domingo, 26 de janeiro de 2020

Demis Roussos - Goodbye, My Love, Goodbye (1973) HQ

Primeiro dia do Congresso do CDS termina após 14 horas com moção de Rodrigues dos Santos vencedora

Resultado de imagem para Primeiro dia do Congresso do CDS termina após 14 horas com moção de Rodrigues dos Santos vencedora
O primeiro dia do 28.º Congresso do CDS-PP, em Aveiro, terminou hoje pouco antes das 04:00 horas, depois do anúncio da moção vencedora, de Rodrigues dos Santos, cuja candidatura a presidente do partido irá esta manhã a votos.
A moção de Francisco Rodrigues dos Santos, líder da Juventude Popular e conhecido por “Chicão”, intitulada “Voltar a acreditar” e que reclamava uma mudança no partido, obteve 671 votos.
Atrás ficou a moção do deputado João Almeida, com 562 e a de Filipe Lobo d`Ávila, com 209 votos. Quer João Almeida quer Lobo d`Ávila adiantaram que vão apresentar listas apenas ao Conselho Nacional, cumprimentando Rodrigues dos Santos pela vitória da sua moção de estratégia para os próximos dois anos.
Hoje, entre as 09:30 e as 12:30 decorrerá a eleição para os órgãos de direção, seguindo-se a apresentação de moções setoriais e o encerramento, às 13:30, com o discurso do futuro líder do CDS.
Se ao início da tarde as candidaturas adversárias de Rodrigues dos Santos relativizavam o significado dos aplausos ao candidato da Juventude Popular, ao final da noite já admitiam que estava "renhido" e mais tarde que ganharia. Ao todo, retirando as interrupções de uma hora para almoço e jantar, o primeiro dia prolongou-se por 14 horas e terminou na madrugada de domingo.
A jornada começou cerca das 11:00, com uma breve homenagem a Diogo Freitas do Amaral, fundador do partido que morreu em outubro passado, com os delegados a cumprirem um minuto de silêncio também por outros dirigentes já falecidos.
A manhã do primeiro dia foi marcada pela despedida de Assunção Cristas, que assumiu ter falhado nos objetivos: “Cumpri o caminho traçado e a estratégia proposta, mas cumpre-me hoje reconhecer uma evidência: falhei o resultado”, afirmou.
Nas primeiras intervenções dos principais candidatos à liderança, foi Francisco Rodrigues dos Santos a levantar a sala com um discurso inflamado em defesa de um “partido popular interclassista” e com valores de direita.
O descontentamento com o resultado eleitoral obtido pelo CDS-PP nas legislativas de outubro passado – 4,25 % e cinco deputados eleitos, menos 13 do que os eleitos em 2015 – foi visível ao longo da tarde, com muitos delegados a advertir para o “descrédito” do CDS junto dos eleitores e a reclamar uma mudança de direção do partido
Entre as dezenas de intervenções das chamadas “bases” do partido, alguns delegados advertiram que o CDS não perdeu só votos como militantes e exigiram mudança.
João Almeida, apontado pelo adversário Matos Santos – que desistiu em favor de Rodrigues dos Santos – como o candidato da “continuidade” e do “mais do mesmo” procurou desfazer essa ideia, invocando a sua experiência como secretário de Estado e parlamentar, e apresentou-se como aquele que “pode unir” o partido.
Ao final da tarde, o 28.º Congresso viveu momentos de tensão quando o antigo ministro da Economia Pires de Lima se dirigiu, no púlpito, a Francisco Rodrigues dos Santos para lhe pedir respeito pelos adversários, advertindo que se lhe deve "dar tempo" para "apurar a sua cultura democrática".
Pires de Lima foi vaiado por grande parte da sala e, a seguir, o ex-dirigente Adolfo Mesquita Nunes fez uma intervenção em sua defesa, criticando quem apupou um ministro que “tirou o país da bancarrota”.
Lobo d’Ávila considerou ser “o único que consegue fazer pontes com aqueles que são os outros dois candidatos”, Francisco Rodrigues dos Santos e João Almeida, e o único “capaz de contribuir para a união deste partido”.
Lusa
Foto: Rita Sousa Vieira / Madremedia

CGD passa a cobrar transferências no MB Way e aumenta comissões. No entanto, há clientes que vão continuar isentos

Resultado de imagem para CGD passa a cobrar transferências no MB Way e aumenta comissões. No entanto, há clientes que vão continuar isentos
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) começa hoje a cobrar mais pela manutenção de algumas contas e por transferências na aplicação MB Way, deixando, no entanto, algumas isenções nos aumentos.
A partir de hoje, nos levantamentos de dinheiro ao balcão, e com caderneta (que deixou, em 14 de setembro, de constituir meio de movimentação de conta), o custo passa a ser de três euros, quando anteriormente era de 2,75 euros, e a atualização de caderneta ao balcão duplica, passando de um para dois euros.
De acordo com um documento enviado por fonte oficial do banco público à Lusa em outubro de 2019, os aumentos dão-se “com o objetivo de incentivar a substituição da caderneta por outros meios de pagamentos”.
No entanto, e “numa política de proteção dos mais desfavorecidos, a Caixa isenta da comissão de levantamento ao balcão os clientes com mais de 65 anos, com rendimentos e património financeiro mais reduzidos”, esclarece o banco.
As contas de serviços mínimos bancários serão também comissionadas em 34 cêntimos mensais, mas isentam quem ganhe o salário mínimo nacional.
“A Caixa vai isentar de qualquer pagamento na conta de serviços mínimos a todos os clientes que tenham uma remuneração igual ou inferior ao salário mínimo nacional. Para os restantes clientes desta conta, o custo será de 34 cêntimos de euro, ou seja, cerca de um cêntimo por dia”, pode ler-se também no mesmo documento.
Relativamente a transferências, o banco público decidiu “aumentar o número de transferências incluídas gratuitamente na Conta Caixa S, duplicando o número de duas para quatro”.
“Na Conta Caixa M foi também aumentado o número de transferências, sem alterar o valor. A conta Caixa L, ficou inalterada”, segundo o banco.
No entanto, a conta S subiu os custos de manutenção, que passa de 2,80 euros para 3,20, acrescentando-se-lhe o imposto do selo (4%), no caso da existência de critérios de bonificação (domiciliação de rendimento ou de património financeiro ou mais autorizações de débito), mas no caso de ausência de bonificação, o valor passa de quatro para 4,95 euros.
As transferências na aplicação MB Way vão também ser taxadas, com o seu custo a ascender a 85 cêntimos, aos quais acresce 4% de imposto de selo (o valor final fica em 88,4 cêntimos).
Contactada pela Lusa, fonte oficial do banco salientou, no entanto, que há “2,5 milhões de clientes que vão continuar isentos”, que correspondem aos que têm Conta Caixa, aos jovens até aos 26 anos e aos que utilizam MB Way a partir das aplicações da CGD (Caixadirecta, DABOX e Caixa Easy).
A receita com comissões subiu 2,0% entre os primeiros três trimestres de 2018 e igual período de 2019, passando de 366 milhões de euros para os 374 milhões de euros, segundo os resultados apresentados em 8 de novembro do ano passado.
Lusa

Resultado negativo para caso suspeito de coronavírus em Lisboa

Controlos sanitários numa estação ferroviária de Xianning, a norte da cidade chinesa de Wuhan, o epicentro do novo coronavírus Martin Pollard - Reuters
A Direção-Geral da Saúde anunciou esta manhã que foi negativo o resultado dos testes efetuados ao homem internado no sábado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, por suspeita de infeção com o novo coronavírus originário da China.
“A Direção-Geral da Saúde (DGS) informa que o primeiro caso suspeito de infeção por novo Coronavírus (2019-nCoV) em Portugal foi negativo após realização de análises laboratoriais pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), com duas amostras biológicas negativas”, lê-se em comunicado publicado no portal da autoridade sanitária.

No sábado, a DGS adiantara que o doente, regressado da China, onde esteve em Wuhan, na província de Hubei, o epicentro da nova pneumonia viral, estava “sob observação no Hospital de Curry Cabral em Lisboa”.
O Hospital Curry Cabral, na capital portuguesa, é a unidade de referência para casos suspeitos de infeção com o coronavírus.


“Já foi publicada no site da DGS uma orientação sobre o novo Coronavírus (2019-nCoV), com os procedimentos a adotar pelos profissionais em caso de suspeita ou confirmação de caso de infeção, tendo ainda sido produzidos materiais informativos -cartazes e folhetos - para divulgação nos aeroportos, portos e unidades de saúde”, adianta ainda a entidade liderada por Graça Freitas na nota deste domingo.

A Direção-Geral indica que os materiais informativos “foram afixados no Aeroporto de Lisboa e divulgados através das autoridades de saúde regionais e parceiros da DGS noutros pontos de Portugal Continental, Madeira e Açores, além das plataformas de divulgação da DGS”.

“A DGS mantém-se atenta e a acompanhar a situação, em articulação permanente com instituições/organizações nacionais e internacionais para adoção de medidas a nível nacional e em consonância com as recomendações que forem sendo emitidas pela Organização Mundial da Saúde e pelo European Centre for Disease Prevention and Control(ECDC)”, lê-se no mesmo texto.

Reforço do apoio a cidadãos portugueses na China

O Governo adiantara na tarde de sábado estar a cooperar com outros países europeus no sentido do reforço do apoio a cidadãos nacionais retidos em Wuhan, a cidade chinesa onde foram detetados os primeiros casos do vírus 2019-nCov.

Ouvida pela agência Lusa, fonte da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas não excluiu retirar os portugueses daquela região.

“Estamos em contacto com os cidadãos e a cooperar com outros países europeus para procurar reforçar o apoio aos compatriotas portugueses retidos”, afirmou a fonte do gabinete da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes.

RTP

(em atualização)

Francisco Rodrigues dos Santos vai ser eleito o novo presidente do CDS


26/01/20 03:47 ‧ HÁ 2 HORAS POR LUSA
A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos foi a mais votada hoje, com 671 votos, no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, disseram à Lusa fontes partidárias.

A moção de Rodrigues dos Santos, líder da Juventude Popular, obteve 671 votos (46,4%).

A segunda mais votada foi a de João Almeida, com 562 votos (38,9%), e a terceira, a de Filipe Lobo d'Ávila, com 209 (14,45%), anunciou depois o secretário-geral do partido, Pedro Morais Soares.

A quarta moção que foi a votos, de José Ângelo da Costa Pinto, teve três votos (0,02%).

Registaram-se três votos brancos e nulos.

No total, votaram 1.449 delegados.

Com este resultado, e depois de João Almeida e Filipe Lobo d´Ávila terem reconhecido a vitória do líder da JP, Francisco Rodrigues dos Santos pode considerar-se futuro líder do CDS-PP.

A eleição é formalizada hoje de manhã, quando forem a votos as listas da futura direção nacional.

Notícias ao Minuto

“São os violentos que conquistam o Reino dos Céus”[1]

Plinio Corrêa de Oliveira

São Paulo Apóstolo, Museu de Arte Sacra da capital paulista [Foto PRC]
A história do Apóstolo São Paulo é rica em pormenores saborosos (vide pp. 40 a 42 desta edição). E um traço característico é que se trata de uma história de violência. Saulo foi um homem violento na perseguição à Igreja nascente, que ele queria exterminar. Respirava violência e desejo de extermínio, era famoso pela sua violência e um inimigo radical dos católicos.
No caminho para Damasco, ocorreu um acontecimento violento: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”. Ele caiu do cavalo, ficou cego e indagou:
–– Quem és, Senhor?
— Eu sou Jesus, a quem tu persegues.
— Senhor, o que queres que eu faça? (Domine quid me vis faceri?) [2]
Ele foi curado, começou a ver e tornou-se pronto para a luta. Uma mudança completa e estrepitosa: passou a pregar o nome de Jesus, que antes perseguia. É o líder da violência, que muda com toda a sua radicalidade para o outro lado. Para o apostolado, ele empreendeu inúmeras viagens, enfrentou riscos e operou conversões extraordinárias. Com isso abriu um sulco sobre o qual a Igreja Católica se desenvolveu. Depois agiu violentamente contra o Império Romano, foi o primeiro passo para a derrubada do paganismo.
Até no final de sua vida, foi santamente violento em relação a Deus Nosso Senhor, quando bradou: “Combati o bom combate, percorri a carreira inteira, guardei a fé. Desde já me está reservada a coroa da justiça”.[3]É uma espécie de atestado brilhante que ele dá de sua própria fidelidade. É como um homem de consciência tranqüila que se apresenta diante de Deus.
Os católicos moles gostariam de qualificar isso como falta de humildade. Mas, como foi o brado de um santo, não têm remédio senão ficar quietos. O católico amolecido não gosta de conversões violentas. Não gosta de cogitar em conversões de homens sábios, de conversões de homens que mudam as coisas.
Neste dia [25 de janeiro] em que se comemora a conversão de São Paulo, o que devemos pedir a ele? Devemos pedir essa santa violência. Ele lutou para derrubar o paganismo, nós devemos ter essa santa violência para derrubar em nossos dias o mal que está no auge, mais poderoso que o paganismo no tempo dele.
A cidade de São Paulo é consagrada ao Apóstolo São Paulo. Tem-se a impressão de ele desejar que os nascidos na sua cidade tenham essa santa violência. Aquilo que se chamou outrora “o espírito paulista” tinha qualquer coisa de vigor, de força, de intrepidez, de iniciativa, de senso organizativo que é próprio àqueles que devem desenvolver uma larga ação, em certo sentido, imperialista. Os bandeirantes paulistas tinham essas qualidades.
ABIM
(Excertos de conferência de Plinio Corrêa de Oliveira, em 25 de janeiro de 1965. Sem revisão do autor).
__________________
Notas:
1. São Mateus, 11, 12.
2. Atos dos Apóstolos, 9, 4-6.
3. II Epístola a Timóteo, 4, 7-8.

1554-2020 — 466 anos da fundação de São Paulo

Pátio do Colégio, em 1824, pintura de Jean Baptiste Debret


Paulo Roberto Campos

Neste dia 25 de janeiro, em memória da comemoração do 466º aniversário de fundação da capital paulista, oferecemos aos leitores trecho (transcrito abaixo) de memorável discurso de Plinio Corrêa de Oliveira, publicado em 21-7-1935 no jornal “O Legionário”, então órgão oficioso da Arquidiocese de São Paulo.

Enquanto líder católico, o ilustre orador que então contava com 27 anos, proferiu uma saudação ao prefeito Fábio da Silva Prado (no quadriênio 1934 a 1938). Essa histórica saudação foi uma homenagem à cidade em nome dos 15.000 jovens Congregados Marianos concentrados na área externa da Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

Na ocasião, Plinio Corrêa de Oliveira — descendente, pelo lado materno, dos paulistas denominados “de quatrocentos anos”, isto é, originários dos fundadores ou dos primeiros habitantes da “Vila de São Paulo” — exalta os extraordinários talentos que a Divina Providência prodigalizou ao povo paulista e tece profundas considerações sobre a grandeza e glória da Pauliceia, fundada pelos jesuítas Nóbrega e Anchieta no Pátio do Colégio e desenvolvida pelos heroicos desbravadores bandeirantes.
Diversos Bandeirantes

“Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal

Incumbiu-me a mocidade que aqui se congrega, de homenagear, na pessoa de V. Exa., a gloriosa capital paulista.

Nada de mais grato para nossos corações do que celebrar, na festiva data de hoje, a grandeza e a glória da nossa Pauliceia, tão digna de todas as homenagens, pela sólida catolicida de que a distingue e pelo valor de sua atuação na vida nacional.
Há 466 anos, em 25 de janeiro de 1554, foi realizada, diante da construção feita de taipa de pilão erguida no Pátio do Colégio, a missa pela fundação da cidade de São Paulo do Piratininga

Em 25 de janeiro de 1554, foi realizada, diante da construção feita de taipa de pilão erguida no Pátio do Colégio, a missa pela fundação da cidade de São Paulo do Piratininga

Consagrando ao Apóstolo das Gentes a cidade que acabava de fundar, Anchieta implorou e obteve, para a raça que dela brotasse, o idealismo abrasador, a energia inexaurível, a combatividade invencível, a audácia viril e realizadora que Paulo de Tarso soube pôr a serviço da maior das causas, a causa de Cristo e da sua Igreja. […]

Não é apenas no idealismo candente e no vigor da ação, que os filhos desta cidade se têm mostrado dignos do Patrono que lhes deu Anchieta. É também pela universalidade de sua ação.

São Paulo, o Apóstolo das Gentes, não concebia limites para a sua doutrinação. O mundo inteiro era pequeno para a grandeza de seu ardor apostólico.
Representação da cabana do cacique Tibiriça, na qual sacerdotes jesuítas se abrigaram no dia da fundação de São Paulo, 25 de janeiro de 1554

Assim também a ação vigorosa e fecunda dos paulistanos se destaca pela sua universalidade. Nem a distância dos lugares, nem a dificuldade das comunicações foram diques capazes de conter a ação da gente bandeirante, que se tem derramado em influxos benéficos sobre o Brasil inteiro. E desde as bandeiras até à reconstitucionalização do País, todos os episódios de nossa história têm sido um transbordamento do coração e da energia de São Paulo, para além de nossas fronteiras em benefício de nosso grande Brasil. […]

São Paulo não é grande por ser rica. Mas São Paulo é rica, porque o paulista é grande. Nossa riqueza foi arrancada ao solo virgem de nossa terra depois de uma luta titânica contra a natureza bravia. Nossa capital não se construiu em fértil e luminosa planície, embelezada por todas as graças da natureza. Foi edificada em terreno montanhoso e sob um céu cheio de brumas, em que tudo no ambiente nos lembra, constantemente, a vocação do paulista; porque as brumas nos dizem lutar e o solo acidentado nos brada subir.
Se nosso Estado é próspero e nossa capital é bela, não o devemos nós, portanto, senão à mercê de Deus e à fibra de nossa gente. Porque foram sempre a mercê de Deus e o valor de nossa fibra a maior riqueza com que contamos”.

ABIM

SC Braga derrota FC Porto e ergue Taça da Liga pela segunda vez

Minhotos reeditam triunfo na competição, com golo nos descontos, dragões adiam conquista do troféu
Resultado de imagem para SC Braga derrota FC Porto e ergue Taça da Liga pela segunda vez
O SC Braga venceu, neste sábado, o FC Porto, em jogo da final da Taça da Liga, disputado na cidade dos arcebispos.
O golo que decidiu a final foi apontado por Ricardo Horta, ao minuto 94.
A final de hoje reeditou, sete anos depois, um embate em Coimbra, em 13 de abril de 2013, que os arsenalistas ganharam por 1-0, graças a um tento do brasileiro Alan, nos descontos da primeira parte, de grande penalidade, na primeira final disputada pelo clube.
Em 2017, os minhotos voltaram a chegar ao jogo decisivo, mas foram derrotados pelo Moreirense, com o único golo a ser apontado pelo brasileiro Cauê, também na conversão de um castigo máximo, ainda na primeira parte.
Os dragões já tinham chegado à final em 2009/10, 2012/13 e 2018/19, tendo perdido com Benfica, SC Braga e Sporting, respetivamente, na única competição nacional que ainda não consta do palmarés azul e branco.
Hoje, voltam a perder com o conjunto bracarense, o que representa a quarta final da prova perdida.
Bancada.pt
Mira Online | 25 de Janeiro d

Primeiro suspeito com coronavírus em Portugal está em isolamento no Curry Cabral

Resultado de imagem para Primeiro suspeito com coronavírus em Portugal está em isolamento no Curry Cabral
CMTV
O doente, que viajou da China, esteve em Wuhan, o epicentro da nova pneumonia, onde existe o maior número de casos. Resultado das análises laboratoriais deverão ser conhecidas na manhã de domingo.
A DGS informa que paciente se encontra em observação, em situação de isolamento, no Hospital Curry Cabral, que é o hospital de referência em Lisboa para as situações que envolvam adultos - no caso de crianças irão para o Hospital D. Estefânia.
A informação do primeiro caso suspeito de Coronavírus (2019-nCoV) em Portugal foi avançada este sábado em comunicado pela Direção-Geral da Saúde, divulgado na sua página oficial na Internet.
Trata-se de um doente regressado hoje da China, que esteve nos últimos dias na cidade de Wuhan, na província de Hubei, a mais afetada daquele país, e onde há nesta altura o maior número de casos confirmados da nova pneumonia.
De acordo com a DGS, a sua situação clínica é estável, aguardando-se os resultados das análises laboratoriais em curso. Este tipo de análises demoram algumas horas, pelo que os resultados só serão, provavelmente, conhecidos amanhã (domingo) de manhã.
Esta sexta-feira (ontem), a diretora-geral de saúde, Graça Freitas, confirmou que três casos suspeitos de viajantes procedentes da China, não tinham sido validados.
"Tivemos três casos possíveis, um deles esta noite e os outros ontem, de pessoas que tinham a preocupação, perante sintomas, e vindas da China. Esses casos não foram validados, não passaram pelo crivo médico e seguiram a sua vida normal", afirmou a responsável.
Graça Freitas sublinhou na altura que que os serviços de saúde "estão organizados para poder dar resposta à solicitação da Organização Mundial de Saúde, que é conter um possível caso que entre em Portugal, evitando a propagação para outros países"
A responsável sublinhou ainda que a capacidade das autoridades de saúde portuguesas para tratar casos "é boa, das melhores do mundo" e que é preciso "aguardar com tranquilidade a evolução do surto".
"Se o risco escalar teremos de escalar as medidas, mas isso é noutra etapa e nessa altura falaremos", acrescentou.
Portugal ativou na última quarta-feira os protocolos estabelecidos para este tipo de situações, reforçando no Serviço Nacional de Saúde a linha Saúde 24, através do número 800242424, e a linha de apoio médico, para triagem, a fim de evitar que em caso de eventual contágio as pessoas não encham os centros de saúde e as urgências, estando em alerta o Hospital de São João, no Porto, o Curry Cabral e Estefânia, em Lisboa.
A Direção-geral de Saúde recomenda ainda às pessoas que viajem para as regiões afetadas da China para que "evitem contactos próximos com pessoas que sofram de infeções respiratórias agudas", que "lavem as mãos com frequência" e que, no caso de apresentarem sintomas de infeção respiratória, procurem atendimento clínico e reportem ao médico a viagem realizada.
vvvvvvvcbn

Progressão da doença acelerou na China

Numa corrida contra o tempo para tentar travar o rápido avanço da doença no país - o presidente Xi Jinping admitiu este sábado que a sua propagação acelerou e que a situação "é grave" - a China isolou até agora 17 cidades, todas na província de Hubei, colocando de quarentena mais de 50 milhões de pessoas.
A par disso, estão a ser construídos a ritmo acelerado dois novos hospitais junto à cidade de Wuhan, onde tudo começou há cerca de um mês, que serão destinados exclusivamente ao tratamento dos doentes da nova pneumonia.
O primeiro dos dois novos hospitais estará operacional a 3 de fevereiro, enquanto o segundo deverá abrir portas dentro de duas semanas, segundo as autoridades de saúde chinesas.
Nesta altura, o número de casos confirmados na China ascende a cerca de 1400, 41 dos quais mortais. Um deles, um médico de 62 anos que cuidou de pacientes infetados com o novo coronavírus e que faleceu este sábado.
A presença de cidadãos portugueses retidos em Wuhan está, entretanto, a ser acompanhada pelas autoridades portuguesas que admitem a possibilidade de os retirar da cidade.
"Estamos em contacto com os cidadãos e a cooperar com outros países europeus para procurar reforçar o apoio aos compatriotas portugueses retidos" em Wuhan, disse este sábado à Lusa fonte do gabinete da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes. Um dos cenários, adiantou a mesma fonte, é o de retirar os portugueses daquela cidade, "se isso for viável à luz das regras de saúde pública".
Fora da China, 14 países registaram já casos da nova pneumonia. A maioria na Ásia, entre os quais o Vietname, Tailândia, Malásia, Taiwan ou Nepal, mas também na Austrália, Estados Unidos e França.
A confirmação dos primeiros dois casos em França, esta sexta-feira, ocorreu apenas dois dias depois de o Centro Europeu de Controlo de Doenças ter considerado "moderada" a probabilidade de o novo vírus chegar à Europa.

Animais selvagens serão reservatório do vírus

A pneumonia viral é provocada por um novo coronavírus, anteriormente desconhecido da ciência, que os cientistas batizaram como 2019-nCoV.
A sua origem é ainda desconhecida. Sabe-se que o surto emergiu a partir de um mercado de venda de peixe fresco e marisco e outros animais vivos, incluindo espécies selvagens, como morcegos e cobras e são estes sobretudo que estão na mira dos investigadores. O mais provável é que a fonte original do agente patogénico seja uma das espécies selvagens, mas ainda não se sabe ao certo qual.
Passando a infetar os seres humanos, o vírus tem potencial para sofrer novas mutações, tornando-se potencialmente mais virulento e perigoso. É possível que seja isso que está a acontecer. O longo período de incubação desta pneumonia, que parece ser de pelo menos 14 dias, também terá contribuído para que muitos casos tivessem passado despercebidos durante demasiado tempo, o que poderá ter favorecido o contágio silencioso.
Fonte: DN

Europeu de Andebol: Portugal perde com Alemanha e termina no sexto lugar

Resultado de imagem para Europeu de Andebol: Portugal perde com Alemanha e termina no sexto lugar
A seleção portuguesa de andebol terminou o Europeu na sexta posição, depois de perder hoje com a Alemanha, por 29-27, no jogo de atribuição do quinto lugar, em Estocolmo.
Apesar da derrota frente aos germânicos, num encontro em que já perdia ao intervalo por 14-13, Portugal garantiu a sua melhor prestação de sempre em Europeus, melhorando o sétimo lugar de 2000.
A presença no encontro de atribuição do quinto posto já tinha garantido a Portugal a presença no torneio de qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio2020.
Lusa