domingo, 5 de novembro de 2023

A SESSÃO PARA A DÁDIVA DE SANGUE EM CACIA NO DIA 29 DE OUTUBRO ULTRAPASSOU A PREVISÃO (Fotorreportagem)

Quando a solidariedade fala mais alto, ninguém arreda pé. Foi o que aconteceu na sessão para a dádiva de sangue no dia 29 de Outubro no Salão da Junta de Freguesia de Cacia, a última naquela localidade no corrente ano.
Temos escrito, vezes sem conta, que a comunidade de Cacia é na verdade solidária, pelo menos na área da dádiva de sangue, e vai certamente continuar a ser, disso não duvidamos. Os colegas dadores e os amigos conhecem bem o trabalho que a ADASCA vem desenvolvendo há já uns bons anos.
Vamos a factos:
- Total de inscritos 76, destes foram aprovados no local 67, 7 fizeram a sua primeira dádiva, 8 suspensos temporariamente, 1 eliminado e 3 inscrições para medula óssea. Bem podíamos ter ultrapassado as 80 inscrições. Obrigado.
Sim, obrigado pela vossa presença, pelos vossos gestos solidários, pelo tempo que dispensaram em prol de uma causa cada vez mais desvalorizada. A ADASCA não tem trunfos manhosos na manga, não dá o dito pelo não dito, nem copia modelos para sensibilizar os potenciais candidatos à dádiva.
Contem connosco, sempre que for necessário para que os direitos que a Lei vos confere não sejam desrespeitados.
Obrigado ao senhor presidente da Junta de Cacia por nos ceder mais uma vez o Salão, ao senhor Nelo do Quiosque (dos jornais) da Urbanização, pela divulgação do Boletim InfoADASCA, onde entregamos 50 exemplares todos os meses. Obrigado ao senhor Aristides Grangeia da Pastelaria Delicreme pelos deliciosos pasteis de nata. Por fim, um agradecimento especial ao Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe - Escola Básica Do 2° E 3° Ciclos De Cacia, por autorizar a afixação das tarjas anunciando assim o evento.












Destaque: “Quando há fraternidade, o amor é sereno; quando há solidariedade, o amor é ativo, e quando há caridade, o amor é vivo.” (Juahrez Alves).

J. Carlos

PRESIDENTE DA JS DE MIRA IRÁ LIDERAR CONGRESSO DA FEDERAÇÃO DISTRITAL

 

Decorreu ontem, dia 4 de novembro, a Comissão Política Federativa da Juventude Socialista, na sede do Partido Socialista em Coimbra, numa reunião que – entre outros assuntos – pretendia eleger a Comissão Organizadora do Congresso Federativo Distrital da JS (COCF). Depois das eleições das Concelhias, as atenções concentram-se agora no Congresso que elegerá a nova Federação Distrital da JS.
Neste sentido, o Presidente da Juventude Socialista de Mira, Manuel Conceição, apresentou a sua candidatura à Presidência da COCF que foi eleita por unanimidade pelos elementos da Comissão Política, o que prova, segundo comunicado da JS de Mira, “o capital político” e a “elevada confiança e respeito” que a JS de Mira conseguiu ganhar no panorama distrital. Referem, por último, que a este cargo “prestigia os Jovens Mirenses por conseguirem ter alguém próximo das decisões a nível distrital”.
Numa nota de imprensa enviada à nossa redação, Manuel Conceição explica que surgiram alguns contactos no sentido de avançar para a candidatura, apesar de afirmar que “não estava pensado nem era uma ambição, mas um pouco por todo o Distrito senti essa vontade, e decidi avançar.”. O facto de ter sido eleito por unanimidade pelos seus pares, segundo o Presidente “Foi uma enorme surpresa, até porque têm sido sempre eleições disputadas. Creio que isto é uma afirmação e uma vontade inequívoca da Comissão Política na minha pessoa, restando-me agora honrar o voto de confiança dado pelos meus colegas”.
Relativamente ao Congresso, Conceição diz que ficou já decidido que se realizaria na Lousã e que a sua expetativa é a de que se “prove, mais uma vez, que os Jovens têm de fazer parte das decisões a nível local e nacional. Não chega existirem Conselhos Municipais da Juventude, precisamos de muito mais voz dentro dos órgãos, e a JS de Mira, aliás, será a voz disso no Congresso.”.
Em Coimbra, ao que conseguimos apurar, Daniel Azenha comunicou nesta Comissão Política a sua disponibilidade e intenção na recandidatura aos órgãos federativos. O Ex-Presidente da Associação
Académica de Coimbra poderá avançar para o seu segundo mandato à frente dos destinos da Federação, tendo – em 2021 – contado com o apoio do Presidente da JS de Mira na sua candidatura.

*Juventude Socialista de Mira

Aveiro | “Ponte de Pau” reaberta à circulação nos dois sentidos


A ponte da Avenida 05 de Outubro, conhecida como “Ponte de Pau”, foi reaberta ao trânsito nos dois sentidos ao início da tarde deste sábado, 04 de novembro, depois de vários meses de constrangimentos, devido à profunda obra, de qualificação e estabilização estrutural do tabuleiro. Com um investimento da Câmara Municipal de Aveiro no valor de 524.090€, e em execução pela empresa Arouconstrói – Engenharias e Construções S.A., a intervenção, em fase final de execução, vem resolver várias patologias da ponte, com a mudança de apoios e juntas de dilatação, a criação de lajes de transição e a substituição dos betuminosos. 

Prossegue assim o investimento regular distribuído por todo o Município, devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação das infraestruturas rodoviárias existentes e a qualificação do espaço público, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos.

Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro