segunda-feira, 6 de abril de 2020

DIRETOR DA RÁDIO GUADIANA DEIXOU PASTAS DA CONTABILIDADE À PORTA DA CASA DA MÃE DE CENTENO

Diretor da Rádio Guadiana deixou pastas da contabilidade à porta da casa da mãe de Centeno
.jm-madeira

O diretor da Rádio Guadiana deixou as pastas da contabilidade da rádio que dirige junto da porta da casa da mãe do ministro das finanças Mário Centeno.

Aquele responsável diz-se 'depenado" tendo em conta a quantidade de impostos que tem vindo a pagar, acrescentando que todas as pequenas e médias empresa de Vila Real da Snato António "podem estar na mesma situação"

Estado de Emergência para prevenir o covid-19 será um privilégio para poucos moçambicanos

Foto da Presidencia da República
O coro de vozes que se junta pressionando ao Presidente da República para que declare o Estado de Emergência e coloque em casa durante vários dias 30 milhões de moçambicanos alheia-se ao irrealismo da decisão num país onde 20 milhões de cidadãos tem de sair de casa para buscar água todos os dias, onde só cerca de 1 milhão de pessoas tem o salário garantido todos os meses e os restantes têm de pelo menos ir a machamba para que a comida não falte.

A classe média alta, a Sociedade Civil de Maputo, o Conselho de Estado e até o presidente do partido Renamo, que vive num hotel de luxo, fazem coro e pressionam ao Presidente Filipe Nyusi para que declare o Estado de Emergência como medida de prevenção da propagação do novo coronavírus que ainda tem os seu epicentro na capital moçambicana.

Estes privilegiados que vivem em casas de alvenaria, com água na torneira, sistema de saneamento, electricidade, emprego onde ganham o equivalente a muitos salários mínimos e podem dar-se ao luxo de fazer “rancho mensal” esquecem que ficar fechado em casa mais do que 1 dia pode significar a morte para a maiorida dos moçambicanos.

Em Moçambique quase 25 milhões de pessoas não tem água potável na torneira e todos os dias têm de ir ao fontanários, poço ou mesmo disputar com os crocodilos o acesso ao precioso líquido para beber, cozinhar e quiçá fazer a sua higiene.

Não poder sair de casa significa que quase 7 milhões de moçambicanos não poderão obter o sustento diário e colocar comida no prato pois no nosso país somente 1,2 milhão de pessoas tem emprego com contrato e salário ao fim do mês na Função Pública e no sector privado.

O distanciamento social que é apregoado pelas autoridades de Saúde é uma utopia para mais de 20 milhões de moçambicanos que vivem em habitações precárias de adobe, paus maticados ou caniço na maioria dos casos sem divisórias físicas no seu interior.

Aliás imaginando que o novo coronavírus já esteja espalhado entre nós, pelos vários cidadãos assintomáticos que entraram vindos dos países vizinhos e da Europa, confinar os moçambicanos pode significar propiciar a partilha da infecção entre os membros da mesma família como é comum acontecer durante os cíclicos surtos de cólera que Moçambique regista.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Médicos em Moçambique preparados para “guerra” ao covid-19 mas pedem revisão do subsídio de risco

A linha da frente do combate ao covid-19 no nosso país é feita por alguns milhares de médicos e profissionais de saúde que antes da pandemia tornar-se explosiva reiteraram publicamente o seu compromisso, “esta é a nossa luta, este é agora o nosso propósito”, declarou o presidente da Associação dos Médicos de Moçambique que pediu ao Governo a revisão do subsídio de risco que actualmente ronda os 5 mil Meticais menos IRPS.

Celebrou-se no passado sábado (28) o Dia do Médico numa altura em que a classe parece ser a única com clarividência necessária para salvar o planeta do novo coronavírus.

Em Moçambique, onde existem apenas 2.473 médicos dos quais mais de 400 são estrangeiros, a Associação dos Médicos comemorou o seu 28º aniversário, “não em espírito de festa mas em sacrifício previsto por cada um de nós aquando da nossa graduação, quando orgulhosamente prometemos consagrar as nossas vidas ao serviço da humanidade, quando prometemos que a saúde dos nossos doentes seria a nossa maior preocupação e quando prometemos solenemente guardar respeito absoluto pela vida humana, desde o seu início e mesmo sob ameaça”.

“Hoje o mundo tal como o conhecemos está sob ameaça, ameaçado por uma pandemia que em tão pouco tempo já se espalhou por todo o mundo. O coronavírus representa para os diferentes países do mundo uma guerra. Guerra esta que não se luta com armas convencionais mas sim com conhecimento, conhecimento este que só nós os profissionais de saúde temos”, declarou a jornalistas em Maputo o presidente da Associação dos Médicos de Moçambique, Milton Ussene Tatia.

O Dr. Tatia afirmou: “Nós profissionais de saúde somos a única arma capaz de livrar o mundo desta catástrofe. Tudo, desde o aconselhamento das lideranças mundiais quanto a melhor estratégia a ser empregue ao contacto directo e tratamento dos pacientes infectados no dia a dia depende de nós. Só nós podemos ajudar o nosso país a ter o menor número possível de casos e, quiçá, nenhuma morte. Esta é a nossa luta, este é agora o nosso propósito”.

“De todo o mundo chegam nos exemplos de atitudes heroicas de médicos que deram tudo, inclusive a própria vida na luta contra esta pandemia. Sabemos que o sacrifício que nos espera é grande, que o que esta situação exige de nós é mais do que temos para dar. Ao nosso Governo pedimos que apoie esta classe nesta encruzilhada que se aproxima, que adopte meios de trabalho que nos permitam salvar a população e proteger-nos a nós como seres humanos, pais, filhos” declarou ainda o presidente da Associação dos Médicos de Moçambique que pediu ainda a revisão do subsídio de risco.

O @Verdade apurou no Sistema Nacional de Saúde o subsídio de risco é de 15 por cento do salário base dos médicos que, para a maioria dos médicos em actividade ronda os 5 mil Meticais por mês sujeitos a desconto de 20 por cento do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRPS).

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Serpa

Resposta mais rápida no apoio às populações 

A Comissão Municipal de Proteção Civil com composição reduzida, iniciou o processo de ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Serpa, numa reunião realizada no passado dia 2 de abril, tendo nessa data, solicitado a opinião de todas as entidades envolvidas. 

No passado dia 3 de abril, foi ativado o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Serpa por parte da Comissão Municipal de Proteção Civil, com o objetivo de se criar uma articulação ainda mais rápida entre as entidades locais, para que a resposta à situação de emergência que vivemos devido à pandemia Covid 19, seja a mais rápida possível. 

Da ativação do Plano resultou a criação de um Centro de Coordenação Operacional, do qual fazem parte o Presidente da Câmara Municipal de Serpa (também presidente da comissão), o Vice-presidente da Câmara Municipal de Serpa (vereador responsável pelo pelouro da Proteção Civil), os Bombeiros Voluntários de Serpa, a GNR de Serpa, a Autoridade de Saúde Local e a Segurança Social, entidades envolvidas nas respostas que têm que ser dadas neste momento. 

O Centro de Coordenação Operacional está em permanente contacto e reúne sempre que forem registados novos casos e sempre que se justifique. 

Ansião | Espaços municipais convertidos em apoio operacional


Diversas infraestruturas municipais foram adaptadas para funcionarem como apoio operacional e logístico no âmbito da pandemia da Covid-19. 

O Instituto Vasco da Gama, a Casa da Amizade, o Pavilhão Desportivo de Ansião e as antigas escolas primárias da Torre de Vale de Todos e do Marquinho encontram-se devidamente equipadas e higienizadas com o intuito de responderem a uma eventual situação de emergência no concelho. 

São perto de duas centenas as camas disponibilizadas nestas infraestruturas, destinadas ao acolhimento temporário não só de quem tenha de ficar em isolamento, incluindo profissionais de saúde, como de utentes de lares de idosos que tenham de ser retirados da instituição que os acolhe. 

A criação destes espaços pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Ansião, resulta do plano de operações delineado na sequência do plano de contingência municipal no contexto do novo coronavírus e pretende ser uma pronta e eficaz resposta às necessidades da população, particularmente aos idosos, mais vulneráveis à infeção pelo novo coronavírus. 

A autarquia reitera o agradecimento a todos os particulares, empresas, instituições e Juntas de Freguesia envolvidos nestas operações, que possibilitaram a preparação dos espaços às atuais necessidades da comunidade.

Barcelos | IPCA dá resposta às limitações dos estudantes na frequência do ensino a distância

O IPCA, devido à pandemia da Covid-19, desde o passado dia 10 de março, substituiu toda a sua atividade letiva presencial pelo modelo de ensino a distância.

Desde essa altura cedeu computadores, a título de empréstimo, aos estudantes que foram identificados sem esse equipamento.

Consciente que poderia haver estudantes que não dispõem de meios tecnológicos para assistir às aulas, por falta de equipamento e/ou sem acesso à internet, o IPCA, através das Direções das Escolas e dos Serviços de Ação Social, em articulação com a Associação Académica (AAIPCA), fez um levantamento dos estudantes que se encontram nessas situações. Dessa forma a AAIPCA desenvolveu e aplicou um questionário a todos os estudantes do IPCA, através dos respetivos endereços de correio eletrónico institucionais, em que o objetivo era identificar os estudantes com dificuldade em acompanhar as aulas a distância e identificar quais são os principais motivos. Até este momento, já foram obtidas 900 respostas, esperando-se que mais estudantes respondam ao questionário.

Com base nos resultados do inquérito já obtidos serão, esta semana, disponibilizados mais equipamentos informáticos a estudantes, estando a ser viabilizada, paralelamente, uma solução para os que não têm acesso à internet.

Os estudantes que apresentem problemas em acompanhar as aulas (falta de equipamento informático, equipamento informático desatualizado, sem acesso à internet) podem em alternativa, comunicar com as Direções das Escolas ou com os Serviços de Ação Social.

O IPCA pretende, assim, identificar e colmatar todas as situações que possam impedir os estudantes de frequentar as aulas a distância, garantindo uma igualdade de oportunidade no acesso ao modelo de ensino que está a ser lecionado.

Ana Teixeira

MERCADOS MUNICIPAIS DO CONCELHO DE SILVES VÃO MANTER-SE ENCERRADOS

Mercado Fora d'Horas - 7 de Junho, 5 de Julho, 9 de Agosto 2017 ...

A Presidente da Câmara Municipal de Silves e os Presidentes de Junta de Freguesia e de Uniões de Freguesias reuniram por videoconferência, no passado dia 3 de abril, no sentido de avaliar a reabertura dos mercados municipais.
Esta avaliação foi ponderada devido à preocupação existente para com os comerciantes e a nossa economia local, uma vez que as grandes superfícies mantêm-se em funcionamento, assim como outros estabelecimentos de venda de bens alimentares.

Foi analisada a possibilidade de ser assegurado, pelas Freguesias e Uniões de Freguesias, a aplicação das mesmas regras de funcionamento já aplicadas às grandes superfícies.

Contudo, atendendo às especificidades do funcionamento dos mercados, não se revelou possível garantir em permanência as regras de distanciamento social, pelo que a decisão foi unânime em manter os mercados municipais encerrados durante o estado de emergência, mantendo a medida preventiva de combate ao surto epidémico do novo coronavírus.

O Município de Silves tem vindo a tomar todas as medidas possíveis para minimizar o contágio desta pandemia no concelho, relembrando que a colaboração de todos é de crucial importância.

Todas as alterações que eventualmente venham a ocorrer serão alvo de comunicação pública.

Detido em Espanha suspeito de roubar milhões de máscaras que vinham para Portugal

Detido em Espanha suspeito de roubar milhões de máscaras que ...
RENASCENÇA
Operação policial conjunta entre Portugal e Espanha acaba com detenção de empresário de Santiago de Compostela, suspeito do roubo de material médico que iria ser vendido em Portugal.
Um empresário de Santiago de Compostela foi detido pela polícia espanhola por suspeita do roubo de material médico avaliado em 5 milhões de euros, cuja venda tinha como destino Portugal. Ao que indica a imprensa galega, o material entre o qual estavam milhares de máscaras de proteção, foi roubado de um armazém no polígono industrial de Tambre, na cidade de Santiago de Compostela.
As imagens de videovigilância ajudaram na investigação. Da nave industrial da empresa Oxidoc foram roubados, além das máscaras do modelo FFP2, outros bens muito procurados em tempo de pandemia da Covid-19. Desde luvas cirúrgicas, a fatos de proteção até álcool. A empresa espanhola em causa, explica a imprensa local, estava em insolvência.
A polícia teve de pedir ao administrador de insolvência para aceder ao interior da nave da empresa, onde confirmou que todo o material tinha sido roubado. Para trás ficaram apenas as caixas, para que assim não fosse possível detetar qual a origem dos bens que tinham como destino o mercado português. No armazém ficaram também cerca de mil máscaras, armários de remédios e botas.
Para já, as autoridades espanholas desconhecem o exato momento em que o roubo aconteceu, mas há a suspeita de que este ocorreu já quando a pandemia tinha sido decretada e com os seus autores conscientes de que este era material necessário na luta contra o novo coronavírus.
A polícia portuguesa está envolvida na investigação ao caso devido ao forte indício de que o material roubado tenha sido vendido a uma empresa situada no nosso país. Resta agora apurar qual era o destino exato. As imagens de videovigilância revelam a presença do empresário de Santiago de Compostela, agora detido, nas imediações do armazém, bem como o contato com cidadãos portugueses que foram vistos no armazém.
Maria João Costa / RR

Porto de Mós cria Gabinete de Apoio às Empresas e Negócios (GAEN)

O Gabinete de Apoio às Empresas e Negócios (GAEN) é uma iniciativa do Município de Porto de Mós, no âmbito do pacote de medidas extraordinárias na sequência da pandemia do COVID-19. Visa facilitar, apoiar, orientar, informar, acompanhar e promover o tecido económico do Concelho face às consequências do contexto atual.

Propomos agilizar a comunicação entre as empresas e os próprios agentes executores destas medidas, fazendo o papel de entidade facilitadora. O GAEN irá agregar informação relevante para depois disponibilizar as respostas ajustadas a cada caso particular.

Pretendemos, também, apoiar o empreendedorismo, no processo de desenvolvimento de ideias de negócio e startups, permitindo transformar projetos inovadores em realidades empresariais. Criamos uma linha de apoio totalmente dedicada aos empresários e comerciantes do concelho através do número 244 499 681, ou por email gaen@municipio-portodemos.pt, entre as 9h00 e as 17h30 dos dias úteis.




MARINHA GRANDE COM ÁREA DEDICADA COVID19 (ADC)



O centro de saúde da Marinha Grande conta agora com uma ADC, organizada pelos profissionais do saúde do concelho, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, Proteção Civil e Exército Português. 

A área dedicada à Covid-19 da Marinha Grande destina-se apenas a atendimento de utentes com suspeitas de infeção pelo novo coronavírus, encaminhados pela Linha SNS 24 ou pela triagem na entrada do Centro de Saúde. 

A ADC trata-se de um espaço completamente separado do atendimento aos doentes que não apresentem suspeitas de Covid-19. Este espaço é composto por uma tenda de espera, áreas diferenciadas para receção, espera e observação de doentes suspeitos de Covid-19 e instalações sanitárias separadas dos restantes utentes. 

Aqui partilhamos as instruções sobre como entrar no Centro de Saúde da Marinha Grande de forma a que todos saibamos como funciona.

Município de Cantanhede apela à inscrição na BOLSA DE VOLUNTÁRIOS



No âmbito do plano de combate ao Coronavírus Covid-19, o Município de Cantanhede reforça o apelo à INSCRIÇÃO DE VOLUNTÁRIOS, para eventual colaboração na Bolsa de Voluntariado, de forma a dar resposta nesta fase crucial em que não se pode facilitar decorrente da renovação do estado de emergência devido à pandemia de Covid-19. 

Com a imprevisibilidade gerada pela evolução do Covid-19 e perante as necessidades crescentes que se afiguram, torna-se fundamental o apoio e solidariedade de toda a comunidade. É, portanto, perante este cenário, que a edilidade Cantanhedense continua a lançar o repto a todos munícipes que estejam interessados, a efetuar a inscrição na Bolsa de Voluntários de Combate ao Coronavírus Covid-19 de Cantanhede. 

A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio reitera o que tem vindo a afirmar “não podemos ser apanhados desprevenidos caso a situação epidemiológica se agrave, sendo certo que a nossa esperança é que não venha a ser preciso nada do que tem vindo a ser preparado para responder a uma eventual agudização da crise”. Em todo o caso, conforme adiantou a líder do executivo camarário “não podemos facilitar em nada, temos de ter no terreno meios, inclusive recursos humanos, que possam ser acionados rapidamente e em tempo útil caso venham a ser necessários”. 

A inscrição nesta bolsa poderá ser efetuada através do e-mail smas@cm-cantanhede.pt

ou através do contacto telefónico da Linha de Apoio (231 249 043), indicando a área pretendida e a instituição na qual pretende fazer o voluntariado. Os candidatos serão, posteriormente, contactados pela Câmara Municipal assim que as instituições referenciadas necessitem de apoio ou alguma circunstância o determine. 

A Bolsa de Voluntários já conta com a inscrição de mais de três dezenas de voluntários de diferentes áreas, como medicina, enfermagem, limpeza, logística, apoio às IPSS´s, apoio à comunidade, entre outros. A centralização deste processo não só permite uma visão integrada da oferta como das necessidades de apoio, inclusive funcionando como plataforma de conciliação entre as disponibilidades e a procura por parte das instituições sejam a GNR, Serviço Municipal de Proteção Civil e os vários serviços municipais, Bombeiros Voluntários, o Hospital Arcebispo João Crisóstomo, Centro de Saúde e/ou as Juntas de freguesia e as IPSS. AJUDE-NOS A AJUDAR! é o slogan que desafia à participação, que no caso de se verificar terá acautelada todas as condições de segurança em termos de prevenção da propagação do coronavírus. 

