domingo, 27 de dezembro de 2020

Cristiano Ronaldo eleito jogador do século nos Globe Soccer Awards

 Lionel Messi, Mohamed Salah e Ronaldinho Gaúcho eram também candidatos à distinção.

O futebolista português Cristiano Ronaldo foi este domingo distinguido com o troféu de Jogador do Século nos Globe Soccer Awards, que também consagraram Jorge Mendes como o melhor agente do século XXI.
"Este prémio dá-me motivação para continuar a minha jornada e poder jogar mais alguns anos", lançou o capitão da seleção portuguesa, que atua na Juventus e que marcou presença na cerimónia realizada no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Cristiano Ronaldo bateu a concorrência do argentino Lionel Messi, do egípcio Mohamed Salah e do antigo internacional brasileiro Ronaldinho Gaúcho, que eram os restantes finalistas.
Por seu turno, o empresário luso Jorge Mendes, que representa Ronaldo desde o início da sua carreira profissional, venceu o prémio para Agente do Século.

Já o técnico português José Mourinho foi batido pelo espanhol Pep Guardiola no prémio Treinador do Século.
O alemão Hans-Dieter Flick, que comanda o Bayern Munique, ganhou a distinção para Treinador do Ano, enquanto o colosso bávaro foi eleito o Clube do Ano e o goleador polaco Robert Lewandowski o Jogador do Ano.
O Real Madrid venceu a categoria de Clube do Século, e Iker Casillas, que terminou a carreira no FC Porto, e Gerard Piqué foram distinguidos com o prémio Carreira.

Lares estão a investir mais no digital para conectar famílias

Os lares foram pressionados a agir perante os constrangimentos colocados com a pandemia de covid-19 e procuraram adaptar-se investindo mais em recursos digitais, visando colocar em contacto os idosos e as suas famílias.

Exemplos desta adaptação comum a muitos lares do país, são o Nova Casa, em Lisboa, e o da Póvoa e Meadas, em Portalegre.

No Lar Nova Casa estão 42 utentes com “90 anos para cima”, dos quais 40 têm um computador e um telemóvel da instituição para realizarem videochamadas no Skype e no Whatsapp, acompanhados por funcionários, e apenas dois utentes utilizam dispositivos por conta própria, com ‘wi-fi’.

As videochamadas aconteceram duas vezes por semana “para cada filho”, mas apesar do estipulado, a ex-colaboradora Tânia Gil explica que havia também possibilidade de se marcar essas chamadas consoante a disponibilidade dos familiares.

Aos dois utentes com dispositivos próprios, a ex-animadora cultural da instituição, Tânia Gil dava aulas de informática, uma vez por semana, que serviam para os acompanhar no uso das redes sociais.

A Dona Zilda, utente com esclerose, precisava sempre de esperar pelas aulas de informática para ficar ‘online’.

“Mesmo que eu deixasse o portátil ligado ela não conseguia clicar no botão”, conta a ex-animadora da instituição que acompanhava também outro utente com dificuldades: “O senhor António tem um ‘tablet’, mas não consegue ligá-lo, porque teve um AVC e só a mão direita é que funciona”.

A vice-presidente da sociedade portuguesa de geriatria e gerontologia, Maria João Quintela defende que nos lares estão os idosos mais dependentes e que é importante estes sentirem-se úteis para terem “qualidade de envelhecimento”, fenómeno determinado pelas doenças que podem acentuar os problemas cognitivos.

Apesar das dificuldades, “a Dona Zilda tem muita vontade, tanto que ela tem um telemóvel ‘android’, mas é uma dificuldade para ela. Quando lhe sugeri um telemóvel com teclas por ser mais simples ela respondeu-me: ‘Mas Tânia, se não for assim, não estou atualizada'”.

Os utentes do Lar Nova Casa têm consciência de que é possível pesquisar na internet, mas não sendo autónomos devido “à falta familiaridade com as novas tecnologias, mas também às incapacidades motoras e cognitivas, que provocam movimentos involuntários, o que lhes interessa é a comunicação”, disse à Lusa a ex-animadora cultural da instituição.

Por sua vez, o Lar da Póvoa e Meadas para desenvolver a tecnologia da instituição teve o apoio de 20 mil euros do programa Gulbenkian Cuida Covid-19, concurso criado em tempo de pandemia com a parceria da Segurança Social para “reforçar a capacidade de resposta das organizações da sociedade civil que prestam apoio à população idosa”.

O lar de Portalegre apostou na compra de um computador para os 62 utentes da instituição e ‘tablets’ com internet para os 11 utentes ao domicílio, com uma aplicação instalada, funcional apenas para os utentes e familiares, desde maio de 2020.

Esta aplicação permite aos utilizadores fazer tudo sem entrar na normal rede ‘online’, e aos familiares e funcionários do lar monitorizar o que está a ser feito por cada um e receber sinais de alerta.

Os utentes do lar funcionam autonomamente com a aplicação que lhes permite jogar, ver filmes, ler notícias, ouvir música e contactar com os familiares por videochamada.

“O sistema é muito simples, [os utentes] nem precisam de escrever nada, porque funciona à base do toque. A ativação também é intuitiva, basta encostar um cartão (no caso do PC) e automaticamente têm um utilizador associado”, explicou a diretora técnica, Susana Simão.

Quem não souber ler ou escrever “também pode facilmente usar a aplicação tanto no ‘tablet’ como no computador, porque esta tem cores e simbologias próprias e orienta com o piscar de botões”, concluiu.

Lusa

Jerónimo de Sousa promete que PCP não se vai confinar nem esconder em 2021

O secretário-geral do PCP manifestou hoje "confiança" e "esperança" no futuro, prometendo que os comunistas não se vão confinar nem esconder em 2021, numa mensagem pública de Ano Novo, gravada em vídeo.

"Cá estamos a marcar presença, hoje como sempre. Sem nos podermos permitir a essa atitude de nos confinarmos e escondermos quando centenas de milhar de trabalhadores todos os dias fazem o país funcionar e criam a riqueza nacional, tantas vezes sujeitos ao arbítrio do capital, perdendo o seu emprego, com direitos e salários cortados, e horários desregulados que lhes infernizam a sua vida pessoal e familiar", disse Jerónimo de Sousa.

O líder comunista, a quatro dias do início do ano em que o mais antigo partido político português vai celebrar o seu centenário, assegurou "aos trabalhadores e ao povo" que "podem contar com o PCP" para as essenciais "ação e luta".

"Garantindo a devida valorização dos trabalhadores, dos seus salários e direitos, protegendo quem se viu privado de rendimentos, apoiando os milhares de pequenos empresários a braços com as dificuldades impostas pelo encerramento ou redução de atividade, agindo para reforçar o Serviço Nacional de Saúde, essa garantia maior do direito à saúde de todos os portugueses, defendendo-o do saque dos grupos privados que querem fazer da doença uma fonte de negócio", elencou.

Jerónimo de Sousa descreveu a atual situação política e social é "um tempo em que as incertezas são muitas e se adensam dificuldades e preocupações".

Lusa

Vitória critica Proença pelo “desrespeito” do tribunal no jogo do ‘caso Marega’

O Vitória de Guimarães criticou hoje o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, por entender que desrespeitou a "separação de poderes", ao lamentar uma decisão jurídica relativa ao jogo do 'caso Marega'.

Os vimaranenses afirmam ter recebido com "estranheza" a posição tomada no sábado pelo dirigente, através de uma publicação na rede social Facebook, ao considerar que decisões como a do Tribunal da Relação de Guimarães, que anulou uma multa de 750 euros imposta a um adepto vitoriano pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) por ocultação de identidade, são "incompreensíveis e lamentáveis".

"Não havendo da parte de Pedro Proença uma clarificação das suas declarações, cabe ao Vitória Sport Clube concluir que o presidente da Liga Portugal desrespeita, com este tipo de intervenções, o princípio da separação de poderes, servindo-se do julgamento de um ato que em si mesmo é absolutamente inócuo e comum a todos os estádios e pavilhões e a todos os desportos - quantos autos terá instaurado a APCVD? - para reacender a discussão do 'caso Marega' com referências que não podem deixar de ser entendidas como uma pressão para extrair punições", lê-se no comunicado dos minhotos no sítio oficial.

A nota, assinada pela direção presidida por Miguel Pinto Lisboa, vinca ainda que Pedro Proença, ao clamar que o futebol "tem estado na linha da frente do combate a todas as formas de violência, racismo e intolerância", despertou "associações que nada têm que ver com o processo" julgado pelo Tribunal da Relação de Guimarães.

Segundo a edição de sábado do Jornal de Notícias, a APCVD decidiu aplicar uma multa a um adepto, de 29 anos, que se encontrava na bancada Sul do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, junto à claque vitoriana White Angels, no duelo entre Vitória e FC Porto, de 16 de fevereiro (2-1 para os 'dragões'), por entender que, ao colocar um capuz na cabeça e ao ficar somente com os olhos visíveis, violou a regra que impede a "ostentação de qualquer utensílio ou apetrecho que oculte, total ou parcialmente, o rosto do espetador no espetáculo desportivo".

O adepto em questão recorreu da multa para o Tribunal da Relação, que lhe deu razão, por considerar que a colocação do capuz é um comportamento que se insere na "normalidade", não sendo "suficiente para o preenchimento do preceito incriminador".

A situação aconteceu no jogo em que o avançado do FC Porto Moussa Marega, autor do golo que deu o triunfo aos ?dragões' (2-1), aos 60 minutos, pediu para ser substituído e abandonou o relvado por volta dos 70, por causa de insultos racistas que lhe foram dirigidos por alguns adeptos vitorianos nas bancadas, como os de sons a imitar macacos.

Na sequência do episódio, a APVCD puniu, em outubro último, o Vitória com três jogos em casa à porta fechada, a serem cumpridos após o regresso do público aos estádios, com o emblema de Guimarães a recorrer da decisão.

O caso originou ainda uma investigação da Polícia de Segurança Pública (PSP) às câmaras da videovigilância do estádio vimaranense, com a colaboração do Vitória, de forma a serem identificados os eventuais autores dos insultos racistas e um processo-crime do Ministério Público (MP) "por atos de discriminação racial".

Três adeptos do emblema vimaranense estão a ser julgados no Tribunal de Guimarães, pelo crime de discriminação e incitamento ao ódio e à violência, punido com pena de prisão de seis meses a cinco anos, desde 25 de setembro.

O clube minhoto criticou ainda Pedro Proença pelo momento da reação, pouco antes de nova receção do Vitória ao FC Porto, para a 11.ª jornada da I Liga, às 21:00 de terça-feira e pelo "inegável contributo que ela produz para a legitimação de preconceitos e generalizações".

Esses "preconceitos e generalizações", afirma o Vitória, são o "combustível de intervenções desproporcionadas" sobre adeptos do clube, como a da carga policial pouco antes da receção ao Sporting de Braga, em 25 de outubro (1-0 para os bracarenses).

"O clube denunciou e documentou [essa situação] como um excesso e uma arbitrariedade, então perante o silêncio, que agora deduzimos cúmplice, da Liga Portugal e do seu presidente", conclui a nota.

Lusa

Papa vai dedicar o próximo ano à família

O Papa Francisco decidiu dedicar um ano especial à família, que começará em 19 de março e terminará com o Encontro Mundial das Famílias, em junho de 2022, em Roma.

Nas mensagens antes da oração do Angelus, divulgadas na biblioteca e sem a habitual presença do Papa na varanda virada para a Praça de São Pedro, já que Itália está confinada devido à covid-19, Francisco explicou que o próximo ano será dedicado à família e acontece por ocasião do quinto aniversário da exortação apostólica "Amoris laetitia", publicação após o sínodo dedicado ao tema.

Este ano especial será uma oportunidade para aprofundar os conteúdos do documento 'Amoris laetitia', através das propostas e instrumentos pastorais, que estarão à disposição das comunidades eclesiais e das famílias, para acompanhá-las em seu caminho", acrescentou o Papa.

Francisco convidou todos os católicos "a unirem-se às iniciativas que serão promovidas durante o ano e que serão coordenadas pelo Dicastério para os Leigos, Família e Vida".

"Que a Virgem Maria, a quem agora nos dirigimos com a oração do Angelus, faça com que as famílias de todo o mundo se sintam cada vez mais fascinadas pelo ideal evangélico da Sagrada Família, para que se tornem fermento da nova humanidade e de uma solidariedade concreta e universal", concluiu.

Lusa

Porque hoje é… Domingo: Há direitos fundamentais


«A pessoa humana, uma vez que por sua natureza necessita absolutamente da vida social, é e deve ser o princípio, o sujeito e o fim de todas as instituições sociais» (G. S. 25). Quer dizer que o homem-indivíduo, mesmo antes de considerar as suas relações com os outros e com a sociedade, tem direitos ingénitos e inalienáveis. Ainda que os seus direitos se concretizem na vida social, necessária para sua realização e expansão. 

Essa soma de direitos, já enumerados por Pio XII em 1956 ao VII Congresso do Médicos Católicos, são referidos pelo Concílio no nº. 26 da Gaudim et Spes, nos seguintes termos: «É necessário tornar acessíveis ao homem todas as coisas de que necessita para levar uma vida verdadeiramente humana: alimentos, vestuário, casa, direito de escolher livremente o estado de vida e de constituir família, direito à educação, ao trabalho, à boa fama, ao respeito, à conveniente informação, direito de agir segundo as normas da própria consciência, direito à protecção da sua vida e à justa liberdade, mesmo em matéria religiosa» (cfr. Déclaration des droits de l´homme, 10-12-48, e Pacem in Terris, João XXIII, 11-4-63. 

Em pleno século XXI encontrar pessoas a viver com fome, falta de cuidados básicos de saúde, a viver debaixo das pontes, nas entradas dos prédios, vãos de escadas, e noutros locais que nem para um animal são indicados, devia remexer com as nossas consciências, a começar pelos que tudo prometem para ganhar as eleições. 

Todos estamos sujeitos às vicissitudes da vida independentemente do estatuto social da cada um. Que ninguém diga que desta água não beberei no dia seguinte. O que nos reserva o futuro, não o mais longínquo, mas, o mais próximo? 

Quando um cidadão contribuinte durante anos, leva com adversidade em cima, sujeito a viver sem condições na rua, ainda que a sua dignidade humana se mantenha intacta, que instituição o deve apoiar? A segurança social!? 

O sentimento de abandono, de desprezo, é de esmagar a personalidade de quem cai numa situação semelhante, passando a ser olhado como uma persona non grata

«Os Direitos do Homem, por mais fundamentais que sejam, são direitos históricos, ou seja, nascidos em certas circunstâncias, caracterizadas por lutas em defesa de novas liberdades contra velhos poderes. Nunca deixe de defender os seus direitos» (Paulo Jordao).

Nunca foi tão fácil falar de direitos e deveres de barriga cheia. Todos nós carecemos de gestos concretos, duma acção social activa, pronta a intervir quando quanto antes. 

Joaquim Carlos 
Director

Plano Nacional de Vacinação arrancou no Hospital São João no Porto

 

O plano nacional de vacinação contra a covid-19 arrancou hoje no Hospital de São João, no Porto, com o médico infecciologista António Sarmento a receber pelas mãos da enfermeira Isabel Ribeiro a primeira dose.

A primeira vacina foi administrada às 10:07 a António Sarmento sob o olhar da ministra Marta Temido e perante dezenas de 'flashes' e objetivas de televisão e ao som de aplausos.

A administração aconteceu na zona K5 que, habitualmente, está reservada às consultas externas do Hospital de São João.

O diretor de serviços de doenças infecciosas, António Sarmento, de 65 anos, a trabalhar nesta unidade de saúde há 42, foi o primeiro vacinado

Fonte/Foto: Lusa

São Francisco de Assis, santo de todas as épocas e situações

 

  • Péricles Capanema

Presépios estão sendo montados aos milhões mundo afora; nas casas de família, em praças, nos caminhos, nos bares e restaurantes, nas lojas, nos museus e escolas. Existem para todos os gostos, simples, suntuosos, artísticos, famosos, feito por mãos anônimas de grande talento ou sem nenhum.

Lá estão sempre a manjedoura, Nossa Senhora, o Menino Jesus, são José, o Anjo mensageiro, os pastores, os animais. E já bastam. Mesmo presépios modestos têm a estrela de Belém a orientar os Reis Magos. Ali se colocam os mencionados três reis, Belchior, Gaspar e Baltazar, que chegam do Oriente para adorar o Menino Deus. Também de forma estilizada se veem os presentes dos três reis, representando o ouro, incenso e mirra, a realeza, a divindade e o sofrimento, respectivamente. Mas as figuras e cenas (laguinhos, morros, ruas, animais, pessoas) podem ser multiplicadas indefinidamente. O presépio animado da Cavalinho, no distrito português de Aveiro, chegou a ter mais de sete mil figuras, quase quatro mil metros quadrados, foi visitado por milhões ao longo dos anos. Via de regra, montado no 1º domingo do Advento, é desmontado em 6 de janeiro. Tornou-se ocasião de reencontro das famílias, maravilhamento de crianças, recurso catequético. Muitos pais se aproveitam da ocasião e do maravilhamento para ensinar o catecismo aos filhos.

Vamos às origens do costume piedoso que marca o Ocidente. Foi montado (e criado) em 1223 pela primeira vez por São Francisco de Assis em uma gruta em Greccio, convidado pelo senhor da região para ali reviver o ambiente do nascimento de Cristo em Belém. Seu amigo Giovani preparou o local conforme as instruções do santo. O pobrezinho de Assis celebrou o Natal entre o boi e o jumento para destacar a simplicidade do local escolhido por Jesus para nascer. Reviveu o ambiente.

Por momentos retiremos o olhar do presépio e o fixemos na origem. Fosse outro o criador do presépio, teria ele tido essa ressonância universal? Sei não, pode até ser que sim. Sei outra coisa, a enorme capacidade de irradiação de tudo o que São Francisco tocava. Por quê?

Filho de um comerciante, moço mundano, abandonou tudo para servir aos pobres, em especial aos mais pobres entre os pobres, os leprosos, modo em que melhor amava a Deus. Aos poucos, por disposição providencial, como um novo rei Midas das vias da graça, tudo o que tocou virou ouro sobrenatural, fontes da salvação. Revivia, restaurava, animava.

Nada parecia lhe destinar tal missão histórica; mais que simplesmente histórica de fato, ocupa lugar central na história da salvação, acontecimentos de raiz sobrenatural. Não teve estudos, quis vida apagada, morreu cedo, antes dos 45 anos (1181 ou 1182 – 3 de outubro de 1226). Giovanni di Pegro di Bernardone foi o nome secular de são Francisco. A origem do nome Francisco é incerta; era João. Para alguns, depois de uma viagem à França, onde o menino teria ficado encantado pela vida francesa, poesia, música, povo, o pai passou a chamá-lo Francesco (francês). Pouco importa, o certo é que ficou Francisco para os pósteros.

Foi monge doente, olhos e intestinos atingidos por enfermidade dolorosa, que lhe acometeu nos meses em que serviu como militar. Com efeito, em 1202 se alistou como soldado de Assis na guerra que a cidade empreendia contra a Perugia. Foi capturado, esteve preso por cerca de um ano. Ficou doente. A partir daí sempre teve problemas de visão e no aparelho digestivo. Em 1205 se alistou outra vez, agora no exército do Papa, cujas tropas lutavam contra Frederico II. As sequelas na saúde se agravaram e o acompanharam a vida inteira.

Deu início a uma espiritualidade que marcou não apenas a ordem que fundou, mas todo o mundo desde então. Amor à pobreza (casou-se com a “dama Pobreza”), despretensão exterior e interior, obediência, austeridade, pureza, dedicação aos pobres, pregação sobretudo pelo exemplo. E dava o bom exemplo no meio de nações infiéis, pagãs, zelo missionário imitado pelos seguidores até hoje. Em especial, sua espiritualidade olhou de forma nova a natureza, se quisermos, a Criação, adorando a Deus pela sua contemplação, a animada e a inanimada, considerada parceira no louvor ao Criador. Irmão Sol, irmã Lua, irmã Água:

Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas,

especialmente o senhor irmão Sol,

que clareia o dia e que, com a sua luz, nos ilumina.

E ele é belo e radiante, com grande esplendor:

de ti, Altíssimo, é a imagem.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã Lua e pelas Estrelas,

que no céu formaste, claras, preciosas e belas.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão Vento,

e pelo ar, e nuvens, e sereno e todo o tempo

em que dás às tuas criaturas o sustento.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã Água.

que é tão útil e humilde, preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão Fogo,

com o qual iluminas a noite,

E ele é belo e alegre, vigoroso e forte.

São Francisco é o iniciador da poesia vernacular italiana. Escreveu poesias em outros idiomas. Comentando o impacto de sua vida e personalidade, Jackson de Figueiredo observou: “Não há figura histórica em todo o Ocidente, que tenha conseguido interessar tanto a inteligência contemporânea, como a do criador dos frades menores”. Compara-o com São Domingos de Gusmão e pondera: “Mas São Domingos não fez o cântico do sol”. Na mesma direção, não são poucos os estudiosos que o consideram a maior figura do Cristianismo desde Nosso Senhor Jesus Cristo.

Por que tanta influência? Por que tanta irradiação? Estão ligadas de forma preponderante à vocação providencial, sem dúvida. Deus assim o quis. Mas a escolha providencial tem relação próxima com o exemplo de vida, despretensão, humildade, simplicidade, pureza, a espiritualidade franciscana cria uma atmosfera natalina que não se detém em dezembro; perpassa e perfuma o ano inteiro e todos os ambientes. Revive, restaura, anima.

ABIM

Canadá deteta dois primeiros casos de infeção por nova variante do vírus

Dois infetados são um casal sem qualquer histórico de viagens, exposição ao vírus ou contactos de alto risco.

O Canadá registou este sábado dois casos de infeção com a nova variante do vírus da Covid-19 que apareceu no Reino Unido, anunciaram as autoridades de saúde canadianas.

O anúncio foi feito pelas autoridades de saúde de Ontário que, citados pela agência AFP, referem que as duas pessoas infetadas são um casal que "não têm um histórico de viagens, exposição (ao vírus) ou contactos de alto risco".

Segundo a mesma fonte, o casal foi colocado em isolamento.

Este procedimento ocorre no mesmo dia em que Ontário reinstaurou o confinamento devido ao aumento do número de casos de Covid-19.

A estirpe inglesa do vírus já foi também detetada, pelo menos, na Holanda, na Alemanha, França, Espanha, Itália, Suécia e Japão.

Grande parte da União Europeia (UE) prepara-se para iniciar a vacinação contra a Covid-19 no domingo, numa ação que será desenvolvida de forma gradual e cuja primeira fase incidirá sobre as pessoas mais vulneráveis, idosos ou profissionais de saúde especialmente expostos a infeções.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.750.780 mortos resultantes de mais de 79,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Lusa

Covid-19: Neymar junta 500 convidados em festa clandestina

O futebolista internacional brasileiro Neymar escandalizou hoje o país ao promover uma festa durante cinco dias e com cerca de 500 convidados durante a crise da covid-19, denunciou o jornal O Globo.

Numa altura em que o Brasil conta com mais de 190.000 mortos devido à pandemia, o futebolista do Paris Saint-Germain (PSG) juntou, desde sexta-feira à noite, cerca de meio milhar de convidados numa mansão em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, onde é suposto ficarem até ao fim do ano.

De acordo com o periódico, a estrela ‘canarinha’ contratou inclusivamente vários cantores e bandas para entreter os convidados durante o período festivo.

Para que o evento fosse o mais discreto possível, o futebolista terá construído uma discoteca subterrânea com proteção acústica, de modo a não alertar os vizinhos.

Segundo outros media locais, a única regra imposta por Neymar na festa terá sido a total proibição de uso de telemóveis, sobretudo a gravação de material para posterior uso nas redes sociais.

Neymar, conhecido pelas suas festas e celebrações, foi muito criticado durante o dia nas redes sociais, num país que volta a passar por uma grave fase da pandemia, que já infetou perto de 7,5 milhões de pessoas na nação.

O rápido recrudescimento da covid-19 no Brasil, nas últimas semanas, levou mesmo diversos estados e municípios a endurecer as medidas de distanciamento social para o fim do ano, tal como São Paulo e o Rio de Janeiro, as duas regiões mais fustigadas pelo vírus.

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo maior número de mortos (190.795, em mais de 7,4 milhões de casos), depois dos Estados Unidos.

Lusa

Campanha de vacinação na União Europeia arranca hoje


A campanha de vacinação contra a covid-19 na União Europeia arranca hoje em vários Estados-membros, Portugal incluído, menos de uma semana após a aprovação da primeira vacina a ser administrada em território europeu.

Aprovada em 21 de dezembro pela Agência Europeia do Medicamente (EMA) e pela Comissão Europeia, a vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech começou a ser distribuída ao mesmo tempo pelos 27 Estados-membros -- um compromisso de Bruxelas para assegurar um tratamento igual para todos -, embora nem todos comecem a administrá-la hoje.

Na Hungria, médicos e profissionais de saúde começaram a ser vacinados no sábado, na sequência da chegada dos primeiros carregamentos da vacina contra a covid-19 da Pfizer-BioNTech, tendo a Eslováquia indicado que também ia começar a campanha no mesmo dia. Também na região da Saxónia-Anhalt, no nordeste da Alemanha, começaram a ser administradas vacinas no sábado.

A Comissão Europeia apontou, de resto, o arranque da campanha na Europa para um período de três dias, os chamados "Dias da Vacinação da UE", 27, 28 e 29 de dezembro, e hoje será o dia em que efetivamente mais Estados-membros começarão a administrar a vacina, mesmo que simbolicamente, na esmagadora maioria dos casos a profissionais de saúde ou a idosos, grupos considerados prioritários.

Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha e Bélgica encontram-se entre os países da UE que hoje começam a utilizar a vacina da Pfizer-BioNTech, que já há algum tempo começou a ser administrada noutros países do globo, incluindo Estados Unidos e Reino Unido, enquanto vários países avançaram para a vacina Sputnik V, desenvolvida pela Rússia. Mas outros Estados-membros iniciarão a vacinação noutros dias ou mesmo só no próximo ano, como a Holanda, por exemplo, que começará apenas em 08 de janeiro de 2021.

Bruxelas adquiriu 200 milhões de doses da vacina da Pfizer e BioNTech, tendo a comissária da Saúde, Stella Kyriakides, explicado em entrevista à Lusa e outros órgãos de comunicação social europeus que o fornecimento dos lotes aos Estados-membros prosseguirá ao longo dos últimos dias do ano, num regime semanal no início do próximo ano, e será intensificado no segundo trimestre de 2021, sendo previsível que tenham acabado de ser administrados apenas em setembro.

Contudo, em breve outras vacinas contra a covid-19 deverão estar disponíveis na UE, já que a Comissão Europeia tem uma carteira com cinco outras potenciais vacinas, desenvolvidas pela AstraZeneca, Sanofi-GSK, Johnson & Johnson, CureVac e Moderna, devendo esta última ser a próxima a receber 'luz verde' da EMA, que agendou o seu parecer científico em 06 de janeiro.

Bruxelas já advertiu que "ainda não é o momento de declarar vitória" sobre a pandemia, com a comissária da saúde a sublinhar que "as vacinas não salvam vidas, o que salva vidas é a vacinação", pelo que agora segue-se o "grande desafio" que representa "uma campanha de vacinação em massa sem precedentes" em todo o território da UE e países parceiros.

Lusa
Imagem: Sapo/Visão

Alerta: Precipitação, neve, vento e agitação marítima

A A>utoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil lança alerta para este Domingo e amanhã, Segunda-feira.

Hoje (27 DEZ):

Períodos de chuva no Minho durante a manhã, estendendo-se ao Norte e Centro a partir da tarde, com possibilidade de queda de neve acima de 1400/1600 metros (Serra da Estela), temporariamente acima de 1000/1200 metros na região Norte (Serra da Peneda Gerês), com acumulados até 5 centímetros de altura acima dos 1600 metros;
Vento do quadrante oeste, a soprar moderado a forte (até 50 km/h) a partir da tarde, no litoral oeste, com rajadas até 70 km/h a norte do Cabo Carvoeiro, e nas terras altas do Norte e Centro, com rajadas até 90 km/h;
Possibilidade de chuva com congelação junto ao solo acima dos 700/900 metros de altitude, em especial no Nordeste Transmontano;
Tempo frio, com persistência de valores baixos de temperatura mínima, devido ao arrefecimento noturno, há possibilidade de formação de gelo ou geada durante a madrugada em especial no interior.

Amanhã (28 DEZ):

Períodos de chuva que passam a aguaceiros, acompanhados de trovoada no Norte e Centro, com possibilidade de queda de neve acima de 800/1000 metros no Norte e acima de 1000/1200 metros no Centro;
Vento do quadrante oeste, a soprar moderado a forte (até 50 km/h) a partir da tarde, no litoral oeste, com rajadas até 70 km/h a norte do Cabo Carvoeiro, e nas terras altas do Norte e Centro, com rajadas até 90 km/h;
Tempo frio, com persistência de valores baixos de temperatura mínima, devido ao arrefecimento noturno, há possibilidade de formação de gelo ou geada durante a madrugada em especial no interior;
Aumento da agitação marítima na costa ocidental com ondas de noroeste a Norte do Cabo Raso com 5 a 7 metros (com 12 a 14 metros de altura máxima), a sul do Cabo Raso com ondas de noroeste até 4 metros de altura em especial nos dias 28 e 29.

Governo da Madeira canaliza apoios para população afetada pelo temporal


O Governo da Madeira vai canalizar apoios, a partir de segunda-feira, para a população da costa norte da ilha, que foi afetada pela tempestade do dia de Natal, disse hoje o presidente do executivo, Miguel Albuquerque.

"Agora é desbloquear as estradas, consolidar as zonas de iminência de queda [de pedras], garantir a segurança da circulação de pessoas e bens, fazer um levantamento dos danos materiais, sobretudo de habitação, e depois, já na segunda-feira, começar a canalizar os apoios", afirmou.

Miguel Albuquerque deslocou-se hoje à costa norte, onde visitou as áreas mais afetadas pelo temporal, nomeadamente as freguesias de Ponta Delgada e Boaventura, no concelho de São Vicente.

"Queremos ter tudo funcional na próxima segunda-feira", disse, sublinhando o facto de não ter havido vítimas nem danos pessoais a lamentar e assegurando que a água potável, a eletricidade e os acessos serão repostos no início da próxima semana.

A tempestade do dia de Natal levou a que 27 pessoas fossem retiradas de suas casas por motivos de segurança, sendo 20 de Ponta Delgada e sete de Boaventura, encontrando-se temporariamente alojadas em residências de familiares e amigos.

Miguel Albuquerque considerou que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) deve ter uma "explicação científica" para o fenómeno e também uma justificação para o facto de estar em vigor um aviso amarelo para precipitação no dia de Natal, quando a mesma atingiu níveis de aviso vermelho.

O chefe do executivo disse, por outro lado, que a região autónoma tem "capacidade para proceder às limpezas", respondendo, deste modo, ao Ministério da Administração Interna (MAI), que disponibilizou apoio na área da proteção civil ao Governo regional devido aos estragos provocados pelo temporal.

Lusa

Reino Unido abandona ação conjunta da UE para as alterações climáticas


Os acordos energéticos estabelecidos entre o Reino Unido e a União Europeia no pós-Brexit deixam os britânicos fora da ação conjunta comunitária contra as alterações climáticas, mas assegura o cumprimento dos principais objetivos ambientais, foi hoje divulgado.

Os detalhes deste acordo comercial, alcançado pelas duas partes e tornado público este sábado, revelam que o Reino Unido sairá a partir de 1 de janeiro das ações conjuntas dos países europeus contra as alterações climáticas, segundo noticia a agência Efe.

No entanto, segundo a mesma fonte, o Reino Unido continuará a respeitar os princípios ambientais chave, como a prevenção, integração e o pagamento de indemnizações por parte de quem provoca contaminações.

Assim, a partir do próximo ano, os britânicos deixarão de poder aceder ao sistema de comércio de emissões da União Europeia, uma ferramenta importante no combate contra as emissões de gases com efeito de estufa, uma vez que permite a partilha de esforços entre os países europeus.

Não obstante, tanto o Reino Unido como a União Europeia reconhecem fazer parte de uma "biosfera partilhada", o que implica uma cobertura conjunta dos atuais objetivos acordados entre ambos, que permanecerão, assim, vigentes a partir de janeiro.

Neste âmbito inserem-se objetivos e metas como a da reciclagem de resíduos até 2030, da água até 2027 ou o estabelecimento de limites para a contaminação do ar até 2030.

