quinta-feira, 17 de novembro de 2022
AVEIRO | PREVENÇÃO COVID-19: ENTREGA DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL ÀS IPSS
Com o início da época de outono/ inverno a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) prossegue o seu trabalho de prevenção e combate ao Coronavírus / Covid-19, com uma nova entrega decidiu avançar, no dia 14 de novembro, de 18.700 unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e 140 litros de gel desinfetante às 26 Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS),
Nestas entregas de EPI, que estão enquadradas na Ação 2 do Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica 2022 / Operação Anti Covid-19 (PAAASE), distribuímos máscaras cirúrgicas (5.650 un.), máscaras FFP2 (1.430 un.), luvas (8.100 pares), fatos (545 un.), toucas (925 un.), protetores de sapatos (940 un.), batas (710 un.), aventais (400 un.) e gel desinfetante (140 litros).
Reiteramos o agradecimento público pelo excelente trabalho em prol da Vida da Nossa Boa Gente, dos Dirigentes, Profissionais e Voluntários das IPSS’s e dos Bombeiros, e desejando que tudo corra bem na Vida das Pessoas e das Instituições, nesta importante de monitorização e atenção no Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19.
II – RUA DIREITA DE ARADAS | intervenção urbana
Dando seguimento ao trabalho de parceria com a Câmara Municipal de Aveiro, a E-Redes iniciou a obra para enterrar a linha de média tensão que atravessa a Rua Direita de Aradas, na zona do Eucalipto, um investimento de aproximadamente 90.000€ a suportar pela empresa que contribuirá para a melhoria da qualidade urbana do local através da eliminação dos postes de grandes dimensões que atualmente existem para suporte dos cabos de energia.
A obra agora iniciada acontece após o investimento da Câmara Municipal de aproximadamente 55.000€, em 2021, na compra e demolição de uma antiga habitação cuja parte do terreno será utilizada para passagem do novo cabo de média tensão enterrado e a restante parte contribuirá para a reformulação do cruzamento da Rua Direita de Aradas com a Rua dos Eucaliptos e a Rua Eng.º Carlos Boia, permitindo a construção de uma nova rotunda para melhoria da segurança e fluidez dos circuitos viários e pedonais no acesso à zona comercial e ao Bairro da Quinta do Canha.
Prosseguindo com o investimento regular devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação das infraestruturas rodoviárias existentes e a qualificação do espaço público a Câmara Municipal está também a iniciar o projeto de requalificação de toda a Rua Direita de Aradas, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos.
Município de Reguengos de Monsaraz felicita João Félix pela medalha de prata no Campeonato do Mundo de Trampolins
Um ano ao serviço do Cidadão e da fiscalização das boas práticas na Atividade Cívica e Política!
Detido suspeito de atear incêndio que matou a mãe no Porto
Universidade Sénior da Curia assinala São Martinho com magusto
Pena perpétua para três culpados do abate do voo MH17
Barcelos | Dia histórico para o IPCA: oficializada a escritura da primeira residência de estudantes
O IPCA celebrou hoje a escritura de um edifício residencial que se transformará dentro em breve na primeira residência de estudantes do IPCA.
Ao fim de 26 anos da entrada em funcionamento dos primeiros cursos, hoje é um dia histórico para esta instituição, que vê concretizado o sonho de disponibilizar alojamento estudantil à sua comunidade em condições de preço e conforto compatíveis com as suas capacidades económico-financeiras.
Localizada na Rua do Aldão, em Vila Frescaínha S. Martinho, a 200 metros do Campus, esta infraestrutura permitirá, ainda, tornar o IPCA mais atrativo para estudantes nacionais e internacionais, potenciando a escolha desta instituição para muitos daqueles que decidem frequentar uma instituição de ensino superior.
A aquisição desta infraestrutura foi possível graças ao financiamento de verbas do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no seguimento da candidatura apresentada no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), tendo sido atribuído cerca de 2.024,00 milhões de euros. A verba destina-se à aquisição do edifício, adaptação e ampliação para responder às exigências de instalação e funcionamento da residência de estudantes. Esta residência terá capacidade para 62 camas a disponibilizar em setembro de 2023.
