Um Raid do melhor que pode haver... e, com novidades!
Quando se fala em BTT facilmente vem à cabeça o nome da ACCM - Associação Cicloturista do Cabeço de Mira. 
Pela sua tradição e pela qualidade do trabalho desenvolvido, a ACCM merece o reconhecimento que recebe - não somente dentro de portas, como também, fora delas -como quem diz... pelo país todo!
Luís Monteiro, o ativo Presidente e líder de uma coletividade que não para durante todo o ano, deu uma entrevista exclusiva ao Jornal Mira Online para dar conta do que se passou no X Raid BTT Lagoas de Mira...
Monteiro começa por reconhecer que "este Raid não foi o que teve mais inscritos - foram 1167 inscritos e mais ou menos 850 participantes - mas isso nada invalida que tenhamos a perfeita noção de que, não sendo possível atingir a perfeição, foi extremamente bonito vermos que o trabalho árduo realizado obteve, uma vez mais, um amplo consenso entre os participantes e demais intervenientes". 
 A adesão ao Prólogo Noturno de sábado e as palavras de apreço que recebemos, dão-nos a garantia de que este modelo é para continuar. Desde a Junta de Freguesia da Praia de Mira - a quem agradecemos pelo apoio logístico, pelos troféus e pelo corte de estradas - até aos competidores, em si, todos envolveram-se na perfeição dentro do espírito daquela competição que estava a estrear... é uma aposta ganha e, como não se mexe em quem se ganha, continuará, de certeza!".
As partidas controladas por mangas separadas também se fizeram sentir no domingo, o dia de todas as decisões. Também ali, os organizadores receberam elogios dos participantes que compreenderam a importância destas pequenas/grandes mudanças no que se refere à esta prova que já ganhou adeptos por todo o país e que, muito provavelmente, poderá receber equipas do estrangeiro, quem sabe já na edição de 2019...
"Que nota daria à prova de zero a dez? Oito! daria um oito porque sempre acontecem aqueles pequenos percalços, aquelas pequenas arestas que têm de ser limadas no próprio momento em que a prova está em andamento". Assumindo ser um perfeccionista e ter uma equipa que trabalha com ele há anos, que também o é, Monteiro enaltece o trabalho desenvolvido por todos: "Com um staff na ordem de 200 pessoas... sim, 200... é natural que nem tudo corra a 100%, pois é muito difícil que aconteça, mas quero deixar aqui uma palavra de apreço a todos, sem exceção: isto é uma máquina muito bem oleada - cada um sabe bem o papel que lhe é reservado - e TODOS procuram desempenhá-lo da melhor forma possível. Sou um homem feliz, por isso!".
Mesmo com "85% do BTT fechado, já começamos a pensar o próximo desde o domingo passado. Por agora, é terminarmos de tirar as fitas do caminho, fecharmos as contas e estaremos com o Raid de 2018, realmente finalizado". Mas, há um pequeno "senão": "O bichinho está cá dentro de todos nós, mas são muitos anos nesta vida e isso também cansa... gostávamos que aparecesse "sangue novo", gente que, como nós, pegasse a Associação e suas inúmeras atividades e levassem para a frente, ajudasse-nos a crescer ainda mais!".  Há, porém, uma certeza neste momento, um consenso dentro do núcleo duro (cinco ou seis pessoas) que prepara esta prova: "Temos a percepção de que atingimos o limite do Raid BTT Lagoas de Mira. Da forma como ele está "desenhado" já lá chegamos... agora, é preciso que consigamos ampliar os nossos limites, crescermos sem nunca descurar do grau de excelência que já atingimos!". desafio a quem queira se juntar a esta equipa, está lançado...
Para finalizar, Luís Monteiro e sua equipa fazem questão de agradecer aos apoios recebidos: "Com tudo o que se passou em Outubro, com todas as consequências que acarretaram aqueles fogos, achamos por bem nem sequer bater em algumas portas, pois as dificuldades das empresas são muitas... mas, nunca nos foi negado apoio algum... os empresários de Mira, a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia de Mira e da Praia de Mira, foram - como é hábito - inexcedíveis e apoiaram-nos. Todos eles sentem, como nós sentimos e a população em geral, a importância que esta prova tem nas suas mais variadas vertentes, para o Concelho de Mira. A todos eles, o nosso mais profundo agradecimento pela forma com que encaram o Raid e a importância que lhe dão. Um bem-haja a todos!
Que venha 2019...
Foi este o balanço possível até ao momento. Todo o enquadramento será feito entre os organizadores, brevemente. Fica. porém, a certeza de que o sorriso no rosto daquelas pessoas tem uma razão de ser. Os dias anteriores à prova são "terríveis em matéria de stress" - dizem eles - mas, o final tem sido sempre de um enorme prazer!
Mais que alívio, o que Luís Monteiro e seus pares sentem é felicidade por superarem obstáculos e mostrarem do que a ACCM é capaz.
Não se limitam ao Raid: há o Todo Terreno, há o Tunning e há muito mais para lhes preencher o tempo em atividades que levam longe o nome da pequena aldeia do Cabeço de Mira.
Há muita coisa por fazer, é certo, mas há a certeza de que aquilo que já foi feito... foi feito com amor a causa e muita, muita capacidade organizativa!
Parabéns à ACCM e a todos os seus componentes...