Deste acordo saiu também o compromisso para atingir a neutralidade climática em toda a economia até 2050, colocando a luta contra as alterações climáticas no mesmo patamar da democracia, direitos humanos e a não proliferação de armas de destruição maciça.

O acordo comercial inclui ainda garantias sobre a segurança do fornecimento energético, ainda que os britânicos abandonem o mercado de energia da União Europeia.

Após o dia 1 de janeiro, o Reino Unido deixará, igualmente, a Comunidade Europeia de Energia Atómica, passando a partir dessa data os britânicos a regerem-se por um acordo separado sobre usos seguros e pacíficos de energia nuclear.

Neste âmbito, as duas partes comprometem-se a cumprir com as obrigações internacionais de não proliferação, sem reduzir o nível atual de normas de segurança nuclear.

União Europeia e Reino Unido chegaram na quinta-feira a acordo sobre a relação futura no pós-'Brexit', quatro anos e meio depois de o povo britânico ter decidido o 'divórcio' do bloco europeu, após uma relação de mais de quatro décadas.

O documento será agora ratificado pelo Parlamento Europeu e aprovado pelos deputados britânicos na próxima semana para poder entrar em vigor em 1 de janeiro de 2021.

Lusa

“Tino de Rans” é quem prevê gastar menos na campanha eleitoral



O candidato presidencial Vitorino Silva, popularmente conhecido como "Tino de Rans", tem um orçamento previsto para a campanha oficial de 16 mil euros, longe dos 450 mil euros orçamentados pelo rosto comunista na corrida a Belém.

"O meu orçamento é de 16 mil euros, mas só 10 mil em dinheiro. Tudo o resto é em géneros porque vou usar o meu carrito, vou dormir em casa de amigos, nalgumas zonas do país, mas vai ser tudo apontado e contadinho, quilómetro a quilómetro, refeição a refeição", disse à agência Lusa o candidato.

As previsíveis sete candidaturas elegíveis para a Presidência da República têm até segunda-feira para entregar os respetivos orçamentos para a campanha oficial, entre 10 e 22 de janeiro, no Tribunal Constitucional (TC).

Até agora, faltando apenas conhecer os valores da candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda, Marisa Matias, a seguir a "Tino" segue-se o detentor do cargo Marcelo (25 mil euros), em termos de despesa prevista.

O dirigente da Iniciativa Liberal Tiago Mayan (40 mil euros), a ex-eurodeputada do PS Ana Gomes (50 mil euros), o deputado único e presidente do Chega, André Ventura (160 mil euros), e o eurodeputado e dirigente da cúpula do PCP, João Ferreira (450 mil euros), são os restantes candidatos ao sufrágio de 24 de janeiro cujos orçamentos são conhecidos.

Os juízes do Palácio Ratton receberam documentação de nove cidadãos com pretensões a candidatar-se a chefe de Estado, segundo fonte da secretaria-geral do TC, mas publicamente só os referidos sete entregaram pelo menos o mínimo exigido por lei de 7.500 assinaturas de cidadãos eleitores.

Apesar de o sorteio da ordenação dos boletins de voto estar marcado para segunda-feira de manhã, o TC tem até 04 de janeiro para verificar a admissibilidade das candidaturas, nomeadamente o número de assinaturas. Segue-se um período de recurso por parte das candidaturas consideradas inelegíveis ou com irregularidades e a decisão final é proferida até 11 de janeiro.

Lusa

Imagem:Observador

São João terá 25 postos para vacinar mais de 2.000 profissionais no domingo


O Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, prevê vacinar 2.000 profissionais no domingo, terá 25 postos de vacinação contra a covid-19 e "uma larga equipa de enfermeiros" dedicada à operação, avançou hoje fonte hospitalar.

"Será uma operação muito complexa e exigente, que durará cerca de 10 horas [das 10:00 às 20:00], contando com 25 postos de vacinação durante todo o período, englobando uma larga equipa de enfermeiros", refere informação remetida à agência Lusa por fonte do CHUSJ.

Naquele que será o primeiro dia do plano nacional de vacinação contra a covid-19, cujo arranje no Hospital de São João contará com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido, neste centro hospitalar do Porto deverão ser vacinados "mais de 2.000 profissionais" ao longo de domingo.

O Centro de Ambulatório, área normalmente dedicada às consultas externas, será dedicado à operação, aproveitando-se um espaço que está livre ao domingo.

Segundo a mesma fonte, "o Serviço de Sistemas de Informação criou uma solução específica de convocatória, registo e monitorização do processo, que permitirá ter 'online' dados sobre o desenrolar da operação".

Já os Serviços Farmacêuticos do CHUSJ "funcionarão todo o domingo, preparando as doses a serem administradas, de acordo com o consumo que será realizado em cada posto".

A operação de vacinação dos profissionais de saúde do Hospital de São João conta com o apoio do Serviço de Saúde Ocupacional para esclarecimento de dúvidas, avaliação de eventuais reações adversas, isto em articulação com a Unidade de Farmacologia Clínica do mesmo centro hospitalar.

Já ao Serviço de Imunoalergologia caberá "a abordagem a reações alérgicas", enquanto a equipa da Emergência Intra-Hospitalar terá a missão de monitorizar eventuais "reações graves".

"Até o voluntariado, no apoio de cafés, chás e bolachas, prestará apoio", lê-se na mesma informação que especifica que o estacionamento do hospital estará todo o dia aberto aos funcionários, permitindo estacionar gratuitamente as viaturas, enquanto "o Serviço de Comunicação tem montado uma abordagem de sensibilização e informação dos colaboradores".

