sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Semana Santa de Braga | A Rede Europeia encerra o ano de 2023 com a incorporação de três novos associados

Durante os últimos meses a Rede Europeia trabalhou intensamente nos processos para formalizar a adesão de Idanha-a-Nova e Ovar, em Portugal e Jelsa, na ilha de Hvar, na Croácia. Com esta incorporação a Rede Europeia passa a contar com um total de 21 cidades pertencentes à Croácia, Eslovénia, Espanha, Itália, Malta e Portugal.
Os três novos membros juntam-se a todos aqueles que, desde 2019, já integravam a Rede Europeia e que são eles a Fundação Italiana Federico II, representando os municípios de Palermo e Caltanissetta, da Sicília, Itália; o município de Birgu, em Malta; a Comissão de Quaresma e Celebrações da Semana Santa, em Braga, Portugal; as representações da Paixão de Cristo em Skofja Loka, Eslovénia; os municípios que fazem parte da rota Caminos de Pasión: Alcalá la Real em Jaén, Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil em Córdoba e Carmona, Écija Osuna e Utrera em Sevilha. Também dentro da geografia espanhola encontramos Orihuela em Alicante; Lorca em Múrcia e Viveiro em Lugo.
Idanha-a-Nova (Portugal)
No Município de Idanha-a-Nova ainda existem tradições da Quaresma e Semana Santa, apesar, de ao longo das últimas décadas muitas terem já desaparecido em algumas das regiões do interior de Portugal. O grande contributo para a continuidade destas tradições deve-se ao empenho das nove Misericórdias existentes no Concelho, assim como, à acção de párocos e leigos.
Durante a Quaresma a Semana Santa e Páscoa, são notáveis as manifestações e expressões de devoção popular que se realizam ao ar livre, como as tradicionais procissões dos passos, o Encontro de Jesus com Sua Mãe, Enterro do Senhor e Ressurreição. Também nos locais sagrados decorrem outros rituais, como o Canto das Almas, Canto dos Martírios, Letanias, Sagrada Paixão, Nossa Senhora das Dores e inclusive as representações cénicas de Nosso Senhor, dos Apóstolos, Descida da Cruz, Maria Madalena, Sermão do Senhor Crucificado, a Verónica, as três Marias e os Santos Passos.

Ovar (Portugal)
A Quaresma na cidade de Ovar é marcada por várias manifestações de fé e expressões culturais. As procissões quaresmais foram introduzidas no inicio do século XVII e realizam-se devido ao trabalho desenvolvido pela Irmandade de Nosso Senhor dos Passos e da Ordem Terceira de S. Francisco. Nos dias de hoje continuam a apresentar-se como um património vivo e cheio de tradição, conservando procissões originais e de grande beleza, não só pela sua antiguidade, mas também pelo modo como as populações as vivem e sentem.
No ano de 2022 foi criada a Comissão de Solenidades da Quaresma e Semana Santa de Ovar, constituída pela Paróquia de S. Cristóvão, pela Irmandade de Nosso Senhor dos Passos, pela Ordem Terceira de S. Francisco e pelo Município de Ovar. Esta Comissão tem por missão organizar e promover o programa religioso e cultural da Semana Santa de Ovar.
Jelsa (Croácia)
A veneração da Cruz tem uma longa tradição em Hvar, assim como, a Procissão `Za Krizen` estão vinculadas à revolta de Hvar e ao evento milagroso que ocorreu em 1510. A revolta de Hvar foi uma rebelião popular organizada por Matij Ivanic contra a nobreza com o objectivo de dar ao povo uma participação no poder da Comuna de Hvar. A rebelião estendeu-se por toda a ilha e durou quatro anos. No século XVI, o povo e a nobreza privilegiada, eram as duas principais classes sociais da ilha.
A tradição da Procissão de `Za Krizen` em Hvar realiza-se uma vez por ano desde há 500 anos. Esta tradição foi declarada Património Imaterial da Humanidade em 2029. Desde a Idade Média que as confrarias se ocupam das devoções religiosas da população e têm desempenhado, até aos nossos dias, um papel fundamental na organização da Procissão `Za Krizen`. Na noite de Sexta-feira Santa, após os rituais litúrgicos que decorrem no interior das igrejas, a Sagrada Eucaristia é levada em procissão sob um baldaquino pelas paróquias de toda a ilha de Hvar.

Mais sobre a Rede Europeia
Esta Rede tem como objetivo promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as comemorações da Semana Santa e da Páscoa, através de ações que valorizem este património, promovam o desenvolvimento turístico sustentável e contribuam para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação. Da mesma forma, o seu principal objetivo é unir forças e sinergias para consolidar um modelo de estudo, salvaguarda e divulgação do património das tradições da Semana Santa e da Páscoa na Europa.

*Abel Rocha
Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga
www.semanasantabraga.com

UCP atribui prémio DIPAgri


Projeto DIP4Agri visa a capacitação em inovação e empreendedorismo de IES. Católica atribui Prémio à Melhor Solução de Negócio do Programa Deep Tech Innovators.

“CROP Insulation” é o vencedor do programa Deep Tech Innovators do DIP4Agri, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa. O objetivo do “Crop Insulation” é o de valorizar os resíduos produzidos durante a poda de oliveiras de empresas do sector de produção de azeite, promovendo a integração deste resíduo na produção de painéis de isolamento.

A equipa do projeto DIP4Agri atribuíu, no dia 18 de dezembro, um prémio no valor de 5000 euros à melhor solução de negócio apresentada. Esta solução foi desenvolvida pela equipa “CROP Insulation”, do programa Deep Tech Innovators, com o objetivo de valorizar os resíduos produzidos durante a poda de oliveiras.
 
No evento de entrega do prémio, que decorreu na Universidade Católica Portuguesa no Porto, Manuela Pintado, coordenadora do projeto e diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina, apresentou os principais resultados obtidos durante o projeto DIP4Agri por. Os oradores convidados Luís Rochartre (Consultor Sénior da Planetiers New Generation), Tiago Duarte (Sócio-Gerente da Simplyeast Portugal), Deolinda Silva (Diretora Executiva da PortugalFoods) e Benedita Chaves (Diretora de I&D e Inovação da Lipor) apresentaram diferentes perspetivas que contribuem para a importância da inovação e da criação de valor a partir de resíduos e subprodutos, com o objetivo de promover a mudança urgente para uma maior sustentabilidade ambiental e económica, de diferentes sectores económicos e da sociedade.
 
Através de projetos como o DIP4Agri, a Universidade Católica Portuguesa pretende acelerar a criação de valor na universidade (IES), promovendo a cultura do empreendedorismo e inovação tecnológica na melhoria da circularidade dos sistemas agroalimentares. Este projeto foi promovido pela iniciativa IES do EIT, fundada pela União Europeia, que visa apoiar as IES com expertise e coaching, com financiamento e acesso ao ecossistema de inovação EIT e financiamento, o maior da Europa, permitindo-lhes desenvolver planos de ação de inovação que complementem as necessidades de cada IES.

A Universidade Católica Portuguesa terminou assim a primeira fase do projeto DIP4Agri (DIP4Agri.eu) que visa a capacitação em inovação e empreendedorismo de instituições de ensino superior, nos domínios da deep tech na valorização de subprodutos agroalimentares.

*Fernanda Teixeira

Marinha Grande | MUNICÍPIO ATRIBUI APOIO DE 340 MIL EUROS AOS BOMBEIROS DO CONCELHO

 A Câmara Municipal da Marinha Grande atribuiu apoios financeiros às Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e de Vieira de Leiria, que totalizam mais de 340 mil euros.
Os protocolos de cooperação relativos ao apoio às duas associações, foram assinados esta sexta-feira, 29 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, entre o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e os representantes das respetivas direções.

Aos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande foi concedida uma verba de 245.337,50 euros e a corporação de Vieira de Leiria recebeu o apoio financeiro de 95.552,50€ euros, para o período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2024.

O apoio financeiro concedido destina-se às despesas de funcionamento relacionadas com as atividades que visam o cumprimento da missão de agente de proteção civil dos dois Corpos de Bombeiros.

A colaboração do Município tem em consideração que as missões desenvolvidas pelos corpos de bombeiros das associações humanitárias de bombeiros voluntários se revestem de inequívoco interesse público, sendo essenciais e imprescindíveis à salvaguarda de pessoas e bens.

Outra das justificações deve-se ao facto dos corpos de bombeiros serem agentes fundamentais no âmbito da proteção civil e que os objetivos legalmente atribuídos à proteção civil municipal carecem de uma intervenção permanente e ativa dos corpos de bombeiros.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Câmara de Águeda adere a serviço Via Verde Estacionar

 O serviço está, neste momento, numa fase experimental e vai entrar em funcionamento pleno em janeiro de 2024
A partir de janeiro de 2024, os cidadãos que estacionem em Águeda podem pagar o estacionamento com o telemóvel, através da aplicação móvel (App) da Via Verde, sem moedas nem pré-carregamentos. A adesão da Câmara Municipal de Águeda à Via Verde Estacionar proporciona aos cidadãos uma forma fácil, cómoda e prática de pagar o estacionamento na cidade.
Este é um novo serviço prestado à população, que permite aos utilizadores gerir o tempo e forma de pagamento do estacionamento, apresentando-se como uma alternativa às moedas gastas nos parquímetros.
Imagine que está numa reunião ou numa consulta e deixou parqueamento pago até determinada hora e que este seu compromisso atrasou e fica na dúvida entre correr para colocar mais moedas ou arriscar a multa por ter excedido o tempo de estacionamento. Imagine que estaciona e dá-se conta de que não tem moedas para colocar no parquímetro.
Todas estas circunstância deixam de ser um problema com este novo serviço, disponível a partir de agora em Águeda. Através da “App”, que pode ser descarregada gratuitamente através do telemóvel, o utilizador pode pagar, bem como prolongar e antecipar o tempo de estacionamento, sem ter de se deslocar ao parquímetro. Isto porque a aplicação envia uma notificação para o telemóvel quando o tempo definido para estacionar estiver a acabar.
A App permite ainda gerir o pagamento e estacionamento de vários veículos em simultâneo (várias matrículas) e utilizar a funcionalidade de localização do veículo disponível.
Se o cidadão já é cliente Via Verde, apenas terá de fazer login na App com os mesmos códigos utilizados nos site.
Os valores dos estacionamentos são debitados na conta Via Verde do utilizador e são incluídos no extrato mensal, juntamente com os restantes serviços.
 

    Gabinete de Comunicação e Imagem
    Ana Sofia Pinheiro

    Cantanhede | Tradicional convívio de Natal com a presidente da autarquia. Cerca de 80 funcionários aposentados regressaram à Câmara Municipal

     
    Cerca de oito dezenas de funcionários aposentados marcaram presença esta quinta-feira, 28 de dezembro, no tradicional convívio de Natal com a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.
    Realizada após a celebração de uma missa por sufrágio dos funcionários já falecidos, na Igreja Matriz de Cantanhede, a receção no salão nobre contou também com a presença do vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, e dos vereadores Adérito Machado e Célia Simões.
    Ao dirigir-se aos antigos funcionários do Município, a autarca começou por agradecer a dedicação ao Município enquanto estiveram no ativo, apelando depois ao “inequívoco sentido cívico de cada um”.
    Contamos com o vosso contributo na construção de um concelho próspero, por isso temos todo o gosto em partilhar convosco o que estamos a fazer, mas também temos interesse em contar com a vossa experiência, em ouvir as vossas ideias e conselhos”, referiu.
    Helena Teodósio deu conta dos projetos em curso e respetivas candidaturas a fundos comunitários, do impacto causado pelas guerras e pela transferência de competências do Estado Central para a Câmara Municipal, detalhando, de seguida, o processo na área da Saúde, ao qual a autarquia só agora deu luz verde, depois de uma maratona negocial com o Ministério da tutela.
    A sessão prosseguiu depois com uma apresentação, pela Divisão de Estudos e Projetos da autarquia, de dois dos projetos mais emblemáticos: a requalificação urbana da marginal da Praia da Tocha e a criação do Museu Mário Silva, na vila da Tocha.
    No que diz respeito ao primeiro, a intervenção visa otimizar as condições de circulação e estadia dos peões na marginal, potenciando a aptidão lúdica e ambiental desta vasta área de contacto com o mar, criando também condições à circulação de bicicletas, skates, patins, etc., e condicionando a circulação automóvel.
    Já no caso do museu dedicado à obra do reputado artista plástico, o objetivo é criar na Avenida D. João Garcia Bacelar, numa zona contígua ao centro da vila, um espaço cultural que honre o valioso legado de Mário Silva, consubstanciado numa obra em que pintura assume particular relevância, mas que se estende por vários outros territórios artísticos, nomeadamente as artes gráficas (gravura, serigrafia e ilustração), a cerâmica, a escultura e a arte pública monumental.
    O encontro com os funcionários aposentados da Câmara Municipal terminou com um lanche.

    *Paulo Cardantas 
    Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

    MUNICÍPIO DE SILVES APROVA PRORROGAÇÃO DA ISENÇÃO DO IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMÓVEIS (IMI) POR MAIS 2 ANOS

     O Município de Silves aprovou a prorrogação por mais 2 anos do período inicial de 3 anos em termos de isenção de IMI para prédios destinados a habitação própria permanente.
    A nova medida aplica-se aos prédios cujo período de isenção cessou no ano de 2022. Justifica-se do ponto de vista social com o facto de se tratar de prédios construídos ou adquiridos num período que registou aumentos significativos dos valores de compra ou dos custos de construção e com custos de financiamento bancário elevados, aliviando-se desta forma os orçamentos familiares.
     
    Deve-se salientar que o Município de Silves aplica a taxa mínima de IMI para prédios urbanos (0,3%), e o IMI familiar para agregados com 1, 2 e 3 descendentes, de acordo com a estratégia autárquica de aliviar a pesada carga fiscal, imposta a nível central, que impende sobre o trabalho e as famílias portuguesas.

    Fotorreportagem da Brigada de Cacia dia 29 de Outubro 2023

    Por falta de oportunidade, não publicámos no Boletim de Novembro nem de Dezembro do ano transacto (2023) os resultados obtidos com a brigada que decorreu no dia 29 de Outubro no Salão da Junta de Freguesia de Cacia. Fazemo-lo agora:
    Inscritos 76, aprovados 67, suspensos temporariamente 8, dadores primários 11. Se todas as pessoas que compareceram no local tivessem sido atendidas, teríamos garantidamente ultrapassado os 80 inscritos. Em 2024 vamos estar em Cacia nas seguintes datas: 25 de Fevereiro, 30 de Junho e 10 de Novembro, todas ao Domingo, entre as 9 e as 13 horas no mesmo local.
    O nosso obrigado a todos quantos fizeram questão de comparecer, aqui incluímos mais uma vez a cedência do Salão pelo senhor presidente da referida Junta, ao Nelo do Quiosque do Jornais, como ainda à Pastelaria Delicreme pela oferta dos pasteis de nata, e por fim ao Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe - Escola Básica Do 2° E 3° Ciclos, por autorizar a afixação da tarja no gradeamento, permitindo assim mais visibilidade.
    Aqui disponibilizamos este singelo registo fotográfico. Como diz o sábio Povo: Vale mais tarde do que nunca. Sugerimos que consultem o site www.adasca.pt, onde são disponibilizadas mais informações.













    *Joaquim Carlos
    Fotorreportagem da Brigada de Cacia dia 29 de Outubro 2023
    Edição nº. 39 do InfoADASCA para Novembro 2023
    https://aveiro123.blogspot.com/2023/11/boletim-infoadasca-edicao-n-39-para.html no site da ADASCA
    http://www.adasca.pt/node/1772

    Opinião - O primeiro negro a querer fundar um partido em Portugal é uma mulher... e está difícil...

     Chama-se Ossanda Liber, nasceu em Angola, é portuguesa, tem dupla nacionalidade e quer fundar um partido.

    É a primeira africana a querer fundar um partido em Portugal, o Nova Direita, e já entregou tudo o que a lei exige num tribunal que obriga os partidos a não serem racistas e fascistas mas que por sua vez está a inviabilizar ao primeiro cidadão negro o processo de criação de um partido negando, a sua vontade, de ser protagonista e presidente de um partido em Portugal, um país que se diz tolerante e livre.
    A incógnita do processo ter ficado parado em cima da mesa de um juiz nomeado pelo PS durante um mês, põe agora a possibilidade de não participação da "Nova Direita" nas próximas eleições, uma vez que o processo tem de estar regularizado antes da dissolução do parlamento durante o mês de janeiro de 2024.

    A lei portuguesa não permite a existência de partidos políticos discriminatórios, mas será que o primeiro cidadão de raça negra em Portugal está a ser alvo de discriminação pelo tribunal que aprova os partidos e que tem juízes nomeados pelos partidos do sistema?

    Analisemos pois mais a fundo o acórdão do TC, já disponivel do site deste órgão de soberania, sobre as intenções de Ossanda Liber e a sua Nova Direita que anda há mais de um ano nos corredores do palácio Ratton tentando que os juízes melhor remunerados da justiça portuguesa lhe prestem atenção,  senão vejamos:

    A Nova Direita teve 7818 assinaturas aprovadas,, o seu logotipo aprovado e os seus estatutos aprovados à segunda retificação e agora uma terceira vez com o indeferimento por exigirem irregularidades na paridade entre Homens e Mulheres mesmo em vésperas de eleições...Porque não mencionaram esta necessidade nos primeiros indeferimentos? Será que este indeferimento foi devido a termos umas eleições repentinas em que seria extremamente incómodo aos partidos do sistema que nomearam os juízes do Tribunal Constitucional ter um novo partido na corrida eleitoral que já mostrou ter experiência, energia e meios para se dar a conhecer? 

    O Tribunal Constitucional obriga a que este tratamento de igualdade entre homens e mulheres esteja patente nos estatutos de um partido em que a primeira subscritora é uma mulher, sendo esta norma inexistente em quase todos os partidos já formalizados da direita democrática portuguesa.

    É curioso que o Tribunal Constitucional dá a parecer que não pretende que haja mais um partido a concorrer nas próximas eleições sabendo que esta inscrição é a única à espera do seu parecer no último ano...

    Será democrática a sua atitude em exigir à primeira mulher negra em Portugal o que nunca foi exigido a outros?

    Pessoalmente acho que esta atitude é bafienta e facilmente se poderá tornar numa luta pelos direitos das minorias e dos oprimidos de sempre...

    Mas enfim, são os males de termos um partido dominante em todos os poderes da nossa suposta República...e mesmo que se revistam de palavras bonitas arriscam também eles a ficar para a História, veremos se do lado bom ou do lado mau... 

    *Paulo Freitas do Amaral
    Professor de História