terça-feira, 3 de abril de 2018

Colheita de Sangue dia 4 das 15 às 19:30 horas no Posto Fixo da ADASCA

Amanhã Não fique indiferente… o próximo pode ser um de nós no dia seguinte!


ABRIL
Dias 4, 11, 18 e 25 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 7, 14, 21 e 28 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

MAIO
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 5, 12, 19 e 26 das 9 horas às 19:30 horas (Sábados)

JUNHO
Dias 6, 13, 20 e 27 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

JULHO
Dias 4, 11, 18 e 25 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 7, 14, 21 e 28 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

AGOSTO
Dias 1, 8, 15, 22 e 29 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 4, 11, 18 e 25 das 9 horas às 13 horas (Sábados)
                                                                                
Estão criadas as condições para os aveirenses aderirem à dádiva, como ainda os que vivem nos arredores de Aveiro. As oportunidades ajustam-se, assim haja vontade.

Local: Mercado Municipal de Santiago, loja G
Rua de Ovar, Aveiro
Tel.: 234 095 331
geral@adasca.pt
Coordenadas GPS: N 40.62659 | W -8.65133
J. Carlos
Site: www.adasca.pt

COLHEITA DE SANGUE DIA 4 DE ABRIL DAS 09:30 HORAS ÀS 13:00 HORAS NA ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE AVEIRO



No próximo dia 4 de Abril vai decorrer uma colheita de sangue das 09:30 Horas às 13:00 Horas na ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DE AVEIRO,Edf.essua,salas 30B.1.59 E 30B.1.57 do Edf.b-Campus Crasto, aberta ao público.

Esta iniciativa decorrer em parceria entre a ESSUA, Comissão da Faina e a ADASCA há já uns anos. Da parte da tarde, decorre uma Conferencia no auditório daquela Escola desta vez com a presença do dr. Manuel Antunes, prestigiado Cardiologista do Serviço de Cardiotorácia de Coimbra.

Especializou-se na África do Sul e está em Coimbra há 29 anos a chefiar um serviço sem listas de espera, que fez 330 transplantes.Foi há 41 anos que Manuel Antunes entrou numa sala de cirurgia cardíaca pela primeira vez. Hoje trabalha com uma equipa de cerca de 117 pessoas: 16 a 18 médicos; 70 enfermeiros; 16 auxiliares; cinco secretárias e seis técnicos de circulação extracorpórea. O director do serviço do Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos Hospitais da Universidade de Coimbra diz que o serviço não tem lista de espera.

Manuel trata corações, mas tem medo de olhar para o seu. E tem uma tradição de que não abdica: "Depois de operar um bebé, sou sempre eu que dou o biberão". Nasceu em Portugal, numa aldeia chamada memória, mas em 1954 foi para Moçambique. Aos 69 anos, falou com a SÁBADO durante quatro horas e meia e acabou por perder o comboio para Lisboa –, mas ainda assim, o cirurgião cardiotorácico fez questão de apresentar o serviço. E pelo caminho aproveitou para fechar umas portas, e umas luzes. Já vai perceber porquê.

Porque decidiu seguir Medicina?
Sinceramente, não sei. A Câmara de Lourenço Marques tinha um posto médico e, quando eu tinha um bocadinho de febre, o meu pai levava-me logo lá. Para mim era um dia de festa porque não ia à escola. Via os médicos a trabalhar e, provavelmente, comecei a tomar-lhe o gosto.

Trabalhou no Hospital de Baragwanath, no Soweto, o maior do hemisfério sul. O ritmo era muito exigente?
Sim, lembro-me de períodos de 24 horas em que operava 10 ou 12 doentes. Lembro-me de operar, numa noite, três doentes com facadas no coração. Muitas vezes encostava-me num canto da sala e fechava os olhos por cinco minutos, tão cansado que estava.

Como aguentava?
Se me pergunta se, com tanto trabalho, se fizeram asneiras? Provavelmente, mas salvámos muitos doentes. Nesta vida há perdas, mas desde que os ganhos sejam muito, muito maiores… A cirurgia tem um bocadinho de bordado, de ponto -de-cruz, é ciência, técnica, mas também é arte. É como fazer um fato.

É igual enquanto cirurgião e director?
Faço questão de acompanhar os doentes, o primeiro biberão que aquele bebé [quando a SÁBADO fez esta entrevista, estava uma menina com 10 dias nos cuidados intensivos] fizer depois da cirurgia, sou eu que lho vou dar. Tenho esse ritual que cumpro sempre. Quando estivemos na Jordânia, em Maio [numa missão humanitária a operar crianças refugiadas sírias], também o fiz. Operámos uma criança com menos de 3 kg e eu dei-lhe o biberão.

Tem mais rituais?
Quando estou a desinfectar-me, às vezes faço a minha oração interior, em situações em que sinto que preciso de outra ajuda. Se calhar devia fazer sempre, mas se andarmos constantemente a pedir, talvez quem nos deva ouvir não oiça sempre.

Leia a entrevista na íntegra na edição 694 da SÁBADO, nas bancas a 17 de Agosto.

Manuel Antunes, o médico que já operou 35 mil corações
http://www.sabado.pt/vida/detalhe/manuel-antunes-o-medico-que-ja-operou-...


A Filarmónica Ressurreição de Mira sonhou, ousou e concretizou!

Entre um Masterclass a um Concerto de excelente nível passou-se somente uma semana. Foi mesmo a isto que se propôs a Filarmónica Ressurreição de Mira quando convidou o Maestro Douglas Bostock...
Nascido na Grã Bretanha em 1955, o Maestro que partilhou seus enormes conhecimentos técnicos com 50 músicos e 11 Maestros de diversas partes do país, da Europa e até da Ásia, deixou atrás de si uma legião de pessoas que saíram mais ricas tecnicamente falando, do que, quando chegaram a Mira.
Jornal Mira Online, parceiro da FRM na área cultural, falou com algumas pessoas que estiveram ligadas ao evento durante toda a semana. Melhor impressão sobre o trabalho desenvolvido, impossível...
Jonas Danuser (Suíça), Daniel Yiau (Singapura) e Renato Tomás, todos Maestros foram unânimes na apreciação do trabalho de Douglas Bostock: "esta tem sido uma excelente oportunidade para todos nós, de podermos crescer musicalmente! os ensaios, para além da exigência que o Maestro imprime ao trabalho, têm sido, também, uma demonstração de que é possível colocar o profissionalismo lado a lado com um "a vontade" que nos permite fazer o que é pedido de uma forma mais "solta", mais leve...", disseram.
Quanto a Filipe Cerqueira, pianista, assumiu que o facto de ter sido convidado pelo Maestro da FRM, Rúben Henriques, foi decisivo para aceitar participar... "e o fiz, em boa hora!". Vindo de Ermesinde, na região do Porto, Filipe garantiu ter "aprendido imenso, estando atento a todos os pormenores. Quem, como eu, deseja tocar com os melhores músicos nacionais, tem de estar sempre a aprender com quem muito tem para ensinar. Douglas Bostock é, nesta perspectiva, um grande exemplo a ser seguido. Aprendi muito só a olhar para ele durante estes dias..."
Quanto ao Concerto, realizado no dia 31 de Março no Centro de Artes de Águeda, não existirão muitas palavras que definam a qualidade das peças apresentadas ou da incrível sintonia entre o Maestro e os seus músicos em palco. Foram cerca de 2 horas de beleza plástica e musical, onde até o mais leigo conseguiu perceber que havia, ali, muito do trabalho realizado durante 6 horas por dia entre segunda e sexta-feira!
Tocar para cerca de 100 pessoas presentes sob a batuta daquele Maestro foi, certamente, uma experiência inolvidável para todos aqueles músicos. Como prova, ficam imagens fotográficas e em vídeo: acredite que valerá mesmo a pena estar atento!
Jornal Mira Online parabeniza todos os intervenientes: os que organizaram oMasterclass, os que estiveram nos bastidores e, principalmente, todos os músicos que beberam do enorme conhecimento artístico de um Maestro que, pela simpatia, simplicidade e talento, a todos conquistou...
Mira Online
Este slideshow necessita de JavaScript.


Atletas da Valeirinha convocados para Estágio

Três Atletas da Associação Sócio-Cultural da Valeirinha foram recentemente convocados para um Estágio de Observação, nas suas disciplinas.
Gabriel Teixeira (juvenil), Beatriz Simões (juvenil) e Francisco Graça (iniciado) estarão a 9 de Junho, em Braga.
Quanto a Neide Guedes (infantil), participará num Meeting que acontecerá emCantanhede, no dia 31 de Maio, onde 7 Seleções Distritais estarão presentes.
Esta é uma nova demonstração do trabalho desenvolvido por João Oliveira e seus pares ao longo de anos. Um fator motivador para treinadores e atletas que vêem os seus esforços, tantas vezes sub-valorizado no Concelho, reconhecido fora de portas.
Jornal Mira Online parabeniza a todos os convocados e espera que estes sejam um exemplo na busca de ideais para todos aqueles que querem chegar a um patamar ainda mais elevado no desporto mirense.


BIS DE JONAS DEIXA BENFICA NA LIDERANÇA DA LIGA… PELO MENOS ATÉ 2.ª FEIRA

Jonas voltou a ser decisivo, ao marcar os dois golos dos 'encarnados', ele que reforça a liderança dos marcadores, agora com 33 golos.
Resultado de imagem para BIS DE JONAS DEIXA BENFICA NA LIDERANÇA DA LIGA… PELO MENOS ATÉ 2.ª FEIRAO Benfica assumiu provisoriamente a liderança da I Liga, ao vencer o Vitória de Guimarães por 2-0, em jogo da 28.ª jornada da Primeira Liga. Jonas voltou a ser decisivo, ao marcar os dois golos dos 'encarnados', ele que reforça a liderança dos marcadores, agora com 33 golos. A equipa de Rui Vitória chega aos 71 pontos, mais um que o FC Porto que na segunda-feira defronta o Belenenses no Restelo.
A atravessar a melhor fase da época na Primeir Liga (sete vitórias consecutivas), o Benfica procurava a oitava vitória seguida, que lhe daria o primeiro lugar da Liga, pelo menos até segunda-feira, altura do Belenenses-FC Porto.
Com lotação quase esgotada na Luz, 56402 espetadores presenciaram a uma primeira parte morna por parte do Benfica, só quebrada pelo golo de Jonas aos 45 minutos. Até lá, o melhor dos 'encarnados' tinha sido um remate de Pizzi para fora após bom passe de Jonas, aos 19 minutos.
Com um ataque móvel, formado por Raphinha, Heldon e Sturgeon, os comandados de José Peseiro apresentaram-se personalizados na Luz, jogando em todo campo, saindo com critério e criando perigo. Aos 25 minutos, Raphinha fez mesmo golo mas o lance foi invalidado pelo árbitro auxiliar e confirmado depois pelo VAR, já que Jubal, autor do primeiro desvio, estava ligeiramente adiantado em relação à última linha defensiva do Benfica.
Aos 43 minutos o árbitro Carlos Xistra, alertado pelo vídeo-árbitro, assinalou grande penalidade por mão na bola de João Aurélio na área 'encarnada'. Chamado a conversão, Jonas atirou para o lado contrário do guarda-redes e fez o seu 32.º golo nesta presente edição da Liga. Uma grande penalidade muito contestada pelos jogadores vimaranenses, o que levou Xistra a mostrar amarelo a Matheus Oliveira e Raphinha.
Apesar da vantagem ao intervalo, Rui Vitória não deve ter gostado do que viu. Corrigiu posicionamentos e movimentos, e o Benfica apareceu mais solto no segundo tempo. se calhar, já menos pressionado com o resultado. Valeu ao Vitória de Guimarães a pronta intervenção de Miguel Silva, a sair aos pés de Grimaldo aos 49, a travar o remate de Zivkovic aos 51 e a sair aos 52 e cortar de cabeça uma bola que ia para Grimaldo.
A reação minhota foi boa, com lances de perigo, quase sempre por Raphinha. Obrigou Fejsa a fazer a falta e a ver amarelo, ficando à bica para o jogo com o FC Porto. Aos 59 aproveitou um passe longo, ganhou nas costas da defesa do Benfica, mas o seu remate foi travado por Bruno Varela. Bem Xistra a deixar o jogo seguir, apesar de o árbitro auxiliar estar a marcar, mal, fora-de-jogo.
'Empurrado' por quase 57 mil adeptos, o Benfica foi à procura de maior tranquilidade. Jardel falhou o 2-0 aos 76 mas, aos 78, o Benfica voltou a marcar, pelo suspeito do costume, num belo lance de ataque. Jiménez (entrou para o lugar de Cervi aos 69) foi lançado por Zivkovic, entrou de letra e Jonas cabeceou para o 2-0, fazendo seu golo 33 na Primeira Liga.
Peseiro, que há tinha trocado Wakaso por Amoah, colocou Hélder Ferreira e Welthon nos lugares de Sturgeon e Heldon, na tentativa de refrescar a frente de ataque e chegar aum golo que o pudesse relançar na discussão do resultado mas sem sucesso.
Jonas voltou a ser decisivo, ao marcar os dois golos dos 'encarnados', ele que reforça a liderança dos marcadores, agora com 33 golos. A equipa de Rui Vitória chega aos 71 pontos, mais um que o FC Porto que na segunda-feira defronta o Belenenses no Restelo.
Sportinforma

Bruno de Carvalho pede desculpa e diz que é hora de “baixar a cabeça”

Resultado de imagem para Bruno de Carvalho pede desculpa e diz que é hora de “baixar a cabeça”
O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, pediu hoje desculpa aos adeptos, após a derrota com o Sporting de Braga (1-0) em jogo da I Liga de futebol, e disse que é hora de "baixar a cabeça".
"Não é tempo de levantar a cabeça. É tempo de a baixar! Baixar, e olhar bem para o símbolo que trazemos no peito. E depois termos todos a capacidade de refletir se somos dignos de o usar. Isto desde dirigentes, aos atletas, aos treinadores e aos adeptos/sócios", escreveu Bruno de Carvalho na sua página o Facebook.
A publicação surgiu depois de o Sporting ter perdido terreno na luta pelo título de campeão, ao ser derrotado em Braga no sábado, na 28.ª jornada, ficando a seis pontos do Benfica, que venceu o Vitória de Guimarães (2-0), e a cinco do FC Porto, que encerra a ronda na segunda-feira na visita ao Belenenses. O terceiro lugar dos 'leões' ficou sob ameça direta do Braga, que se colocou a um ponto.
"O povo diz que as desculpas não se pedem, mas evitam-se... Pois eu tenho de pedir desculpa aos quase 2.000 adeptos/sócios que vieram a Braga apoiar a equipa. E tenho de pedir desculpa aos 3,5 milhões de sportinguistas que, mais uma vez, sentem tristeza e desalento quando mereciam tanto ser felizes", completou.
Lusa
Foto: Miguel Pereira / Global Imagens

Bruno de Carvalho: “Clubes são mais importantes que jogadores ou treinadores”

O presidente do Sporting está presente na Assembleia da República para uma conferência parlamentar
À margem da conferência parlamentar 'Violência no Desporto', que está a ter lugar na Assembleia da República, Bruno de Carvalho falou e comentou o atual estado do futebol português. O presidente do Sporting recusou que os dirigentes sejam os principais causadores da violência verbal e física no desporto, propondo até uma espécie de 'teste'.
"Se fosse presidente da Liga, propunha que, durante duas semanas, os presidentes dos clubes não falassem. Queria ver se alguma coisa mudava neste país. Mudava zero", disse Bruno de Carvalho, criticando depois as multas que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) passa aos jogadores, dirigentes e clubes. "Quando se diz que, na Federação, se tem atuado muito e se pode verificar o nível de atuação pelas multas que têm sido arrecadadas, eu acho que isto não tem validade. Isto quis dizer que o dinheiro sai de onde devia estar, que é nos clubes, para ir para onde não devia estar, que é para as entidades que multam."
Bruno de Carvalho garantiu ainda que os clubes são mais importantes que os jogadores ou os treinadores e que os adeptos estão cada vez mais ligados aos clubes e menos ao futebol. "Quero lembrar que mais importante que os jogadores ou os treinadores são os clubes. Acho que se esquecem muitas vezes de centrar as coisas nos clubes. Apontam muito os dedos aos clubes, mas a verdade é que os clubes estão a ser o único que garante que o futebol continua a ter adeptos porque as entidades que regulam o futebol estão a afastar as pessoas. As pessoas estão cada vez mais agarradas aos clubes e afastadas do fenómeno desportivo porque não acreditam", assegurou.
Bancada.pt
Imagem: Mário Cruz / Lusa


Encuesta revela iniciativas de transformación digital y un incremento en los servicios de aplicaciones emergentes


 

por Yesica Flores
• El cuarto informe anual sobre el State of Application Delivery, muestra el aumento de las arquitecturas en múltiples nubes que requieren automatización y enfoques de seguridad centrados en la aplicación.
F5 Networks (NASDAQ: FFIV) publicó los resultados de su reporte State of Application Delivery 2018. La encuesta global de clientes muestra una aceleración de implementación, permitiendo a las organizaciones seleccionar la plataforma de nube que mejor se adapte a las necesidades de una aplicación específica. Sin embargo, esto también aumenta los retos que muchas compañías enfrentan a la hora de administrar y asegurar múltiples nubes mientras transforman su portafolio de aplicaciones para competir en la economía digital.
"En el informe de este año, los encuestados dejaron claro que están muy enfocados en la creación del terreno necesario para la transformación digital basada en aplicaciones", señaló Cindy Borovick, directora de Business Intelligence en F5. "Como resultado, muchos están migrando a entornos mutlinube para que les sea posible reinventar las plataformas, con el objetivo de obtener una diferenciación, en términos de competitividad e innovación, como apoyo para alcanzar el éxito en la economía digital".
En este cuarto año, el informe de State of Application Delivery, examina el papel vital de los servicios de aplicación, permitiendo a las empresas implementar aplicaciones rápidas, inteligentes y seguras. Cerca de 3,000 profesionales de TI, networking, aplicaciones y seguridad alrededor del mundo, de los cuales 177 pertenecen a América Latina, opinaron acerca de la entrega de aplicaciones que van desde la nube pública y privada hasta la adopción de múltiples nubes; los crecientes retos de la seguridad; automatización, orquestación y el futuro de servicios de aplicaciones empresariales.
Principales puntos a destacar
Las respuestas de los encuestados en todo el mundo abarcó industrias como el gobierno, servicios financieros, tecnología y educación. Los roles de los encuestados iban desde la infraestructura, la seguridad de TI, el desarrollo de aplicaciones y desarrollo de operaciones (DevOps, por sus siglas en inglés) hasta la C-Suite. Los puntos clave fueron:
La transformación digital inspira nuevas arquitecturas e iniciativas de optimización de TI: Según el 76 % de los encuestados en la región latinoamericana, optimizar la infraestructura y los procesos de TI sigue siendo el principal impulsor de proyectos de transformación digital mientras que el 45 % de éstos, señaló que la transformación digital fomenta la entrega de aplicaciones desde la nube. Además, el 42 % afirmó que está cambiando la forma de desarrollar aplicaciones mientras que el 58 % informó que utilizan la automatización y orquestación.
La multinube permite la estrategia "mejor nube para la aplicación": La mayoría de las organizaciones tienen como objetivo contar con la mejor estrategia para cada implementación de la aplicación, teniendo como consecuencia una arquitectura multinube. En la mayoría de los casos, el 87 % reportaron la utilización de ésta y el 56 % señaló que las decisiones son realizadas y tiene como base las necesidades de cada aplicación. En el caso de Latinoamérica, cerca de la mitad de los encuestados respondió que el 25 % de las aplicaciones están en la nube.
Los servicios de aplicación son las vías hacia el futuro: En promedio, las organizaciones se benefician de 16 diferentes servicios de aplicaciones para mantenerlas rápidas, seguras y disponibles. La seguridad sigue siendo el servicio de aplicación más importante, no obstante, los servicios de accesibilidad se han convertido en una necesidad crítica este año debido a que las organizaciones dedicadas a TI se preparan para la economía digital. Cuatro de las cinco organizaciones de servicios planean implementar, en los próximos 12 meses, aplicaciones de accesibilidad, incluyendo SDN, API, IoT y HTTP / 2.
Cuando la multinube aumenta la confianza en la seguridad decrece: La transformación digital lleva a las organizaciones a entregar más aplicaciones de la nube, sin embargo, la confianza de éstas para enfrentar un ataque ha sido afectada debido a la falta de experiencia y conocimiento en la seguridad de aplicaciones implementadas en nubes públicas. De hecho, este año el 28 % señaló que proteger las aplicaciones es uno de los principales retos de seguridad mientras que en la región, el 55 % de los encuestados ve como un gran reto el aumento de la sofisticación de los ataques. Esto, ha llevado a que en la región exista un incremento en las organizaciones que implementan los firewalls de aplicaciones web (WAF, por sus siglas en inglés) mientras que el 59 % cuenta con uno en funcionamiento. Cabe mencionar que el 51 % de los encuestados señaló que lanzar una aplicación sin las medidas de seguridad correspondientes es un grave error.
Automatización y orquestación, a toda marcha: TI está adoptando la programación y estandarizando su automatización y orquestación de entornos, con el objetivo de contar con TI más eficiente y reducir los gastos operativos (OpEx, por sus siglas en inglés). Aproximadamente, tres de cada cuatro encuestados (74 %) declaran el uso de la automatización en la operación de infraestructura de TI como "algo" o "muy" importante. La mayoría (70 %) está utilizando la automatización para realizar un TI más eficiente con el objetivo de reducir el OpEx mientras que cerca de la mitad (51 %) están buscando a escalabilidad para satisfacer la demanda.

Hora de Fecho: "As apps de maior sucesso substituem as mães"

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Professor, consultor e coach, David Baker especializou-se em tecnologia e emoções. Ao Observador, falou da vida online, da solidão, de Silicon Valley e das apps dos "solteiros de 20 e poucos anos".
O antigo ministro do PSD e antigo patrão de Passos foi escolhido por Rio para coordenar a área da Defesa no Conselho Estratégico Nacional. Antigo ministro Luís Filipe Pereira vai coordenar saúde.
Centeno e o ministério que dirige foram chamados de "força de bloqueio" das despesas na saúde pela deputada do Bloco de Esquerda. Ministro responde que é o custo de ter reputação de país cumpridor.
Os resultados provisórios das candidaturas ao apoio da Direção-Geral das Artes (DGArtes) geraram a indignação dos profissionais do setor, sobretudo do teatro. Mas, afinal, o que é que está em causa?
O presidente do Sporting Clube de Portugal aproveitou a conferência "Violência no Desporto", realizada na Assembleia da Réepública, para apontar o dedo ao "lixo tóxico" dos media.
Para substituir trabalhadores em greve em Portugal, a Ryanair tentou recrutar tripulantes noutros países. Mas quem se recusou foi ameaçado. Quantas irregularidades terá a empresa cometido no processo?
Na segunda entrevista que deu depois do escândalo da Cambridge Analytica, o fundador do Facebook falou sobre quase tudo: a segurança, o controlo da rede social, a Apple e até Myanmar.
Foram revelados os vencedores do concurso de fotografia ZEISS, que entrega prémios a fotografias que contem "histórias por contar". O vencedor foi um artista belga no Dubai. Veja todas as imagens.
A procuradoria de Schleswig-Holstein pediu esta terça-feira a extradição de Carles Puigdemont, detido na Alemanha desde 25 de março, para Espanha. Ministério Público acredita haver perigo de fuga.
Tem 20 anos, nasceu num campo de refugiados e é a primeira modelo de hijab na capa da Vogue britânica. A bíblia da moda quer definir novas fronteiras para 2018 e atenuar estereótipos na moda.
São cada vez mais restritas as regras aplicadas a cheerleaders norte-americanas, entre aquilo que podem vestir, o tipo de corpo que podem ter e as pessoas com quem se dão nas redes sociais. 
Opinião

Laurinda Alves
Esbarramos vezes demais na inconcebível antipatia de profissionais cuja função é o atendimento público e nunca deixo de me espantar com esta atitude. Ou antes, com esta falta de profissionalismo.

Alexandre Homem Cristo
Em 2019, serão publicados dados para a avaliação do programa de Matemática. A tão pouco tempo de ter indicadores fiáveis, haverá necessidade de arriscar destruir algo que pode estar a correr bem?

Diogo Alves
O sistema de educação tem de mudar, uma vez que não podemos continuar a ensinar o mesmo às nossas crianças porque é impossível competir com máquinas. É preciso ensiná-las algo único.

Luís Rosa
O ministro das Finanças gostava de ser venerado como Hans Eichel. Mas, ao contrário do seu colega alemão que foi um reformista, Centeno faz parte de um Governo que só faz navegação à vista.

Helena Matos
Depois do voto na AR sobre a Catalunha como vai agir o parlamento perante a crise em Gaza? O "realejo de disparates" vai continuar a ser dirigido pelo activismo de votos de pesar do BE e do PCP?
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

AVEIRO: GNR apresenta Atividade operacional da última semana

O Comando Territorial de Aveiro levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Aveiro, na semana de 26 de Março a 1 de abril, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando os seguintes dados operacionais:
1.Detenções: 31 detidos em flagrante delito, destacando-se:
·12 por condução sob o efeito do álcool;
·Nove por condução sem habilitação legal;
·Três por tráfico de estupefacientes;
·Um por posse ilegal de arma;
·Um por falsificação de nota técnica. 
2. Apreensões:
·36 doses de haxixe;
·Uma arma de fogo;
·Uma arma branca;
·Um bastão.

3. Trânsito:
 Fiscalização: 1 156 infrações detetadas, destacando-se:
·197 excessos de velocidade;
.46 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
·48 relacionadas com a iluminação e sinalização;
·30 por falta ou incorrecta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças.
 Sinistralidade: 161 acidentes registados, destacando-se:
·Três feridos graves;
·38 feridos leves.

4.Fiscalização Geral: 25 autos de contra-ordenação por infracções ambientais;
5.Ações de Sensibilização: Duas no âmbito do programa “Floresta Protegida”;

IGUEIRA DA FOZ: Natália Correia recordada no Auditório Municipal

Resultado de imagem para FIGUEIRA DA FOZ: Natália Correia cortada no Auditório MunicipalO Auditório Municipal acolheu, no passado dia 29 de março à noite, no âmbito das 5as de leitura e em comemoração do Dia Mundial da Poesia,  a peça de teatro “Nome: Natália”, uma produção da Trêsmaisum, seguida de uma tertúlia com Fernando Dacosta, amigo da falecida poeta e autor do livro «Botequim da Liberdade», sobre a vida de Natália Correia. 
Duas mulheres em palco, num cenário doméstico elegante. Uma das mulheres é imediatamente reconhecível: o cabelo apanhado, o lenço a alongar os gestos, a boquilha em riste, como uma arma, de sedução pela substância e, por muito que ela o recusasse, pela forma. A outra mulher, muito mais discreta, é jornalista. A Natália faz as perguntas que se impõem a um dos maiores vultos culturais portugueses do século XX, em quem a fronteira entre o génio e a inadequação à sociedade do seu tempo era, como tantas vezes acontece, ténue: Corpo ou espírito? A insularidade vive na alma? Que fantasmas vivem toda a vida em nós? A quem nos abandona, devemos agradecer pela liberdade e pela força a que nos obrigam?
Depois da peça, que revela uma Natália Correia a um tempo resoluta e frágil, promotora de convívios inesquecíveis e senhora de uma incontornável solidão, que se entrega à indignação e às paixões com a mesma intensidade, realizou-se uma tertúlia, com as duas atrizes,  Maria Emília Castanheira e Ana Paula Costa - que, para além de intérprete neste espetáculo, é a autora da Fotobiografia de Natália Correia, editada pela D. Quixote e que deu o mote à peça - e o escritor Fernando Dacosta, que privou muito de perto com a também romancista, dramaturga e ensaísta, Natália Correia. As suas excentricidades, as polémicas que a envolveram e a dificuldade que teve em integrar-se numa Lisboa ainda impreparada para uma mulher insubmissível e indomável, deram o mote à conversa que se prolongou pela noite dentro.

Frederico Morais defronta Gabriel Medina nos quartos de final em Bells Beach

O português Frederico Morais vai defrontar o brasileiro Gabriel Medina nos quartos de final do Rip Curl Pro Bells Beach, da segunda etapa do circuito mundial de surf.
'Kikas' assegurou pelo menos o quinto lugar no campeonato ao terminar o terceiro 'heat' da quarta ronda no segundo lugar, com 11,16 pontos (5,33 e 5,83), menos 1,41 do que o havaiano Ezekiel Lau, que contabilizou 12,57 (5,4 e 7,17), suficientes para eliminar o norte-americano Conner Coffin, que não foi além dos 11,10 (5,03 e 6,07).
Nos quartos de final, o surfista português vai disputar a qualificação para as meias-finais frente a Medina, campeão do mundo em 2014, na quarta bateria. Em caso de vitória, será a segunda presença do luso nesta fase da prova, depois de ter chegado à final em Jeffreys Bay, na África do Sul, no ano passado.
Em 2017, na estreia no circuito mundial, Frederico Morais chegou aos quartos de final em Bells Beach e terminou o ano no 14.º lugar do 'ranking'.
Os 'quartos' vão arrancar com o embate entre o taitiano Michel Bourez e o norte-americano Patrick Gudauskas, antes do duelo entre os australianos Owen Wright e Mick Fanning, que cumpre a despedida do circuito, e do confronto entre Lau e o brasileiro Italo Ferreira.

Fonte: Lusa

Guia Boa Cama Boa Mesa distinguiu seis hotéis e três restaurantes do Centro de Portugal


Um quinto das unidades hoteleiras premiadas são do Centro de Portugal, o que evidencia a grande qualidade da oferta da região.

A qualidade da oferta do Centro de Portugal nas áreas da hotelaria e restauração continua a ser distinguida e a colecionar galardões. Os prémios atribuídos pela edição 2018 do “Guia Boa Cama Boa Mesa” confirmam a região como uma região de turismo de excelência, com a atribuição de quatro Chaves de Ouro, duas Chaves de Prata, dois Garfos de Ouro e um Garfo de Prata.

Para a equipa do guia do jornal “Expresso”, que divulgou ontem a lista dos escolhidos, seis dos 31 melhores hotéis do país (cerca de um quinto do total) estão localizados na região Centro de Portugal. Destes, quatro receberam a Chave de Ouro – Areias do Seixo Charm Hotel (Mexilhoeira, Torres Vedras), Casas do Côro (Marialva, Mêda), H2otel Congress & Medical Spa (Unhais da Serra, Covilhã) e Rio do Prado (Arelho, Óbidos) – e dois foram agraciados com a Chave de Prata: o Luz Charming Houses (Fátima, Ourém) e o Sapientia Boutique Hotel (Coimbra).

Com Garfo de Ouro, o “Boa Cama Boa Mesa” premiou dois restaurantes do Centro de Portugal: o Mesa de Lemos (Silgueiros, Viseu) e o Rei dos Leitões (Mealhada). O Vallécula, em Valhelhas, Guarda, foi distinguido com um Garfo de Prata.

O Turismo Centro de Portugal congratula-se pelo contributo inestimável dos empresários da região, os premiados e não só, no trajeto de diferenciação e de qualidade ímpar que já se impõe como uma marca desta região.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, sublinha que a atribuição de mais estes prémios realçam a qualidade crescente da oferta na região. “Estes prémios atribuídos pelo ‘Guia Boa Cama Boa Mesa’ mostram, mais uma vez, o excelente trabalho realizado no Centro de Portugal pelos empresários da hotelaria e restauração. Alcançar níveis elevados de qualidade e excelência é um esforço permanente de quem está por detrás dos hotéis e dos restaurantes e, felizmente, os resultados estão à vista. Quem visita esta região já sabe, à partida, que, além de um território fantástico para conhecer, tem à sua espera espaços de descanso e gastronómicos ao nível do melhor que se faz internacionalmente”, enalteceu.

Os prémios “Boa Cama Boa Mesa” são dos mais prestigiados no setor da restauração e hotelaria em Portugal, reconhecendo, desde 2013, unidades que se destacam em Portugal. Este ano, o leque de agraciados foi alargado, sendo pela primeira vez atribuídos Chaves e Garfos de Prata.