domingo, 13 de junho de 2021

Facebook suspende conta de André Ventura por 24 horas

Conta do líder do Chega no Facebook foi suspensa durante 24 horas depois de denúncias relativas a dois posts naquela rede social.

O Facebook suspendeu durante 24 horas a conta do líder e deputado único do Chega, André Ventura, na sequência de denúncias a duas publicações naquela rede social, avançou o Correio da Manhã (acesso livre).

Num desses posts, publicado em março, André Ventura escreveu: “Se é assim que vive a III República, eu também acho que Eduardo Cabrita devia ser decapitado!”

O dirigente político explicou que essa publicação se tratava de uma reação à decisão do ministro da Administração Interna de suspender a pena de Manuel Morais, agente da PSP que a Direção Nacional dessa polícia queria suspender de funções por comentários publicados na sua página de Facebook sobre o deputado do Chega.

Por causa da mesma mensagem, o Twitter já havia suspendido a conta de André Ventura a 21 de maio.

Ao jornal, André Ventura, que conta com mais de 100 mil seguidores no Facebook, disse que “as redes sociais são cada vez mais a voz e as amarras do politicamente correto”. “Em Portugal parece que só o Chega tem este problema e esta perseguição. Cá estaremos para resistir”, sublinhou o líder do Chega.

Eco

Sporting vence FC Porto e adianta-se na final do nacional de hóquei em patins


O Sporting venceu hoje o FC Porto por 6-4, no terceiro jogo da final dos 'play-offs' do campeonato nacional de hóquei em patins, disputado no Dragão Arena, no Porto, passando para a frente da final (2-1).

A equipa 'leonina' adiantou-se aos seis minutos, através de um livre direto apontado por Gonzalo Romero, vantagem à qual o FC Porto respondeu com um golo de Gonçalo Alves, aos 17, na conversão de um penálti. Os 'leões' chegaram ao intervalo na frente, depois de João Souto fazer o 2-1, logo no minuto seguinte (18).

O FC Porto chegou ao empate no arranque da segunda parte, por Gonçalo Alves (26), e a partida entrou numa fase intensa, com Alessandro Verona a fazer os 3-2 e 4-3 para o Sporting, aos 36 e 38 minutos, tendo Rafa, pelo meio, aos 36, chegado a empatar a 3-3. Ferran Font (40) deixou os 'leões' bem encaminhados, ao fazer o 5-3.

Rafa (42) ainda reduziu para 5-4, mas Alessandro Romero, no último minuto (49), sentenciou a partida e colocou a sua equipa na frente do 'play-off'.

O FC Porto procura conquistar o seu 24.º título nacional e deixar para trás o Benfica, que soma 23, enquanto o Sporting persegue o nono, numa final à melhor de cinco encontros e que tem o próximo jogo agendado para domingo (20 de junho), às 15:00, igualmente no Porto.

Lusa

Portugal fecha com 29 medalhas Mundiais de atletismo para deficência intelectual

Portugal fechou hoje com 29 medalhas, cinco das quais de ouro, e o título de campeão no setor masculino os campeonatos do Mundo de atletismo para deficiência intelectual, que terminaram em Bydgoszcz, na Polónia.

Na última jornada, disputada hoje, conquistou 10 medalhas -- duas de ouro, seis de prata e duas de bronze --, que se somaram às 19 (três de ouro, 11 de prata e cinco de bronze) conseguidas nos dias anteriores.

Em masculinos, Portugal recuperou o título de campeão mundial, que já não conseguia desde 2015, enquanto, no setor feminino, a equipa lusa foi quarta classificada.

Lenine Cunha com sete medalhas, entre as quais três de ouro, e Ana Filipe, com três (uma de ouro), foram os atletas portugueses mais medalhados na competição.

O atleta paralímpico, medalha de bronze nos Jogos Londres2012, recebeu o prémio de melhor atleta masculino da competição.

Lusa

“Comigo nao vai haver” volta atrás no desconfinamento

Marcelo Rebelo de Sousa declarou hoje que, no que depender do Presidente, não haverá "volta atrás" no processo de desconfinamento, e deu a Feira da Agricultura de Santarém como exemplo do "virar de página".

"Já não voltamos para trás. Não é o problema de saber se pode ser, deve ser, ou não. Não vai haver. Comigo não vai haver. Naquilo que depender do Presidente da República não se volta atrás", afirmou, Marcelo Rebelo de Sousa, que está hoje a visitar a Feira Nacional de Agricultura, em Santarém.

O chefe de Estado defendeu que "o não voltar atrás exige às pessoas viverem à medida disso", que, se querem que não se volte atrás, "têm que ter bom senso no respeito das regras sanitárias", que aos eleitos para governar cabe decidir e aos especialistas "chamar a atenção para o juízo que as pessoas devem ter".

"A função dos especialistas é dizer 'não se esqueçam' e pregar um certo susto" para que as pessoas, sobretudo os mais jovens e os que ainda não são vacinados, saibam que devem ajudar, disse Marcelo Rebelo de Sousa, frisando que a vacinação já permite "dizer que aquilo que arrancou na economia e na sociedade vai em frente e já não volta atrás".

Acompanhado pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que a agricultura foi um setor que "nunca parou" na pandemia de covid-19, e deu o exemplo da Feira Nacional da Agricultura como exemplo que o país "virou a página" no desconfinamento.

Para o Presidente, esta feira corresponde ao que declarou no seu discurso do 10 de junho, de que o país "virou a página" e está agora "num novo ciclo".

Lusa

Irmãos Fresco recepcionados na Câmara de Mira

São de Mira e bi-campeões nacionais. Em 2017 e 2020 venceram o Grupo 1 ao volante do inconfundível Ford Capri amarelo e, por isso, receberam o merecido reconhecimento por parte de Raul Almeida. O objetivo, "apesar das dificuldades" é o de voltarem ao Salão Nobre, ao conquistarem o "terceiro campeonato"...

Foi numa cerimónia breve, à qual o autarca mirense classificou como "singela, mas carregada de simbolismo" ocorrida ao final da tarde de Sábado, que o Município de Mira reconheceu "o mérito desportivo" dos irmãos Fresco, que ajudam, muito por conta da simpatia que possuem, para além do indisfarçável talento, a fazer correr pelo país fora - e por Espanha - o nome do Concelho.

Assumindo que querem sempre "passar a imagem" da sua terra para quem os aborda e, também com quem concorrem no campeonato nacional de clássicos, assumiram o facto de que são constantemente procurados por pessoas que afirmam "querer visitar Mira".

Sem prometerm um novo título em 2021 - "este ano, as coisas não estão fáceis", assumiram - a dupla deixou porém, a certeza de que tudo farão para que este desiderato possa ser atingido, agora que faltam quatro provas para o término do campeonato: Jerez de La Frontera e Jarama, em Espanha e duas vezes no mítico autódromo do Estoril.

De uma coisa todos têm a absoluta certeza: os irmãos Fresco praticam o automobilismo por pura paixão e isso acaba por traduzir-se no que consideram ser "uma válvula de escape para o stress do dia-a-dia empresarial" e na conquista de excelentes resultados, para além de títulos.

Aguardemos, pois, as próximas provas. Serão elas que irão ditar o resultado final de um "campeonato bastante competitivo" com a certeza, porém, de que António e José Fresco darão o máximo de si, com o apoio incondicional dos seus patrocinadores e elementos do staff técnico que os acompanha estejam onde estiverem.

Jornal Mira Online

Mais 707 casos de Covid-19 e duas mortes nas últimas 24 horas

De acordo com o mais boletim epidemiológico deste domingo, 248 pessoas foram dadas como recuperadas

Portugal regista neste domingo mais duas mortes e 707 novos casos de infeção por Covid-19. Desde que a pandemia foi detetada no território nacional, 17.047 morreram devido à doença. No total, 857.447 pessoas já foram infetadas.

A maior parte das novas infeções (450) é atribuída à região de Lisboa e Vale do Tejo.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 25 internamentos, passando a haver 325 camas ocupadas. Nos cuidados intensivos há agora mais cinco pacientes com Covid-19, o que perfaz um total de 82.

TSF


Comissão lança campanha contra a violência sobre idosos

A Comissão de Proteção ao Idoso (CPI) lança na segunda-feira uma campanha de sensibilização contra a violência sobre idosos que vai chegar a 12 mil alunos, foi hoje divulgado.

"O objetivo é envolver as comunidades educativas porque sentimos que os jovens são um ativo fundamental e estratégico para mudar mentalidades e contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva em relação aos idosos", disse à Lusa o presidente da CPI, Carlos Branco.

A campanha, denominada "O Silêncio tem Voz: Diz não à violência contra as Pessoas Idosas", assinala o Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa que se celebra no dia 15 de junho.

A iniciativa conta com a participação de cinquenta agrupamentos de escolas do norte do país, os quais vão estar envolvidos no programa de atividades.

"Queremos que as escolas nos ajudem a cumprir a missão de combate a todas as formas de violência - física, psicológica e económica - perpetradas aos idosos e esbater um conjunto de preconceitos e estereótipos em relação a eles", sublinhou Carlos Branco.

Os alunos e professores irão assistir a filmes que foram produzidos pela companhia de teatro "Projeto Tabu!" e que se destinam criar um espaço de reflexão e discussão na comunidade estudantil.

Vão ser realizados inquéritos para avaliar como é que os alunos se encontravam em relação à sensibilidade para esta temática antes desta campanha e medir o impacto da mesma.

O presidente da CPI afirmou ainda que "depois, em momento mais oportuno", serão disponibilizados textos com histórias sobre a violência contra as pessoas idosas escritas por professores e alunos de diversas escolas no âmbito de uma rúbrica denominada "Retalhos de vidas maiores".

A campanha conta com o município de Guimarães como parceiro, no âmbito do protocolo de cooperação institucional - Provedor do Idoso.

A sessão de abertura oficial decorrerá na segunda feira às 10:00 na Escola Sede do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado com o presidente da CPI e representantes da Câmara Municipal, Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana, e com o padre Eduardo Duque em representação do Arcebispo de Braga, Jorge Ortiga.

A CPI, fundada em 2013, é uma associação sem fins lucrativos e de voluntariado social que visa proteger e promover os direitos das pessoas idosas

Lusa

Zero quer que a partir de 2035 todos os novos carros vendidos em Portugal sejam 100% elétricos

Os automóveis 100% elétricos vão ser mais baratos do que os convencionais em 2030, segundo um estudo divulgado hoje pela associação ambientalista Zero, que defende o fim da comercialização de veículos ligeiros com motor de combustão até 2035.

Em comunicado, a Zero refere que a queda no preço das baterias e a mudança para plataformas de fabrico dedicadas a veículos elétricos por parte das construtoras permitirão “grandes reduções” nos custos de produção.

Um estudo da autoria da BloombergNEF feito para a Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E), que a Zero integra, mostra que entre 2025 e 2027 os automóveis elétricos a bateria atingirão o mesmo preço que os modelos equivalentes a combustível fóssil, e não dependerão de incentivos para isso.

Os ligeiros de mercadorias mais pequenos alcançarão a paridade de preço mais cedo, em 2025, e os ligeiros de passageiros em 2027, com os automóveis familiares de gama média e alta e os SUVs a atingir a paridade em 2026. Em 2030, os carros elétricos serão mesmo no preço base 18% mais baratos que os com motor de combustão.

“As conclusões a que o estudo chegou são válidas em diversas circunstâncias e partindo de várias premissas, e por isso é seguro afirmar que dentro de entre quatro a seis anos os automóveis elétricos serão a opção mais barata para os condutores, tornando acessível a transição para a mobilidade elétrica”, refere a mesma nota.

Ainda segundo a Zero, os resultados mostram que com um pacote de políticas públicas apropriado os automóveis a combustão podem ser totalmente retirados das vendas em todos os países entre 2030 e 2035.

Contudo, apenas “um incremento atempado na produção de automóveis elétricos permitirá consubstanciar estas projeções”, pois só desta forma se atingirão as economias de escala necessárias, adverte a associação, defendendo que é preciso rever em alta as exigências normativas de curto e médio prazo na União Europeia relativas às emissões de CO2 para estimular o mercado de automóveis elétricos.

“Para além da via da regulação, há toda uma panóplia de políticas públicas de estímulo aos automóveis elétricos que serão necessárias, como os incentivos fiscais criativos, a instalação de uma rede de carregamento ampla e densa, a limitação à circulação de automóveis a combustão no centro das cidades, e as metas nacionais”, refere a Zero.

A associação considera que o Governo português deve colocar uma data-limite, o mais tardar 2035, para o fim da comercialização de veículos ligeiros de passageiros e de mercadorias com motor de combustão, incluindo híbridos e híbridos plug-in.

No caso das frotas empresariais, que representam uma grande fatia do mercado de automóveis, a Zero diz que a total eletrificação “poderá e deverá acontecer ainda mais cedo, o mais tardar em 2030”.

A associação recomenda ainda a instauração de zonas no interior das cidades, não apenas circunscritas aos centros históricos, com “severas restrições” à utilização do automóvel privado com emissões, em particular a gasóleo, e reforço do serviço de transporte público bem como do apoio a modos suaves de deslocação.

Lusa

COVID-19: João Cancelo está fora do Euro 2020. Dalot é o substituto


Baixa de peso na seleção nacional a dois dias da estreia no Euro 2020 contra a Hungria. João Cancelo sai da equipa devido à infeção por Covid-19.

Diogo Dalot, jogador do AC Milan, substituirá João Cancelo, que testou positivo à covid-19 no seguimento de um teste rápido de antigénio realizado este sábado pela Unidade de Saúde e Performance da FPF.
As autoridades de saúde húngaras foram imediatamente informadas e o jogador – que se encontra bem – foi colocado em isolamento.

O resultado do teste realizado pela USP foi confirmado por um teste RT-PCR efetuado a João Cancelo também no sábado e cujo resultado foi conhecido na manhã de domingo.


De acordo com o protocolo covid-19 definido pela UEFA antes dos jogos do EURO 2020, todos os jogadores e elementos da comitiva realizaram testes RT-PCR no sábado. Os resultados, com exceção de João Cancelo, foram
negativos.

As autoridades de saúde húngaras tomaram conhecimento do cumprimento dos procedimentos de proteção, integralmente respeitados de acordo com o protocolo UEFA, num grupo que tem, além disso, uma elevada taxa de cobertura por vacina e autorizaram a Seleção Nacional a cumprir o plano estipulado para o Campeonato da Europa sem qualquer alteração.

Pedro Azevedo / RR

Treze distritos sob aviso laranja com previsão de trovoada

Treze distritos do norte e centro de Portugal continental estarão sob aviso laranja neste domingo, com previsão de trovoada e rajadas de vento, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo o IPMA, entre 12:00 e as 21:00 de domingo, haverá maior probabilidade de trovoada nos distritos de Braga, Viana do Castelo, Bragança, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém e Portalegre.

Em todos estes distritos estão previstos ainda aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, também no período entre as 12:00 e as 21:00 de domingo.

No domingo, a temperatura máxima irá variar, nestes distritos, entre os 33 graus de Santarém e os 24 graus na Guarda.

No restante território, continental e ilhas, a previsão é de céu limpo ou pouco nublado.

Lusa

(Mais) Ciência nas escolas com a Academia de Biotecnologia do Biocant Park

A Academia de Biotecnologia do Biocant Park iniciou recentemente a fase experimental do programa de ações formativas nas escolas, no âmbito de uma parceria entre a Biocant – Associação de Transferência de Tecnologia em Biotecnologia e o Biocant Park, SA. Trata-se de um núcleo pedagógico inovador que se propõe colocar crianças e jovens em contextos de aprendizagem baseados na experimentação e com enquadramento sobre o modo como é feita ciência em Portugal no domínio da biotecnologia.

Esse foi o principal objetivo das oito sessões já realizadas no âmbito da experiência piloto em curso no Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva (AEMM), nomeadamente na EB2,3 Marques de Marialva e no Centro Escolar de Cantanhede, estando já agendadas mais ações idênticas até ao final do ano letivo, de modo a que no início do próximo tudo esteja a postos para generalizar o programa a outros estabelecimentos escolares e a outros graus de ensino.

O que se pretende é promover a literacia científica junto dos alunos de níveis de aprendizagem que vão do primeiro ciclo aos anos iniciais dos cursos superiores, no sentido de lhes proporcionar a aquisição de conhecimentos, as competências e a motivação necessária para seguirem uma carreira em setores de ponta no âmbito da investigação.

Baseando a sua atividade em protocolos de procedimentos definidos em função dos níveis de aprendizagem dos diferentes públicos-alvo a que se destinam as atividades e recorrendo a materiais e reagentes de fácil acesso, a Academia de Biotecnologia quer aproximar os jovens da biotecnologia e do Biocant Park, transpondo para as salas de aula experiências em várias áreas, algumas delas concebidas para desvendar os processos químicos e biológicos por detrás das ações quotidianas.

Esta aposta no incentivo à descoberta dos avanços tecnológicos numa área do conhecimento que tem vindo a registar uma evolução assinalável está estruturada num modelo de ensino/aprendizagem interativa com recurso a dispositivos móveis, na perspetiva de estas ferramentas permitirem a inclusão de todos os alunos na discussão do tema, levando ao foco e à participação na sessão.

Com uma missão assente na promoção da literacia científica com participação ativa dos jovens, a atividade da academia prevê a interação dos formandos com as empresas e grupos de investigação do parque tecnológico e a integração em ambiente laboratorial, o seu acompanhamento no uso de equipamento científico e na aplicação de diversas técnicas laboratoriais, no âmbito de protocolos integrados naquilo que é a estrutura empresarial e de I&D do parque.

Bélgica vence Rússia na estreia no Grupo B


A Bélgica venceu hoje a Rússia, por 3-0, em jogo da primeira jornada do Grupo B do Euro2020 de futebol, igualando a Finlândia na liderança da 'poule'.

Em São Petersburgo, na Rússia, Romelu Lukaku (10 e 88 minutos) e Thomas Meunier (34) marcaram os golos do triunfo da Bélgica.

Com melhor diferença de golos, a Bélgica lidera com três pontos, os mesmos da Finlândia, que, na sua estreia numa fase final, venceu a Dinamarca, por 1-0.

Lusa

“Estou a contar encontrar-te em breve no campo, Chris! Força”, escreve Ronaldo


Internacional português envia mensagem ao dinamarquês do Inter Milão
O capitão da seleção portuguesa de futebol, Cristiano Ronaldo, reagiu através das redes sociais ao incidente com Christian Eriksen, que desmaiou hoje durante o encontro do Euro2020 entre a Dinamarca e a Finlândia, desejando as melhoras ao jogador dinamarquês.

“Os nossos pensamentos e orações estão com o Christian Eriksen e a sua família. O mundo do futebol está unido à espera de boas notícias. Estou a contar encontrar-te em breve no campo, Chris! Força!”, escreveu Ronaldo na sua conta do Instagram.

Christian Eriksen está estável e foi transferido para um hospital de Copenhaga, depois de ter desmaiado e recebido tentativas de reanimação durante o Dinamarca-Finlândia, do Euro2020 de futebol, anunciou a UEFA.

“O jogador foi transferido para um hospital e está estável. Depois de crise médica envolvendo Christian Eriksen, da Dinamarca, uma reunião de crise foi efetuada envolvendo as duas seleções e os oficiais do encontro e uma decisão será comunicado as 19:45 (18:45 horas de Lisboa)”, explicou a UEFA, em comunicado.

Bancada.pt

Homem de 83 anos encontrado dentro de um poço em Canas de Senhorim

Um homem de 83 anos foi hoje encontrado dentro de um poço e resultou numa vítima mortal, numa localidade de Canas de Senhorim, disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros voluntários locais.

Hugo Ramos explicou que os bombeiros de Canas de Senhorim, concelho de Nelas, foram alertados pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu de que estava um homem dentro de um poço na localidade de Póvoa de Santo António.

“Era um homem de 83 anos que estava em paragem cardio respiratória e o óbito acabou por ser declarado no local pelo médico da VMER” (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) de Viseu, contou.

Segundo o comandante, a vítima “foi levada para o Instituto de Medicina Legal de Viseu para os devidos procedimentos, porque ninguém sabe o que terá acontecido” e “as equipas de investigação foram ao local”.

“A nossa equipa de resgate teve alguma dificuldade em retirar a vítima de dentro do poço, porque as paredes começaram a ceder e houve a necessidade de reforçar a estrutura para que a operação fosse feita em segurança”, acrescentou ainda Hugo Ramos.

O alerta foi dado às 17:11, segundo o CDOS de Viseu, e “a vítima foi retirada às 18:12, depois de toda a operação de segurança montada” e, no local, estiveram 12 operacionais apoiados por cinco viaturas.

Lusa