quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Está a chegar o 9º Raid Btt Lagoas de Mira!

Com organização da ACCM - Associação Cicloturista Cabeço Mira e ACCM BTTEAM, acontecerá no próximo dia 15 de Janeiro mais um BTT Lagoas de Mira.Resultado de imagem para Associação Cicloturista Cabeço Mira
Esta é, também, a oportunidade de contribuir para com a Entidade Beneficiária que foi escolhida para este ano: a Associação Abrigo de Carinho que ajuda os animais da região.
As inscrições estão a decorrer a um ritmo alucinante!  Até agora, há mais de 1000 inscritos (850 já estão pagos), o que promete uma corrida ainda maior para os próximos dias, em se tratando de inscrições finais (é importante lembrar que há um limite máximo, para que todos possam ser bem acolhidos no dia da prova!)
Nos últimos 3 fins de semana, têm decorrido trabalhos de limpeza pelos trilhos do Concelho, para que tudo corra dentro da qualidade esperada, também neste domínio. Prepara-se tudo ao milímetro para que os participantes desfrutem das paisagens naturais de Mira.
Com participantes de todo o país, este ano a disputa conta ainda com uma novidade: a jersey alusiva á prova, que está a ser um sucesso, pois já foram vendidas mais de 200 unidades!
A Organização pede à toda a população que no dia 15 de Janeiro, a partir das 9:30 horas, apoiem os atletas, dando-lhes força e incentivo.  A prova passa pela maior parte das localidades do Concelho, o que engrandece e enobrece ainda mais o evento que já vai fazendo o seu nome constar na lista dos mais importantes a nível desportivo, dentro do território nacional.
Mira Online

Saneamento no Município de Cantanhede vai passar de 97% para 99% de taxa de cobertura

A INOVA-EM vai aumentar a taxa de cobertura de saneamento do Município de Cantanhede para 99%, através de uma empreitada que está já em fase de concurso e cuja execução deverá ser iniciada dentro de dois meses.
Atualmente com 97% da população do concelho servida pelo sistema de recolha e tratamento de efluentes, na sequência de investimentos superiores a 20 milhões de euros, aquela empresa municipal vai agora estender a rede de drenagem a franjas habitacionais dispersas. Os trabalhos a realizar para o feito têm um custo estimado de cerca de um milhão de euros, montante que será comparticipado em 85% pelo quadro comunitário de apoio Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
Com este investimento, a INOVA-EM vai instalar saneamento em cinco aglomerados urbanos (Coutada, Azenha, Recachos, Corgo Encheiro e Porto Sobreiro), bem como em arruamentos que a recente revisão do PDM veio considerar como urbanos, além de outros em que se justifica a colocação de coletores.
Trata-se da instalação de condutas numa extensão total de aproximadamente 12.500 metros lineares e duas estações elevatórias em troços específicos da rede a executar nos termos dos projetos elaborados pela empresa municipal, a partir de estudos sobre as melhores soluções a adotar para as condições de realização das obras nas zonas previstas.
Na generalidade dos arruamentos urbanos, as condutas serão instaladas no eixo da via pública, enquanto nas vias de circulação mais amplas e nas novas urbanizações com ruas de grande largura e amplos espaços livres e passeios, admite-se a implantação fora das faixas de rodagem, mas respeitando sempre a distância mínima de um metro em relação aos limites das propriedades.
Relativamente às travessias de linhas de água em que haja necessidade de instalar coletores imediatamente abaixo do terreno, está prevista a aplicação de coletores em ferro fundido dúctil, de acordo com as normas instituídas. Por outro lado, existem alguns troços que, em função das características do terreno, serão executados com recurso a perfuração horizontal dirigida, técnica inovadora que consiste na instalação de tubagem sem abertura de vala, garantindo as pendentes com rigor.
Além de beneficiar de financiamento comunitário para as obras destinadas a aumentar a taxa de cobertura de saneamento de 97% para 99% no concelho de Cantanhede, a INOVA-EM viu aprovadas pelo POSEUR mais duas candidaturas no valor elegível de 525.892 euros e comparticipação de 447.008 euros. Neste caso, o investimento destina-se a equipamentos tendentes a aumentar a quantidade e qualidade da reciclagem multimaterial, contemplando ainda ações de sensibilização e educação ambiental para a prevenção e redução da produção de resíduos e preparação para a reutilização e reciclagem.
Mira Online | Janeiro 4, 2017 às 7:15 pm 

Um morto em acidente entre dois veículos no Porto

O acidente entre os dois veículos resultou numa morte.

