sábado, 6 de janeiro de 2024

Câmara de Aveiro e Vista Alegre unidas pela Cultura em 2024; Cinema de Aveiro 2024 arranca com antestreia e filme-concerto de Joaquim Pavão; Regresso do “Cultura Perto de Si” no Ano Novo 2024

 Aveiro 2024 associa-se à celebração dos 200 anos da empresa

I - Câmara de Aveiro e Vista Alegre unidas pela Cultura em 2024
No arranque das comemorações dos 200 anos da Vista Alegre, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, destacou não só “a importância cultural, social e patrimonial que representa a Vista Alegre para a Região e para o Município de Aveiro”, assim como “ o compromisso já firmado por ambas as instituições ( Câmara Municipal de Aveiro e Vista Alegre), de trabalho conjunto na criação e na concretização de vários projetos culturais em 2024, partilhando participações no programa dos 200 anos da Vista Alegre e no programa de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura”.

Este ano constitui-se como um período excecional e palco para uma infinidade de oportunidades, como bem simbolizam os logos dos dois programas.

Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, com a liderança da Câmara Municipal de Aveiro, associa-se à celebração dos 200 anos da Vista Alegre através de uma parceira institucional.

Já este sábado, dia 06 de janeiro, pelas 18h00, a Fábrica da Vista Alegre recebe o concerto de Rodrigo Amado e Ricardo Toscano, em estreia absoluta, um projeto programado por Aveiro 2024 Capital Portuguesa da Cultura.

Um frente a frente entre dois músicos que fizeram da sua relação com o saxofone um ato performativo e único. Um concerto integrado no ciclo Sobretudo, que nos meses de Inverno se apresenta em locais inesperados.

Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura

II – Cinema de Aveiro 2024 arranca com antestreia e filme-concerto de Joaquim Pavão

O realizador irá tocar ao vivo na exibição do filme-concerto Dentre 3.82. Sonhos, que venceu o Prémio Competição Avanca Longa-metragem, já foi apresentado em festivais dos cinco continentes.

Uma antestreia e um filme-concerto do realizador Joaquim Pavão vão marcar o arranque das sessões de cinema de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura. A premiada longa-metragem Sonhos e o filme-concerto Dentre 3.28 serão exibidos na próxima terça-feira, dia 9 de janeiro, pelas 18:30 e 21:30 respetivamente, no Teatro Aveirense.

O cineasta estará presente na apresentação dos filmes. Sonhos, que chega agora ao circuito comercial, foi exibido pela primeira vez no festival de cinema AVANCA, onde ganhou o Prémio Competição Avanca Longa-metragem. Desde então, a obra tem estado em exibição por festivais dos cinco continentes, tendo sido distinguido no Brasil, na Bulgária, na Índia, em Itália, na Macedónia do Norte, no México, em São Tomé e Príncipe, em Singapura, na Tailândia e na Ucrânia.

Com argumento de Isabel Fernandes Pinto, Sonhos é uma narrativa distópica, num contexto de luta pela sobrevivência humana no planeta Terra. No filme, o livre arbítrio da maioria dos seres humanos é substituído pela “vontade correta”, instituída por um pequeno grupo, e comunicada a cada indivíduo por uma voz gerada num sistema algorítmico.

A longa-metragem foi rodada em torno das esculturas do Museu Internacional de Escultura Contemporânea – MIEC de Santo Tirso e na Ria de Aveiro. Trata-se de uma obra que junta 50 atores numa quase permanente noite, onde os figurinos de Tuxa Martins acompanham a fotografia de José Oliveira, o som de Xavier Marques e a música de Óscar Flecha.

Na apresentação do filme mudo Dentre 3.28, Joaquim Pavão irá assumir o papel de músico, subindo ao palco para tocar guitarra. O cineasta estará acompanhado por Xavier Marques e pela atriz Isabel Fernandes Pinto para uma performance inédita e tocada de improviso ao longo da exibição do filme.

A obra aborda a violência enquanto desconstrução ética da mentira, forçando as bases de um sistema opressor, e põe em confronto a banalização da violência com algumas feridas abertas e reais.

III - Regresso do “Cultura Perto de Si” no Ano Novo 2024

“Cultura Perto de Si” é um Programa Municipal que, desde 2018, tem por missão promover, divulgar e descentralizar a cultura no Município de Aveiro, bem como, simultaneamente, criar laços entre as instituições envolvidas e a comunidade, cimentando redes de itinerância e troca de experiências culturais. Neste ano de especial importância, o “Cultura Perto de Si” integra a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.

A iniciativa tem como objetivo principal descentralizar a oferta cultural promovendo a realização de espetáculos nas várias Localidades do Município.

Um projeto que leva a cultura às pessoas, apresentando-a em palcos informais, com agentes das mais diversas áreas. Pretende-se derrubar barreiras no acesso à cultura, aproximando-a das comunidades, assim como gerar novos eixos de apresentação artística.

Assim, para este primeiro trimestre, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) aposta num modelo de programação que promove sinergias e intercâmbios de artistas, e que confere diversidade e heterogeneidade artística aos espetáculos, dirigidos a todos os públicos.

Programa 2024

O programa do primeiro trimestre iniciou-se ontem dia 5 e continua este sábado, dia 6 janeiro, com a apresentação de diferentes espetáculos em vários equipamentos e espaços culturais das freguesias do Município de Aveiro.

“Inconstantes DESequilíbrios” foi a primeira proposta para dia 5, sexta-feira, pelas 21h30 no auditório da Sociedade Musical de Santa Cecília, em São Bernardo. Entre malabarismos da realidade e sonoridades da consciência, mudaram-se os tempos, mas mantêm-se as vontades.

Hoje, sábado, dia 6, o compositor, pianista e musicólogo Hélder Bruno vai apresentar “Under a Water Sky – Um Conto em Música”, às 21h30, no auditório do edifício da antiga sede da Junta de Freguesia de Cacia.

No dia 19 de janeiro, sexta-feira, a banda de blues “Peter Storm & The Blues Society” sobe ao palco do auditório da Junta de Freguesia de Santa Joana, às 21h30. Uma banda de blues, com assinatura sonora própria, veste-se com elegância e mistura o lado mais conservador do Blues com a modernidade do século XXI nas suas canções originais.

Sábado, 20 de janeiro, a antiga Escola de Verba (Nariz) acolhe o espetáculo de magia “Zé Mágico: O Quê?!” pela WeTumTum. Tem início marcado para as 21h30.

No domingo, 21, pelas 17h00, “Contos na Eira” é a proposta do Coletivo de Contadores de Tradição Oral, no auditório da Junta de Freguesia de Oliveirinha. Trata-se de um espetáculo de narração oral de repertório tradicional constituído por contos, lengalengas, cantigas, adivinhas, preces e provérbios que vão sendo partilhados num ambiente que recria as eiras de antigamente.

Em fevereiro está preparado um conjunto de ações relacionadas com a Tradição Oral: “Contos, Cantos e Outros Tantos: tradição oral portuguesa” por Ana Sofia Paiva e Marco Oliveira. No dia 2, sexta-feira, às 21h30, no Centro Cultural de Esgueira; a 3, sábado, também pelas 21h30, no edifício Polivalente de Eirol; e no dia 4, domingo, às 17h30, no Salão Paroquial de São Jacinto.

A 18, domingo, pelas 17h00, o Auditório da Sociedade Musical de Santa Cecília recebe o concerto “Maria Inês: reviver Amália”. Inspirada pelos grandes clássicos do fado na voz de Amália Rodrigues, Maria Inês procura homenageá-la nas suas performances.

No dia 24, sábado, às 21h30, no Salão Polivalente de Nossa Senhora de Fátima realiza-se o espetáculo de humor com Carlos Vidal. É humorista, médico e músico, tudo baralhado e sem uma ordem específica.

No mês de março, logo no primeiro dia, será apresentado o espetáculo “Contradança”, com Samuel Marques e Vasyl Tsanko, no Centro Cultural de Esgueira, às 21h30.

No dia 2, sábado, pelas 21h30, o Centro Cultural de Eixo será o palco para o teatro de marionetas “Bzzzoira Moira” pelo Teatro de Marionetas de Mandrágora. A 10 de março, domingo, às 17h00, no auditório da Junta de Freguesia de Santa Joana, terá lugar “T 0+1” pela Caracol Cultural (Thorsten Grutjen).

Por fim, a música terá destaque no dia 16 de março, sábado, com “Canções de Aveiro em Jazz: uma releitura improvisada”, por Gabriel Neves, Laura Rui e João Salcedo, às 21h30, no Centro Comunitário de Aradas. Domingo, dia 17, pelas 14h00, será apresentado “Oxalá: lendas de Mouras Encantadas”, no auditório do edifício da antiga Junta de Freguesia de Cacia.

Todos os eventos têm entrada gratuita.

Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Nota de Pesar - António José André (Tozé)

 Partilhamos nota de pesar pela morte do nosso camarada Tozé.

O Tozé – era assim que todos conheciam o António José André – foi um militante incansável de todas as causas com a marca da igualdade e da não discriminação.
Natural de Moçambique, o seu compromisso político iniciou-se na luta anticolonial. Já em Portugal, foi ativista do PSR e seu candidato em eleições legislativas. Foi fundador do Bloco de Esquerda, tendo sido responsável pela organização local de Coimbra durante muitos anos. Foi igualmente fundador e ativista do Movimento Cidadãos por Coimbra e membro da sua coordenação. Mais que tudo, foi um permanente “juntador” de gente e de forças para todos os combates com as marcas da emancipação e da solidariedade internacionalista, sem nunca buscar a ribalta ou a notoriedade.

Professor de profissão, foi divulgador de projetos musicais e literários alternativos, organizando eventos como as “Noites Catárticas” ou animando coletivos como o “Por Mão Própria”.

O Tozé era o rosto da militância. Neste momento em que parte, fica-nos a convicção que ele nunca deixou de partilhar: “La lucha sigue!”

Comissão Coordenadora Distrital de Coimbra
Bloco de Esquerda

“Compre em Águeda” é investimento no comércio tradicional

 Vencedores têm até ao dia 19 de março para utilizar os vales atribuídos em compras nas lojas aderentes do concelho
A Câmara Municipal de Águeda entregou anteontem, ao final do dia, no Salão Nobre do Município, vales de 100 e 200 euros, no valor total de 30 mil euros, aos vencedores da Campanha “Compre em Águeda”. Os premiados têm até ao próximo dia 19 de março para utilizar estes vales nas lojas aderentes.
“Esta é uma iniciativa que vale dinheiro e permite reinvestir no comércio local”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, na sessão de entrega dos prémios aos vencedores, consumidores das lojas do concelho, que agora têm vales para utilizar “fazendo novamente em compras nas mesmas ou noutras lojas”.
Durante a campanha, que decorreu de outubro a dezembro de 2023, os consumidores que fizessem as suas compras em Águeda receberam cupões de participação que foram sorteados a 18 de dezembro. Foram atribuídos 250 prémios em vales de compras que podem ser “descontados” em compras efetuadas nas lojas aderentes à campanha (podem ser consultadas em www.cm-agueda.pt/viver/compre-em-agueda-22).
“Este é o principal objetivo e desafio, dinamizar o comércio tradicional e a nossa economia”, salientou Jorge Almeida, acrescentando que é esse o pressuposto que está na base da realização de eventos como o AgitÁgueda ou o Águeda é Natal, promover o concelho e a atividade comercial. “Todos ganhamos, o comércio, a restauração, a hotelaria, as nossas empresas e todos nós que nos orgulhamos da nossa cidade, que atrai milhares de visitantes e cria este movimento”, declarou.
Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, congratulou os premiados, destacando que a sua presença na sessão significa que fizeram compras em Águeda. “Gostamos de ver a cidade iluminada – e não apenas das luzes dos chapéus e do Pai Natal –, também com as montras iluminadas, sinal da vitalidade do nosso comércio”, disse, frisando que este investimento municipal promove um “ciclo de movimento em compras nas lojas do nosso concelho”, importante também no apoio às famílias que podem utilizar os vales em todo o comércio aderente, incluindo padarias, mercearias, lojas de roupa, calçado ou outras.
Também presentes na sessão, os vereadores Marlene Gaio e Vasco Oliveira congratularam os vencedores e desejaram que continuem a consumir no comércio local.

    *Gabinete de Comunicação e Imagem
    Ana Sofia Pinheiro