A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, no final da escritura, congratulou-se com este momento, salientando a importância do mesmo para o reforço da afirmação na área social e na melhoria das condições de acesso e frequência da comunidade estudantil, contribuindo para a efetiva igualdade de oportunidades e respondendo mais eficazmente às necessidades e expectativas dos estudantes e das suas famílias.
Ana Reis
Marinha Grande | SORTEIO DE LUGARES DE VENDA AMBULANTE PARA ÉPOCA DE NATAL
Figueiró dos Vinhos tem novos 14 Condomínios de Aldeia aprovados pelo PRR – Fundo Ambiental
O concelho de Figueiró dos Vinhos viu aprovadas, recentemente, mais seis operações do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência - “ Condomínio de Aldeia: Programa Integrado de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta”.
A aprovação surgiu no seguimento da apresentação das candidaturas do Município de Figueiró dos Vinhos; da Junta de Freguesia de Figueiró dos Vinhos e Bairradas; da Junta de Freguesia de Aguda; da Junta de Freguesia de Arega; da Junta de Freguesia de Campelo; e da Comissão de Compartes dos Baldios de Alge e Lugares Anexos.
Os projetos referem-se a 14 aldeias de todo o concelho, abrangendo, assim, Vale do Rio, Salgueiro, Chavelho, Várzea Redonda, Moninhos Fundeiros, Ribeira de Alge e Saonda, Milhariça, Vale do Prado, Caboucos, Vale Vicente, Poisia, Ponte Fundeira/Eiras e Campelo/Campelinho. A seleção destas aldeias obedeceu ao cumprimento de critérios técnicos aprovados pelo Fundo Ambiental e representam um volume de investimento elegível de cerca de 482 mil euros, integralmente financiado pelo PRR através do Fundo Ambiental.
A aprovação final destes investimentos permite, deste modo, executar um conjunto de intervenções de operação de corte de madeira, rechega e tratamento de sobrantes, destruição de cepos com preparação do terreno e controlo de vegetação espontânea, limpeza moto-manual de matos, controlo de espécies invasoras, desbaste pontual de espécies ribeirinhas na margem da linha de água, plantação de castanheiros, oliveiras medronheiros, entre outros.
O programa “Condomínio de Aldeia” apresenta-se como um programa de proteção, contra incêndios, aos aglomerados localizados na interface urbano-florestal, através de ações de gestão, ordenamento e reconversão florestal para outros usos, quer para a defesa contra incêndios rurais, quer para a proteção de pessoas e bens.
Coimbra | Semana da ciência e da tecnologia 2022 – 19 a 27 de novembro Agrária de Coimbra promove mais de uma dezena de atividades
A Ciência N(d)a ESAC - 09h00 às 18h00 – Presencial, corredor do edifício principal (Exposições)
Investigação na ESAC: o Olhar para o Futuro! - 09h00 às 18h00 - Online (Documentário)
- 21 de novembro
Fermentação: o Futuro da Tecnologia Alimentar - 9h15 às 13h15 – Presencial, oficina de laticínios; adega; e laboratório de microbiologia (Portas Abertas | Visitas a Laboratórios)
- 21 a 25 de novembro
Estudar (N)a Natureza 2022 - 8h00 às 17h00 - Presencial (Passeios Científicos)
Estudar (N)a Natureza 2022: Os Ecossistemas na ESAC - 9h00 às 18h00 - Online (Documentário)
- 21 (12h00 às 13h00), 23 (12h00 às 13h00) e 25 (13h30 às 14h30) de novembro
Percurso Interpretativo do Ensino na Escola Agrária de Coimbra - Presencial (Visita guiada a museus)
- 21 (14h00 às 16h30), 22 (14h00 às 16h30), 23 (14h30 às 17h00), 24 (14h00 às 16h30) e 25 (13h30 às 16h00) de novembro
Promoção da Sustentabilidade na Agricultura e da Economia Circular – Presencial, corredor do edifício principal (Workshop)
- 22 de novembro
Sustentabilidade Ambiental - 9h00 às 12h30 – Presencial, auditório B2.09 (Conferência | Colóquio | Palestra Debate)
- 23 de novembro
Palestra «Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares: As suas Diferentes Formas de Multiplicação» - 13h30 às 14h30 – Presencial, auditório H1 (Conferência | Colóquio | Palestra)
EquiExperience - 10h00 às 11h00 – Presencial, picadeiro (Outro Portas Abertas | Visitas a Laboratório)
Dia da Floresta Autóctone - 14h30 às 17h00 – Presencial, auditório principal e Online - Auditório Principal (Conferência | Colóquio | Palestra Debate)
- 26 de novembro
Equitação Terapêutica: os Seus Benefícios nas Alterações de Marcha - 15h00 às 16h00 - Online (Conferência | Colóquio | Palestra)
- A totalidade das atividades inseridas na Semana da Ciência e da Tecnologia 2022 podem ser consultadas em https://www.cienciaviva.pt/semanact/2022/ .
Castelo de Paiva | MARMOIRAL DA BOAVISTA REFERENCIADO NOVA PUBLICAÇÃO DA ROTA DO ROMÂNICO SERÁ APRESENTADA A 26 DE NOVEMBRO
Vai
ser apresentada, no dia 26 de Novembro, pelas 15h, nas
instalações do Centro de Interpretação da Cultura
Local, a nova publicação da Rota do Românico,
com o nome “Os arcos memoriais e marmoirais, da Idade Média
à actualidade”.
Esta
obra, desenvolvida no âmbito do Centro
de Estudos do Românico e do Território,
analisa um tipo de monumentos medievais que apenas subsiste em
Portugal, sendo que, três dos sete exemplares conhecidos se
localizam no actual itinerário da Rota
do Românico:
Memorial de Alpendorada (Marco de Canaveses), Memorial da Ermida
(Penafiel) e o Marmoiral
de Sobrado (Castelo
de Paiva).
O
autor da publicação é Joaquim
Luís Costa,
técnico superior da Rota do Românico. Licenciado em Ciências
Históricas – ramo Científico, mestre e doutor em Ciência da
Informação, conta também com duas outras obras já editadas pela
Rota do Românico: "Manuel
de Faria e Sousa. Cidadão do mundo e das letras ao serviço de
Portugal"
e "Mafalda e a
Luz, uma história românica".
A
sessão de apresentação, será finalizada com um Verde
de Honra,
e tem acesso gratuito, mediante inscrição
prévia: https://bit.ly/memoriais-apresentacao
Português detido no Brasil durante encontro de grupo neonazi
Grávida e bebé morrem à chegada ao Hospital das Caldas da Rainha
Maior evento de videojogos realizado em Portugal. Museu LOAD ZX Spectrum em destaque no Lisboa Games Week
O Museu LOAD ZX Spectrum está em destaque no Lisboa Games Week, evento que abriu portas esta quinta-feira, 17 de novembro, e que até domingo deverá receber milhares de adeptos dos videojogos.
Num espaço de aproximadamente 110 metros quadrados, os visitantes têm à disposição conteúdos multimédia especificamente produzidos para o evento e a possibilidade de recordar alguns dos jogos mais icónicos desenvolvidos para o ZX Spectrum.
Neste primeiro dia, o stand do Museu LOAD ZX Spectrum contou com a visita de alunos da Escola Técnico Profissional de Cantanhede.
“Esta participação do Museu LOAD ZX Spectrum no Lisboa Games Week enche-nos de orgulho e diz muito da relevância e dimensão deste projeto em múltiplas vertentes. É uma oportunidade para alavancar a projeção deste Museu”, observou o vice-presidente do Município de Cantanhede, Pedro Cardoso, que esteve na inauguração deste espaço temático.
Ainda segundo o autarca, “para além de ser uma oportunidade única de conhecimento e entretenimento para milhares de jovens, numa perspetiva do valor de ‘jogar com responsabilidade’, onde as famílias podem encontrar um programa dos 8 anos aos 80, este evento é também um ponto de encontro dos amantes de videojogos e de celebração das comunidades Gaming, Esports e Pop Culture”.
Pedro Cardoso constata, por outro lado, que “as visitas de estudo ao Lisboa Games Week são, cada vez mais, um ponto de referência no calendário escolar”. “Aliás, Cantanhede marca também presença com alunos neste fórum de videojogos associado ao ensino e ao futuro, podendo participar no Serviço Educativo”, concluiu.
Já o curador do Museu LOAD ZX Spectrum, João Diogo Ramos, realça a importância da presença do stand num espaço destacado no evento. “Sendo este o primeiro momento em que o museu sai fora de portas, abre a possibilidade de outras parcerias para levar o museu até ao seu público”, sublinhou.
“A nível programático contamos com oradores da comunidade retro, influencers/youtubers ligados ao gaming e até ex-colaboradores de empresas históricas como a TIMEX, que ajudaram o Spectrum a ser um fenómeno mundial”, acrescentou.
Após o Lisboa Games Week o Museu vai estar, ainda este ano, no maior evento de ZX Spectrum (a 26 de novembro, no Reino Unido). No início de dezembro, o LOAD ZX Spectrum marca presença na Comic Con Portugal.
De referir que a presença do Museu LOAD ZX Spectrum no Lisboa Games Week resulta de uma parceria institucional que o Município de Cantanhede estabeleceu com a Fundação AIP e a Associação Geração Spectrum para apresentar, em exclusivo e a título de extensão temática, a representação do Museu LOAD ZX Spectrum durante as suas próximas três edições.
Esta representação tem como objetivo enriquecer os conteúdos programáticos do evento, nomeadamente no âmbito do programa do Serviço Educativo, onde a promoção de espaços temáticos e programas específicos de formação são orientados para disponibilizar diferentes áreas de conhecimento junto do público mais jovem.
O Lisboa Games Week é o maior evento de videojogos realizado em Portugal, tendo registado em 2019 mais de 63 mil visitantes, dos quais 17 mil de alunos e professores, através de visitas de estudo de todo o território continental.
Jovens Casais de Ourem e Porto de Mós apostam no Turismo de Interior
Jovens casais de Ourém e porto de mós apostam no turismo de interior e a partir de hoje até domingo vão estar na Intur 2022 / 25ª feira internacional do turismo de interior - Valladolid- Espanha a divulgar o seu alojamento. O alojamento abriu a 15 de fevereiro e tem sido um sucesso em termos de ocupação. por isso a ideia passa pela expansão e até noutros tipos de negócio, adiantam os proprietários.
"O nosso sonho!"
Dois casais de amigos apaixonados pela natureza, ficaram encantados com esta pequena aldeia típica, uma das mais importantes na Serra do Caramulo, onde mostra o modo de vida das gentes caramulanas.
A pastorícia e o gado são o ex-libris daquela pequena aldeia com cerca de 30 habitantes, gente hospitaleira e de uma alegria extrema! Com paisagens deslumbrantes e uma gastronomia fascinante fazem da aldeia a casa de todos ... delicie-se com os encantos mágicos que a aldeia proporciona e percorra a serra em busca de aventuras inesquecíveis.
Este é "o melhor dos alojamentos em meio 100% rural" onde poderá usufruir do contacto com os animais e observá-los bem de perto na pastagem. Podem ser umas férias inesquecíveis com toda a família num ambiente super acolhedor com todo o conforto e ideal para crianças dando a conhecer uma parte dos valores de Portugal!
O
ALOJAMENTO
PRIMEIRO
PISO
Quarto
das Namoradeiras
Cama
de casal
Roupeiro
Baú
Cadeira
Berço
de bebé
Climatização
Quarto
das origens
Cama
de casal
Cadeira
Climatização
Quarto
de Ferro
2
camas de solteiro
Mesa
de cabeceira
Baqueta
Climatização
Quarto
de Aconchego
Beliche
Cama
extra
Baú
Roupeiro
Climatização
Casa
de banho principal
Sanita
Lavatório
Toalheiro
aquecido
Duche
com proteção vidro
Cozinha
Placa de indução
Forno
Micro-ondas
Máquina de lavar loiça
Frigorifico
Máquina de café expresso marca Delta
Torradeira
Chaleira
Varinha mágica
Batedeira
Triturador
Loiça diversa para 10 pessoas (Talheres, pratos, copos, panelas, jarra de água, saladeira,
canecas, chávenas de café)
1 Mesa para 8 pessoas
Sala de estar
1 sofá cama de 3 lugares com Chaise-longue
1 televisão ecrã plano com 130 canais
1 salamandra a pellets
Casa de banho “A Cabra”
Sanita
Duche com cortina
Lavatório
Máquina de lavar e secar roupa
Tábua e ferro de engomar
Arrecadação (exterior)
Cilindro de água quente de 300L
Grelhador a carvão
Estendal e molas de roupa
O alojamento inclui roupa de cama, toalhas de banho, panos de cozinha, WiFi 130 canais por cabo, livro de reclamações, extintor, manta de abafamento e caixa de primeiros socorros. Inclui ainda limpeza e desinfeção semanal.
Contactos para esclarecimentos adicionais:
BezerreiraComvida
- O Refúgio do Monte
Travessa
do Tojinho Nº2 Bezerreira, 3475 - 020 Oliveira de Frades, Portugal
+351-917437800
+351-912227642
bezerreiracomvida@gmail.com
www.bezerreiracomvida.com
RUA 20 DE JUNHO DE 1991, EM ARMAÇÃO DE PÊRA, SOFRE CORTE DE TRÂNSITO NOS DIAS 18 E 19 DE NOVEMBRO
Castelo de Paiva | Trabalho notável realçado por todos. Centro Social de Real assinalou duas décadas de actividade
O Centro Social de Real festejou no passado Domingo, o vigésimo aniversário da sua fundação como Instituição Particular de Solidariedade Social, completando duas décadas de actividade ao serviço da comunidade e do concelho.
Na cerimónia, carregada de grande simbolismo, realizada nas instalações da IPSS, estiveram presentes os dirigentes da instituição, presidida por Filipe Valente, tal como Filipe Moura, presidente da Assembleia Geral, o Vice-Presidente da edilidade paivense, José Antonio Vilela, a Vereadora da Cultura, Liliana Vieira, e o presidente da Junta de Freguesia de Real, Carlos Rocha, entre outros autarcas e dirigentes associativos.
Todos foram unânimes nas felicitações à instituição, realçando o extraordinário trabalho social que tem sido desenvolvido junto da comunidade local, ao longo destes anos de actividade, destacando-se o serviço prestado ao nível do Apoio ao Domicílio, Centro de Dia, CATL e Jardim de Infância ( AAAF), valência com dois pólos em funcionar, no Adro e Nojões.
Além de desenvolver estas valências na área da infância e terceira idade, o Centro Social de Real mantém outras actividades como sejam a formação profissional, transportes e refeições escolares, actividades de enriquecimento curricular, para alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, animação, apoio familiar e psicossocial.A propósito desta efeméride, a Vereadora Liliana Vieira, congratulou-se com a instituição e deu os parabéns aos seus dirigentes e funcionários, sublinhando em jeito de homenagem, o trabalho notável prestado no apoio nas várias valências, realçando o carinho com o que o fazem, considerando que se trata de uma riqueza extraordinária e um serviço de grande valor para a comunidade, nomeadamente no apoio aos mais desfavorecidos.
A responsável municipal considerou mesmo que, nas instituições particulares de solidariedade social, se encontra o “heroísmo da resiliência”, referindo que, se há mérito na dinâmica da acção social no concelho, se deve às várias IPSS existentes no território, cujo trabalho continua a ser bastante apreciado e reconhecido, fruto do empenhamento e da coesão de todas as entidades, evidenciando-se a entre ajuda e o sentido colectivo.
Recorde-se que, nesta comemoração dos vinte anos do Centro Social de Real foram homenageados os trabalhadores com mais de 10 anos de serviço na instituição
Carlos Oliveira