terça-feira, 24 de novembro de 2015

Hortoglobal.lda no Mercado Municipal de Santiago

No Mercado Municipal de Santiago (Aveiro), existe uma diversidade de bancas com produtos hortícolas à venda, com mais incidência aos sábados.
Mas, existe uma que chama particularmente a atenção dos consumidores, não só pela qualidade dos seus produtos, mas, pela forma como estão expostos e da sua origem. A banca da Hortoglobal chama na verdade à atenção não só dos consumidores ditos finais, como ainda dos que ali se dirigem para a restauração.
Como diz o povo, uma imagem vale mais do que mil palavras, e por vezes até os olhos comem – força de expressão, claro -, pelo menos apreciam. As imagens que se seguem são a prova disso mesmo.
A qualidade dos produtos expostos, associada aos preços pode levar as pessoas a não comprar, sinais dos tempos, sinais da crise nas carteiras dos clientes.
“Nenhuma actividade humana, nem mesmo a medicina, tem tanta importância para a saúde como a agricultura”. Prof. Pierre Delbet (Academia de Medicina, França).

Na civilização em que vivemos, nem sempre é evidente a importância que o sector primário assume nas nossas vidas. À medida que a população activa que se ocupa deste sector se vai reduzindo, os nossos filhos vão crescendo, nas cidades, habituados a conhecer como origem dos alimentos assépticas prateleiras de supermercados. Se o fosso que separa a população portuguesa das suas origens rurais parece acentuar-se, um pressuposto permanece inalterável: dependemos da terra para a nossa sobrevivência; é a agricultura que sustenta a actividade e conquistas da nossa civilização moderna. É, pois, uma actividade vital e com repercussões globais: no ambiente, nas plantas, nos animais, no Homem.

Enquanto consumidores, podemos ter uma palavra a dizer, a nível individual, através das nossas escolhas de consumo. Estas podem exercer uma influência determinante: em benefício da nossa própria saúde e da dos nossos familiares e, ao mesmo tempo, em defesa do ambiente, dos solos e das águas, da vitalidade dos espaços rurais.


Enquanto consumidores, podemos ter uma palavra a dizer, a nível individual, através das nossas escolhas de consumo. Estas podem exercer uma influência determinante: em benefício da nossa própria saúde e da dos nossos familiares e, ao mesmo tempo, em defesa do ambiente, dos solos e das águas, da vitalidade dos espaços rurais. Nesse sentido, consumir alimentos frescos é um gesto positivo e inovador, um voto concreto para uma mudança necessária no sentido da saúde e do bem-estar.


O Mercado Municipal de Santiago fica localizado no Bairro Social de Santiago, Rua de Ovar, a uns 500 metros da rotunda das Glicínias, e dispõe de um parque de estacionamento sem que os clientes corram o risco de ser multados.
Se à dúvidas venham ver para crer…

Postado por J. Carlos



Entrevista à Clínica Admitrat


A ADASCA – Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro, desde a sua fundação tem procurado estabelecer parcerias com diversas empresas da região de Aveiro, com o propósito de fornecer aos seus associados e familiares mais directos benefícios diversos em termos de descontos em produtos ou serviços, conforme a actividade de cada empresa.
Os ditos descontos funcionam sempre mediante a apresentação do Cartão de Sócio, não sendo acumuláveis com outros protocolos existentes, pois no caso de isso vier acontecer, o beneficiário terá que optar pelo mais vantajoso.

Conforme a Segunda Cláusula do Protocolo assinado no preterido dia 9 de Novembro, os dadores de sangue associados da dita associação “… terão, como beneficio, 25% de desconto sobre os preços de tabela em vigor, fazendo prova do vínculo com a ADASCA, mediante a apresentação do Cartão de Sócio ou credencial fornecido pela mesma associação”.
A entrevista que segue dá a conhecer apenas alguns dos serviços que Admitrat disponibiliza e um pouco da logística.
 __________
Litoral Centro: Como surgiu a ideia do Projecto que deu origem à Clínica Admitrat?

Enfª Tatiana Ferreira: O projeto começou com dois empreendedores apaixonados pelo bem-estar do seu próximo e amantes de sorrisos! Uniram-se e uniram os seus nomes e criaram a Admitrat, admita nós tratamos. Mais tarde, o conceito cresceu de tal forma que houve necessidade de alargar horizontes e unimos a estética á medicina e á saúde e assim nasceu a Clínica terapêutica, Admitrat. Como inovadores e visionários lançámos um ginásio de ginástica assistida e revolucionámos o antigo ideal de ginásio!

Litoral Centro: Há quantos anos existe esta clínica e como se tem implementado na cidade de Aveiro?

Enfª Tatiana Ferreira: A Admitrat existe há dois anos e o seu crescimento tem sido notável! Aveiro abraçou este projeto e viu-o crescer e hoje temos clientes de todos os lugares até emigrantes que somente vêm uma vez por ano a Aveiro, nos visitam! Pouco a pouco vai crescendo e cada vez com mais parcerias esta Clínica vai invadindo Aveiro!
Litoral Centro: O corpo Clínico é composto por especialistas em diversas áreas, importa-se de indicar quais?

Enfª Tatiana Ferreira: O corpo clínico é composto por médico de medicina estética, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta e enfermeira. Temos ainda acordo com uma reumatologista e cardiologista. Estamos a expandir horizontes e a alargar áreas!

Litoral Centro: Que tipo de pessoas recorrem a tratamentos na Admitrat?

Enfª Tatiana Ferreira: Relativamente aos tratamentos estéticos maioritariamente recorrem pessoas do sexo feminino de classe média a alta de todas as idades. A perda de peso e centímetros á garantida e só prometemos aquilo que podemos cumprir! Gordura, estrias, celulite já não são um problema!

Nas massagens temos desde casais, a jovens com luxações e dores musculares, adultos com dores posicionais e contraturas a idosos com dores reumáticas e articulares, ou somente quem venha para relaxar depois de um dia cansativo de trabalho.
No ginásio por sua vez, existem várias faixas etárias e vários tipos de pessoas, as sem enfermidades que somente vêm para perder peso e fazer manutenção postural como, pessoas com fibromialgia, esclerose múltipla e ainda idosos que vêm para manter movimentos e amplitudes. Estamos também a realizar parcerias com escolas para ajudar as crianças especiais através do nosso ginásio!

Litoral Centro: Admitrat assinou um Protocolo de parceria com a ADASCA, que vai beneficiar os dadores de sangue como ainda os seus familiares mais directos. Que vantagens vê nesta parceria?

Enfª Tatiana Ferreira: Doar sangue é um ato de amor acima da própria pessoa, do próprio ego; é poder ajudar alguém sem saber quem, quando nem onde. Isso se chama amor. A Admitrat é uma Clínica em que o fundamento é de igual forma o amor. Amamos ajudar o próximo. Amamos que os nossos clientes fiquem satisfeitos. Amamos vê-los sorrir e obter os resultados pelos quais tanto esperaram. Desta forma, a parceria com a ADASCA, os descontos e ajudas só vai beneficiar quem delas usufruir.
Litoral Centro: Uma mensagem final para os associados da ADASCA?
Enfª Tatiana Ferreira: Preocupe-se com o seu bem-estar e com a sua qualidade de vida e deixe-nos cuidar de si…

Localização: Praceta Dr. Alberto Souto, nº. 14
Edifício Moitalta – Aveiro
Contactos: 234 198 871/914 899 300
_______
Entrevista conduzida por
J. Carlos
Editor|Administrador do Litoral Centro
editorlitoralcentro@gmail.com


Quem é António Costa

António Costa, que completou domingo um ano como secretário-geral do PS e é considerado um hábil negociador político, foi indigitado primeiro-ministro e formará Governo apoiado pela maioria de esquerda no parlamento, depois de uma derrota eleitoral.

Eleito secretário-geral do PS sem oposição em diretas, com cerca de 22700 votos, correspondentes a 96%, a 22 de novembro de 2014, António Costa definiu desde o início do seu mandato como objetivos estratégicos uma vitória com maioria absoluta nas legislativas, a recusa de entendimentos com o Governo PSD/CDS e a rejeição do conceito de "arco da governação", que exclui forças como o Bloco de Esquerda e o PCP.

No seu primeiro ano de liderança, no entanto, deparou-se com fatores adversos como os sucessivos episódios relativos à prisão do ex-primeiro-ministro José Sócrates, a que Costa respondeu defendendo uma rigorosa separação entre justiça e política, e um cerrar de fileiras entre os partidos do Governo, PSD e CDS-PP, que se apresentaram às legislativas de 04 de outubro unidos na coligação "Portugal à Frente" (PaF).

Nas eleições legislativas, a coligação PSD/CDS-PP venceu sem maioria absoluta com cerca de 38% dos votos, contra 32% do PS. Apesar da derrota eleitoral, António Costa não se demitiu das funções de secretário-geral.

Nas semanas seguintes, em vez de ser alvo de uma vaga de contestação interna no PS, o líder socialista tornou-se figura central da vida política ao envolver-se em negociações para a formação de um novo Governo, quer com a coligação PSD/CDS, quer com o Bloco de Esquerda, PCP e "Os Verdes".

Ao fim de duas reuniões, PS e coligação PSD/CDS romperam as negociações. Três semanas depois dessa rutura com a "direita", António Costa anunciou ter chegado a acordo com o Bloco de Esquerda, PCP e PEV para a formação de um Governo de iniciativa socialista.

Presidente da Câmara Municipal de Lisboa entre julho de 2007 e abril de 2015, António Costa deu o primeiro passo para chegar à liderança do PS ao vencer o seu antecessor, António José Seguro, em eleições primárias - as primeiras abertas a simpatizantes - realizadas em setembro de 2014, sendo então designado candidato socialista a primeiro-ministro.

Antes, tinha recusado suceder a José Sócrates em junho de 2011, na sequência da derrota dos socialistas nas eleições legislativas de junho desse ano, mas esteve à beira de se candidatar à liderança do seu partido no início de 2013, acabando por recuar.

Apontado com frequência há mais de uma década como potencial líder do PS, o ex-presidente da Câmara de Lisboa decidiu entrar na corrida pela liderança depois das eleições europeias de maio de 2014, argumentando que "à derrota histórica da coligação PSD/CDS não correspondeu uma vitória do PS com idêntica dimensão".

"Uma vitória por poucochinho", disse, numa crítica a António José Seguro.

Apesar de ter sido apoiado pelas principais figuras históricas socialistas, caso dos ex-presidentes da República Mário Soares e Jorge Sampaio, Costa teve de suportar três meses e meio de intenso conflito aberto com os apoiantes de Seguro, período em relação ao qual confessou publicamente ter aprendido "uma grande lição", designadamente sobre manobras estatutárias e violência de debate.

Filho da jornalista Maria Antónia Palla e do escritor e técnico de publicidade Orlando Costa, goês e militante do PCP, António Luís Santos da Costa nasceu em Lisboa, a 17 de julho de 1961.

Aos dez anos, com o pseudónimo "Babuch" (menino, em dialeto concani, de Goa), já escrevia críticas de televisão para Século Ilustrado e conta que decidiu ser socialista aos 12 anos. Foi também com essa idade que a personagem de policiais Perry Mason o "convenceu" a tornar-se advogado.

Aos 14 anos inscreveu-se na Juventude Socialista (JS), estrutura em que iniciou uma atividade política sempre acompanhada de perto pelo atual alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), António Guterres, ganhando especial notoriedade no movimento académico e ao dinamizar a Convenção da Esquerda Democrática em 1985.

Licenciado em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito de Lisboa e com uma pós-graduação em Estudos Europeus pela Universidade Católica, o político com quem Mário Soares disse mais se identificar "enquanto jovem" esteve a partir de meados da década de 80 ligado ao sampaísmo, do qual se distanciou apenas nos governos de Guterres.

António Costa estagiou no escritório de advogados de Jorge Sampaio, chegou à direção nacional do PS em 1986 pela sua mão, integrando uma equipa chefiada por Vítor Constâncio, apoiou sempre Sampaio para a liderança do partido, e foi o seu diretor de campanha nas presidenciais de 1996.

Ministro dos Assuntos Parlamentares e da Justiça nos dois governos liderados por Guterres, Costa continuou a ser um dos principais rostos dos socialistas a partir de 2002, ficando à frente da bancada socialista no parlamento, durante a liderança de Ferro Rodrigues.

Em 2004 candidatou-se ao Parlamento Europeu em segundo lugar da lista do PS, numa eleição em que os socialistas conseguiram maioria absoluta em mandatos, mas em que o cabeça de lista, o antigo ministro das Finanças Sousa Franco, faleceu em plena campanha, após incidentes entre socialistas na lota de Matosinhos.

Com José Sócrates como líder do primeiro Governo socialista de maioria absoluta, Costa foi o "número dois" desse executivo, desempenhando as funções de ministro de Estado e da Administração Interna.

Benfiquista, agnóstico, casado e com dois filhos, António Costa é definido como um político seguro de si, irrequieto, persistente e temperamental.

Dá murros na mesa e eleva a voz nas discussões mais acesas e é elogiado pela habilidade política e capacidade de negociação.

Outros chamam-lhe "manobrador e maquiavélico" e chegam a compará-lo ao russo Rasputine, pelo prazer que lhe dão os jogos de bastidores, imagem que se acentua quando confessa a sua admiração pelo ex-presidente do PSD Marcelo Rebelo de Sousa, de quem foi aluno.

António Costa aponta como modelos os antigos governantes Churchill e Gorbatchov, "por terem introduzido grandes e importantes mudanças no século XX", bem como o antigo-primeiro-ministro francês Michel Rocard, este último "pela capacidade de renovação das ideias socialistas".


Fonte JN

O CENTRO DE CONTACTO MUDA DE NÚMERO DE TELEFONE

NOTA DE IMPRENSA
No âmbito de uma melhoria e modernização dos serviços do IEFP, o número de atendimento telefónico do Centro de Contacto tem, a partir do próximo dia 1 de dezembro, um novo número de telefone.
O número 300010001 substitui o 808200670, que deixa de funcionar.
O Centro de Contacto é um serviço de atendimento disponibilizado pelo IEFP aos seus utentes a funcionar de 2ª a 6ªf, das 8h às 20h, prestado via canal telefónico e e-mail, que procura dar resposta às situações colocadas pelos utilizadores.
O serviço de atendimento encontra-se agrupado em duas áreas de informação: “Programas e Medidas de Emprego e Formação Profissional” e “Apoio a Serviços Online”, – com os seguintes assuntos:
§  Apoio à utilização dos serviços online (NetEmprego, Submissão Eletrónica de Candidaturas e Portal IEFP)
§  Programas e Medidas de Emprego
§  Formação Profissional e Certificação
§  Outros Assuntos
O tipo de apoio efetuado, no âmbito de cada um dos assuntos indicados, resume-se, essencialmente, à prestação de apoio aos utilizadores dos serviços disponíveis na Internet (sem acesso a áreas e dados pessoais) e à prestação de informação genérica, nos restantes casos.
Em 2014, a linha de atendimento do Centro de Contacto registou 416.619 contactos com utentes (particulares e entidades). De janeiro até outubro deste ano registaram-se 320.869 contactos.
Lisboa, 24 de novembro de 2015

GCRE - Gabinete de Comunicação e Relações Externas
Rua de Xabregas, 52 - 1949-003 Lisboa - Portugal
Tel: +351 218 614 398 Ext: 662398
Fax: +351 218 614 134 Ext: 662634)
E-mail: gcre@iefp.pt
IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.

Velejador portimonense luta por lugar nos Jogos Paralímpicos de 2016

O velejador João Pinto, natural de Portimão, vai estar presente a partir de sábado, 28, no Mundial de Vela Paralímpica, em Williamstown, Melbourne, Austrália, com o objetivo de lutar por um lugar nos Jogos Paralímpicos de 2016.

As águas australianas recebem esta semana a frota de 2.4mR para o Para World Sailing Championships, com 51 barcos de 26 nações registados para competir.

Entre a lista de velejadores, que se encontra no Royal Yacht Club of Victoria, estão os mais sonantes nomes da vela paralímpica, com medalhados para-olímpicos, campões do mundo e dos velejadores mais experientes em vela ligeira.

Longe da luta pelo título, haverá também uma disputa interessante entre atletas que lutam por um lugar nos Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, entre os quais o velejador portimonense João Pinto, da equipa Vela Solidária/Iate Clube da Marina de Portimão.

Com oito nações já qualificadas para o Rio2016, sete lugares ainda estão disponíveis e 18 atletas competem pelos mesmos.

O atleta, natural de Portimão, entrou no mundo da vela paralímpica em 2013 na sequência de um acidente de mota que o deixou paraplégico, juntando-se à Vela Solidária para responder à sua necessidade de se manter ativo e de ter desafios a superar, através da competição, e de ser uma ajuda e um exemplo para outros.

No Mundial de Vela Paralímpica, João Pinto vai disputar uma classe nova - a 2.4mR -, na qual apenas teve pouco mais de um mês de experiência.

Ainda assim, Pinto foi convocado pela Federação Portuguesa de Vela para representar Portugal no ParaSailing World Championship.

“A responsabilidade é enorme, pois joga-se a possibilidade de se fazer história com uma participação nos Jogos Paralímpicos numa classe individual de vela”, refere João Pinto.

.diariOnline RS

09:47 terça-feira, 24 novembro 2015     
           

10 Doenças que podem matar qualquer pessoa em um dia

AVISO: Esse artigo possui imagens fortes. Não prossiga se for sensível.
A ciência sempre busca o progresso, o que significa que perseguimos constantemente melhores tratamentos e curas para doenças que afligem a humanidade. No entanto, existem vírus, bactérias e condições maléficas lá fora, que até agora passaram a perna nas nossas mentes mais brilhantes.
Temos que tomar muito cuidado com essas doenças, pois elas podem derrubar qualquer um em menos de 24 horas. Como:


10. Dengue
O maior perigo é a versão hemorrágica da doença. Como o próprio nome sugere, com um dia da picada, a pessoa pode sofrer com febre alta, dores musculares e hemorragia interna. Sem tratamento imediato, a dengue hemorrágica pode destruir rapidamente as plaquetas da vítima, causando insuficiência circulatória em menos de 24 horas.
O pior: não há cura para a doença, e os cientistas ainda estão trabalhando em uma vacina que seja eficaz.




Mariza recebe em Barcelona o prémio Ondas Especial

A cantora Mariza recebe hoje, em Barcelona, um dos prémios Ondas Especial, galardões atribuídos pela Rádio Barcelona, desde 1954, que distinguem, anualmente, a atividade televisiva e radiofónica.

«Nesta edição o júri considerou que a intérprete portuguesa lidera a música de raiz, em termos internacionais. Destaque-se que Mariza é uma artista que revolucionou e fez evoluir o género [fado], tornando-o uma linguagem universal, tendo atuado nos principais teatros do mundo, e tornou-se uma referência para músicos como Bjork ou Sting», lê-se no comunicado enviado à Lusa.

Segundo a organização, este ano são entregues 23 prémios a profissionais, empresas e ainda a trabalhos nacionais e internacionais nas áreas da rádio, publicidade radiofónica, televisão e música.

Fonte: Lusa


Mira Online | Novembro 24, 2015 às 7:51 am

Frases & Pensamentos


01-Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.” (Shakespeare)

02- Superar o fácil não tem mérito, é obrigação; Vencer o difícil é glorificante; Ultrapassar o outrora impossível é esplendoroso. (Alexandre Forteles)

03- O destino não é uma questão de sorte, é uma questão de escolha. Não é algo pelo que se espera, mas algo a alcançar. (Willian Jennings Bryan)

04- As grandes histórias de sucesso foram enviadas por pessoas que reconhecem um problema e o transformam em uma oportunidade. (Joseph Sugarman)

05- Somos responsáveis por tudo que acontece neste mundo. Somos os Guerreiros da Luz. Com a força do nosso amor, de nossa vontade, podemos mudar o nosso destino, e o destino de muita gente. (Paulo Coelho)

06- Antes da mão manejar a espada, ela deve localizar o Inimigo e saber como enfrentá-lo. A espada apenas dá o golpe. Mas a mão já está vitoriosa ou perdedora antes desse golpe. (Paulo Coelho)

07- Assim que se olharam, amaram-se; assim que se amaram, suspiraram; assim que suspiraram, perguntaram-se um ao outro o motivo; assim que descobriram o motivo, procuraram o remédio. (William Shakespeare)

08- Ninguém poderá jamais aperfeiçoar-se, se não tiver o mundo como mestre. A experiência se adquire na prática. (William Shakespeare)


09- Ó poderoso amor! que por alguns respeitos transformas um animal em homem e por alguns outros, tornas um homem em animal. (William Shakespeare)

10- Não existe nada de completamente errado no mundo; mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia. (Paulo Coelho)

11- Viver é sempre dizer aos outros que elas são importantes. Que nós o amamos, porque um dia eles se vão, e ficamos com a nítida impressão de que não o amamos o suficiente.” (Chico Xavier)

12- Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível. (Albert Einstein)

13-  A ninguém é dado conhecer seus limites... sem antes conhecer as dimensões que seu espírito pode alcançar. (Walter Grando)

14- A riqueza é a soma de todos os valores que fazem a importância da nossa felicidade. (Walter Grando )

15- Se conseguires um bom lugar para assistir ao show da vida... com certeza verás um grande espectáculo. (Walter Grando )

16- Deus está em todo o Universo e em toda parte. Deus estaria de igual modo em todos os universos que se criassem. Deus, em virtude de Sua imensidade, está em tudo que existe. (Balmés)

17- Todos os homens têm uma dívida com a Providência, porque a ela devemos a vida. (Santo Ambrósio)


18- No íntimo todas as pessoas são frágeis e sensíveis. Não acredito que a idade ou a experiência façam muita diferença. Até as pessoas mais grosseiras carregam no seu interior sentimentos de ternura e emoções do coração. É por isso que, nos relacionamentos, as pequenas coisas são as grandes coisas. (Stephen Covey)

19- Tudo é possível... Acredite que há sempre uma solução para qualquer problema, por mais complexo e difícil que nos pareça. (Carlos Torres Pastorino)

20- Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta. (Chico Xavier)

21- Desde que o bom pensamento entra em nosso espírito, ele nos traz uma luz que nos faz ver uma quantidade de outras coisas, cuja existência nem seque imaginávamos antes. (Chateaubriand)

22- Se a luz é o primeiro amor da vida, não será o amor a luz da vida? O amor é a única paixão que não admite nem passado nem futuro. Poetas são todos aqueles que amam e sentem as grandes verdades e as dizem, e a verdade das verdades é o amor. (Bayle)

23- A teoria não pode ajudar a ninguém - só a prática, a solidariedade concreta, a amizade e o amor estendem a mão. (António Negri)

24- O uísque é o melhor amigo do homem, ele é o cachorro engarrafado. (Vinícius de Moraes)

25- Há uma certa tristeza existencial em cada um de nós. Você pode encontrar alguém com quem dividir sua vida ou amigos que o compreendam. Mas, no fundo, está sozinho. (Madonna)

26- Continuo achando graça nas coisas, gostando cada vez mais das pessoas, curiosa sobre tudo, imune ao vinagre, às amarguras, aos rancores. (Zélia Gattai )

27- Amigos são aquelas raras pessoas que nos perguntam como estamos e que depois ficam à espera de ouvir a resposta. (Ed Cunningham)

28- Nada serve tão bem na cabeça de um vencedor como a coroa da modéstia. (Juan Cortés)

29- Ó poderoso amor! Que por alguns respeitos transformas um animal em homem e por alguns outros, tornas um homem em animal.
(William Shakespeare) 

30- Em tempo de paz convém ao homem serenidade e humildade; mas quando estoura a guerra deve agir como um tigre! (Shakespeare)

31- A gente sabe que o pensamento positivo faz bem para a pessoa. É preciso humildade, união e determinação. E diálogo acima de tudo. (Iomar do Nascimento)

32- O ódio e o fanatismo são duas doenças mentais que vêm da Antiguidade e ainda nos atormentam. Precisamos tomar muito cuidado para não permitir que nos contaminem. (Amos Oz)

33- O ódio paralisa a vida; o amor a desata. O ódio confunde a vida; o amor a harmoniza.
O ódio escurece a vida; o amor a ilumina. (Martin Luther King Jr.)

34- A riqueza é a soma de todos os valores que fazem a importância da nossa felicidade. (Walter Grando)

35- A astúcia é sabedoria - eis o que exigem situações cotidianas de agressão. Seria insensato meter-se em perigo apenas para extravasar uma reacção de raiva impulsiva.  (Elisabeth Shue)

36- Tem gente ruim que odeia as crianças e pessoas como nós. Não fazemos nada. Somos inocentes. E não podemos fazer nada. (Zlata Filipovic)

37- Quando você se ofender com as faltas de alguém, vire-se e estude os seus próprios defeitos. Cuidando deles, você esquecerá a sua raiva e aprenderá a viver sensatamente. (Marco Aurélio)

38- Nada no mundo consome o homem mais completamente do que paixão do ressentimento. (Nietzsche)

39- Um filho não vê a mãe com os olhos de toda a gente. Muitas vezes, é o único a ver a sua beleza. (Friedrich. Dürrenmatt)

40- Pais idosos, mesmo que os filhos já tenham idade, protegem contra o senso de mortalidade. Ainda podemos ser crianças inocentes. (Jane Howard.)


41- Quando guri, eu tinha de me calar à mesa: só os grandes falavam. Agora, tenho de ficar calado para que as crianças falem. (Mário Quintana)

42- Náo há criança mais encantadora a ponto de a mãe não se alegrar quando, afinal, a põe para dormir. (Ralph Waldo Emerson)

43- Eu tenho um sonho de que um dia meus quatro filhos vivam em uma nação onde não sejam julgados pela cor de sua pele, mas pelo seu carácter. (Marin Luther King)

44- Antes de ter um filho, a referência é sempre a gente, os próprios projectos. Depois, o foco se vira para ele. A vida fica mais simples porque as coisas vão para o seu devido lugar. O que não tem importância sai fora, a vida ganha mais sentido. (Débora Bloch)

45- A violência de jovens é evitável com acções que os mantenham ocupados em diferentes actividades, de preferência respondendo as suas grandes demandas: uma boa escola, alguma autonomia financeira e muito lazer. (Felicia Reicher Madeira)

46- Os pais desejam o melhor para o filho, mas é preciso que ele se liberte da diferença de geração e cultura, a fim de encontrar os próprios pés.  (Milla Jovovich ) 

47- A ausência diminui as pequenas paixões e aumenta as grandes, da mesma forma como o vento apaga as velas e atiça as fogueiras. (La Rochefoucault )

48- Vocês nunca conseguirão saber como um piloto se sente quando vence uma prova. O capacete oculta sentimentos incompreensíveis. (Ayrton Senna da Silva)

49- Personagens urbanos, com excepções, giram em torno do amor, da intriga e do ódio. Já personagens de novelas regionais são mais delirantes, permitem ao público sonhar. (Luiza Thome )


50- É preciso aceitar o que vem, e o importante é que você o enfrente com coragem e o melhor que tem para dar.  (Eleanor Roosevelt)

FOI GUERRA JUNQUEIRO QUE O DISSE EM 1896:


"Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas;

Um povo em catalepsia ambulante, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai;

Um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional, reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta.

Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta até à medula, não descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem carácter, havendo homens que, honrados na vida íntima, descambam na vida pública em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a veniaga e toda a infâmia, da mentira à falsificação, da violência ao roubo, donde provém que na política portuguesa sucedam, entre a indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis no Limoeiro.

Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime do País.

A justiça ao arbítrio da Política, torcendo-lhe a vara ao ponto de fazer dela saca-rolhas.


Dois partidos sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes, vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, e não se malgando e fundindo, apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, de não caberem todos duma vez na mesma sala de jantar."

Comentário: palavras sábias, duma inteligência impressionante, incomodativa. Desde então o que mudou no triste povo português? Nada. Continua resignado, adora ser espezinhado, bajulador, denunciador do próximo porque pensa de forma diferente, alheio aos problemas que diz respeito a todos.
Fica bem ao povo português o chapéu dos velhos do Restelo. Homens de personalidades "gigantes" sempre sentiram na pele a ingratidão, indiferença do povo onde nasceram, cresceram, estudaram, morrendo entregues a si próprios, muitos nem sequer na hora da despedida deste mísero mundo se sentiram amparados. Triste povo, povo infeliz, assim vais continuar.