terça-feira, 1 de maio de 2018

Amanhã não fique indiferente… o próximo pode ser um de nós no dia seguinte! Faça a sua dádiva no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro



As sessões de colheitas de sangue a realizar no mês de Maio vão decorrer nas seguintes datas e horários:
-Dias 2, 9, 16, 23 e 30 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
- Dias 5, 12, 19 e 26 das 9 horas às 13 horas (Sábados) no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.
Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.
Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer…
Lembramos que o Mercado Municipal de Santiago dispõe de excelentes para estacionamento das viaturas, como ainda um Parque de Estacionamento Subterrâneo onde podem deixar as viaturas. Ali os dadores não correm o risco de serem multados. Estão reunidas as melhores condições para trazerem os carros.
Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos” como escreveu Bezerra de Menezes. Mais, entendam que juntos somos mais fortes!
O propósito da ADASCA é fazer tudo o que está ao seu alcance para que a adesão à dádiva de sangue em Aveiro aumente, nunca somos de mais para fazer face às necessidades de sangue nos hospitais.
Estatuto do Dador de Sangue
Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.
Artigo 7.º
Ausência das atividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar -se da sua atividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue.
2 — Para efeitos do número anterior, a ausência do dador é justificada pelo organismo público responsável.
3 — O dador considera -se convocado desde que decorrido o intervalo mínimo fixado entre as dádivas.
4 — O médico pode determinar, em cada dádiva, o alargamento do período até à retoma da atividade normal, quando a situação clínica assim o exija, desde que devidamente justificado.
5 — O disposto no presente artigo não implica a perda de quaisquer direitos ou regalias do dador.

O Posto Fixo da ADASCA funciona neste Mercado Municipal, Lojas G/F, 1º. Piso, com TV e aquecimento.

Mapa para 2018 pode ser consultado no Site: www.adasca.pt
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA

Eu, Psicóloga | É importante deixar seu filho errar



“Errando que se aprende”, diz o velho ditado popular. Está certo que todas essas antigas sabedorias têm algum fundamento e viraram tradição porque fazem sentido. Mas, na prática, nenhum pai ou mãe quer ver o seu filho errando, ficando chateado, ou se arrependendo.

Nessa ânsia de não deixar as crianças cometerem seus próprios deslizes, acabamos por fazer com que elas vivam em uma redoma de vidro, protegidas de todos os enganos. Afinal, se os pais estão sempre ali para decidirem por elas, que tipo de esforço será necessário para analisar, entender e agir? Quase nenhum!

Está aí um dos maiores motivos para dizermos: Deixe o seu filho errar. Assim, sem medo de ser feliz e sem medo de que ele arrisque e se machuque. O bom senso, claro, faz parte do processo. Você não vai deixá-lo sozinho e desamparado nas decisões da vida, mas também não vale tomá-las pela criança.

O caminho do meio está aí justamente para isso. O papel dos pais é, desde muito cedo, apoiar e orientar, para que a criança possa desenvolver seu senso crítico e seja capaz de tomar suas próprias decisões, estando elas certas ou não. Isso vai torná-la mais independente e também irá prepará-la para o futuro.

Lá na frente 

Quando a criança é estimulada a explorar o mundo ao seu redor de maneira mais independente, ela cresce de forma diferente daquela criança que não pôde tomar decisões sozinha e aprender com as consequências dos seus atos. 

“Com o apoio dos pais essa criança se torna um adulto mais consciente, com maior responsabilidade e maior habilidade para lidar com adversidades e para tomar de decisões”, explica Mariana Bonsaver, psicóloga da Pro Matre Paulista, filha de Tullio e Isabel. 

Tudo o que fazemos na infância dos nossos filhos afeta o futuro deles. Uma criança que explora possibilidades, testa e tem a chance de aprender com seus erros está muito mais propensa a se tornar um adulto que sabe lidar com problemas.

Mas nem precisa ir tão longe assim para entender a importância de apoiar os filhos a tomarem suas próprias decisões. Em muitos momentos, a criança estará sozinha, como na escola ou na casa dos amigos, e precisará encarar as mais variadas situações. É aí que ela precisa se sentir segura e preparada para poder tomar decisões sem medo de errar ou depender de outras pessoas.

Começa quando? 

Normalmente, a primeira dúvida que surge na cabeça dos pais é: quando eu posso deixar meu filho começar a tomar decisões? E a resposta é mais simples do que parece. Não precisa começar com decisões complexas e importantes. Mas escolhas simples do dia a dia são o início perfeito, ainda mais para crianças pequenas. 

“A idade ideal varia conforme a escolha. Por exemplo, a partir dos 4 anos os pais podem apresentar duas opções de trocas de roupas e permitir que a criança escolha a que mais gostar. A partir dos 8 anos, ela já pode escolher entre muitas opções direto do armário. Depois dos 10 anos, ela pode fazer várias escolhas, como o esporte que deseja praticar, a língua que deseja estudar, um lugar que gostaria de visitar, mesmo que a decisão final seja dos pais”, afirma Viviane Helena Ferreira Rossi, mãe de Luis Felipe e João Pedro, psicóloga clínica infantil e adolescente. 

Vale lembrar que cada criança se desenvolve de um jeito, então você deve proporcionar as escolhas para o seu filho conforme ele apresentar a maturidade necessária para aquilo. No começo, o importante é apresentar um número limitado de opções, para que a criança não fique confusa com tantas possibilidades. Começar aos poucos e com decisões simples é o ideal. 
Mas se você reparou que seu filho já consegue, por exemplo, escolher entre duas opções de roupa com tranquilidade, aumente o desafio. Coloque mais opções ou então até mesmo faça com que ele escolha entre as peças do armário. Colocar novas propostas e gerar dúvidas também faz parte do desenvolvimento.

O famoso limite 

Certo, até aqui você já entendeu a importância de deixar que a criança faça suas próprias escolhas e, a partir delas, possa errar, aprender e tentar novamente. Então você também deve estar se perguntando onde entra o limite entre deixar errar e proteger e como alcançar esse caminho do meio. 

“Muito difícil, o foco principal dos pais é a segurança do filho. Logo, há sempre o receio de que ele se machuque, em todos os sentidos. Uma boa comunicação pode proporcionar um equilíbrio”, diz Deborah Moss, mãe de Ariel, Patrick e Alicia, neuropsicóloga e mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela USP. 
Os pais devem olhar para a criança como uma pessoa capaz de fazer determinadas escolhas sozinha e confiar! Não é fácil, mas esse processo só faz bem ao desenvolvimento durante a infância. Além disso, para quem encontrar mais dificuldades, seguir o exemplo da escola é uma boa dica. 

Nas escolas é comum que as crianças ganhem mais liberdade de escolha e independência. Então procure estar antenado no que o seu filho pode decidir enquanto está nesse espaço, e reproduzir isso em casa pode ser uma boa. Mas não se acomode! Lembre sempre de dificultar e propor novos desafios. 

“Nunca conseguiremos proteger nossos filhos de tudo, então, a cada escolha que eles fazem, a proximidade e confiança que construímos durante todo o processo facilita a nossa credibilidade e comunicação com eles”, afirma Regiane Silva, mãe de Rafaela e Luana, coach master em programação neurolinguística, hipnose e neurossemântica. 
Dessa forma podemos identificar o limite entre a liberdade e a proteção mais facilmente. Então lembre-se que o segredo é uma boa comunicação, aliada de confiança, fundamental para qualquer relação funcionar, até mesmo entre pais e filhos!

Dá para atrapalhar? 

Sim, é possível entrar no caminho do desenvolvimento do seu filho de forma que ele não seja ajudado, mas que você acabe atrapalhando o processo. Mas não esquente a cabeça! Basta ter em mente que o fundamental é o diálogo, sempre. 

“Proteger em todas as situações sem explicações pode ser um erro, em que os pais não mostram por que está ocorrendo aquilo, mas já agem evitando alguma coisa ruim”, explica Yuri Busin, filho de Walnei e Tales, psicólogo. 
Ou seja, quando você impede que o seu filho tome decisões porque, de fato, você sabe o que é melhor para ele e também não explica o motivo da sua escolha, ele não tem a oportunidade de experimentar. Assim, a criança acaba sendo privada de ter uma maior autonomia e vai sempre depender dos pais para qualquer coisa que desejar fazer.

Lidar com o erro 

Se por um lado é importante orientar, deixar que a criança escolha e aceitar que ela pode errar, por outro é fundamental saber como lidar com esse erro. Vamos então aos fatos: você vai orientar, vai cuidar, vai falar e vai fazer de tudo para que o seu filho entenda a melhor opção, mas ele vai escolher e fazer o oposto. Normal! 

Não significa que o seu filho seja um rebelde ou que ele queira te desrespeitar, mas que aquela decisão fez sentido para ele e, em uma próxima oportunidade, ele vai ponderar melhor. Porém, depois de tantos avisos e recomendações, é normal que os pais fiquem bravos e irritados com o erro. 
É justamente aí que os pais erram junto com os filhos. 

“O que gera frustração na criança são atitudes exageradas dos pais, como, por exemplo, apagar as respostas do filho na lição de casa para que ele refaça toda a atividade”, esclarecem Roberta e Taís Bento, mãe e filha, sócias no projeto Socorro, Meu Filho Não Estuda e nossas embaixadoras. 

Em vez de surtar e apontar o erro da criança, respire e procure manter a calma. Por exemplo, no caso da lição de casa errada, Roberta e Taís recomendam que os pais ajudem a encontrar ou identificar o erro, mas a criança é quem deve apagar as suas próprias respostas. 

O importante é não se estressar com o erro das crianças. Quando elas exploram, experimentam e descobrem, muitos processos novos e distintos passam por seus cérebros. Todos esses estímulos, em conjunto, são formadores de novas memórias no cérebro, que, no futuro, serão usadas para novos aprendizados. Então deixa errar, sim!


Eu, Psicóloga | Pare de sofrer por querer para o outro o que ele não quer para si mesmo!



É possível que todos nós em algum momento de nossas vidas, já sentimos a frustração e o sofrimento por desejar o bem a quem amamos, porém dependendo das circunstâncias da vida, estamos ou somos impotentes. Ser impotente, significa que a mudança do curso da situação atual não está em nossas mãos, não temos o poder, o domínio, o controle, pois não vivemos a vida do outro, mas nos preocupamos genuinamente, isto pode gerar profunda tristeza.


Quando amamos alguém e nos preocupamos genuinamente, mergulhamos de cabeça nos problemas do outro, tentamos ajudar com conselhos ou dependendo do grau de engajamento, podemos tentar fazer muito mais do que apenas aconselhar, podemos até fazer planos pelo outro, planos que almejamos que o outro abrace e faça acontecer, porém por inúmeras vezes, isto não é concretizado, por quê?


Precisamos nos conscientizar que aquilo que pensamos ser bom para alguém, foi idealizado por nós baseado na nossa verdade, na nossa forma de enxergar o mundo, nas nossas vivências e experiências. Desta forma, aquilo que pensamos ser libertador para o outro, pode fazer sentido somente a nós mesmos! Enquanto que para o outro pode ser algo desconhecido e completamente distante. Talvez o outro ainda tenha que viver por si próprio, tenha que sofrer seus próprios tropeços e deslizes no caminho natural do seu aprendizado e evolução. Algumas pessoas apenas reclamam e nos buscam para desabafar, podemos ser como válvulas de escape, ouvimos, aconselhamos e esperamos atitudes que nunca se concretizam e ficamos chateados sem entender como é possível. É possível sim! Porque o outro somente tomará uma atitude quando algo mudar dentro dele! Enquanto isto não acontecer, tudo que dissermos é muito nebuloso e até mesmo impraticável…


Para que algo mude dentro do outro, ou seja, transforme a sua essência, é necessário a vivência, a experiência e por fim o aprendizado que impulsionará as atitudes. Enquanto isto não se efetivar, não adianta querer que o outro enxergue com os nossos olhos, porque ele não enxergará e nós nos frustaremos, provavelmente pensando que ele não nos dá ouvidos. Pode ser que ele nos ouça, mas sem mudar sua essência, não haverá o gatilho que impulsionará a atitude, a mudança!


Portanto, não espere que o outro absorva totalmente sua visão de mundo e a aplique em seus próprios problemas, pois cada ser tem sua própria trajetória e consequentemente sua própria evolução.


Não se cobre tanto, não sofra e aceite a ser responsável apenas pela sua parte, aquilo que lhe é possível fazer…


Hora de Fecho: A história desta seita é melhor do que uma série

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O seguidores de Rajneesh, guru que liderou a transformação, revolta e tragédia numa cidade americana, está em seis partes na Netflix. Mas é um retrato real, mais improvável que uma obra de ficção.
Ricardo Sá Fernandes aconselha Manuel Pinho a não responder às questões dos deputados sobre as ligações ao universo Espírito Santo, numa eventual comissão de inquérito parlamentar.
Serviços de informações norte-americanos querem ouvir todos -- e não são muitos -- os que tiveram acesso ao universo mais restrito de Kim Jong-un. Encontro com Trump deve acontecer em breve.
O The Guardian escolheu as 12 melhores cidades de praia da Europa e revelou as principais atrações turísticas. Entre as eleitas estão duas portuguesas: Peniche e Viana do Castelo. Veja a fotogaleria.
A Finlândia lidera a lista dos países mais felizes do mundo e Joanne Nylund decidiu tentar explicar porquê, em livro. A chave está no Sisu, que considera ser o segredo finlandês para a felicidade.
Chegou à Valentim de Carvalho para ser marçano aos 14 anos. Hoje, aos 84, não há dia em que não vá à editora, digitalizar o que gravara em bobines. E gravou tanto, quase todos, dos poetas a Amália.
Os tenistas portugueses João Domingues e Frederico Silva foram hoje eliminados na primeira ronda do Estoril Open.
Quanto demoraria a montar esta cadeira do IKEA, saída da caixa de cartão? Após vários anos de pesquisa, investigadores de Singapura conseguiram que dois robôs a montassem em 20 minutos.
Tem barbeiro, restaurantes, lojas e 13.500 funcionários. O Observador visitou o campus principal do Facebook, antes do evento de apresentação de novidades, o F8. Veja as imagens e o vídeo.
De acordo com o site de celebridades TMZ, confirma-se a alusão feita por familiares do DJ de que a morte se deveu a suicídio. Avicii terá usado uma garrafa partida e morreu da hemorragia.
Estes são os cientistas que procuram descobrir como podemos derrotar os "trolls" que se escondem dentro de cada um de nós e construir sociedades digitais mais solidárias. 
Opinião

Rui Ramos
O PS é o partido que governa o país quase sempre desde 1995. E é, por isso mesmo, o partido do pessoal do Estado, de Sócrates, de Pinho e, a crer na acusação pública, também de Ricardo Salgado.

José Manuel Fernandes
Discutimos mais uma reportagem da SIC do que num escândalo de corrupção. Tomamos Lisboa pelo país nas políticas de habitação. E preferimos ser enganados a conhecer a verdade. Podes voltar João da Ega.

Laurinda Alves
Ser “convidado”, mesmo a ser voluntário à força, até pode ser honroso. O problema é descobrir que não contam com a nossa indisponibilidade e ficam magoados quando dizemos que nos é mesmo impossível.

Paulo de Almeida Sande
Ao ameaçar lançar uma guerra comercial contra os aliados tradicionais do seu país, confundindo proteccionismo e comércio livre, Donald Trump cria uma das maiores ameaças de sempre ao Ocidente. 

James McCarthy-Price
Ironicamente, a indústria das ondas está a navegar para longe de Portugal e a ir para outros locais, sendo apenas uma das indústrias de uma armada cada vez maior que compõe a economia azul emergente.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Fórmula 1 recorda Senna nos 24 anos da sua morte

Brasileiro morreu em pista a 1 de maio de 1994, em Ímola, durante o Grande Prémio de San Marino
Resultado de imagem para Fórmula 1 recorda Senna nos 24 anos da sua morte
A Fórmula 1 não esquece Ayrton Senna, piloto brasileiro que morreu em pista, aos 34 anos, numa curva em Ímola, durante o Grande Prémio de San Marino. Foi a 1 de maio de 1994 e faz esta terça-feira 24 anos que um dos mais icónicos homens dos desportos motorizados morreu ao volante de um Williams.
No Twitter oficial, a Fórmula 1 relembrou: "Senna sempre". A acompanhar, uma fotografia a preto e branco do brasileiro.
Três vezes campeão do mundo, Ayerton Senna correu 10 anos no circuito mundial da Fórmula 1, tendo entrado em 161 Grandes Prémios. Daí resultaram 80 pódios, 65 pole positions e venceu 41 corridas.
Além da Williams, o brasileiro esteve também com as equipas McLaren, Lotus e Toleman.
Ayrton Senna detém ainda vários recordes da Fórmula 1.
Além do brasileiro, no fatídico fim de semana de 28 de abril a 1 de maio, morreu também, durante a qualificação, o rookie austríaco Roland Ratzenberger.

Fonte: DN
Foto: TWITTER FÓRMULA 1

Comunicado GNR | Operação “Peregrinação Segura 2018”

Operação “Peregrinação Segura 2018”
Resultado de imagem para Comunicado GNR | Operação “Peregrinação Segura 2018”
No âmbito das celebrações das aparições de Fátima, a Guarda Nacional Republicana (GNR), até ao dia 13 de maio, intensifica as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade de Fátima, com o objetivo de apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as suas deslocações, reforçando ainda o policiamento no Santuário e zonas envolventes.
Durante os trajetos, a GNR aconselha os peregrinos a:
  • Andar em fila indiana;
  • Sinalizar o início e fim dos grupos;
  • Não andar na estrada, mas sim pela berma;
  • Caminhar sempre na berma contrária ao sentido do trânsito;
  • Não andar em locais onde seja proibida a circulação de peões;
  • Usar sempre, quer de dia quer de noite, coletes refletores;
  • Se for preciso reunir o grupo, fazê-lo sempre fora da estrada;
  • Não usar auscultadores de rádio;
  • Não utilize o telemóvel durante a caminhada;
  • Fazer pausas de uma hora na caminhada da manhã e duas no fim do almoço;
  • Não andar sozinho(a) durante a noite;
  • Tomar especiais cuidados ao atravessar as vias.
Na cidade de Fátima e no Santuário, a GNR deixa os seguintes conselhos aos peregrinos:
  • Chegue atempadamente a fim de evitar filas prolongadas;
  • Não deixe bens à vista no interior dos veículos, guarde-os na bagageira antes de chegar ao local onde vai estacionar;
  • Não deixe documentos pessoais nos veículos, tenha-os sempre consigo;
  • Não transporte a carteira/telemóvel no bolso de trás ou na mochila, guarde-os num bolso da frente ou numa bolsa com fecho que esteja sempre em contato com o corpo;
  • Evite andar com grandes quantias de dinheiro, divida-o e distribua-o por vários locais;
  • Não leve bens de valor, nem objetos que sejam ostensivos;
  • Tenha sempre o telemóvel com bateria e o contacto dos demais elementos do grupo;
  • Logo após o fím das cerimónias, saia de forma calma e gradual a fim de evitar filas prolongadas;
  • Nunca perca de vista os idosos e crianças que o acompanham, devendo estes terem sempre um contacto de um adulto do grupo.

CGTP exige salário mínimo nacional de 650 euros em 2019

Resultado de imagem para CGTP exige salário mínimo nacional de 650 euros em 2019
O líder da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP), Arménio Carlos, exigiu a fixação do salário mínimo em 650 euros em janeiro de 2019.
"Este movimento de reivindicações e luta é para continuar e ampliar", pelo que "reivindicamos o aumento dos salários de todos os trabalhadores, nos setores públicos e privado, mas também o aumento especial do salário mínimo nacional e, assim sendo, a Comissão Executiva e o Conselho Nacional anunciam hoje a reclamação de que, no dia 01 de janeiro de 2019, o salário mínimo nacional deve passar para 650 euros", disse Arménio Carlos.
O secretário-geral da CGTP falava junto à Fonte Luminosa da Alameda, em Lisboa, local onde terminou o tradicional desfile do Dia do Trabalhador, num percurso que arrancou na praça do Martim Moniz.
"Se quiserem [o executivo] ir por esse caminho, contam com a CGTP, se quiserem optar por outro caminho, podem contar com a oposição da CGTP", acrescentou.
Arménio Carlos disse que, tendo em conta a adesão às manifestações e festividades daquela estrutura em cerca de 40 localidades do país, este foi "o maior 1.º de Maio dos últimos anos em Portugal".
UGT é mais conservadora no Salário Mínimo
Durante o discurso em Figueiró dos Vinhos, e perante um jardim municipal cheio de pessoas, Carlos Silva propôs um compromisso em Concertação Social para que a "chaga" da precariedade possa ser "combatida e erradicada gradualmente", voltou a defender um aumento do salário mínimo nacional para 615 euros em 2019 e a necessidade do aumento dos salários na Função Pública e o descongelamento das carreiras.
O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu tambem a redução do IRC à taxa de 0% durante um período inicial de três anos para garantir a atração de empresas para o interior. "Por que não atribuir uma taxa de IRC [Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas] de 0% durante um período de início de implantação das empresas", propôs Carlos Silva, que falava à agência Lusa à margem das comemorações da UGT do 1.º de Maio, em Figueiró dos Vinhos, distrito de Leiria.
Segundo o líder da UGT, a taxa seria depois aumentada gradualmente para outros níveis. A proposta da redução do IRC teria como contrapartida a criação de empregos e a contratação ser feita sem termo.

Fonte: Lusa
Foto: JOSÉ COELHO/LUSA/Arquivo


As crianças da Mealhada vieram plantar árvores na Praia de Mira!

Cerca de meia centena de crianças vindas da Mealhada com seus familiares, estiveram na manhã deste feriado de 1 de Maio no Parque de Campismo Municipal, localizado na Praia de Mira.
Esta é uma visita realizada tradicionalmente pelo Infantário Sant´Ana, localizado na Mealhada, nesta importante data. Porém,desta feita o ato se revestiu de um simbolismo ainda maior, devido à plantação de diversas árvores ao longo do perímetro do Parque, no sentido de a todos lembrar o que se passou em toda a região centro durante o verão passado e, também, no dia 15 de Outubro.
Feita de forma simples, esta lembrança vinda do Concelho mealhadense, mais ainda é, motivo de aplauso, pelo facto de terem sido as crianças (em última análise, o "futuro") a realizarem boa parte do trabalho desta manhã! Incutir nos mais pequenos a ideia de partilha de emoções e de um planeta mais sustentável é, antes de mais nada, uma ação por demais importante para que não seja assinalada com orgulho e esperança em dias melhores...
Parabéns a todos pela iniciativa, que contou, também, com a colaboração incessante e imperiosa de funcionários da Câmara Municipal de Mira...
Fiquem com algumas imagens captadas em fotos e vídeo, no local:

Mira Online

Porto | Ardeu laboratório do Hospital de São João durante a madrugada


Um laboratório do Hospital de São João, no Porto, ardeu na madrugada desta terça-feira.

Os Sapadores Bombeiros do Porto foram chamados às 3.13 horas para o incêndio que deflagrou no arquivo do laboratório de microbiologia do hospital. Segundo disseram ao JN os bombeiros, o laboratório ficou "totalmente danificado", mas não houve necessidade de proceder à evacuação de nenhuma enfermaria.

Os estragos chegaram à ala de obstetrícia (situada no piso inferior) devido à água utilizada pelos bombeiros para apagar as chamas.

No local estiveram três viaturas e 12 elementos do batalhão, mais uma viatura dos Bombeiros Voluntários Portuenses e a PSP.

Fonte: JN