sábado, 25 de setembro de 2021

SEF detém em Portimão cidadão estrangeiro procurado pela Interpol

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras anunciou hoje, que deteve em Portimão, um cidadão estrangeiro, de 28 anos, que tinha um mandado de captura internacional emitido pela Interpol, para cumprimento de uma pena por roubo.

Em comunicado, o SEF diz que “deteve, em Portimão, um cidadão estrangeiro, do sexo masculino, de 28 anos de idade, sobre o qual pendia um mandado de captura internacional emitido pela Interpol, com vista à sua extradição, para cumprimento de pena por crime de roubo”.

Após diligências do SEF, para a localização daquele cidadão, este foi detido e apresentado ao Tribunal da Relação de Évora, "onde lhe foi determinada a sua condução ao Estabelecimento Prisional de Lisboa, local onde aguardará os ulteriores termos do processo de extradição”, adianta a nota.

O SEF informa ainda que, na sexta-feira, deteve outros dois cidadãos estrangeiros, um no aeroporto do Porto e outro no de Lisboa, “ambos com cartões de identidade italianos que apresentavam fortes indícios de contrafação”.

“No dia de ontem [sexta-feira], o SEF deteve, no Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, no controlo de saída do país, um outro cidadão estrangeiro que tentava embarcar num voo com destino a Manchester, no Reino Unido”, refere o comunicado.

Isto no mesmo dia, em que no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, “um terceiro cidadão estrangeiro que tentava embarcar num voo com destino a Stansted, Londres”, também foi detido pelo SEF.

Os dois homens, que tinham cartões de identidade italianos e que “apresentavam fortes indícios de contrafação”, serão presentes no Tribunal da Comarca respetiva “para validação da detenção e aplicação de medidas de coação”.

Madremedia / Lusa

Cineteatro Anadia acolhe Stand Up Comedy em Outubro

O espetáculo “Aldo Lima desde Pequenino" vai subir ao palco do Cineteatro Anadia, no próximo dia 16 de outubro, pelas 21h00. Trata-se de um show de stand up comedy inteligente, e carregado de gargalhadas.

O espetáculo “Aldo Lima desde Pequenino" é a junção de textos que foi testando nos últimos tempos e material novo que descrevem de forma irónica, acutilante e sagaz a sua visão perspicaz do mundo em que vive e viveu... desde pequenino. Um espetáculo inteligente e carregado de gargalhadas, porque afinal, Aldo Lima sempre foi assim... Aldo Lima desde Pequenino.

Os ingressos para o espetáculo, que podem ser adquiridos na bilheteira online BOL (www.bol.pt), ou no Cineteatro de Anadia às sextas-feiras e sábados, das 19h00 às 23h00, e no dia do espetáculo, a partir das 14h00, têm um custo de 7,00€. Para os portadores dos Cartões Anadia Jovem e Anadia Sénior o custo é de 3,50€.

Anadia distinguida com Bandeira Verde Eco XXI

Anadia conquistou, uma vez mais, o galardão Bandeira Verde Eco XXI 2021. A distinção, instituída pela Associação Bandeira Azul da Europa, que visa reconhecer o trabalho realizado pelos municípios em prol do desenvolvimento sustentável, foi entregue no dia 22 de setembro, numa cerimónia que decorreu em Santo Tirso.

O Município recebeu ainda uma Menção Honrosa, no âmbito do projeto “O Mar começa aqui”, no qual estiveram envolvidas 11 escolas do concelho. A iniciativa “O Mar Começa Aqui” visa compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral, e da qualidade da água doce e salgada em particular.

De salientar que, desde 2015, o Município de Anadia tem vindo a traçar um caminho de grande sustentabilidade, apostando em várias políticas ambientais e na promoção de boas práticas, o que se tem refletido na pontuação que tem vindo a obter, ao longo destes anos, por parte da ABAE.

O ECO XXI é um Programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela ABAE desde 2005, dirigido principalmente aos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local. Visa a identificação e o reconhecimento de boas práticas de sustentabilidade valorizando, entre outros aspetos: a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental.

Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este Programa pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.

Ao aferir a qualidade do desempenho do município, o ECO XXI constitui-se ainda como uma ferramenta de gestão interna, apontando caminhos e metas no sentido da sustentabilidade.

 

Português acusado de crimes sexuais foi detido na Alemanha e já extraditado

A PJ foi à Alemanha para trazer o indivíduo, que deverá cumprir pena de prisão de dez anos.

Um português de 36 anos, detido na Alemanha, foi extraditado para o território nacional para cumprimento de uma pena de dez anos de prisão pela prática de crimes sexuais em Portugal, anunciou a Polícia Judiciária neste sábado.

"A extradição surge na sequência da prática dos crimes de sequestro, pornografia de menores, atos sexuais com adolescentes, abuso sexual de crianças e violação, agravados, cometidos no ano de 2010 na zona do Bombarral [distrito de Leiria], sobre duas vítimas do sexo feminino, menores de idade", lê-se no comunicado.

A PJ adianta que a extradição do cidadão português, detido recentemente na Alemanha em cumprimento de um mandado de detenção europeu, foi operacionalizada através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria e da Unidade de Cooperação Internacional.

A PJ deslocou-se à Alemanha, "onde o detido lhe foi entregue pelas autoridades alemãs, tendo custodiado o seu transporte e guarda até território nacional, bem como a entrega do mesmo, aos Serviços Prisionais, para cumprimento de pena de dez anos de prisão em que foi condenado".

RR

GNR apreende mais de cem quilos de bivalves na Gafanha da Nazaré

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, no dia 23 de setembro, apreendeu 104 quilos de bivalves, na localidade da Gafanha da Nazaré.

No âmbito de uma ação de fiscalização, levada a cabo com o objetivo de controlar o cumprimento das regras de transporte e comercialização de bivalves, os militares da Guarda fiscalizaram uma viatura que transportava 104 quilos de amêijoa-macha, sem documento de registo e de transporte obrigatórios, o que não permitia determinar a origem dos bivalves, nem o cumprimento das normas obrigatórias relativas à rastreabilidade, havendo assim possibilidade de se constituírem um perigo para a saúde pública.

No decurso da ação foi identificado o condutor da viatura, um homem de 46 anos, e elaborado o respetivo auto de contraordenação.

A Guarda Nacional Republicana alerta que a captura deste tipo de bivalves, sem que os mesmos sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública caso sejam introduzidos no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem do bivalve fulcral para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo.

Imagem: Rádio Terra Nova

“Um ferro velho.” Trabalhadores das conservatórias queixam-se de “parque informático jurássico”

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Registos e Notariado pede que seja feita uma avaliação profunda das necessidades dos serviços ao nível técnico e de recursos humanos.

Ministério da Justiça decidiu adiar por uma semana a iniciativa casa aberta para resolver atrasos na renovação do cartão do cidadão e passaporte. Assim, só no primeiro sábado de outubro, a iniciativa vai arrancar em nove lojas do cidadão e no Campus da Justiça, em Lisboa. Uma medida que Arménio Maximino, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Registos e Notariado, acredita que vai ajudar, mas não é suficiente, até porque os recursos humanos são escassos e os equipamentos informáticos das conservatórias são, na sua perspetiva, "um ferro velho".

"A falta de recursos humanos não é só na gestão do cartão e do passaporte. Nós temos mais de 120 mil processos de atribuição de nacionalidade. Há conservatórias com atrasos já de um ano. O registo predial começa também a ter atrasos. O registo comercial começa também a ter atrasos. Todas as medidas que possam vir a ser feitas para melhorar a capacidade de resposta e tirar os cidadãos deste sufoco que é terem acesso a serviços sociais são bem-vindas e só podemos aplaudir. O que me parece é que não são suficientes e não vão resolver o problema", sustenta em entrevista à TSF

Há poucos funcionários e os equipamentos com que têm de trabalhar também começam a ficar obsoletos denuncia Arménio Maximino: "Temos computadores de 2003. Nalgumas conservatórias estão, literalmente, presos por arames. Temos canetas para o cartão de cidadão completamente partidas, coladas com fita-cola, o que obriga as pessoas a assinarem duas ou três vezes porque nem sempre fica bem à primeira. Temos ferro velho em termos de parque informático. Temos um parque informático e aplicações informáticas que são jurássicas."

Maximino dá o exemplo de um caso reportado recentemente por um colega: "Ao ligar ao computador o leitor do cartão de cidadão, o computador desligou. Teve de o reiniciar e demorou 15 minutos."

"O Governo promete em propaganda Ferraris e depois os utentes chegam aos serviços e aquilo que temos para lhes oferecer são ferros velhos", remata.

O presidente do sindicato pede, por isso, que seja feita uma avaliação profunda das necessidades dos serviços ao nível técnico e de recursos humanos.

Ana Sofia Freitas / Sara Beatriz Monteiro / TSF

Despiste seguido de incêndio faz três mortos no Montijo

As vítima eram ocupantes do veículo. O acidente ocorreu junto à localidade de São Gabriel, freguesia de Canha.

Três pessoas morreram hoje após o despiste seguido de incêndio do veículo onde seguiam na Estrada Nacional 10, no concelho do Montijo, distrito de Setúbal, disseram à agência Lusa fontes da proteção civil e da GNR.

Segundo as fontes, o acidente ocorreu no troço da estrada junto à localidade de São Gabriel, freguesia de Canha, concelho do Montijo, e o alerta às autoridades foi dado às 07:42.

Após o despiste, o veículo ligeiro de passageiros incendiou-se e os três ocupantes morreram, explicou à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal.

As causas do despiste vão ser investigadas pelo Núcleo de Investigação Criminal em Acidentes de Viação do Destacamento de Trânsito de Setúbal da GNR.

As operações envolveram 15 operacionais, apoiados por seis viaturas, incluindo meios dos bombeiros de Canha, da GNR, e do Instituto Nacional de Emergência Médica, que enviou a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Centro Hospitalar Barreiro Montijo.

RR

Imagem: CM

Dependentes, só de Deus

 

  • Pe. David Francisquini *

As grandes manifestações do dia 7 de setembro último — festa de nossa Independência — ao mesmo tempo que deram muita esperança ao País de sair do atual impasse a que foi submetido por forças nada ocultas, causaram abatimento não pequeno nas hostes esquerdistas, incluindo os que sonhavam com a dita terceira via, o que parece bom presságio.

Tenho o hábito, adquirido desde os anos de Seminário, de recorrer às Sagradas Escrituras para preparar sermões e outros estudos, entretendo-me ora com a sabedoria, ora com a ciência, ora com os conselhos ali encontrados, ora com a linguagem grandiloquente e a beleza incomparável de suas metáforas.

E por que vos inquietais com o que vestirá? Considerai como crescem os lírios do campo; eles não trabalham nem fiam. E digo-vos, todavia, que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu jamais como um deles” (6, 28).

Do Novo Testamento, cito apenas a parábola dos lírios do campo, que só poderia ter sido expressa por um Deus… Detenha-se comigo, leitor, e admiremos uma vez mais a beleza da narração de São Mateus ao escrever as palavras de Jesus Cristo quando tratou de nosso desapego aos bens terrenos:

As palavras inspiradas pelo Espírito Santo são portadoras de grande carga simbólica. Quantos servos de Deus dedicaram as suas vidas a fim de meditá-las, estudá-las, e assim se santificarem, tendo muitos deles deixado consignadas grandes obras para o aproveitamento dos homens e regozijo dos anjos, redundando tudo para a glória de Deus.

 Ainda ontem, lendo e meditando o Livro do Eclesiastes, que muitos atribuem a Salomão, refleti sobre o simbolismo das referências à direita e esquerda, expressões hoje até muito bagatelizadas, mas que não deixam de despertar curiosidade quando tomadas dos livros sagrados e aplicadas às circunstâncias políticas como a que atravessamos no presente momento.

Com efeito, um embate bastante politizado vem ocorrendo no Brasil, fenômeno pouco comum entre nós, pelo menos até o advento das redes sociais, pois os grandes meios de comunicação imperavam de modo absoluto como os únicos que sabiam e poderiam ‘pensar’ pelos brasileiros, impingindo suas tendências, suas modas, suas ideias, enfim, sua filosofia de vida.

As grandes manifestações populares em defesa de nossas antigas instituições — como a família, guardiã dos bons costumes, da boa ordem social com o respeito ao próximo e ao seu patrimônio, resguardada por um Judiciário que inspirava confiança não apenas imediata, mas perene — representam a projeção do que a média dos brasileiros pensa sobre o que se convencionou chamar de direita e esquerda em matéria política, aliás termos hauridos dos tempos da Revolução Francesa.

Por oportuno, menciono uma passagem que me atraiu a atenção do livro do Eclesiastes: “O coração do sábio está na sua mão direita, e o coração do insensato na sua esquerda” (Ecl.10, 2). Ainda que o autor dessas palavras não tivesse em vista o Brasil atual, nem nossa política, creio ser válida a sua aplicação às circunstâncias de nossa situação.

Enganam-se os que pensam em conduzir o Brasil para as vias propostas pela esquerda política, ou seja, o comunismo, o socialismo, o bolivarianismo e tanto outros ismos, com tudo de desastroso que se encontra em seu bojo. As manifestações públicas de 7 de setembro e aquelas que as precederam a partir de 2013 demonstram a existência de um Brasil profundo a bradar que sua bandeira jamais será comunista e que ele deve se manter nas vias da civilização cristã.

Nesse sentido, sob a proteção maternal de Nossa Senhora Aparecida, o Brasil se torna um luzeiro para o mundo, que parece estertorar-se diante de tantos contratempos criados e alimentados pelos próprios homens. Com efeito, tudo o que se tem procurado à guisa de solução vem fracassando ano após ano, dia após dia. Por quê? Porque os homens não querem reconhecer o erro cometido de terem rompido com a doutrina e a lei de Jesus Cristo.

Referi-me acima ao Eclesiastes, agora vejamos o que diz o livro Eclesiástico, 10,7-8:

“A soberba é aborrecida por Deus e pelos homens e toda a iniquidade das nações é execrável. O reino é transferido de uma nação à outra por causa das injustiças, das violências, dos ultrajes e de toda sorte de enganos.”

De uma coisa eu tenho certeza e os conclamo a colocar em prática: rezar, confiar e esperar que o Brasil volte para o seu passado cristão, a fim de que seja como uma cidade forte situada sobre um monte, imune de ser ultrajado e violentado pela injustiça e de vir a depender de alguma nação despótica.

ABIM

____________

*Sacerdote da Igreja do Imaculado Coração de Maria – Cardoso Moreira (RJ)

Challenger Series: Yolanda Hopkins termina em 9.º lugar no US Open of Surfing

 Califórnia (25/09/2021) - Yolanda Hopkins alcançou esta sexta-feira o 9.º lugar final no US Open Of Surfing, em Huntington Beach. A surfista algarvia foi a melhor representante da armada lusa presente na prova californiana, que serviu de etapa inaugural do novo circuito Challenger Series da World Surf League, que serve de qualificação para o Circuito Mundial do próximo ano.

Com Yolanda e Vasco Ribeiro a conseguirem superar as primeiras rondas desta mítica prova, esta sexta-feira era uma jornada decisiva para determinar quem chegava às rondas finais. Mas o mar acabou por não colaborar com os surfistas portuguesas, que despediram-se, assim, de prova.

A primeira a entrar na água foi Yolanda Hopkins, que conseguiu chegar à fase woman-on-woman, disputando o acesso aos quartos-de-final frente à jovem norte-americana Caitlin Simmers. A pequena surfista mostrou todo o potencial que tem e conseguiu um triunfo sólido frente a Yolanda, com 12,83 pontos contra 8,76. Apesar de nunca ter baixado os braços até ao toque da buzina, a surfista portuguesa já não teve oportunidade de virar o resultado.

Apesar da derrota, com este resultado Yolanda garantiu já 3500 pontos para o ranking e ainda 2750 dólares de prémio. Um bom sinal para as próximas etapas, que se vão disputar na Europa. Na prova feminina destaque ainda para a prestação de Teresa Bonvalot, que foi eliminada na ronda 2, e Carolina Mendes, que perdeu na ronda inaugural.

Mas Portugal ainda tinha Vasco Ribeiro em prova, ele que ia competir na ronda 3, em busca de presença nos oitavos-de-final da prova masculina. Só que o mar voltou a não colaborar e Vasco acabou por ser superado pelo taitiano Mihimana Braye e pelo norte-americano Jake Marshall, num heat em que somou apenas 5,47 pontos. Um desfecho que faz com que o surfista do Estoril termine no 17.º posto, trazendo da Califórnia 2000 pontos para o ranking e 2000 dólares em prémio.

Agora, os surfistas portugueses regressam ao nosso país, onde a partir de 2 de Outubro começa a segunda etapa deste circuito. A Ericeira recebe a segunda de quatro etapas do circuito Challenger Series, com Frederico Morais a juntar-se a este quarteto. A armada lusa poderá ainda receber mais elementos, em virtude dos wildcards disponíveis.

De Portugal o circuito segue para a França, ainda em Outubro, e entre o final de Novembro e início de Dezembro tudo se vai decidir na etapa final, marcada para Haleiwa, no Havai. Em jogo estão 12 vagas para o circuito mundial masculino e seis para o feminino.

Foto: Yolanda Hopkins  (WSL)

Início da Empreitada de Requalificação do Edifício de Cirurgia/Imagiologia do IPO de Coimbra – 27 de setembro

O Conselho de Administração do IPO de Coimbra, vem por este meio, levar ao vosso conhecimento que:

·A Empreitada de Requalificação do Edifício de Cirurgia/Imagiologia do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil E.P.E. terá inicio na próxima segunda-feira, dia 27 de setembro, com uma previsão de execução de 675 dias.

·Esta obra obrigará à alteração dos circuitos de acesso ao IPO de Coimbra, passando a ser privilegiada a circulação pela Rua Dr. José Alberto Reis. 

·Está em curso uma ampla campanha de comunicação e sensibilização de doentes, profissionais e comunidade. 

·Ao longo das próximas semanas o campus hospitalar irá sofrer alterações estruturais para a instalação do estaleiro e demolição do edifício atual.

·Em articulação com outras entidades, o Conselho de Administração procurará implementar as melhores soluções para minimizar o impacto desta obra na dinâmica diária da Instituição e da área envolvente da Cidade.

·O novo edifício vai materializar um projeto há muito tempo sonhado e imprescindível ao desenvolvimento das atividades do IPO Coimbra em prol da melhor assistência ao Doente Oncológico.

QUEM É QUEM: ATELIER CENTRAL ARQUITECTOS. CONHEÇA O ATELIER AQUI!


NOTA INTRODUTÓRIA: No Quem é Quem de hoje, revelamos o percurso de uma personalidade ligada à Arquitectura ou Engenharia. Nesta edição vamos ficar a conhecer Quem é ATELIER CENTRAL Arquitectos.
José Martinez Silva (Lisboa, 1966) | Arquitecto CEO, fundador e coordenador do ATELIER CENTRAL (AC) formou-se na Faculdade de Arquitectura | Universidade Técnica de Lisboa em 1989.

Foi eleito Delegado Ordem dos Arquitectos para o triénio 2020-2023.
Ao longo do seu percurso, tem desenhado e desenvolvido trabalhos em diversos ramos, designadamente: comercial, residencial, cultural, lazer, ensino, hotelaria, tendo uma vasta experiência em design corporativo.
Encarando a investigação como um caminho para o desenvolvimento professional, realizou várias formações, destacando-se: Certificate in sustainable construction LEED, of U.S. Green Building Council, ADENE; Pathology, Rehabilitation and Preservation of Buildings’ Structures course, bem como Technology of Construction of Solar Passive and Low Energy Buildings, ambos no I. S. Técnico. Em 2018 completou o Executive MBA no TEAMVIEW INSTITUE.
Com trabalhos publicados em conceituadas revistas, sites e artigos da especialidade, José Martinez tem vindo a ser distinguido com relevantes prémios e concursos internacionais, tais como: 2017 American Architecture Prize – The Firm of the Year Award, 2016; International Space Design Award Idea-Tops, 2016 Special Mention (Escola Secundária de Montemor-o-Velho);
Architizer A+Awards; Prémio Valmor 2011 (Escola Secundária Vergílio Ferreira, Lisboa); OECD Escola referência – Selected entries for the Compendium of Exemplary Educational Facilities, 2011 (Infantário de Bicesse); SIL Salão Imobiliário Lisboa 2010 (Escola Secundária Josefa de Óbidos); nomeação para Prémio Secil 2007 (Casa em Azeitão); Prémio Municipal Conde de Oeiras 1999 (Centro Cultural Pedreira Italiana), entre outros.
Em 2014, lançou a myBUILDIN.pt, uma startup apoiada numa plataforma web que visa ajudar os utilizadores a estimar custos de remodelação de obras.
Criou o ATCENTRAL Group, uma empresa de consultoria e investimento imobiliário, assente num consolidado histórico de gestão de activos e serviços de arquitectura.

Projectos:
Projecto de Requalificação e Ampliação da Escola Básica Anselmo de Oliveira
Paço de Arcos – 2021

Projecto de Requalificação Urbana e Ambiental do Espaço Público de Vendas Novas
Vendas Novas – 2021

Projecto de Instalações Integradas da LIGHTHOUSE da PORSCHE Immobilien Portugal
Lisboa – 2021

GABINETE:

Publicado em 24-09-2021,

"Ninguém nos diz como deve ser a nossa Lei": Talibãs aplicam corte de mãos e execuções como castigos


Um dos líderes do grupo diz que amputação de membros "é necessária para a segurança".
Execuções dos talibãs aconteciam em estádios
Mullah Noorudin Turabi, um dos fundadores dos talibãs e responsável pela aplicação da dura interpretação que o grupo faz da Lei islâmica garante que os castigos corporais, como a amputação de mãos e as execuções de quem os talibãs considerem ‘criminosos’ vão voltar a ser aplicados no Afeganistão.

Em entrevista à Associated Press (AP), Turabi rejeita as críticas anteriormente dirigidas ao grupo, quando governava o país em meados dos anos 90, e que agora poderão voltar, por parte da comunidade internacional. Na altura, as execuções a sangue frio e amputações eram feitas em estádios com público nas bancadas. "Toda a gente nos criticou pelos nosso castigos em estádios, mas nós nunca dissemos nada a ninguém sobre as leis ou castigos que aplicam. Ninguém nos vai dizer como deve de ser a nossa Lei. Nos vamos seguir o Islão e basear as nossas leis no Corão", atira o responsável, de cerca de 60 anos, que chegou a ser ministro da Propagação da Virtude e Prevenção do Vício, uma espécie de polícia religiosa.

Na última vez que os talibãs governaram o Afeganistão, os castigos aconteciam também na mesquita de Eid Gah, para além dos já referidos estádios. Calcula-se que milhares de homens tenham sido alvo dos violentos castigos. Os julgamentos e condenações não eram públicos e o poder judicial estava nas mãos dos clérigos Islâmicos, cujo único conhecimento da Lei era o da Lei Islâmica, na sua vertente profundamente conservadora e religiosa.

Para os condenados por homicídio, a sentença era a execução com um tiro na cabeça, feita pela família do condenado, que tinha a hipótese de aceitar "dinheiro sujo" ou "dinheiro de sangue" para não matar o arguido. Para os ladrões o castigo era a amputação de uma mão. Caso o roubo fosse levado a cabo junto a uma estrada, passavam a ser cortados um pé e uma mão.

"Cortar as mãos é necessário para a segurança", assegura Mullah Noorudin Turabi, adiantando que o gabinete responsável pelas punições ainda está "a desenvolver as suas políticas" e a analisar se os castigos voltarão a ser feitos em público.

"Nós mudámos do passado", afirma o responsável sobre a aceitação da tecnologia atual pelos talibãs, sublinhando que o facto de poderem "atingir milhões de pessoas" com os vídeos das execuções e outros castigos, "tem um efeito de prevenção" dos crimes.

"Tínhamos completa segurança em todas as partes do país", diz Mullah Noorudin Turabi sobre o final dos anos 90, em que ele estava no Governo e algumas regras instauradas eram a proibição de ouvir música, a obrigação de usar turbante em todas as instâncias governamentais, a proibição da prática do desporto. Havia ainda uma ‘polícia’ do Ministério da Propagação da Virtude e Prevenção do Vício que obrigava os homens a irem rezar à mesquita cinco vezes por dia e espancavam os que aparassem a barba.

Fonte: CM, 
Pedro Zagacho Gonçalves (pedrogoncalves@cmjornal.pt.) 24 de Setembro de 2021 às 12:42