terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Moçambique | Extinto Ministério da Juventude e Desportos gasta milhões em viagens e publicações

Resultado de imagem para Presidente Filipe Nyusi

O Presidente Filipe Nyusi demorou quase um mês para definir as atribuições e competências da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego e da Secretaria de Estado de Desportos. Estranhamente o extinto Ministério da Juventude e Desportos continua a gastar milhões em viagens e publicações.

Mais de um mês após ter sido investido para um 2º mandato e quase 30 dias depois de ter decretado a extinção do Ministério da Juventude e Desportos o Chefe de Estado enfim definiu as atribuições e competências da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego.

Criada pelo Decreto Presidencial n.º 2/2020, de 30 de Janeiro este Órgão Central do Aparelho do Estado “é responsável pela definição, implementação de políticas, estratégias, programas económicos e sociais adoptados pelo Estado, assegurando a direcção, coordenação, planificação e controlo da acção governamental nos domínios da Juventude e do Emprego”, refere um comunicado da Presidência da República recebido nesta segunda-feira (24) pelo @Verdade que ainda tem de ser publicado em Boletim da República para tornar-se efectivo.

Recorde-se que a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego deverá funcionar sob a direcção directa de Filipe Nyusi e já tem garantidos para início de actividades 75 milhões de dólares que o Banco Mundial aprovou emprestar em condições de amortização bonificadas.

Entretanto o Presidente Nyusi ainda não definiu as atribuições e competências da Secretaria de Estado do Desporto e enquanto isso o extinto Ministério da Juventude e Desportos continua a realizar despesas cuja justificação é duvidosa como é o caso da adjudicação de passagens aéreas e terrestres no valor de 3,3 milhões de meticais ou a entrega por ajuste directo de 1,5 milhão de meticais alegadamente à Imprensa Nacional para o fornecimento de Boletins da República.

Moçambique | OMS avisa para “pandemia” mundial do coronavírus, Governo não sabe quantos moçambicanos estão na China, Coreia do Sul ou Itália

Foto de Adérito Caldeira
No dia em que o director-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) avisou que o mundo tem de se preparar para uma “eventual pandemia” do novo coronavírus (COVID-19), considerando “muito preocupante” o “aumento repentino” de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC) admitiu nesta segunda-feira (25) que não sabe quantos cidadãos moçambicanos estão nestes países onde a doença já matou 2.608 pessoas.

Falando em conferência de imprensa em Genebra Tedros Adhanom Ghebreyesus alertou: “Devemos concentrar-nos na contenção (da epidemia), enquanto fazemos todo o possível para nos prepararmos para uma eventual pandemia”.

Entretanto na Itália, onde na quinta-feira (21) existiam apenas seis infectados, uma sexta pessoa faleceu nesta segunda-feira (24) na região da Lombardia enquanto os casos de contágio ascendem a 224 pacientes.

As autoridades decretaram um cordão de controlo médico-sanitário em torno de dez cidades do Norte, a Itália é o país mais afectado na Europa pelo COVID-19 e o terceiro no mundo, depois da Coreia do Sul e da China.

O Governo da Coreia do Sul elevou no domingo (23) para vermelho o alerta para doenças contagiosas, o nível mais alto de sua escala, devido ao aumento de infecções do novo coronavírus, que já afetou 763 pessoas. A decisão surgiu depois que o número de infecções aumentou 17 vezes nos últimos cinco dias, especialmente em torno da cidade de Daegu.

O presidente sul-coreano Moon Jae-in afirmou que as autoridades de saúde estavam a adoptar medidas “especiais” em relação aos membros de uma seita religiosa denominada Shincheonji, considerada o principal foco de infecção no país. De todas infecções relatadas na Coreia do Sul, mais de 300 estão ligadas a esse grupo religioso.

Na China o Presidente Xi Jinping reconheceu no domingo (23), diante dos principais líderes do país, que a epidemia do coronavírus é a mais grave crise de saúde desde a fundação da República Popular da China, em 1949.

“É o que está a espalhar-se mais rapidamente, com os mais infectados e tem sido o mais difícil de prevenir e controlar”, disse Xi, durante uma reunião do Comité Permanente do Politburo do Partido Comunista Chinês, o mais alto órgão governamental do país, de acordo com a televisão estatal.

Xi enfatizou que a situação da epidemia permanece “séria e complexa” e que “agora é um momento crucial para impedir a sua propagação”.

As mortes pela epidemia na China aumentaram para 2.595 e o cumulativo de cidadão infectados é de 77.262, repartidos por todas as províncias e territórios autónomos.

A Assembleia Popular Nacional da China (o Parlamento) adiou a sua reunião anual que estava agendada para 5 de Março.

MINEC não sabe quantos moçambicanos estão na China, Coreia do Sul ou Itália

Em Maputo, depois dos números contraditórios de cidadãos em quarentena avançados pelo novo titular, o Ministério da Saúde reiterou que existem apenas 215 pessoas em quarentena domiciliar voluntárias dentre os mais de 113 mil viajantes rastreados em todas as fronteiras desde 22 de Janeiro.

“O nosso país continua sendo considerado de baixo risco pela OMS” enfatizou a directora Nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene, assinalando ainda que a taxa de mortalidade do COVID-19 “é baixa”.

Por seu turno o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação admitiu que não sabe quantos moçambicanos estão na China. “O número que nós temos aponta para quinhentas e tal pessoas, é verdade que são dados que obtivemos através do registo consular, que é feito na nossa Embaixada na República Popular da China, que é um processo voluntário, as pessoas quando chegam são sempre encorajadas a apresentarem-se às autoridades oficiais e ao proceder ao seu registo consular para que as autoridades possam saber onde é que estão. Mas temos consciência que há muitas outras pessoas que vão a China e que não se apresentam as autoridades consulares da nossa embaixada, o número é possível que varie”, argumentou Geraldo Saranga.

Relativamente aos 38 estudantes que estavam na Província de Hubei, epicentro do coronavírus o porta-voz do MINEC revelou que ficaram apenas 24, os restantes regressaram pelos seus próprios meios a Moçambique.

De acordo com Geraldo Saranga estes 24 estudantes moçambicanos “estão sitiados, tem estado a receber aulas online. Mesmo ao nível dos nosso colegas mais directos, na Embaixada (de Moçambique na China), sabemos que não tem ido trabalhar, estão a trabalhar a partir de casa, o que de facto revela o carácter de emergência que o país está a vivenciar”.

Questionado pelo @Verdade sobre o número de moçambicanos que estão na Coreia do Sul, o segundo país onde com o maior número de doentes infectados pelo COVID-19, 763 doentesm e onde já morreram sete cidadãos, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação declarou: “Temos um universo não superior a oito estudantes”.

Sobre os moçambicanos na Itália, Geraldo Saranga reconheceu: “Podemo-nos organizar melhor e na próxima conferencia podemos dar uma indicação numérica de quantos moçambicanos estão por esses países todos que estão susceptíveis ao vírus, neste momento não tenho esse dado”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique quer tornar mapiko Património Cultural Imaterial da Humanidade

Moçambique, juntamente com a Tanzânia, deverá em breve submeter a candidatura do mapiko à Património Cultural Imaterial da Humanidade como forma de salvaguardar esta dança e música dos povos Makondes que é cada vez menos praticada pelos jovens na Província de Cabo Delgado.

O desejo não é novo contudo um dos passos iniciais só agora foi dado com a sistematização em livro e CD das origens, história, evolução desta manifestação cultural que incontornável no ciclo vital do povo Makonde e que foram lançados em Maputo na passada sexta-feira (22) pela Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula.

Embora seja um trabalho que herda do seu antecessor a nova titular da Cultura e Turismo destacou a importância do trabalho que além de poder salvaguardar a dança mapiko visa, “a curto e médio prazos, assegurar que cada cidadão do Mundo, em qualquer lugar em que se encontre, possa também desfrutar e se deleitar desta preciosidade cultural”.

“Por isso estamos empenhados em que possamos, conjuntamente com os nossos irmãos da Tanzânia, inscrever esta manifestação cultural na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, como recomenda a Convenção da UNESCO, de 2003, sobre a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. Entendemos que desta forma, estará assegurada a perenidade e sustentabilidade desta dança, para o usufruto das actuais e futuras gerações”, disse Eldevina Materula.

Paradoxalmente o financiador desta pretensão de Moçambique é um país que em 2019 deixou de ser membro da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A obra revela que inicialmente “a dança mapiko era praticada nos ritos de iniciação, likumbi, aspecto que corporiza a sua génese sócio-cultural.

O surgimento da expressão mapiko para designar esta dança, parece estar também associada a outro acontecimento, xinantuala, que significa roubo de mulheres”. Com o tempo esta expressão cultural, cuja a denominação identifica a máscara, o dançarino mascarado e a música, passou a ser exibida aquando a celebração do primeiro ano após o desaparecimento físico de uma figura emblemática na comunidade.

O estudo refere que devido ao “processo sócio-histórico caracterizado pela conjugação de influencias exógenas e endógenas contribuiu para a emergência de mudanças e rupturas na comunidade Makonde do Planalto de Mueda. Estas dinâmicas também fizeram-se sentir na prática da dança mapiko”.

“(...) Nos tempo actuais, e com base na composição etária dos grupos analisados, verifica-se que o grau de adesão dos mais jovens tem diminuído. Assim, a maioria dos grupos de dança mapiko é composta por pessoas de idade relativamente avançada, o que contribui para a descontinuidade do processo de transmissão do conhecimento relacionado a essa expressão cultural”, conclui o documento que ainda não está disponível na internet.

A dança é a principal expressão cultural em Moçambique onde existem mais de 6 mil grupos a maioria nas províncias de Niassa e de Cabo Delgado.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique | Nenhum banco estrangeiro empresta dinheiro a ENH mesmo com Garantia Soberana


A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) não conseguiu obter financiamento de nenhuma das instituições financeiras que abordou durante o ano passado para financiar a sua participação no Consórcio que vai explorar o Gás Natural Liquefeito (GNL) existente no Campo de Golfinho Atum, mesmo tendo uma Garantia Soberana do Estado moçambicano.

No Orçamento de Estado de 2019 o Governo de Filipe Nyusi incluiu uma Garantia Soberana de 136,1 biliões de meticais (equivalente a 2,2 biliões de dólares norte-americanos) “para o Apoio do Sector Empresarial do Estado da Indústria Extractiva”.

A Garantia Soberana aprovada pela Assembleia da República destinava-se a avalizar o financiamento que a ENH precisa para realizar a sua participação de 15 por cento no Desenvolvimento do projecto de exploração de GNL existente na Área 1 Offshore da Bacia do Rovuma, na Província de Cabo Delgado.

O @Verdade apurou que foram dezenas as instituições financeiras internacionais abordadas e nem mesmo a ajuda do Banco Africano de Desenvolvimento foi catalisadora de financiamento a condições de juro razoáveis, pois Moçambique continua classificado como Estado “caloteiro” e as contas da contas do braço comercial do Governo no sector de Petróleos são dúbias.

No entanto é expectável que a Garantia Soberana seja novamente integrada no Orçamento de Estado de 2020 para que com um novo Instrumento de Apoio à Política Económica do Fundo Monetário Internacional a ENH consiga enfim o financiamento que necessita.

Recorde-se que o @Verdade revelou que enquanto não consegue este financiamento bancário a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos tem viabilizado os necessários investimentos em curso que nos campos de Coral Sul, , e de Golfinho Atum, na Área 1, através de endividamentos junto das petrolíferas de que é parceira.

Às petrolíferas parceiras na Área 4 a ENH deve cerca de 1,1 bilião de dólares norte-americanos, sem incluir os custos dos empréstimos, e aos sócios na Área 1 a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos aproximadamente 1,4 bilião de dólares relativos as despesas incorridas pelo Consórcio desde o início das actividades de pesquisa em 2006 acrescidos dos investimentos em curso desde a Decisão Final de Investimento no ano passado.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

CHUVA NÃO INTIMIDOU OS FOLIÕES NO ÚLTIMO CORSO DO CARNAVAL DE TORRES VEDRAS

Depois de dias em que as temperaturas passaram os 20 graus, São Pedro pregou uma partida e no próprio do dia do Entrudo fez baixar os termómetros e enviou uma chuva "molha foliões".

Os torrienses não se deixaram intimidar e saiu para a rua o último corso do Carnaval de Torres Vedras 2020. Zés Pereiras, cabeçudos, Reis, carros alegóricos, grupos de mascarados, grupos e associações carnavalescos e carros espontâneos constituíram o desfile que foi presenciado por milhares de pessoas.

Como novidade no programa de terça-feira do "Carnaval mais português de Portugal", foram entregues os prémios do Concurso de Grupos de Mascarados que se realizou no sábado à noite. Os vencedores foram revelados a meio da tarde, numa cerimónia que contou com a presença do embaixador do Paquistão, Javed Jalil.

Entre os 38 grupos a concurso, foi o grupo "Beija-me e verás" que recebeu o Prémio da Real Confraria do Carnaval de Torres. Já o grupo "Era uma vez" ficou em primeiro lugar no Prémio de Grupos e no Prémio do Público.

Ao entardecer, o Tó'Candar Paladin arrastou uma multidão de foliões que se despediram do Carnaval de Torres Vedras em ambiente de festa. Os Reis também disseram adeus a mais um Carnaval, com a tradicional volta a pé.

No final do corso, Luísa Maria Alves, elemento da organização do evento, foi homenageada pelos 39 anos de dedicação ao "Carnaval mais português de Portugal". A homenageada recebeu das mãos dos Reis o título de Grã-duquesa do Carnaval de Torres Vedras, pela sua dedicação ao evento de 1981 a 2020. A associação Ministros e Matrafonas e a Real Confraria do Carnaval de Torres também prestaram a sua homenagem, entoando os seus tradicionais gritos.

O Carnaval de Torres Vedras não podia acabar sem o Enterro do Entrudo. Amanhã é o dia em que os foliões se vestem de preto para o julgamento do Rei, que será levado a Tribunal por estes seis dias de folia.

O Carnaval de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e produção da Promotorres E.M. Patrocínio: Sagres, Paladin e Água do Vimeiro. Televisão Oficial: TVI. Rádio Oficial: RFM. Certificação Ambiental: Eco Evento Valorsul, Novo Verde e Loving the Planet. Parceiros institucionais: Oeste Portugal e Green Destinations.

México | Los Embarques De Módulos Fotovoltaicos De Trina Solar A Nivel Mundial Superaron Los 10 GW En 2019


por Yesica Flores
Trina Solar, proveedor tecnológico líder de soluciones inteligentes de energía solar, dio a conocer que sus embarques globales de módulos fotovoltaicos  alcanzaron un nuevo récord en 2019 al superar los 10 GW en el año. Según la clasificación de envíos de módulos de 2019 publicada por PV InfoLink, Trina Solar se ubicó entre los tres primeros y mantuvo su liderazgo global en la categoría.
En 2019, la compañía rompió el récord mundial de eficiencia de conversión de celdas solares monocristalinas de Tipo N y celdas solares i-TOPCon de tipo N, al mismo tiempo que continuó promoviendo tecnologías de módulos de barras múltiples (multibusbar), de doble cristal, bifaciales y otras tecnologías avanzadas, liderando la industria fotovoltaica en términos de ventajas técnicas. En agosto pasado, Trina Solar tomó la iniciativa en el desarrollo de módulos que integran placas de silicio de 210 milímetros (llamados módulos 210), en línea con las tendencias de la industria. Basado en décadas de experiencia en investigación, desarrollo y fabricación, la compañía introdujo un diseño único multibusbar de tres piezas para módulos de gran tamaño. El primer prototipo del módulo 210 se integró a la línea de producción de la compañía a principios de 2020, acelerando en gran medida el tiempo de comercialización de módulos de gran tamaño.
El negocio de soluciones TrinaPro de la compañía fue testigo de un rápido crecimiento en 2019. TrinaPro presentó una selección de módulos de alta eficiencia de Trina Solar, que, combinados con un algoritmo inteligente de seguimiento bifacial y un inversor inteligente de 1500V, pueden mejorar efectivamente la eficiencia general del sistema, reducir el costo nivelado de electricidad y ganar el favor de los clientes de todo el mundo. Las ventas de la solución TrinaPro en los primeros tres trimestres de 2019 aumentaron más de cinco veces las cifras de todo 2018. TrinaPro se implementó en varias instalaciones de energía fotovoltaica que entraron en funcionamiento durante 2019, incluido el Parque Solar Qinghai Golmud y una instalación fotovoltaica en Marchihue, Chile, obteniendo un alto reconocimiento de los propietarios por su excelente generación de energía y confiabilidad del sistema.
En 2019, la compañía invirtió en la construcción de instalaciones de producción de módulos y celdas solares de alta eficiencia a nivel GW en Yiwu, Zhejiang y Suqian, Jiangsu en China, y firmó acuerdos para la segunda fase de los proyectos, que, una vez finalizados en 2020, aumentarán significativamente la capacidad de la empresa.
El Vicepresidente general y Vicepresidente Ejecutivo de Trina Solar, Yin Rongfang, dijo: “Estamos entusiasmados de ver que el negocio de módulos y soluciones de Trina Solar volvió a alcanzar números notables en términos de envíos y recibió el reconocimiento de clientes de todo el mundo. En 2020, Trina Solar continuará desarrollando su negocio de módulos y rastreadores  solares mientras expande la amplitud de sus soluciones de energía inteligente y otros proyectos. También vemos un gran potencial para combinar el negocio fotovoltaico y el almacenamiento de energía y hemos tomado la iniciativa al invertir en Investigación y Desarrollo para satisfacer la demanda esperada. Como un jugador y promotor importante de aplicaciones de energía verde,
Trina Solar planea seguir manteniendo un crecimiento constante, al tiempo que ofrece productos y servicios de alta calidad a clientes de todo el mundo”.

México | La Nueva EOS-1D X Mark III, La Cámara Profesional Para Las Condiciones Más Extremas


por Yesica Flores
Canon Mexicana, líder en soluciones integrales de imagen digital, tiene el placer de comunicar que desde que el primer momento en que se utiliza la nueva EOS-1D X Mark III, se puede sentir que es una cámara especial. Canon no había creado nada como esta cámara hasta la fecha, diseñada para los profesionales más exigentes. El diseño de la 1D X Mark III es el resultado de años de evolución y perfeccionamiento, combinados con el uso de nuevas tecnologías, las cuales transformarán la manera de trabajar en la industria de la fotografía.
La EOS-1D X Mark III es una cámara resistente frente a condiciones climáticas y terrenos impredecibles. Está construida por una aleación de magnesio que soporta desde los golpes y arañazos habituales de las zonas de prensa, hasta el frío y las inevitables lluvias de la vida en plena naturaleza. El obturador de la cámara está diseñado para 500,000 ciclos y su cuerpo está equipado con juntas herméticas que la protegen del polvo y la humedad, para que el mal tiempo no sea una limitante.
En este nuevo modelo, los botones de menú y reproducción están iluminados para que puedan ser vistos claramente en la obscuridad, mientras se realiza la toma de la fotografía a través del visor óptico, tomando el control de la cámara, sin necesidad de tener que retirarse de la cámara para operar diversas funciones. La 1D X Mark III cuenta con un controlador inteligente en el botón AF-ON de la cámara, el cual tiene la forma de una palanca de control tipo «joystick» convencional.
En esta nueva entrega de Canon, la duración de la batería tiene un papel primordial. Con el nuevo procesador DIGIC X, el corazón de la EOS-1D X Mark III, no es solo potente, sino también eficiente. La batería LP-E19 con la que cuenta este nuevo miembro de la familia de las EOS, la cámara es capaz de proporcionar más del doble de tiempo de captura que su predecesora la EOS-1D X Mark II, lo que se traduce en 2,850 disparos con una única carga.
El visor óptico (OVF) de la EOS-1D X Mark III es todo un placer para la vista. Su tamaño, luminosidad y claridad permiten aprovechar el instinto y la intuición para la composición y el disparo. Además de ser más cómodo de usar durante periodos largos de tiempo que un visor electrónico, ya que proporciona una visión en tiempo real de la acción
La superposición del visor inteligente de la EOS-1D X Mark III sitúa la información justo allí donde se necesita para mantenerse informado sin distracciones. También brinda la opción de personalizar el visor, para que sólo se muestre la información que se quiere ver. Tras estudiar los comentarios de fotógrafos deportivos profesionales, Canon también introdujo un reloj, para estar en el lugar adecuado, en el momento oportuno, lo que hace la diferencia en este tipo de fotografía.
Sin duda alguna, la nueva EOS-1D X Mark III es una cámara diseñada para ser una extensión de quien la utilice, en las condiciones más complicadas y retadoras.

Há um novo caso suspeito em Portugal de Covid-19: é o 17.º e veio de Milão

Resultado de imagem para Há um novo caso suspeito em Portugal de Covid-19: é o 17.º e veio de Milão
Um novo caso suspeito de estar infetado com Covid-19 foi hoje encaminhado para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, depois de ter sido analisado à chegada de uma viagem a Milão, anunciou hoje a Direção-geral de Saúde.
O doente é o 17.º caso suspeito em Portugal e vai ficar internado para realizar colheitas de amostras biológicas para análise pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).
Pelo menos os últimos quatro casos de doentes suspeitos de estarem contaminados foram hospitalizados depois de viajarem de Milão para Portugal, mas só um outro homem está ainda a aguardar resultados.
Os restantes 15 casos suspeitos no país resultaram negativos, após análises.
Até agora, o único caso conhecido de um português infetado pelo novo vírus é o de um tripulante de um navio de cruzeiros que está hospitalizado no Japão.
Em termos globais, o balanço provisório da epidemia do coronavírus Covid-19 é de 2.707 mortos e cerca de 80.300 pessoas infetadas, de acordo com dados reportados até hoje, por cerca de 30 países.
Além de 2.665 mortos na China, onde o surto começou no final do ano, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França e Taiwan.
A Organização Mundial de Saúde declarou o surto do Covid-19 como uma emergência internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão nos últimos dias.
Lusa

México | Aprende A Fotografiar Tus Deportes Favoritos Con Estos 5 Consejos


por Yesica Flores
Story image

En el mundo de la fotografía, retratar escenas deportivas es uno de los momentos más desafiantes pero con los resultados más satisfactorios.

Es imposible mirar la imagen icónica del gran salto vertical de Michael Jordan y no sentir una fuerte descarga de adrenalina. Hay tantos momentos en los que este arte se ha inmortalizado en la historia del deporte que despierta cientos de emociones.
Si te interesa el apasionante mundo de la fotografía deportiva o si sólo quieres capturar los mejores momentos del partido de fútbol de tu familia o amigos, definitivamente tienes que leer las siguientes recomendaciones: 
1.- Vive el deporte. En la mayoría de los deportes, siempre habrá movimiento, lo que significa que hay que estar preparado. Siempre usa casco y rodilleras, tú seguridad es lo primero. Con estas medidas en mente te sentirás protegido para disparar tu cámara, también puedes usar algunos accesorios que te ayudarán a tomar la foto perfecta.
2.- Campo visual. Los partidos o eventos tienen lugar en espacios visuales que no siempre pueden ser atractivos en una fotografía. Lo que tienes que hacer es elegir el lugar donde tomarás las fotos y visualizar donde puedas quedarte y tener un gran spot. Si utilizas la función PowerPano de la GoPro MAX, obtendrás una vista panorámica de 270° del estadio o del campo. Lo último que querrás es una gran foto donde tu composición principal tenga un anuncio publicitario. 
Story image
3.- No te pierdas ni un segundo. Necesitarás reflejos de gato porque en cualquier momento ocurrirá algo increíble y la clave es no perder nunca de vista la acción. Predice y asegúrate de sacar fotos dignas de una primera plana. También puedes usar LiveBurst de la GoPro HERO8, esta función captura 1.5 segundos antes y después de que pulses el disparador, así que puedes elegir la foto perfecta entre 90 imágenes fijas. O compartir un video clip de 3 segundos de 4K. 
4.- Mide la luz. Es probable que un partido o evento dure al menos dos horas. Dependiendo de la programación es más probable que la luz natural se apague y utilicen reflectores gigantes para iluminar el campo. El truco es evitar las sombras así como los fuertes contrastes de luz y sobre todo nunca intentar fotografiar a contraluz. También hay que tener en cuenta las condiciones meteorológicas ya que el día podría estar nublado. 
Story image
5.- Se un cazador de momentos. Las mejores imágenes no siempre son de cuando ocurre la acción. Muchos de los grandes recuerdos del deporte fueron tomados justo después de que el evento terminara. Desde la victoria o derrota en las caras de los jugadores, los aficionados abrazándose por haber ganar un campeonato o el equipo llevando al entrenador sobre sus hombros, todas esas emociones también son válidas en una fotografía.

Bruxelas pede que Portugal e outros 21 países acabem com capturas acidentais de golfinhos

Resultado de imagem para Bruxelas pede que Portugal e outros 21 países acabem com capturas acidentais de golfinhos
A Comissão Europeia enviou hoje cartas aos ministros do Mar de Portugal e de outros 21 Estados-membros da União Europeia (UE) a pedir solução para as capturas acidentais de golfinhos e outros animais marinhos nas águas comunitárias.
“Hoje escrevi aos ministros […] de 22 Estados-membros da UE sobre a questão das capturas acidentais de golfinhos e de outros animais marinhos nas águas da UE, especialmente no Golfo da Biscaia e no Mar Céltico, para instá-los a colaborar na busca de uma solução para esta situação”, indica o comissário europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevicius, numa declaração publicada no ‘site’ do executivo comunitário.
Questionada pela agência Lusa, a Comissão Europeia precisa que a carta foi enviada para Portugal, França, Espanha, Irlanda, Bélgica, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Itália, Croácia, Malta, Chipre, Eslovénia, Grécia, Bulgária e Roménia.
Na declaração hoje divulgada, o comissário europeu Virginijus Sinkevicius observa que, em toda a UE, “os níveis de capturas acidentais são inaceitáveis”, podendo levar à “extinção de populações locais de espécies protegidas”.
O comissário alude a relatos feitos por autoridades locais para exemplificar que, entre dezembro de 2018 e março do ano passado, foram avistados 1.200 golfinhos mortos, provavelmente em redes de pesca, nas praias do Golfo da Biscaia, números que podem já ser mais elevados.
“No mar Báltico, a já pequena subpopulação de golfinhos [da espécie toninha comum] é confrontada com um perigo ainda maior devido às redes estáticas de pesca e redes de emalhar”, destaca.
De acordo com Virginijus Sinkevicius, este problema acontece “em todos os mares da UE”, pelo que defende que os Estados-membros atuem em conjunto para garantir uma “aplicação integral e eficaz” das leis comunitárias.
Na declaração disponibilizada à imprensa, o responsável indica ter já solicitado ao Conselho Internacional para a Exploração do Mar uma “atualização urgente dos pareceres científicos”, assegurando estar “totalmente empenhado em resolver este problema”.
“Também abordarei esta questão nos próximos Conselhos ambientais e de pesca e, com base nessas discussões, trabalharei nos próximos passos a serem tomados, considerando todas as opções possíveis”, adianta.
Lusa

Morreu Laura Ferreira, mulher de Pedro Passos Coelho

Resultado de imagem para Morreu Laura Ferreira, mulher de Pedro Passos Coelho
Tinha 54 anos. Laura Ferreira lutava contra um tumor.
Laura Ferreira, mulher do antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, morreu, aos 54 anos, na sequência de um tumor. A notícia foi confirmada à TSF por fonte do Partido Social Democrata (PSD).
Há cinco anos, a fisioterapeuta tinha sido diagnosticada com um tumor ósseo, que acabou por espalhar-se até aos pulmões.
A mulher do ex-primeiro-ministro esteve internada no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, tendo, em Dezembro do último ano, sido transferida para o Hospital Amadora-Sintra.
TSF

ÚLTIMA HORA: Lenine Cunha é campeão do mundo de triplo salto

O português de 37 anos é o atleta paralímpico mais medalhado do mundo.
Lenine Cunha sagrou-se esta terça-feira campeão do mundo de triplo salto nos Mundiais de Atletismo Adaptado de Pista Coberta, que têm lugar em Torun, na Polónia.
A medalha de ouro vai juntar-se assim à extensa coleção do atleta paralímpico português, que já conta com mais 200 medalhas em competições internacionais.
A competição decorre até ao próximo dia 28, sexta-feira.
Sapo Desporto

Um português entre 47 detidos em Espanha por tráfico de medicamentos

Resultado de imagem para Um português entre 47 detidos em Espanha por tráfico de medicamentos
JN
A polícia espanhola anunciou hoje a detenção de 47 pessoas, incluindo um português, envolvidas numa rede de tráfico de medicamentos para a disfunção sexual da Ásia para vários países europeus, entre os quais Portugal.
Numa “grande operação” contra o tráfico ilegal de drogas em várias províncias espanholas foram detidas 47 pessoas, “todas de nacionalidade espanhola, exceto um cidadão português”, que foram acusados de crimes contra a saúde pública, pertença a uma organização criminosa, fraude, contrabando e lavagem de dinheiro.
De acordo com um comunicado da Guarda Civil (correspondente à GNR), a venda dos medicamentos ilegais era feita em todo o território de Espanha, assim como em países como Portugal, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Rússia.
O líder da rede criminosa foi preso no Dubai, onde estava escondido, sendo procurado com três mandados de captura internacionais.
A rede importava da Malásia grandes quantidades de medicamentos, como Tadalafil e Sildenafil, princípios ativos diagnosticados para o tratamento da disfunção erétil, passando-os como suplementos alimentares naturais.
Foram realizadas 12 buscas domiciliares, 55 inspeções de locais de venda deste tipo de produto, bem como bloqueadas 59 páginas da internet e 39 contas bancárias.
“Estes produtos, uma vez manuseados no nosso país [Espanha], destinavam-se a ser vendidos em locais como ginásios, ervanárias, ‘sex-shops’ e através da internet”, explica o comunicado da polícia.
A investigação começou há mais de um ano e foi iniciada por uma queixa anónima que fez com que várias remessas aduaneiras da Malásia, suspeitas de conter princípios ativos de medicamentos sem serem declaradas como tal, começaram a ser seguidas.
Lusa

GNR de Aveiro apreende 870 quilos de pescado fresco por “fuga à lota”

Resultado de imagem para GNR de Aveiro apreende 870 quilos de pescado fresco por “fuga à lota”
A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Aveiro apreendeu na segunda-feira 870 quilos de pescado fresco de três espécies diferentes por “fuga à lota”, informou hoje aquela força policial.
Em comunicado, a GNR de Aveiro refere que foi apreendido pescado com um valor presumível de 8.700 euros.

A operação foi levada a cabo pela Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro no Porto de Pesca Costeira de Aveiro.
O objetivo da operação, explica a nota da GNR, era controlar o cumprimento das regras de descarga, transporte, comercialização e regime de primeira venda de pescado fresco.
A GNR descreve, ainda, que na viatura fiscalizada estavam 720 quilos de pescada branca, 80 quilos de linguado legítimo e 70 quilos de polvo sem qualquer documento comprovativo que justificasse que o pescado tinha sido sujeito ao regime de primeira venda, razão pela qual foi apreendido.
Na sequência desta operação, foi identificada uma mulher de 50 anos.
Esta infração pode ser punível com uma coima até aos 3.740 euros.
O pescado apreendido foi entregue à Docapesca de Aveiro para ser sujeito ao regime de primeira venda.
Lusa

Covid-19: Autoridades italianas registam primeiro caso de infeção no sul do país

Resultado de imagem para Covid-19: Autoridades italianas registam primeiro caso de infeção no sul do país
As autoridades italianas anunciaram hoje o registo do primeiro caso de coronavírus Covid-19 no sul do país, concretamente de uma mulher nascida em Bérgamo, a nordeste de Milão, que estava de férias em Palermo, Sicília.
O presidente da região da Sicília, Nello Musumeci, confirmou numa nota que a mulher chegou a Palermo “antes de começar a emergência (do coronavírus) na Lombardia”.
Segundo a mesma nota, a mulher encontrava-se na Sicília com um grupo de amigas e demonstrava ter sintomas similares aos do coronavírus.
Atualmente está internada em observação na unidade de doenças infecciosas do hospital Cervello de Palermo, “plenamente consciente e não apresenta condições particulares de mal-estar”.
As equipas médicas estão a fazer exames ao seu marido e a todas as pessoas com quem esteve em contacto nos últimos dias.
As amostras examinadas pelo hospital de Palermo serão enviadas “de forma imediata” ao hospital Spallanzani de Roma, onde serão feitas mais análises.
Entretanto, o primeiro ministro italiano Giuseppe Conte apontou a gestão “não completamente apropriada” de “um hospital” para explicar a rápida disseminação do vírus no norte da Itália.
“Está claro que existe um foco e é aí que o vírus se espalha”, disse Conte num programa de televisão da emissora pública Rai Uno, acrescentado: “agora sabe-se que houve uma gestão ao nível de uma estrutura hospitalar que não é completamente apropriada segundo os protocolos de prudência recomendados nestes casos e que, certamente, contribuíram para a difusão”.
O foco principal da epidemia foi identificado em Codogno, perto de Lodi, 60 km ao sul de Milão.
Mattia, um executivo de 38 anos, foi hospitalizado nesta localidade de 15.000 habitantes, sendo considerado o “paciente 1″.
Deste paciente surgem um grande número de casos identificados na Lombardia (noroeste), a região mais afetada pelo vírus, com 172 casos detetados em um total de 229 na Itália, incluindo sete mortes.
Segundo relatos da imprensa, além da sua mulher, grávida de oito meses, e outros parentes, vários dos médicos que o examinaram ficaram infetados, assim como enfermeiras, cuidadores e, depois, pacientes e sua comitiva.
O número de casos de contaminação com o novo coronavírus permaneceu estável na segunda-feira em Itália, país que tenta conter o contágio graças a um cordão sanitário estabelecido em onze municípios do Norte, considerado o centro da epidemia.
O foco do coronavírus afeta a Itália especialmente as regiões do norte, concretamente a Lombardia, onde mais casos de contágio foram detetados, no entanto, hoje as autoridades referem que já chegou ao sul do país.
O covid-19 já causou pelo menos 231 infetados em Itália, entre os quais se registaram sete mortos, todos eles de idade avançada e/ou com outras patologias, tendo a polícia administrado postos de controlo numa dúzia de cidades do norte e que se encontram sob quarentena.
O surto do Covid-19, que começou na China no final do ano, já matou pelo menos 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil, de acordo as autoridades de saúde de cerca de 30 países afetados.
Além de 2.663 mortos na China continental, há registo de vítimas mortais no Irão, Coreia do Sul, Itália, Japão, Hong Kong, Filipinas, França e Taiwan.
Em Portugal, já houve 14 casos suspeitos, que resultaram negativos após análises, estando um novo caso a ser avaliado.
A Organização Mundial de Saúde declarou o surto do Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e alertou, na segunda-feira, para uma eventual pandemia, considerando muito preocupante o aumento repentino de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão.
Lusa

Moçambique | Frelimo abocanha presidência de sete das nove Comissões de Trabalho do Parlamento

Foto da Assembleia da República
Ainda a Assembleia da República (AR) não iniciou as suas sessões ordinárias e os deputados do partido Frelimo deixaram evidente que o discurso do seu presidente, sobre a “criação de consensos”, não passou da intenção. Os “camaradas” abocanharam a presidência de sete das nove Comissões de Trabalho do Parlamento e quiseram impedir o MDM de estar representado nelas. O partido Renamo ficou com a liderança de apenas duas.

Durante o 2º dia da 1ª sessão extraordinária da XI Legislatura da AR a bancada do partido no poder ignorou as boas intenções manifestadas pelo seu presidente que no dia em que os empossou disse querer ver desconstruída a ditadura do voto. “Esta é uma percepção que deve ser desconstruída, através de um trabalho consistente visando a criação de consensos, sempre que possível, particularmente em materiais estruturantes da vida nacional” afirmou Filipe Nyusi.

Em maioria na Comissão Permanente o partido Frelimo decidiu presidir as mais importantes Comissões de Trabalho, tirou ao partido Renamo uma das três presidências que teve na legislatura passada e ainda tentou deixar o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) fora destes órgãos que têm a função de apreciar, emitir pareceres, discutir e votar proposituras, apresentar proposições, proceder a inquéritos, realizar audiências publicas com entidades da sociedade civil, convocar agentes políticos, solicitar depoimentos e pedir por escrito informações, receber petições, reclamações ou queixa dos cidadãos contra acto ou omissão de acta de autoridade ou entidade publica, e acompanhar e exercer a fiscalização das actividades do poder executivo.

António do Rosário Bernardino Boene, advogado e membro do famigerado G40, substitui Edson da Graça Francisco Macuácua, curiosamente um dos mentores deste grupo choque do partido Frelimo, na importante Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade. Osório Soto é o vice-presidente da 1ª Comissão que tem no deputado da Renamo José Manteigas o relator.

Após longas horas de debate, com o partido Frelimo a querer violar até o Regimento da “Casa do Povo”, o deputado eleito pelo MDM no Círculo Eleitoral da Província da Zambézia, Elias Gilberto Impuiri, foi integrado na Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade.

António Rosário Niquice ascendeu de Relator da Comissão das Relações Internacionais, Cooperação e Comunidades para a presidência da importante Comissão do Plano e Orçamento, onde sucede a Eneas Comiche e Esperança Bias, e tem como vice Cernilde de Mendonça e o deputado do partido Renamo José Manuel Samu Gudo como Relator.

Fernando Bismarque Ali, deputado eleito pelo MDM no Círculo Eleitoral da Província da Zambézia acabou por ser integrado e renova presença na 2ª Comissão da Assembleia da República.

Renamo fica com comissões de Petições, Queixas e Reclamações e de Ética Parlamentar

A deputada Lúcia Pedro Mafuiane foi eleita presidente da Comissão dos Assuntos Sociais, do Género e Tecnologias e Comunicação Social, Manuel Vasconcelos Estrela Manuel Maria é o vice, e Maria Angelina Dique Enoque, deputada do partido Renamo, é a Relatora da 3º Comissão.

O deputado Francisco Ussene Mucanheia, que durante a legislatura passada chefiou a Comissão de Agricultura Economia e Ambiente, foi eleito para presidir a Comissão da Administração Público e Poder Local.

Para vice da 4ª Comissão foi eleita a deputada Maria do Céu Nhantumbo e o Relator é o deputado do partido Renamo António Pedro Muchanga.

Na presidência da Comissão de Agricultura Economia e Ambiente ficou o deputado Momade Arnaldo Juízo que tem como vice Manuel Remessane. O deputado do partido Renamo Alfredo Tomás Magumisse foi eleito Relator da 5º Comissão.

A Comissão de Defesa, Segurança e Ordem Pública que foi presidida por pelo deputado do partido Renamo Jerónimo Malagueta passou a ser chefiada pelo deputado do partido Frelimo Raimundo Maico Diomba.

A deputada Deolinda Chochoma é a vice enquanto o antigo general do partido Renamo, Hermínio Morais, foi eleito o Relator.

A 7º Comissão também deixou de ser presidida pelo partido Renamo, Catarina Mário Dimande, antiga assessora do Presidente Filipe Nyusi e nora do General Alberto Chipande, foi indicada para presidir a Comissão das Relações Internacionais, Cooperação e Comunidades tendo Luciano André de Castro como vice e Leopoldo Alfredo Ernesto, deputado do partido Renamo, como Relator.

O deputado eleito pelo partido Renamo no Círculo Eleitoral da Província de Cabo Delgado, Álvaro António Faquira Caul, foi eleito presidente da Comissão de Petições, Queixas e Reclamações, lugar ocupado pelo agora chefe da bancada do maior partido de oposição Viana Magalhães. Isequiel Molde Gusse é o vice e Gildo Fortunato Elias Muaga o Relator da 8º Comissão.

O partido Renamo ficou ainda com a presidência da Comissão de Ética Parlamentar, a deputada eleita no Círculo Eleitoral da Província de Nampula Abida Abá ocupa o cargo que foi de Silvério Ronguane do MDM durante a legislatura passada.

Maria Ivone Soares Rensamo Bernardo, antiga poderosa chefe da bancada parlamentar do maior partido de oposição e sobrinha do falecido Afonso Dhlkama, é a vice-presidente da 9ª Comissão que tem como Relator o deputado do partido Frelimo Vasco David Gaspar.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Funcionário da saúde viola menor e infecta-a com HIV na Zambézia

Resultado de imagem para Funcionário da saúde viola menor e infecta-a com HIV na Zambézia

Uma menor foi infectada pelo vírus HIV na Cidade de Quelimane, capital da Província da Zambézia, na sequência de violações sexuais de que foi vítima por um vizinho adulto, funcionário da Direcção Provincial de Saúde.

O crime foi denunciado semana passada pela esposa do violador que surpreendeu cidadão de 41 anos de idade em pleno acto sexual com a menor de 11 anos de idade na casa de banho.

“Ele chamava-me sempre que ia a casa de banho, dizia para tirar a roupa” relatou a menor que é vizinha do violador sexual, ora detido.

De acordo com as autoridades policiais na Província da Zambézia a criança não se recorda do número de vezes que foi abusada sexualmente pelo vizinho.

Exames médicos confirmaram a violação e revelaram que a menor foi infectada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

Mortos pelo coronavírus chegam aos 2.445, Moçambique não tem nenhum caso suspeito mas 215 cidadãos estão em quarentena

Já são 2.445 as vítimas mortais pelo coronavírus (COVID-19), 17 delas fora da China, desde que o surto foi declarado há 56 dias. Existe apenas um doente em África, porém a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou no sábado (22) que os sistemas de saúde do continente africano estão mal preparados para enfrentar a epidemia caso a doença entre nos seus países. Em Moçambique as autoridades rastrearam mais 113 mil viajantes desde 22 de Janeiro, independentemente da sua nacionalidade, entre os quais 215 estavam em quarentena.

É a maior Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional da actualidade, que até este domingo (23) haviam sido diagnosticados no mundo 78.811 casos entre os quais 77,042 na China com um total de 2,445 mortos. Outros 17 óbitos aconteceram nos 28 países e territórios fora da China continental para onde a doença já se espalhou.

O registo no Irão de 18 doentes, com cinco mortes em dois dias, aumentou a preocupação da OMS cujo director-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, chamou atenção, na sexta-feira (21), “Estes são realmente muito preocupantes. Vamos considerá-los tendências. Então, o que eu acredito que é a janela de oportunidade ainda existe. Mas a janela de oportunidade está a estreitar”.

No sábado (22), participando de uma reunião de emergência sobre o COVID-19 na Etiópia, Adhanom Ghebreyesus pediu que os países africanos “façam uma frente comum para ser mais combativos” na luta contra o novo coronavírus.

“A nossa principal preocupação continua a ser a possível propagação do COVID-19 nos países cujos sistemas de saúde são mais precários”, disse o director-geral Organização Mundial de Saúde alertando que caso o coronavírus se alastre, os sistemas de saúde terão que atender uma série de pacientes com sintomas como insuficiências respiratórias.

Até o momento foram detectados 200 casos suspeitos em África, sendo que quase todos tiveram testes com resultados negativos para a doença, contudo na semana passada foi confirmado o primeiro caso doente no continente africano, no Egipto.

Pelas suas ligações aéreas directas com o país asiático a OMS declarou em Janeiro como países de risco alto para o surto de coronavírus a África do Sul, Maurícias, Etiópia, Quénia, Uganda, Gana, Nigéria, Zâmbia, Tanzânia, Argélia, Angola, Costa do Marfim e República Democrática do Congo.

Várias companhias aéreas africanas, como a Kenya Airways, suspenderam os voos que tinham a China como destino. No entanto, a Ethiopian Airlines, a maior empresa do sector no continente, manteve as suas conexões.

Desde o passado dia 22 de Janeiro que as autoridades de saúde em Moçambique iniciaram o rastreio de todos os viajantes proveniente da China, independentemente da sua nacionalidade. “Até ao dia 19 de Fevereiro foram rastreados um total cumulativo de 113.674 passageiros, dos quais 483 eram provenientes da China, independentemente da sua nacionalidade, foram aconselhados a permanecer em quarentena domiciliar voluntária para seguimento diário, por profissionais de saúde”, indicou o Ministério da Saúde.

Na semana passada existiam 215 viajantes em quarentena domiciliar voluntária em seguimento no nosso país, 152 na Cidade Maputo, 41 na Província de Cabo Delgado, nove na Província de Sofala, seis na Província de Nampula, quatro na Província de Maputo e três na Província da Zambézia.

O Instituto Nacional de Saúde revelou ter sido dotado de capacidade para testagem de até 500 amostras nos Laboratórios de Virologia e de Biologia e que foram treinados para colheita, armazenamento e transporte de amostras 35 técnicos de laboratório e clínicos nas províncias de Tete, Cabo Delgado, Nampula e Sofala.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

ESPONTANEIDADE DO CARNAVAL TORRIENSE FEZ-SE SENTIR NO CORSO TRAPALHÃO

O corso que melhor representa a identidade do Carnaval de Torres Vedras saiu à rua esta segunda-feira. Caracterizado pela sua espontaneidade, o Corso Trapalhão juntou milhares de foliões para a última noite do "Carnaval mais português de Portugal".

Foram vários os grupos e associações carnavalescas que fizeram parte desta festa. A criatividade de cada um deles esteve representada nos carros espontâneos que desfilaram pelo centro da Cidade. Desde um carrossel mágico a pistas de dança improvisadas, qualquer que fosse o tema escolhido, a folia esteve sempre assegurada.

Na noite em que a matrafona é a estrela, o Concurso de Matrafonas reuniu os mais belos figurões torrienses para um desfile digno das mais importantes passerelles internacionais. Apesar da originalidade dos participantes, as tendências para a matrafona do Carnaval de Torres Vedras mantêm-se: saias curtas, decotes ousados e sapato alto.

O júri, composto por representantes das associações Real Confraria do Carnaval de Torres, Ministros e Matrafonas, Lúmbias, Fidalgos, Marias Cachuchas e SacÁdegas, avaliou as performances dos 54 participantes, que desfilaram perante um plateia cheia de foliões.

De cabelos loiros e vestido cor de rosa, Bruno Matos foi a matrafona que levou para casa o grande prémio de Miss Matrafona 2020. Para além do título, válido até ao próximo ano, esta matrafona recebeu uma noite no Hotel Golf Mar para duas pessoas e um voucher para um kit do Carnaval de Torres Vedras 2021. Destaque ainda para as matrafonas Martin Rodrigues, que recebeu o título de Miss Juventude, e Gilberto Fonseca, que conquistou o título de Miss Madura.

A saída da Tó'Candar PALADIN foi um dos momentos altos da noite. Ao som dos temas mais conhecidos do Carnaval torriense, interpretados pela Banda Baco, milhares de foliões dançaram e cantaram.

A animação continua, até às 4h00 da manhã, nos quatro palcos instalados em vários locais da Cidade. Ainda no início da noite, o palco da Praça Dr. Alberto Avelino recebeu o Tio Jel, que fez a multidão vibrar ao som de um dos seus temas mais conhecidos, "Sal Grosso".

No início do corso, também os Cabeçudos e Zés Pereiras desfilaram, lado a lado, assim como vários grupos musicais de vários pontos do Concelho, abrindo os festejos desta que é a última noite do Carnaval de Torres Vedras 2020.

O Carnaval de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e produção da Promotorres E.M. Patrocínio: Sagres, Paladin e Água do Vimeiro. Televisão Oficial: TVI. Rádio Oficial: RFM. Certificação Ambiental: Eco Evento Valorsul, Novo Verde e Loving the Planet. Parceiros institucionais: Oeste Portugal e Green Destinations.

ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPETIRAM NO POIARES TRAIL

Promovido e organizado pela secção de Atletismo da ARSM - Associação Recreativa de S. Miguel, com a parceria do Município de Vila Nova de Poiares e com as Juntas de Freguesia de Arrifana, S. André (Vila Nova de Poiares) e S. Miguel de Poiares, realizou-se nos passados dias 22 e 23 de fevereiro de 2020, a edição 2020 do Poiares Trail. 

Reconhecido pela exigência do seu percurso com single tracks muito desafiantes, exigência física no limite e com alternância de percursos, com abundantes cursos de água, assim como muita natureza no seu estado virgem, este evento que teve como principal objectivo proporcionar a todos os participantes promover a prática da atividade física e divulgar os trilhos e caminhos do concelho de Vila Nova Poiares, tendo os atletas participantes percorrido as distancias de 35 Km,19 Km e 12km, realizando-se ainda uma caminhada e provas para crianças. 

Na prova de trail de 19km que pontuou para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra 2019/2020 da ADAC, participaram e completaram a prova de trail de 19km, 12 atletas da ASSSCC Ar Livre e Aventura, obtendo Nelson Heleno o 23ª geral e o 15º MSenior, Nuno Coelho o 51º geral e o 9º M45, Pedro Cardoso o 52º geral e o 12º M40, Joselito Marques o 127º geral e o 30º M40. 

No sector feminino Daniela Guerra, classificou-se na 17ª posição da classificação geral Fem e 12ª FSenior, Gabriela Oliveira na 23ª geral Fem e 4ª F40, Otília Costa na 29ª geral Fem e 7ª F40, Anabela Almeida na 70ª geral Fem e 16ª F40, Luisa Santos na 76ª geral Fem e 10ª F45, Emanuella Barradas na 101ª geral Fem e 51ª FSenior, Daniela Geitoeira na 108ª geral Fem e 54ª FSenior e Jessica Cardoso na 109ª geral Fem e 58ª FSenior. 

Na classificação colectiva, a equipa da Secção de Ar Livre e Aventura da Columbófila de Cantanhede obteve o 9º lugar em masculinos em 44 equipas que se classificaram e um 2º lugar em femininos entre 15 equipas.