I – Obra do Rossio avança para a rotunda das “Pontes”
Condicionamentos de trânsito: acesso ao Bairro da Beira Mar através da Avenida; “Pontes” servem apenas ligação entre a Rua Clube dos Galitos e a Rua Batalhão Caçadores 10
Prossegue a bom ritmo e de acordo com o planeado a obra de Requalificação do Largo do Rossio, iniciando-se no próximo dia 07 de novembro, terça-feira, a intervenção na Rotunda da Praça General Humberto Delgado / “Pontes”, que vai decorrer durante este mês de novembro 2023.
Desta forma e para ser possível minimizar o tempo da intervenção, o trânsito no acesso à rotunda das “Pontes” só será permitido no circuito direto entre a Rua Clube dos Galitos e a Rua do Batalhão de Caçadores 10. O acesso ao Bairro da Beira Mar continuará a ser permitido a veículos ligeiros, através da ligação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho / Rua Viana do Castelo à Rua José Estêvão. De resto, o acesso, via rotunda das “Pontes”, à Avenida Dr. Lourenço Peixinho e ao Bairro da Beira Mar, estarão totalmente vedados à circulação automóvel.
Depois de, no âmbito da obra do Rossio, ter sido feita a reabilitação estrutural das “Pontes”, uma complexa intervenção que decorreu na zona inferior das estruturas, com operação executada com base no canal da Ria, e depois de terminada a obra de qualificação da rotunda propriamente dita (círculo central aberto), é agora tempo de proceder à obra de alargamento dos passeios envolventes às “Pontes” e à repavimentação total das áreas pedonais e de circulação automóvel, cumprindo-se assim o projeto nesta área central da Cidade de Aveiro.
A Câmara de Aveiro agradece a compreensão dos Cidadãos para os incómodos causados à circulação, dando nota de que os desvios e percursos alternativos estarão devidamente assinalados no local da empreitada e na sua envolvente, estando também devidamente definidos e articulados com os respetivos operadores, os circuitos alternativos provisórios dos transportes públicos da Aveirobus e da Busway, para esta fase da obra.
Esta obra, que estamos a realizar nesta importante área da Cidade de Aveiro e que se aproxima do seu final, tem sido executada com todos os cuidados possíveis de boa compatibilização com a vida e as atividades nela existentes, e vai ter como resultado equipamentos novos e um espaço público de elevada qualidade a todos os níveis e para Todas as Pessoas, com ganhos para toda a Cidade e Município de Aveiro, para as diversas operações comerciais, económicas e sociais que nela se desenvolvem, para todos os Cidadãos seus utilizadores.
II – Praceta Infante D. Henrique aberta ao trânsito
A Câmara Municipal de Aveiro informa que abriu à circulação automóvel a Praceta Infante D. Henrique, na sua ligação à Avenida 25 de Abril, por forma a ajudar na boa gestão do trânsito naquela zona da Cidade.
A obra de requalificação urbana da Praceta Infante D. Henrique, um investimento da CMA no valor de 486.540€, aproxima-se da sua fase final de execução.
A opção pela qualificação deste local tem em conta a qualificações recentes do Largo das “5 Bicas” e da Avenida 25 de Abril, trazendo harmonia entre os espaços, onde a mobilidade suave, os peões e as zonas de estar ganham importância na vivência urbana.
Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro