domingo, 16 de agosto de 2020

Miguel Oliveira cai e desiste do GP da Áustria

Miguel Oliveira seguia com ritmo de pódio, houve bandeira vermelha ...

O piloto estava em sexto lugar quando o espanhol Espargaró provocou o acidente. É a terceira vez, em menos de um ano, que Miguel Oliveira é atirado ao chão por um piloto da mesma marca.

O português Miguel Oliveira (KTM) desistiu, neste domingo, do Grande Prémio da Áustria de MotoGP, na sequência de uma queda que envolveu também o espanhol Pol Espargaró (KTM), a uma dezena de voltas do final.
Miguel Oliveira, que partiu para esta corrida do 11.º lugar, seguia na sexta posição quando Espargaró, então terceiro, alargou a trajetória numa das curvas do circuito de Spielberg, guinando novamente para o interior da pista, apanhando, nesse movimento, o português.
O piloto natural de Almada não escondeu a frustração por se ver novamente atirado ao chão por um piloto da mesma marca – é a terceira vez em menos de um ano –, pontapeando uma cadeira já nas boxes da equipa Tech3.
O Grande Prémio da Áustria, quarta prova do Mundial de MotoGP, ficou já marcado por uma interrupção à nona volta em virtude de um acidente entre o francês Johann Zarco (Ducati) e o italo-brasileiro Franco Morbidelli (Yamaha), que levou o piloto da Yamaha ao hospital por precaução.
A corrida foi retomada com 20 voltas para disputar.
Miguel Oliveira iniciou a corrida no 12.º posto do campeonato, depois de ter alcançado, no passado domingo, o melhor resultado de sempre na categoria ‘rainha’, com o sexto lugar, em Brno, na República Checa.
Lusa

Reclamações nos serviços postais sobem 70% em julho. CTT no topo das queixas

Aumento do número de encomendas pode estar na origem das reclamações.

Banco CTT e Deutsche Bank lideram queixas dos clientes - TSF
As reclamações sobre serviços postais subiram 70% em julho no livro eletrónico, face a igual mês de 2019, para 2,9 mil, divulgou esta sexta-feira a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).
Em julho, "as reclamações sobre os serviços postais representaram 35% do total de reclamações registadas" no livro de reclamações eletrónicas, adianta. "Todos os principais operadores de serviços viram aumentar muito significativamente as suas reclamações", salienta a entidade reguladora do setor.
"Os CTT foram o operador mais reclamado, tendo motivado 77% das reclamações no setor", aponta a Ancom, enquanto que a "DPD foi o operador em que mais aumentaram o número de reclamações neste período face ao verificado em igual período de 2019".
À TSF, a porta-voz da Anacom, Ilda Matos, explicou que no setor postal "também se tem assistido a um aumento do tráfego de encomendas, e eventualmente isso poderá fazer com que se venham a verificar as circunstâncias que justificaram este aumento de reclamações", como o atraso na entrega, o extravio e a entrega na morada errada.
No total, as reclamações sobre serviços de comunicações (eletrónicas e postais) subiram 36% em julho, em termos homólogos, para 13,4 mil, "tendo registado o valor mais alto dos últimos 12 meses".
Lusa / TSF

Presidente da agência de Turismo da Irlanda demite-se após passar férias em Itália

O Governo incentivou os irlandeses a passar férias no país.

O presidente da agência de promoção do turismo na Irlanda demitiu-se, após saber-se que passou férias em Itália, apesar do apelo do Governo para que os irlandeses privilegiassem as viagens no país, devido à pandemia de Covid-19.
Num comunicado, a ministra do Turismo irlandês, Catherine Martin, anunciou que aceitou a demissão apresentada por Michael Cawley, presidente da agência Failte Ireland, realçando que estava "dececionada" e que considerava a situação "insustentável".
O jornal The Independent noticiou que o antigo executivo da Ryanair tinha passado as férias em Itália.
"Em solidariedade com o setor e para ajudar o país a reabrir escolas com segurança, o Governo e o meu ministério, em particular, encorajaram as pessoas a passarem as férias na Irlanda este ano", lembrou a ministra.
"Embora Itália esteja na lista verde, o que significa que as pessoas que retomaram as suas atividades não precisam limitar os seus movimentos, o Governo pediu à população que evite todas as viagens não essenciais. Muitos cidadãos e residentes seguiram esta instrução", prosseguiu a ministra.
A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 760 mil mortos e infetou mais de 21 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A Irlanda contabiliza um total de 1.774 mortes e 26.995 infetados, enquanto Portugal apresenta 1.775 mortos associados à covid-19 em 53.981 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Os Estados Unidos, por sua vez, são o país com mais mortos (168.446) e também com mais casos de infeção confirmados (mais de 5,3 milhões, sendo que no caso
Seguem-se Brasil (106.523 mortos, mais de 3,2 milhões de casos), México (55.908, mais de 511 mil infetados), Índia (49.036, mais de 2,5 milhões infetados) e Reino Unido (41.361 mortos, mais de 317 mil casos).
A Rússia, com 15.585 mortos, é o quarto país do mundo em número de infetados, depois de EUA, Brasil e Índia, com mais de 915 mil casos, seguindo-se a África do Sul, com mais de 579 mil casos e 11.556 mortos.
Quanto à Europa, o maior número de vítimas mortais regista-se no Reino Unido (41.358 mortos, mais de 316 mil casos), seguindo-se Itália (35.392 mortos, mais de 253 mil casos), França (30.410 mortos, mais de 331 mil casos) e Espanha (28.617 mortos, mais de 342 mil casos).
Lusa

Félix da Costa com vontade de “bater todos os recordes” na Fórmula E

O piloto português António Félix da Costa (DS Techeetah), que se sagrou campeão mundial de Fórmula E, competição para carros elétricos, manifestou no sábado vontade em "bater todos os recordes" e voltar a conquistar o troféu.

"Há muitos atletas, ganhar uma vez é difícil, mas continuar lá e ganhar é ainda mais difícil. Vai ser essa motivação que me vai fazer continuar lá, bater todos os recordes", afirmou António Félix da Costa, à chegada ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, onde foi recebido no sábado à noite em festa por algumas dezenas de familiares e amigos.
A empunhar o troféu, e após ser entoado o hino nacional, o piloto falou aos jornalistas e agradeceu o apoio que sentiu vindo de Portugal.
"Senti um apoio incrível de Portugal nestes últimos dias, não só no dia em que ganhei, mas em toda esta última caminhada", frisou, acrescentando: "Todo este trabalho e conquistas são muito importantes para mim. Ver que deixo tanta gente contente é uma das melhores sensações do mundo".
António Félix da Costa, de 28 anos, confessou que, quando cruzou a meta, sentiu que "devia estar mais contente" e que só na volta de entrada para a 'box' é que começou "a olhar para trás e a sentir que foi um título muito importante", não só para ele, mas "para muita gente".
"Parámos o campeonato [devido à pandemia de covid-19] quando estava à frente, senti muita pressão e, depois, esta ida para Berlim onde se ia decidir tudo. Deixa-me muito contente ganhar e deixar outras pessoas contentes", sublinhou.
O piloto de Cascais, que saiu da BMW para correr pela DS Techeetah, lembrou essa troca e revelou estar "muito contente" por a mudança "ter resultado", naquela que considerou ser "a oportunidade da carreira".
"Só as derrotas é que nos conseguem preparar para as vitórias. Tentei mesmo conseguir isto com a BMW. Quando esta oportunidade de me juntar à DS Techeetah surgiu, senti que era a oportunidade da minha carreira, agarrei-a com todas as minhas forças e fico muito contente por ter resultado", expressou o piloto.
Félix da Costa garantiu o título depois de ter sido segundo classificado na oitava jornada da competição, em Berlim, Alemanha, quando faltavam duas corridas para o final do campeonato, com a DS Techeetah a festejar também o triunfo no campeonato de equipas.
O português terminou, assim, o campeonato na primeira posição, com 158 pontos. Stoffel Vandoorne (Mercedes) terminou em segundo, com 87, um ponto acima do anterior campeão e colega de equipa de Félix da Costa, o francês Jean-Eric Vergne (DS Techeetah).

Contradições flagrantes

“Se falei mal, diga em quê. Se falei bem, por que me bates?”. Este simples argumento deixou evidenciada a flagrante contradição e injustiça do agressor. [ Jesus Cristo diante do Sinédrio – Alessandro Mantovani, ca. 1860].

  • Paulo Henrique Américo de Araújo
De todos os sublimes episódios da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, um em especial me veio à mente ao observar os absurdos e incongruências em que vai afundando este nosso século.
A cena ocorre durante a Paixão, quando o Redentor se encontrava diante do Sinédrio. Imputando-Lhe os juízes os crimes de sedição e revolta, tentam forçá-Lo a uma confissão. Jesus responde que havia ensinado publicamente, bastando inquirir quem O ouvira pregar no Templo e na sinagoga. Nesse momento, um dos assistentes do conselho dá-Lhe uma bofetada, dizendo: “Assim respondes ao Pontífice?”. E teve de ouvir contrafeito a resposta magnífica, irretorquível: “Se falei mal, diga em quê. Se falei bem, por que me bates?”. Este simples argumento deixou evidenciada a flagrante contradição e injustiça do agressor. Uma denúncia direta, cortante, invencível.
Em alguns acontecimentos recentes registrados pelo noticiário, sigamos o exemplo do Divino Mestre apontando neles a contradição. Mas ressaltemos desde já que a posição contraditória, nesses eventos, não é de uma pessoa em particular, mas sim a do mundo moderno neopaganizado, cujos fundamentos e instituições decadentes nadam invariavelmente nas águas turvas da incoerência.
*   *   *
O programa blasfemo “A primeira tentação de Cristo”, transmitido no final de 2019, provocou a indignação dos católicos de todo o País. Dentre seus múltiplos e deploráveis escárnios, Nosso Senhor é aí representado como homossexual. Uma batalha judicial contra e a favor do filme travou-se desde então até os fins de maio último, quando houve o arquivamento definitivo de quatro representações que contestavam a exibição do programa.1
O Ministério Público Federal (MPF), favorecendo o grupo “Porta dos Fundos”, criador do filme, assim se pronunciou: “O vídeo em questão foi publicado por produtora de vídeos de comédia conhecida nacionalmente e apresenta sátiras de personagens bíblicos, o que se enquadra na liberdade de expressão de seus autores e atores, sendo que a mera intenção de caçoar (animus jocandi) exclui o elemento subjetivo do escárnio”.
Em outras palavras, ninguém deve se sentir ofendido em seus sentimentos cristãos, diante daquelas burlas proferidas contra o Redentor, pois a intenção dos autores foi apenas “fazer brincadeira”. Consequentemente, promover chacotas à Pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo tornou-se algo legitimado pelo MPF. Ainda conforme a decisão do Ministério Público, a encenação do “Porta dos fundos” se reveste unicamente de “liberdade de expressão”, não houve qualquer ato “malévolo” de escárnio.
Conforme a doutrina da Igreja Católica, o pecado de homossexualidade “brada aos Céus e clama a Deus por vingança”. Porém, a seguirmos a “lógica” do MPF, não há razões para tolher a “liberdade de expressão” de eventuais galhofeiros, mesmo que os católicos se sintam injuriados em sua “identidade de cristãos” quando alguém apresenta Nosso Senhor como praticante de homossexualismo. No fundo, vislumbra-se na decisão do MPF uma espécie de decreto impositivo: Calem-se, católicos, e ouçam impassíveis as injúrias ao seu Deus! Apresentar ‘sátiras de personagens bíblicos’ é normal, ninguém pode reclamar disso!
Passemos a outra sentença, também emitida no final de maio de 2020. A Justiça obrigou a Fundação Palmares a retirar de seus canais de comunicação alguns textos escritos contra a figura do líder negro Zumbi dos Palmares.2
De acordo com a juíza Maria Cândida Carvalho Monteiro de Almeida, “a permanência dos artigos questionados no sítio institucional da Fundação Cultural Palmares ameaça o patrimônio histórico-cultural brasileiro e viola o direito à identidade, ação e memória da comunidade negra e a sua garantia a condições adequadas para a preservação, expressão e desenvolvimento de sua identidade”.
Neste caso, como afirma a juíza, houve uma agressão à “identidade”, ao “sentimento” da comunidade negra. No que se refere à imagem de Zumbi dos Palmares, portanto, não há direito à “liberdade de expressão”. Se aplicarmos as palavras da juíza ao programa blasfemo inventado pelo “Porta dos Fundos”, podemos perguntar: Atingir, zombar, achincalhar a figura de Jesus Cristo não representa “ameaça ao patrimônio histórico-cultural brasileiro”?
A contradição das duas decisões é evidente: a comunidade negra tem direito à preservação de sua identidade, e justifica-se proibir o ataque à imagem de Zumbi dos Palmares, referência simbólica dessa mesma identidade. Mas a pessoa de Jesus Cristo, símbolo máximo do sentimento cristão e um poderoso alicerce da unidade nacional, pode ser escarnecida à vontade, segundo o Ministério Público Federal. Não gozam os cristãos do direito de ter a sua identidade preservada?
*   *   *
Passemos à análise de dois outros eventos. A pandemia do coronavírus fez com que vozes oficiais e extraoficiais de todo o mundo se unissem numa só meta: “salvemos vidas”. Qualquer determinação neste sentido devia ser acatada, sem possibilidade de contestação ou ponderação. Houve aplausos até para decisões as mais incongruentes, como a suspensão de vacinas para crianças ou a obrigatoriedade do confinamento radical de populações inteiras, com suas perigosas
No Reino Unido, uma das regiões mais atingidas pelo contágio, o governo tomou medidas drásticas, impondo quarentenas e pesadas restrições, sob o pretexto de “salvar vidas”. Porém, como bem apontou o bispo de Shrewsbury, Monsenhor Mark Davies,4 [foto ao lado] as autoridades inglesas deveriam rever seu conceito de “valor da vida humana”. O prelado denunciou que o Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido havia decretado novas normas para facilitar o “aborto domiciliar” durante a crise da pandemia. Com apenas um telefonema e uma receita médica, a gestante estaria livre para autoinduzir o aborto.
A incoerência é gritante: ações das mais disparatadas para “salvar vidas”, na luta contra a Covid-19; e ao mesmo tempo, favorecimento do “extermínio da vida” dos bebês indefesos nos ventres maternos!
*   *   *
Voltemos ao episódio da Paixão de Nosso Senhor, lembrado no início deste artigo. A Escritura não narra que atitude tomou aquele agressor após a magnífica resposta de Jesus. Provavelmente esse ímpio reduziu-se ao silêncio, pois lhe era impossível dar qualquer resposta de valor. Quando a contradição é evidenciada, só há duas possibilidades para quem a proferiu: admitir seu erro ou silenciar.
Se quisermos ser católicos verdadeiros, procuremos sempre denunciar as contradições do nosso século, forçando desta maneira os agressores a retratar-se ou a silenciar. Assim estaremos agindo como o Divino Mestre diante da agressão injusta.
ABIM
_________________
Notas
  1. Cfr. https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/05/25/mpf-arquiva-representacoes-contra-exibicao-do-especial-de-natal-do-porta-dos-fundos.ghtml
  2. Cfr. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2020/05/justica-determina-que-fundacao-do-governo-bolsonaro-apague-textos-contra-zumbi-dos-palmares.shtml
  3. Cfr. manifesto do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira: https://ipco.org.br/coronavirus-a-maior-operacao-de-engenharia-social-baldeacao-ideologica/
  4. Cfr. https://www.aciprensa.com/noticias/obispo-lamenta-la-promocion-siniestra-de-abortos-en-casa-durante-pandemia-91643

Avião da Easyjet esteve a 1,3 segundos de ter acidente em Lisboa

Avião da Easyjet esteve a 1,3 segundos de ter acidente em Lisboa ...

Um avião da companhia Easyjet, com 167 pessoas a bordo, esteve a 1,3 segundos de ter um acidente no aeroporto de Lisboa, em setembro do ano passado, segundo um relatório da agência britânica de investigação de acidentes aéreos.

De acordo com o relatório da AAIB (sigla em inglês), disponível 'online', “o Airbus A320 [ao serviço da Easyjet, com destino a Manchester, no Reino Unido] descolou do aeroporto de Lisboa [em 16 de setembro] com apenas 110 metros de asfalto disponíveis, por os elementos da tripulação terem feito cálculos errados para a pista que usaram”.
À velocidade a que o avião seguia, faltavam “aproximadamente 1,3 segundos até chegar ao final da pista”.
“Isso poderia ter causado danos significativos à aeronave e aos seus ocupantes”, lê-se no relatório.
Quando descolou, o A320 acabou por passar “apenas 10,6 metros” acima da vedação do aeroporto.
Segundo a AAIB, na preparação do voo os pilotos fizeram cálculos para a pista 21 do aeroporto de Lisboa, mas usaram, por engano, o comprimento total da mesma.
Em vez disso, salienta a AAIB, os pilotos deveriam ter usado as medidas a partir da interseção através da qual acederam à pista.
A AAIB refere que os pilotos “foram várias vezes interrompidos durante a preparação do voo”, o que terá contribuído para o erro de cálculo.
No relatório lê-se ainda que “a operadora teve dois incidentes do mesmo género em Lisboa, que aconteceram com 14 dias de intervalo no início de 2019”.
Lusa

Tráfego rodoviário de férias gera 700 quilómetros de engarrafamentos em França

França está a viver um dos fins de semana mais movimentados do ano, devido às viagens de férias, tendo-se formado este sábado até 700 quilómetros de engarrafamentos acumulados, segundo o órgão oficial Bison Futé, citado pela agência de notícias EFE.

As principais dificuldades de tráfego ocorreram no noroeste do país, no eixo Ródano a sul de Lyon e nas autoestradas da costa do Mediterrâneo, refere Bison Futé num comunicado.
A previsão é que ao longo do fim de semana “o trânsito seja denso e muitas vezes difícil no arco mediterrânico entre a Itália e Espanha”, refere ainda a EFE.
A notícia surge quando as concentrações com mais de 10 pessoas estão proibidas em Paris se os comportamentos de proteção à propagação da covid-19 não estiverem a ser cumpridos.
O uso obrigatório de máscara, já em vigor em vários locais da capital, foi também estendido a partir das 08:00 de sábado (07:00 em Lisboa) a parte dos Campos Elísios e do bairro do Louvre, explicou fonte policial.
”Se a situação epidemiológica se agravar novamente, o uso de máscara poderá tornar-se obrigatório em toda a capital”, acrescentou a polícia de Paris, citada pela agência AFP.
”A taxa de positividade é hoje [sexta-feira] de 4,14% em Paris, 3,6% em Ilha de França (região parisiense) face aos 2,4% da média nacional”, acrescentou.
O número de infeções por covid-19 em França subiu na sexta-feira novamente, com 2.846 contágios, depois dos de 2.669 de quinta-feira, 2.524 de quarta-feira e 1.397 na terça-feira, mas ao mesmo tempo, as hospitalizações continuam lentamente a descer.
A Direção Geral da Saúde (DGS) indicou em comunicado que, para além dos dados diários — os mais elevados desde maio — na última semana houve também um aumento de infeções, que totalizam 12.947.
Outro dado que ilustra o agravamento da situação epidémica é o índice de positivos, que sobe um décimo em relação ao divulgado na quinta-feira pela DGS, para situar-se em 2,4% no total de exames realizados entre 05 e 11 de agosto.
Desde que começaram os registos em fevereiro, foram contabilizadas 212.211 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus em França.
Lusa

Filho mais novo do Presidente do Brasil testa positivo

O filho mais novo do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, anunciou que foi diagnosticado com a covid-19, doença da qual o chefe de Estado recuperou no mês passado e que já matou mais de 107 mil pessoas no Brasil.

Num vídeo publicado na sua conta na rede social Instagram, Renan Bolsonaro, de 22 anos, afirmou que está a ser tratado com hidroxicloroquina, fármaco amplamente defendido pelo chefe de Estado contra a covid-19, mas sem comprovação científica na cura da doença.
Vou tomar agora hidroxicloroquina para continuar o tratamento contra a covid", disse o quarto dos cinco filhos (quatro homens e uma menina de 9 anos) de Bolsonaro, que aparece no vídeo a tomar a medicação.
Até ao momento, o Presidente, um dos chefes de Estado mais cético do mundo em relação à gravidade da pandemia, não comentou o diagnóstico positivo do filho.
Além de Renan, o próprio Bolsonaro e a primeira-dama brasileira, Michelle Bolsonaro, contraíram o vírus.
Jair Bolsonaro afirma que recuperou graças à cloroquina, fármaco usado no tratamento de doenças como a malária, mas cuja eficácia contra a covid-19 é colocada em dúvida pela maioria da comunidade científica internacional.
Também oito dos 22 ministros do Governo brasileiro tiveram teste positivo para a doença causada pelo novo coronavírus, assim como 12 dos 27 governadores estaduais do país.
O Brasil totaliza 107.232 óbitos e 3.317.096 casos de infeção pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, sendo o segundo país mais atingido pela doença no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Cinco meses após a confirmação do primeiro caso, no final de fevereiro, a pandemia ainda não dá sinais de estabilização no país sul-americano, que, no entanto, continua com o processo de reabertura da economia.
Lusa

Jerónimo diz que “Festa não se faz por questões financeiras, mas para dar esperança”

Festa não se faz por questões financeiras, mas para dar esperança ...

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, garantiu hoje que o partido não faz a Festa do Avante! por questões financeiras, mas para dar um sinal de esperança e de convivência em segurança face à pandemia de covid-19.

Não se faz a Festa [do Avante!] para garantir o privilégio ou ganhos financeiros, como caluniosamente se insinua. A Festa, no contexto político excecional que vivemos, tem uma importância e um valor acrescido na afirmação da nossa vida democrática e o seu êxito será um contributo para a luta do nosso povo, para combater o medo e a resignação", afirmou Jerónimo de Sousa, num jantar comício em Vila Real de Santo António, no Algarve.
O dirigente comunista assegurou que a Festa do Avante! é "necessária para dar esperança e confiança na luta pelo futuro", e lamentou que haja "quem queira dar passos no ataque a direitos e liberdades fundamentais" dos portugueses e dos trabalhadores.
"Há quem esteja muito interessado no alimento de forças obscurantistas e tudo agarre como pretexto para esse fim", criticou, sublinhando que "há quem fomente o medo" e queira ver os trabalhadores "resignados, porque isso serve os seus interesses de classe, os grandes interesses económicos e financeiros que querem ter campo livre para impor as políticas de retrocesso económico e social e de domínio a que aspiram".
"Saberemos preparar a Festa com as medidas de proteção necessárias", afirmou, destacando que será "uma Festa que se reinventa com mais espaço, mais soluções, mais organização, mais medidas de proteção e medidas suplementares de higiene e limpeza, e com um conteúdo político e cultural sem paralelo na vida nacional".
Jerónimo de Sousa espera que a Festa do Avante! seja um local "da amizade, da solidariedade e da fraternidade para dar confiança à vida, à ação e à luta dos trabalhadores e do povo", e deixou uma palavra aos residentes no Algarve para, "nestes tempos complexos e difíceis", continuarem "a intervir e agir em defesa dos trabalhadores e das populações".
O secretário-geral do PCP lembrou que o comício jantar em Vila Real de Santo António substituiu o habitual almoço convívio que se realiza em 15 de agosto em Monte Gordo, mas sublinhou que o partido "não desistiu" de fazer esta ação, embora por questões sanitárias tenha mudado o encontro para a Praça Marquês de Pombal, cumprindo as normas de segurança necessárias.
"Não, não desistimos, nem podemos desistir sejam quais forem as circunstâncias. Havemos de encontrar sempre as soluções, tomando as medidas que se impõem, nomeadamente as da salvaguarda da saúde", afirmou.
Jerónimo de Sousa acrescentou que, tal como o partido não desistiu desta iniciativa, "tomando as medidas de proteção necessárias", assim "se fará também com a Festa do Avante!".
PCP anunciou na sexta-feira que vai limitar a entrada na sua anual Festa do Avante! a um terço da capacidade total, ou seja, para cerca de 33 mil pessoas, em virtude do contexto de pandemia.
O espaço de 30 hectares das Quinta da Atalaia e do Cabo da Marinha, na Amora, vai proporcionar cerca de nove m2 para cada militante ou visitante, entre 04 e 06 de setembro.
Em comunicado, os comunistas, que têm estado em contacto com a Direção-Geral da Saúde nos preparativos para o seu 44.º certame, garantiram "toda a responsabilidade" e "condições" para o "usufruto em tranquilidade e segurança".
No mesmo dia, a Direção-Geral da Saúde indicou, em nota de imprensa, que o plano de contingência do PCP para a Festa do Avante! vai ser "analisado tecnicamente" nos próximos dias.
Lusa
Imagem: SAPO

Sporting e Benfica campeões portugueses de atletismo pela 10.ª vez seguida

O Sporting, em femininos, e o Benfica, em masculinos, conquistaram os décimos títulos consecutivos nos Nacionais de clubes, que decorreram em várias cidades, devido à covid-19.

Com três provas por disputar, o Sporting, que somou o 50.º título feminino, tinha 116 pontos e já não podia ser apanhado pelo Benfica (88).
No setor masculino, com duas provas ainda por fazer, o Benfica já tinha assegurado o 32.º título, a 16 do recordista do Sporting, com 125,5, estando longe dos 'leões' (102).
Devido à pandemia de covid-19, as três divisões dos Nacionais de clubes realizaram-se em seis cidades diferentes (Guimarães, Vagos, Lisboa, Lagoa, Ribeira Brava e Ponta Delgada) e em apenas um dia.
Lusa