A Câmara Municipal de Cantanhede aproveita o momento para endereçar um voto de agradecimento a todos os que continuam a auxiliar de forma desinteressada e solidária a nossa rede de solidariedade, para que nenhuma pessoa fique isolada ou sem acesso a bens essenciais.

MUNICÍPIO DE SILVES ENTREGA EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL A INSTITUIÇÕES DO CONCELHO

O que Fazer - Visitar - Silves (Algarve)? Melhores Locais - 2020

Tendo em vista apoiar o trabalho desenvolvido por diversas instituições do concelho e dotar as mesmas de Equipamento de Proteção Individual (EPI), a Câmara Municipal de Silves entregou diversos tipos de EPI (como máscaras cirúrgicas e viseiras) a Instituições de Apoio à 3.ª Idade e Forças de Segurança e de Socorro do concelho.

Esta medida vem na sequência da identificação desta necessidade, por parte da Subcomissão Municipal de Protecção Civil – COVID19, que classificou esta necessidade como crítica para as instituições, principalmente as de apoio à 3.ª Idade, que se encontram neste momento sobre uma enorme pressão devido à crise pandémica que o país atravessa.

Não obstante as dificuldades de aquisição, o Município - através dos seus serviços de Higiene e Segurança no Trabalho e da Proteção Civil Municipal - adquiriu e doou 3000 máscaras cirúrgicas junto das instituições anteriormente mencionadas. Paralelamente, foram, ainda, distribuídas algumas viseiras que, a título gracioso, várias organizações, do concelho e não só, fizeram chegar à autarquia.

Adicionalmente, o Município de Silves garantiu, ainda, uma reserva de material para os seus operacionais que continuam a trabalhar em prol da comunidade, nas diversas áreas.

Mais de 3 milhões de euros para investigar doenças do cérebro e envelhecimento cardiovascular na UC


Dois grupos de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) obtiveram financiamento para o estudo de doenças do cérebro e do envelhecimento cardiovascular. Os projetos DYNABrain e RESETageing receberam, respetivamente, 2,5 milhões de euros e 900 mil euros do programa europeu Spreading Excellence and Widening Participation promovido pelo Horizonte 2020.


O projeto DYNABrain, uma ERA Chair, visa o recrutamento para o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) de um grupo de investigação de excelência na área de Neurociências de Sistemas e Computacionais, aplicadas ao estudo de doenças neuropsiquiátricas e neurodegenerativas. Adicionalmente, prevê a criação de um programa doutoral em Neurociências Integrativas para a formação de investigadores de topo nesta área de investigação. O projeto é coordenado por Ana Luísa Carvalho, líder de grupo no CNC-UC e professora no Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

«O projeto DYNABrain recrutará um grupo de investigação na área de Neurociências de Sistemas, e capitaliza na excelente capacidade de investigação existente na UC na área de Neurociências Celular e Molecular e no estudo de Doenças do Cérebro», refere Ana Luísa Carvalho.

«A área de Neurociências de Sistemas tira partido de avanços tecnológicos recentes que permitem identificar circuitos e redes neuronais na base do comportamento, e de que forma alterações na sua atividade estão relacionadas com doenças neuropsiquiátricas e com a fase inicial de doenças neurodegenerativas. O DYNABrain permitirá ainda otimizar a formação avançada na área de Neurociências na UC», explica.

Já o projeto RESETageing, que tem como coordenador nacional o investigador Lino Ferreira, líder de grupo no CNC-UC e investigador coordenador na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), foi financiado na categoria Twinning, permitindo a várias instituições, com diferentes competências e indicadores de desempenho, partilhar as melhores práticas entre si.

Este projeto tem como objetivo potenciar as competências científicas e de inovação da Universidade de Coimbra na área do envelhecimento cardiovascular, uma vez que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morbilidade/mortalidade em Portugal. Colaboram no RESETageing três parceiros internacionais com elevado conhecimento na área do envelhecimento: a Universidade de Newcastle upon Tyne (Reino Unido), a Universidade de Maastricht (Países Baixos) e o Leibniz Institute on Aging - Fritz Lipman Institute (Alemanha).

Lino Ferreira nota que «o envelhecimento demográfico na Europa, e em particular em Portugal, tem vindo a acentuar-se ao longo dos anos. Em Portugal, por cada 100 jovens existem atualmente 154 idosos (em 1960 existiam apenas 27), por outro lado a esperança média de vida aumentou cerca de 7 anos no mesmo período. Hoje uma pessoa com 65 anos vive, em média, mais 20 anos, no entanto apenas 7 desses anos são anos de vida saudável. Durante os restantes anos as pessoas sofrem múltiplas doenças e incapacidades, que têm um impacto significativo quer no seu bem-estar, quer nas economias das diferentes sociedades».

«Este é o segundo projeto de tipologia Twinning no âmbito do programa Horizonte 2020 que a Universidade de Coimbra consegue captar financiamento, ambos na área das doenças cardiovasculares», conclui o investigador.

Segundo Cláudia Cavadas, vice-reitora da UC para a área da investigação, «estes dois projetos vão permitir potenciar a investigação de excelência na Universidade de Coimbra, nomeadamente na área das neurociências e no envelhecimento cardiovascular. Este financiamento vai ainda contribuir para formar uma nova geração de jovens investigadores nessas áreas científicas, com uma componente de formação avançada noutras competências, nomeadamente relacionadas com a inovação e empreendedorismo».

Cristina Pinto

Câmara Municipal de Aveiro Reformula Calendário de Eventos - Combate à Pandemia do Coronavírus

Imagem: Litoral Centro

No âmbito da gestão do momento delicado, difícil e exigente que Todos estamos a viver, de Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19 com a máxima determinação e empenho, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) focada na prevenção e defesa da saúde dos Munícipes e de Todos aqueles que nos visitam, decidiu reformular o seu calendário de Festivais e outros Eventos calendarizados e com trabalhos de preparação em curso.

Assim sendo, comunicamos publicamente, o seguinte:
  1. A Maratona da Europa Aveiro 2020 vai realizar-se a 25 de outubro (estava prevista para 26 de abril);
  2. Os Eventos agendados para abril, maio e junho 2020 são cancelados, destacando-se as várias ações da Semana Santa, as Comemorações do 25 de abril, as Comemorações do Feriado Municipal de 12 de maio (estas duas datas terão ações evocativas), a Feira Vocacional e Profissional (maio), a Feira do Livro (maio/junho), o Eco-Aventura (junho), Uma Aventura no EMA (junho) e várias ações do PAEMA / Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro por força do encerramento das Escolas;
  3. Os principais Eventos calendarizados de julho a dezembro 2020, como o Festival dos Canais (julho), o Festival Dunas de São Jacinto (agosto), o Techdays + Criatech + Prisma / Art Light Tech (outubro), a Nova Agrovouga (novembro) e o Boas Festas em Aveiro (dezembro / janeiro), terão uma decisão sobre a sua realização e a sua dimensão comparativamente às edições de 2019, tendo como base uma avaliação da evolução da Pandemia do Coronavírus / Covid-19, sendo que na perspetiva que assumimos como base da sua realização em 2020, a CMA procederá à adoção de medidas preventivas cuidando da defesa da saúde de Todos.

Na perspetiva de que a evolução da Pandemia do Coronavírus / Covid-19 o vai permitir, a CMA desenvolverá todos os esforços no sentido de executar em 2021 todo o seu plano de Eventos nos moldes que criou e estabilizou, e em estreita cooperação com os seus Parceiros, apostando em novas e diversificadas estratégias de comunicação, com o objetivo de reforçar a promoção destes Eventos e do território do Município de Aveiro, contribuindo também para apoiar a recuperação socioeconómica que queremos e vamos fazer com os Cidadãos e os Agentes Sociais e Económicos.

Este tempo novo que vivemos exige novas práticas de gestão deste tipo de Eventos, mas estamos otimistas com o futuro e certos que, com sentido de responsabilidade, conseguiremos em conjunto com a comunidade em geral e com a comunidade artística em particular e com todo o setor cultural, ultrapassar esta fase muito difícil.

A CMA reitera o Apelo à Participação de Todos para o contributo individual nesta Luta Contra o Covid-19, com o distanciamento social, a proteção individual e o estar o mais possível em casa saindo apenas em situações de real necessidade.

Estamos Juntos Nesta Luta.

Vouzela apoia famílias, empresas e instituições em mais de 300 mil euros


Município de Vouzela vai inaugurar obras de requalificação ...
Vouzela, 6 de abril de 2020 - A Câmara Municipal de Vouzela aprovou o Plano de Reação à Pandemia COVID-19, que integra mais de 300 mil euros em medidas concretas de intervenção direta nas áreas social, económica e institucional.

O Município de Vouzela quer contribuir ativamente para minimizar o impacto económico e social da COVID-19 na sua comunidade. O Executivo aprovou mais de 30 medidas que dão prioridade ao apoio dirigido às famílias e às empresas, mas também às instituições de solidariedade social, à cultura e ao desporto, com entrada imediata em vigor.

Entre as medidas aprovadas na última reunião do Executivo Camarário, destacam-se:

Para as famílias:
  • redução das tarifas no consumo de água, saneamento e resíduos;
  • reforço dos apoios às crianças e jovens do concelho no âmbito da educação e apoio ao estudo;
  • suspensão do pagamento ao município das rendas habitacionais;
  • reforço das verbas de apoio social para compra de medicamentos e cabazes de alimentos.

Para as empresas:
  • suspensão do pagamento ao município das rendas comerciais;
  • apoio aos encargos de estabelecimentos comerciais encerrados por imperativos legais:
  • isenção de taxas de esplanadas e de publicidade aos empresários do concelho, por forma a apoiar diretamente os negócios locais e o tecido empresarial;
  • valorização dos órgãos de comunicação social locais;
  • isenção de derrama para todas as empresas com um volume de negócios igual ou inferior a 150 mil euros.

Para as instituições de solidariedade social:
  • reforço do apoio à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vouzela;
  • distribuição de equipamentos de proteção individual aos agentes de proteção civil e instituições ao serviço da comunidade vouzelense;
  • realização de testes de diagnóstico gratuitos à COVID-19 a colaboradores e utentes das instituições sociais do concelho.

Estas medidas são de caráter excecional, face ao contexto atual de emergência, sendo complementares a outras decretadas ou a decretar pelo Governo.

Para Rui Ladeira, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, “trata-se de um esforço financeiro da autarquia para com a comunidade Vouzelense. Temos a certeza de que estarão na linha da frente para o necessário e exigente trabalho de recuperação económica e social que todos teremos de enfrentar após o terrível momento que atravessamos. Colabore e ajude! Nunca como agora precisámos tanto de unir esforços neste combate a um inimigo invisível”.
Temos que agir com consciência e responsabilidade!
Por si, pelos seus, por todos... Colabore!


