quarta-feira, 8 de maio de 2019

Câmara leva a proposta de resgate do estacionamento de Portimão à Assembleia Municipal

A Câmara de Portimão leva, esta segunda-feira, 6 de maio, à Assembleia Municipal a proposta de resgate de boa parte dos lugares de estacionamento (400) existentes à superfície na cidade.
Conforme a presidente da autarquia, Isilda Gomes, afirmou numa anterior sessão, negociação com a empresa Emparque, S.A foi fechada, assumindo as duas partes que a Câmara precisa de desembolsar 850 mil euros para voltar a mandar no estacionamento.
Uma vez concluído este processo – que, sendo aprovado na Assembleia, ainda precisará do visto do Tribunal de Contas – a autarquia pretende que, em alguns locais, os preços dos parquímetros baixem e noutros o estacionamento passe a ser feito à borla.
A discussão e votação da despesa plurianual do procedimento por concurso público para a execução da empreitada de requalificação da Avenida Afonso Henriques é outro dos temas que constam na ordem de trabalhos.
Os deputados municipais vão, ainda, decidir sobre uma proposta de contrato de delegação de competências, a celebrar entre a Câmara de Portimão e a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, no âmbito do serviço público de transporte de passageiros.

Câmara de Loulé apresenta projeto de 16 milhões de euros

No decorrer da cerimónia comemorativa do 10º aniversário do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve e da homenagem aos primeiros médicos especialistas diplomados por esta instituição, que decorreu este sábado no Cine-Teatro Louletano, foi apresentado ao público o projeto ABC Loulé Active Life.
Este momento contou com a presença de dois representantes governamentais: Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Raquel Duarte, Secretária de Estado da Saúde.
Depois da celebração de um protocolo em 2018 entre a Autarquia de Loulé e o Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve – ABC (Algarve Biomedical Center), consórcio que reúne o Centro Hospitalar Universitário do Algarve e a Universidade do Algarve, irá avançar já este ano a criação do ABC Loulé Active Life Health & Research, um projeto inovador, com um investimento na ordem dos 16 milhões de euros que será complementado com financiamento dos fundos europeus.
Como explicou Vítor Aleixo, este é um projeto realizado em ”prol da ciência e com o intuito de resolver várias lacunas existentes há décadas nesta região, relacionadas com a investigação, proporcionar os melhores cuidados de saúde daqueles que aqui residem, e dos milhares de turistas que nos visitam todos os anos e esperam encontrar no Algarve a garantia de segurança e qualidade a todos os níveis durante a sua férias”.
O ABC – Loulé Active Life Health & Research contempla a conceção e construção de dois edifícios, localizados estrategicamente no Concelho de Loulé: o ABC Loulé Health Research Center, em Loulé, e o ABC Loulé Active Life, em Vilamoura.
O ABC Loulé Active Life Health & Research encerra diversas componentes e objetivos, utilizando tecnologia de ponta, numa estratégia de competitividade regional e nacional, como explicou Nuno Marques, presidente da comissão executiva do ABC.
Por outro lado, visa também a descentralização de serviços de instituições de carácter nacional da área da saúde para o Algarve (INSA, INFARMED, IPST e SPMS), dos quais se destacam a criação de um Centro de Investigação de Entomologia Médica do Algarve (em colaboração com o INSA) que visa a investigação de doenças tão importantes como a malária, dengue ou zica que são transmitidas por mosquitos, o Banco Público Nacional de Células do Cordão Umbilical e a Seroteca Nacional em articulação com o IPST.
Também contará com um Centro Active Life, que colocará cuidados de excelência de reabilitação ósteo-articular, muscular, cardíaca e respiratória ao dispor da população do município e do Algarve, para além de ser um projeto vocacionado para o turismo de saúde de alta qualidade que impulsionará a economia e combaterá a sazonalidade.
São ainda objetivos da Câmara de Loulé, promover, por esta via, a captação e fixação de recursos humanos na área da saúde no Algarve. Este projeto, garante a autarquia, em comunicado, ” levará à criação de mais de 150 postos de trabalho diretos e altamente diferenciados em Loulé, com grande benefício direto e indireto da população”.
Para a Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, “este projeto é estruturante e terá um grande impacto no desenvolvimento regional e nacional na área da inovação, investigação, formação e na melhoria dos cuidados de saúde”.
Por seu turno, Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, falou da “reprogramação de fundos comunitários” orientados para a competitividade e coesão territorial. “O nosso processo de convergência da média europeia só pode ser feito com mais conhecimento”, frisou este responsável
“A ambição do Centro Académico Clínico abrir novas valências em Loulé mostra bem a relevância e a presença daquilo que pode ser uma articulação adequada entre as atividades de educação, de investigação e de inovação, certamente num contexto autárquico que favoreça e facilite o estabelecimento destas liações”, afirmou ainda Manuel Heitor relativamente a este projeto que será uma referência na área da investigação nos próximos anos.

Zona ribeirinha de Portimão com muita atividade

Os dois próximos fins-de-semana na Cidade Europeia do Desporto 2019 vão atrair milhares de espetadores à zona ribeirinha de Portimão, para um autêntico Festival Aquático que integra o Mundial de Aquabike e o Campeonato do Mundo Formula 1 de Motonáutica, decorrendo ainda por ocasião dos mesmos o evento de lançamento oficial da Algarve Chefs Week.
No dia 11 de maio, a partir das 18h00, e pela primeira vez em Portimão, dá-se o ‘pontapé de partida’ para a Algarve Chefs Week, junto à antiga lota. Contará com a participação de 14 ‘chefs’ executivos de restaurantes de hotéis de luxo do Algarve. Com acesso livre, pelo valor de 10 euros os visitantes terão a oportunidade de degustar diversas iguarias, numa antevisão daquilo que poderão encontrar em cada uma das unidades hoteleiras que marcarão presença nesta iniciativa.
De 10 a 12 de maio, Portimão recebe pela primeira vez o Grande Prémio de Portugal em Aquabike, prova do Circuito Mundial – Classe Pro e etapa de estreia num calendário que, ao longo do ano, inclui ainda corridas na Itália, Índia, China e Emirados Árabes Unidos, sob a égide da União Internacional de Motonáutica (UIM).
Vão estar em prova dezenas de pilotos de motas de água de diversos países e escalões etários, masculinos e femininos, alguns dos quais campeões nacionais que entram em prova no dia 10, entre as 15h30 e as 18h00, nas categorias Ski Ladies GP1, Ski Division GP1, Ski Junior GP3, Runabout GP1 e Freestyle.
No dia 11, as competições desenrolam-se das 15h00 às 17h30, sendo que um dos aliciantes deste ano será a prova noturna das 21h00 às 23h00, e que se desenrolará frente ao pitoresco cenário do antigo cais e lota de Portimão, onde decorrerá o evento de lançamento do Algarve Chefs Week. No domingo, dia 12, tudo se decidirá entre as 16h30 e as 17h30, estando a cerimónia de entrega de prémios marcada para depois das 18h00.
O Grande Prémio de Motonáutica de Portugal volta a Portimão, no fim de semana de 17 e 19 de maio.
Rashed Al Qemzio, Alex Carella, Philippe Chiappe, Francesco Cantando, Sami Selio, Marit Stromoy e Simone Schuft são alguns dos pilotos que vão agitar as águas do rio Arade, com o português Duarte Benavente na busca da primeira vitória caseira, objetivo presente desde o primeiro ano em que o Grande Prémio de Motonáutica de Portugal/Campeonato do Mundo de Formula 1 se disputou na cidade, em 1999.
No dia 18, a primeira manga do Grande Prémio de Portugal de F4 em Motonáutica decorrerá entre as 13h55 e as 14h15, ao passo que no domingo, 19 de maio, o programa arranca às 14h40 com a segunda manga do GP de Portugal de F4 em Motonáutica. Quanto ao momento alto do dia, a volta de apresentação do GP de Portugal de F1 em Motonáutica tem início às 15h20, estando o tiro de partida agendado para as 15h30, com previsão do final da corrida cerca de uma hora depois. As cerimónias de entrega de troféus terão lugar às 16h40.

Olhão recebe comemorações do Dia da Europa

Olhão será o palco das comemorações, no Algarve, do Dia da Europa, que se assinala na próxima quinta feira, 9 de maio. Com atividades em vários espaços da cidade, esta é uma organização do Município de Olhão e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
Estão previstas iniciativas para diferentes públicos e idades, que se prolongam por todo o dia, com destaque para o encontro Mar sem plásticos – diálogo com cidadãos: O que eu posso fazer pela Europa?, que decorre a partir das 15h30 nos Mercados Municipais, ou para o Concerto pela União, pelos professores do Conservatório de Olhão, na Igreja Matriz, a partir das 21h00, espetáculo que encerra as atividades deste dia.
As comemorações do Dia da Europa têm início às 10h00, junto ao Auditório Municipal de Olhão, com a cerimónia protocolar do hastear da bandeira ao som do Hino da Europa, seguindo-se a visita a obras que contaram com o apoio de fundos europeus.
Paralelamente decorrem, a partir das 10h30, atividades dedicadas aos jovens, através do Programa Jovem/Escolar: Eu e a Europa, em espaços tão variados como o próprio Auditório Municipal, a Biblioteca Municipal José Mariano Gago, a Casa da Juventude ou a Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes. Haverá ainda o Programa para Todos, com o tema O que a Europa faz por mim, que contempla iniciativas nos Largos das Lendas, no Museu Municipal e no Largo da Restauração.
Zumba e Duo Double T, com coreografias e músicas de artistas europeus e que contam com a colaboração da ASMAL – Fórum Sócio Ocupacional de Faro, decorrem na zona ribeirinha de Olhão (junto ao ginásio ao ar livre), a partir das 14h30.
A Europa nas nossas montras, mostra-se no comércio local a partir das 17h00, numa colaboração com a ACRAL, sendo outra das atividades previstas para este Dia da Europa que decorre em Olhão e do qual também é parceiro o Centro de Informação Europe Direct do Algarve e o Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020.
O Museu Municipal de Olhão – Edifício do Compromisso Marítimo, acolhe, a partir das 18h30, a sessão Ler a Europa, que inclui a apresentação do livro A crítica da razão europeia, com a presença do autor António Covas. Durante todo o dia estará patente neste espaço municipal a exposição Pintar a Europa, que exibe trabalhos feitos por crianças sobre a Europa e, no Largo da Restauração, defronte do Museu, uma tela gigante convida quem quiser a pintar e/ou deixar o seu testemunho sobre o que é para si a Europa.

Turismo algarvio sobe 12,1% em abril

A taxa de ocupação nas unidades de alojamento algarvias foi, em abril, de 68,4%, mais 12,1% do valor registado no mês homólogo de 2018, revela hoje a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA). O volume de vendas registou uma subida de 9,0% face ao mesmo mês do ano anterior.
Os mercados que mais contribuíram para a subida verificada foram o espanhol (+105%), o nacional (+39,7%), e britânico (+9,9%). Os mercados francês (-32,0%) e o holandês (-18,9%) foram os que apresentaram as maiores descidas.
Pelas contas desta associação, desde o início do ano a taxa de ocupação quarto regista uma subida média de 4,2%.

Albufeira recebeu 900 vinhos de todo o país

Foram mais de 100 os produtores de vinhos portugueses inscritos na terceira maior mostra de vinhos em Portugal, que se realizou em Albufeira de 3 a 5 de maio, no Espaço Multiusos de Albufeira (EMA).
As mais de 9000 pessoas presentes nos três dias do evento provaram cerca de 900 rótulos de vinhos de todo o país. A Confraria do Bacchus de Albufeira angariou ainda 2500€ para apoiar Moçambique, valor que vai ser integrado a outra angariação de fundos num evento solidário a 8 de junho em Albufeira.
“Este ano batemos todos os recordes de afluência de público e os produtores ficaram bastante satisfeitos, pelos bons resultados e pelos negócios que realizaram. Esta é reconhecida como a maior mostra de vinhos a sul do Tejo e para os produtores representa uma oportunidade para dar a conhecer os seus vinhos. Com esta mostra temos vindo a colocar o Algarve no mapa dos apreciadores do néctar em Portugal, temos reforçado a qualidade dos vinhos da nossa região como motor de desenvolvimento económico”, explica Carlos Oliveira, Chanceler da Confraria Bacchus de Albufeira.
Do 7º Concurso de Vinhos organizado pela Confraria do Bacchus destacam-se os quatro produtores algarvios medalhados de entre cerca de 200 vinhos a concurso, nomeadamente: Adega do Cantor (propriedade de Cliff Richard), Cabrita Wines, Quinta do Francês e Única – Adega Cooperativa do Algarve.
O Concurso de Vinhos Bacchus é reconhecido pelo Instituto da Vinha e do Vinho I.P., e atribui prémios de Excelência, Medalhas de Ouro, Prata e Bronze nas categorias de Tintos, Brancos, Rosés e Licorosos. A entrega de prémios decorreu na sexta, dia 3 de maio, no hotel NAU São Rafael Atlântico.
Para além de provar os vinhos, os visitantes poderam ainda participar em workshops, assistir à apresentação da Rota dos Vinhos do Algarve e a demonstrações de show cooking: sábado com o Chef José Teresa do restaurante Memórias em Albufeira  e domingo com o Chef Ricardo Cabrita do PortoBay Hotels & Resorts. Ainda na tarde de domingo, pelas 17h30, atuou no EMA o Grupo Coral Casa do Alentejo Albufeira.

Algarve | Dragagem de Santa Luzia concluída

A Docapesca concluiu os trabalhos de dragagem para o acesso marítimo aos cais flutuantes do porto de pesca de Santa Luzia, em Tavira, um investimento próximo dos 150 mil euros que permite o restabelecimento das condições de segurança, navegabilidade e de estacionamento de embarcações dos pescadores.
Segundo informação disponibilizada pela Docapesca, durante os trabalhos foi possível recolher perto de sete toneladas de lixo que estavam no fundo desta bacia. Estes resíduos seguiram para tratamento em vazadouro. Os sedimentos arenosos seguiram para alimentar a Praia da Terra Estreita.

Algarve investe no ‘turismo de casamento’

O Algarve está a despertar um interesse crescente junto de quem procura um destino internacional para casar, revela a Associação de Turismo do Algarve (ATA).
De acordo com aquela entidade, “a região faz já sucesso entre os noivos do Reino Unido e da Irlanda, sendo que o Brasil e os EUA surgem como os mercados com maior potencial de crescimento, de acordo com informação recolhida junto de membros da ATA” que, em face disso, tem vindo a intensificar a sua aposta no produto “Casamentos”.
Para além deste ano ter já marcado presença no Amour Forum, o principal evento europeu da indústria dos casamentos, que teve lugar em Viena no passado mês de fevereiro, a ATA tem vindo a promover visitas à região de wedding planners e outros operadores internacionais que trabalham este segmento, com vista a que estes possam acrescentar o Algarve ao seu portefólio de destinos. Paralelamente, acabou de lançar no seu site (www.algarvepromotion.pt) um conjunto de conteúdos específicos sobre o produto “Casamentos”, que se junta assim à restante oferta turística promovida nessa plataforma.
“Os casamentos e outras celebrações neste âmbito são segmentos com um enorme potencial para o Algarve”, afirma João Fernandes, presidente da ATA. “A região reúne um conjunto de atrativos que fazem dela um local de eleição para casar. A começar pelo clima e pelos cenários que proporciona: a possibilidade de realizar casamentos na praia ou em ambientes exteriores é cada vez mais apreciada. À multiplicidade de ambientes e às infraestruturas de excelência que o destino oferece, junta-se ainda a existência de todos os serviços e de profissionais especializados necessários para a organização do evento, o que permite dar resposta a todo o tipo de desafios”, explica.
“Além disso, a oferta da região não se esgota na disponibilização de um local para realizar a cerimónia. O Algarve é capaz de oferecer toda uma experiência em torno do evento, que pode passar pela descoberta da gastronomia local, pela prática de atividades diversas durante a estadia – desde o golfe, aos desportos náuticos, passeios de bicicleta ou visitas culturais –, o que faz com o momento se torne memorável não só para os noivos mas também para todos os convidados”.
“Esta aposta que a ATA está a fazer na captação de casamentos internacionais é estratégica, na medida em que nos permite promover a região e todos os seus produtos, de forma complementar, junto de grupos (compostos pelos noivos, famílias e convidados) que, durante a sua estadia, estão predispostos a conhecer e a viver experiências autênticas”, defende João Fernandes.
Por outro lado, este tipo de eventos “contribui para o combate à sazonalidade, dada a procura que o destino regista, ao longo de todo o ano, não só para a realização de casamentos, mas também de outras celebrações dentro da mesma temática, como a renovação de votos ou a comemoração de 25 e 50 anos de matrimónio”, refere este responsável.

Portimão | turístico para a zona de João D’Arens chumbado

A operação de loteamento para a construção de três estabelecimentos hoteleiros, num total de mais de 600 camas turísticas, no sítio de João D’Arens, entre as praias dos 3 Irmãos e do Vau, no concelho de Portimão, teve Declaração de Impacte Ambiental (DIA) desfavorável.
Em comunicado da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve refere-se que esta decisão foi precedida de parecer desfavorável da Comissão de Avaliação responsável pela análise técnica do Estudo de Impacte Ambiental (EIA).
Esta entidade considerou que, independentemente das medidas propostas no EIA para a mitigação, prevenção e compensação dos impactes identificados, “o projeto não reúne condições para poder ser viabilizado nomeadamente no que se refere a fatores como a Biodiversidade e a Paisagem”.
Para além da destruição de quase três hectares de um dos núcleos mais representativos de ‘Linaria algarviana’, espécie vegetal fortemente pressionada, exclusiva do Barlavento algarvio e detentora de estatuto de proteção pelo regime da Rede Natura 2000, perspetivam-se “impactos irreversíveis na estrutura e qualidade cénica da paisagem suscetíveis de comprometer a identidade de uma das zonas que preserva os traços originais da paisagem costeira regional”.

Silves | Proposta de alteração de Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação em consulta pública

Encontra-se em consulta pública, desde o passado dia 24 de abril e pelo prazo de 30 dias úteis, a proposta de alteração do n.º 7 do artigo 65.º do Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação (RMUE) do Município de Silves.
Aquela autarquia informa que os interessados poderão apresentar, durante o período de consulta pública, por escrito, sugestões sobre quaisquer questões que possam ser consideradas relevantes no âmbito do presente procedimento, conforme disposto no n.º 2 do citado artigo 101.º do Código do Procedimento Administrativo, endereçados à Presidente da Câmara Municipal de Silves, Largo do Município, 8300 -117 Silves, através do fax 282 440 851, ou ainda através do e -mail: expediente@cm-silves.pt.

Moçambique | Decisão Final para investir 26,5 biliões de Dólares na Área 1 do Bloco do Rovuma vai acontecer em Junho

Foto da Presidência da República
Independentemente dos ataques armados, que não cessaram no Norte de Cabo Delgado, o Chief Executive Officer da Anadarko Petroleum Corporation, Al Walker, garantiu nesta terça-feira (07) ao Presidente Filipe Nyusi que a ansiada Decisão Final de investir 26,5 biliões de Dólares norte-americanos na Área 1 do Bloco do Rovuma vai acontecer antes do final de Junho.
Desde finais de Fevereiro que as obras na estrada para Palma, na pista de aterragem, na vila de reassentamento e na zona de habitação dos funcionários do consórcio de empresas que vai explorar os 75 triliões de pés cúbicos de gás natural existentes na Área 1 do Bloco do Rovuma, em Cabo Delgado, foram interrompidas na sequência de um ataque que visou uma caravana de trabalhadores e causou a morte de um deles.
Nas últimas semanas tiveram início duas ofertas públicas de aquisição da Anadarko Petroleum Corporation, primeiro pela Chevron e depois pela Occidental, empresa que lidera o consórcio de investidores na Área 1, do qual fazem parte a japonesa Mitsui, as indianas ONGC, Barhat Petro Resources e Oil India, a tailandesa PTT Exploration & Production e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos.
Al Walker veio a Moçambique reafirmar as intenções da Anadarko que começam pela retomada das obras ainda esta semana, com a cooperação das Forças de Defesa e Segurança, e garantir ao Chefe de Estado que formalização da Decisão Final de Investimento de 26,5 biliões de Dólares norte-americanos vai acontecer como antes do fim de Junho próximo por forma que a partir de 2024 o gás natural possa começar a ser exportado.
Esse marco não será simbólico, vai aumentar catapultar os investimentos actuais que rondam os 500 milhões de Dólares para vários biliões de Dólares que irão, numa primeira fase, equilibrar a deficitária Balança de Pagamentos, e depois impulsionar a economia moçambicana em desaceleração desde 2018.
Estimativas governamentais a que o @Verdade teve acesso indicam que depois do início da exportação do gás o Estado moçambicano poderá arrecadar, até 2030, cerca de 63,4 biliões de Dólares norte-americanos dos Royalties que serão pagos, do Impostos sobre o Rendimento de Pessoa Colectiva, do lucro petróleo e dos lucros da ENH .

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Mira receberá Provas de Patinagem Artística

No fim de semana de 18 e 19 de Maio irão decorrer em Mira, no Pavilhão Municipal, provas de Patinagem Artística.

Este evento é fruto de uma parceria entre a Associação de Patinagem de Coimbra (APC) e a Câmara Municipal de Mira com o apoio logístico e organizativo da Associação Desportiva de Mira - ADM.
Nas referidas provas participarão mais de uma centena de Atletas, Treinadores, Seccionistas e Dirigentes de vários Clubes da APC e de outras Associações Regionais.
Os horários das provas são os seguintes: Sábado, 18 de Maio, das  9:00  às 18:00 horas e no Domingo, dia 19, entre as 9:00 e as 13:30 horas.
Eis o programa do evento:
- IV Testes de Patinagem Artística da APC
- Torneio Regional de Benjamins
- Campeonato Regional de Patinagem Livre

Jovem encontrada inconsciente e seminua junto ao Queimódromo do Porto

Resultado de imagem para Jovem encontrada inconsciente e seminua junto ao Queimódromo do Porto
Jornal de Notícias
Uma jovem foi esta manhã encontrada inconsciente e despida da cintura para baixo nas imediações do Queimódromo do Porto. A rapariga, que segundo a PSP aparenta ter 20 anos, está a ser vista no hospital para averiguar a possibilidade de ter sido violada. Federação Académica diz ter a certeza de que “qualquer possível violação, não ocorreu dentro do Queimódromo”.
Uma rapariga com cerca de 20 anos foi encontrada por volta das 7:00 desta quarta-feira junto ao recinto da Queima das Fitas do Porto, ao lado do Parque da Cidade, disse à agência Lusa o Comando Metropolitano da PSP do Porto.
Segundo a mesma fonte, a rapariga está a ser examinada no hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, para se averiguar a possibilidade de ter sido violada.
Contactada pelo SAPO24, a Federação Académica do Porto (FAP), responsável pela organização do evento, diz por escrito que a direção "teve conhecimento através da comunicação social do sucedido”, estando agora “a tentar apurar os factos com a Polícia e a segurança privada”, responsáveis pela segurança no evento.
Sublinha, porém, ter a certeza de que “qualquer possível violação, não ocorreu dentro do Queimódromo”. A FAP sustenta ainda que "a pessoa em questão foi encontrada nos arredores do Queimódromo e não dentro do recinto. Não sabemos ainda sequer se esteve no Queimódromo na noite passada, ou não".
“Vamos tentar apurar os factos e caso as notícias sejam verdadeiras, cooperar com as autoridades para que tenha o devido encaminhamento, e para que os responsáveis possam ser encontrados e devidamente punidos por estes atos”, diz Maria Maia, responsável pela comunicação da FAP.
“A FAP é completamente contra este tipo de ações. Tomamos todas as posições possíveis para garantir a dignidade, conforto e segurança de todos. Apelamos sempre ao respeito da integridade física, mental e moral de qualquer um que se encontre a usufruir do que lhe é proporcionado na Queima das Fitas do Porto.”
Exemplo disso foi a criação, este ano, do Ponto Lilás, “uma iniciativa que prevê ações de prevenção de comportamentos de risco e ações de sensibilização para uma maior responsabilidade social”. Ação “pioneira”, diz a mesma fonte, “precisamente pela posição da FAP contra qualquer tipo de assédio ou violência sexual.”
Esta terça-feira, milhares de estudantes do Ensino Superior desceram as ruas da Baixa do Porto para o tradicional Cortejo da Queima das Fitas, o ponto alto das celebrações de fim de ano na cidade. O Queimódromo é o espaço aberto, com cerca de 45 mil metros quadrados, que acolhe os festejos noturnos da Queima das Fitas do Porto, situando-se junto à Estrada Interior da Circunvalação e ao Parque da Cidade.
Lusa / Madremedia

METEOROLOGIA | Onda de calor intenso vai atingir Portugal este fim de semana, com temperaturas perto dos 40 graus

Grande Parte da Europa tem estado sob a influência de uma massa de ar frio do norte e as temperaturas não têm sido particularmente quentes. No entanto, uma onda de calor intenso é esperada este fim de semana, com temperaturas altas que se prolongarão até à próxima semana.
Durante o fim de semana teremos uma mudança muito significativa das condições do tempo, com um anticiclone a cimentar a sua influencia sobre a Europa Ocidental, a norte da Península.
Isto vai forçar uma massa de ar africano a migrar para norte, em direcção a Portugal continental.
Com o fluxo a predominar dos quadrantes leste e sul, esperamos um aporte rápido da massa de ar, que vai aquecer ao transitar sobre as áreas continentais, nesta altura do ano em que a radiação solar está a aproximar-se dos máximos anuais.
As temperaturas vão subir de forma drástica, com valores acima dos 35ºC e até 40ºC a serem facilmente atingíveis em áreas do interior, nomeadamente nas planícies e vales do Alentejo, bacia do Douro e do Tejo. Estes valores irão superar os máximo históricos para Maio em muitas localidades.
Esperamos um aumento da concentração de poeira atmosféricas e de polens, que irão deteriorar a qualidade do ar.
Teremos também um aumento extremo do risco de Incêndio. Não descartamos que o calor intenso possa originar algumas trovoadas.
A onda de calor, com temperaturas significativamente altas, chega este fim de semana e durará entre 3 e 5 dias.

Universidade de Coimbra | Aplicações da Matemática na Indústria

Resultado de imagem para Departamento de Matemática da FCTUC
Notícias UC
O workshop "Otimização multiobjetivo: aplicações na indústria" vai juntar, no próximo dia 15 de maio, no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), responsáveis da indústria e investigadores.

A iniciativa, promovida pelo Laboratório de Matemática Computacional do Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, terá lugar às 14h30m na sala 17A.

A otimização é um campo da matemática que «tem várias aplicações na vida real, desde a simples gestão de problemas quotidianos até aos mais sofisticados que surgem em diferentes áreas científicas e tecnológicas. Em muitas dessas situações, é necessário considerar vários critérios simultaneamente, o que implica o uso de otimização multiobjetivo», explica José Luis Santos, docente e investigador do Departamento de Matemática da FCTUC.

Este workshop pretende mostrar alguns desses exemplos com a participação de palestrantes da indústria e da academia, nomeadamente, Luís Santos, dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC); Diogo Lemos, da EDP; Carlos Henggel, do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FCTUC; Daniela Coito, do Departamento de Matemática da FCTUC.

Desporto | Um feito inédito no Futsal de Aveiro - AD DE BAIRROS SAGROU-SE CAMPEÃO DISTRITAL E ASSEGURA PRESENