulher de 74 anos morre esfaqueada pelo marido em Penafiel


Uma mulher de 74 anos foi morta à facada pelo marido hoje de madrugada, em Penafiel, disse fonte do Comando Territorial da GNR no Porto.

A investigação do caso, adiantou a fonte, transitou, entretanto, para a alçada da Polícia Judiciária.

Não está ainda clara a motivação do crime, uma vez que não há registo, nas autoridades, de queixas por violência doméstica" contra o alegado homicida, acautelou a fonte.

O caso ocorreu cerca das 05:30, na freguesia de Duas Igrejas, concelho de Penafiel, no distrito do Porto.

Os meios de socorro encontraram a vítima em paragem cardiorrespiratória, não resultando as manobras para reverter a situação, pelo que o óbito foi confirmado no local.

Lusa

Imagem: RR

Município de Alvaiázere promove feira digital “Alvaiázere Capital do Chícharo”

O Município de Alvaiázere, em parceria com os CTT – Correios de Portugal e o Dott, vão promover a realização do habitual mercado de produtos regionais que integra o “Alvaiázere Capital do Chícharo”, este ano, em formato digital.

Devido à situação pandémica do País o certame não se pode realizar em formato físico, mas os portugueses continuarão a ter a oportunidade de comprar chícharo e outros produtos de enorme qualidade do território de Alvaiázere, na feira digital promovida pelas três entidades.

A feira digital “Alvaiázere Capital do Chícharo” arranca no dia 5 de novembro, na plataforma Dott, e será possível adquirir os produtos que compõe o cabaz regional: mel, azeite, doçaria, enchidos, vinhos “Terras de Sicó”, biscoitos, ervas aromáticas, frutos secos, licor de chícharo e, claro, a leguminosa que dá nome ao evento, que ainda aguarda que muitos a descubram: o chícharo.

Basta para isso aceder à feira digital “Alvaiázere Capital do Chícharo” entre os dias 5 de novembro e 5 de dezembro de 2020, em www.dott.pt.

Os CTT serão responsáveis pelo processo de logística e distribuição dos produtos, e a plataforma Dott, o maior shopping online de Portugal, assegura uma experiência de compra única, segura e confiável.

Esta iniciativa pretende não só promover o evento “Alvaiázere Capital do Chícharo” e o concelho de Alvaiázere, seduzindo os portugueses a visitarem o concelho e as próximas edições do certame, (assim que as circunstâncias da pandemia o permitam), mas também apoiar os produtores locais, encontrando novos canais para o escoamento das respetivas produções. Para este efeito, e de forma a minimizar os efeitos negativos que a pandemia tem provocado ao nível das vendas, a autarquia vai suportar todos os custos relacionados com a participação dos produtores do concelho na feira digital.

O evento “Alvaiázere Capital do Chícharo” resulta da integração de dois eventos de suma importância na história e promoção do concelho de Alvaiázere: a FAFIPA (Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e Artesanato) e o Festival Gastronómico Alvaiázere Capital do Chícharo.

A FAFIPA teve início no ano de 1980 (tendo-se realizado, em 2019, a 39.ª edição) e visa a promoção e desenvolvimento do tecido empresarial do concelho de Alvaiázere. Este evento de longa tradição teve sempre associado um cartaz cultural e desportivo que potencia a mobilização da sociedade alvaiazerense e da sociedade portuguesa em geral, embora tenha uma incidência de âmbito sobretudo regional.

O Festival Gastronómico Alvaiázere Capital do Chícharo nasceu em 2003 (tendo, em 2019, tido lugar a sua 17.ª edição), sendo que a sua primeira edição representa o momento em que esta leguminosa passou a assumir-se enquanto ícone da gastronomia local. Desde o primeiro momento que os restaurantes locais e as tasquinhas (asseguradas por diversas associações locais e em funcionamento durante o evento) reinventam e apresentam esta iguaria em pratos marcados pela tradição e pela tendência contemporânea.

Os CTT, o Dott e o Município de Alvaiázere estão a implementar medidas de mitigação de contágio por CoViD-19 e a seguir todas as recomendações das autoridades competentes para a proteção dos colaboradores e clientes. As três entidades apelam também ao seguimento rigoroso das recomendações da Direção-Geral da Saúde, por forma a garantir a segurança de todos.

Governo propõe Estado de Emergência a Marcelo


O Governo propôs o Estado de Emergência a Marcelo Rebelo de Sousa para "poder eliminar dúvidas jurídicas" em quatro setores essenciais que na visão de António Costa precisam de ser o mais claros possível.

O primeiro-ministro explica que esta decisão é relevante para a possibilidade de haver "limitações à liberdade de deslocação", a "legitimidade para impor medidas de controlo da temperatura" em locais de trabalho e locais públicos, "utilização de recursos e meios de saúde do setor privado e social" e "não haver dúvidas de que se podem mobilizar recursos humanos - forças armadas, servidores públicos que não podem estar no exercício normais das atividades, professores, etc. - que podem ser utilizados para reforçar esforços na saúde" para trabalhos de rastreamento ou acompanhamento. Depois da audiência com Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa lembrou que este é um "momento especial" pela homenagem às vítimas de Covid-19 num "momento muito doloroso" em que tiveram de ser impostas mais restrições à população.

"Estado de Emergência terá efeito de renovar consciência cívica"

António Costa realça que o Estado de Emergência deverá ser "periodicamente renovado", como já aconteceu anteriormente, e reiterou a ideia de que haverá "um aumento significativo de novos casos", mas também mais mortes por Covid-19.

"Estado de Emergência terá efeito de renovar consciência cívica", realça o primeiro-ministro, reiterando que estamos a viver um "momento crítico".

Proposta de Estado de Emergência para mais de 15 dias

A proposta do Governo é que o Estado de Emergência tenha um conteúdo "mais limitado", baseado nos quatro pontos apresentados pelo primeiro-ministro, e que seja superior a 15 dias, com uma "maior extensão" e uma "renovação continuada".

A Marcelo Rebelo de Sousa, Costa apresentou a proposta para que "esta limitação de liberdade de circulação seja restrita aos concelhos onde existe maior risco de transmissão".

Inês André Figueiredo / TSF