quarta-feira, 28 de dezembro de 2022
Linda de Suza • Un portugais / Um português (1986)
Proença-a-Nova | Município ofereceu livros a 300 crianças do concelho
Os alunos do 1º ciclo e da pré-escolar do concelho de Proença-a-Nova receberam livros de contos pedagógicos como presente do Município nesta quadra natalícia, tendo sido distribuídos entre as 16 turmas cerca de 300 livros.
A entrega destes livros foi realizada de forma direta pelo Município no decorrer da semana que antecedeu o Natal, proporcionando a todas as crianças a oportunidade de receberem um livro como presente. Cada um dos livros oferecidos às crianças continha um marcador personalizado com uma mensagem do presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, na qual aponta que “os pais são educadores por excelência: a leitura e o acompanhamento para o crescimento fazem a diferença. Não é necessário ser doutor ou engenheiro, importa a partilha e o exemplo para, nos valores em que acreditamos, confiarmos no Ser das Mulheres e dos Homens de amanhã”.
Implementar hábitos de leitura entre a população mais jovem do concelho é por isso um dos principais objetivos do Município de Proença-a-Nova com a realização destas iniciativas. Neste sentido, todos os livros oferecidos são parte integrante do Plano Nacional de Leitura, estando por isso adaptados a cada nível de ensino.
Um dos livros oferecidos às crianças fez já recentemente parte de uma das atividades regulares da Biblioteca Municipal, “Hora do Conto”, que decorre, por norma, todas as terceiras quintas-feiras do mês. O programa que consiste na leitura de um conto pedagógico às diferentes turmas do ensino pré-escolar, numa iniciativa da Câmara Municipal e da Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova.
Proença-a-Nova | Crianças pintaram postais de Natal
Cerca de 35 jovens dos ATLS da ‘Caixa Mágica – Centro de Estudos e Explicações’ e da Associação de Pais e Encarregados de Educação de Proença-a-Nova – Componente de Apoio à Família desenharam e pintaram Postais de Natal. As mais de 30 obras resultantes do trabalho das crianças estão agora em exposição na sala de multimédia da Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova, onde também decorreu todo o processo criativo e prático dos trabalhos.
Maria Rosário Maia, antiga professora de Belas Artes, foi convidada a coordenar de perto esta experiência, que enriqueceu as obras dos alunos com os seus conhecimentos.
Embora tenha exercido a profissão ao lecionar maioritariamente alunos de ensino secundário, Maria do Rosário Maia considerou o desafio de trabalhar com crianças mais jovens como “mais gratificante, mas menos exigente e complexo do ponto de vista técnico”, segundo indicou a própria. Além da experiência profissional, Maria do Rosário Maia conta também com um currículo marcado por diversos trabalhos artísticos editados com assinatura sua.
Esta foi uma iniciativa promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) em estreita colaboração com o Município de Proença-a-Nova e os ATL’S locais.
Proença-a-Nova | CLDS-4G promoveu workshops de Receitas de Natal no concelho
O CLDS-4G – Contratos Locais de Desenvolvimento Social –, em parceria com o Município de Proença-a-Nova, promoveu no mês de dezembro a realização de três workshops de ‘Receitas de Natal’, orientados por Sandra Ribeiro, com certificação no ramo da Macrobiótica. As sessões realizadas contaram com cerca de 30 participantes e tiveram lugar no Polo da Biblioteca de Sobreira Formosa, a 13 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova, a 19 de dezembro, e também no Polo da Biblioteca de Atalaia, a 20 de dezembro.
Estes workshops, adaptados para uma faixa etária sénior, ficaram marcados não só pela elaboração de receitas simples e com o tónico direcionado para o espírito natalício, como também pelo tradicional convívio deste tipo de atividades da Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova e dos seus respetivos polos, que dinamizam regularmente todas as semanas com a população destas localidades.
