quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

GNR: Cerimónia de inauguração do Posto Territorial de Ílhavo

Resultado de imagem para GNR: Cerimónia de inauguração do Posto Territorial de Ílhavo
A Guarda Nacional Republicana, amanhã, dia 2 de Fevereiro, pelas 11:00 horas, inaugurará as novas instalações do Posto Territorial de Ílhavo, na área do Comando Territorial de Aveiro, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.
O Posto Territorial de Ílhavo reunirá singulares condições estruturais e de localização que permitirão aumentar, de forma significativa, a capacidade de apoio da GNR aos cidadãos na freguesia de São Salvador, num total de 42,73 Km², servindo uma população de 16 597 mil habitantes.
O Posto Territorial de Ílhavo estará localizado na Avenida Nossa Senhora do Pranto, 3830-046 - Ílhavo e irá dispor dos seguintes contactos:

Viúvo inconsolável era o assassino

Durante três meses surgiu em várias manifestações de pesar pela morte da mulher que foi encontrada estrangulada
Desde 28 de outubro, data em que o corpo de Alexia Daval foi encontrado numa floresta, em França, que o marido, Jonathann Daval, surgia em homenagens à mulher, e abraçado aos pais. Sempre com lágrimas nos olhos. Afinal, tinha sido ele a estrangular a jovem de 28 anos no seguimento de mais uma discussão entre o casal. A França, que acompanhou o caso, ficou em choque com a notícia de que era o marido o autor do crime.
O país acordou esta terça-feira com a confissão do homem, de 34 anos, que foi quem alertou as autoridades sobre o desaparecimento da jovem. Dois dias depois, o cadáver de Alexia Daval foi encontrado com "sinais de estrangulamento" e parcialmente queimado.
Seguiram-se semanas e meses de dúvidas, investigações, e várias manifestações de pesar pela morte da mulher, onde o viúvo fez questão de marcar presença, muitas vezes acompanhado pelos sogros, que choravam a perda da filha.
De acordo com o jornal El Mundo, de forma lenta, mas implacável, a polícia continuou as investigações, acumulando suspeitas sobre o marido que continuava a chorar a morte "inexplicável" da companheira. Foi o depoimento de testemunhas - que falaram em saídas suspeitas de Jonathann Daval, que fez a investigação avançar e levou à confissão do homicida.
O homem alega que a morte de Alexia foi "um acidente" e um dos seus advogados, Randall Schwerdorffer, garante que existia violência no casamento, mas da parte da mulher.
"Não pretendo defender um crime. Só quero fornecer informações: um dos cônjuges era violento. E não era o marido. A esposa dizia e fazia coisas horríveis durante as discussões. Aparentemente, o marido acabou com essas lutas da maneira mais trágica ".
Jonathann Daval arrisca ser condenado a uma pena de prisão perpétua.

Fonte: DN

Viseu discute desafios para Portugal enquanto melhor destino turístico mundial

Eventos escolheu o Centro de Portugal para o seu Congresso anual.

O Montebelo Viseu Congress Hotel, em Viseu, é o palco, até dia 2 de fevereiro, do 6.º Congresso da APECATE - Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos. O evento apresenta como tema central “Portugal Melhor Destino Mundial – Como Potenciar?”, uma temática particularmente atual.
O primeiro dia do Congresso teve como principal destaque a Sessão de Abertura, que contou com a participação de António Marques Vidal, Presidente da Direção da APECATE, Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal, e António Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu.
Como potenciar Portugal como o melhor destino mundial? Obviamente, com os agentes de animação turística e eventos”, começou por adiantar Pedro Machado, que sublinhou o papel fundamental das empresas deste ramo. “São parceiros estratégicos na gestão e planeamento de um destino, pois ajudam a qualificar e põem na agenda os eventos turísticos. Assumem também um papel muito importante no desenvolvimento de rotas e itinerários temáticos. São particularmente relevantes no posicionamento do destino, nomeadamente com eventos ligados à ‘meeting industry’, que podem acontecer durante os 365 dias do ano. Finalmente, são também especialistas na comunicação dos territórios e produtos a partir da vivência das experiências”, considerou.
Pedro Machado frisou também o trabalho que tem sido feito na ligação entre os territórios, nomeadamente com o desenvolvimento de produtos turísticos integrados das Comunidades Intermunicipais. “Tem havido um trabalho cumulativo e progressivo de aproximação cada vez maior entre aquilo que é a vontade dos municípios, o seu trabalho de promoção de produtos e dos seus recursos, numa lógica de promoção de comunicação e de internacionalização. Esta lógica, de que os municípios são os atores principais, tem muito a ver com a capacidade do sucesso e do crescimento que todos estamos a atingir e que a região Centro de Portugal, em particular, também está a conquistar”, acrescentou.
António Marques Vidal destacou o facto de a associação ter escolhido a cidade de Viseu e a região Centro de Portugal como palco do encontro. “Não é por acaso que este Congresso é feito em Viseu. Independente de todas as razões, havia este ano mais uma: para a APECATE era importante ajudar o Centro de Portugal a ultrapassar as situações que aconteceram em 2017”, disse. O presidente da associação realçou também a qualidade dos painéis que estão em discussão. Nos próximos dias, os congressistas vão abordar assuntos como “Região Centro – Os Grandes Desafios”, “Criar Destino – Como Articular Sinergias”, “Internacionalização – O Caminho Imprescindível”, “Qualificação – Mudar De Paradigma?” e “Estruturar o Setor – Como Potenciar a Nomeação de Portugal Como Melhor Destino do Mundo?”
O anfitrião António Almeida Henriques realçou o facto de Viseu estar “a viver um momento de forte redescoberta e afirmação enquanto destino turístico”. “O país está a crescer turisticamente como nunca, mas nem todas as cidades médias estão a aproveitar esta boleia. Nós temos procurado aproveitar esta nossa cidade-região, que tem um ecossistema preparado para receber turistas e eventos, até pela qualidade da sua oferta hoteleira. Viseu é uma cidade que combina muito bem a sua História com a modernização,tradição com a inovação”, considerou. “Estamos a crescer muito, mas temos margem para crescer mais ainda, com uma estratégia no turismo qualificado, nos segmentos da cultura e património, enoturismo, natureza, eventos e negócios”, disse ainda, antes de revelar uma grande aposta para o próximo ano: “Em 2019, passaremos a ter a maior sala de espetáculos da região Centro, o Viseu Arena, sala de espetáculos para 7000 pessoas e preparada para acolher congressos até 4000 pessoas”.
A Secretária de Estado do Turismo enfatizou as sucessivas distinções internacionais que Portugal tem recebido na área do turismo: “Desde que recebemos estes prémios internacionais, o número de países que procuram Portugal para perceber o que está a acontecer no nosso país é inacreditável. Nas últimas duas semanas, recebi cincoministros do turismo de vários países e o secretário-geral da Organização Mundial de Turismo, que vieram testemunhar como o turismo pode ser importante na mobilização de todo um país e na sua transformação económica”.
Temos sido capazes, através de investimentos públicos e privados, de transformar a nossa autenticidade em produtos inovadores, que deixam quem nos visita muito impressionados. Tem também havido uma forte aposta na acessibilidade aérea, que é crucial. Nos últimos anos tivemos mais 170 ligações aéreas a mercados que nos interessam trabalhar, como Estados Unidos, Brasil, Canadá ou China. Também nisso, é essencial estarmos a trabalhar com as empresas, que são quem identifica os mercados”, continuou Ana Mendes Godinho. “Nos objetivos para os próximos 10 anos, assumimos a necessidade de desconcentrar a procura no território e ao longo do ano. Para isso, é fundamental dinamizar cada vez mais os territórios do interior. Onde é preciso inovação e investimento é no interior. Este é o território do futuro, com mais capacidade de crescimento. A oportunidade está aqui”, disse ainda.

Tuna dos Serviços Sociais do Município de Cantanhede cantou as janeiras no estaleiro da autarquia

A Tuna dos Serviços Sociais do Município de Cantanhede esteve ontem no estaleiro municipal a cantar as janeiras. Foi ontem, 31 de Janeiro, ao fim da tarde, que o grupo de cantares constituído por funcionários da autarquia e da Inova-EM cumpriram mais uma vez a tradição, no âmbito de um encontro que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, do presidente da Assembleia Municipal, João Moura, e dos vereadores Adérito Machado, Célia Simões e Luís Silva.
Numa das quadras o mote era a “Senhora Presidente” / Helena de sua graça / Primeira desta casa / A quem nada embaraça”, seguida de “Nos Serviços Sociais / Temos nós porto seguro / Confiança vos trazemos / Para projetos futuros”, terminando com um voto: “Seja um bom ano p’ra todos / É o que vimos desejar / A vós e aos colegas / Vos saudamos a cantar”.
Como habitualmente, o cantar das janeiras decorreu em ambiente de confraternização à volta da mesa, num lanche partilhado. Na ocasião, a líder do executivo camarário agradeceu “esta iniciativa dos Serviços Sociais que nos dá oportunidade para nos juntarmos e convivermos um pouco” e enalteceu “a atividade da Tuna dos Serviços Sociais pelo modo como tem representado e dignificado a instituição”.
O cantar das janeiras pela Tuna dos Serviços Sociais encerrou o período dedicado a esta tradição que este ano foi assinalada na Câmara Municipal mais três vezes: a primeira delas foi em 8 de Janeiro, por cerca de 350 alunos das valências de jardim-de-infância e do primeiro ciclo de ensino básico do Centro Escolar de Cantanhede, a que se seguiu o Coro Vox Caeli (12 de Janeiro) e um grupo de mais de 30 pessoas envolvidas no programa de animação social “Tardes Comunitárias” (17 de Janeiro).

Sindicato retira pré-aviso de greve dos tripulantes de cabine da TAP

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) retirou o pré-aviso de greve dos tripulantes de cabine da TAP, na sequência de um protocolo celebrado com a transportadora aérea nacional.
O documento sobre a utilização dos aviões A330-300, a que a agência Lusa teve acesso, foi divulgado aos associados do SNPVAC e aprovado hoje em assembleia geral.
O SNPVAC tinha decretado quatro pré-avisos de greve, a primeira das quais a ocorrer entre 09 e 11 de fevereiro.
Tinham sido apresentados ainda pré-avisos para uma paralisação a repetir mensalmente e mais duas greves parciais para operações de médio e longo curso a partir de 28 de março.
Fonte oficial do SNPVAC disse à Lusa que a retirada do pré-aviso de greve "é um voto de confiança à nova administração" da TAP, cuja Comissão Executiva é liderada por Antonoaldo Neves desde quarta-feira, que "mostrou abertura" para negociar com o sindicato.

TOCHA: Entrega de diplomas a colaboradoras da “Progresso e Vida”

No passado dia 31 de Janeiro a Associação de Desenvolvimento, Progresso e Vida da Tocha realizou uma sessão para entrega de diplomas relativos ao curso de formação de Agente em Geriatria promovido pelo Centro para a Qualificação e Ensino Profissional do IEFP de Coimbra. Tratou-se de um projeto de capacitação e certificação profissional por via da experiência que decorreu entre Março e junho de 2017.
Este ato simbólico decorreu no Auditório da Instituição e visou felicitar todas as colaboradoras que investiram na sua formação para que lhe fossem reconhecidos os seus conhecimentos e as suas competências na área da geriatria.
Na cerimónia estiveram presentes os Órgãos Sociais da Progresso e Vida, a Dr.ª Maria Cidália Pereira, responsável pelo Serviço de Formação Profissional do IEFP de Coimbra, a Dr.ª Cristiana Pereira coordenadora da formação, o Presidente da Junta de Freguesia da Tocha Fernando Pais Alves, as chefias intermédias e todas as colaboradoras (formandas) que, de forma genuína, com dedicação e empenho, abraçaram este curso para revalidação das suas competências.
A Progresso e Vida da Tocha é uma instituição de referência na economia social da região que prima pela excelência e pela qualidade na prestação dos serviços e cuidados ao idoso. Neste sentido, ressalta o Presidente da Direção no seu discurso que, “com colaboradoras dedicadas e preocupadas em melhorar e a aperfeiçoar as suas técnicas e práticas é fácil dar seguimento à Missão a que esta instituição se propõe”. Salientou ainda a importância da “qualificação para o desenvolvimento, quer pessoal, quer profissional” de cada uma das formandas.
A sessão contou com a entrega de 14 diplomas do processo de RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, do curso Agente em Geriatria. Na sua intervenção a Dr.ª Maria Cidália Pereira do IEFP referiu que “todas as formandas conseguiram com êxito alcançar os objetivos propostos o que traduz de forma clara o empenho de todas” destacando ainda a importância desta formação para “o reforço da qualificação profissional de cada uma, o que irá permitir prestar melhores cuidados aos utentes da Instituição”.
A cerimónia terminou com o habitual lanche convívio entre todos os presentes.

Trabalhadores do setor ferroviário em greve no próximo dia 20

Resultado de imagem para Trabalhadores do setor ferroviário em greve no próximo dia 20
Funcionários da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) vão protestar em Lisboa.
Os trabalhadores da EMEF vão fazer greve no próximo dia 20 e manifestar-se em Lisboa contra o processo de transformação em Agrupamentos Complementares de Empresas (ACE's) e em defesa da contratação coletiva.
Em declarações à agência Lusa, José Manuel Oliveira, da Fectrans - Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações, anunciou ter sido aprovado em plenário de representantes dos trabalhadores a "marcação de uma greve e manifestação nacional para dia 20 de fevereiro".
"A manifestação em Lisboa vai partir às 10h30 da Estação de Entrecampos para o Ministério do Planeamento", num percurso de cerca de um quilómetro, em Lisboa, informou.
Na base da ação de protesto está o "processo de transformação da EMEF em várias empresas, através de ACE's", havendo também questões ligadas à "contratação coletiva", acrescentou ainda o dirigente sindical.
Os sindicatos têm apelidado o processo de transformação como uma "privatização parcial da empresa".
José Manuel Oliveira referiu ainda que até dia 16 vão decorrer vários plenários de trabalhadores, para que "além da mobilização para dia 20", se possa decidir ações futuras depois da greve e da manifestação.
O plenário desta quinta-feira decorreu por iniciativa do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF)/FECTRANS e da comissão de trabalhadores da EMEF, no Entroncamento.
No passado dia 24, no parlamento, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, informou estar a ser trabalhado o cenário de ACE's para a EMEF, o que "não é uma privatização".
Na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas, o governante explicou que alguns cenários previstos "não fizeram caminho", nomeadamente a permanência da empresa no universo CP - Comboios de Portugal para evitar violação dos regulamentos comunitários sobre ajudas de Estado e barreiras na entrada de concursos.
"A solução em que estamos a trabalhar são os ACE´s, o que não é privatização. A EMEF participa num agrupamento de empresas", argumentou Pedro Marques aos deputados.
O ministro referiu que estas "soluções orgânicas" de participações em ACE's "mantêm os trabalhadores na EMEF", podem garantir o rácio imposto pelo Tribunal de Contas sobre contratação de manutenção 'in house' e permitem "estabilizar a situação da contratação e manutenção no universo da CP".
Na mesma altura, o secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d'Oliveira Martins, informou sobre recrutamento de trabalhadores para as empresas.
Com a previsão em 2018 de um investimento público de 29 milhões de euros em material circulante poderá haver reforço dos trabalhos de manutenção, assim como do quadro de pessoal, "sem perder de vista uma atividade de internacionalização" da EMEF.
A audiência decorreu depois de um requerimento do Bloco de Esquerda.
Em 12 de janeiro, um comunicado da FECTRANS refere que o presidente a CP, Carlos Gomes Nogueira, "informou que o plano que está em cima da mesa para a EMEF, de forma a contornar as posições do Tribunal de Contas, passa pela manutenção da EMEF a trabalhar apenas para a CP e pela criação de dois ACE's (Agrupamentos Complementar de Empresas), sem indicar ainda parceiros e qual a participação de cada um".
Segundo o sindicato, um desses ACE's será para a reparação do material do Metro do Porto e o outro para a reparação de material circulante de mercadorias.

Fonte: Lusa
Foto: Pedro Correia/Global Imagens

Pais de Angélico Vieira não vão indemnizar sobrevivente do acidente

A 28 de junho de 2011, com a morte de Angélico, a vida de Filomena Vieira e Milton Angélico mudava para sempre. Seis anos depois, e após terem sido condenados a pagar cerca de 1,5 milhões de euros a uma das sobreviventes do acidente que vitimou o artista, os seus pais veem o tribunal recuar na decisão.
Os progenitores de Angélico Vieira foram absolvidos pelo Tribunal da Relação do Porto e já não vão indemnizar Armanda Leite, uma das passageiras que seguia com o músico a 25 de junho de 2011 quando a viatura despistou e capotou no quilómetro 258, na A1, perto da saída para Estarreja no sentido Porto-Lisboa.
O recuo da justiça nesta decisão surge 13 meses depois de Filomena e Milton terem sido responsabilizados pelo acidente do filho. Para além de Angélico, outra pessoa perdeu a vida. Armanda Leite ficou com sequelas irreversíveis após o sinistro.
Agora, o Tribunal da Relação iliba os pais do artista, que conduzia entre 206,81 e 237,30 quilómetros horários no momento do acidente, causado por um rebentamento do pneu. O stand Impocar, que tinha emprestado a viatura a Angélico, e o Fundo de Garantia Automóvel foram condenados a indemnizar Armanda, de 24 anos, no valor de 1,2 milhões de euros.
O caso pode seguir para o Supremo Tribunal.

Fonte: JN
Foto: Jorge Amaral/Global Imagens

Hora de Fecho: Em direto/ Costa e PCP: "Vamos avançar, e com certeza juntos"

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Costa recusou responder sobre o aumento das comissões na Caixa: como acionista, não se pronuncia. Respondeu ao BE que ia avançar com a diferenciação das contribuições da SS em função do contrato.
Instituto Português do Mar e da Atmosfera confirma que o sismo desta madrugada é uma réplica do terramoto de 15 de janeiro. E que isso pode significar que um sismo maior está a formar-se em Arraiolos.
Rui Rangel faltou esta quinta-feira a uma sessão de trabalho no Tribunal da Relação de Lisboa alegando "razões pessoais". O juiz ia decidir sobre quatro processos esta tarde.
Nas buscas desta terça-feira terão sido encontrados 10 mil euros numa arrecadação da casa do juiz, envelopes com dinheiro na casa de Fátima Galante e quadros valiosos na posse do oficial de justiça.
O presidente do Benfica pode recusar ser arguido? Os processos sob suspeita podem ser anulados? Rui Rangel vai continuar como juiz? As respostas a seis grandes dúvidas que a Operação Lex levanta.
Paulo Blanco, que já foi advogado do ex-número dois do Estado angolano, também ele arguido na Operação Fizz, diz que decisão de arquivar processo contra Manuel Vicente foi de Cândida Almeida.
As orientações não são vinculativas, mas o Banco de Portugal quer impôr um limite nos encargos que as famílias podem assumir na altura de pedir empréstimos e créditos no máximo de 30 anos.
Numa entrevista à Rádio Comercial, a apresentadora revelou que já foi vítima de assédio sexual. Catarina Furtado não contou pormenores, mas disse que a situação aconteceu em contexto de trabalho.
O último dia de mercado não foi propriamente a coisa mais espantosa e interessante do mundo, mas teve as suas situações caricatas, uma pioneira e um jogador que, mais uma vez, viu a sua saída adiada.
O Ministério Público arquivou o inquérito que envolvia o ministro das Finanças, Mário Centeno, sobre alegados benefícios em troca de bilhetes para um jogo de futebol do Benfica
A Fundação Gulbenkian vai sair do negócio do petróleo, depois de ter recebido uma oferta de compra por parte de investidores chineses. As negociações estão em curso. 
Opinião

Maria João Avillez
Europa matriz e porto ou Europa em declínio? União Europeia ou Desunião Europeia? Acreditar ou desistir? Leiam este livro de Carlos Gaspar: reflecte-se tanto quanto se aprende.

Maria João Marques
Quando pensarem o que torna possível os casos repetidos a resposta é o ambiente de atirar lama às mulheres que fazem denúncias, de lhes chamar cínicas e hipócritas. Outro nome para isto é cumplicidade

Luís Aguiar-Conraria
Politicamente, a regra devia ser simples: tem um cargo de poder? Então não pede nem aceita nada de ninguém que possa estar em posição de fazer ou pedir um jeitinho. Ponto. Mais simples não é possível.

José Milhazes
A autocracia russa tem sérias razões para proibir o filme “A Morte de Estaline” pois vê-se retratada nas personagens do filme. Bem diz o ditado russo: “Não acuses o retrato se tens a cara torta”.

Fernando Leal da Costa
O caminho atual acabará mesmo por levar ao fim da ADSE, com a consequente perda do tampão que tem impedido a enxurrada de milhares de doentes para um SNS que já não responde bem a todos que o procuram
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Ex-chefe dos CTT julgada em Aveiro por burlar clientes em cerca de 100 mil euros

Resultado de imagem para Ex-chefe dos CTT julgada em Aveiro por burlar clientes em cerca de 100 mil eurosUma antiga chefe dos CTT está a ser julgada no Tribunal de Aveiro por se ter apropriado de cerca de 100 mil euros que recebeu de clientes para aplicar em produtos financeiros.
A mulher de 46 anos está acusada de um crime de abuso de confiança qualificado e outro de falsificação, ambos na forma continuada.
Segundo a acusação, a que a Lusa teve hoje acesso, os factos ocorreram entre junho de 2011 e abril de 2014.
Durante este período, a arguida, que exerceu as funções de gestora interina da loja dos CTT da Palhaça e de Ílhavo, recebeu várias quantias em dinheiro que lhe foram entregues pelos clientes ou provenientes de resgates por estes efetuados para investir em aplicações financeiras comercializadas pelos CTT.
No entanto, de acordo com a investigação, ao invés de subscrever tais produtos e de entregar o dinheiro aos CTT, a arguida manteve o dinheiro na sua posse e utilizou-o em proveito próprio.
No total, terão sido lesadas 13 pessoas, a maioria das quais idosas. Um dos clientes lesados foi uma mulher com deficiência mental que ficou sem 25 mil euros.
O caso foi descoberto quando alguns clientes tentaram resgatar o dinheiro e não conseguiram. A mulher que trabalhou nos Correios durante 15 anos veio a ser despedida em setembro de 2014, na sequência de um processo disciplinar.
A arguida, que chegou a devolver parte do dinheiro, confessou os factos, alegando que foi obrigada a ter este comportamento ilícito em “total desespero sem alternativas”, sempre na convicção de que conseguiria repor os valores subtraídos.
Os CTT deduziram um pedido de indemnização cível a reclamar o pagamento de 76.167,56 euros, montante que a empresa usou para indemnizar os clientes lesados, no valor por eles investido acrescido dos juros que se teriam vencido, caso as referidas aplicações tivessem sido efetuadas.
A única cliente que não foi ressarcida pela empresa, constituiu-se assistente no processo judicial para tentar receber 12.712 euros.

Fonte: MadreMedia/Lusa


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação 

possíveis são bem-vindas!

EDP Distribuição entrega carrinha aos Bombeiros de Pombal

A EDP Distribuição ofereceu uma carrinha todo-o-terreno aos Bombeiros Voluntários de Pombal, no âmbito de um programa que transfere viaturas, desativadas pela empresa, para diversas corporações d Norte a Sul do país.
No acto da entrega, Diogo Mateus referiu a justiça da doação, enaltecendo “a gestão organizada e cuidada” que a Direção dos Bombeiros de Pombal tem empregue à corporação, lembrando também que esta “tem um conjunto de entidades e amigos que ajudam a que esta seja lembrada todos os dias, e não apenas quando temos situações de maior risco”, disse o Presidente da Câmara.
O sentimento de agradecimento da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal foi expressa pelo seu presidente, Sérgio Gomes, que agradeceu o gesto, reforçando a utilidade que a viatura terá para os Bombeiros de Pombal.
A carrinha entregue irá agora – a par de outra viatura que será cedida pela REN - servir para substituir outras viaturas de comando que já ultrapassaram a sua vida útil de serviço.

CP Comboios de Portugal - Rota das Amendoeiras - 2018


Comunicado da União das Freguesias de Coimbra sobre o encerramento dos CTT na Praça da República

"Desde o final do ano passado que a União das Freguesias de Coimbra tem conhecimento do possível encerramento da estação dos Correios da Praça da República.
Esse encerramento foi comunicado telefónicamente ao Presidente da UFC por um representante dos Correios de Portugal no final da segunda semana de Janeiro, tendo sido comunicada, pelo executivo, aos elementos da Assembleia de Freguesia na reunião de 17 de Janeiro.
Após duas tentativas falhadas para a realização de uma reunião entre as partes, foi a mesma, efectuada no passado dia 22 de Janeiro.
A posição dos CTT, face às exigências que o senhorio da actual loja lhes terá feito, era já irreversível, tendo sido anunciada a abertura de um posto na Papelaria Papiro.
Ontem fomos informados, via e-mail, que esse posto começará a laborar a partir da próxima segunda feira, dia cinco de Fevereiro entre as 09:00h e as 19:00h simultaneamente com a estação da Praça da República até ao encerramento desta que se prevê para as próximas semanas.
Lamentamos o fecho de mais uma estação dos Correios, sejam quais forem os motivos quem perde são as populações e os utentes.
Esperamos que a solução agora encontrada consiga dar resposta ao trabalho que antes era executado por vários funcionários altamente qualificados e que não se abra hoje para encerrar "amanhã", como noutros casos.
Não basta encontrar  um parceiro, é necessário dotar o mesmo dos meios financeiros para efectuar um trabalho que é público e deveria ser universal.
Estaremos atentos.
O PRESIDENTE DA UFC
João Francisco Campos"

Concerto Solidário: Coros Infantis a favor do Banco de Leite de Cantanhede

Pavilhão Multiusos de Febres receberá no próximo dia 18 de Fevereiro, pelas 16:00 horas, um Concerto Solidário de Coros Infantis em prol do Banco de Leite.
Com as importantes presenças do Cantemus - Coro Infantil do Município de Cantanhede, do Coro Infantil de São Caetano, das Pequenas vozes da Figueira da Figueira da Foz e das Pequenas Vozes de Febres a tarde será de alegria, talento e solidariedade!
Compareça, pois valerá a pena...
Mira Online

Bilhetes para segundo concerto dos U2 em Lisboa só na internet

Os bilhetes para o segundo concerto dos U2 em Lisboa, a 17 de Setembro, estarão à venda exclusivamente 'online' a partir das 09:00 de sexta-feira, anunciou hoje a promotora Ritmos & Blues. Os bilhetes para o concerto na Altice Arena estarão disponíveis na Blueticket.pt e a venda é limitada a quatro ingressos por pessoa.
Os U2 têm dois concertos marcados este ano para Portugal, nos dias 16 e 17 de Setembro na Altice Arena, em Lisboa, no âmbito da digressão "EXPERIENCE + iNNOCENCE".
Os bilhetes para o primeiro concerto esgotaram em poucos minutos no dia em que foram postos à venda, pelo que a banda anunciou a marcação de uma segunda data, com a venda de bilhetes ao público marcada para sexta-feira. Tal como no primeiro concerto, houve pré-vendas de bilhetes para os fãs da banda irlandesa.
Esta será a sexta vez que os U2 atuam em Portugal, oito anos depois de terem feito dois concertos esgotados no Estádio Cidade de Coimbra, em outubro de 2010. Em 1982, tocaram no festival de Vilar de Mouros e, em 1993, 1997 e 2005, atuaram no Estádio José de Alvalade, em Lisboa.
Os U2 voltam agora à estrada depois de terem feito em 2017 uma digressão de celebração dos 30 anos do álbum "The Joshua Tree". Em dezembro passado lançaram o álbum "Songs of Experience", que dá o mote agora para a nova digressão mundial, que começa a 02 de Maio em Tulsa, nos Estados Unidos, e chega à Europa a 31 de agosto, em Berlim.

Reiteramos: Se é do tipo sanguíneo O-, B- e AB- Venha doar sangue | Colheita de sangue dia 3 de Fevereiro entre as 9 horas e as 13:00 horas no Posto fixo da ADASCA em Aveiro


A ADASCA está preocupada com com a noticia vinda no CM, edição do pretérito dia 24, espaço Sociedade, Pág. nº. 18, que a "Reservas de sangue só chegam para 4 dias". Com base no que nos é dado saber a situação mantém-se preocupante.

Com os Tipos sanguíneos O-, B- e AB- abaixo do que é desejável, é motivo mais do que suficiente para convidar as pessoas saudáveis a aderir à dádiva de sangue.

Certamente que o frio e a gripe são factores que contribuem para a diminuição de dádivas, além de outras, como ainda a dificuldade em os dadores se ausentaram do locais de trabalho para doarem sangue, ainda que estes possam justificar legalmente a sua falta junto da entidade empregadora.

NOTA: Artigo 7.º - Ausência das actividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar-se da sua actividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue, a Lei confere essa permissão, devendo o dador posteriormente fazer prova à entidade empregadora mediante a declaração que deve ser pedida no local onde se efectua a dádiva.

Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.

______________________
A ADASCA informa que vai realizar uma sessão de colheitas de sangue (dia 3 de Fevereiro) entre as 9 horas e as 13:00 horas no seu Posto Fixo, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso. em Aveiro. Não deixem de partilhar este e-mail pelos vossos amigos. nunca somos de mais.

Os dadores dispõem de um parque de estacionamento gratuito para as sua viaturas, acesso ao elevador até ao 1º. piso, como ainda de aquecimento no Posto Fixo.

Face ao exposto e atendo a natureza pública desta acção solidária pedimos e agradecemos a melhor divulgação possível.

Cumprimentos,
Telef: 234 095 331 (Sede) 
Coordenadas GPS: N 40.62659 | W -8.65133
Site: www.adasca.pt 


FEVEREIRO 
Dias 7, 14, 21 e 28 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 3, 10, 17 e 24 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

________________
Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro