sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Obra do Rossio avança para a rotunda das “Pontes”; Praceta Infante D. Henrique aberta ao trânsito

 I – Obra do Rossio avança para a rotunda das “Pontes”
Condicionamentos de trânsito: acesso ao Bairro da Beira Mar através da Avenida; “Pontes” servem apenas ligação entre a Rua Clube dos Galitos e a Rua Batalhão Caçadores 10
Prossegue a bom ritmo e de acordo com o planeado a obra de Requalificação do Largo do Rossio, iniciando-se no próximo dia 07 de novembro, terça-feira, a intervenção na Rotunda da Praça General Humberto Delgado / “Pontes”, que vai decorrer durante este mês de novembro 2023.
Desta forma e para ser possível minimizar o tempo da intervenção, o trânsito no acesso à rotunda das “Pontes” só será permitido no circuito direto entre a Rua Clube dos Galitos e a Rua do Batalhão de Caçadores 10. O acesso ao Bairro da Beira Mar continuará a ser permitido a veículos ligeiros, através da ligação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho / Rua Viana do Castelo à Rua José Estêvão. De resto, o acesso, via rotunda das “Pontes”, à Avenida Dr. Lourenço Peixinho e ao Bairro da Beira Mar, estarão totalmente vedados à circulação automóvel.
Depois de, no âmbito da obra do Rossio, ter sido feita a reabilitação estrutural das “Pontes”, uma complexa intervenção que decorreu na zona inferior das estruturas, com operação executada com base no canal da Ria, e depois de terminada a obra de qualificação da rotunda propriamente dita (círculo central aberto), é agora tempo de proceder à obra de alargamento dos passeios envolventes às “Pontes” e à repavimentação total das áreas pedonais e de circulação automóvel, cumprindo-se assim o projeto nesta área central da Cidade de Aveiro.
A Câmara de Aveiro agradece a compreensão dos Cidadãos para os incómodos causados à circulação, dando nota de que os desvios e percursos alternativos estarão devidamente assinalados no local da empreitada e na sua envolvente, estando também devidamente definidos e articulados com os respetivos operadores, os circuitos alternativos provisórios dos transportes públicos da Aveirobus e da Busway, para esta fase da obra.
Esta obra, que estamos a realizar nesta importante área da Cidade de Aveiro e que se aproxima do seu final, tem sido executada com todos os cuidados possíveis de boa compatibilização com a vida e as atividades nela existentes, e vai ter como resultado equipamentos novos e um espaço público de elevada qualidade a todos os níveis e para Todas as Pessoas, com ganhos para toda a Cidade e Município de Aveiro, para as diversas operações comerciais, económicas e sociais que nela se desenvolvem, para todos os Cidadãos seus utilizadores.

II – Praceta Infante D. Henrique aberta ao trânsito

A Câmara Municipal de Aveiro informa que abriu à circulação automóvel a Praceta Infante D. Henrique, na sua ligação à Avenida 25 de Abril, por forma a ajudar na boa gestão do trânsito naquela zona da Cidade.
A obra de requalificação urbana da Praceta Infante D. Henrique, um investimento da CMA no valor de 486.540€, aproxima-se da sua fase final de execução.
A opção pela qualificação deste local tem em conta a qualificações recentes do Largo das “5 Bicas” e da Avenida 25 de Abril, trazendo harmonia entre os espaços, onde a mobilidade suave, os peões e as zonas de estar ganham importância na vivência urbana.

Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

NEAMWAVE’23: EXERCÍCIO PARA TESTAR O ALERTA E GRAU DE PRONTIDÃO NA REAÇÃO A UM TSUNAMI


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realizam na próxima segunda-feira, 6 de novembro, entre as 8:00 e as 14:30 horas, o exercício NEAMWAVE’23.
O NEAMWAVE’23 visa testar a efetividade e o grau de prontidão do sistema de alerta para Tsunamis implementado na região do Atlântico Nordeste, Mediterrâneo e Mares Conexos (NEAMTWS, na sigla em inglês).

Trata-se de um exercício de comunicações durante o qual os diversos intervenientes de escalão nacional e internacional trocarão entre si notificações técnico-operacionais relacionadas com a eventualidade de um sismo responsável pela geração de um tsunami com impacto nas costas do Nordeste Atlântico, e em particular na costa portuguesa.

Portugal participa no exercício através do IPMA, da ANEPC, da Direção-Geral da Autoridade Marítima (DGAM), do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo da Marinha (MRCC – Maritime Rescue Coordination Centre), dos Serviços Municipais de Proteção Civil e Corpos de Bombeiros dos concelhos litorais e estuarinos de Portugal Continental, bem como através de um conjunto de entidades responsáveis pela gestão de infraestruturas vitais das redes de energia, abastecimento de água, comunicações e rodo e ferroviárias.

O IPMA intervém no exercício na dupla qualidade de Centro Nacional de Alerta de Tsunamis e de Tsunami Service Provider do NEAMTWS, sendo responsável pela monitorização, deteção e difusão de alertas de tsunami a entidades coordenadoras nacionais bem como às entidades de gestão da emergência de vários países do Nordeste Atlântico, como Marrocos, Espanha, Reino-Unido, Dinamarca, França, Alemanha e Irlanda, entre outros.

A ANEPC envolve no exercício os vários níveis da estrutura do sistema nacional de proteção civil, nacional, regional e sub-regional, em estreita articulação com os patamares municipal e assegurando a articulação com os restantes agentes e entidades participantes.

O NEAMTWS é a designação do sistema de alerta e aviso da região do Atlântico Nordeste, Mediterrâneo e Mares Conexos (Tsunami Early Warning and Mitigation System for the North-eastern Atlantic, Mediterranean and Connected Seas), implementado e coordenado pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO depois do Tsunami do Oceano Índico de 26 de dezembro de 2004.

O sistema de alerta e aviso NEAMTWS centra a sua ação em três áreas principais:

1. Avaliação do risco de Tsunami;
2. Preparação e sensibilização da população;
3. Implementação de sistemas de alerta e aviso em caso de emergência.

Atualmente estão operacionais nesta região do globo cinco Centros de Alerta de Tsunamis: CENALT (França), INGV (Itália), KOERI (Turquia), NOA (Grécia) e IPMA (Portugal), que prestam o alerta às autoridades dos Estados Membros do NEAM em caso da eventualidade ou ocorrência de tsunami.

Alcina Coutinho / Susana Freitas
 (IPMA)

 

RUA 5 DE OUTUBRO, EM SILVES, SOFRE CORTE DE TRANSITO NA MANHÃ DE DIA 7 DE NOVEMBRO


O Município de Silves informa que a rua 5 de Outubro, em Silves, estará encerrada à circulação automóvel na manhã do dia 7 de novembro, durante o período compreendido entre as 8h00 e as 10h00, devido a trabalhos a executar na via pública, no âmbito da execução de obra na Caixa Agrícola. O trânsito será desviado através da Rua 25 de Abril, podendo também, como alternativa, ser utilizada a Rua Moinho da Porta (que antecede a Rua 5 de Outubro). Será assegurada a passagem de peões.

A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

Estudantes de medicina realizam atividades de promoção da saúde no concelho de Reguengos de Monsaraz


A edição deste ano do projeto Med on Tour, da Associação Nacional de Estudantes de Medicina, está a realizar diversas atividades no âmbito da saúde até ao dia 5 de novembro no concelho de Reguengos de Monsaraz. O programa desenvolvido por 30 estudantes de medicina integra rastreios gratuitos à hipertensão, diabetes e obesidade, ações de formação e de sensibilização, distribuição de folhetos, sessões de esclarecimento e a Feira da Saúde.
Estes alunos vão estar em todas as freguesias do concelho a desenvolver as atividades em diversos locais para toda a população, incluindo nas escolas e nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas. Os estudantes de medicina vão transmitir informação e aconselhamento sobre fatores de risco de algumas doenças crónicas prevalentes em Portugal, como a obesidade e a diabetes, ao mesmo tempo que promovem a interação com a população enquanto futuros médicos.
No dia 4 de novembro, às 15h30, tem início a Feira da Saúde no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com rastreios, literacia em saúde, o hospital dos pequeninos e uma aula de ioga. No dia seguinte, 5 de novembro, a partir das 9h haverá rastreios gratuitos à hipertensão, diabetes e obesidade na Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz, na Praça Bernardino José Cruz, em Campinho, no Largo do Cruzeiro, em São Marcos do Campo, na Praça Dr. Manuel Fialho Recto, em São Pedro do Corval e no Centro Cultural de Outeiro, em Outeiro.
Através do projeto Med on Tour, o Município de Reguengos de Monsaraz pretende que toda a população receba formação, informação e sensibilização sobre a promoção da saúde e a prevenção da doença.

*Carlos Manuel Barão 
/ Comunicação e Imagem

OPINIÃO: E a guerra aqui tão perto...


Neste feriado que passou, tal como muitos portugueses católicos e não só, visitei a campa do meu avô materno que foi combatente na primeira guerra mundial...

Embora a guerra só nos incomode quando nos entra em casa pela televisão, ela nunca esteve longe de nós, nem está...
A participação da geração do meu avô, comandante do regimento de Elvas e sepultado numa área reservada aos combatentes da Grande Guerra desta cidade alentejana de onde era natural, é um vestígio que me faz lembrar, além dos telejornais, que a existência da guerra não é, nem foi uma realidade distante...

O descalabro da opção por um lado da guerra na "Primeira República" com o objetivo de credibilizar o ainda recente sistema republicano português, a nível internacional, fez com que os portugueses pagassem com as suas vidas essa opção de um regime que viu na guerra uma oportunidade de lançar carreiras políticas internacionais como Afonso Costa e outros o fizeram...

Este era um sistema republicano que se vangloriava de ser democrático mas não o era totalmente...era um sistema republicano debilitado tal como o que temos nos dias de hoje, descredibilizado e doente, onde as mulheres não votavam, nem os homens que não tivessem sustento próprio...

Esta pequena análise histórica e da presença da guerra ainda nas nossas vidas deveria ensinar aos políticos atuais a enorme responsabilidade que tiveram e que têm ao optar por um lado das guerras que proliferam pelo mundo...

Todos sabemos das aspirações de carreira política dos mais altos protagonistas portugueses, mas não poderemos consentir que seja no futuro, o povo português a pagar o preço da opção por um lado da barricada de guerras que não lhes dizem respeito ou a pagar pela ambição pessoal de algum político mais cioso de poder e irresponsável...

Fica o conselho...pois não pretendo que os meus descendentes não continuem a visitar familiares que entraram em guerras mundiais como eu fiz no último feriado devido a republicanos egoístas, subservientes e ambiciosos...

*Paulo Freitas do Amaral
Professor de História