sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

A Diana FM deseja Boas Festas!



São os votos sinceros da equipa da Diana FM!

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA | Carrilho absolvido do crime de violência doméstica por juíza que Bárbara Guimarães queria afastar

De acordo com o tribunal a apresentadora é uma mulher destemida e dona da sua vontade, pelo que não é plausível que na sequência das agressões tenha continuado com o marido em vez de se proteger a si e aos filhos.
Inocente. O ex-ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho foi nesta sexta-feira absolvido no Campus da Justiça, em Lisboa, pela juíza que a sua ex-mulher Bárbara Guimarães queria no início do ano passado afastar do processo, por suspeitar da parcialidade da magistrada. Carrilho tinha sido acusado de violência doméstica durante o casamento. Foi condenado apenas por difamação. O advogado de Bárbara Guimarães afirmou-se "chocado" com a sentença, garantindo que vai recorrer.

A juíza Joana Ferrer fez saber que Bárbara Guimarães deveria ter ido ao Instituto de Medicina Legal, e não foi, para que as agressões ficassem documentadas: "Um relatório pericial de dano corporal seria, seguramente, um fortíssimo e decisivo elemento de prova a apresentar num julgamento por crime de violência doméstica". O argumento da queixosa, de que não o fez por vergonha, não comoveu o tribunal, que entendeu que, a partir do momento em que a apresentadora decidiu apresentar uma queixa-crime contra o marido por violência doméstica, sabia que o caso viria necessariamente a público.

Não foi apenas esta a única incoerência que a justiça viu no comportamento de Bárbara Guimarães. Joana Ferrer disse também que sendo ela uma mulher destemida e dona da sua vontade não é plausível que na sequência das agressões tenha continuado com o marido, em vez de se proteger a si e aos filhos. E mostrou estranheza pelo facto de, apesar de dizer que sentia pavor do marido em certas alturas, se ter mudado após a separação para uma casa próxima da dele. Ainda hoje moram "apenas separados por escassas centenas de metros", assinalou, apesar de ser, além de determinada, uma pessoa auto-suficiente do ponto de vista financeiro. 

A juíza estranhou também as numerosas entrevistas que Bárbara Guimarães deu em que descrevia a vida feliz que tinha com o marido e os filhos entre 2011 e 2013, "período temporal em que, segundo as suas actuais declarações, já estaria a ser sujeita a agressões psicológicas e físicas". Quando as analisou, Joana Ferrer não teve dúvidas: "Tratou-se de declarações espontâneas, dotadas de genuinidade e verosimilhança, nas quais não são perceptíveis - particularmente nas registadas em vídeo - quaisquer vestígios de simulação".

Quanto à condenação por difamação, deve-se ao facto de Carrilho ter repetidamente exposto a ex-mulher, falando em público do seu alegado problema com alcoolismo e de outros aspectos da sua vida privada. Ainda assim, foi apenas condenado por dois dos vários crimes (cerca de 20) de difamação de que estava acusado. Vai ter de pagar 3900 euros mais taxas de justiça.

A juíza justificou aquilo que qualificou como alguns excessos de linguagem do ex-ministro com o sofrimento provocado pelo facto de ele ter estado privado pela mulher durante três semanas de ver os filhos, após a separação. O arguido dizia por exemplo que a ex-mulher ingeria “dezenas de comprimidos por dia”. Neste particular, o tribunal considerou da maior relevância o depoimento em tribunal de um psiquiatra que o tratou na altura, colega de curso do irmão, e que lhe diagnosticou uma depressão profunda. Quando chegou à primeira consulta, recordou, Carrilho não só já tinha pensado em matar-se como "já tinha ideia de como iria executar o suicídio".
O Ministério Público também chegou a apresentar em Fevereiro de 2016 um requerimento de recusa da juíza por considerar existir “motivo sério e grave, adequado a gerar desconfiança sobre a imparcialidade da magistrada judicial”. E a própria juíza Joana Ferrer pediu depois o seu afastamento do processo que opõe o antigo casal. Mas a magistrada foi mantida no caso pelo Tribunal da Relação de Lisboa. A polémica foi provocada pelas expressões usadas na primeira sessão do julgamento, a 12 de Fevereiro. Nomeadamente o facto de a juíza, que tratou sempre a apresentadora por “Bárbara” e Carrilho por “professor”, ter censurado a queixosa, que alegara medo e vergonha para justificar o facto de não ter feito queixa do marido mais cedo. “Causa-me alguma impressão a atitude de algumas mulheres”, declarou a magistrada, lembrando que são precisas provas para condenar alguém.

Condenado noutros processos

Nesta sexta-feira, o ex-ministro da Cultura foi absolvido de crimes que, segundo a acusação, teriam acontecido durante os mais de dez anos de casamento. A acusação alegara episódios em que Bárbara Guimarães fora pontapeada, empurrada e humilhada pelo marido, que teria chegado a dizer que ia acabar com a vida dela e com a dos filhos e suicidar-se de seguida.

Decisão diferente tiveram outros processos. No final de Outubro, o ex-governante foi condenado a quatro anos e meio de pena suspensa por actos de violência doméstica cometidos já após a separação do casal.
O professor universitário de 66 anos, que já no ano passado tinha sido multado em 1800 euros noutro processo judicial, por ameaças de morte a uma amiga da apresentadora televisiva, sempre negou tudo. Também foi condenado em 2015 por difamação a outra multa de 31.400 euros, por ter dito em entrevistas Bárbara Guimarães tinha sofrido abusos sexuais do padrasto.

O sofrimento dos filhos

No longo depoimento que fez em tribunal para se defender em Fevereiro passado, o antigo ministro socialista negou a violência doméstica: “Nunca lhe toquei. Mas amparei-a muitas vezes quando não se segurava nas pernas”, declarou, numa referência aos alegados problemas com o álcool da ex-mulher, que descrevia como alguém que “chocava com portas fechadas”.

Durante a leitura da sua decisão, nesta sexta-feira à tarde, Joana Ferrer pediu ao casal para se centrar no sofrimento dos filhos: "Este tribunal não consegue alhear-se e apela, se tal lhe for permitido, em nome das duas crianças que sofrem no meio de todo este conflito que não dá sinais de querer abrandar. Descentrem-se um pouco de vós, adultos, e atentem no sofrimento destas crianças". 

A juíza Joana Ferrer desvalorizou os antecedentes criminais de Manuel Maria Carrilho. por terem sucedido "apenas no contexto" do conflito com Bárbara Guimarães e contra "um grupo de pessoas circunscrito". 

Ao mesmo tempo, deixou um recado para todos aqueles que esperavam que inculpasse o arguido, que descreveu como "uma pessoa perfeitamente integrada na sociedade, muito querido dos seus alunos e com obra reconhecida": "Os tribunais de hoje não são os tribunais plenários de má memória, onde as pessoas entravam já condenadas".

Fonte: Público

_____________________________


Neste Natal dê o melhor de si: vá até ao Posto Fixo da ADASCA e faça a sua dádiva de sangue


“O Natal e a Poesia” estiveram no palco do auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede

O Grupo de Teatro Infanto-juvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede concluiu ontem, 14 de Dezembro, o programa de representações da peça preparada para assinalar a quadra de Natal, uma tradição que se repete todos os anos desde a sua constituição, em 2004.
Intitulado “O Natal e a Poesia”, o espetáculo deste ano, uma espécie de debate declamatório entre várias personagens, foi mais uma vez concebido por Natália Queirós, ex-juíza do Tribunal de Cantanhede que criou e tem dinamizado o Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede desde o início, sendo ainda responsável pelos textos originais ou adaptações de todas das 27 peças já apresentadas, bem como pela sua produção e encenação.
Sobre “O Natal e a Poesia”, a autora refere que se trata de “um espetáculo recreativo-cultural singelo e que apela essencialmente à temática da magia do Natal numa abordagem poética que pretende valorizar os valores humanos”. No palco estiveram pequenos atores e atrizes a declamar uma síntese das mensagens mais relevantes de todas as peças de Natal levadas a cena desde 2004 pelo Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal.
A estreia, no dia 7 de dezembro, no auditório da Biblioteca Municipal, contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, que na ocasião enalteceu e louvou “o trabalho do grupo de teatro, a criatividade e a dimensão cultural da atividade que desenvolve”, tendo destacado “o dinamismo e a perseverança da sua fundadora e atual diretora, Dr.ª Natália Queirós, que tem sido efetivamente a alma deste projeto”.
Depois da primeira representação, houve outra em 10 de dezembro, também para o público em geral, e mais duas para assistências específicas, por convite. À sessão do dia 12 assistiram mais de setenta idosos de instituições de solidariedade social do concelho, designadamente do Lar da Nossa Senhora da Tocha, Fundação Ferreira Freire (Portunhos), Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede, Prodeco – Progresso e Desenvolvimento de Covões, Plasce – Póvoa da Lomba Associação Social, Cultural e Ecológica e Centro Social Polivalente da Freguesia de Murtede; no dia 14, assistiram à peça os alunos e docentes da Escola Básica Cantanhede Sul.
Grupo de Teatro Infanto-juvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede
O Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede é constituído por 8 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 7 e os 17 anos. Este grupo teatral nasceu em 2004, por iniciativa de Natália Queirós que, após a sua jubilação como magistrada no Tribunal de Cantanhede, tem desenvolvido na cidade uma importante atividade cultural relacionada com as artes teatrais. Entre as iniciativas que tem levado a efeito, destaca-se a criação deste grupo que desde a sua fundação em 2004 já realizou 136 sessões de 27 espetáculos teatrais diferentes, aos quais assistiram mais de 16.400 pessoas, sobretudo alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho. O Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede integra atualmente 8 elementos com idades que variam entre os 7 e os 17 anos. Alguns dos elementos mais antigos foram saindo, em função dos seus interesses e ocupações escolares, no decurso de um processo natural de renovação e o próprio grupo foi-se refrescando com a entrada de outros jovens atores.

La creatividad abre otra ventana a la realidad: la nueva DSLR EOS 6D Mark II, llega a cautivar los sentidos de los fotógrafos


por Yesica Flores
La naturaleza es uno de los tópicos favoritos para los fotógrafos, porque evocan recuerdos de un lugar en particular, aunque cabe destacar que este tipo de fotografía es un gran desafío para los expertos. Para conseguir una fotografía magnífica en exterior, se necesitan diferentes elementos esenciales, tales como un ojo entrenado, rapidez en la toma y una cámara confiable. Canon Mexicana, presenta la EOS 6D Mark II, la cámara réflex que abre nuevos panoramas para los aficionados y profesionales de la fotografía.
La EOS 6D Mark II, tiene la capacidad de tomar fotografías a la amplia gama de espacios que pueden ser tomados al aire libre como vida silvestre, ecosistemas y escenarios naturales. Con un sensor de 26.2 megapíxeles, captura paisajes dejando apreciar cada detalle y con su rango dinámico, logra imágenes con profundidad de campo que las convierte en fotografías realistas.
La cámara EOS 6D Mark II abre ventanas a un nuevo mundo de calidad de imagen, ideal para los fotógrafos que desean elevar el nivel de sus habilidades fotográficas. Ahora una cámara DSLR con sensor CMOS de cuadro completo, captura hermosos retratos e impresionantes paisajes de alta resolución, aún en situaciones de poca luz.
Su diseño es pensado en fotógrafos apasionados, así la popular y versátil cámara DSLR EOS 6D de Canon, históricamente ha sido un punto de entrada para los fotógrafos que desean una cámara DSLR de cuadro completo.

La cámara EOS 6D Mark II presenta varias mejoras en relación con su predecesora.
Beneficios a resaltar:
· Sensor CMOS de cuadro completo de 26.2 megapíxeles.
· Visor óptico con sistema AF de 45 puntos tipo cruz.
· AF del CMOS de Píxeles Duales con detección de fases y alta definición (Full HD) de 60p.
· Procesador de imagen DIGIC 7, ISO 100-40,000.
· Pantalla táctil LCD de ángulo variable de 3.0 pulgadas.
· Tecnología integrada Wi-Fi, NFC, Bluetooth y GPS.
· Toma continua de alta velocidad de hasta 6.5 cuadros por segundo.
· Resistencia al polvo y al agua.

Los próximos pasos para la fotografía creativa lo permite realizar la 6D Mark II de Canon, complementándose con videos de time-lapse 4K y fotografías con una claridad inigualable, capturando los momentos mágicosinesperados que a un excelente fotógrafo no le puede faltar.
Acerca de Canon Mexicana®
Canon, líder mundial en la industria de sistemas de imágenes y soluciones, se convirtió en marca registrada en 1935 y se constituye como corporación en 1937.
En México, inicia operaciones en el año 1978, con el giro corporativo que comprende la importación, comercialización y servicio de instalación, reparación y mantenimiento de equipos para oficina, (copiadoras, calculadoras, impresoras, escáneres, periféricos, micrográficos, multifuncionales, impresoras de producción de alta velocidad y sistemas de impresión de formato amplio para documentación técnica y gráficos a color); equipos de Healthcare especializados en oftalmología y radiológicos; así como equipos de fotografía, video y proyectores.
Canon Mexicana es una empresa firmemente consolidada, con presencia y liderazgo en el mercado nacional.

Assembleia Geral do Clube Domus Nostra

Todos os associados estão convocados para a Assembleia Geral que se avizinha...

Avó autorizada a ser barriga de aluguer do neto


O casal teve luz verde para começar os tratamentos de fertilidade para engravidar

O Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida deu a última aprovação que faltava para se iniciarem os tratamentos de fertilidade da primeira gestação de substituição, mais conhecida por barriga de aluguer.

O casal Isabel e Miguel, o primeiro a submeter o pedido, já foi notificado. A mãe de Isabel será a gestante. Assim, o bebé será gerado pela avó.

A aprovação dos pedidos de gestação de substituição é feita pelo Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida. Segue depois um pedido de parecer, não vinculativo, para a Ordem dos Médicos que tem 60 dias para se pronunciar. Caso não se pronuncie, o processo segue. É, então, feita a negociação do contrato entre o casal e a gestante e só depois se iniciam os tratamentos de fertilidade.

Em Portugal, só é permitida gestação de substituição em caso de doença. Ou seja, apenas mulheres que nasceram sem útero ou que têm alguma doença ou lesão que impeça a gravidez de chegar até ao fim é que podem fazer.
Expresso

Concerto de Natal na Igreja Matriz de Mira

UMM - União Músicos de Mira irá comemorar o seu 6º aniversário e para isso convidou o Grupo Coral de Mira para estar presente na atuação do Concerto de Natal...
Mira Online

Criança portuguesa morre na colisão entre autocarro e comboio em França

Resultado de imagem para Criança portuguesa morre na colisão entre autocarro e comboio em França
Uma criança portuguesa de 11 anos está entre as vítimas mortais da colisão entre um autocarro e um comboio, na quinta-feira, no sudoeste de França.
A informação foi confirmada à TSF pelo secretário de Estado das Comunidades. Segundo José Luís Carneiro, inicialmente, as autoridades francesas, na quinta-feira à noite, não davam informação de que existiam portugueses envolvidos no acidente. Já durante a manhã desta sexta-feira chegou a confirmação de que havia um ferido, uma criança de 11 anos, que acabou por falecer.
O governante adiantou que os serviços consulares estão em contacto com a família e também a tentar averiguar se, eventualmente, existirá mais algum ferido, vítima deste acidente.
Em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado das Comunidades disse que, "por regra, não é identificado o local de origem das vítimas" por dever de reserva.
José Luís Carneiro quis, atendendo à quadra natalícia, reforçar "a importância em haver todo o cuidado nas deslocações e são muitos milhares de portugueses que regressam a Portugal", para a quadra natalícia. "Quer na vinda, quer depois no regresso, todos os cuidados são poucos, todos os cuidados devem ser tidos em consideração", frisou.
O acidente, que provocou pelo menos cinco mortos e 24 feridos, ocorreu cerca das 15h00 (hora de Lisboa) de quinta-feira numa passagem de nível perto de Millas, nos Pirinéus, junto à fronteira com Espanha. Millas fica a cerca de 15 quilómetros de Perpignan.
Esta manhã, na pequena localidade de Saint-Féliu-d'Avall, de onde as crianças eram originárias, o panorama é de luto e de consternação, segundo a reportagem da agência de notícias francesa AFP.
O acidente em Millas é o mais grave dos últimos 35 anos envolvendo autocarros escolares, desde que o acidente com transporte de crianças em Beaune, no leste da França, em 1982, fez 53 mortos, 44 dos quais eram crianças.
TSF

DHL acelera sus operaciones esta temporada navideña para romper récords de entrega en los Estados Unidos


por Yesica Flores
Expande todas las capacidades desde el "click" hasta la entrega a domicilio, como la única compañía que enlaza toda la cadena de suministro de comercio electrónico
Innova para satisfacer las necesidades de los clientes, ya que el comercio electrónico representa una transformación de la venta al por menor y la logística

