sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Tempestade “Filomena” cobre de neve grande parte de Espanha

 

A tempestade 'Filomena' obrigou as autoridades espanholas a declarar o alerta vermelho depois de grande parte de Espanha estar coberta de neve, afetando os transportes rodoviários, ferroviários e aéreos, prevendo-se que o pior venha no fim de semana.

Parte do centro de Espanha, que inclui a capital, Madrid, está coberta de neve e espera-se que a situação se agrave nas próximas 24 horas à medida que a “Filomena” se desloca para norte a partir do Estreito de Gibraltar (sul), indicam as previsões meteorológicas espanholas.

O forte nevão, considerado já o maior do século em Madrid (os dois últimos mais fortes ocorreram em fevereiro de 1983 e em março de 1971), começou ainda na quinta-feira, estando a provocar desde hoje fortes constrangimentos, com o encerramento de 270 estradas e o cancelamento ou o atraso de mais de 40 voos, tal como referem as autoridades rodoviárias e aeroportuárias.

A neve, segundo o instituto de meteorologia espanhol, poderá atingir 20 centímetros de altura e subir até aos 50 nas áreas montanhosas. A situação só deverá melhorar na tarde de domingo, quando a tempestade enfraquecer ao deslocar-se para nordeste.

Em Toledo, cidade história de cerca de 85 mil habitantes a sul de Madrid e capital da região de Castilla-La Mancha, as autoridades pediram ajuda às Forças Armadas para limpar estradas e proibiram toda a circulação de veículos automóveis com ou sem correias de neve.

Outras regiões de Espanha acordaram hoje de manhã com alertas amarelo e laranja devido ao gelo, vento, chuva (sobretudo no sul), neve e temperaturas especialmente baixas, como ocorreu durante a madrugada em Villablino (Léon), onde os termómetros registaram 15,1 graus abaixo de zero, a mais baixa no país, ou os 14,9 graus negativos em Palácios de la Sierra (Burgos).

Outros marcadores não homologados, tal como refere a agência noticiosa espanhola EFE, marcaram 34,8 graus abaixo de zero em Clot del Tuc de la Lança (Lleida).

O tempo frio está a afetar também o transporte ferroviário, com atrasos e anulações, e o aéreo, com desvios de aviões para outros aeroportos ou cancelamento de voos.

Devido ao mau tempo, a Renfe impôs hoje várias limitações nas linhas ferroviárias de alta velocidade que unem Madrid a Sevilha, Málaga, Valência, Alicante e Barcelona, registando-se também atrasos sobretudo na comunidade das Astúrias.

Em relação ao transporte aéreo, as autoridades aeronáuticas advertiram já para a possibilidade de o aeroporto internacional Adolfo Suarez Madrid-Barajas ser fortemente afetado pelo vento e sobretudo pela neve, que reduz a visibilidade.

A chuva e o vento trazidos pela “Filomena”, que têm também provocado uma forte agitação marítima, estão a causar problemas nas ilhas Canárias, bem como em Ceuta.

Nas Canárias continuam os trabalhos de resgate de dois navios e de três ‘ferries’ inter-ilhas que ainda não conseguiram atracar nos respetivos portos, estando canceladas as partidas de embarcações de passageiros e de carga previstas a partir de Ceuta e de Algeciras (Cádis).

Ainda nas ilhas Canárias, as chuvas que acompanham a tempestade deixaram quase três milhões de metros cúbicos de água nas principais barragens da Grande Canária, pondo, paralelamente, fim a um ano de seca e garantindo pelo menos dois anos de rega agrícola na ilha.

 

Fonte: MadreMedia/Lusa

O dia com mais mortos, mais internamentos e novos casos em Portugal

 Portugal registou hoje o maior número de doentes internados devido à covid-19, 3.451, no dia em que também foram atingidos novos máximos de mortes e infeções pelo novo coronavírus.

Segundo o boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), a centena de óbitos foi hoje ultrapassada, com 118 mortos relacionados com a covid-19, doença que levou ao internamento de 3.451 pessoas, tendo sido também registados mais 10.176 novos casos de infeção, os valores diários mais elevados desde o início da pandemia, em março de 2020.

O número máximo de óbitos situava-se nos 98 mortos, notificados a 13 de dezembro e em 10.027 novos casos diários de infeção pelo novo coronavírus, no dia 06 do mesmo mês.

Também os internamentos hospitalares atingiram o seu máximo diário, havendo 3.451 doentes internados, ultrapassando as 3.367 pessoas, valor registado a 07 de dezembro.

Quanto aos doentes mais graves, que estão nas unidades de cuidados intensivos, os dados revelam que hoje são 536, igualando o valor registado a 29 de novembro.

Na quarta-feira, o Ministério da Saúde determinou a suspensão, nos hospitais públicos da região de Lisboa e Vale do Tejo, da atividade não urgente e que fossem elevados os planos de contingência devido ao agravamento da situação epidemiológica.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 7.590 mortes e 466.709 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 98.938, mais 5.578 do que na quinta-feira.

Relativamente às 118 mortes registadas nas últimas 24 horas, 44 ocorreram em Lisboa e Vale do Tejo, 34 na região Norte, 26 na região Centro, nove no Alentejo, três no Algarve, e duas na Madeira.

O Governo decidiu renovar até ao dia 15 o estado de emergência e proibir a circulação entre concelhos do continente, entre as 23:00 de hoje e as 05:00 de segunda-feira. Foi ainda decretado que em 253 concelhos do continente os habitantes estão sujeitos a recolher obrigatório e consequente proibição de circulação na via pública no sábado e no domingo a partir das 13:00 e até às 05:00 do dia seguinte.

Estas medidas aplicam-se nos concelhos com maior risco, ficando de fora apenas 25 concelhos.


Fonte: Lusa

EUA: Donald Trump confirma que não irá à tomada de posse de Joe Biden

 O ainda Presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou que não estará presente na tomada de posse do seu sucessor, o Presidente eleito Joe Biden, a 20 de janeiro.

"Para aqueles que perguntam, não irei à tomada de posse a 20 de janeiro", escreveu Donald Trump na sua conta oficial de Twitter.

A decisão é tomada no seguimento daquilo que tem sido a recusa do atual presidente dos EUA de admitir os resultados eleitorais que deram a vitória ao seu sucessor, Joe Biden, nas eleições presidenciais de novembro, tendo o chefe de estado levantado acusações de fraude nas urnas.

Foi apenas depois de uma invasão ao Capitólio, em Washington, na quarta-feira, protagonizada pelos seus apoiantes que Donald Trump acabou por admitir que “a nova administração tomará posse em 20 de janeiro” e que o seu foco é agora “assegurar uma transição sem problemas”.

Cinco pessoas morreram na invasão do Capitólio, sede do parlamento dos Estados Unidos, por apoiantes de Trump, na quarta-feira, para contestar o resultado das eleições de novembro, que consideram fraudulento. O ataque foi uma tentativa de impedir a formalização da vitória do Presidente eleito, que acabou por acontecer quando a situação foi normalizada.

O vice-Presidente republicano, Mike Pence, validou o voto de 306 grandes eleitores a favor do democrata contra 232 para o Presidente cessante, Donald Trump, no final de uma sessão das duas câmaras.

 

Fonte: MadreMedia

AVEIRO | CÂMARA ENTREGA MAIS 18.500 UNIDADES DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL A IPSS

 

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) continua o seu trabalho prioritário de combate ao Coronavírus / Covid-19, com a primeira entrega em 2021 de mais 18.500 unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e 100 litros de gel desinfetante às 26 Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS).

Nestas entregas de EPI, que estão enquadradas na Ação 2 do Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica 2021 / Operação Anti Covid-19 (PAAASE), distribuímos máscaras cirúrgicas (5.650 un.), máscaras FFP2 (1.245 un.), luvas (7.700 pares), fatos (450 un.), toucas (940 un.), protetores de sapatos (1.040 un.), viseiras (100 un.), batas (775 un.), aventais (600 un.) e gel desinfetante (100 litros).

Nesta e noutras entregas de EPI já realizadas, a CMA cuida de realizar uma distribuição de forma proporcional, quer à dimensão de cada Instituição em termos de Idosos beneficiados e de Funcionários, quer na entrega de EPI mais adequados às Instituições que têm Idosos em Lares, com casos de Covid-19 positivos.

Reiteramos o agradecimento público pelo excelente trabalho em prol da Vida da Nossa Boa Gente, dos Dirigentes, Profissionais e Voluntários das IPSS’s e dos Bombeiros, e desejando que tudo corra bem na Vida das Pessoas e das Instituições, nesta fase difícil e intensa do Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19.

ESTAMOS JUNTOS.

TRABALHOS DE MANUTENÇÃO DA REDE ELÉTRICA OBRIGAM EDP A CORTAR ENERGIA NO CENTRO DA CIDADE

A Câmara Municipal de Aveiro informa que este domingo, dia 10 de janeiro, das 07h00 às 14h00, a EDP Distribuição-Energia S.A. irá proceder a um corte de energia em alguns arruamentos da União de Freguesia de Glória e Vera Cruz. Este corte deve-se a trabalhos de remodelação e conservação das redes de distribuição de energia.

Os arruamentos abrangidos por este corte de energia são os seguintes:

- Av. Congresso Oposição Democrática;

- Av. Doutor Lourenço Peixinho;

- Rua Comandante Rocha e Cunha;

- Rua Engenheiro Oudinot;

- Travessa do Dispensário.

Covilhã | PINTURA “COM ALMA PORTUGUESA” NA TINTURARIA


O Município da Covilhã irá apresentar, de 9 de janeiro a 28 de março, a exposição “Com alma Portuguesa”, da renomeada artista Do Carmo Vieira, na Galeria de Exposições Tinturaria. 

A entrada é gratuita nesta exposição de pintura onde será possível observar como os pincéis de Do Carmo Vieira retratam as condições humanas, construindo uma narrativa para cada rosto. Para a artista, “um rosto é um discurso, é uma pessoa que conta uma história, é uma marca do tempo”. Nos seus retratos, a pintora pretende “conservar a memória da pessoa amada ou admirada, preservar mais do que um nome ou uma identidade”. A artista tenciona promover uma reflexão espiritual sobre as histórias de vida retratadas. 

Além da pintura, Do Carmo Vieira tem também abordado outras técnicas como a gravura e livros de artista. 

Natural de Gondomar, licenciada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde também frequentou o Mestrado em Pintura, a artista frequentou ainda o curso da Escola Artística Soares dos Reis. Algumas das suas obras de arte podem ser encontradas na Fundação Escultor José Rodrigues, no Porto, no Espaço Miguel Torga, em S. Martinho de Anta e no Museu Municipal de Espinho. 

GNR fez balanço da “Operação Campo Seguro 2020”

A GNR, desde o dia 1 de junho e até 31 de dezembro de 2020, intensificou o patrulhamento nas explorações agrícolas em todo o território nacional, com o objetivo de prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, bem como possíveis situações de tráfico de seres humanos.

Durante a operação, a GNR foram realizadas 2.986 ações de informação e sensibilização a 8.494 pessoas, junto das comunidades rurais, muito especialmente dos agricultores, sobre medidas de prevenção e proteção contra furtos, em particular contra o furto de cortiça, ou outros produtos agrícolas, cobre e outros metais não-preciosos.

Foram ainda realizadas 7.675 ações de patrulhamento e fiscalização, tendo sido registados 80 crimes e 194 contraordenações, culminando na detenção de 50 pessoas e na identificação de outras 184 maioritariamente por crimes de furto nas explorações agrícolas. Destaca-se, também, a apreensão de 27 veículos e diversos utensílios utilizados neste tipo de crimes e a recuperação dos seguintes produtos:

  • 11.040 quilos de cortiça;
  • 9.672 quilos de alfarroba;
  • 6.747 quilos de pinha mansa;
  • 750 quilos de azeitona;
  • 80 quilos de abacate.

Atendendo ao número de acidentes que envolvem veículos agrícolas, foram desencadeadas 4.298 ações de sensibilização dirigidas a 11.484 utilizadores de tratores e máquinas agrícolas, com o objetivo de os aconselhar para o cumprimento das regras de segurança. Neste particular, em 2020 foram registados 644 acidentes envolvendo veículos agrícolas, menos 33 crimes que o ano transato, porém, havendo a lamentar 45 vítimas mortais, menos nove que no ano anterior.

Sendo o capotamento a principal causa a provocar vítimas, a partir de hoje, 8 de janeiro, com as recentes alterações ao código da estrada, passa a ser obrigatório circular com arco de segurança, conhecido por “Arco de Santo António”, erguido e em posição de serviço (esta obrigatoriedade aplica-se aos tratores homologados com esta estrutura), bem como a utilização do cinto e demais dispositivos de segurança com que os veículos estejam equipados. Além disso, os tratores e máquinas agrícolas ou florestais e as máquinas industriais são obrigados a possuir avisadores luminosos especiais (rotativo de cor amarela).

Imagem: Revista Voz do Campo

Suécia aprova lei que dá ao Governo poderes para combater pandemia

A Suécia aprovou hoje, com maioria, uma lei que concede temporariamente ao Governo novos poderes contra a pandemia, permitindo nomeadamente o encerramento de restaurantes e empresas pela primeira vez desde o início da pandemia.

Perante a forte segunda onda da pandemia do SARS-CoV-2 no país nórdico, atualmente um dos mais afetados da Europa, o executivo apresentou o projeto de lei em dezembro. A legislação estava inicialmente prevista para entrar em vigor em março, mas o Governo antecipou para domingo o início da sua vigência.

O Governo ainda não especificou como e quando pretende aplicar o texto, enquanto o número de mortes ligadas à covid-19 está a evoluir para níveis próximos aos recordes da primavera.

A nova lei agora aprovada permitirá que o Governo promulgue medidas coercitivas restritivas em áreas-alvo e imponha multas e penalidades pelo não cumprimento das regras, o que não acontecia até então.

Pode decidir encerrar o comércio, centros comerciais ou transportes públicos, ou mesmo limitar o número de pessoas autorizadas a reunir-se em locais públicos específicos, em vez de recorrer a medidas gerais. No entanto, a lei não permite que a população fique confinada em suas casas.

O país de cerca de 10,3 milhões de habitantes registou mais de 480.000 casos do novo coronavírus e 9.262 mortes, segundo os dados publicados na quinta-feira pela Agência de Saúde Pública sueca.

Lusa

Queda de parede faz um morto e três feridos em Vale de Cambra

 

O alerta para um desabamento de estruturas edificadas, em São Pedro de Castelões, foi dado às 10:43.

Em declarações à Lusa, o comandante dos Bombeiros de Vale de Cambra, Vítor Marques, disse que os homens estavam a trabalhar numa obra de reabilitação de uma habitação quando uma parede caiu sobre eles.

No local estão 24 operacionais apoiados por 11 viaturas.

Mais de metade das mortes em excesso durante pandemia atribuídas à doença

 As mortes associadas à doença covid-19 representaram 52 por cento do excesso de mortalidade verificado em Portugal entre março e dezembro do ano passado, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística.

Segundo o boletim do INE sobre mortalidade em contexto de pandemia, desde 02 de março - data do primeiro caso diagnosticado de infeção com o novo coronavírus - até 27 de dezembro, morreram 99.356 pessoas, um aumento de 12.852 mortes em relação à média dos mesmos meses nos anos de 2015 a 2019.

Desses 12.852 óbitos a mais, 6.677 foram atribuídos à covid-19, o que representa uma percentagem de 52%. Só entre 30 de novembro e 27 de dezembro morreram 2.172 pessoas com covid-19, um número que supera o aumento de 1.884 mortes em relação à média para o mesmo período dos últimos cinco anos.

Lusa

Mau tempo: Casa desaba ao ser atingida por duas derrocadas na Madeira


Uma casa desabou hoje de manhã na freguesia do Faial, concelho de Santana, depois de ter sido atingida por duas derrocadas durante a madrugada, na sequência do mau tempo que afetou o arquipélago da Madeira, indicou fonte dos bombeiros.

"Na casa viviam duas pessoas, que foram aconselhadas a sair antes do desabamento e que se encontram agora em casa de familiares", disse à agência Lusa a mesma fonte, vincando que esta foi a "ocorrência mais significativa" que os Bombeiros Voluntários de Santana registaram durante a noite.

A moradia, localizada no sítio do Lombo Galego, freguesia do Faial, na costa norte da ilha da Madeira, foi atingida por uma derrocada cerca das 01:00 e, horas depois, voltou a ser atingida por outra.
"A casa não resistiu e acabou por ruir às primeiras horas da manhã", disse a fonte dos bombeiros.

Santana foi um dos concelhos mais afetados pelo mau tempo que se fez sentir no arquipélago da Madeira até à madrugada de hoje, juntamente com os de São Vicente e Porto Moniz, também na costa norte, e o de Machico, na zona leste da ilha.

De acordo com as corporações de bombeiros destes municípios, não foram sinalizadas ocorrências graves durante a noite, mas verificaram-se várias derrocadas e quedas de árvores.

A Secretaria Regional de Equipamento e Infraestruturas indicou, por seu lado, que oito estadas regionais estão encerradas nos concelhos de São Vicente, Machico, Santana e Funchal devido às más condições meteorológicas, incluindo queda de neve na área do Poiso e Pico do Areeiro, e vários troços estão condicionados em diversos pontos da ilha.

A costa norte e as regiões montanhosas da Madeira estiveram sob aviso vermelho, o mais grave, entre as 18:00 de quinta-feira e as 03:00 de hoje, devido a períodos de chuva ou aguaceiros fortes associados à depressão Filomena.

A tempestade perdeu, entretanto, intensidade, mas o Serviço Regional de Proteção Civil mantém a costa norte e a zona sul da Madeira sob aviso laranja para vento forte e aviso amarelo para agitação marítima.

As regiões montanhosas estão também sob aviso laranja para vento forte e aviso amarelo para queda de neve, ao passo que a ilha do Porto Santo está sob aviso amarelo para agitação marítima e vento forte.

A Capitania do Porto do Funchal mantém o aviso de agitação marítima forte, mas procedeu ao cancelamento dos avisos de vento tempestuoso e de má visibilidade.

A operação no Aeroporto Internacional da Madeira está condicionada.

Lusa

Em 2020: MUNICÍPIO DE SILVES DEU AS BOAS-VINDAS A QUATRO DEZENAS DE RECÉM-NASCIDOS DO CONCELHO COM “MIMOS D’AVÓS”

Em 2020, o projeto “Mimos d’Avós”, dinamizado pelo Município de Silves com a colaboração dos Polos de Educação ao Longo da Vida, deu as boas vindas a quatro dezenas de recém-nascidos do concelho, demonstrando que, mesmo em tempo de pandemia, vale a pena celebrar a vida.

A oferta destes “mimos” é apresentada sob a forma de enxoval simbólico composto por três peças criadas pelos seniores dos Polos de Educação ao Longo da Vida do concelho. Através desta iniciativa, o Município pretende “juntar duas gerações distintas, neste desejo que nos une a todos: acreditar que uma vida nova é uma promessa de um futuro melhor e mais feliz”, refere Rosa Palma, Presidente da autarquia silvense, acrescentando que as ofertas “feitas com amor e carinho de que só os avós são capazes, são a nossa forma de desejar as maiores felicidades à criança e a toda a família”.

Todos os recém-nascidos do concelho estão abrangidos por estes “mimos”, sendo que, ao efetuar o registo do novo membro da família, os pais irão receber um cartão que deverão entregar no sector de Educação do Município de Silves, localizado na rua João de Deus, n.º 16 (ao lado da Junta de Freguesia de Silves), devendo, para o efeito, contactar previamente o respetivo serviço através do telefone 282 440 815, entre as 9h00 às 17h00, para receber os “Mimos d’Avós”.

 

SÃO PEDRO TOMÁS, CONFESSOR

 

Procurador Geral da Ordem do Carmo, Bispo, Legado Papal junto a Imperadores e Reis, Patriarca Latino de Constantinopla e Cruzado.

Em 1609 a Santa Sé autorizou sua festividade (que se celebra no dia 8 de janeiro) entre os carmelitas, que foi depois confirmada por Urbano VIII em 1628.

  • Plinio Maria Solimeo

Praticamente desconhecido no Brasil, este santo carmelita nasceu em 1305 em Salimaso de Thomas, aldeola do Périgord, na França, numa família muito pobre (seu pai era servo da gleba), cuja única riqueza era sua fé católica.

Fez seus primeiros estudos em sua paróquia. Por volta dos 12 anos, para aliviar a grande miséria da família, partiu para Monpazier, onde durante três anos viveu de esmolas e instruindo meninos mais novos que ele. Muito inteligente e aplicado, estudou até a idade de 20 anos em Agen, no Colégio dos Carmelitas.[i]

Em 1326, recebeu o hábito carmelita no convento de Bergerac, pronunciando seus votos definitivos no ano seguinte. Dedicou-se ao ensino por dois anos. Enquanto lecionava lógica, estudava filosofia, sendo assim ordenado sacerdote.

Em 1335 Pedro Tomás foi para a Universidade de Paris, na qual obteve o grau de Leitor. Depois ensinou na nova universidade de Cahors, dedicando-se também à atividade pastoral. Uma terrível seca se abateu por toda a região. Para implorar a Deus a chuva tão necessária, organizou procissões penitenciais durante as quais pregava ao povo. Seu biógrafo afirma que uma “chuva milagrosa” pôs fim à seca.

Novamente na Universidade de Paris durante quatro anos, obteve o diploma de bacharel em teologia.

Na corte pontifícia de Inocêncio VI

Papa Inocêncio VI – Andrea Bonaiuti (séc. XIV). Capela Espanhola, no convento Santa Maria Novella, em Florença

Os superiores o enviaram em 1353 para o convento do Carmo em Avignon, onde residia na época a corte papal durante o Cisma do Ocidente. Nessa cidade o santo se dedicou ao ministério da palavra, distinguindo-se em pouco tempo como eminente pregador e confessor admirável, que movia os corações mais endurecidos. Foi logo notado pelo Papa Inocêncio VI, que passou a incumbi-lo de missões apostólicas.

Segundo seu biógrafo, ele era muito versado nas Sagradas Escrituras e nos livros canônicos, o que o tornava um leão no púlpito. Não hesitava em “dizer a verdade, sem jamais a camuflar, mesmo na presença dos cardeais ou do Soberano Pontífice […]. Amolecia os corações, ganhando as afeições de seus ouvintes. Afirmou que seu conhecimento dos livros santos não se devia ao estudo, mas às luzes que Deus lhe comunicava nas celebrações da Santa Missa e do Ofício Divino”.[ii]

Sacerdote brilhante, religioso cheio de virtude

Para seus contemporâneos, Pedro Tomás não era apenas um sacerdote brilhante, mas sobretudo um religioso cheio de virtude. Diz o Pe. François Giry em sua obra Vies des Saints“Ele era considerado não apenas um tesouro da ciência, mas também um espelho de modéstia, pureza e caridade. Acima de tudo, tinha grande devoção à Virgem Santíssima, cujo amor estava tão fortemente gravado em seu coração, que o bendito nome de Maria pontilhava todas suas palavras […]. O venerável Jean de Hildesheim, seu discípulo nesse período, testemunhou em seu trabalho Speculum Carmeli que Pedro Tomás lhe havia revelado ter tido uma visão da Virgem Maria (provavelmente em 1351), garantindo que a Ordem Carmelita não desapareceria, e que estaria sempre presente até o final dos tempos. A Virgem teria indicado a ele que essa promessa havia sido feita pelo próprio Cristo, a pedido expresso de Elias, ‘o primeiro Patrono da Ordem’, durante a Transfiguração”.[iii]

Em 1345 Pedro Tomás foi nomeado pregador apostólico da Ordem do Carmo, e no ano seguinte bispo de Patti e Lipariron. Como autêntico carmelita, nunca deixou de vestir o hábito religioso e portar o escapulário ao dormir, mesmo sendo bispo.

Palácio dos Papas em Avignon

Pacificador, pregador de cruzada

A partir de 1353, e sob os pontificados de Inocêncio VI e Urbano V, Pedro Tomás consagrará sua vida a missões diplomáticas delicadas, que lhe serão confiadas pela Santa Sé como Legado Papal: “a pacificação entre todos os cristãos; a defesa dos direitos da Igreja junto aos monarcas mais poderosos da época; a unificação das igrejas ortodoxas eslavas e bizantinas com a Igreja verdadeira; a cruzada contra os muçulmanos; e a liberação da Terra Santa”.

Em maio de 1359 foi nomeado Legado Universal da Santa Sé e Inquisidor da Fé para todo o Mediterrâneo europeu. Uma de suas missões era “castigar os infiéis, trazer de volta os dissidentes e sustentar os cristãos autênticos”. Inocêncio VI lhe deu para isso “um direito de velar sobre as forças armadas e organizar uma cruzada”.

Como Legado da Igreja Católica para o Oriente, São Pedro recebeu a missão de pôr-se à frente de uma expedição militar visando deter os turcos que ameaçavam não só Constantinopla, mas toda a Cristandade. Constantinopla cairia um século mais tarde, pondo fim ao Império Romano do Oriente.

O afresco de Andrea Bonaiuti (séc. XIV), “A Igreja Militante” na Capela Espanhola, no convento Santa Maria Novella, em Florença, retrata as principais personagens da cruzada liderada por São Pedro Tomás e o rei de Chipre, Pedro I (círculo). No centro o Papa Inocêncio VI.

Defensor da Imaculada Conceição

Os carmelitas apontam São Pedro Tomás, já em sua época (portanto, quase quatro séculos antes da proclamação do dogma), como um ardoroso defensor da Imaculada Conceição. Assim, foi ele chamado a se pronunciar num debate teológico no qual defendeu a tese de que a Santíssima Virgem Maria foi concebida, desde o primeiro instante de sua conceição, sem a mancha do Pecado Original a que está sujeita toda a humanidade, salvo a de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Com efeito, sua ardente devoção à Santíssima Virgem foi sempre o farol que iluminou todas suas ações. Ele se gloriava de ser carmelita. Sempre que podia, mesmo na qualidade de bispo e depois Patriarca, hospedava-se nos conventos de sua Ordem, cumprindo com exatidão todos os pontos das Regras, especialmente o que ordena ao religioso “meditar dia e noite a lei do Senhor”.

Os cismáticos recalcitrantes e a peste

Em 1359, Pedro Tomás foi enviado a Creta para lutar contra cismáticos que faziam numerosas perversões entre os católicos latinos. Tentou convencê-los a retornar ao seio da Igreja, mas nada conseguindo, excomungou os que recusavam a conversão. Fez desenterrar os ossos do iniciador do cisma e queimá-los publicamente.

Retornou a Chipre em 1361, no momento em que lá grassava mortífera epidemia de peste. Organizou então orações rogatórias e procissões em Nicósia e Famagusta, para fazer cessar a epidemia. Seu biógrafo relata que mesmo os “sarracenos, turcos e judeus, aterrorizados pelo perigo, seguiam com piedade o que dizia o Legado. O milagre não tardou a responder às suas preces: de 200 doentes encontrados agonizantes à sua chegada (em Famagusta), só um faleceu”.

Nova cruzada em defesa dos Lugares Santos

         Em 1362 São Pedro Tomás concebeu a ideia de uma nova cruzada para livrar os Lugares Santos e restabelecer o Reino de Jerusalém. Associaram-se a ele Pedro I de Chipre e seu discípulo Felipe de Mézières. Depois de procurar durante três anos apoio financeiro, logístico e de pessoas, e obter o apoio do Papa, em setembro de 1365 os cruzados, acompanhados do santo, partiram com destino ao seu objetivo – Alexandria no Egito. A tomada dessa cidade foi rápida. Felipe de Mézières assim descreve Pedro Tomás no curso do combate: “Com o rosto transfigurado, o Legado pôs todo seu ardor em descer em terra sob as flechas inimigas, sem mesmo a proteção de um elmo. Os sarracenos lançaram ‘uma avalanche de flechas’, que não feriram nenhum cristão”.

De acordo com o censurável costume da época, infelizmente os vencedores saquearam e incendiaram parcialmente a cidade, cometendo abusos de toda ordem contra a população. Esse procedimento, que não podia ter aprovação do santo, por castigo de Deus fez com que a vitória fosse de curta duração. Com efeito, temendo que um poderoso reforço viesse em auxílio do inimigo, os cruzados reembarcaram para Chipre, apesar da opinião contrária de Pedro Tomás, para lá gozarem de seu butim. O santo retornou então a Avignon, para dar um relato ao Papa e pedir-lhe novos meios para reiniciar a fracassada cruzada.

Ruínas do convento carmelita de Famagusta, onde faleceu São Pedro Tomás

O santo enfrentando sua última batalha

Por volta do Natal de 1365, o santo teve de enfrentar sua última batalha, desta vez contra a morte. Adoecendo gravemente, afirmou: “A vida e a morte se igualam a meus olhos: se eu for indispensável à cruzada, prefiro viver. Se não sou, a morte me convém; que seja feita a vontade de Deus”. Muito tentado pelo inimigo do gênero humano, recebeu os últimos sacramentos na noite de 5 para 6 de janeiro de 1366.

Há duas versões sobre a sua morte: pela primeira, teria enfrentado com grande austeridade o rigoroso inverno, sem nenhuma proteção a não ser o hábito religioso, e a grande friagem durante as celebrações de Natal provocou-lhe a febre que o levou à morte. A segunda versão, mais provável, é de que teria sido ferido quando da tomada de Alexandria, morrendo em consequência dos ferimentos. É o que afirmam livros dos carmelitas, que o apresentam assim como mártir, pois teria sucumbido, “reduzido a pele e ossos”, em decorrência de ferimentos recebidos durante a batalha.

         Segundo o biógrafo Felipe de Mézières, no dia 8 de maio de 1366 — portanto, mais de três meses após a morte — seu corpo foi encontrado no túmulo “perfeito e inteiro, os membros flexíveis como antes […]. Estava somente um pouco escurecido, e um cheiro de umidade emanava dele, como o que sai dos subterrâneos”. O biógrafo explica: “Depois de sua morte exalava um excelente perfume, e sua face tornou-se rosada e bela como a de um anjo. Raios de luz foram vistos sobre seu corpo, o qual de tal maneira se aqueceu, que dele corria de todas as partes um certo suor, de maneira que foi preciso enxugá-lo com algodão, que serviu depois para muitas curas milagrosas. Conservaram seu corpo exposto durante seis dias no coro do convento dos carmelitas em Famagusta, onde falecera, e durante todo esse tempo não se viu nenhum traço de corrupção”.

         Acrescenta Mézières que uma enquete canônica foi então aberta para julgar a santidade de Pedro Tomás, e que seu corpo foi definitivamente sepultado no coro da igreja dos carmelitas.

Logo que São Pedro Tomás faleceu, os milagres operados por sua intercessão proclamavam sua santidade, mas ele foi canonizado formalmente. Em 1609 a Santa Sé autorizou sua festividade (que se celebra no dia 8 de janeiro) entre os carmelitas, que foi depois confirmada por Urbano VIII em 1628.[iv]


ABIM

[i] As citações que aparecem entre aspas são do biógrafo e discípulo do Santo, Felipe de Mézières, do excelente artigo na Wikepedia em francês, do qual tiramos todas as outras citações que não trazem menção da fonte.

[ii] Pe. François Giry, Vies des Saints, citado pela fr.wikepedia.

[iii] Id.ib.

[iv] Outras obras consultadas:

– https://carmelitas.org.br/index.php/2018/01/08/hoje-e-dia-de-sao-pedro-tomas/

– https://fradescarmelitas.org.br/sao-pedro-tomas/

Castelo de Paiva | Revisão do Plano Director Municipal também aprovada

 ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA APROVOU ORÇAMENTO E GRANDES OPÇÕES DO PLANO

Gonçalo Rocha mantém aposta na regeneração urbana e no apoio social

     Depois já ter sido aprovado pela Câmara Municipal de Castelo de PaivaOrçamento e as Grandes Opções do Plano para o próximo ano, traduzidos num valor de vinte milhões, oitocentos e noventa e um mil, duzentos e trinta cinco euros, foram agora submetidos à apreciação da Assembleia Municipal, liderada por Gouveia Coelho, na ultima reunião deste ano, tendo estes documentos de gestão sido validados pelos votos da maioria socialista, apresentando um ligeiro aumento face ao orçamento anterior de cerca de 372 mil euros, ou seja uma variação de 2% face a 2020.

               

     Elaborado pela primeira vez em SNC-AP, novo sistema de contabilidade publica, o orçamento municipal para 2021 apresentou o novo modelo contabilístico para o qual o município paivense transitou no corrente ano e, relativamente na sua elaboração, mantém algumas das regras aplicadas pelo antigo modelo do POCAL, no entanto, introduz novos mapas e determina a obrigação de elaborar, ainda que, num quadro previsional e meramente indicativo, projecções quer no lado da receita quer no lado da despesa, ou ainda no Plano Plurianual de Invesimentro e PAM a cinco anos (2021 ano vinculativo + 4 anos indicativos)

     Nesta perspectiva, na previsão efectuada para 2022 e anos seguintes, optou-se por elaborar uma previsão mais perto daquelas que seriam as realidades mais conhecidas do Município de Castelo de Paiva, ou seja, prever aquelas que são consideradas as despesas funcionamento ou permanentes como são os compromissos com a educação social, educação, amortização de empréstimos contratados e investimentos que, pelo seu contexto, são de natureza obrigatória (como o abastecimento público ou reparação e manutenção de vias municipais), ou que, pela sua execução temporal podem ocorrer em mais que um ano económico.

     Ao nível da aquisição de bens e serviçoscomparativamente ao ano corrente, prevê-se uma diminuição de cerca de 752 mil euros, uma poupança que resulta sobretudo do equilíbrio das despesas em 2020, e uma melhor gestão dos recursos internos. nomeadamente no que se refere às despesas de funcionamento.

     No seu conjunto, as despesas com pessoal, aquisição de bens e serviços, e outras despesas têm um decréscimo de cerca de 4,5% face a este ano, uma situação que já não verificava há alguns anos, mas que se deve, ao facto de no decorrer de 2020, e com a situação da pandemia que nos tem atingido, a despesa corrente ter descido ligeiramente, o que permitiu, aliado a um maior rigor na execução despesa, diminuir custos e por consequência, conseguir um maior equilíbrio e melhor desempenho da tesouraria municipal.

     Por outro lado, relativamente ao valor da divida (juros e capital), mantém-se praticamente igual ao ano 2020, e rondará cerca de 628 mil euros de amortizações, sendo importante realçar o empenho do Município em honrar os seus compromissos com a banca, mesmo quando foi obrigado a amortizar cerca de 1.5 milhões de euros empréstimos por ano, como aconteceu, a titulo de exemplo, nos anos 2018 e 2019.

     Ao nível do investimento, registou-se um aumento de cerca de um milhão de euros em investimento, orientado para diversas obras que avançaram este ano, assumindo-se uma forte aposta no domínio da educação, com a requalificação das Escolas EB 2/3 de Sobrado e Escola EB1 da Raiva, e da habitação e serviços de interesse colectivo, nomeadamente Ordenamento Território, através da grande aposta da regeneração urbana da vila, como a requalificação do Largo do Conde, entre outras intervenções relevantes.

Evidencia-se assim, a continuidade de uma politica de rigor, transparência e de boas contas, com apostas orientadas para politicas de proximidade e descentralização, onde nesta fase complicada da pandemia, o apoio social, continua a ser o principio fundamental da acção do Executivo Municipal liderado por Gonçalo Rocha, que a propósito do próximo Plano de Actividades considera que este é um orçamento rigoroso nas opções e nas ambiçõesque tal como em anos anteriores, as escolhas agora propostas tem subjacentes os interesses e as necessidades legitimas e que são prioritárias na resolução dos problemas das pessoas e do concelho.

     Realça-se a aposta no investimento financiado e controlado, num orçamento consciente das fragilidades e desafios que o próximo ano, no âmbito da Acção Social e que o Município pode ter que enfrentar na sequência da pandemia que atravessa o nosso país, traduzindo-se no reforço das políticas sociais, de ajuda as famílias, bem como de apoio ao comércio e à industria local, desde logo com isenção temporária do pagamento de taxas ou rendas, como a diminuição em 50% das rendas do mercado municipal, feiras, quiosques, não aumentando as tarifas dos preços da água, saneamento e resíduos sólidos, tal como não aumentando aumento outras taxas municipais, mas promovendo a atribuição de subsídios as IPSS, entidades que merecem ser auxiliadas e têm estando activas no combate à pandemia no concelho.

     No prosseguimento das politicas sociais de sucesso que tem marcado os últimos mandatos, o Executivo Municipal de Gonçalo Rocha vai manter e reforçar sempre que necessário o apoio à Acção Social e Educação, aumentando valores e a abrangência das iniciativas relacionadas com o Transporte Solidário, Cheque Farmácia, Incentivos à Natalidade, e também no domínio da Acção Educativa, designadamente no que se refere ao Transporte escolar, às Actividades Extracurriculares, Refeições Escolares, oferta de Fichas Escolares, bem como Fruta e Lanches Escolares nos estabelecimentos de ensino.

     Atendendo à situação que continuamos a viver nesta fase pandémica, este orçamento agora apresentado, prevê ainda dotação para os planos de prevenção e contingência associados ao COVID 19, na ordem dos 153 mil euros, verba que poderá eventualmente ser reforçada por alteração, caso se verifique necessário, procurando assegurar outras intervenções ao nível das várias valências ao combate da pandemia. 

     Para o presidente da edilidade, Gonçalo Rochaeste é um orçamento realista, exequível e próximo das necessidades das população paivense, sendo que, o município tem todas as condições para poder ganhar mais importância no contexto do território e este pressuposto está espelhado na medidas apresentadas, nos projectos e acções do documento, daí considerar que, importa estar preparados para o novo ciclo de investimento que se avizinha, sendo que, a opção assumida para o ano de 2021, vem ao encontro das politicas de rigor e de transparência, sustentadas na afirmação do progresso e no reforço da competitividade, promovendo mais e melhores respostas às necessidades do Município e da população paivense.

     As opções traduzidas nos documentos reflectem a continuidade da política de rigor, transparência e de boas contas municipais, do apoio social, da valorização do potencial turístico como factor de atractividade, da aposta na educação, da forte proximidade às famílias e do investimento controlado, essencial e de qualidade, sempre na perspectiva da melhoria do nível da qualidade de vida dos paivenses.

     A melhoria da rede viária e regeneração urbana da vila, a reabilitação em curso da Ponte Centenária de Pedorido, a reabilitação da Ponte das Travessas e a requalificação do espaço da zona envolvente da Igreja de Real, o acompanhamento e execução do projecto da Variante à EN 222 em colaboração com as Infraestruturas de Portugal, o alargamento do Cemitério Municipal de Sobrado, a reabilitação das instalações dos Armazéns Municipais, o Centro de Recolha Animal, o Loteamento Municipal das Meirinhas, a conclusão da Revisão do PDM, a valorização turística com a continuidade dos percursos pedestres, a construção do Centro de Artes e Espectáculos, a reabilitação de espaços e instalações desportivas, a estabilização dos Penedos de S. Domingos, a reabilitação da Escola EB 2.3 de Sobrado e reabilitação da EB 1 de Oliveira do Arda, são projectos que a autarquia paivense quer ver desenvolvidos durante o próximo ano.

        Os grandes objectivos da edilidade paivense, ao nível do plano de intervenção para o próximo ano, orientam-se para projectos de regeneração urbana - rede viária, dinamização turística, cultura e desporto, protecção civil e aposta na educação, sendo de destacar a requalificação dos espaços públicos, requalificação da floresta e espaços verdes, melhoria das acessibilidades, prestação de serviços de redes de infra-estruturas municipais, acolhimento empresarial e cativação de investimento, promoção turística, dinâmica económica e promoção de emprego, para além da promoção cultural articulada com iniciativas relacionadas com desporto e juventude e reforço das apostas na acção social, na educação e nas melhores condições da prestação dos cuidados de saúde para todos.

     No ano de 2021, o Município de Castelo de Paiva vai continua a apostar no desenvolvimento do concelho aproveitando, para o efeito, as oportunidades de financiamento através de programas comunitários, nomeadamente em áreas fulcrais para a melhoria das condições de vida dos paivenses, através de projectos que já estão em execução ou que se encontram em fase de projecto.


APROVADA A REVISÃO DO PLANO DIRECTOR MUNICIPAL

                Entretanto, na mesma sessão da Assembleia Municipal, liderada por Gouveia Coelho, foi aprovada a proposta de revisão do Plano Director Municipal, contando com os votos favoráveis da maioria socialistae seis abstenções do grupo representativo do PSD e uma do CDS.

                PDM potencia que se estabeleça uma estratégia de desenvolvimento territorial e visa reflectir no seu planeamento as estratégias de desenvolvimento económico e social do concelho, sendo este considerado um momento histórico, conforme refere o Vereador do Pelouro do Urbanismo, partilhando o sentimento de que estamos num dos momentos mais simbólicos e decisivos do exercício autárquico dos últimos mandatos em Castelo de Paiva, que terá reflexos e impactos fortíssimos no horizonte mais próximo.

     José Manuel Carvalho assumiu a defesa e a explicação deste árduo trabalho de revisão, e evidenciou que, um concelho dinâmico, próspero, atractivo e sustentável tem que possuir uma estratégia clara, um guião próprio, um plano robusto que oriente as políticas para o nosso território e, por conseguinte, para um planeamento moderno e eficaz, que nos possa conduzir a outros patamares de desenvolvimento, daí que, cerca de 25 anos volvidos após a aprovação do anterior PDM, o momento que agora se vive é a concretização desse princípio.

     Esta proposta municipal, que agora foi aprovada na AM, resulta de um vasto trabalho, apostando nas melhores estratégias, na programação e regulamentação dos mais diversos sectores, permitindo alavancar uma nova forma de fixação de pessoas, pois contribuirá seguramente para o aumento da capacidade edificativa (+2 18,20 ha de novas áreas edificáveis propostas).
     Ao nível da qualificação do solo, foi acautelado por um lado, a manutenção da identidade da vila, protegendo o espaço central, mas potenciando o seu desenvolvimento integrado criando novas centralidades, quer em Sobrado, quer ao longo do território, ao mesmo tempo que potencia o desenvolvimento económico, ao identificar espaços para actividades económicas, não só permitindo a ampliação das Zonas Industriais existentes, como projectando novas áreas (a ZI Cobre, em S. Martinho e ZI Tapado II). Paralelamente, fica assegurado por via regulamentar a salvaguarda do licenciamento das actividades económicas dispersas e de carácter mais típico e familiar.

     Segundo este responsável municipal, nesta proposta de alteração do PDM, foi salvaguardado os recursos ambientais e patrimoniais, condicionando a acção edificativa, quer pela via regulamentar, quer mesmo pelas cartas de condicionantes e salvaguarda, bem como identificado o potencial turístico que se espalha por todo o território, quer no âmbito da qualificação de solo, quer no âmbito dos usos compatíveis, permitindo assim o desenvolvimento desse sector, com base nas características rurais, ambientais e paisagísticas do nosso concelho.

     Recorde-se que, esta proposta de revisão do PDM é acompanhada de um Programa de Execução e Financiamento que, sendo ambicioso, identifica as intervenções de iniciativa ou responsabilidade municipal ou da administração central, necessárias à concretização da estratégia de desenvolvimento instituída pelo plano, e demonstra a forma como serão executadas, tanto no âmbito territorial como no financeiro, indicando as intervenções municipais e os meios de financiamento, com base num cronograma que se estende por 10 anos, com elencagem das prioridades e que prevê o investimento em infraestruturação (saneamento e abastecimento de água) + 5 M€, infraestruturas viárias 2M€ e execução das UOPG 1,4 M€.

     Agradecendo o empenhamento e dedicação de todos os que estiveram envolvidos neste longo processo, que considerou desafiante e com resultados motivantes, José Manuel Carvalho referiu, nesta ultima sessão da AM de 2020, que a apresentação desta proposta de revisão, só foi possível graças à colaboração dedicada de uma vasta equipa da Câmara Municipal e ao acompanhamento muito próximo da CCDR-N.

  Carlos Oliveira