sexta-feira, 18 de março de 2016

Macroscópio – Uma crise no Podemos. E o que ela nos pode ensinar sobre o extremismo chique

Macroscópio

Por José Manuel Fernandes, Publisher
Boa noite!


Portugal teve eleições e acabou, como sabemos, com a geringonça. Espanha também teve eleições mas ainda não tem nada. Nem geringonça, nem caranguejola. E verdadeiramente ninguém sabe quando passará a ter qualquer coisa que se pareça com um governo, pois não parece possível formar qualquer tipo de maioria num parlamento muito dividido, num país deslaçado por diferentes nacionalismos e com um eleitorado ainda mais apaixonado por soluções radicais do que o nosso. Neste quadro um partido que não existia há apenas dois anos, o Podemos, desempenha um papel central. Mesmo não sendo bem um partido, pelo menos no sentido tradicional do termo, e de estar, de novo, muito dividido. No fundo, muito "partido".

A nova crise por que passa actualmente o Podemos tem o seu epicentro na tensão entre o líder do partido, Pablo Iglesias, e o seu número 2, Íñigo Errejón. Não sendo raras as divisões e as lutas intestinas no interior dos partidos políticos, a novidade deste caso é que o Podemos se apresentou como um partido diferente onde essas divisões não aconteceriam. Contudo ainda agora nasceu e já conheceu múltiplas dissensões, sinal de que talvez não seja tão novo como isso, até porque muitas dessas divisões, como se lê em algumas análises da imprensa espanhola, lembram as eternas e violentas divisões dos velhos partidos radicais, sempre prontos a dividirem-se e subdividirem-se.

Mas comecemos por ver, com a ajuda da imprensa espanhola, o que se está a passar. E o que se está a passar, de acordo com o El Pais, é que Errejón dará la batalla en Podemos por un partido abierto y plural. Ou seja, não parece disposto a aceitar a decisão autoritária do líder do Podemos, Pablo Iglesias, que afastou Sergio Pascual, o principal aliado político de Errejón, do importante cargo de secretário de organização. A questão, contudo, não se limita a uma guerra de cadeiras, explica o mesmo jornal: “Errejón está dispuesto a dar la batalla por un modelo de partido transversal, abierto y plural, que defienda un “proyecto de mayorías” frente a los planteamientos heredados del PCE, más centralizados aunque vinculados a los movimientos populares.”

À primeira vista, o Podemos parece o Bloco de Esquerda de Espanha, mas há diferenças importantes entre as duas formações. O Podemos tem muito mais peso eleitoral, já disputa claramente com o PSOE o lugar de segundo partido de Espanha (atrás do Partido Popular, de centro-direita), e não tem de concorrer com um partido comunista forte, até porque acolheu muitos militantes vindos dessas águas. Por isso, prossegue o El Pais, “Para Errejón, Podemos se enfrenta a una encrucijada en la que debe decidir qué quiere ser de mayor: un partido hegemónico o una minoría de izquierdas. Lo expresa de manera clara Rodrigo Amirola, coordinador de la secretaría política, el departamento que dirige Errejón. “Hoy estamos en condiciones de afirmar que la transversalidad ha sido un éxito. La transversalidad no es un truco electoral, sino que forma parte del ADN de Podemos. ¿Qué es esa transversalidad? Un ejemplo: “Creemos que evitar el riesgo de convertirnos en una organización clásica relegada al margen izquierdo del tablero pasa por comprender que no se puede construir pueblo sólo con los más castigados por la crisis”.

Já os sectores que estarão com Pablo Iglesias são acusado de serem mais radicais, quererem fazer do Podemos uma espécie de PCE 2.0 e defenderem abertamente posições anticapitalistas. Já os métodos serão mais próximos dos habituais na América Latina, escreve Patxo Unzueta no mesmo El Pais, em Riesgos de pactar con Podemos. Concretizando: “Para la dirección de Podemos lo primero es el poder: gobernar España. Por eso consideraba, en un informe interno de la primavera pasada, que las elecciones autonómicas y municipales eran “un obstáculo en nuestra estrategia de ir directamente al asalto en las elecciones generales”. Esa ilusión se ha desgastado bastante, pero su propuesta de gobierno de coalición con una poderosa vicepresidencia autoasignada al líder demuestra que la urgencia se mantiene: llegar al poder cuanto antes, por vía electoral y, una vez alcanzado, utilizarlo desde un fuerte liderazgo personal para crear las condiciones de su perpetuaciónEstrategia que recuerda a los populismos latinoamericanos.”

Uma síntese semelhante do que está em causa neste enfrentamento é dada por Ángel F. Fermoselle, colunista do El Español, em Errejón vs. Iglesias: “Por un lado, los errejonistas, algo más cercanos al modelo socialdemócrata, y por tanto más cerca de las líneas esenciales del PSOE; por otro, los seguidores del secretario general, que le ríen todas las gracias, incluido el beso a Domènech, y que aplauden la cercanía de su corriente con las trincheras ideológicas que defienden los Gobiernos de países como Venezuela.”

Mas talvez as divisões sejam ainda mais profundas, por a coesão do Podemos, um partido nascido no rescaldo de uma grande manifestação popular anti-austeridade, idealizado nos corredores da Universidade Complutense de Madrid e catapultado pela a arena pública pela presença forte das suas principais figuras, sobretudo Pablo Iglesias, nas televisões. Essa ideia de um conglomerado heterogéneo destinado a dividir-se e subdividir-se é, de alguma forma, a de Ignacio Camacho, no ABC, que em Al galope escreve de forma bastante impiedosa:
La crisis de Podemos no es, o no es sólo, un debate táctico respecto al pacto con el PSOE. Se trata de un conflicto de cohesión entre las tribus de un partido de aluvión unidas sólo por el deseo común de ruptura del sistema: anticapitalistas, altermundistas, anarcos, pijoprogres, soberanistas, bolivarianos. Un choque de bolcheviques contra mencheviques y trotskistas por el control y la dinámica del proyecto. En su denso furor ideológico, los críticos han cuestionado al tótem electoral, el líder que atesora el principal capital político de la popularidad y el share. Y este ha respondido en el más clásico hábito autoritario con un seco golpe de mano para intimidar a los descontentos y afirmar su hegemonía. En Podemos no hay más "núcleo irradiador" que él. Pero, aunque como profesor de Políticas conozca que la tradición leninista y estalinista está atravesada de purgas y hasta de comandos con piolets, su pulsión posmoderna le ha empujado a atajar la rebelión al estilo de "Juego de tronos": con una decapitación sumarísima y una cabeza colgada en las murallas. En su fervor revolucionario siempre ha sentido una devoción fundacional por la guillotina.

Há, na imprensa portuguesa, um retrato ainda mais duro do Podemos, o de Miguel Angel Belloso, colunista do Diário de Notícias, que bastante colorido nas suas descrições em textos como O perigo de dormir com o inimigo, onde fala dos “seres patéticos e muito venenosos do Podemos, que foram incapazes de ganhar uma cátedra, estes professores da Faculdade de Ciência Política da Universidade Complutense, que converteram num buraco presidido pelo sectarismo, que nunca geriram uma empresa, que só são peritos na utilização das redes sociais e os mais eficazes no manejo da propaganda, que tudo o que aprenderam do funcionamento da economia ou das instituições políticas está errado e destinado a destruir a ordem natural do modelo de organização de um país civilizado, estes senhores mal-arranjados, mal vestidos, pouco asseados, estes senhores arrogantes, antipáticos, querem fazer parte do governo. Querem cinco ou seis ministérios e o indescritível Pablo Iglesias quer ser, além do mais, vice-primeiro-ministro. É este o grau de degeneração moral a que chegámos em Espanha.”

Exagero? Talvez não, pelo menos de acordo com a leitura que Casimiro García-Abadillo, do El Mundo, faz de uma recente carta de Iglesias aos militantes, numa coluna intituladaCursilería y poder: “Ni Marx ni Lenin ni, por supuesto, Stalin se hubieran permitido el lujo de recurrir a florituras pequeño burguesas para justificar la dictadura del proletariado o las contradicciones que a veces surgen en la lucha de clases. «Ninguna formación cuenta hoy con el tesoro con el que cuenta Podemos: la ilusión por la belleza de lo que estamos construyendo», dice Iglesias en la carta que remitió a los círculos de la organización a las 6 de la tarde del pasado martes. Karl Marx se revolvería en su tumba si pudiera leer párrafos como éste: «Si algo enseñó aquel barbudo genial (sin citarlo se refiere a Marx) es que si de las cuentas que uno hace en la pizarra brota la sangre, las ciencias deben ponerse a trabajar para cerrar esas heridas». La carta Defender la belleza, enviada sólo cinco horas antes de que le cortara la cabeza al secretario de Organización, Sergio Pascual, es un retrato preciso y revelador de la personalidad de Iglesias.”



No meio de tudo isto interessa também conhecer um pouco melhor a figura de Íñigo Errejón, o número 2 do Podemos que agora surge em rota de colisão com Iglesias. Deixo-vos por isso alguns retratos deste político com cara de menino e origens bem distintas das do homem do rabo de cavalo:
  • Íñigo Errejón, silencio y soledad, no ABC: “No hay ningún otro partido que tenga un número dos tan mediático como es el caso de Íñigo Errejón en Podemos. Hasta ahora, el portavoz en el Congreso era percibido como el gran arquitecto de la estrategia de Podemos para convertir el partido en lo que él mismo definió como una «máquina de guerra electoral». El choque con Pablo Iglesias, que había asimilado esa estrategia, presenta ahora a un nuevo Errejón. Su figura transmitió ayer un inequívoco sentimiento de aislamiento y soledad.”
  • 7 cosas que no sabías de Iñigo Errejón, da Qué!: “Pablo Iglesias contó, en la Cadena Ser, cómo se conocieron. Ocurrió en la universidad, cuando ambos cursaban sus estudios de Ciencias Políticas. Al actual secretario general de Podemos le habían hablado de un "chaval muy listo que entonces aparentaba como seis años". Iñigo comía un trozo de pan con azúcar, y tras entablar una conversación sobre el curioso alimento, Pablo decidió, tal y como él mismo afirmó, que adoptaría a joven... Tanto es así que actualmente se considera su mano derecha.”
  • Íñigo Errejón, compromiso desde niño, no El Correo: “La familia Errejón: Acomodada. José Antonio Errejón, su mujer María Ángeles Galván y sus dos hijos, Íñigo y Guillermo, tienen fijada la residencia desde hace tiempo en uno de los barrios más tranquilos de Pozuelo de Alarcón (Madrid), el pueblo con la renta per cápita más alta de España. La de la familia Errejón no debe de andar muy lejos de la media de la localidad. El cabeza de familia fue nombrado en 1981 subdirector general de Medio Ambiente con la UCD y, desde entonces, ha pasado por varios altos cargos con los gobiernos de González, Aznar, Zapatero y Rajoy. Marx en casa: José Antonio Errejón, militante del Partido del Trabajo de España durante la Transición (partido de corte marxista-leninista), siempre ha inculcado en casa el amor por las ideas de Karl Marx y la lucha contra el capitalismo.”
  • Entrevista a la joven promesa de la izquierda española, Íñigo Errejón, na Vice: “Cuando nosotros hablamos de desbordar la diferencia izquierda-derecha, hablamos de desbordarla, no para limitarlo sino para meternos en un conflicto mucho más radical, que afecta más al corazón que a la democracia, que es el conflicto entre la mayoría social, entre lo que podría ser el pueblo de voluntad constituyente y una minoría que deshace y desarma cada vez más despótica su poder, condenándonos a la mayoría a peores condiciones de vida. Las lealtades pueden ser redibujadas. La izquierda y la derecha del régimen se parecen muchísimo, sus fuentes se parecen mucho, su aspecto, su lenguaje, el tipo de políticas que practican se parecen mucho, y más importante que la diferencia que hay entre ellos, es la diferencia que les separa a ellos del conjunto de la gente normal.”

Para terminar, uma pequena história contada no El Mundo, emErrejón escupió a Pablo. Pequena mas interessante e provavelmente reveladora, assim como a conclusão do cronista: “Fuentes de toda solvencia me informan de una pelea de gallos políticos adolescentes:cuando Pablo Iglesias e Íñigo Errejón eran muy jóvenes, éste escupió en la cara a Pablo.Sería probablemente en una feroz discusión típica de los comunistas y los libertarios. Luego se hicieron muy amigos. Íñigo era de un barrio burgués, procedía de los círculos anarquistas, era lector de Laclau; Pablo Iglesias era de Vallecas y de la Juventud Comunista. Se conocieron en la Universidad comiendo pan con azúcar. Pasaron los años, soñaron juntos, y hoy están enfrentados. Pablo quiere organizar la insurrección democrática, a la manera marxista, «como un arte» , Errejón se ha vuelto posibilista y lo expresa desde el escaño con gestos. Como siempre que hay fracciones, disidencias y purgas los dirigentes las niegan. No hemos vivido los diez días no que conmovieron al mundo, sino los dos días que tambalearon al llamado partido de la gente y del amor. Y aquí no hay Siberia.”

Já vai demasiado longo este Macroscópio, mas como o fim-de-semana se anuncia frio e chuvoso, espero que possam lê-lo, seguir algumas das recomendações de leitura e, claro, que retemperem forças. Até para a semana.

 
Mais pessoas vão gostar da Macroscópio. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Expressões "bem portuguesas"


-Um português não tem um problema, na realidade ele está “feito ao bife”.

 -Um português não lhe diz para deixá-lo em paz, diz-lhe “vai chatear o Camões”.

 -Um português não lhe diz que é sexy, diz-lhe “é boa como o milho”.

 -Um português não repete o que diz, ele “vira o disco e toca o mesmo”.

 -Um português nunca se chateia, apenas “fica com os azeites”.

 -Um português não tem muita experiência, ele tem “muitos anos a virar frangos”.

 -Um português não se livra de problemas, ele “sacode a água do capote”.

 -Um português não está numa situação desesperante, ele está com “água pela barba”.

 -Um português não se irrita, ele “vai aos arames”.

 -Um português que muda de ideias facilmente é um “troca-tintas”.

 -Um português não é descarado, ele “tem lata”.

 -Um português não se recusa a dar informação, ele “fecha-se em copas”.

 -Um português não morre, ele “estica o pernil”.

 -Um português não se faz de surdo, ele “faz orelhas moucas”.

 -Um português não diz que está tudo suspenso por tempo indeterminado, ele diz que “ficou tudo em águas de bacalhau”.

 -Um português não diz “É indiferente para mim”, ele diz “Não me aquece nem me arrefece”.

 -Um português não passou por situações difíceis, ele “passou as passas do Algarve”

  Enviado por António Alves Ribeiro

Hora de Fecho: title

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
ATENTADOS DE PARIS 
O ministro da Justiça belga confirmou a detenção de Salah Abdeslam, o principal suspeito dos atentados de Paris. A detenção aconteceu durante uma operação policial em Molenbeek, arredores de Bruxelas.
RATING 
Agência decidiu manter "rating" de Portugal no mesmo nível de "lixo". Fala em riscos para a "estabilidade a longo prazo" do governo, mas mostra-se tranquila quando ao défice.
POLÉMICA LULA 
A presidente voltou a criticar esta sexta-feira as escutas telefónicas divulgadas esta semana. PT confirma presença de Lula em manifestação esta tarde em São Paulo. Acompanhe em direto.
CRISE DOS REFUGIADOS 
Os líderes da União Europeia chegaram a acordo com a Turquia sobre o mecanismo de apoio a refugiados. Todos os migrantes que entrarem ilegalmente na Grécia a partir de domingo, regressam à Turquia.
MIGRAÇÕES 
O primeiro-ministro considerou que o acordo fechado esta sexta-feira entre União Europeia e Turquia para a gestão dos fluxos migratórios é "muito importante".
DINHEIRO 
O economista exemplifica com a criação dos PPR quando era ministro das Finanças do Governo de Cavaco Silva. "Os medonhos casos passados no sistema financeiro" são culpados pela baixa poupança.
POLÍTICA 
Soromenho-Marques considera que a tática de Costa não funciona no Eurogrupo e que Portugal está a dar sinais contraditórios. A entrevista de Maria João Avillez.
TURISMO 
Se voar até à China para visitar a Grande Muralha prepare-se para não ver mais do que uma multidão. Esta é a verdadeira paisagem de quem visita os sítios mais turísticos do mundo.
EURO 2016 
É provável que só leve um ponta de lança ao Europeu e que não haja nenhuma surpresa valente nos jogadores que irão a França. Basta ouvir, ou ler, o que o selecionador disse para se ficar com pistas.
Opinião

Rui Ramos
O deputado Carlos César anunciou esta semana uma diminuição da despesa pública no PIB, ao contrário do que teria acontecido com a direita no poder. É o PS neo-liberal? Foi o PSD socialista?

Miguel Tamen
O conceito de uma “política dos afectos” é problemático. A ideia de afeição pode ser aplicada a muitas coisas: mas não à política, à astronomia, à economia, ou à química.

Manuel Villaverde Cabral
Pior do que um governo corrupto e politicamente bloqueado, é um país onde não surgiram formações partidárias capazes de encabeçar a oposição a fim de substituir o governo ou articular uma fórmula nova

Paulo Tunhas
O problema não reside em Marcelo se considerar capaz de, através da profícua arte dos beijinhos, igualar Filipe o Belo. O problema reside em o apelo à auto-estima poder ter efeitos perversos.

José Miguel Pinto dos Santos
Um ministro da Economia pedir que se desobedeça às leis universais da teoria económica por civismo é tão fútil e pueril como pedir a engenheiros que violem as leis da termodinâmica por amor à Natureza
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Hora de Fecho (retificação): "Apanhámo-lo". Detido suspeito dos ataques a Paris

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
ATENTADOS DE PARIS 
Um secretário de Estado belga confirmou a detenção de Salah Abdeslam, o principal suspeito dos atentados de Paris. A detenção aconteceu durante uma operação policial em Molenbeek, Bruxelas.
RATING 
Agência decidiu manter "rating" de Portugal no mesmo nível de "lixo". Fala em riscos para a "estabilidade a longo prazo" do governo, mas mostra-se tranquila quando ao défice.
POLÉMICA LULA 
A presidente voltou a criticar esta sexta-feira as escutas telefónicas divulgadas esta semana. PT confirma presença de Lula em manifestação esta tarde em São Paulo. Acompanhe em direto.
CRISE DOS REFUGIADOS 
Os líderes da União Europeia chegaram a acordo com a Turquia sobre o mecanismo de apoio a refugiados. Todos os migrantes que entrarem ilegalmente na Grécia a partir de domingo, regressam à Turquia.
MIGRAÇÕES 
O primeiro-ministro considerou que o acordo fechado esta sexta-feira entre União Europeia e Turquia para a gestão dos fluxos migratórios é "muito importante".
DINHEIRO 
O economista exemplifica com a criação dos PPR quando era ministro das Finanças do Governo de Cavaco Silva. "Os medonhos casos passados no sistema financeiro" são culpados pela baixa poupança.
POLÍTICA 
Soromenho-Marques considera que a tática de Costa não funciona no Eurogrupo e que Portugal está a dar sinais contraditórios. A entrevista de Maria João Avillez.
TURISMO 
Se voar até à China para visitar a Grande Muralha prepare-se para não ver mais do que uma multidão. Esta é a verdadeira paisagem de quem visita os sítios mais turísticos do mundo.
EURO 2016 
É provável que só leve um ponta de lança ao Europeu e que não haja nenhuma surpresa valente nos jogadores que irão a França. Basta ouvir, ou ler, o que o selecionador disse para se ficar com pistas.
Opinião

Rui Ramos
O deputado Carlos César anunciou esta semana uma diminuição da despesa pública no PIB, ao contrário do que teria acontecido com a direita no poder. É o PS neo-liberal? Foi o PSD socialista?

Miguel Tamen
O conceito de uma “política dos afectos” é problemático. A ideia de afeição pode ser aplicada a muitas coisas: mas não à política, à astronomia, à economia, ou à química.

Manuel Villaverde Cabral
Pior do que um governo corrupto e politicamente bloqueado, é um país onde não surgiram formações partidárias capazes de encabeçar a oposição a fim de substituir o governo ou articular uma fórmula nova

Paulo Tunhas
O problema não reside em Marcelo se considerar capaz de, através da profícua arte dos beijinhos, igualar Filipe o Belo. O problema reside em o apelo à auto-estima poder ter efeitos perversos.

José Miguel Pinto dos Santos
Um ministro da Economia pedir que se desobedeça às leis universais da teoria económica por civismo é tão fútil e pueril como pedir a engenheiros que violem as leis da termodinâmica por amor à Natureza
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

HACKER QUE DIVULGOU FOTOS DE CELEBRIDADES NUAS DECLARA-SE CULPADO


 
@KateUpton / Twitter
Katherine Elizabeth “Kate” Upton, modelo e actrz americana, foi uma das celebridades apanhadas na rede
Quase dois anos depois de terem sido postas a circular na internet fotos de celebridades norte-americanas nuas, o Ministério Público norte-americano anunciou que o responsável por piratear as imagens se declarou culpado, no âmbito da investigação “Celebgate”.
Segundo os responsáveis judiciais, Ryan Collins, de 36 anos, admitiu a existência de um esquema dephishing para obter fraudulentamente as palavras-passe de mais de cem pessoas, muitas delas estrelas de cinema.
As palavras-passe terão depois sido usadas para obter fotos das celebridades nuas nas suas contas na iCloud, o serviço de armazenamento de dados online da Apple.
Não há ainda provas de que Collins tenha publicado as fotos online e a investigação prossegue.
No entanto, a procuradoria-geral da República revelou que Ryan terá acedido indevidamente a pelo menos 50 contas da iCloud e 72 contas de Gmail, a maioria das quais pertencentes a celebridades norte-americanas do sexo feminino.
O ministério público adiantou que o acordo com Collins, que tem ainda que ser aprovado por um juiz, prevê uma pena de 18 meses de prisão efectiva para o arguido.
Em setembro de 2014 foram divulgadas nas redes sociais fotos pirateadas de celebridades nuas.Jennifer Lawrence e Kate Upton foram algumas das vítimas da divulgação das imagens.
Rihanna, Avril Lavigne, Amber Heard, Hayden Panettiere, Hillary Duff, Kaley Cuoco, Kate Bosworth e Kim Kardashian, entre outras elebridades, estiveram também entre as vítimas do caso.
Além das questões relacionadas com o crime de violação de privacidade, levantaram-se preocupações com a segurança da iCloud, que viriam a revelar-se infundados. Após uma investigação, a Apple não encontrou falhas no serviço – apenas muitas passwords muito fracas.
ZAP / Move

HÁ ESCOLAS PÚBLICAS QUE CELEBRAM MISSA DURANTE O PERÍODO DAS AULAS


 
wwworks / Flickr
Várias escolas públicas estão a realizar cerimónias religiosas durante o período das aulas, uma situação confirmada por pais e Ministério da Educação que está a gerar uma onda de críticas.
As escolas públicas assinaladas, particularmente no norte do país, estarão a realizar missas nos respectivos estabelecimentos, durante o horário lectivo. A situação, de acordo com a Associação República e Laicidade (ARL), é ilegal e pode violar a Constituição Portuguesa.
Elementos da ARL revelam ao Jornal de Notícias que “os alunos não são obrigados a participar, mas os que optam por não ir ficam numa sala a passar tempo”. Circunstância que promove a exclusão dos estudantes que não são católicos, segundo refere ao mesmo diário Ricardo Alves da ARL.
“A escola é para educar, não é para coagir os alunos que são, desta forma, excluídos por não terem uma religião. O papel da escola devia ser integrar, não excluir”, frisa Ricardo Alves.
Pela parte das escolas e do Ministério da Educação argumenta-se com a força da “tradição”, frisando-se que a participação nas cerimónias religiosas é facultativa e dependente da autorização dos Encarregados de Educação.
O presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), Jorge Ascensão, não vê “qualquer problema” na celebração das missas nas escolas, desde que “ninguém seja prejudicado”, conforme declarações divulgadas pelo Diário Digital.
“Não há qualquer problema, desde que a comunidade esteja toda de acordo na sua realização e desde que não prejudique a actividade educativa, a principal função da escola”, salienta Jorge Ascensão.
“Quanto ao facto de ser uma escola pública e a religião católica, não vejo qualquer problema, sendo que não vejo para a católica nem para outra religião, desde que a comunidade esteja de acordo”, acrescenta este elemento.
ZAP

EMPRESÁRIO RAPTADO EM BRAGA TERÁ DÍVIDAS DE 3,6 MILHÕES DE EUROS


 
PJ / Facebook
A família do empresário raptado há seis dias em Braga continua sem qualquer informação sobre o seu paradeiro. A Polícia Judiciária continua a investigar o caso de contornos estranhos.
João Paulo Fernandes, de 42 anos, foi raptado por dois homens encapuçados e armados em Lamaçães, Braga, perto do acesso à garagem de um prédio, quando se encontrava com a filha de 8 anos.
Até ao momento, nem o empresário, nem aqueles que o sequestraram fizeram qualquer contacto com os seus familiares, de acordo com o site PressMinho.
Correio da Manhã avança que o empresário tem dívidas de 3,6 milhões de euros e que a Polícia Judiciária estará a investigar os seus credores, seguindo a pista de poder ser um deles o responsável pelo rapto.
Jornal de Notícias acrescenta a ideia de que o rapto pode ter como motivação o “silenciamento” do empresário no âmbito de um processo cível em que será testemunha.
Este processo terá sido movido por um credor do pai da vítima, Fernando Martins Fernandes, reclamando “a reversão dos negócios da empresa imobiliária Monahome, Lda., onde foram “escondidos” 19 imóveis da família, no valor de 1,936 milhões de euros”, atesta o JN.
A Polícia Judiciária estará assim, a investigar também os negócios da família do empresário.
ZAP

AUMENTO DO SALÁRIO DO PRESIDENTE DA EDP PARA 6.800 EUROS POR DIA GERA INDIGNAÇÃO


 
(dr) EDP.pt
António Mexia, presidente da EDP
O aumento do salário do presidente da EDP, António Mexia, está a causar indignação, nomeadamente entre deputados do PS. Com o incremento salarial proposto, o gestor pode ganhar até cerca de 6.800 euros por dia.
A Comissão de Vencimentos da EDP, liderada por Yang Ya, do grupo China Three Gorges (o maior accionista da empresa), propôs um aumento anual de 600 mil euros para o vencimento máximo de Mexia.
O presidente da EDP deverá assim, passar a ter um salário anual de 800 mil euros, ao invés dos 600 mil euros ganhos no ano passado.
No entanto, se os objectivos definidos para a empresa forem cumpridos, no final do ano, Mexia pode amealhar um total de 2,5 milhões de euros – uma média de 6.850 euros por dia -, o que constitui um aumento de 31% em relação à globalidade dos rendimentos que obteve em 2015, que se situaram nos 1,9 milhões, de acordo com o Jornal de Negócios.
A proposta de aumento salarial ainda vai ser votada na Assembleia-Geral de accionistas, no próximo dia 19 de Abril.
Entre as justificações para este incremento no ordenado, aponta-se a intenção de “alinhar a actual política com as praticadas no mercado” e o objectivo de “um maior alinhamento com o interesse dos accionistas“.
O caso está já a causar polémica, nomeadamente entre deputados do Bloco de Esquerda e do PS.
O socialista Tiago Barbosa Ribeiro fala em “imoralidade”, salientando que estão em causa a “decência” e as “desigualdades salariais”, conforme comentário escrito na sua página de Facebook.
“Vale a pena lembrar que o milionário Mexia queria pôr os contribuintes a pagar o alargamento da tarifa social de electricidade que, entre outras coisas, pagariam parte do seu salário”, escreve ainda o deputado do PS.
A bloquista Mariana Mortágua, também no seu perfil do Facebook, releva por seu lado que houve “tanta indignação porque o salário mínimo vai aumentar 25 euros, para 6.360 euros ao ano” e que agora há “tão pouca indignação por isso ser o mesmo que Mexia ganha num dia (à custa das contas de electricidade pagas por quem trabalha com o salário mínimo)”.
A Comissão de Vencimentos da EDP também propõe o aumento dos salário do director-financeiro Nuno Alves e do presidente executivo da EDP Renováveis, João Manso Neto, dos 480 mil euros mensais para os 560 mil euros cada um.
ZAP
Comentário: Quem suporta os aumentos vergonhosos são os consumidores. Como se justifica os valores que nos são enviados nas facturas da EDP? Um esfolamento do consumidor final. Aja decoro e respeito pelos mais frágeis socialmente.
J. Carlos

Diário Económico: “Obrigado” e um ponto final

A partir desta sexta-feira, o Económico deixa de existir em edição impressa. A administração espera que se trate de uma "suspensão temporária". Mantém-se o site e o canal de televisão.
Económico, que foi primeiro semanário, e depois diário, anuncia a suspensão da edição em papel, mas é a própria administração do jornal que assume ainda tem esperança que a suspensão seja "temporária".
A última edição impressa está esta sexta-feira nas bancas. Por baixo da manchete do dia, sobre a situação no Brasil, há uma foto de um aperto de mão e uma palavra: "Obrigado". E um ponto final.
A situação financeira do jornal tem vindo a degradar-se, com os trabalhadores a acumularem salários em atraso. Uma situação que conduziu à greve da semana passada.
A administração do Económico diz que tem condições para manter em funcionamento o económico.pt, a que chama plataforma digital. Também a Económico.tv, vai continuar. Nos dois casos, diz a administração, com "conteúdos de excelência". Mas na nota publicada na última página do jornal não há nenhuma referência ao pagamento dos salário em atrasos.
Numa mensagem revelada há algumas semanas, os trabalhadores tinham pedido aos leitores para comprarem o jornal de forma a garantir a viabilidade do projeto.
O "Obrigado" na primeira página do Económico é dirigidos pela administração tanto aos trabalhadores como aos leitores
Fonte: tsf

Convocatória para a Assembleia Geral da ADASCA



Nos termos do disposto no art.º 13.º dos Estatutos, estão convocados os associados da ADASCA -Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro, a reunirem em Assembleia Geral, no Edifício da Junta de Freguesia da Vera Cruz - Largo Capitão Maia Magalhães, em Aveiro, (junto aos Bombeiros Novos de Aveiro) no dia 31 de Março de 2016, pelas 20 horas e 30 minutos, com a seguinte Ordem de Trabalhos que se pode lida no site: http://www.adasca.pt/noticias


Hoje é dia de os correios passarem a ter banco: O Banco CTT

Inauguração dos primeiros balcões bancários dos correios nacionais aconteceu esta manhã. Clientes vão passar a ter mais uma escolha no sistema financeiro nacional.

© Global Imagens

Quando estiver à procura de um banco para depositar ou investir o seu dinheiro, vai passar a ter mais uma escolha. Em todo o país, o Banco CTT nasceu em simultâneo em 52 locais, aproveitando espaços já existentes dos correios nacionais e recorrendo às caras já reconhecidas nos serviços de envio de correspondência para lidar com os novos clientes. 

"Por todo o País,  mais de 500 colaboradores das lojas CTT estarão a postos. Passaram os últimos meses em ações de formação, em articulação com o Instituto de Formação Bancária, que os tornaram habilitados também a prestar serviços bancários", explicam os CTT em comunicado oficial enviado à redação do Economia ao Minuto. A empresa de correio fala num "novo rosto" trazido pelo Banco CTT às lojas onde está presente: "Além de toda a sinalética e do mobiliário, os colaboradores CTT irão também apresentar-se com um novo vestuário, mais sóbrio e moderno, e que será, gradualmente, estendido a toda a rede de lojas à medida que se concretize o plano de expansão de agências Banco CTT". 
"O nosso objetivo é devolver às pessoas um relacionamento com o seu banco assente naquilo que é realmente necessário", explica Luís Pereira Coutinho, presidente executivo do novo Banco CTT. Para Francisco de Lacerda, CEO dos CTT, "O Banco CTT reforça um dos motores de desenvolvimento dos CTT, o dos serviços financeiros, apresenta ao mercado uma proposta atrativa e em linha com a identidade da empresa". 
O 'banco dos correios' começa a atividade com uma conta à ordem com garantia de não ter qualquer custo de manutenção, anuidade de cartão de débito nem nas transferências digitais. Nos depósitos a prazo, a oferta inicial é de um mês a um ano, sempre com taxa de juro fixa de 0,5% "sem asteriscos nem complicações", garantem os CTT.


A melhor forma de discutir com um adolescente

Link to HypeScience



Posted: 17 Mar 2016 12:00 PM PDT
Pais de adolescentes sabem que é impossível não ter atritos com eles. Pesquisadores dizem que brigas não devem ser vistas como obstáculos, mas sim como chance de desenvolvimento
 
Posted: 17 Mar 2016 11:00 AM PDT
O Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) é o maior acelerador de partículas do mundo. Dê um giro e conheça cada canto da instalação
 
Posted: 17 Mar 2016 10:00 AM PDT
Nascida do encontro entre o rio e o mar, a Pororoca atrai a atenção de aventureiros de todo o mundo que tentam surfar na onda gigante
 
Posted: 17 Mar 2016 09:00 AM PDT
Quem nunca quis um propulsor a jato prático e funcional para escapar do trânsito? Isso é o mais perto que já chegamos deste sonho
 
Posted: 17 Mar 2016 08:00 AM PDT
Assumimos várias coisas sobre os animais que simplesmente não são verdade. Por exemplo, você sabia que piranhas não atacam seres vivos e que porcos não gostam de sujeira?
 
Posted: 17 Mar 2016 07:00 AM PDT
Aprenda a acender fogo usando um limão e alguns outros itens comuns
 
Posted: 17 Mar 2016 05:41 AM PDT
Você sabia que as suas células brancas e seu fígado também participam do processo de remoção de uma tatuagem? Veja como o processo acontece