segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Sessão de Colheitas de Sangue dia 6 entre as 15 horas e as 19,30 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Há um doente num Hospital que precisa de si. Não espere para conhecer alguém que precisou de sangue para viver, para começar a dar sangue. Abrace esta causa de todos nós. Dê o melhor presente do mundo. Dê Sangue e Ofereça Vida. Muito obrigado, IPST,IP

Asessões de colheitas de sangue para o mês de Setembrovão realizar-se nos dias 6, 13, 20 e 27 entre as 15 e as 19:30 horas, ainda nos dias 16, 23 e 30 das 9 horas às 13 horas no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal deSantiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133 .

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-seacompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscriçãoou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...

Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos” como escreveu Bezerra de Menezes.

O propósito da ADASCA é fazer tudo o que está ao seu alcance para que a adesão à dádiva de sangue em Aveiro aumente, nunca somos de mais para fazer face às necessidades de sangue nos hospitais.

Joaquim Carlos

Presidente da Direcção da ADASCA


_____________________________



Não é propósito da direcção mandar fazer mais T-Shirts, apenas foram encomendados bonés alusivos aos 10 anos da ADASCA. Assim, quem quiser trazer  T-shirts da sua empresa, do negócio ou outra ao seu gosto, são livres... o importante é participar e ajudar uma causa que não deve deixar ninguém indiferente. Todos dependemos uns dos outros quando menos esperamos.

O percurso e ficha para inscrição estão disponíveis no site www.adasca.pt, uma vez que já recebemos o parecer da PSP restando agora a respectiva licença camarária.




Mais um bebé real a caminho. William e Kate esperam terceiro filho

Kate está a sofrer novamente de enjoos graves no início da gravidez e foi obrigada a cancelar compromissos de agenda

Resultado de imagem para Mais um bebé real a caminho. William e Kate esperam terceiro filhoOs duques de Cambridge estão à espera do terceiro filho. A notícia foi avançada em comunicado emitido pelo Palácio de Kensington.

"Suas Altezas Reais o duque a duquesa de Cambridge têm a felicidade de anunciar que a duquesa de Cambridge está à espera do terceiro filho. A rainha e os membros de ambas as famílias estão encantados com a notícia", lê-se no comunicado.

"Tal como nas duas gravidezes anteriores, a duquesa sofre de Hyperemesis Gravidarum [hiperémese gravídica]. Sua Alteza não poderá estar no compromisso agendado para esta segunda-feira, no centro para Crianças de Hornsey Road em Londres. Está a receber tratamento no Palácio de Kensington", informa ainda a mesma nota.

Hiperémese gravídica é uma complicação que surge no início da gravidez e que se caracteriza por náuseas severas e vómitos que podem levar à perda de peso e desidratação. Ainda que, muitas vezes, os sintomas acabem por melhorar após as 20 semanas de gravidez, em alguns casos pode estender-se até ao final da gestação.

O duque e duquesa de Cambridge já têm dois filhos: George, de quatro anos, e Charlotte, de dois. Mas Kate, de 35 anos, nunca escondeu que gostaria de ter mais uma criança. O novo bebé real será o quinto na linha de sucessão ao trono britânico e o sexto neto da rainha Isabel II.

De acordo com a imprensa britânica, os rumores a propósito de uma eventual gravidez de Kate começaram a circular esta manhã no Reino Unido, quando os fotógrafos que iam acompanhar a visita da duquesa ao centro de crianças em Londres foram informados de que o evento tinha sido cancelado, sem mais explicações.

É extremamente incomum que a duquesa cancele compromissos públicos: fê-lo apenas por doença ou devido à gravidez.

Não se sabe de quantas semanas está a duquesa, mas aquando da gravidez de Charlotte Kate foi obrigada a anunciar a gestação antes do final do primeiro trimestre, também porque os enjoos a forçaram a cancelar os compromissos em agenda. Durante a gestação do príncipe George, Kate teve mesmo de ser hospitalizada.

A hiperémese gravídica é uma condição que afeta cerca de 15% das mulheres grávidas, mas os casos na sua versão mais grave - a que parece afetar a duquesa - são raros.

O príncipe George começa na quinta-feira a frequentar a escola de Thomas's Battersea, em Londres, e esperava-se que os pais o acompanhassem no primeiro dia de aulas.

Fonte: DN
Foto: Lusa

Portugal volta a perder no Mundial de hóquei

Resultado de imagem para Portugal volta a perder no Mundial de hóquei

O derradeiro jogo do Grupo A coloca frente a frente Portugal e França, um duelo agendado para terça-feira, às 11h30.

Portugal sofreu esta segunda-feira a segunda derrota em outros tantos jogos no Mundial de hóquei em patins, ao perder com Itália, por 4-2, em jogo do Grupo A, disputado em Nanjing, na China.

Um dia depois de se estrear com uma derrota perante a Argentina (5-2), campeã em título, a seleção portuguesa marcou por intermédio de Henrique Magalhães (22 minutos) e Hélder Nunes (46', de grande penalidade), enquanto a Itália contou com golos de Giuliu Cocco (04'), Samuel Amato (11') e Andrea Malagoli (36' e 47').

Para chegar aos quartos de final, Portugal está obrigado a pelo menos empatar com a França na terça-feira (11h30), na terceira e última jornada do Grupo A, que é liderado pela Argentina e pela Itália, ambos com seis pontos. Portugueses e franceses continuam a zero, mas a seleção lusa tem uma diferença entre golos marcados e sofridos favorável.

Fonte: TSF/Lusa
Foto: Tony Dias/Global Imagens

Bomba da II guerra mundial desativada em Frankfurt

Resultado de imagem para Bomba da II guerra mundial desativada em Frankfurt
A bomba pesava cerca de 1,8 toneladas e foi descoberta numa zona onde decorriam trabalhos de construção civil. A desativação do engenho explosivo obrigou à deslocação de quase 60 mil pessoas. Tudo correu bem.

Os peritos alemães em explosivos desativaram com sucesso, este domingo, uma bomba da segunda guerra mundial encontrada em Frankfurt. Por questões de segurança, milhares de pessoas foram evacuadas das suas casas. Dois hospitais e um lar para idosos também foram evacuados.

Cerca de 60 mil pessoas tiveram de abandonar as casas naquela que foi a maior evacuação alemã desde a segunda guerra mundial.

De acordo com os chefes da polícia e dos bombeiros, uma explosão descontrolada da bomba seria suficiente para reduzir um quarteirão inteiro a escombros.

Por isso foram enviados helicópteros equipados com sensores térmicos de maneira a garantirem que nenhuma pessoa tinha sido deixada para trás antes de começarem a desativar a bomba.

Resultado de imagem para Bomba da II guerra mundial desativada em FrankfurtForam formados cordões de segurança à volta da zona de evacuação que abrangeram um raio de aproximadamente 1,5 quilómetros. Para além disso, as autoridades fecharam as estradas e os sistemas de transporte, incluindo o metro.
Aviões privados, helicópteros e drones foram banidos da zona.
Alemanha habituada a estas situações
Mais de duas mil toneladas de bombas e munições são encontradas todos os anos na Alemanha.

Em julho deste ano, um jardim-de-infância foi evacuado depois de um professor ter descoberto uma bomba da segunda guerra mundial na zona onde as crianças brincam.

As forças aéreas britânicas e americanas descarregaram aproximadamente 1,5 milhões de toneladas de bombas que mataram mais de 600 mil pessoas. É estimado que 15% dos engenhos explosivos não tenham rebentado.


Fonte: RTP Notícias
Foto: Reuters

Abertas inscrições para a Universidade Sénior de Mira 2017/2018

Estão abertas as inscrições para o ano letivo 2017/2018 da Universidade Sénior de Mira.

As inscrições devem ser efetuadas no Edifício Mira Center de 4 a 29 de setembro, tlm. 924 473 749.

As aulas terão início no dia 16 de outubro e todas as pessoas maiores de 50 anos estão convidadas a inscreverem-se.

Escolha os cursos que gostar mais, eles estão relacionados no cartaz abaixo:

Mira Online

Eu, Psicóloga | 6 lições sobre resiliência de uma medalhista olímpica



Observe a vida de qualquer atleta premiado e um ponto em comum logo vem à tona: a resiliência. Num mundo competitivo, em que necessariamente há vencedores e perdedores, suas trajetórias são cheias de obstáculos físicos, circunstanciais e emocionais.

Quem vence, especialmente a nível olímpico, o mais difícil de todos, costuma se tornar defensor da superação e da dedicação extrema aos seus objetivos. É o que torna atletas palestrantes motivacionais tão cativantes: eles são prova viva de que a resiliência funciona.

O caso da velocista americana DeeDee Trotter não é diferente. Após se destacar na juventude e ganhar um ouro aos 22 anos na corrida de revezamento nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, ela trilhou um caminho de vitórias nacionais e internacionais. Entre 2005 e 2007, disse, era impossível pará-la.

“Eu tinha assinado um contrato de cinco anos com a adidas, um outro ponto marcante. Eu era uma atleta profissional e as coisas estavam indo muito bem”, disse. “Todos diziam que eu seria a próxima grande campeã e comecei a me preparar para ser grande.”

Com a autoconfiança nas alturas, ela previa novas vitórias nos Jogos Olímpicos seguintes, em Pequim – até fragmentos de osso no joelho entrarem no caminho.

Entre uma operação arriscada e buscar uma vaga na equipe olímpica sem tratar totalmente o problema, DeeDee escolheu a segunda opção.

“Tenho um mantra poderoso”, disse. “Eu posso, eu preciso e eu vou. O quanto você aguenta determina quão longe você vai. É um jogo mental de resiliência.”

Lição 1: Mude com as mudanças 

Mesmo se dedicando ao máximo, DeeDee viu sua performance sofrer: ela chegou em último lugar duas vezes e não conseguia entender o que estava fazendo de tão errado. “Só entendi quando minha treinadora me disse: ‘Você não tem a mesma perna e não é a mesma pessoa. Então pare de correr como se tudo estivesse igual e encontre um novo jeito de vencer. Não tenha medo de mudar com as mudanças.’”

Lição 2: Progresso é progresso 

O conselho chegou um pouco tarde e ela já não tinha uma prova para correr, algo necessário para que seu tempo de chegada fosse marcado e DeeDee tivesse uma chance de competir por uma vaga na equipe. Acabou encontrando uma prova fora do circuito, que incluía uma jovem de 16 anos e duas senhoras na faixa dos 50, e terminou a corrida de 400 metros em 51.9 segundos. O tempo não era perfeito: era quase 2 segundos a mais do que costumava ser. Mas também era quase 2 segundos a menos do que vinha correndo nos últimos meses.

“Não era um tempo que me levaria à equipe olímpica, mas era progresso. E qualquer progresso é progresso, nunca o desrespeite”, empolga-se.

Lição 3: Acredite que é possível 

Quando finalmente chegou à prova de seleção oficial, com outras atletas de ponta, ela sabia que precisava terminar no pódio para se classificar. No meio da corrida, se viu em sétimo lugar. Determinada, conseguiu aumentar o ritmo e terminou em terceiro.

“Não acho que resiliência é algo que você constrói intencionalmente, mas parte de suas experiências de vida. Como você lida com elas determina quão forte você pode ser no futuro”, resume. “Uma pessoa pode fortalecer esse traço ao não fugir do que é difícil. Não tenha medo de ir em frente.”

Lição 4: Use a pressão a seu favor 

Uma vez em Pequim, os planos de vitória foram por água abaixo. DeeDee não conquistou nenhuma medalha. Na volta, perdeu uma série de corridas e patrocinadores ao longo dos três anos seguintes. A pressão para que desistisse do esporte era imensa.

“Foi quando me lembrei de mudar com as mudanças”, fala. Refletindo sobre a pressão ao seu redor e que exercia sobre si mesma, se viu pensando sobre as leis da física.

“A pressão pode achatar as coisas mas, se vem por trás, ela te impulsiona para frente”, explica. “Passei a projetar a pressão como algo positivo e retomei meu mantra. Eu posso, eu preciso e eu vou.”

Mesmo nos dias particularmente ruins, ela persistia, pensando nos Jogos Olímpicos de 2012. “Esses são os dias em que você realmente precisa se esforçar e que realmente fazem campeões.”

Lição 5: Cerque-se com seu objetivo 

O primeiro passo foi literalmente escrever seu objetivo – ser a melhor velocista do mundo – em três pedaços de papel e espalhá-los pela casa para vê-los diariamente. Quer fazer como uma campeã olímpica? “Então afirme seu objetivo em frente ao espelho, fale para o maior número de pessoas possível e coloque pressão sob si mesma”, aconselha DeeDee.

Ela retomou os treinos e comemorou cada milissegundo eliminado das corridas. “Com cada um, eu me tornava mais confiante e poderosa.” Num momento surpreendente para todos exceto para a própria atleta, que tinha então 30 anos, conseguiu um lugar na equipe que viajaria para Londres.  Nesse momento da palestra, ela retirou do bolso a medalha olímpica de bronze que ganhou na modalidade individual dos jogos.

“Essa medalha me mostrou que o que define um campeão é mais que a linha de chegada: é a pessoa que nunca desiste, não importa o que esteja acontecendo em sua vida”, emociona-se. “No fim, é tudo perspectiva. Eu dei tudo que tinha e, por isso, esse bronze é só outro tom de dourado para mim.”

DeeDee voltou para os EUA também com uma medalha de ouro, na corrida de revezamento, que ela retirou do outro bolso com um enorme sorriso.

Lição 6: Desafie-se, porque ninguém vai fazer isso por você 

Hoje aposentada do esporte, ela dá palestras sobre liderança e trabalho em equipe pelo mundo. (Em casa, inesperadamente, toca uma padaria especializada em cupcakes, a Taste of Gold.)

DeeDee garante que, em qualquer campo ou função, mesmo quando não há uma medalha ou milhares de espectadores em jogo, a mentalidade de um campeão pode ajudar.

A razão é simples: automotivação, foco e trabalho duro rendem resultados.

“Nem sempre as pessoas vão ficar olhando por cima do seu ombro para garantir que você está fazendo absolutamente tudo que é necessário para dar seu melhor – e você nunca saberá do que é feito se não se desafiar.”


PAÍS Sapador florestal detido por suspeitas de fogo posto na Covilhã

A Polícia Judiciária deteve um sapador florestal por suspeitas de ter ateado o fogo que começou ontem em Erada.

Última atualização às 11:13

O sapador florestal foi detido esta madrugada e integrava uma equipa de três sapadores que faziam prevenção de incêndios na zona.

O suspeito vai ser ouvido por um juiz esta tarde.

O fogo foi entretanto dominado esta manhã, mas ainda estão no local quase 250 operacionais.

Fonte: BPS

Os pais da Ideologia de Gênero: filósofos ou loucos?

Jurandir Dias

Quatro dos principais promotores da Ideologia de Gênero: Wilhelm Reich, Margaret Sanger, Michel Focault e Margaret Mead.
Quatro dos principais promotores da Ideologia de Gênero: Wilhelm Reich, Margaret Sanger, Michel Focault e Margaret Mead.
Existe o adágio: “A filosofia é uma ciência com a qual ou sem a qual o mundo permanece tal e qual”. Penso o contrário, pois, muitas vezes, é ela que move o mundo das ideias e das revoluções.
A filosofia pode ser usada tanto para o bem como para o mal. Grandes filósofos como Aristóteles e Platão inspiraram exponenciais Doutores da Igreja, como Santo Tomás de Aquino e Santo Agostinho.
E foram escritores filósofos como Rousseau, Montesquieu, Voltaire, Locke, Diderot e D’Alembert, por exemplo, que inspiraram a Revolução Francesa, que tantos malefícios causou na França e no mundo.
Pessoas desprovidas de qualquer senso moral, tanto pelo exemplo de suas vidas como por suas ideias, instilam o seu veneno na sociedade. E tais “pensadores” são objetos de estudos em escolas e universidades. Principalmente, refiro-me a quatro dos principais promotores da Ideologia de Gênero: Wilhelm Reich, Margaret Sanger, Michel Focault e Margaret Mead.
Ideologia de Gênero — teoria sem base na ciência e na natureza humana — teve como principais idealizadores pessoas que foram encerradas em manicômio, tentaram o suicídio ou suicidaram-se. A esse propósito, comenta Javier Torres no site actuall.com (*):
É como se alguém tivesse aberto as portas do manicômio e as teorias de seus loucos mais célebres se convertessem em doutrinas mundiais.
“Não há nada objetivo — nem sequer a diferenciação biológica XX e XY, oh, cromossomas fascistas! — que determina se somos homem ou mulher. Cada um, e só cada um, decide o que é”.
“Tudo se pode negar porque não há nada fora de nós que seja objetivo”, dizia Friedrich Nietzsche,o filósofo que inspirou grande parte dos ideólogos de gênero.”
Nietzsche, que afirmou que Deus está morto, terminou seus dias em um manicômio. Ele morreu, mas Deus é eterno. “¡Dios no muere!”, exclamou o presidente-mártir do Equador, Gabriel Garcia Moreno, ao ser apunhalado em 1875.
*       *       *
O médico Wilhelm Reich, marxista e grande idealizador da revolução sexual, praticava o vício solitário de maneira compulsiva desde os seis ou sete anos de idade, e também a zoofilia, tendo votado forte ódio contra a figura do pai. Em sua clínica de psiquiatria abusava de mulheres praticando suas “terapias sexuais”. Em 1957 morreu em um cárcere. Ele tinha sido diagnosticado como portador de paranoia e esquizofrenia progressiva.
O filósofo francês Michel Foucault pertencia ao Partido Comunista, sendo considerado um dos maiores idealizadores da Ideologia de Gênero. Praticava o sadomasoquismo homossexual e consumia drogas. Tentou o suicídio em várias ocasiões, porém morreu de AIDS em 1984.
Margaret Sanger, fundadora da Planned Parenthood — a maior organização abortista dos Estados Unidos —, abandonou os filhos por causa de sua ninfomania. Ela morreu em 1966, quando já era uma alcoólatra incontrolável.
A feminista Schulamith Firestone, para quem a maternidade era “a opressão radical que sofre a mulher”, também sofria de esquizofrenia e passou vários anos em uma clínica psiquiátrica. Em 1912 foi encontrada morta em sua residência.
Outra feminista radical foi Kate Millet. Tinha ideias maoístas e tornou-se lésbica não por impulso sexual, mas por ódio aos homens. Quando estava internada em uma clínica psiquiátrica, no final de sua vida, pediu para ser vigiada durante 24 horas por causa de um impulso incontrolável ao suicídio.
Por sua vez, Elizabeth Fischer, amiga de Kate e fundadora da revista feminista americana “Aphra”,suicidou-se. Outras duas feministas, Maria del Drago e Ellen Frankfurt, ambas cubanas, também suicidaram-se.
Duas importantes feministas, Simone de Beauvoir e Margaret Mead, foram exceções nesta lista macabra de suicidas.
*       *       *
Talis vita, finis ita” (“Tal vida, tal fim”), diz o ditado. Aqueles que desejaram destruir por seus atos e suas doutrinas a própria ordem da natureza humana como Deus a criou, acabaram destruindo a si próprios, tanto com seus vícios quanto pelo suicídio.
Fonte: ABIM

 _____________ 

O poderoso Marcelo

Pela primeira vez, desde que o Negócios lançou a iniciativa dos Mais Poderosos em 2010, o Presidente da República ocupa o primeiro lugar desta lista. Este facto é um claro sinal dos tempos e um reflexo da forma como Marcelo Rebelo de Sousa exerce o seu poder.
Celso  Filipe
Celso Filipe 03 de setembro de 2017 às 23:00
Um sinal dos tempos, porque Portugal tem vindo progressivamente a ganhar autonomia, saindo de um período de ajuda externa em que os mais poderosos eram personalidades tutelares de Portugal, como Angela Merkel, Wolfgang Schäuble e Mario Draghi. E depois porque Marcelo Rebelo de Sousa usou a fragilidade de um Governo inesperado, baseado numa geringonça, para se afirmar como fiel da balança e assumir protagonismo.

O poder de Marcelo nasce desta dupla circunstância, a que soma um terceiro elemento decisivo, a personalidade do Presidente e o prazer que genuinamente lhe dá a actividade política.

Marcelo dessacralizou a Presidência da República e tornou-a terrena. O seu antecessor, Cavaco Silva, afirmava o seu poder através do silêncio, do distanciamento no trato com os cidadãos e da vetustez de carácter. Marcelo Rebelo de Sousa faz precisamente o contrário. Fala, intromete-se, aproxima-se das pessoas e tem comportamentos mundanos, como pagar as contas no multibanco. Os portugueses que respeitavam Cavaco identificam-se com Marcelo. As suas falhas e defeitos humanizam-no e acabam por reforçar a sua popularidade. E esta é uma diferença substantiva que o Presidente sabe usar em seu proveito.


O poder de Marcelo Rebelo de Sousa extravasa em muito a forma como muitos olham para a função presidencial. O jornalista Vítor Matos, que em 2012 publicou o livro "Marcelo Rebelo de Sousa", uma biografia consentida mas não autorizada do agora Chefe do Estado, escreveu já este ano no Observador, a propósito de Pedrógão e Tancos, que o Presidente exerce uma "magistratura de interferência", sendo este "um estilo com um tremendo potencial de conflito".

A realidade é que a atitude interventiva de Marcelo tem sido uma mais-valia para o país, proporcionando estabilidade num cenário político que muitos consideravam (e consideram) de extrema fragilidade.

O poder de Marcelo nasce aqui, mas só se torna efectivo porque ele o tem usado sabiamente, tornando-se relevante e incontornável, com a vantagem de ninguém o poder acusar, à esquerda ou à direita, de que tem deixado a defesa dos interesses do país para segundo plano. Antes pelo contrário. Marcelo chegou ao poder por sua conta e conquistou-o por mérito próprio. É verdade que se trata de um jogo arriscado e que a política é o reino do efémero. Mas, até agora, o Presidente da República tem-se saído muito bem. 

Fonte: Jornal de Negócios

Suspeito do desaparecimento de menina lusodescendente em França fica em prisão preventiva

Resultado de imagem para Suspeito do desaparecimento de menina lusodescendente em França fica em prisão preventiva
Um homem que tinha sido investigado no caso do desaparecimento da menina lusodescendente de 9 anos em França, ficou em prisão preventiva por suspeitas de envolvimento no sequestro da criança.

Segundo a agência espanhola de notícias EFE, as autoridades explicaram, em comunicado, que o homem, que tem 34 anos, era um dos que tinham sido inicialmente detidos na semana passada no arranque da investigação.

A menina, Maëlys de Araújo, estava com a família num casamento em Pont-de-Beauvoisin, a 85 quilómetros de Lyon, no sudeste de França, no passado dia 27 de agosto, quando desapareceu.

O primeiro homem preso no âmbito desta investigação era convidado do casamento onde a menina estava e foi detido na passada quinta-feira, mas depois libertado.

A segunda detenção ocorreu um dia depois, na passada sexta-feira, e tinha como objetivo investigar as declarações feitas pelo suspeito (de 34 anos) e que apresentavam contradições, segundo noticiou na semana passada o jornal Le Figaro.

A prisão preventiva sustenta-se nos "resultados" obtidos nas provas encontradas pela polícia científica em alguns pertences do suspeito que tinham sido examinados, indicou o Ministério Público.

Sem confirmação oficial, o jornal "Dauphine Liberé" avançou que se trata de restos de ADN da menina encontrados no interior do carro do suspeito.

O veículo estava no centro de pesquisas porque o detido o tinha utilizado para se ausentar por momentos da festa de casamento e, no dia seguinte, limpou-o, segundo disse às autoridades, porque o pretendia vender.

Durante o interrogatório, negou ser responsável pelo desaparecimento da menor quando foi confrontado com estas provas.

A menina continua em paradeiro desconhecido. As autoridades inspecionaram vários lagos nos arredores de Pont-de-Beauvoisin, o lugar onde se celebrou a boda na noite de 26 para 27 de agosto, quando a menina desapareceu.

Fonte: Lusa

Seul estima que potência da bomba norte-coreana seja três vezes superior à de Hiroshima

Resultado de imagem para Seul estima que potência da bomba norte-coreana seja três vezes superior à de Hiroshima
Teste nuclear de Pyongyang terá tido uma potência de 50 mil toneladas
O sexto teste nuclear realizado pela Coreia do Norte teve uma potência de 50 mil toneladas, estimaram hoje os responsáveis do Ministério da Defesa sul-coreano no parlamento.
A confirmar-se, esta quantidade de energia significa que o teste foi cinco vezes mais potente que o quinto ensaio nuclear realizado pela Coreia do Norte, em setembro de 2016, e mais de três vezes superior ao da bomba que destruiu Hiroshima em 1945.
Resultado de imagem para Seul estima que potência da bomba norte-coreana seja três vezes superior à de HiroshimaA Coreia do Norte testou no domingo a sua bomba nuclear mais potente até à data, um artefacto termonuclear que segundo o regime de Pyongyang pode ser instalado num míssil intercontinental.
A comunidade internacional condenou unanimemente o novo desenvolvimento de armamento norte-coreano. Seul e Tóquio pediram mais sanções ao regime de Kim Jong-un.
O Presidente norte-americano disse estar a avaliar a possibilidade de suspender comércio com qualquer país que tenha negócios com Pyongyang e insinuou que não descarta um ataque à Coreia do Norte.
O Conselho de Segurança da ONU prevê reunir-se hoje com o objetivo de analisar o novo teste nuclear norte-coreano.
Fonte: Lusa
Foto: KCNA VIA REUTERS

Negócio da madeira queimada em Pedrógão. Quem ganha com os fogos?

Resultado de imagem para Negócio da madeira queimada em Pedrógão. Quem ganha com os fogos?
Preço pago pela indústria não para de cair. Autarcas pedem ao governo a definição de preços mínimos. Parlamento já aprovou lei nesse sentido que espera o fim das férias dos deputados.
Domingos Luís é um pequeno proprietário florestal. Aos 65 anos tinha pinheiros que valiam uns 20 a 25 mil euros. Em vez de ter o dinheiro no banco, era uma espécie de reserva que podia vender a qualquer altura quando fosse preciso.
A 17 de junho o fogo chegou a Pedrógão Grande e Domingos Luís ficou sem o seu pé-de-meia em forma de árvores. Hoje recorda que não quis vender logo depois a madeira queimada porque o preço estava demasiado baixo... mas com novos incêndios em julho e agosto o preço caiu ainda mais.
Domingos Luís está agora num impasse. Ou vende rapidamente por valores muito baixos. Ou espera e vê a madeira degradar-se com o tempo e a chegada das chuvas.
São casos como este pequeno produtor florestal que estão a preocupar as câmaras municipais afetadas por aquele que ficou conhecido como o incêndio de Pedrógão Grande, mas também as associações de madeireiros e quase todos os partidos.
Aliás, há um projeto de lei no parlamento, aprovado na generalidade a 19 de julho, que prevê que o Ministério da Agricultura e Florestas crie parques para receber madeira queimada do fogo de Pedrógão e defina um preço baseado naquilo que se verificava antes do fogo.
O problema é que o projeto, aprovado pelo PSD, BE, CDS-PP, PCP e PEV, não passou de imediato, devido ao PS, a votação final global e está à espera que os deputados regressem de férias para começar a ser discutido na especialidade.
Autarcas querem fim da especulação
Até que os deputados avancem com o diploma proposto, em conjunto, pelo PSD, CDS e PCP e o transformem de facto em lei (há claramente maioria parlamentar para isso), a madeira vai-se deteriorando e os proprietários não sabem o que fazer à vida.
A presidente da Câmara de Góis, um dos municípios mais afetados pelo incêndio de Pedrógão, explica à TSF que muitos donos da madeira queimada dizem que o que lhes estão a oferecer não chega para recuperar o investimento e com frequência nem para pagar o trabalho de limpar a mata.
Lurdes Castanheira, eleita pelo PS, acrescenta que muitos estão a deixar a madeira nos terrenos o que é um problema para o futuro: matéria altamente combustível para novos incêndios.
Razões que já levaram os vários autarcas da zona a proporem ao governo, incluindo diretamente ao primeiro-ministro, que para acabar com a especulação o Estado defina preços mínimos com urgência e crie incentivos a uma reflorestação ordenada.
Lei à espera do regresso de férias
Entretanto, o PCP, um dos partidos que suporta o executivo e um dos três que propôs a lei que está a 'marinar' no parlamento, escreveu em agosto ao Ministério da Agricultura e Florestas.
O deputado João Ramos conta que também foram informados que o preço da madeira queimada no incêndio de Pedrógão não tem parado de cair, com graves perdas para os proprietários, pelo que se impõe ao governo que avance com as medidas já aprovadas na generalidade na Assembleia da República.
O comunista defende que é preciso garantir preços justos para os produtores evitando que "alguém se aproveite da tragédia dos fogos".
João Ramos recorda que a proposta de criar preços mínimos para a madeira queimada no incêndio de Pedrógão Grande já conseguiu juntar partidos da esquerda e da direita no parlamento.
Madeireiros dizem que fábricas impõem descida de preços
A Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA), que representa sobretudo os madeireiros que compram aos produtores e vendem à indústria, confirma que desde Pedrógão os preços da madeira queimada desceram muito e há muita madeira a ficar no terreno aumentando o risco de novos incêndios daqui a alguns anos, repetindo-se algo que aconteceu depois dos grandes fogos de 2005.
O presidente, Pedro Serra Ramos, adianta contudo que são esses os preços impostos pelas fábricas que recebem a madeira comprada aos produtores.
Os números da ANEFA revelam que o preço pago pela indústria pelo pinho queimado tem vindo a baixar mensalmente: neste momento cada tonelada é paga a 27 euros, "madeira que normalmente mesmo queimada anda nos 36 euros" (menos 25%).
Domingos Luís, o pequeno proprietário florestal que apresentámos no início desta reportagem, sublinha que apesar do prejuízo e de existir quem ande a lucrar com os fogos, não culpa quem compra a madeira queimada. Sem regulação, "é normal que um madeireiro chegue aqui para ganhar a vida e compre pelo melhor preço possível".