Também está prevista a presença de elementos do Agrupamento de Centros de Saúde Porto Ocidental para "apoio nos registos eletrónicos das vacinas", existindo "reforço da segurança interna, desde o local de preparação na farmácia aos locais de administração das vacinas".

Numa operação com risco associado, pretende-se que o sistema funcione de forma muito ágil e efetivo, pelo que o plano prevê desde logo medidas de contingência em caso de algum dos setores ou áreas tenha constrangimentos, para que o processo não seja suspenso", acrescenta o CHUSJ que terá "uma célula de crise instalada no conselho de administração, para acompanhar 'online' toda a operação".

A ministra da Saúde, Marta Temido, disse hoje, em Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, que a chegada a Portugal do primeiro lote das vacinas contra a covid-19 marca o início de "uma nova esperança" para vencer a pandemia.

"Abre-se uma nova esperança e uma perspetiva nova", declarou Marta Temido à agência Lusa, esta manhã, nas instalações do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) onde as vacinas foram acondicionadas.

O primeiro lote de vacinas contra a covid-19 chegou hoje a Portugal. Escoltada por forças de segurança, a viatura refrigerada que transportou as vacinas, duas caixas com um peso total de 41 quilogramas, entrou no perímetro da unidade de armazenamento no distrito de Coimbra cerca das 09:45.

À semelhança de outros países da União Europeia, em Portugal a vacina é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo SNS.

Na segunda-feira, a Comissão Europeia autorizou a colocação no mercado da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, horas após a Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter dado o seu parecer científico favorável.

Marta Temido revelou na ocasião que os profissionais dos centros hospitalares universitários do Porto, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central seriam os primeiros a ser vacinados.

Lusa

Cabo Verde inicia retoma turística com ‘charter’ da Polónia com 167 pessoas

Cabo Verde recebeu o primeiro voo 'charter' após o longo período de confinamento e restrições por causa da pandemia da covid-19, proveniente da Polónia e com 167 passageiros, para o início da retoma turística no arquipélago.

"Depois de um longo período de confinamento devido à covid-19, chega ao Sal o primeiro voo 'charter' da companhia aérea Smartwings organizado pelo operador turistico ITAC, vindo da Polónia", disse o primeiro-ministro cabo-verdiano.

Num texto intitulado "está a acontecer", Ulisses Correia e Silva disse que o Governo preparou as ilhas turísticas do Sal e da Boa Vista para este momento.

"Registam números baixos de casos positivos, têm as estruturas de saúde certificadas internacionalmente, o aeroporto do Sal com certificação sanitária e vários serviços do setor do Turismo (hotéis, restaurantes, guias, táxis) com certificação sanitária", apontou.

Para o chefe do Governo, a chegada do voo da Polónia marca o início de um processo de retoma do turismo que se vai desenvolver gradualmente neste contexto ainda marcado pela pandemia da covid-19.

"O desejo de todos, é um ano de 2021 bem diferente e muito melhor do que 2020", projetou o primeiro-ministro cabo-verdiano.

O Ministério do Turismo e Transportes completou que o avião chegou ao Sal na sexta-feira com 167 turistas polacos a bordo e aterrou na no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na ilha do Sal.

Para esse ministério, essa é a primeira leva de turistas a chegar a Cabo Verde, depois do surgimento da pandemia provocada pela covid-19.

"Este voo foi conseguido através da operadora ITAC que trabalha em Cabo Verde há vários anos e a Agência Morabitur", concluiu o Ministério do Turismo cabo-verdiano.

Cabo Verde tem quatro aeroportos internacionais, nas ilhas de Santiago, do Sal, da Boa Vista e de São Vicente, e três aeródromos, nas ilhas de São Nicolau, Maio e Fogo, todos operados pela ASA.

A economia de Cabo Verde depende essencialmente do Turismo, com um peso direto de cerca de 25% do Produto Interno Bruto e um recorde de 819 mil turistas em 2019.

Desde finais de março que o arquipélago praticamente não tem atividade turística, com o Governo a estimar a duplicação da taxa de desemprego até dezembro, para quase 20%.

Os voos comerciais internacionais para Cabo Verde ficaram suspensos desde março, para conter a pandemia, até 12 de outubro.

Lusa

Sete distritos sob aviso laranja a partir de segunda-feira por agitação marítima

Os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo vão entrar segunda-feira sob aviso laranja por causa da agitação marítima, segundo o IPMA.

Em cinco dos sete distritos referenciados no 'site' do IPMA o aviso laranja vigora entre as 00:00 de segunda-feira e as 11:00 de terça-feira.

São eles Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viana do Castelo, distritos de Portugal continental nos quais o IPMA aponta para ondas de noroeste com cinco a sete metros, podendo atingir 12 a 14 metros de altura máxima.

Já em Leiria e Lisboa o aviso laranja por causa da agitação marítima, com ondas de noroeste com cinco a 13 metros de altura, vigora entre as 06:00 de segunda-feira e as 11:00 de terça-feira.

No que diz respeito ao tempo frio, estão sob aviso amarelo até às 09:00 de domingo os distritos de Aveiro, Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Portalegre, Vila Real e Viseu.

Os distritos de Castelo Branco e a Guarda estão ambos sob aviso amarelo também por causa de neve, entre as 18:00 de domingo e as 09:00 de segunda-feira.

Paralelamente a agência espanhola de meteorologia dá conta hoje que de que a tempestade "Bela", agora localizada sobre a Islândia, se intensificou nas últimas horas e os seus efeitos poder-se-ão fazer a partir de domingo e até quarta-feira na Península Ibérica e nas Ilhas Baleares.

Lusa