DHL, la empresa de logística más grande del mundo, contrató empleados adicionales y amplió sus capacidades al anticipar volúmenes récord durante la temporada navideña de 2017. La compañía contrató aproximadamente 6,000 trabajadores de temporada adicionales en sus cuatro unidades comerciales en América del Norte para apoyar en su logística de contratos, cumplimiento de pedidos, transporte de carga y operaciones de entrega exprés. DHL también introdujo mejoras a sus capacidades de servicio que incluyen vuelos adicionales, nuevas aplicaciones para clientes y la puesta a prueba de nuevas tecnologías de almacenamiento que aplican la robótica y la realidad aumentada para mejorar la productividad.
DHL pronosticó un crecimiento del volumen de entre el 15 y el 40% en sus cuatro unidades de negocios de logística en los Estados Unidos durante la temporada navideña de 2017. Con los clientes minoristas de Estados Unidos se han registrado ventas récord de aproximadamente 6.6 mil millones de dólares estadounidenses de acuerdo a Cyber Monday, el papel creciente del comercio electrónico en el sector minorista también está creando nuevas oportunidades de ingresos, así como desafíos en cuanto a operaciones, tanto para la industria minorista como la de logística.
Lee Spratt, el Director Ejecutivo de DHL eCommerce de las Americas , señaló: "El comercio electrónico está cambiando fundamentalmente la forma en que operan las compañías de logística. Para ayudar a nuestros clientes minoristas en los Estados Unidos a satisfacer la demanda de los compradores en línea a mayor transparencia, comodidad y velocidad, debemos equilibrar el aumento de la capacidad con una mayor eficiencia y ofrecer soluciones flexibles omnicanal. DHL está ampliando sus servicios en todas las divisiones operativas, desde el cumplimiento de pedidos hasta la última milla, para respaldar este segmento dinámico y de rápido crecimiento".
México es un país con gran potencial para el desarrollo de e-commerce, es el segundo mercado más importante de América Latina, sólo después de Brasil. Este sector vale en México alrededor de $257 mil millones de pesos (crecimiento promedio de 35% respecto al año anterior), según AMVO con datos de Asociación de Internet (exAMPICI). Euromonitor considera que el e-commerce crecerá en porcentaje al 57% para el 2021 y este panorama de crecimiento, entusiasma mucho a DHL eCommerce.
En DHL eCommerce se desarrollan soluciones para atender el mercado de comercio electrónico, que vive un auge en México y el mundo por el desarrollo de tecnologías móviles y porque prácticamente cualquier empresa o sector, no importando el tamaño, puede tener cabida en el ecosistema digital.
Jim Gehr, el Presidente de la Cadena de Suministro de Venta al menudeo de DHL, dijo: "El éxito de los comerciantes al menudeo de los Estados Unidos durante todo el año puede depender de las ventas y el desempeño de la cadena de suministro durante las últimas ocho semanas del año. Con hábitos de consumo que cambian rápidamente, volúmenes en veloz crecimiento y un mercado laboral sometido a gran presión, vemos un gran potencial para que nuevas tecnologías como la robótica y la realidad aumentada, impulsen mejoras de productividad dentro de las cadenas de suministro de nuestros clientes".
Travis Cobb, el Vicepresidente de Operaciones de red de DHL Express, dijo: "El crecimiento del comercio electrónico transfronterizo continúa en los Estados Unidos ya que la demanda de los consumidores de productos extranjeros aumenta e impulsa tanto nuestras importaciones como nuestras exportaciones. Para prepararnos para una ajetreada temporada de fiestas de 2017, hemos continuado invirtiendo en instalaciones de los Estados Unidos y hemos ampliado nuestra capacidad aérea intercontinental. Para garantizar que el proceso de entrega sea más oportuno que nunca, seguimos desarrollando herramientas web, como On Demand Delivery, que ahora ya está en uso en las Américas para simplificar el proceso de envío y entrega para los principales comerciantes al por menor, pequeñas empresas y sus clientes".
Paul McMillan, el Director Ejecutivo de Ventas y Marketing de DHL Global Forwarding, afirmó: "El estrechamiento de la capacidad de carga entre Asia y los Estados Unidos en el tercer trimestre del año proporcionó una clara visión de que los principales comerciantes minoristas estaban importando bienes al prever una fuerte demanda durante las fiestas.
Para garantizar que podamos satisfacer las necesidades de nuestros clientes en un mercado aún restringido, además de nuestra capacidad líder en el mercado, hemos invertido en un servicio de carguero B747 dedicado, dos veces por semana, alrededor del mundo, que puede proporcionar un aumento confiable entre Asia, las Américas y Europa durante la temporada alta".

Doador de sangue (Brasil) receberá SMS quando salvar vida

Imagem inline 1
Ação já existe no Reino Unido e na Suécia
 Quem doar sangue no BRASIL vai saber o exato momento em que estiver salvando uma vida. O alerta, que será feito por SMS, é um projeto do Hemorio com a Associação Pró-Vita, e deve passar a valer já em dezembro.
A iniciativa tem como objetivo incentivar a população a doar mais e alertar para a importância do ato. Um sistema parecido já existe em países como Reino Unido e Suécia.
A mensagem que aparecerá é a seguinte: “Seu sangue está salvando alguém agora mesmo! Pró-Vita e Hemorio informam: o sangue que você doou acabou de ser utilizado. Parabéns! Saiba mais: provita.org.br/sms”.
NB: em Portugal é típico não haver agradecimentos, passando a ideia que,  se trata de um dever cívico com uma grande carga de obrigação.
Não adianta fazer muitos comentários sobre o que se passa por cá, porque até as análises deixaram de enviar aos dadores como acontecia no passado recente.
J. Carlos
_________________________________

Neste Natal dê o melhor de si: vá até ao Posto Fixo da ADASCA e faça a sua dádiva de sangue


Hora de Fecho: Fact Check. Verdade e mentira na novela Raríssimas

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Vieira da Silva sabia dos problemas nas contas da Raríssimas? Paula Brito e Costa recebia o vencimento previsto na lei? Sónia Fertuzinhos desenvolveu trabalho sobre doenças raras? Veja as respostas.
A Raríssimas e a federação nacional de doenças raras, que foram presididas por Paula Brito e Costa, foram suspensas da rede europeia ligada à área. Em causa estão as suspeitas de alegada má gestão.
O deputado do PS apontou falhas ao comportamento dos antigos tesoureiros da Raríssimas que denunciaram o caso à TVI. O socialista considera que responsável pela denúncia devia ser investigado.
A instituição reviu em alta as suas previsões para o crescimento e espera a continuação da retoma, mas antecipa um abrandamento e avisa que há fragilidades estruturais que não podem ser ignoradas.
Resoluções que defendiam reversão da privatização dos CTT foram chumbadas. Passou texto do PS que pede ao Governo que avalie modelos e consequências de concluir o contrato de concessão.
O ministro do Trabalho ressalvou ainda a importância de ambas as partes terem uma "perceção clara das suas responsabilidades". As negociações serão retomadas na próxima segunda-feira.
O ex-ministro da Cultura, Manuel Maria Carrilho foi absolvido do crime de violência doméstica e de 21 de difamação. Foi, no entanto, condenado a uma multa de 900 euros por um crime de difamação.
Theresa May recebeu finalmente luz verde de Bruxelas para dar como concluída a primeira fase de negociações do Brexit. Mas os responsáveis europeus avisam que o pior ainda está por vir.
Vencedor do Prémio Pessoa 2017 encara a distinção como resultado de um trabalho coletivo. "Temos de ter uma arquitetura que se afirme e que substitua o que não tem qualidade", disse ao Observador.
Chegou ao fim mais um dos maiores concursos de fotografia. A Royal Society escolheu as 15 melhores imagens tiradas por cientistas. Os prémios vão para o eclipse, para o gelo e o... sexo. Veja-as aqui.
A data do casamento de Príncipe Harry acaba de ser anunciada. Vai realizar-se no fim da primavera, mais precisamente no dia 19 de maio.
Opinião

Rui Ramos
Mais do que por uma “vida de luxo”, a direcção da Raríssimas foi atraída por uma “vida de Estado”. Libertar a sociedade deste Estado gordo e promíscuo seria um meio de a libertar das piores tentações.

José Manuel Fernandes
A Raríssimas não é raríssima. Pior: se virmos como desde o topo do Governo a um pouco por todo o Estado há demasiados amigos e familiares, percebe-se que o exemplo até vem de cima. E ninguém estranha.

Helena Garrido
Num país desenvolvido as instituições teriam funcionado e a Casa dos Marcos teria sido fiscalizada. Nenhum país enriquece sendo como vimos que Portugal é no caso Raríssimas. Enriquecem algumas pessoas

Diana Soller
Esperemos que o executivo britânico se reorganize depressa. Ainda que o divórcio tenha tido até agora pouco de litigioso, uma das partes põe paus na engrenagem. E nas separações todo o cuidado é pouco

Manuel Villaverde Cabral
Se não houve vigilância financeira, quem nos diz que há vigilância médica e técnica competente? A Segurança Social, a par da Função Pública, continua pois a ser grande fonte de clientelismo do Estado.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Samsung Wearables el mejor regalo para esta Navidad


por Yesica Flores
Oficialmente, la temporada navideña ha comenzado. Es tiempo de escoger los regalos perfectos para la familia y los amigos, y qué mejor que obsequiar lo último en tecnología para que nuestros seres queridos aprovechen su día al máximo y comiencen el 2018 con el pie derecho, llevando un estilo de vida balanceado, con la ayuda de las innovaciones que Samsung trae para todos.
Para disfrutar las fiestas navideñas, Samsung ofrece los nuevos productos de su línea de Wearables, tres equipos versátiles y modernos, ideales como regalos decembrinos.
Para el entusiasta del deporte
Dentro de esta línea se encuentra el nuevo Gear Sport, un elegante y práctico reloj deportivo inteligente, que sirve como un entrenador personal de fitness. Su registro detallado del ritmo cardíaco lo hace perfecto para quienes les gusta correr, mientras que a los nadadores les encantará por su alta resistencia al agua, de hasta 50 metros de profundidad (5 ATM).
Además, Gear Sport funciona como un control remoto para visores de realidad virtual Gear VR, y sirve para presentaciones del trabajo o de la escuela al conectarlo con una laptop vía Bluetooth; asimismo, respalda los archivos del usuario a través de Wi-Fi en Samsung Cloud, sin necesidad de un smartphone.
Con 79 carátulas digitales preinstaladas y correas de silicón intercambiables de 20 mm, Gear Sport está disponible en tiendas departamentales en México y Samsung Store en Centro Comercial Santa Fe a un precio aproximado de $5,999 MXN.*
Para los que quieren empezar el 2018 en forma
Gear Fit2 Pro es una banda GPS deportiva atractiva y ligera, excelente para comenzar el nuevo año haciendo ejercicio, ya que rastrea con precisión y continuamente la frecuencia cardiaca y la cantidad de calorías quemadas en tiempo real. La nueva versión de este accesorio cuenta con capacidades más intuitivas, es resistente al agua hasta 50 metros (5 ATM) y detecta automáticamente el desempeño físico en distintas actividades –desde el tenis y la danza, hasta un par de sentadillas.
Al igual que Gear Sport, Gear Fit2 Pro se interesa por el bienestar general del usuario, para la cual cuenta con la función de registro de sueño, que no sólo monitorea su duración, sino también cómo se duerme durante la noche; mientras que durante el día, envía recordatorios de ir por un pequeño paseo o estirar las piernas, especialmente si detecta que el usuario ha pasado mucho tiempo inactivo.
Con Gear Fit2 Pro podrás utilizar las aplicaciones de ejercicio de Under Armor, la primera aplicación de nado de Speedo, Speedo ON y escuchar música con Spotify. La banda deportiva con pantalla táctil Super AMOLED de 1,5” en colores de alta resolución, en presentación negro y rojo, está disponible a un precio aproximado de $3,499 MXN. *
Para los que no pueden vivir sin su música
Los audífonos inalámbricos Gear IconX permiten al usuario escuchar su música favorita con naturalidad, haciendo que su trayecto diario sea más agradable y su rutina de ejercicio más divertida. Estos innovadores audífonos funcionan sin necesidad de conexión a Internet ya que reciben y almacenan las canciones desde un smartphone Samsung o una PC.
Gear IconX está disponible en presentaciones gris, negro y rosa, perfectas para todos los estilos. Con una batería de carga rápida y de duración mejorada de hasta cinco horas de transmisión y hasta 4 GB de almacenamiento interno, los audífonos están disponibles en tiendas departamentales en México y múltiples distribuidores oficiales Samsung a partir de $3,299 MXN. *
Para más información visite www.samsung.com.mx
* Precios están sujetos a cambios por distribuidor 

Marcelo trava euforia. “Em economia não há milagres”

Presidente da República diz que é preciso continuar a trabalhar, em reacção às previsões do Banco de Portugal.
Presidente da República diz que é preciso continuar a trabalhar, em reacção às previsões do Banco de Portugal.
A revisão em alta da previsão de crescimento da economia portuguesa é uma boa notícia, mas é preciso cuidado com o deslumbramento e euforia, alerta o Presidente da República.
“As pessoas disseram: ‘se é preciso dar um exemplo de milagre, é o milagre português’. Não nos deslumbremos com milagres, porque não há milagres”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas em Aveiro.
“O milagre deu muito trabalho e vai dar muito trabalho no próximo ano, no ano seguinte, porque não temos a certeza de que o crescimento económico vai ser o mesmo deste ano, lá fora e cá dentro, ninguém sabe se os Estados Unidos têm medidas proteccionistas ou não, ninguém sabe se a Europa vai conseguir manter este ritmo. Nós somos uma economia muito aberta. Não é razão para no plano económico e financeiro não estamos felizes, é razão para olharmos com cuidado. A euforia nunca é boa conselheira”, sublinhou o chefe de Estado.
O Banco de Portugal melhorou esta sexta-feira as suas previsões para o crescimento económico e para o desemprego.
Aponta para um crescimento de 2,3% para o próximo ano, acima da meta de 2,2% fixada pelo Governo.
O organismo liderado por Carlos Costa refere ainda que a expansão da economia portuguesa trará benefícios também ao nível da redução do desemprego, que deverá quebrar a barreira dos 8%, alcançando valores de 2008.
Fonte: RR

Manuel Maria Carrilho absolvido do crime de violência doméstica

Manuel Maria Carrilho foi, esta sexta-feira, absolvido do crime de violência doméstica contra a sua ex-mulher, Bárbara Guimarães, e condenado a um dos 22 crimes de difamação.
"Este tribunal não deu como provado o crime de violência doméstica", disse a juíza Joana Ferrer, considerando que prova pericial apresentada era inconclusiva e que a prova testemunhal, ainda que bastante vasta, era "incapaz de sustentar a acusação".
Para a Justiça "este caso está nos antípodas de uma relação de rebaixamento", acrescentou.
Mas o ex-ministro da Cultura foi condenado por um crime de difamação ao pagamento de uma multa de 150 dias (900 euros) e a uma indemnização de três mil euros. A juíza Joana Ferre deu vários exemplos do que não poderia ter acontecido.
"A repetida exposição de um assunto tão sensível não deveria ter tido lugar", apontou, referindo-se às acusações de alcoolismo feitas pelo arguido à sua ex-mulher, Bárbara Guimarães.
A magistrada lamentou o "furacão que atingiu esta família" e lembrou que "no epicentro estão duas crianças".
Após a leitura da sentença, Joana Ferrer decidiu dizer umas "palavra finais", para lembrar que vivemos numa Democracia, que os tribunais são órgãos soberanos e que "os tribunais não são órgãos plenários onde as pessoas já entram condenadas".
Já cá fora, Manuel Maria Carrilho disse que estava aliviado, que acabava um martírio de quatro anos. Quando questionado sobre se iria recorrer, respondeu: "quero é ir ter com o meu filho".
Já o seu advogado, Paulo Cunha e Sá, disse estar muito satisfeito.
Recorde-se que a 31 de outubro, num outro processo que envolve o ex-casal, Manuel Maria Carrilho foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão com pena suspensa por agressão, injúrias, violência doméstica. Este caso prendia-se com factos ocorridos em 2014, quando o casal já se encontrava separado.
JN

MIRA: Mulher esteve desaparecida por mais de 24 horas

Uma mulher de 71 anos de idade e que reside no Corticeiro, andou desaparecida desde cerca das 11:00 horas de quinta-feira até a tarde desta sexta-feira.
Tudo terá acontecido quando a senhora em causa terá saído para "apanhar míscaros", conforme relato do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Mira, Nuno Pimenta.
A família, tendo dado pela falta da senhora, procurou obter informações dos Bombeiros e até de Hospitais, para tentar localiza-la. Entretanto, ainda no dia de ontem a GNR recebeu uma chamada de uma pessoa que passava na Estrada que liga Portomar à Praia de Mira, pois ali se encontrava estacionado um motociclo durante várias horas, já que a pessoa em causa vira o motociclo na ida e na volta do seu caminho.
A GNR verificou a matrícula do veículo e confirmou que a sua proprietária era, realmente, a pessoa desaparecida.
Desde então, os Bombeiros e a GNR começaram as buscas para saber o paradeiro da desaparecida, com a ajuda preciosa da Proteção Civil de Mira. Esta busca iniciou-se por volta das 23:00 horas de quinta-feira e só terminou na tarde desta sexta-feira, quando foram notificados de que a senhora em causa havia procurado ajuda na Herdade do Lago, ou seja... exatamente do lado contrário em que as autoridades acreditavam que ela poderia estar!
Ainda por confirmar, aparentemente ela terá passado a noite "abrigada em um barraco"tendo, durante o dia, procurado encontrar ajuda, já que encontrava-se desorientada.
Certo é, que a senhora encontra-se bem de saúde... embora, ainda esteja a refazer-se do susto!
Tudo está bem, quando acaba bem... porém, este caso recorda-nos a todos a necessidade de usar um colete refletor, por exemplo, quando nos embrenhamos numa floresta e de deixarmos todos avisados da localidade onde iremos, em caso de demora...
As imagens que se seguem foram tiradas esta manhã, quando Bombeiros, Proteção Civil e a GNR (incluindo cães de busca) estavam empenhados na procura da mulher.
Mira Online

Organização Europeia de Doenças Raras suspende Raríssimas


De acordo com a informação avançada pela TVI24, a organização Raríssimas, que tem estado envolvida numa polémica, foi suspensa pela Organização Europeia de Doenças Raras.

A Organização Europeia de Doenças Raras (EURORDIS) declarou a suspensão da associação Raríssimas, assim como a Federação das Doenças Raras de Portugal (FEDRA), avança a TVI24.

O comunicado da EURORDIS, citado pelo meio de comunicação, refere que a direção decidiu "suspender imediatamente a adesão da Raríssimas e da FEDRA" enquanto decorrem as investigações.

Após a divulgação da reportagem da TVI, a organização ficou “chocada” com os dados e as informações veiculadas, acrescentando que "seria uma grande tristeza que se confirmasse que as acusações são verdadeiras".

De acordo com a Organização, manter-se-á o princípio de “presunção de inocência até prova em contrário”. Até então, é pedida “uma investigação rápida e totalmente transparente por parte de todos os envolvidos, para abordar as questões de forma oportuna e eficaz, permitindo que a Raríssimas continue o seu trabalho nas condições adequadas", pode ler-se no comunicado.

Até agora, acrescenta ainda o comunicado, “as alegações parecem referir-se apenas a uma pessoa pelas suas responsabilidades em duas organizações nas quais era presidente". Estas, considera a EURORDIS, “não refletem os esforços incansáveis feitos pela equipa e voluntários em todas as doenças raras ou outras organizações em Portugal para melhorar a vida das pessoas que vivem com uma doença rara".
A situação atual não deve, no entanto, “prejudicar a realidade de que as necessidades das pessoas que vivem com uma doença rara são reais, enormes e não atendidas".