Nas três sessões, além de ter sido dado a conhecer o modo de preparação de ‘Bolachas natalícias de gengibre e canela’, ‘Frutos secos caramelizados’ e ‘Queques de abóbora’, houve ainda espaço para a degustação destes produtos, acompanhados de um chá, seguido de um momento de confraternização entre todos.
A dinamizadora desta atividade, Sandra Ribeiro, tinha já orientado outros workshops durante o verão de 2022, que tinham como base a alimentação macrobiótica e alguns dos princípios básicos de cozinha saudável. Desta feita, Sandra Ribeiro confessa ter deixado alguns destes conceitos de lado para se enquadrar a esta quadra natalícia: “senti a necessidade de escolher produtos que as pessoas possam ter em casa e que podem ser facilmente substitutos de outros normalmente utilizados na alimentação macrobiótica”. Sandra Ribeiro enaltece ainda o espírito de confraternização que estes workshops carregam, que se tornam em “momentos socialmente muito enriquecedores”.
Como criar boas palavras-chave
Concerto de Ano Novo encerra animação de Natal de Anadia
Manuel Pizarro anuncia a abertura de 28 unidades em centros de saúde e mais 30 mil pessoas com médico de família
Experiência imersiva na cadeia de valor da moda. Católica Porto Business School lança Pós-Graduação em Fashion Management
“Enquanto gestores, criadores, fundadores ou colaboradores de uma empresa relacionada com a moda, somos desafiados com cada vez mais frequência por uma maior visibilidade e transparência de toda a cadeia de valor,” refere Luis Marques, co-diretor da Pós-Graduação em Fashion Management. “Torna-se cada vez mais difícil focar apenas numa área específica da cadeia de valor, e a necessidade de conhecer o processo que um produto percorre até chegar ao cliente final está na base da criação da Pós-Graduação em Gestão de Moda,” esclarece Nuno Malheiro, do-diretor da Pós-Graduação em Fashion Management.
O curso ajudará os alunos a serem capazes de analisar a cadeia de valor de forma holística (360º) e garantir que, independentemente do ponto na cadeia em que o aluno se encontrar, será capaz de conceber todas as ferramentas para compreender, interpretar e implementar um projeto eficaz e bem-sucedido nesta área de negócio. No final, os alunos terão as ferramentas necessárias para compreender cada ponto do processo, de forma que possam garantir que a visão e missão do negócio de moda são respeitadas, enquanto desenvolvem o seu trajeto de crescimento em múltiplas plataformas.
A Pós-Graduação irá focar-se essencialmente na partilha de conhecimento e desafios por docentes e profissionais com bastante experiência em cada área do sector e na intensa exploração de casos práticos. O objetivo é que o curso seja assim experiência imersiva na cadeia de valor da moda, sobretudo com o desenvolvimento de um projeto transversal que será realizado ao longo do curso, desafiando os participantes a aplicar os conhecimentos adquiridos. No final do curso, os projetos serão apresentados e defendidos perante um júri acreditado.
A Pós-Graduação em Fashion Management é especialmente direcionada para todos os intervenientes na cadeia de valor da indústria da moda que pretendam ter um entendimento mais alargado do setor e que queiram compreender melhor esta área do negócio, nomeadamente: designers; empreendedores e fundadores de marcas de moda; gestores de produto; gestores comerciais; gestores de marca e compradores.
PATRÍCIA GOMES
Instituto Piaget lança segundo número da revista científica “Germinare”
CÂMARA DE OVAR APRESENTA AO DIRETOR EXECUTIVO DO SNS AS SUAS EXIGÊNCIAS NO ÂMBITO DO NOVO MODELO DAS UNIDADES LOCAIS DE SAÚDE
Cantanhede | Programação do primeiro quadrimestre está definida. Tardes Comunitárias regressam em 2023 com o Cantar as Janeiras
As Tardes Comunitárias, projeto de
intervenção social que o Município de Cantanhede tem no terreno
desde 2014, regressam no próximo dia 4 de janeiro com um programa
que comporta uma componente didática e formativa destinada a
estimular o interesse de quem dispõe de tempo, mas que geralmente
não tem grandes oportunidades de ocupação a esse nível.
A programação para o primeiro
quadrimestre de 2023 já está definida, iniciando a 4 de janeiro com
o Cantar as Janeiras, na Escola Conde Ferreira. Segue-se, a 11 de
janeiro, a apresentação do Projeto Projeto Cuidin / Estatuto de
Cuidador Informal, na Biblioteca Municipal.
Na prática, o que se pretende com este projeto municipal é “Dar Mais Vida aos Anos”, proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.
Os interessados podem efetuar a sua inscrição na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida n.º 3, em Cantanhede, através do número 231 410 123 ou do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt.
PROGRAMA
4 de janeiro
Cantar as Janeiras
Escola Conde Ferreira
11 de janeiro
Apresentação do Projeto Projeto Cuidin / Estatuto de Cuidador Informal
Biblioteca Municipal
18 de janeiro
Direitos Humanos
À Conversa com Rui Munhoz
Biblioteca Municipal
25 de janeiro
Hidroginástica
Piscinas Municipais (abre às 15h00)
1 de fevereiro
Filme das 4ª Clássicas
Centro Social e Paroquial S. Pedro
8 de fevereiro
António Fragoso. Música, Literatura, Pintura. Por António Canteiro e Dina Lopes.
Biblioteca Municipal
15 de fevereiro
Bailarico de Carnaval
Escola Conde Ferreira
22 de fevereiro
Aula de Enologia
Centro Social e Paroquial S. Pedro
(necessária inscrição prévia no Posto de Turismo de Cantanhede)
1 de março
Atividade Surpresa
Biblioteca Municipal
8 de março
Dia Internacional da Mulher
Biblioteca Municipal
15 de março
À conversa com Manuel Cidalino Madaleno - Cantanhede, curiosidades históricas
Biblioteca Municipal
22 de março
Doçaria e Tradições da Páscoa com lanche partilhado
Biblioteca Municipal
29 de março
Visita ao Museu Princesa Santa Joana e visita guiada pela cidade / almoço livre
Aveiro *
Partida 10h00
Previsão de regresso: 17h00
Inscrições de 13 a 24 de março
5 de abril
Iconografia Religiosa e simbologia:
Os santos das capelas do Concelho de Cantanhede
Museu da Pedra
12 de abril
Desenho Criativo com Carla Ferreira
Centro Social e Paroquial S. Pedro
19 de abril
A Cal no universo de Carlos de Oliveira
Técnicas de Construção na Gândara antiga (fabrico de adobes)
Museu da Pedra
26 de abril
Passeio Pedestre – Rota de Ançã
Ançã *
* - Sempre que se realizar deslocação de autocarro, é necessário proceder à inscrição individual na Biblioteca Municipal, presencialmente ou via telefone (231 410 870), no período indicado para cada atividade. O ponto de partida dos autocarros é, por norma, no parque de estacionamento da Biblioteca Municipal, pelas 14h00.
Estarreja promove curso ligado à arte da construção naval
RUA DR. FRANCISCO VIEIRA, EM SILVES, SOFRE CORTE DE TRÂNSITO DE 2 A 4 DE JANEIRO
Cantora Linda de Suza morreu aos 74 anos
Greve dos trabalhadores da CP prossegue até 2 de janeiro
Fernando Medina demite secretária de Estado do Tesouro
Primeiro prémio do Euromilhões sai em Portugal
COVILHÃ RECEBE 2023 COM MEGA FESTA NA PRAÇA DO MUNICÍPIO
Anadia é uma autarquia familiarmente responsável Caixa de entrada
Creches privadas gratuitas: o que tenho de fazer para ter acesso?
- Se a criança já tiver irmãos a frequentar creche aderente em causa;
- Se mudar de conselho e não houver vagas no novo local de residência ou emprego.