quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Igreja de Vila Boa de Quires acolhe concerto do Ensemble Cardo-Roxo


No próximo domingo, 14 de janeiro, às 16 horas, a Igreja de Santo André de Vila Boa de Quires, no Marco de Canaveses, acolhe um concerto do Ensemble Cardo-Roxo.
Depois do Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, em novembro último, trata-se da segunda apresentação do ciclo “Ad Orientem” que o Ensemble Cardo-Roxo vai protagonizar em sete monumentos da Rota do Românico até março de 2024.
O Ensemble Cardo-Roxo, criado em 2012, dedica-se à descoberta, exploração e divulgação do repertório de tradição oral português, e tem como ponto de partida as fontes musicais que sobrevivem até hoje em registos áudio, vídeo, partitura ou tradição viva.
Mantendo as características identitárias destas recolhas musicais, e através da mistura de instrumentos antigos e tradicionais (violas da gamba, gaitas de fole, alaúde e percussão), da exploração vocal e da fusão estética, pretende criar uma sonoridade original e de surpreendente harmonia.
Promovido pela associação cultural Projecto Cardo, o “Ad Orientem” conta com o apoio, entre outras entidades, da Rota do Românico, da Antena 2 e da Direção-Geral das Artes.
A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

*António Coelho
Planeamento e Comunicação

Proença-a-Nova | Biblioteca Municipal regista aumento de empréstimos de livros e visitantes dos espaços

 
No final de 2023, a Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova tinha 3.639 leitores registados com uma média de idades de 38 anos. Um dado interessante de destacar é que 13% destes leitores residem fora do concelho, que corresponde na sua maioria a pessoas que se encontram de férias no concelho e visitam a biblioteca durante a sua estadia. Em termos de empréstimo de livros foram realizados 2.138, face aos 1.834 registados em 2022.
Apesar de ter registado um número de novos leitores inferior face a 2022, (31 em 2023 e 69 em 2022), a Biblioteca Municipal conseguiu conquistar utilizadores mais novos com uma idade média de 12 anos.
Para atualização da oferta de leitura, a Biblioteca apresentou 351 novas aquisições (45 das quais foram oferecidas), totalizando agora um espólio com 40.496 livros (incluindo não ficção adultos e infantil, ficção adultos e infantil, fundo local e monografias).
Em conjunto com os polos, ao longo de 2023 visitaram estes espaços 23 889 utilizadores, um aumento de mais de três mil face a 2022 (20 464 utilizadores).

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos



Proença-a-Nova | Disponíveis apoios às empresas afetadas pelos incêndios de 2023

 
Até dia 16 de fevereiro estão abertas as candidaturas ao aviso n.º SIFN/SARCPC/01/2024 - Sistema de Apoio à Reposição das Capacidades Produtivas e da Competitividade. Este programa visa apoiar as empresas afetadas, total ou parcialmente, pelos incêndios que assolaram os concelhos de Castelo Branco e Proença-a-Nova nos dias 4 e 5 de agosto de 2023.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, IP (CCDRC) disponibiliza 100 mil euros para apoiar as empresas localizadas nestes dois concelhos que tenham sido afetadas pelos incêndios rurais ocorridos em agosto do ano passado.
As candidaturas para o referido aviso encontram-se abertas desde o dia 5 de janeiro e estarão disponíveis até às 19h do dia 16 de fevereiro de 2024. As empresas afetadas, localizadas nos concelhos mencionados, deverão apresentar as suas propostas durante este período.
Os beneficiários deste programa são empresas que cumpram os critérios de acesso, elegibilidade e seleção, independentemente da sua natureza e forma jurídica. Importa salientar que os apoios serão concedidos sob a forma de subvenção não reembolsável, abrangendo diversas despesas necessárias à retoma das atividades e reconstrução dos negócios.
Para mais informações e acesso aos formulários de candidatura, os interessados podem consultar o site oficial da CCDRC, ou entrar em contato através dos meios de comunicação disponibilizados para esclarecimentos adicionais. Os interessados podem ainda recorrer ao Gabinete de Apoio ao Empresário e Agricultor do Município.
Este aviso representa um compromisso firme no auxílio às empresas afetadas, demonstrando a dedicação das entidades competentes na busca de soluções para a reconstrução e resiliência económica das áreas impactadas pelos incêndios de 2023.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

 



Abertas candidaturas para frequência de Unidades Curriculares Isoladas na ESAC


Encontra-se a decorrer, até ao próximo dia 10 de fevereiro, o prazo de candidaturas para inscrição em Unidades Curriculares Isoladas dos ciclos de estudos de Licenciatura, Mestrado e Curso Técnico Superior Profissional da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) no 2.º semestre do ano letivo de 2023/2024.

As candidaturas terão de ser submetidas através da plataforma InforEstudante, em https://inforestudante.ipc.pt/.

Mais informações relacionadas com as candidaturas encontram-se disponíveis no site da Escola, em www.esac.pt.

*Isabel Silva

NOVO CICLO DE TEATRO NO CONCELHO DE SILVES

 O Município de Silves continua com a sua forte aposta na programação cultural do concelho, estando já reservado o palco do Teatro Mascarenhas Gregório para mais uma edição do Ciclo de Teatro, a decorrer entre janeiro e setembro de 2024. Esta forma de arte é sem dúvida um meio de transmissão cultural, que promove o desenvolvimento do pensamento crítico, o autoconhecimento, a comunicação e as dinâmicas de relacionamento sociais, pelo que o Município de Silves apostou numa programação de qualidade, visando a criação de novos públicos e a consolidação dos já habituais seguidores da prática teatral.
Conheça a programação e junte-se a nós:
» Dia 27 de janeiro | “O Tesouro”
Companhia: Urze Teatro
Horário: 15h30
Bilhetes: > de 12 | 4,00 euros
Público-alvo: M/ 6
 
» Dia 24 de fevereiro | “De Abril a Maia”
Companhia: BYfurcação
Horário: 15h30
Bilhetes: > de 12 | 4,00 euros
Público-alvo: M/ 6
 
» Dia 27 de março | “Ladrão que rouba Ladrão”
Companhia: Sonhos em Cena
Horário: 21h30
Bilhetes: > de 12 | 4,00 euros
Público-alvo: M/ 12
 
» Dia 02 de junho | “A Princesa e a Ervilha”
Companhia: ADN de Palco
Horário: 10h30 e às 15h30
Bilhetes: > de 12 | 4,00 euros
Público-alvo: M/ 3
 
» Dia 21 de setembro | “Reabriu a pensão Luar do Cadoiço”
Companhia: Teatro de Análise de Loulé
Horário: 21h30
Bilhetes: > de 12 | 4,00 euros
Público-alvo: M/ 12
 
A iniciativa integra as Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril. Para mais informações os interessados podem contactar o Setor de cultura pelo telefone 282 44 0800 (chamada para rede fixa nacional) ou pelo email cultura@cm-silves.pt. Além disso, podem consultar a página de facebook do Município -  https://www.facebook.com/municipiodesilves ou do instagram -https://www.instagram.com/municipiodesilves/, ambas em permanente atualização. A compra de ingressos poderá ser feita on-line através da plataforma BOL em: https://www.bol.pt/Projecto/EntidadesAderentes/5364-castelo_de_silves
, ou nos dias do evento, no próprio local.

 

Comunicado - Paulo Freitas do Amaral indignado com ocultação do fundador da AD


Paulo Freitas do Amaral, membro do Partido político mais recente em Portugal denominado "Nova Direita", aprovado no dia de ontem pelo Tribunal Constitucional, afirma que a atitude da Aliança Democrática de apagar o seu primo direito Diogo Freitas do Amaral da História da fundação da AD é uma tentativa de revisionismo histórico que nada dignifica a História da democracia portuguesa.
Estas afirmações acontecem após a comunicação social nacional ter noticiado que Diogo Freitas do Amaral foi literalmente apagado dos vídeos de campanha da AD passados na sua apresentação e das afirmações de Hugo Soares do PSD para as televisões onde negou a participação de Diogo Freitas do Amaral na fundação da Aliança Democrática.

Paulo Freitas do Amaral, professor de História, afirma que a História de Portugal, não se pode simplesmente apagar e que os valores defendidos por Diogo Freitas do Amaral e que permitiram à população portuguesa ter tido no pós 25 de abril uma opção de votar à direita não pode ser apagada.

O membro da comissão instaladora da Nova Direita que faz parte da equipa de Ossanda Liber afirma ainda que uma coligação de direita que renega a sua própria História não poderá ser uma opção a ter em conta nas próximas eleições de dia 10 de março.

Paulo Freitas do Amaral

Silves | PROJETO PILOTO - RECOLHA SELETIVA DE RESÍDUOS PORTA-A-PORTA

 O Município de Silves encontra-se a promover o projeto Recolha Seletiva de Resíduos Porta-a-Porta, na zona piloto do Bairro da Caixa d´Água, Urbanização Quinta do Lagar e Urbanização Quinta da Barrada, com o objetivo de potenciar um papel mais ativo e consciente por parte dos cidadãos no âmbito da correta gestão dos resíduos produzidos.
Após décadas de incentivo à reciclagem, as taxas de deposição de recicláveis não são as suficientes para atingir e cumprir as metas definidas pela União Europeia, pelo que urge adotar medidas que conduzam à diminuição dos depósitos em aterro e consequente aumento da eficiência na gestão de resíduos, conforme diretivas comunitárias impostas. Assim, na zona piloto identificada, foram já disponibilizados aos morados um conjunto de pequenos contentores adaptados às residências, os quais servem para recolher seletivamente biorresíduos, resíduos indiferenciados (lixo), resíduos multimateriais (plástico/metal, papel/cartão e vidro) e fraldas. A recolha passa a ser efetuada Porta-a-Porta de acordo com um calendário de recolha pré-definido.
Este projeto de recolha porta-a-porta integra a campanha “Silves a Separar da Serra ao Mar”, e complementa os projetos já existentes de recolha seletiva de biorresíduos a cafés, restaurantes e similares, e tratamento de biorresíduos na origem como é o caso da compostagem doméstica e comunitária.
 
Conheça o calendário de recolha
Segunda » 20h00 – 02h00 » Biorresíduos + fraldas
Terça » 20h00 – 02h00 » Plástico + fraldas
Quarta » 20h00 – 02h00 » Indiferenciado + fraldas
Quinta » 20h00 – 02h00 » Cartão + fraldas
Sexta » 20h00 – 02h00 » Biorresíduos + fraldas
Sábado » 13h00 – 19h00 » Vidro + fraldas

*Município de Silves
Gabinete de Informação e Relações Públicas

 

...

Cientistas da Universidade de Coimbra recorrem a machine learning e IA para prever erupções solares

 
Uma equipa de cientistas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a utilizar machine learning e inteligência artificial (IA) para detetar os flares, erupções solares que são ainda imprevisíveis.
Nesta investigação internacional, desenvolvida no âmbito do projeto SWATNet, está também em construção uma base de dados com vários fenómenos solares, de acesso ao público. Os resultados obtidos até ao momento são bastante promissores.

De acordo com Teresa Barata, investigadora do Departamento de Ciências da Terra (DCT) da FCTUC e do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), este projeto pretende desenvolver avanços na compreensão física dos principais agentes do clima espacial na Terra, através da Rede de Treinamento Inovador Marie Skłodowska-Curie (MSCA ITN) no campo da heliofísica para treinar investigadores em início de carreira.

«Fazem parte deste projeto 12 alunos que estão a cobrir várias áreas de space weather (interação entre o sol e a terra) e um dos alunos da FCTUC está a ter resultados em relação à previsão de pré-flares. Se conseguirmos determinar os pré-flares é possível, posteriormente, construir modelos de previsão e, dessa forma, conseguimos emitir alertas», acredita a coordenadora do projeto na FCTUC.

«Cada vez mais as explosões solares têm impacto na terra. Não é que o sol esteja diferente, mas nós temos mais tecnologia, estamos cada vez mais dependentes da tecnologia espacial. Portanto, temos que saber como é que funciona o sol para não sermos afetados», alerta a especialista, explicando que «os flares são uma explosão solar que pode atingir a terra em apenas oito minutos, transportando partículas energéticas que nos afetarão».

O uso de redes neuronais para prever a velocidade do vento solar ou o início de tempestades geomagnéticas remonta ao final dos anos 90, mas esses trabalhos dependiam de um pequeno número restritivo de parâmetros. «A oportunidade única para este estudo surge da riqueza de observações solares agora disponíveis e dos recentes grandes avanços no conhecimento da IA ​​e do machine learning, abrindo novos horizontes para a utilização destas abordagens também para fins climáticos espaciais», conclui a investigadora.

Além disto, este projeto permite que os estudantes tenham também uma perceção
do mercado trabalho e do mundo empresarial. O SWATNet dá também aos 12
alunos a oportunidade de fazer um treino com a duração de um mês num observatório solar na Hungria, realizar intercambio entre instituições e também um estágio nas empresas
parceiras, que em Portugal é o Instituto Pedro Nunes (IPN) ESA Space Solutions Portugal.

O consórcio do projeto integra várias instituições de países como Bélgica, Finlândia, Grécia, Hungria, Itália, Polónia, Portugal e Reino Unido, bem como por diversas empresas reconhecidas na área.

Para mais informações aceda à página do projeto.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Castelo de Paiva |Procurando fortalecer uma velha tradição local. Baile de Reis foi sucesso em iniciativa para repetir

 Finfas de Nespereira protagonizaram uma tarde de dança
Procurando fortalecer uma velha tradição local, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva promoveu na tarde do passado Domingo, um grandioso Baile de Reis, um evento que teve lugar na Tenda Gigante instalada no centro da vila, e que cativou centenas de paivenses e muita gente oriunda das terras vizinhas.   
Inserida na programação natalícia, que encerra no próximo Sábado, com o concerto nocturno da Banda Marcial de Bairros, esta foi uma aposta ganha da autarquia paivense, que promete repetir este tipo de convívios dançantes em outras épocas festivas, tendo este Baile de Reis contado com a presença da conhecida Orquestra Típica “ Os Finfas de Nespereira “, que se traduziu num evento muito elogiado e aplaudido pelos presentes.
Para o presidente José Rocha, que subiu ao palco para se congratular com o sucesso desta iniciativa festiva, é importante manter estas tradições e dar vida a um costume antigo, que outrora marcava de forma festiva o dia de Reis em Castelo de Paiva, importando por isso, continuar a preservar este tipo de acções culturais que promovem uma saudável e salutar confraternização, motivando a alegria e a esperança de um novo ano mais fraterno e solidário.    
Recorde-se que, em tempos de outrora, na vila de Castelo de Paiva, cumpria-se sempre a tradição no dia 6 de Janeiro, dia de concorrida feira quinzenal, com animação e bailarico, iniciativas que atraiam sempre muitos visitantes que passavam na urbe paivense, em dia bastante festivo, onde por tantas ocasiões já se antecipava o Carnaval, com brincadeiras tradicionais entre rapazes e raparigas, despertando o interesse e a adesão no concelho e nas terras vizinhas.













*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas


Marinha Grande | ALUNOS DE CASAL DE MALTA PREPARAM COMEMORAÇÕES DO 18 DE JANEIRO


No âmbito da preparação das comemorações dos 90 anos do movimento operário do 18 de janeiro de 1934, as turmas CM1 e CM5 da EB Casal de Malta, visitaram esta terça-feira, 9 de janeiro, a Casa-Museu 18 de janeiro de 1934, situada em Casal Galego, e o Monumento ao 18 de Janeiro de 1934, localizado junto à Rotunda do Vidreiro.
Na Casa-Museu, os alunos conheceram a receita da sopa do vidreiro, viram fotografias de trajes da época da referida revolta e de outros acontecimentos ocorridos naquela data.
Seguiram, depois, para o Monumento ao 18 de Janeiro, onde se encontraram com a artista Vânia Colaço, que os ajudou a desenhar a estátua da autoria do escultor marinhense Joaquim Correia, de diferentes perspetivas.

Estas visitas ajudaram a preparar a dramatização que estes alunos, inseridos no projeto “Pim, Pam, Pum... e as artes!” vão protagonizar no próximo dia 18 de janeiro, às 09h45, no Museu Joaquim Correia, integrada no programa comemorativo da efeméride, que incluiu mais iniciativas, organizado pelo Município da Marinha Grande, com o apoio dos Agrupamentos de Escolas Poente e Nascente.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
**Fotos anexas: autoria Patrícia Pinho - EB Casal de Malta

Atribuído louvor a professor da Agrária de Coimbra


O professor da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), Pedro Bingre do Amaral, na qualidade de membro do Grupo de Trabalho para a Propriedade Rústica (GTPR), foi agraciado com um louvor pelos Secretários de Estado da Justiça, dos Assuntos Fiscais, da Conservação da Natureza e Florestas, da Administração Local e Ordenamento do Território e da Agricultura.
Publicado hoje em Diário da República, o louvor expressa aos membros do GTPR "o mais elevado apreço pelo trabalho desenvolvido, de reconhecida valia técnica, que, de forma tão relevante, [os referidos Secretários de Estado estão] certos de que contribuirá para a concretização de uma verdadeira reforma da propriedade rústica, na medida em que apresenta relevantes propostas e instrumentos destinados a promover a concentração da propriedade rústica e a facilitar a gestão de prédios rústicos".

O louvor público foi ainda atribuído individualmente a cada membro do GTPR "pela elevada competência profissional, dedicação e sentido de responsabilidade".

*Isabel Silva

Castelo de Paiva | Iniciativa continua a ser um sucesso cultural . XXIV Encontro de Cantares das Janeiras contou com 12 grupos participantes (Fotorreportagem)

 
José Rocha evidenciou testemunho e tradição ancestral
A exemplo de anos anteriores, o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Castelo de Paiva promoveu no passado Sábado à noite, o XXIV ENCONTRO DE CANTARES DE JANEIRAS, uma iniciativa cultural que este ano teve lugar no espaço da Tenda Gigante, instalada no centro da urbe paivense, contando com a participação de 12 grupos locais, entre associações, grupos folclóricos, bandas de música, grupos corais e escolas de música.
O cenário, que esteve lotado, foi preparado a preceito, e numa terra de músicos e de música, este continua a ser um evento cultural, que todos os anos renova e motiva sempre grande entusiasmo e alegria,  e como sempre autarquia paivense pretendeu juntar os grupos e associações que, no território concelhio, mantêm viva esta secular tradição de cantar os reis, voltando a promover este encontro anual, que teve boa adesão de publico, apesar do tempo gélido que se fez sentir.
Para além do presidente da edilidade, José Rocha, marcaram também presença neste actividade cultural, integrada na programação de Natal, o vice-presidente José António Vilela e a Vereadora da Cultura, Liliana Vieira, destacando-se ainda, a presença de presidentes de Juntas de Freguesia, membros da AM e outros autarcas do concelho, e ainda vários dirigentes associativos.
O espectáculo deste ano, apresentado por Ricardo Ramalho, contou com as presenças de 12 grupos, nomeadamente a Academia de Musica de Castelo de Paiva, Rancho Folclórico de Bairros, Universidade Sénior de Castelo de Paiva, Banda Marcial de Bairros, Rancho Folclórico de S. Martinho, Grupo As Camponesas de Real, Grupo “ Os Amigos da Sexta “, Rancho Folclórico de Nossa Senhora das Amoras, Rancho Folclórico de Castelo de Paiva, Comissão de Festas do Espírito Santo – Vila Verde, Associação de Combatentes de Ultramar Português, e a Banda Musical de Fornos, todos imbuídos no espírito festivo que se atravessa, procurando retratar uma bonita tradição de outros tempos. 
Satisfeito com o êxito desta iniciativa cultural, estava o presidente José Rocha, que na sua intervenção em palco, também se congratulou com a excelente adesão conseguida, com o belíssimo espectáculo proporcionado, com continuidade deste secular costume de cantar os reis, que na sua opinião, é um fantástico testemunho cultural que vai passando de geração em geração através da representação de grupos cada vez mais diversificados e com estilos diferentes.
José Rocha sublinhou que, além de se estimular a defesa do património cultural, esta iniciativa de Cantar as Janeiras desperta os valores da etnografia, concretizados na antiguidade dos cantares, na riqueza dos trajes regionais e na adequação dos instrumentos utilizados, na musicalidade e no bom nível das interpretações, tudo evidenciado num espírito de solidariedade e fraternidade que interessa preservar, protagonizado num convívio saudável, uma raiz que nos identifica com a nossa terra, os nossos costumes e tradições.
Deixando uma palavra de esperança e optimismo a todos os paivenses, ao seu valor e à sua resiliência, o edil paivense evidenciou a esperança de um ano bom para os paivenses e para Castelo de Paiva, desejando um tempo que represente para todos a efectivação de todos os anseios e a realização de todos os ideais de justiça, de trabalho, de tolerância, de solidariedade, de desenvolvimento e progresso social para o território concelhio.
No intervalo deste espectáculo cultural, que foi transmitido para todo o mundo via internet, foi realizada entrega do prémio do concurso do Mercado de Natal, que se realizou na vila durante a quadra festiva.
Entretanto, na tarde de Domingo, concretizou-se a tradição do Baile de Reis, na Tenda Gigante, instalada no Largo do Conde, com a participação da Orquestra Típica “Finfas de Nespereira”, uma boa oportunidade para um pezinho de dança no começo de um novo ano, e que motivou uma excelente adesão de participantes.













*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas