sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Indivíduo constituído arguido por violência doméstica em Estarreja

O Comando Territorial de Aveiro, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas, no dia 5 de fevereiro, apreendeu uma arma de fogo no âmbito de um crime de violência doméstica, no concelho de Estarreja.
No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares apuraram que um indivíduo de 27 anos, casado com a vítima, da mesma idade, há cerca de dois anos e com um filho em comum, é suspeito da prática de violência física, verbal, psicológica e sexual, bem como de ameaças de morte à vítima. No seguimento das diligências policiais, foram realizadas duas buscas domiciliárias que permitiram apreender uma espingarda e 139 cartuchos.
O indivíduo foi constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Aveiro.


Meeting cidade de Pombal recebe nomes maiores do atletismo ibérico

O Expocentro recebe amanhã, 8 de fevereiro, mais uma edição do Meeting Cidade de Pombal. A prova, que integra o circuito de Meetings da Federação Portuguesa de Atletismo, contará com atletas de renome como Patrícia Mamona e as espanholas Patricia Serrapio e Marina Lobato (2ª e 4ª do ranking do país vizinho), que disputarão a prova no triplo salto.
Entre os nomes de destaque que participam neste evento, organizado pelo Município de Pombal e pela Associação Distrital de Atletismo de Leiria, encontram-se também Paulo Conceição, que no passado fim-de-semana bateu o recorde nacional de salto em altura numa prova realizada no Luxemburgo, Auriol Dongmo, que alcançou recentemente um novo recorde nacional no lançamento do peso, Etson Barros, que no passado mês de dezembro obteve um excelente quarto lugar no Campeonato da Europa de Corta-Mato no escalão de sub20, e alguns dos melhores velocistas nacionais como Lorene Bazolo, Carlos Nascimento ou Raidel Acea, que estarão presentes nas provas mais curtas do programa (60 e 400 metros).
Pombal continua a ser a capital nacional de pista coberta, acolhendo este ano os Campeonatos de Portugal, o Campeonato Nacional de Juniores, o Campeonato Nacional de Juvenis, o Campeonato Nacional de Veteranos e o Campeonato Nacional Juvenis e Juniores Provas combinadas.
Nas provas de organização municipal destaca-se também o Meeting António Monteiro, que decorrerá no dia 16 de fevereiro.

Resultados da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Vagos

Resultado de imagem para Resultados da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Vagos
Na última reunião da Câmara Municipal de Vagos, realizada no dia 6 de fevereiro de 2020, entre muitos outros assuntos, foram tomadas as seguintes deliberações:

RALI DA BAIRRADA

Foi aprovada a minuta de um Protocolo entre o Município de Vagos, o Automóvel Clube do Centro e a Promolafões - Promoção de Eventos, L.da, para a realização em Vagos, nos dias 7 e 8 de Março, do Rali da Bairrada, integrado no Campeonato Centro Ralis 2020, é a mais recente competição de ralis a realizar em território nacional, e é ainda pontuável para o Campeonato de Portugal Clássicos de Ralis, Campeonato de Portugal Júnior de Ralis, Regularidade Sport e Desafio Kumho. O objetivo deste evento visa a promoção do Concelho de Vagos e da Região da Bairrada aos mais diversos níveis, sobretudo no que diz respeito ao forte impacto desportivo, económico e turístico.
Para este evento são esperadas milhares de pessoas entusiastas desta modalidade desportiva, que vão ter a oportunidade de ver competir máquinas e pilotos em percursos com características especiais para este tipo de provas, bem como apreciar e desfrutar dos nossos excelentes recursos naturais.
Para o próximo dia 10 de fevereiro, pelas 11h00, na Biblioteca Municipal, está prevista a realização de uma conferência de imprensa para a apresentação desta importante prova.

PROTOCOLOS COM A SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE VAGOS

A defesa dos mais desfavorecidos, a promoção da cidadania, a garantia de criação e funcionamento de respostas adequadas às necessidades das populações do Concelho de Vagos e, em geral, o desenvolvimento social e local, constituem desiderato comum à Câmara Municipal de Vagos e à Santa Casa da Misericórdia de Vagos, que assim se constitui um parceiro incontornável do Município de Vagos.
Neste contexto, a Câmara Municipal de Vagos e a Santa Casa da Misericórdia de Vagos, assumiram através de Protocolos, há diversos anos a esta parte, uma efetiva convergência de interesses no que respeita ao fomento e defesa dos direitos sociais dos munícipes e à promoção do respetivo bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos.
No entanto, houve a necessidade de se reverem os protocolos existentes e adaptá-los às novas realidades, tornando-os mais funcionais. Assim, foram aprovados novos protocolos de colaboração em diversas áreas, como sejam o transporte acompanhado de crianças, o apoio ao Jornal Eco de Vagos ou o apoio ao Grupo de Teatro Fantástico.

4.º RF OPEN VAGOS 2020

A Câmara Municipal deliberou o apoio à realização do 4.º RF Open Vagos 2020, uma competição internacional de dança desportiva que conta já com a inscrição de mais de 80 pares internacionais, oriundos de 24 países, aos quais se juntarão mais de uma centena de pares nacionais.
Este evento terá lugar no Pavilhão do Colégio Nossa Senhora da Apresentação, em Calvão, nos dias 18 e 19 de abril de 2020, e o objetivo assenta na promoção e divulgação da Dança Desportiva e de um Concelho que oferece as melhores condições de vivência.
Face ao resultado das anteriores edições, espera-se agora uma maior e melhor performance dos agentes em competição, cuja beleza do espetáculo atrairá milhares de pessoas.

22 restaurantes do concelho de Reguengos de Monsaraz participam na Semana Gastronómica do Porco


O Município de Reguengos de Monsaraz vai organizar de 14 a 23 de fevereiro a Semana Gastronómica do Porco. Esta iniciativa de promoção da gastronomia regional vai decorrer em 22 restaurantes do concelho.

Na Semana Gastronómica do Porco cada restaurante terá um prato confecionado com carne de porco para propor aos clientes. Em Reguengos de Monsaraz participam os restaurantes Herdade do Esporão (porco alentejano, grão de bico e agrião), O Gato (lágrimas de porco preto na brasa com migas alentejanas), A Grelha (migas à alentejana com carne de porco do alguidar), Moira (folhado de bochecha de porco com cogumelos), 100 Papas (bochechas assadas no forno), Aloendro (lombinhos de porco preto com silarcas), Aqui Jardim (migas à alentejana com carne do alguidar), Convivius (lombinho de porco grelhado com molho de cogumelos frescos), Plano B (grelhados de porco ibérico com migas de espargos) e Taberna Al-Andaluz (carrilhada de porco assada no forno).

Na vila de Monsaraz aderiram à semana gastronómica os restaurantes Taverna Os Templários (bochechas de porco assadas com batata assada, abóbora menina e salada de alface), Sabores de Monsaraz (medalhões de porco preto), Casa do Forno (migas de espargos com entrecosto), Xarez (lagartos de porco preto) e Casa Modesta (carne de porco à alentejana). Na Barrada participa o restaurante O Bizaca (rechina), em S. Pedro do Corval haverá pratos confecionados com carne de porco na Adega do Cachete (cataplana de porco) e A Tarefa (grelhados mistos com molho à Tarefa), e no Campinho no Monte D’Açorda (bochechas assadas no forno) e no Monte de Palaios (rechina).

Os restaurantes Sem-Fim (entrecosto com mel e alecrim), em Telheiro, e Centro Náutico de Monsaraz (cachaço de porco ibérico no forno com migas de coentros), na praia fluvial de Monsaraz, também integram a Semana Gastronómica do Porco.

Carlos Manuel Barão 

Projeto “Ser+em Anadia” promove hábitos alimentares saudáveis

O Projeto “SER+ em Anadia!”, com o apoio da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Anadia, realizou no passado dia 5 de fevereiro, na Biblioteca Municipal de Anadia, um workshop temático sobre a “Alimentação Saudável”, apresentado por Cecília Soares e Isilda Rodrigues Santos, daquela Unidade.
Este workshop teve como público alvo as crianças e jovens, entre os 10 e os 18 anos, que fazem parte do Projeto “SER+ em Anadia”, e outros participantes que se inscreveram na Biblioteca Municipal de Anadia.
Pretendeu-se com esta ação promover a importância da alimentação saudável. O grande objetivo era ajudar os participantes a comerem melhor, a aprenderem algumas receitas saudáveis e saborosas e, em simultâneo, a conhecerem boas e saudáveis fontes de energia.
A próxima ação, “Atividade Física – Ginástica respiratória”, irá decorrer, no próximo dia 26 de fevereiro, sendo dirigida ao mesmo público alvo. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas na Biblioteca Municipal de Anadia.
O projeto “Ser+ em Anadia” é promovido pela Câmara Municipal de Anadia e tem como público-alvo crianças e jovens de contextos socioeconómicos desfavorecidos e/ou com dificuldades de integração cultural do concelho de Anadia.
Este projeto tem como objetivo fulcral a promoção do desenvolvimento das competências pessoais, sociais e escolares de crianças e jovens, favorecendo a igualdade de oportunidades. Proporciona atividades desportivas, lúdicas e pedagógicas, integradas na Sala de Estudo, em Oficinas Criativas, Natação e Teatro.


Autor do “massacre de Atocha” apanhado no Brasil dá entrada na prisão em Madrid

Um dos autores do "massacre de Atocha" de 1977, Carlos García Juliá, deu hoje entrada numa prisão em Madrid para cumprir dez anos e seis meses de prisão em falta, depois de ter sido entregue pelas autoridades brasileiras a Espanha.
García Juliá foi condenado em Espanha em 1980 por ser um dos autores do massacre em que três advogados sindicais, um estudante de direito e um oficial administrativo foram mortos a tiro, em Madrid.
O espanhol, que cumpriu 14 dos 193 anos de prisão pelos quais foi condenado em 1980, estava fugido desde 1994, tendo sido preso em dezembro de 2018 na cidade brasileira de São Paulo, onde vivia com uma identidade falsa e trabalhava como motorista da plataforma eletrónica de transportes Uber.
Antes de ser preso, García Juliá, que tinha 24 anos quando realizou o massacre, passou duas décadas em fuga, vivendo em vários países da América Latina, incluindo o Paraguai e a Bolívia.
Depois de saber o paradeiro do condenado, o Tribunal Nacional de Espanha exigiu a sua extradição, porque entendeu que a sentença não estava prescrita.
Garcia Juliá esteve até quinta-feira preso na sede da Polícia Federal de São Paulo.
O condenado chegou ao aeroporto de Madrid hoje às 05:30 (menos uma hora em Lisboa), sob a custódia de três agentes da Polícia Nacional espanhola ligados à Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal).
Lusa

Moçambique | Petromoc reforça apoio ao Desporto


A Petróleos de Moçambique (Petromoc) reforçou o seu envolvimento no Desporto apoiando a selecção nacional de basquetebol sénior feminino, o Moçambola e a corrida São Silvestre de Maputo.

No âmbito da sua responsabilidade social, a Petromoc patrocinou a realização da 19ª edição da corrida São Silvestre de Maputo, no passado dia 29 de Dezembro de 2019, nas artérias da capital moçambicana.

Nesta edição daquela que foi maior corrida em território nacional, foram os atletas estrangeiros Abedigno Machaba (África do Sul) e Samkelisiwe Thoala (Eswathini) que levaram as honras e se sagraram grandes vencedores da maratona que contou com a participação de cerca de 500 corredores.

Ainda no ano passado a Petróleos de Moçambique participou da premiação do Melhor Jogador do Moçambola-2019.

O ano de 2020 iniciou com o Administrador para o Pelouro de Administração e Finanças, Mário Vicente Sitoe, e o Secretário da Federação Moçambicana de Basquetebol, Ilidio Caifaz, a formalizarem o apoio da Petromoc às “Samurais” que se preparam para participar na última etapa de apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique | Autoridade Tributária reembolsou 4 biliões dos 13 biliões de meticais em pedidos de reembolso do IVA

Foto de Adérito Caldeira

A Autoridade Tributária de Moçambique (ATM), que falhou a meta de cobrança de receitas em 2019, não reembolsou todos os 731 pedidos de reembolso do Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA) que recebeu, e que ascendem a 13,2 biliões meticais. Foram pagos apenas 4,2 biliões relativos a 395 pedidos, na sua maioria a diplomatas.

Fernando Tinga, porta-voz da ATM, revelou na semana passada que a instituição recebeu 731 pedidos de reembolso do IVA no valor de 13,2 biliões de meticais, dos quais, 463 pedidos no valor de 12,8 biliões de meticais, foram do regime normal e 268 pedidos, correspondentes a 349,59 milhões de meticais, foram referentes a diplomatas.

“Foram pagos 395 pedidos no valor de 4,4 biliões de meticais”, disse a jornalistas Tinga que precisou 195 pedidos, no valor de 4,2 biliões de meticais forma do regime normal e 200 pedidos, correspondentes a 202,45 milhões de meticais, referentes a diplomatas.

Durante o ano passado a Autoridade Tributária indicou ter tramitado 714 processos no valor de 19,8 biliões de meticais, dos quais 381 processos provenientes de períodos anteriores e 333 pedidos do exercício económico de 2019.

Relativamente aos processo de reembolso do IVA de anos anteriores a Autoridade Tributária indicou ter tratado de 8.409 processos no valor de 106,8 biliões de meticais, dentre os quais 424 pedidos, no valor de 10,4 biliões de meticais foram pagos, e os restantes foram indeferidos, suspensos ou anulados por diversas irregularidades. Aguardam pagamento 33 processos no valor de 836,81 milhões de meticais.

Recorde-se que até 2017 o Governo acumulou vários biliões de meticais em Imposto Sobre o Valor Acrescentado por ser reembolsado, em 2018 amortizou 2,7 biliões e em encerrou o exercício com dívidas de 2,8 biliões de meticais por pagar aos agentes económicos.

A fonte da ATM revelou também que foram tratados 327 processos de reembolsos pedidos por diplomatas, no valor de 425,28 milhões de meticais, dos quais 56 processos provêm de períodos anteriores. Desses 300 processos no valor de 280,99 milhões de meticais foram pagos, os restantes foram indeferidos, suspensos ou anulados por diversas irregularidades.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique | “Samurais” precisam vencer Nigéria para manter sonho dos Jogos Olímpicos


O sonho da selecção feminina de Moçambique disputar pela primeira vez os Jogos Olímpicos reinicia nesta quinta-feira (06), na cidade sérvia de Belgrado, onde as “Samurais” precisam derrotar a Nigéria. Os EUA e a Sérvia são as outras selecções na caminhada até Tóquio.

Delma Zita, Ingvild Mucauro, Anabela Cossa, Leia Dongue, Eleuteria Lhavanguane, Elizabeth Pereira, Odélia Mafanela, Deolinda Gimo, Tamara Seda, Nilza Chiziane, Dulce Mabjaia e Ornélia Mutombene são “Samurais” convocadas por Leonel Manhique para a etapa final de apuramento para a mais importante prova desportiva do planeta.

Após alguns dias de preparação na Turquia a nossa selecção estreia-se no principio da noite no pavilhão Aleksandar Nikolic enfrentando as velhas rivais da Nigéria.

As “D’Tigress” reinam no nosso continente desde 2017, nas últimas três partidas venceram a selecção moçambicana, e querem voltar aos Jogos Olímpicos 16 anos depois de terem-se estreado em Atenas, na Grécia.

Uma vitória deverá transformar o sonho das “Samurais” num conto de fadas pois os Estados Unidos da América (EUA), outra das selecções inseridas no Grupo A, tem lugar cativo em Tóquio pelo estatuto de campeãs no mundo.

Se não vencer a Nigéria a nossa selecção terá de conseguir suplantar a Sérvia, anfitriã e terceira melhor selecção da Europa.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Leiria | Município apresenta estratégia e programação cultural com novidades



O Município de Leiria apresentou esta sexta-feira, no Teatro Miguel Franco, os principais eventos que irão marcar a agenda cultural de 2020, numa sessão que contou com a participação de diversos agentes culturais. 

Para Anabela Graça, vereadora da Cultura da Câmara Municipal, a programação “concilia diferentes áreas artísticas assentes numa política cultural municipal, que tem em linha de conta as agendas globais, voltadas para a sustentabilidade e para a garantia da qualidade de vida das gerações futuras”. 

A autarca defendeu que o calendário cultural é reflexo da qualidade, “da riqueza e da diversidade do capital cultural”, resultando também do trabalho em rede com agentes culturais, freguesias e associações do concelho e do crescente número de apoios que o Município tem atribuído através do programa PRO LEIRIA. 

Falando ainda da cultura enquanto elemento de coesão do território e da sua importância no desenvolvimento escolar, Anabela Graça assumiu que Leiria “é uma forte candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027”, divulgando a realização de um Congresso Internacional em outubro da Rede Cultura 2027. 

O arranque da apresentação das atividades coube a Celeste Afonso, coordenadora do projeto Leiria Cidade Criativa da Música da UNESCO, que anunciou a abertura da Casa da Cidade Criativa da Música no próximo mês de março no Centro Cívico, pretendendo ser um espaço para construção de projetos. 

Ainda na música, Hugo Ferreira, da Omnichord Records, defendeu que o calendário está mais atrativo, cujos eventos âncora foram transformados em imagem de marca de Leiria, que “tem tudo para crescer”, acrescentou. 

Na área das artes em palco, foram apresentados os principais espetáculos que irão marcar a agenda dos Teatros José Lúcio da Silva e Miguel Franco, tendo José Pires, diretor artístico dos espaços, destacado uma “programação concertada, plural e transversal” e que tem em conta os eventos organizados por outros espaços culturais e entidades. 

Numa encenação alusiva a Eça de Queirós, Fernando Rodrigues, do grupo Gato Teatro Marrazes, falou do Leiria Há 100 Anos e do Leiria Medieval e ainda das atividades relacionadas com a literatura, como a Feira do Livro e o Festival de Teatro Juvenil Miguel Franco. 

A área dos museus e património cultural ficou a cargo de Vânia Carvalho, coordenadora do Museu de Leiria, que abordou a importância destes espaços na produção de conhecimento e deu como exemplos a exposição “Plasticidade”, o início do restauro do espólio fotográfico da família Fabião e o novo horário do Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho. 

A sessão, que contou com um apontamento de piano e um momento de dança, foi encerrada com a agenda na área da arte contemporânea, apresentada pela Chefe de Divisão da Cultura do Município, Ana Saraiva, para quem é de salientar as iniciativas no âmbito das comemorações dos 150 anos do nascimento de Ernesto Korrodi e a exposição “Casa Comum”, dos artistas plásticos Hirondino Pedro e Sílvia Patrício.

FICIS 2020: Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis | 14 a 16 abril 2020 | Museu D. Diogo de Sousa, Braga


Nesta 6ª edição deste evento sobre Smart Cities – FICIS 2020 - Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis, sob o lema The Future Cities, em simultâneo com a exposição decorrem um conjunto de conferências alusivas aos principais temas no domínio das Smart CitiesTechnology & Inovation, Environment & Sustainability, E-Commerce, Heritage & Tourism, Economy & Governance, Society & Communities, Energy e Mobility, que apresentarão as novidades mais recentes nestes setores. As sessões Smart City Lab: Mayors Dialogue contam com Presidentes de Câmaras Municipais a debaterem exemplos de boas práticas e as novidades do universo Smart Cities nos seus Municípios.
É um evento que junta anualmente, desde 2015, durante 3 dias, especialistas, empresas, institutos de investigação, universidades, organizações e autarcas. As conferências surgem como a oportunidade para contactar especialistas com novas ideias, empresas com meios e cidades com visão para transformar as ideias em realidade, onde os participantes têm a oportunidade de discutir estratégias e iniciativas para os territórios.
O FICIS tem vindo a marcar uma nova agenda orientada para o bem-estar e futuro das Comunidades.

IPDJ  em parceria com a Pousada de Juventude de Aveiro  vai comemorar o Dia dos Namorados


O IPDJ em parceria com a Pousada de Juventude de Aveiro vai comemorar o Dia dos Namorados – 14 de fevereiro, com o intuito de informar / sensibilizar o público em geral, particularmente os jovens, sobre os serviços na área da saúde juvenil do IPDJ, promover as relações afetivas e atuar na prevenção sobre as infeções sexualmente transmissíveis.

 Este dia será celebrado através de:
  • Decoração do hall de entrada alusiva ao dia de São Valentim (Dia dos Namorados)
  • Distribuição de diverso material
  • Oferta de um “miminho” (surpresa) com frases relacionadas com o tema

Loja Ponto JA – IPDJ – Aveiro | 14 de fevereiro - das 9h30 às 17h30.



Câmara aprova lançamento de concurso da USF de Aguada de Cima


Concurso tem o preço base de 526.941,75 euros (acrescidos de IVA), sendo que o investimento nesta obra será totalmente suportado pela Autarquia 

A Câmara Municipal de Águeda aprovou, na reunião do Executivo desta semana, o lançamento do concurso público para a construção da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Aguada de Cima. A decisão foi tomada por maioria, com os votos favoráveis dos membros do Executivo em permanência. 

O concurso foi lançado agora, depois de elaborados os projetos de arquitetura e execução, devidamente aprovados pelas entidades competentes. Com um preço base de 526.941,75 euros (acrescidos de IVA), tem um prazo de execução de 365 dias, tratando-se de um investimento que será totalmente suportado pela Autarquia. 

A USF de Aguada de Cima vai ficar integrada nas antigas escolas P3, no Centro Cívico daquela freguesia do Concelho de Águeda, uma zona que confere uma boa localização e está provida de boas acessibilidades. 

A empreitada de remodelação do edifício e espaços exteriores para a USF de Aguada de Cima vai dotar aquele equipamento de saúde de várias salas de atendimento, salas de consulta médica, salas de enfermagem e salas técnicas, entre outras características de funcionamento de uma USF. 

Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, frisa que este investimento que a Autarquia vai realizar em Aguada de Cima é uma evidência clara da preocupação que o Executivo tem com as populações. “Este tipo de obra também é olhar pelas nossas freguesias”, disse, assinalando que a construção desta USF vai responder às necessidades de assistência médica naquela freguesia, proporcionando uma intervenção próxima dos utentes.

Carlos Moedas Ganha prémio Universidade de Coimbra

O vencedor do Prémio Universidade de Coimbra (UC) 2020 é Carlos Moedas.

O galardão, no valor de 25 mil euros, distingue anualmente uma personalidade de nacionalidade portuguesa que se tenha afirmado por uma intervenção particularmente relevante e inovadora nas áreas da cultura ou da ciência.  Patrocinado pelo Santander Universidades e apoiado pelo Jornal de Notícias, o galardão será entregue a 1 de março, durante a sessão solene comemorativa do 730.º aniversário da Universidade de Coimbra.
NDC

Eurocidade Tui Valença Realiza Reunião Histórica e Inédita na Europa

Primeira Assembleia Entre Cidades de Países Diferentes
As forças políticas de Valença e Tui promovem a Primeira Assembleia da Eurocidade, segunda-feira, 10 de fevereiro, às 20h00 (PT), no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Valença.
Esta é uma assembleia histórica e inédita na Europa que pela primeira vez coloca todas as forças políticas, de duas cidades, de dois países distintos, a debater o presente e futuro do seu espaço territorial a Euro cidade Tui Valença.
Ato Histórico na Europa
O ato inédito pretende evocar o oitavo aniversário da constituição formal da Eurocidade Tui Valença. Na Assembleia da Eurocidade participarão todos os elementos da Assembleia Municipal de Valença, bem como do Pleno da Corporación Municipal de Tui. A primeira decorrerá em Valença, terá carácter rotativo e anual. Em Valença seguirá a normativa da Assembleia Municipal de Valença e em Tui a da Corporación Municipal de Tui. A Assembleia terá, também, uma parte aberta à intervenção do público.
Primeira Assembleia de uma Eurocidade
Pela primeira vez os elementos da Assembleia Municipal de Valença e do Pleno de Tui, promovem uma assembleia para debater a Eurocidade. Esta é, também, a primeira vez que uma Eurocidade realiza uma assembleia alargada a todas as suas forças políticas com representação popular nos seus órgãos.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, Manuel Rodrigues Lopes, “este é um ato pioneiro na Europa, de aprofundamento democrático, de cooperação, de avanço do projeto Eurocidade que é uma vontade comum das duas cidades continuar no roteiro do estreitamento de laços e partilha para máximo beneficio das nossas populações e territórios.”
Debater o Presente e Futuro da Eurocidade
Da agenda de trabalhos consta a proposta de troca de bandeiras para colocação em todos os atos municipais de Valença e Tui. Em debate estará, também, a implementação do projeto UNICIDADE, bem como os desafios que se deparam à Eurocidade no espaço temporal de 10 anos.

Águeda | Centro Intermunicipal de Recolha de Animais nasce na Giesteira


Pólo de Águeda implica um investimento de 1,14 milhões de euros e terá capacidade para 470 animais 

O concurso público para a construção do Centro Intermunicipal de Recolha Oficial de Animais (CIROA) foi lançado no passado dia 20, numa reunião do Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro, que decorreu no Centro de Artes de Águeda. O CIROA vai ser concretizado com a construção de três infraestruturas que vão ficar localizadas em Águeda, Aveiro e Ovar e servirão os 11 Municípios da CIRA, sendo que o centro de Águeda vai ficar localizado na Giesteira/Vale Domingos. 

Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, destaca o investimento e a capacidade de recolha de animais que o pólo de Águeda vai comportar, sendo uma evidência do compromisso com a salvaguarda dos animais errantes. “Esta é uma solução muito interessante pela qual me bati muito”, declarou o Edil, frisando que se trata de uma infraestrutura relevante para o Município e que posiciona Águeda na linha da frente no que à preocupação animal diz respeito. 

O CIROA pretende oferecer abrigo, proteção e tratamento aos animais da Região de Aveiro, tendo por objetivo, segundo a CIRA, dar uma resposta eficaz às necessidades dos 11 municípios que integram a comunidade intermunicipal. 

O concurso agora lançado prevê um investimento total de 2,98 milhões de euros (já com IVA) que vai ser repartido pelos três pólos a construir, em Águeda, Aveiro e Ovar e cujo investimento será comportado pelos 11 municípios da CIRA. Os três centros, na sua globalidade, permitirão albergar 841 animais (sendo 470 no pólo de Águeda, 221 em Aveiro e 150 em Ovar). 

A fatia maior de investimento vai para o pólo de Águeda (1,14 milhões de euros, com IVA), seguindo-se Aveiro (990,23 mil euros, com IVA) e Ovar (850,84 mil euros, com IVA). 

O centro de recolha animal de Águeda vai ocupar uma área de 8.412 metros quadrados, sendo 2.459 metros quadrados para construção. Neste espaço, será construído um edifício para apoio administrativo e tratamentos veterinários e um outro para albergar 470 animais, que serão distribuídos por 204 alojamentos duplos para canídeos (408 cães), nove boxes para felídeos (36 gatos), seis boxes individuais para crias (seis animais) três celas para multiespécies (12 animais) e oito celas de quarentena (oito animais). 

Segundo o descritivo da obra a concurso, que terá um prazo de execução de 180 dias, será dada uma especial atenção à sustentabilidade e baixa manutenção dos centros, devendo ser contemplada a instalação de painéis fotovoltaicos (62 no total dos três centros) para produzir energia para autoconsumo, bem como a colocação de sistemas solares térmicos com tubos de vácuo para produzir água quente sanitária e ainda um sistema de climatização centralizado nos edifícios de apoio com elevada eficiência e iluminação exclusivamente com tecnologia LED. Está ainda previsto o aproveitamento de águas pluviais, com a instalação de um sistema para reciclagem de águas pluviais, reduzindo significativamente o consumo de água da rede pública. 

Números a reter quanto ao pólo de Águeda: 
- 1,14 milhões de euros de investimento 
- 8.412 m2 de área total 
- 2.459 m2 de área de construção 
- 470 animais 
- 204 alojamentos duplos para cães 
- 9 boxes para gatos 
- 6 boxes individuais para crias 
- 3 celas para multiespécies 
- 8 celas de quarentena 

SECÇÃO DE NATAÇÃO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA ALCANÇOU O PÓDIO NO CAMPEONATO REGIONAL DE CLUBES DE INFANTIS


A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente na edição de 2020 do Campeonato Regional de Clubes de Infantis. Na edição desta época organizada pela Associação de Natação de Coimbra estiveram em competição 222 atletas em representação de 11 clubes. 

Martim Silva, Miguel Gaspar, Tomas Oliveira, Camila Silva, Gustavo Pires, Bruno Rodrigues, João Lucas, Beatriz Gaspar, Luna Rodrigues, Inês Santos, Catarina Teixeira, Mariana Almeida e Margarida Porto, foram os atletas que estiveram envolvidos na competição que teve como palco as piscinas municipais Rui Abreu em Eiras e que se desenrolou em 2 sessões nos dias 01 e 02 de fevereiro.

A coletividade de Cantanhede viria a alcançar o 3º lugar coletivo, atrás da Associação Académica de Coimbra e da coletividade vencedora do campeonato a Fundação Beatriz Santos.

NADADORES DA SECÇÃO DE NATAÇÃO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA NO MEETING INTERNACIONAL DA PÓVOA DE VARZIM

Guilherme Cardoso, Camila Silva, Diana Tinoco e José Rocha representaram a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense na edição de 2020 do Meeting Internacional da Póvoa de Varzim.
A edição deste ano contou com uma presença massiva de atletas da elite, nomeadamente do Egito (3 atletas), Espanha (41), França (9), Itália (24), Romania (1) sendo estas as comitivas estrangeiras que competiram no decorrer dos dias 01 e 02 de fevereiro na piscina olímpica da Póvoa de Varzim. 
Além dos nadadores estrangeiros, 423 atletas nadadores portugueses competiram em representação de 42 clubes. 
Numa competição com eliminatórias de manhã e finais a tarde, os atletas da coletividade de Cantanhede tiveram um desempenho bastante positivo tendo atingindo 4 finais. Diana Tinoco esteve na final A do 200 Mariposa e final B do 100 Mariposa. Já Camila Silva atingiu a final B nos 200 e 400 Libres.
Nos próximos dia 08 e 09 de fevereiro os mesmos atletas irão competir no ARENA LISBON INTERNATIONAL MEETING 2020 que terá lugar no Jamor. 
A atleta Camila Silva compete integrada na seleção distrital da Associação Natação de Coimbra

“Não temos WI-FI. Conversem entre si!”

  • Jorge Saidl
Há não muitos anos, era inteiramente habitual observar pessoas nos trens ou metrôs das grandes cidades conversando, lendo jornal ou algum livro.
Em pouco tempo as coisas mudaram a tal ponto que um amigo meu, residente na Europa, contou-me que recentemente foi cumprimentado no metrô de Frankfurt por uma senhora pelo fato de ser (provavelmente) o único no vagão entretendo-se com uma obra literária em vez de estar mexendo no Whatsapp ou Facebook, ouvindo música rock ou fazendo joguinhos no smartphone.
Na foto acima, vemos como quatro amigos se entretêm juntos numa viagem de metrô…
Infelizmente, nos restaurantes esse mesmo mau hábito informático está se estabelecendo.
Num restaurante de bairro de uma capital brasileira, porém, os proprietários tiveram uma ideia original. A foto fala por si. A imagem é de algum tempo atrás, mas provavelmente ainda está lá o aviso “Não temos WI-FI. Conversem entre si”. A não ser que tenha sido retirado em virtude de alguma liminar da justiça por ser julgado como preconceituoso, discriminatório, “politicamente incorreto”, ou atentatório aos direitos humanos…
ABIM

Homem de fé, excepcional esportista católico


Plinio Maria Solimeo
Jornais do mundo inteiro passaram a noticiar amplamente a morte de uma das mais famosas estrelas do esporte, Kobe Bryant [foto], ex-jogador de basquete americano, considerado um dos mais completos esportistas do mundo. Numa queda do helicóptero, ocorrida no dia 26 último, próximo a Calabasas, na Califórnia, morreram o atleta, sua filha, de 13 anos, o piloto e outros seis passageiros.
Páginas e páginas foram dedicadas à memória do super-star pela midia, enaltecendo suas qualidades humanas e esportivas, em todos os quadrantes. Entretanto, muito pouco se falou de sua fé religiosa como católico praticante que era.
Visando sanar essa lacuna para os leitores brasileiros, dedicamos este artigo.
                Kobe nasceu em Filadelfia no ano de 1976, em uma família católica. Quando tinha seis anos, mudou-se para uma pequena cidade da Itália, a uma hora do centro de Roma. Por isso, falava correntemente o italiano.
                Voltando aos Estados Unidos aos 14 anos, tornou-se o maior jogador de basquete ginasial, e entrou para a National Basketball Association imediatamente logo após diplomar-se na universidade em 1996. Começou então sua carreira profissional nos Los Angeles Lakers, do qual seria durante 20 anos a principal estrela, com tanto sucesso, que muitos o viam como “o próximo Michael Jordan”, a legenda máxima desse esporte nos Estados Unidos.
Realmente, pelos Lakers Kobe Bryant foi cinco vezes campeão da NBA, bicampeão olímpico pelos Estados Unidos, o jogador mais valioso da Liga, e o terceiro máximo cestinha da história da NBA, participando de sua seleção All Star por 18 vezes.
                        Em 2001, aos 23 anos, Kobe casou-se com Vanessa Laine, de 19, na igreja católica de Santo Eduardo, em Dana Point, na Califória. Dois anos depois, tiveram a primeira filha, Natália.
Falta de vigilância e queda
                Embora católico praticante Kobe, quando tinha cerca de 25 anos, estando em 2003 num hotel de luxo no Colorado para uma cirurgia no joelho, sucumbiu à tentação pecando com uma jovem local. Esta, dada a fama de que já gozava o jogador e visando ganhar dinheiro fácil, o acusou à justiça de a ter estuprado. Ato negado pelo atleta.
Contudo Bryan teve que responder a um processo criminal, no qual alegou que não foi um estupro, mas um caso consentido. Mas ele não se limitou a isso. Compareceu então diante da imprensa junto com sua esposa Vanessa [foto ao lado], para pedir desculpas à ela por lhe ter sido infiel. Depois fez uma declaração pública na qual pediu novamente desculpas à sua mulher, à família da mulher em causa, à sua própria família, e à população da cidade do Colorado onde ocorreu o lamentável incidente.

Ele admitiu que teve relações sexuais com a mulher em questão, mas negou que tivesse sido uma violação. Em 2004, um juiz arquivou a acusação de estupro, mas a mulher entrou com uma ação civil contra Bryant, que foi resolvida com um alto acordo financeiro fora do tribunal.
                Entretanto, o mal estava feito e, além do grande dano à sua família, seus principais patrocinadores o abandonaram, e sua reputação ficou severamente danificada.
                Bryan diz que não se importou muito com a perda financeira, mas que “a única coisa que realmente me ajudou durante esse processo – eu sou católico, cresci como católico, minhas filhas são católicas – foi conversar com sacerdote”, que o animou a seguir em frente.
                A cantora e atriz Cristina Ballestro, amiga da família, afirmou que, então “Seu traço mais inspirado foi sua decisão de voltar-se para sua fé em Deus, dele receber sua misericórdia, e de ser um melhor homem depois desse lamentável caso”.
Problemas familiares e vida religiosa
                Vanessa, que esteve junto ao marido em todo o caso acima, mais tarde, em 2011, entrou em trâmite para pedir o divórcio, citando “diferenças irreconciliáveis”. Kobe, no entanto, afirmou que estava decidido a não abrir mão de seu casamento. O que levou a esposa, dois anos depois, a anular a petição de divórcio, e recompor a família. Depois da reconciliação, eles tiveram mais uma filha em 2016, e uma quarta em 2019.

                Em 2016 Kobe Bryant deixou definitivamente de jogar e, com a esposa, passou a dedicar mais tempo à sua fundação dedicada “a melhorar a vida de jovens e famílias necessitadas”, em particular dos sem tetos.
                O casal Byant frequentava habitualmente a igreja Nossa Senhora Rainha dos Anjos, no Orange County, na Califórnia. Eles iam aos domingos geralmente na missa das 7 da manhã e, para que sua presença não distraísse as pessoas do Santo Sacrifício, eles se sentavam no fundo do templo, geralmente saindo um pouco antes do término das funções, para evitar a popularidade.
                A já citada Cristina Ballestero relatou em seu Instagram que um dia de semana em que foi à catedral da Sagrada Família em Orange, Kobe estava presente, e ela sentou-se atrás dele. Na hora da Comunhão, o atleta cedeu-lhe a passagem na fila, indo receber a Comunhão depois dela. Cristina comenta: “Foi uma experiência genial comungar antes dele, e de o ver assistindo a uma missa em dia de semana”.
Últimos momentos
                No fatídico domingo 26 de janeiro, Kobe Bryant e sua filha Gianna foram à missa das 7:00h da manhã. Terminada esta, foram diretamente para o aeroporto John Wayne, do Orange County, e embarcaram no helicóptero rumo à Academia Mamba, de Kobe, em Thousand Oaks, para a prática de basquete da filha. Foi então que ocorreu o acidente.
                O radialista católico Jason Evert, comentando esse fato, afirmou: “Que bênção o saber que Kobe se levantou cedo no domingo de manhã, de modo a poder receber a Sagrada Comunhão antes de o helicóptero partir às 9 horas. Rezemos muito por sua família, que começa uma vida nova sem um pai e um marido”.
ABIM

ROTEIRO PARA DESCENTRALIZAÇÃO: Ministério da Modernização do Estado e da Administração


Resultado de imagem para Alexandra LeitãoA Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, e o Secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho, deslocam-se, durante janeiro e fevereiro, às Comunidades Intermunicipais (CIM) e às Áreas Metropolitanas (AM), para reuniões de balanço e de levantamento de necessidades, no âmbito do processo de descentralização:

MANHÃ
11h00 | Reunião na Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro
Local: Rua do Carmo, 20 - 1º | Aveiro

TARDE
15h30 | Reunião na Comunidade Intermunicipal da Região do Tâmega e Sousa
Local: Avenida José Júlio, 42 | Penafiel

Penacova: Evadido da prisão entre os detidos por furtos em residências

O Comando Territorial de Coimbra, ontem, dia 6 de fevereiro, intercetou e identificou cinco homens, por suspeita da prática de furtos em residência, nos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil e Penacova.
Os suspeitos, referenciados pela prática de vários furtos, foram intercetados no concelho de Penacova, após terem abandonado onde seguiam e encetarem fuga apeada para parte incerta. No entanto, a pronta atuação dos militares, de diversas valências do Comando Territorial, permitiu fazer cessar a fuga dos cinco homens.
No decorrer da operação policial foi apreendido um veículo e todos os artigos que se encontravam na posse dos suspeitos, nomeadamente:
·Duas armas de fogo;
·Dois intercomunicadores;
·Um aerossol;
·13 munições;
·12 peças em ouro;
·Nove peças em prata;
·Um relógio;
·345 euros em numerário.
Dos cinco suspeitos permaneceram detidos dois. Um de 22 anos por se ter verificado que era alvo de cinco mandados de detenção, por furto qualificado, ofensas à integridade física qualificada e roubo. Outro de 67 anos, por se ter constatado ser evadido do Estabelecimento Prisional de Lisboa, no qual estava a cumprir pena por tentativa de Homicídio. Ambos foram entregues no Estabelecimento Prisional de Coimbra.

Volte-face de suposta vítima iliba três parentes

Um casal, residente em Coimbra, acusado de tráfico de uma rapariga, foi absolvido, esta semana, na medida em que a suposta vítima, parente dos arguidos, negou o alcance das declarações feitas na fase anterior ao julgamento.
A alegada vítima, O.G.G., hoje em dia com 18 anos de idade, requereu a prestação de depoimento testemunhal na audiência do julgamento do sobredito casal e de um filho, acusado de cometimento de sete crimes de actos sexuais com adolescente.
A decisão absolutória, da autoria de um colectivo de juízes do Tribunal da comarca de Coimbra, abrangeu os três arguidos, de etnia cigana, sendo que o mais velho também estava acusado de autoria de abuso sexual de menor dependente.
À mulher do principal arguido, presumivelmente implicada em tráfico humano, também tinha sido imputada, pelo Ministério Público (MP), a prática, em co-autoria, de sete crimes de actos sexuais com adolescente.
O.G.G. acabou por afirmar que a prestação de declarações incriminatórias visou tão-só a saída da residência do casal (parentes com quem tinha ido viver aos 14 anos de idade).
Nos termos da legislação penal, a desistência de queixa por parte de O.G.G. ilibou o arguido mais novo e a mãe dele na parte atinente a acusação por presumível co-autoria de actos sexuais com adolescente.
A absolvição da acusação inerente a eventual tráfico humano, imputado ao casal, e da de alegado cometimento de abuso sexual na pessoa da suposta vítima foi ditada pelo depoimento de O.G.G. em sede de audiência de julgamento.
Face à inocência proclamada pelos arguidos na fase imediatamente anterior ao julgamento, a juíza de instrução, tendo presente o melindre do caso, fez notar que nas situações de abuso sexual de crianças, “por força das circunstâncias, a prova é particularmente difícil”, porquanto “escasseia a prova directa”.
Por outro lado, da observação psicológica a que a suposta vítima foi submetida, aos 15 anos de idade, pelo Instituto de Medicina Legal, resultou que a então menor não denotou propensão para confabular nem se mostrou sugestionável, motivos por que não havia razão para pôr em causa a credibilidade do discurso de O.G.G.
De resto, a versão dos factos carreada por O.G.G. para os autos do inquérito possuía suporte probatório no depoimento testemunhal de uma assistente social.
No desfecho de uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária, o MP entendera que havia sido gizado um plano para casamento da rapariga e do filho do referido casal, além de, supostamente, ela ser escravizada com tarefas domésticas e com obrigatoriedade de se dedicar à mendicidade.
NDC