Resultado de imagem para Um morto em acidente entre dois veículos no Porto
Um homem morreu hoje à tarde vítima de um acidente de viação entre duas viaturas ligeiras na Via Regional Interior (VRI) sentido Aeroporto Sá Carneiro/Porto, informou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorros (CDOS) do Porto.
Em declarações à Lusa, fonte do CDOS do Porto disse que o alerta da ocorrência foi dado pelas 16h00 e que a colisão entre os dois carros provocou um morto do sexo masculino na VRI, junto à localidade de Leça do Balio, concelho de Matosinhos, Porto.
O trânsito esteve condicionado, mas nunca chegou a estar cortado e ao local deslocaram-se os bombeiros da Maia.
Fonte: Lusa

Concerto de Ano Novo em Cantanhede com o Portuguese Brass e o Coro da Academia de Música

No próximo sábado, dia 7 de Janeiro, às 16:00 horas
Resultado de imagem para Portuguese Brass
A chegada de 2017 vai ser celebrada em Cantanhede com um Concerto de Ano Novo pelo prestigiado ensemble de metais Portuguese Brass e pelo Coro da Academia de Música de Cantanhede. Com entrada livre, o espetáculo realiza-se no próximo sábado, 7 de Janeiro, a partir das 16h00, no Salão dos Bombeiros Voluntários, contemplando a execução de um repertório próprio da quadra festiva com arranjos adaptados às características das duas formações musicais que vão estar em palco. A direção musical estará a cargo do maestro João Paulo Fernandes e, além do som vibrante dos metais do Portuguese Brass e da força melódica das vozes das crianças e jovens que constituem o Coro da Academia de Música de Cantanhede, alguns temas terão a participação de um narrador.
Promovido pelo Município de Cantanhede, em parceria com a Fundação Pires Negrão – Academia de Música de Cantanhede, o Concerto de Ano Novo conta com o apoio da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.
O ensemble Portuguese Brass nasceu do entusiasmo de dez músicos nacionais que se reuniram pela primeira vez em 2010, formando um decateto de metais bastante eclético do ponto de vista instrumental e que está vocacionado para interpretar temas variados de diferentes géneros musicais. O repertório inclui obras originais compostas especificamente para a sua formação, bem como arranjos de música clássica, jazz e popular, permitindo uma grande versatilidade para ajustar os programas interpretativos a diferentes situações e públicos.
O Coro da Academia de Música de Cantanhede foi constituído no âmbito da atividade deste estabelecimento de ensino particular e cooperativo que, desde 2001, tem vindo a ministrar o ensino artístico especializado em música no concelho de Cantanhede. A formação de canto coral que vai participar no Concerto de Ano Novo integra os alunos da Classe de Conjunto que ao longo de cada ano letivo adquirem formação musical de grupo, com particular enfoque na expressão vocal.

Hora de Fecho: A Educação Sexual resulta? Saiba como é lá fora

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A partir de que idade é que os alunos devem ter Educação Sexual? O que é suposto aprenderem? Quem deve dar as aulas? E este ensino resulta? Alexandre Homem Cristo foi conhecer os melhores exemplos.
Domingues diz que havia um compromisso do governo para não entregar declarações mas, em outubro, deixou de haver "condições políticas" para cumprir com o prometido. Siga aqui em direto.
As pensões até 838,44 euros serão processadas em janeiro já com o aumento em linha com a inflação, mas com os duodécimos do subsídio de Natal pagos a 50%.
As faturas com número de contribuinte dos passes Navegante, combinados e intermodais dos transportes públicos de Lisboa têm de ser pedidas na Internet.
Um comboio embateu na plataforma da estação de Brooklyn, ferindo 103 pessoas. Não há mortos confirmados. O trânsito adensou-se em Nova Iorque e o metro também está com atrasos.
Outro tunisino terá sido detido por suspeita de ligação ao ataque do mercado de Natal, em Berlim, no passado dia 19 de dezembro que vitimou 12 pessoas e feriu outras 60.
Nas ruas mais interiores de Hong Kong, o fotógrafo Andy Yeung entrou em mercados antigos e lagos recônditos. Na série Remember Hong Kong, as "vistas e os cheiros" de antigamente voltam a ter vida.
Já sabíamos da sua existência há centenas de anos, mas só agora entrou na lista dos órgãos que compõem o corpo humano. O mesentério liga os intestinos ao abdómen e faz parte do sistema digestivo.
O primeiro medicamento oncológico português mostrou resultados significativos no ensaio clínico de prova de conceito. É um passo assinalável no tratamento dos cancros da cabeça e pescoço.
Há mais de 20 anos que a Suécia anda a estudar as vantagens de reduzir o horário de trabalho de oito para seis horas, mas os últimos ensaios não resultaram como o esperado.
A líder do partido de extrema direita em França defende que o país saia da zona euro, mas que a nova moeda nacional circule paralelamente com o euro, que quer que se mantenha como moeda única. 
Opinião

José Manuel Fernandes
É sempre fácil encontrar bodes expiatórios quando a realidade nos ultrapassa. Agora são as redes sociais, vistas como culpadas de todos os populismos. É no que dá olhar demasiado para o nosso umbigo.

Luís Aguiar-Conraria
Nunca o Diabo esteve tão próximo. Na verdade, o grande defeito de Passos Coelho é, ao mesmo tempo, simples e difícil de superar: ninguém quer que ele tenha razão.

Maria João Marques
As redes sociais permitem-nos aferir, pelo que postam e tuitam descontraidamente, as motivações e opiniões dos jornalistas, e se conseguem o exercício de isenção de apresentar os factos com isenção.

Rui Ramos
A conversa da substituição de Passos é totalmente ociosa. O PSD não tem ninguém melhor para o lugar, nem melhor estratégia para enfrentar o actual governo. Não devia ser assim? Mas é assim que é. 

Paulo Trigo Pereira
O argumentário à direita vai no sentido da redução da carga fiscal para o cenário de “Estado mínimo”. Convinha que explicassem como se reduziria impostos e défice sem cortes de salários e pensões.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

ASSINADO PROTOCOLO PARA A CRIAÇÃO DE EMPRESA INTERMUNICIPAL DE GESTÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA, TRATAMENTO DE AGUAS RESIDUAIS E RECOLHA DE RESIDUOS SÓLIDOS

Na presença do Secretário de Estado do Ambiente, Eng Carlos Martins, os presidentes das Câmaras Municipais de Montemor-o-Velho, Soure e Mira assinaram, ontem, no Complexo Náutico de Montemor-o-Velho, um protocolo através do qual os três municípios vão dar início aos estudos conducentes à criação de uma empresa intermunicipal de gestão do fornecimento de água, tratamento de águas residuais e recolha de resíduos sólidos.
Com esta agregação, os três municípios pretendem ganhar escala e experiencia que lhes permita o fornecimento de qualquer destes serviços com melhor qualidade e a custos mais reduzidos.
Segundo declarações do próprio Secretário de Estado do Ambiente, presente na reunião, no futuro, o acesso aos Fundos Comunitários deixará de ser possível a Municípios isolados, devendo os mesmos estar integrados em estruturas Intermunicipais, o que se pretende com a agregação destes três Municípios.
Este é assim um passo em frente na gestão eficiente dos recursos.

360º -- O que há de verdade e de fantasia sobre o poderio militar dos norte coreanos? E as explicações de Centeno sobre o Novo Banco e a Caixa

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... as autoridades turcas anunciaram que já identificaram o terrorista responsável pelo atentado na noite de Ano Novo que matou 39 pessoas e feriu 69. Mas não dizem quem é. Ontem foram detidos dois estrangeiros suspeitos de ligações ao ataque.

Mário Centeno admite que a hipótese de nacionalizar o Novo Banco não está excluída (hipótese, sublinhe-se, em que insistem PCP e Bloco, basta ler o artigo de Francisco Louçã hoje no Público). Em entrevista ao DN e à TSF, o ministro das Finanças diz ainda (promessa para mais tarde cobrar) que não haverá garantias do Estado no negócio que "ponham em risco o dinheiro dos contribuintes". 


Na polémica da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues vai estar a partir das 10h00 a responder na Comissão de Orçamento e Finanças sobre a sua demissão (audição que seguiremos em direto). Ontem  o PSD responsabilizou Costa e Centeno pela situação "imperdoável" na Caixa. E o antigo presidente da CGD António Sousa explicou no Parlamento o que queria para o banco público. Já Vítor Constâncio, ex-governador do Banco de Portugal, vai responder por escrito às perguntas dos deputados.

O Governo vai devolver às autarquias 78 milhões de euros retidos nos últimos 12 anos pelo fisco. Tratam-se de juros de mora dos pagamentos em atraso de dois impostos (IMI e IMT) cobrados localmente. Todas as câmaras recebem, mas Lisboa, Sintra, Cascais são as mais beneficiadas. Acresce lembrar que o ano é de eleições autárquicas.

O FC Porto está fora da final four da Taça da Liga.  Os portistas perderam (0-1) com o Moreirense e disseram adeus a mais uma prova (depois da Taça de Portugal), mas o jogo acabou com o Porto reduzido a nove e de novo com muitas críticas à arbitragem. Já o Benfica, na prova que já ganhou sete vezes em nove edições, goleou o Vizela (4-0), com o regressado Jonas em destaque.



Outra informação relevante
Kim Jon Un anunciou estar prestes a poder lançar um míssil de longo alcance. Donald Trump respondeu (via Twitter, claro) que nunca o permitirá (e pelo meio atacou a China).  Mas a ameaça da Coreia do Norte é mesmo séria? O que há de verdade e de fantasia sobre o poderio militar dos norte coreanos? A que informação devemos dar crédito? O João Francisco Gomes foi à procura de respostas que estão num Explicador que não nos pode deixar tranquilos.

Por cá, o PCP voltou a criticar diretamente o Governo numa nota enviada às redações. Depois das críticas à baixa da TSU e às novas PPP, os comunistas contestam o facto de os aumentos nos preços da energia, transportes e comunicações absorverem "uma parte significativa da reposição do rendimento dos trabalhadores e dos reformados e pensionistas" e exigem mais à maioria que apoiam.

Os taxistas também continuam descontentes. Pediram ua reunião urgente ao Governo por causa da lei sobre a fiscalização dos ilegais. E ameaçam com "possíveis situações de revolta social".

E os melhores hospitais do país são os de... Braga, Vila Franca de Xira e Pedro Hispano em Matosinhos. A avaliação é do SINAS, um sistema que avalia a qualidade em cinco dimensões: excelência clínica, segurança do doente, adequação e conforto das instalações, focalização no utente e satisfação do utente.
 
O tornado que afetou Gouveia na segunda-feira foi um "downburst"fenómeno de ventos de grande intensidade junto ao solo. Nove casas ficaram danificadas, houve postes de eletricidade partidos e árvores arrancadas à passagem deste furacão pela aldeia de São Paio.

O primeiro dia de trabalho de António Guterres como secretário-geral da ONU ficou marcado por um discurso aos 'colegas'. Foi uma mensagem anti-heróica e que serviu para baixar expectativas: “É importante dizer que não há milagres e eu tenho a certeza de que não sou nenhum milagreiro".

O embaixador do Reino Unido para a UE demitiu-seSir Ivan Rodgers, um dos mais experientes negociadores britânicos da União Europeia, bate com a porta devido às negociações do Brexit, escreve o The Independent.


No primeiro dia do novo Congresso dos EUA, a primeira polémica. A maioria republicana queria diminuir os poderes da Comissão de Ética. Mas, outra vez via Twitter, Trump criticou o partido que o elegeu de não ter mais nada que fazer. E os republicanos desistiram.

Ainda na Trumplândia. A famosa apresentadora Megyn Kelly, que entrou em polémica com o novo presidente dos EUA nas entrevistas à Fox News, vai mudar de estação e passar para a NBC.



A nossa Opinião



Os nossos Especiais
O nome pelo qual são conhecidos não é claro: chamam-lhes "papa-hackathons". Mas o que eles fazem é um sucesso lá fora. São portugueses e ganham a vida a vencer maratonas de programação pelo mundo. A Cristiana Faria Moreira falou com seis deles.


Notícias surpreendentes

Há mais Marias em Portugal. Continua a ser este o nome preferido para as meninas que nasceram em 2016 (seguido de Matilde e Leonor). Já nos rapazes, os Santiagos destronaram os Joões. 

Ainda estamos em fase de resoluções de Ano Novo. Por isso a Silvia Silva reuniu 12 dicas e tendências para o tornar uma melhor pessoa em 2017.

Uma das modas do momento é o Dry January, ou seja, o janeiro seco, ou melhor, à seca... de álcool. A bem da saúde, e depois dos excessos das festas, há quem defenda que o primeiro mês do ano deve ser passado sem beber

Para suportar melhor a privação, pode sempre ver The Halcyon. A série estreou ontem em Inglaterra e chega domingo a Portugal via TV Series. Há quem a considere a nova Downton Abbey.

Do Reino Unido para Los Angeles, onde foi notícia na noite de Ano Novo a mudança do famoso letreiro de Hollywood para Hollyweed. Mas quem foi o responsável pela brincadeira? Digo-lhe que se chama Danny e que é um repetente nestas gracinhas (já mudou o famoso sinal pelo menos outras três vezes e sem ninguém o ver).

Outras histórias bem mais sérias. Da menina que deu à luz com cinco anos de idade no Peru até ao imponente incêndio na torre de televisão Ostankino em Moscovo, a Marta Leite Ferreira foi ao baú descobrir 25 fotos raras que retratam 25 momentos impressionantes da História. 

Impressionado? Basta continuar a passar pelo Observador para encontrar estas histórias e toda a informação relevante. Daqui a pouco (10h00) estaremos em direto do Parlamento para ouvir as explicações de António Domingues sobre a Caixa Geral de Depósitos.

Tenha um dia feliz e produtivo E aperte o cinto: hoje é o dia em que a Terra atinge a sua máxima velocidade
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Dia com alguma chuva…

Resultado de imagem para Dia com alguma  chuva…
Céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade nas regiões Centro e Sul a partir do final da tarde.
Aguaceiros em geral fracos no litoral das regiões Norte e Centro, sendo mais prováveis até meio da manhã.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante leste.
Neblina ou nevoeiro matinal, podendo persistir em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta.
Formação de gelo ou geada em alguns locais do interior Norte.
Pequena descida da temperatura mínima na região Sul.
Pequena subida de temperatura no interior da região Centro.

COIMBRA - 11/15ºC
MIRA - 07/20ºC
CANTANHEDE - 09/17ºC
MEALHADA - 10/18ºC
VAGOS - 10/19ºC
ANADIA - 09/17ºC

Fonte: IMPA


Centeno diz que não vai arriscar dinheiro no Novo Banco e promete solução para a Caixa

Resultado de imagem para Centeno diz que não vai arriscar dinheiro no Novo Banco e promete solução para a Caixa
Nos próximos dias, deverá ser anunciado o nome do vencedor da corrida à compra do que restou do BES.
O ministro das Finanças garante que o Estado não vai pôr dinheiro público em risco no negócio do Novo Banco. Em entrevista ao “Diário de Notícias”, Mário Centeno afirma que “uma garantia de Estado para suportar um negócio privado é algo” que o Governo não equaciona.
Isto, depois de um dos concorrentes – os americanos da Lone Star – terem pedido uma garantia do Estado superior a dois mil milhões de euros para concretizar o negócio.
O ministro diz que desconhece formalmente esta proposta, mas recusa meter dinheiro num negócio privado.
Quando questionado sobre se "integrar o Novo Banco na esfera pública está fora de questão", o ministro responde: "Enfim, nada está fora de questão quando se trata de garantir a estabilidade do sistema financeiro".
"Temos visto, em quase todos os países da Europa – diria até em todos – enormes esforços para garantir essa estabilidade e recorrendo a todas as fórmulas possíveis que existam", salienta.
Centeno lembra que "o Novo Banco tem um papel também muito importante no sistema bancário português – financeiro, aliás – precisamente por causa do financiamento às pequenas e médias empresas. É um banco absolutamente de charneira, nessa dimensão e tem de ser tida em conta essa relevância em todas as decisões que forem tomadas".
“Desse ponto de vista, não acho que seja adequado eliminar nenhum tipo de abordagem em relação ao Novo Banco”, conclui.
Quanto ao Banco Espírito Santo, Mário Centeno diz que em cima da mesa está a hipótese de nacionalização do antigo BES e avança que, nos próximos dias, deverá ser anunciado o nome do vencedor da corrida à compra do que restou do banco.
Quanto à Caixa Geral de Depósitos, o ministro das Finanças diz esperar ter o processo concluído nos próximos dias, com a tomada de posse da nova administração, e sublinha que é um processo que não depende do Governo, mas dos "timings" do Banco Central Europeu (BCE).
Caixa com solução em breve
Quanto à Caixa Geral de Depósitos, o ministro das Finanças diz esperar ter o processo concluído na próxima semana, com a tomada de posse da nova administração, liderada pelo ex-ministro das Finanças Paulo Macedo.
“Espero ter esse processo concluído nos próximos dias. Por próximos dias eu diria que seria no decorrer da semana que vem, mas também gostava de frisar que é um processo que não depende do Governo, não depende do accionista”, mas dos "timings" do Banco Central Europeu (BCE).
É a instituição europeia que tem de dar luz verde aos nomes da nova administração, mas o ministro garante que “há uma pressão firme sobre estas instituições, do nosso lado, para que o processo avance e, nesse contexto, veria como expectável que nos próximos dias essa transição possa concluir-se".
O titular da pasta das Finanças recorda que o processo se iniciou "com o acordo de princípio" alcançado com a Comissão Europeia, que classificou como "um acordo de longo alcance muito importante para a Caixa e, por consequência, também para o sistema financeiro".
"Não foi uma escolha termos de estar, neste momento, a fazer uma transição de conselhos de administração. É uma transição que está a ocorrer dentro daquilo que é o comportamento institucional previsto nestas circunstâncias. A Caixa tem uma administração que está a cuidar dos assuntos da CGD, à espera de uma nova administração que está em aprovação, e a sua nomeação pelo BCE e ocorrerá dentro dos próximos dias", destaca.
Apesar das adversidades, Mário Centeno mostrou-se "muito satisfeito com o resultado" do processo da Caixa.
"Porque o que tenho de apresentar aos portugueses são resultados. Nós, quando temos de fazer um processo destes, temos de lidar com muitas instituições, dentro do país e fora do país. A equipa que fez a gestão deste processo foi uma equipa muito coesa, no Ministério das Finanças, em que todos os aspectos políticos e técnicos foram tratados com muita minúcia e muito profissionalismo – com certeza com o Dr. António Domingues também", afirma.
rr.sapo.pt
Imagem: Expresso

Alta pressão na venda do Novo Banco (& na Caixa também)

Enquanto dormia
 
David Dinis, Director do Público
Bom dia!
As Ilhas Jiji respiraram de alíviodepois do forte sismo de ontem à noite, o alerta de tsunami foi retirado.  
A América descobriu um segredo de Nixon: o ex-Presidente tentou boicotar o processo de paz no Vietname, para vencer as eleições de 1968. As notas escritas foram divulgadas pelo The New York Times.
E pelo meio vai descobrindo o novo Presidente: ontem Trump derrotou o próprio partido com dois tweets
A ciência trouxe-nos um alerta: as bebidas dietéticas e sem açúcar não ajudam a perder peso, pelo contrário.
E o F.C. Porto teve uma noite para esquecer: a derrota contra o Moreirense deixou o clube fora da Taça da Liga. E de Nuno Espírito Santo só se ouviu um desabafo, com subentendidos: "Se eu dissesse o que sinto..." 

As notícias do dia  

A venda do Novo Banco está sob alta pressão. O ministro das Finanças diz à TSF e DN que não aceitará propostas que impliquem uma garantia de Estado (o que tira do jogo a proposta do Lone Star), mas não exclui uma nacionalização - avisando de caminho que a decisão que hoje sair do Banco de Portugal ainda tem que passar por ele (pode ver a notícia aqui).
Ao mesmo tempo, Francisco Louçã pediu ao Governo que mantenha o banco público. O conselheiro de Estado escreveu um documento que explica porque as soluções em cima da mesa são "perigosas" para o Estado. A notícia da Cristina Ferreira está aqui, sendo que o artigo de Louçã ajuda a perceber os argumentos.
Complexo? Então junte mais este dado: os representantes da Apollo trazem a Lisboa uma nova proposta, diz o Negócios. E a decisão do Banco de Portugal está aprazada para hoje. 

No que respeita à Caixa, hoje é dia do início da recapitalização, mas também de ouvir António Domingues na Assembleia. Da esquerda à direita, os partidos querem saber coisas muito diferentes (sendo que nós aqui no PÚBLICO só sugerimos estas oito perguntas no Editorial). Uma delas tem a ver com as muitas imparidades que o gestor decretou, até porque as da Caixa estavam em linha com as dos restantes bancos. E o economista Ricardo Cabral acha que essa decisão de Domingues é "inaceitável e perigosa".
Perigosa é a subida dos juros da dívida. A subida rápida da inflação na Alemanha pôs os juros de Portugal sob forte pressão (esta manhã o cenário parece ligeiramente melhor).
Pressão é o que vem aí do PCPA campanha pela saída do euro arranca em Março e será muito parecida com uma campanha eleitoral.
Quem ganhou uma boa notícia foram os autarcasO Governo decidiu dar-lhes 79 milhões de euros, que reclamavam há 12 anos. As verbas chegam agora, em ano de autárquicas.
Alguns autarcas recuperam hoje os tribunais perdidos. Para alguns isso é uma boa notícia, noutro local o problema não parece bem resolvido - como mostram as reportagens do PÚBLICO em Boticas e Sines. Certo é que os funcionários vêm mesmo das autarquias, mas sem acesso ao sistema informático.
Na Saúde, registe o pedido do Conselho de Ética: que os nascidos por PMA devem poder saber a sua “origem parental”
E registe também que está aberto um um inquérito ao Hospital de Famalicão, porque uma mulher esteve seis dias (6!) à espera de uma cama nas urgências. Hoje, o JN dá conta de 11 horas de espera noutras urgências. Mas o ministro diz que, para a época, está tudo a correr "muito bem".

O que realmente correu bem foi o almoço de Ano Novo que Marcelo manteve em segredo. Pelo menos avaliando pela foto que hoje lhe mostramos.

Opinião (para nos pôr a pensar)

Hoje acontece

  • O Banco de Portugal deve tomar uma decisão sobre a venda do Novo Banco, que enviará como recomendação ao Governo. Isto no dia em que António Domingues é ouvido no Parlamento
  • Reabrem os 20 tribunais que tinham sido encerrados há dois anos e meio pelo Governo de Passos Coelho. 
  • O Sporting joga a manutenção na Taça da Liga - e precisa de um empate em Setúbal para seguir em frente. Jesus já disse isto.

Notícias breves, de que vai gostar

Santiago destronou João num país de Marias. Sim, são os nomes mais populares de 2016. E a lista inclui muitos nomes... digamos... diferentes.
Ora veja quem foi mãe aos 50 - pela primeira vez. A criança chama-se Eissa, mas a mamã é bem conhecida.
Resoluções de ano novo? Há uma app para isso (desde que não passe por ser mãe aos 50, claro). Na verdade não é uma, são 12. E algumas vão mesmo dar jeito.
O que também dará jeito, ao logo do dia, é manter à mão é isto. É que hoje é dia de notícias certas e importantes - e nestes dias não há como ter a certeza de a informação que lhe chega é a melhor. 
Daqui segue um abraço, com aquele desejo de sempre: tenha um dia produtivo, mas também feliz.
Até já!