sexta-feira, 9 de junho de 2023

AgitÁgueda, um festival que une a cidade e continua a surpreender

 Um dos festivais mais aguardados do ano vai decorrer de 1 a 23 de julho, com grandes nomes do panorama musical nacional e internacional, bem como muitas atividades culturais e desportivas 
“A melhor palavra que define o AgitÁgueda é a surpresa”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, na apresentação da 16.ª edição do festival, que, de 1 a 23 de julho, vai trazer a Águeda artistas, de renome nacional e internacional, assim como um conjunto de animação de rua (como o Carnaval Fora d’Horas, o Color Day, o Mad Parade), a Feira de Artesanato, o Encontro de Estátuas Vivas, a arte urbana, sem esquecer as atividades desportivas e lúdicas, bem como a instalação dos icónicos guarda-chuvas coloridos.
“O AgitÁgueda é a imagem de Águeda, mas também de Portugal no mundo”, continuou, salientando que o modelo de festival apresentado pelo Município é “um sucesso”, que atrai “à cidade e ao concelho milhares de pessoas todos os anos, que promovem o nosso território além-fronteiras pelas redes sociais com fotografias fantásticas”. Defendendo que “cada um de nós deve fazer isto, promover de forma positiva o que de melhor temos”, Jorge Almeida destacou o cartaz, a programação desportiva e cultural e as muitas surpresas preparadas para 23 dias de festival.
Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, apontou que quem, por estes dias, vier a Águeda vai “tropeçar em cultura” e vai ser surpreendido com as várias propostas que vão animar a cidade, desde a zona alta à baixa da cidade, num evento que é de entrada livre e gratuita. “O AgitÁgueda tem esta particularidade de ser diferente, sempre. Toda a cidade vive, envolve-se e dedica-se a este evento, que, para além da cultura e da música, pretende promover o nosso território e dinamizar o nosso comércio”, sublinhou.
O investimento que o Município assume – este ano a rondar os 900 mil euros – tem um “enorme retorno na economia local e na promoção do concelho como um destino turístico, que se reflete muito além dos 23 dias do festival”. O palco do AgitÁgueda é a própria cidade, declarou Edson Santos, que apelou, mais uma vez, ao setor comercial e de restauração para que ajustem horários para poderem servir os milhares de visitantes esperados. “Esperamos que os comerciantes usufruam deste investimento e possamos receber bem quem nos visita”, disse.
 
Evento colorido e familiar
Águeda vai voltar a surpreender com as ruas mais coloridas do país. “Somos a cidade da cor e da imaginação e este ano contamos com várias surpresas, de entre as quais destaco a participação voluntária do Grupo de Crocheteiras de Águeda que vai decorar uma das ruas com instalações em crochet”, avançou Edson Santos.
Os guarda-chuvas coloridos e as várias instalações nas ruas da cidade vão começar a ser colocadas na próxima semana e poderão ser apreciadas até setembro.
A arte urbana, outra das referências culturais de Águeda e que poderá ser contempladas em qualquer momento utilizando a APP do roteiro (http://agitaguedaurbanart.com), vai contar com uma nova pintura, de um artista italiano que iniciar a sua pintura 3D durante a próxima semana, na Praça do Município, e que “vai chamar a atenção dos mais curiosos”.
A par do Carnaval For d’Horas, do Color Day, do Mad Parade, das instalações de rua, da dinamização cultural e desportiva, da Feira de Artesanato e das tasquinhas, o AgitÁgueda conta este ano novamente com a piscina fluvial que vai ficar disponível até final de agosto.
“O AgitÁgueda é um evento muito familiar” e, a pensar nas famílias, o palvilhão do GICA vai receber o Agita Kids, um espaço com diversões infantis (dos 3 aos 16 anos), como trampolins e insufláveis. Este ano, a grande novidade é o espaço dedicado à realidade virtual, com quatro cápsulas com mais de 50 jogos, dois simuladores de motos e um simulador de slide prancha.
De referir ainda que para além da tenda principal do AgitÁgueda, onde vão acontecer os espetáculos musicais, vai ser instalada uma segunda tenda para as tasquinhas, o que permitiu que este ano fosse aumentado para 36 (mais seis do que nos anos anteriores) o número de associações e coletividades do concelho que vão poder estar no festival.
Do cartaz musical – que pode ser consultado em www.agitagueda.com – destaque para a parceria entre três bandas e músicos de renome nacional, como a Banda Alverense e Olavo Bilac, no dia 1 de julho, e a Banda Castanheirense e Orfeão de Águeda com António Manuel Ribeiro (UHF), no dia 9 de julho.
O AgitÁgueda “é um palco para todos”, desde artistas renomados a emergentes, como os que surgem dos Talentos AgitÁgueda, e é um evento inclusivo, promovendo a facilidade de acesso para as pessoas com mobilidade reduzida e mantendo, à imagem do que tem acontecido nos últimos anos, a tradução de alguns concertos em Língua Gestual Portuguesa.

Ana Sofia Pinheiro

Para assistir a 19 e 20 de junho na Universidade Católica no Porto. Conferência destaca o papel das universidades como epicentro para a responsabilidade social

 Entre os dias 19 e 20 de junho, realiza-se a conferência internacional “University as an epicentre for social responsibility: commitment to people and the planet” na Universidade Católica no Porto. Estão confirmadas as presenças de Enase Okonedo (Vice-Chancellor of the Pan-Atlantic University, Nigeria), François Vallaeys (Professor-Researcher of Universidad del Pacífico, Peru); Isabel Capeloa Gil (Presidente da International Federation of Catholic Universities); Julian Skyrme (diretor de Responsabilidade Social da The University of Manchester, UK) e Robert Bringle (Chancellor’s Professor da Indiana University and Purdue University Indianapolis).
“O evento pretende promover o debate sobre o papel das universidades e o seu posicionamento como epicentro interdisciplinar de responsabilidade social. A forma como a Universidade pode reforçar e estabelecer novas parcerias que alicercem o compromisso com as pessoas e com o planeta, seja através da formação, da co-criação e inovação ou da geração de conhecimento é um caminho em permanente construção” salienta Célia Manaia, vice-presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa e membro da organização do evento.
 
Neste evento pioneiro serão cruzadas visões de especialistas de diferentes áreas sobre temas tão diversos, como os desafios e oportunidades no ensino, na formação e na informação, sobre o papel da investigação e inovação e como estas se podem interligar com sustentabilidade e ter um impacto social positivo, ou ainda como se constroem pontes com a sociedade. O programa inclui workshops participativos e interativos e mesas redondas que visam promover a discussão de ideias e valorizar o conhecimento coletivo sobre as temáticas previstas.
 
“O foco principal da conferência será a troca de ideias e visões transformadoras, num evento interdisciplinar que tem como âmbito debater o bem-estar das pessoas e do planeta,” refere Carmo Themudo, coordenadora da UDIP (Unidade Integral do Aluno) da Universidade Católica no Porto.
 
A conferência é dinamizada pela Universidade Católica Portuguesa no Porto, englobando as iniciativas Católica para a Sustentabilidade - CASUS a Católica Solidária - CASO. Conta ainda com a colaboração da IFCU - International Federation of Catholic Universities, UNISERVITATE - Solidarity Service-earning in Catholic Higher Education e Talloires Network of Engaged Universities. A Irmandade dos Clérigos é o mecenas principal da conferência.
 
PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

3ª EDIÇÃO PRÉMIO TÉGIDES | Powered by All4Integrity | Período de nomeações

 Na qualidade de Vice-Presidente da Associação All4Integrity venho informar que na próxima segunda feira, dia 12 de junho, lançaremos a 3ª Edição do Prémio Tágides – pessoas que nos inspitam no combate à corrução, que este ano conta com a Laurinda Alves como sua diretora e, pelo terceiro ano consecutivo, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.
 
Nesta 3ª edição do Prémio Tágides é objetivo da All4Integrity envolver ainda mais a sociedade civil nesta iniciativa, promovendo uma maior e abrangente participação, através da divulgação do Prémio Tágides e do apelo à participação através de nomeações, que terão lugar entre 12 de junho e 25 de agosto no site da All4Integrity.
A presente edição conta já́ com um painel de Presidentes de Júri de renome, tais como:
o jornalista Luís Rosa na categoria Projeto da Sociedade Civil, a arquiteta Helena Roseta na categoria Iniciativa Política, o empresário Rui Miguel Nabeiro na categoria Iniciativa Empresarial, o assistente da Universidade de Coimbra Eduardo Figueiredo na categoria Iniciativa Jovem, António Delicado na categoria Iniciativa Projeto de Investigação. Nesta edição o Prémio conta com uma nova categoria – Iniciativa Portugal no Mundo – cuja presidente é Isabel Mota, assim como a figura do ‘Embaixador Prémio Tágides’ que terá por missão divulgar o Prémio e promover, junto da sociedade civil, nomeações/candidaturas de pessoas que inspiram no combate à corrupção. Confirmados estão os embaixadores Luís Marques MendesFernando SantosFrancisco GuimarãesJosé Maria PimentelRaquel Marinho e Maria João Avillez.
A cerimónia de entrega do Prémio Tágides 2023 terá́ lugar no próximo dia 4 de dezembro, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian.
O período de submissão de candidaturas e nomeações terá́ início no dia 12 de junho e terminará no dia 25 de agosto do presente ano.
Submissão de nomeações e candidaturas é feita no site da All4Integrity https://all4integrity.org/premio-tagides/nomear-candidatos/
Calendário:

 Período de submissão de nomeações e candidaturas: de 12 de junho a 25 de agosto de 2023.
Divulgação pública da lista dos nomes selecionados pela sociedade civil: entre 09 e 13 de outubro de 2023.
Anúncio dos finalistas: 9 de novembro de 2023.
Cerimónia de Entrega do Prémio Tágides: 4 de dezembro de 2023.
Agradecemos toda a divulgação que vos for possível e estamos disponíveis para esclarecimentos que considerem necessários. Imediatamente a esta mensagem mais informações sobre a associação e este prémio.
 
Juntem a vossa voz à nossa em prol da promoção de uma cultura de integridade!

Vice-Presidente

++++++++++++++++++
Sobre a All4Integrity:
A All4Integrity é uma Associação apartidária criada a partir de uma iniciativa do autor, professor e empreendedor social, André́ Corrêa d’Almeida, Columbia University, a partir de Nova Iorque no dia 5 de outubro de 2020, sob a designação #libertemomeupaísdacorrupção. All4Integrity tornou-se na primeira e única associação, e rede global portuguesa, para a promoção de uma cultura de integridade no país e existe para ajudar Portugal a tornar-se numa referência mundial no combate à corrupção e crimes conexos por muito inverosímil que tal possibilidade pareça atualmente. O talento, a entrega e o capital social de dezenas colaboradores(a)s, rapidamente a tornaram numa incubadora de iniciativas e programas de prevenção/combate à corrupção e da promoção de uma cultura de integridade em Portugal. Exemplos disso são o programa RedEscolas Anticorrupção: Escolas que nos inspiram uma cultura de integridade, que conta com a participação de quase 5500 aluno(a)s e apoio da UNESCO, a iniciativa Tech4Integrity para o desenvolvimento de investigação científica e soluções aplicadas à inovação e integridade do sistema público-privado em Portugal e a Academia para a criação de uma nova geração de programas de formação no campo da Integridade Organizacional.
 
Sobre o Prémio Tágides:
Criado pela All4Integrity em 2021, o Prémio Tágides: pessoas que nos inspiram no combate à corrupção estreou-se enquanto iniciativa da sociedade civil para a sociedade civil, num esforço para democratizar a discussão sobre o tema da corrupção e, despolitizando-a, sensibilizar a sociedade para a importância da participação cívica e da mobilização para a ação coletiva. Esta iniciativa pretende identificar, reconhecer, celebrar e premiar projetos, iniciativas ou trabalhos de pessoas que se destaquem na luta contra a corrupção e na promoção da integridade em Portugal, nas múltiplas áreas da nossa sociedade.
Na 1ª edição (2021) o Prémio Tágides distinguiu importantes individualidades da sociedade portuguesa - Joana Marques Vidal (Projeto da Sociedade Civil),  Maria José Morgado (Iniciativa Política e Projeto de Investigação) e o Comendador Rui Nabeiro (Iniciativa Empresarial), numa cerimónia realizada na Fundação Champalimaud.  A 2ª edição premiou, na Fundação Oriente, António José Cerejo (Projeto de Investigação), Eduardo Figueiredo (Iniciativa Jovem), Helena Roseta (Iniciativa Local), João Cravinho (Iniciativa Política) e Luís Rosa (Projeto da Sociedade Civil).
À semelhança das edições anteriores, o júri será posteriormente composto por 35 elementos no total, equitativamente distribuídos por seis categorias, sendo o júri da Iniciativa Local composto pelos Presidentes das restantes categorias.

Encontro de Clubes Ciência Viva das Escolas do Município de Aveiro

A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro recebe na próxima segunda-feira, 12 de junho, o 2º Encontro de Clubes Ciência Viva das Escolas do Município de Aveiro. O evento vai reunir os 17 Clubes dos 7 Agrupamentos de Escolas do Município, promovendo momentos de partilha entre Clubes e a apresentação dos diferentes projetos STEAM desenvolvidos ao longo do ano letivo. Participam neste encontro cerca de 450 alunos e 70 professores.