Reflexões para a Magna Semana — a Semana Santa

“Mas ele [Jesus] foi castigado por nossos crimes e esmagado por nossas iniquidades; o castigo que nos salva pesou sobre Ele; fomos curados graças às suas chagas”. (Isaías, 53, 5)

“Jesus foi desprezado e coberto de ignomínia quando estava na cruz. Seu rosto foi velado e maltratado a fim de que o poder divino se ocultasse sob o corpo humano”. (São Jerônimo)

“Se a tua mente não se eleva à contemplação desse Homem-Deus crucificado, volta atrás e, começando desde o início até o fim, rumina todos os caminhos da Paixão e da Cruz do Homem-Deus vilipendiado. E se não podes retomar e falar de novo destas coisas com o coração, repete-as frequentemente e amorosamente com os lábios, porque aquilo que se repete com frequência com os lábios dá calor e fervor ao coração”. (Santa Ângela de Foligno)

ABIM

COVID-19: SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA NO CONCELHO DE TORRES VEDRAS A 5 DE ABRIL

Neste momento, o concelho de Torres Vedras conta com 23 casos confirmados de doença COVID-19, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. A distribuição de casos pelas freguesias do Concelho faz-se da seguinte forma:
  • Santa Maria, São Pedro e Matacães: 9
  • São Pedro da Cadeira: 5
  • Silveira: 3
  • União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira: 2
  • União das Freguesias de Carvoeira e Carmões: 2
  • Freiria: 1   
  • Ponte do Rol: 1 
Existem 18 casos suspeitos, que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais, e 74 contactos sob vigilância ativa das autoridades de saúde.
asda
Recomenda-se à população em geral o isolamento social voluntário e a adoção das recomendações da Direção-Geral da Saúde.
Mantenha-se informado através de fontes oficiais. Não seja veículo de informação não confirmada.
Em caso de sintomas, apela-se à população para que não se dirija ao Hospital de Torres Vedras e utilize a linha SNS24 (808 24 24 24).

Terra reverdece com aumento de CO2


CSIRO: dados de satélite mostram o aumento da folhagem de 1982 a 2010



Luis Dufaur
Escritor, jornalista, conferencista de política internacional, sócio do IPCO,

O crescimento do dióxido de carbono (CO2) na atmosfera terrestre propiciou um aumento notável da folhagem verde nas regiões áridas do planeta durante os últimos 30 anos.

Esse aumento agiu como uma verdadeira “adubação com CO2”, escreveu o blog “Watts Up with that”, premiado como o melhor blog do mundo pelo Weblog Award 2013 na categoria ciência.

O estudo foi patrocinado pela ‘Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation’ – CSIRO, agência nacional australiana considerada como um dos mais renomados institutos mundiais de pesquisa.

A CSIRO baseou seus trabalhos em dados coletados via satélite, tendo contado com a colaboração da Australian National University – ANU, a grande universidade federal da Austrália.

Segundo o responsável pelo trabalho, Dr. Randall Donohue, os estudos constataram uma fertilização induzida pelo CO2 que elevou em 11% a folhagem existente nas regiões áridas da Austrália, América do Norte, Oriente Médio e África no período 1982-2010.

Vídeos: aumento do crescimento vegetal com mais CO2
Se seu email não visualiza corretamente os vídeos do post CLIQUE AQUI
Veja a vegetação crescer cada vez mais e mais rápido com o aumento de CO2:

No vídeo abaixo, a muda de feijão-fradinho (à esquerda) foi sendo fotografada crescendo num ambiente com o CO2 em 450ppm (a média global atual é de 360ppm/392ppm).

A muda da direita do mesmo feijão, num ambiente artificial com o nível de CO2 em 1.270ppm, ou seja um nível de CO2 282% maior.

Neste ambiente a vegetação cresceu mais e melhor, produzindo mais alimento e bem-estar. O CO2 é o “gás da vida”. Sem ele a vegetação se extinguiria e a Terra seria um planeta morto.

A diferença final, num teste de 42 dias, apontou os seguintes resultados na muda que cresceu com o CO2 em 1.270ppm: aumento de biomassa na colheita = +44%; aumento do número de folhas na colheita = +38%; aumento do peso de cada folha na colheita = +9%; aumento do peso final = +143%; aumento do tamanho das raízes na colheita = +339%.
Dita fertilização acontece quando níveis elevados de CO2 estimulam a fotossíntese das folhas, as quais transformam a luz solar em açúcar e extraem mais carbono do ar.

“Embora já se falasse do benefício do CO2 à folhagem, até o presente foi difícil demonstrá-lo”, comentou o Dr. Donohue, que aduziu:

“Nosso trabalho pôde constatar o efeito adubador do CO2 utilizando modelos matemáticos baseados em dados dos satélites e ajustados a outras influências constatadas, como precipitações, temperatura do ar, quantidade de luz solar, e mudanças no uso do solo.”

Até embaixo da água, a vegetação cresce mais e melhor com mais CO2

Um índice elevado de CO2 faz com que as folhas cresçam mais, aumentando o consumo de água. No entanto, num meio-ambiente árido, as plantas reagem aumentando o número total de suas folhas.

Esta mudança na cobertura de folhas foi mapeada por satélite, especialmente nos desertos e savanas onde a cobertura é menos completa, sempre de acordo com o Dr. Donohue, que ainda afirmou:

“Um índice elevado de CO2 impulsiona o crescimento da folhagem nos países secos e constitui uma boa notícia que pode auxiliar o reflorestamento e a agricultura nessas áreas.”

O estudo foi publicado no “U.S. Geophysical Research Letters Journal” e financiado pelo “Sustainable Agriculture Flagship, Water for a Healthy Country Flagship”, da própria CSIRO, e pelo “Australian Research Council and Land & Water” da Austrália.
Segundo o responsável pelo trabalho, Dr. Randall Donohue, os estudos constataram uma fertilização induzida pelo CO2 que elevou em 11% a folhagem existente nas regiões áridas da Austrália, América do Norte, Oriente Médio e África no período 1982-2010.

Manchester City dispensa “lay-off” que cinco clubes ingleses usaram

Manchester City dispensa “lay-off” que cinco clubes ingleses usaram
O Manchester City garantiu ontem que vai prescindir do recurso ao ‘lay-off’, ao contrário do que fizeram cinco clubes de futebol ingleses, face às consequências económicas da pandemia da covid-19.
“Podemos confirmar, após uma decisão do presidente e do conselho de administração na semana passada, que o Manchester City não usará esse programa do governo, que foi criado por causa do coronavírus", assegura o clube.
O campeão da Europa em título e líder isolado da Liga inglesa, o Liverpool, bem como o Tottenham, de José Mourinho, o Newcastle, o Norwich e o Bournemouth anunciaram nos últimos dias que colocaram em ‘lay-off’ os seus funcionários, excetuando os futebolistas.
Nas medidas implementadas, o governo paga 80% dos salários até um teto máximo de 2.500 libras (cerca de 2.840 euros) por mês, com o clube a complementar o remanescente para um salário pago na sua totalidade.
O uso deste instrumento por parte de alguns clubes de elite ricos, como Liverpool, que anunciou em fevereiro lucros antes dos impostos de 47 milhões de euros na época 2018/19, motivou duras críticas, incluindo dos seus antigos jogadores Jamie Carragher e Stan Collymore.
A antiga glória do futebol inglês Gary Lineker foi especialmente crítico, dizendo que os clubes deveriam ajudar prioritariamente os seus funcionários, uma vez que os futebolistas já ganham “muito dinheiro”.
Lusa

Luxemburgo: Novo balanço aponta para 36 mortes e 2.804 infectados

Covid-19: Número de mortes aumentou para 1.228 no Reino Unido | LUX24
O Luxemburgo contabiliza este domingo (05), um total de 36 mortes e 2.804 casos de infecção por coronavírus Covid-19, informou hoje, cerca das 17:35, o Ministério da Saúde do Grão-Ducado.
São mais 5 mortes e 75 novos casos de infecção nas últimas 24 horas.
De acordo com os dados revelados hoje há 233 pessoas hospitalizadas (43 das quais em cuidados intensivos, sendo que 10 são provenientes da região francesa do Grande Este).
A média de idade das vítimas mortais ronda os 86 anos de idade, enquanto a média de idade das pessoas infectadas ronda os 46 anos. Há mais homens (51%) do que mulheres (49%) infectados no Luxemburgo.
Segundo os dados oficiais desde o início da crise sanitária provocada pelo Covid-19 foram feitos 23.687 testes no país.
Sobre o número de recuperações, os dados divulgados em conferência de imprensa pelo primeiro-ministro Xavier Bettel e pela ministra da Saúde apontavam para “500 recuperados“.
Lux24

Junta de Freguesia de Cordinhã dá a conhecer um serviço gratuito para todos os seus habitantes.

Em Comunicado, a Junta de Freguesia de Cordinhã dá a conhecer um serviço gratuito para todos os seus habitantes.
"A Junta de Freguesia de Cordinhã presta novamente e, pelo terceiro ano consecutivo, este serviço de elaboração do IRS à população da freguesia de modo gratuito.

Nas palavras de Pedro Carrana, Presidente da Junta de Freguesia,“este é um projecto lançado pela Autoridade Tributária para o atendimento Digital Assistido no auxílio aos cidadãos na submissão da MOD.3 de IRS, que aceitamos desde a primeira hora, tendo a nossa funcionária realizado uma formação de modo a ficar apta a submeter as declarações de IRS.”
Mais referiu, “ que este ano especialmente atendendo às contingências que todos estamos a viver, ainda se torna mais importante e imprescindível este serviço. Decidimos que para manter as pessoas ainda mais em casa, seremos nós a ir a casa das pessoas para recolher a documentação fiscal, sendo depois processada nas instalações da junta.”
Assim, “deixamos os contactos para que a partir da próxima segunda feira (dia 6 de abril) as pessoas liguem para sede da Junta : 231416111 (das 14:00 às 16.30 horas) ou para os Telemóveis dos membros do executivo para combinar a entrega da documentação.”
Finalmente, o Presidente Junta, apela a que as pessoas se mantenham em casa, nesta Luta que é de Todos... Referindo que estaremos sempre disponíveis para qualquer situação:Telemóveis (Executivo da Junta) :963330503/919953859 /916261289 ou para SNS24 : 808 24 24 24.

PORQUE SÓ TODOS JUNTOS CONSEGUIREMOS MANTER A PANDEMIA FORA DA NOSSA FREGUESIA. 

Executivo Freguesia Cordinhã
Pedro Carrana, José Carlos Santos, Cátia Pereira"

Federação Portuguesa de Canoagem cede 31 camas e colchões para hospital de campanha em Sousel

Material destina-se a equipar um espaço de isolamento destinado à população e a um lar de idosos do concelho alentejano.
A Federação Portuguesa de Canoagem cedeu, hoje, 31 camas e colchões para ajudar, caso seja necessário, ao isolamento da população e de um lar de idosos do concelho de Sousel. Uma “pequena ajuda”, que vai ao encontro das necessidades causadas pela Covid-19, doença que, nos últimos tempos, parou Portugal e o mundo.
A solidariedade é um princípio registado na matriz da Federação Portuguesa de Canoagem, que respondeu afirmativamente a uma parceria com a Multitendas, empresa parceira da Federação Portuguesa de Canoagem, com sede em Braga, que, neste momento, está a tratar da montagem do referido espaço de isolamento.
De referir que este hospital de campanha, instalado no quartel dos Bombeiros Voluntários de Sousel, além das 31 camas cedidas pela Federação Portuguesa de Canoagem, contará com salas de atendimento médico, de enfermagem e de isolamento.
“Tínhamos de dizer que sim ao pedido da Multitendas. O país precisa da ajuda de todos”, referiu Vítor Félix, com o presidente da Federação Portuguesa de Canoagem a reafirmar, ainda, que a cedência de camas destina-se à montagem de “um hospital de campanha em Sousel, no Alentejo, que estará de prevenção para ajudar a população e um lar de idosos”.
Segundo Vítor Félix, “as 31 camas e colchões estavam na nossa sede [Federação Portuguesa de Canoagem]”, em Vila Nova de Gaia, local onde, hoje, a Multitendas foi recolher o material. “O muito pouco que possamos ajudar já é muito para fazer com que o país possa ultrapassar este momento, que é difícil para todos”, afirmou.
Com a época desportiva completamente parada, Vítor Félix transmitiu a disponibilidade da Federação Portuguesa de Canoagem para continuar a apoiar os portugueses no que for possível. “É uma altura em que todos temos de dizer presente”, concretizou.

Boris Johnson hospitalizado para novos exames

Boris Johnson hospitalizado por causa da covid-19 - BOM DIA
O primeiro-ministro inglês, Boris Johnson, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado para novos exames, informaram os seus serviços.
"A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou o porta-voz de Downing Street num comunicado hoje divulgado, acrescentando que se tratava de uma "medida de precaução".
Johnson, de 55 anos, informou que havia testado positivo para o novo coronavírus em 27 de Março e permaneceu isolado desde então em sua residência oficial em Londres.
"Esta é uma medida de precaução, uma vez que o primeiro-ministro continua a apresentar sintomas persistentes de coronavírus dez dias após o teste positivo", acrescenta a nota.
Downing Street, que até agora sustentava que Johnson havia desenvolvido "sintomas leves", enfatiza que essa não é uma entrada de "emergência" e que o primeiro-ministro exibe, entre outros sintomas, "alta temperatura".
A declaração também enfatiza que Johnson permanece no comando do Governo e em contacto com seus ministros e altos funcionários.
"O primeiro-ministro agradece aos trabalhadores do NHS (sistema de saúde pública) pelo seu trabalho incrivelmente árduo e insta os cidadãos a continuarem a cumprir as recomendações do governo de ficar em casa, proteger o NHS e salvar vidas", lê-se na declaração de Downing Sreet.
A mulher do primeiro-ministro, Carrie Symonds, grávida do primeiro filho, relatou que passou uma semana na cama com sintomas compatíveis com o novo coronavírus, embora não tenha sido submetida a um teste de diagnóstico.
Lusa

Covid-19: Ordem dos Médicos defende revisão dos critérios para uso universal de máscaras

A Ordem dos Médicos (OM) defende que os critérios para uso universal das máscaras de proteção individual pelos profissionais de saúde e pela população em geral devem ser revistos para melhor evitar a propagação da covid-19.

Numa nota hoje divulgada, a OM defende que a Direção-Geral da Saúde (DGS) deve rever e operacionalizar, com caráter de urgência, os critérios de utilização universal das máscaras de proteção individual, sobretudo nos espaços públicos onde a distância de segurança seja mais difícil de manter.

O gabinete de crise da OM diz também que o Governo deve “assegurar o fornecimento ininterrupto “dos equipamentos de proteção individual indispensáveis à segurança de quem cuida dos portugueses, dos profissionais de saúde e outros profissionais expostos ao exercício das suas funções (forças de segurança, bombeiros e cuidadores)”.

A posição de OM surge depois de a ministra da Saúde ter anunciado, numa entrevista à RTP, que a DGS pediu um parecer sobre o uso generalizado de máscaras para evitar a propagação da covid-19, tendo sido aconselhada a equacionar a medida.

A DGS já tinha na semana passada alargado a recomendação para uso de máscaras a profissionais “fora das instituições de saúde” que lidem com doentes ou suspeitos e aos que prestam “serviços essenciais” à população.
Numa norma publicada na sexta-feira, a DGS dizia que a máscara cirúrgica é “aconselhada fora das instituições de saúde” para quem possa “contactar diretamente com doentes suspeitos ou confirmados de covid-19”, bem como “com material utilizado pelos doentes”, abrangendo bombeiros, serviços de “limpeza e lavandaria”, profissionais ou voluntários de lares ou “pessoas institucionalizadas”, apoio “aos sem-abrigo” e funcionários de morgues ou cemitérios.
A DGS fez ainda uma lista de “grupos profissionais, tarefas ou situações em que pode ser aconselhado o uso de máscara cirúrgica”, citando os guardas prisionais, forças de segurança, profissionais de alfândegas, aeroportos e portos e manutenção de ar condicionado; distribuição de bens essenciais ao domicílio; profissionais de limpeza de ruas e recolha de resíduos urbanos e trabalhadores no atendimento ao público, “quando não seja possível a instalação de barreira física”.
Na norma, a DGS refere que, durante a pandemia, a utilização de máscara cirúrgica “está recomendada” a pessoas com “sintomas de infeção respiratória”, a “todas as pessoas no interior de instituições de saúde” e a “doentes imunossuprimidos nas deslocações esporádicas fora do domicílio”, mas “aconselha” a máscara em várias outras situações.
“Não obstante, a utilização de EPI fora das instituições de saúde está aconselhada para: profissionais ou pessoas que possam contactar diretamente com doentes suspeitos ou confirmados ou com material utilizado por estes doentes”, alerta.
No comunicado hoje divulgado, o gabinete de crise da OM defende ainda que deve ser melhorada a capacidade laboratorial dos testes de diagnóstico à covid-19 em termos de volume, acessibilidade e tempo de resposta.
Salienta também a necessidade de possibilitar, “em regime de voluntariado, a realização prioritária de testes de diagnóstico quinzenais aos profissionais de saúde e outros profissionais expostos”, assim como a “definição urgente, em colaboração com peritos, dos critérios de realização, interpretação e utilidade dos testes serológicos de avaliação de anticorpos”.
A OM insiste ainda na divulgação dos dados clínicos e epidemiológicos, “em formato anónimo, dos doentes com critérios de internamento e doentes falecidos, à comunidade médica e científica, de modo a identificar e maximizar fatores de intervenção e melhoria de atuação”.
Na nota, defende também a necessidade de “simplificar e desburocratizar os processos de aquisição de medicamentos, dispositivos e equipamentos vitais” e de “aproveitar e rentabilizar a onda de solidariedade e todas as ofertas da sociedade civil que podem fazer a diferença no combate à covid-19”.
Segundo o último balanço da DGS, Portugal regista 295 mortes e 11.278 casos de infeções pelo novo coronavírus, responsável pela doença covid-19.
Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, está em estado de emergência até ao final do dia 17 de abril.
O novo coronavírus já infetou mais de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 68 mil.
Dos casos de infeção, mais de 238 mil são considerados curados.
NDC