Fonte: TSF
Foto: Artur Machado/Global Imagens

Bancos globais unem-se à volta de um único projeto de moeda digital

Resultado de imagem para Bancos globais unem-se à volta de um único projeto de moeda digital
Mais seis dos maiores grupos bancários mundiais juntaram-se à equipa da UBS que está a preparar uma moeda eletrónica.
O projeto lançado pelo banco suíço UBS no ano passado para a criação de uma nova moeda digital atraiu recentemente mais seis grandes grupos bancários de alcance global, destacando-se o Barclays, o Crédit Suisse ou o HSBC entre os novos participantes. Já antes também o Santander ou o Deutsche Bank tinham aderido ao projeto.
A ideia do UBS passa pelo lançamento, tudo indica no final do próximo ano, de uma nova forma de liquidação de transações financeiras por via digital, através da tecnologia blockchain, originalmente desenvolvida para sustentar a bitcoin, a primeira moeda digital descentralizada e que não exige intermediários financeiros como bancos, por exemplo.
O UBS pretende seguir as pisadas desta moeda digital criando uma criptomoeda comum a vários bancos, devidamente coordenada com os supervisores bancários, que permitirá acelerar ainda mais a velocidade das transações entre os diversos agentes do setor financeiro. Os reembolsos ou investimentos em obrigações ou ações por parte destas entidades deixarão de precisar de ficar a aguardar pelas tradicionais autorizações ou transferências de verbas de um banco para o outro e serão concluídas quase no imediato.
A moeda, que será facilmente convertível em qualquer moeda física, será contabilisticamente registada no blockchain, que através da tecnologia ledger – espécie de registo contabilístico de entradas e saídas – permitirá de forma quase instantânea fazer as necessárias verificações e acertos entre instituições.
Segundo Hyder Jaffrey, chefe da unidade de investimento estratégico e de inovação em fintech do UBS, esta nova criptomoeda deverá ver a luz do dia no final do próximo ano, ainda que de forma limitada. “Temos estado em conversações com bancos centrais e reguladores e continuaremos em discussão nos próximos 12 meses, com o objetivo de um lançamento limitado no final de 2018”, explicou, citado pelo Financial Times. “Não chegará aos mercados com um grande estrondo, avançará de forma gradual, com uma série de avanços ao longo do tempo.”
As negociações com os bancos centrais visam assegurar que cada unidade desta moeda digital esteja devidamente sustentada em moeda física equivalente, guardada no banco central respetivo, sendo este o seu único colateral. As transferências entre instituições serão imediatas e só se for necessário ativar o colateral é que os bancos ativarão os meios tradicionais para reclamar as verbas em causa.
Além do banco UBS, encontram-se a trabalhar neste projeto os bancos Santander, Deutsche Bank, BNY Mellon, aos quais, no final de agosto, se juntaram outros seis tubarões da finança: Barclays, Credit Suisse, Canadian Imperial Bank of Commerce, HSBC, MUFG e o State Street.
Um estudo recente preparado pelo Banco de Inglaterra, citado pelo City AM, concluiu que o avanço das transações financeiras para esta plataforma digital de liquidação de transações financeiras irá reduzir os custos associados às mesmas através da melhoria da eficiência. Contudo, “a tecnologia ainda se encontra em evolução, sendo incerto neste, momento, qual a forma final em que eventualmente resultará esta moeda digital”.
Além do banco central inglês, também os bancos canadiano, chinês e japonês se encontram a estudar os eventuais impactos, questões e riscos deste novo patamar para o qual as instituições financeiras estão a tentar levar as transações.

Fonte: Dinheiro Vivo
Foto: Arnd Wiegmann / Reuters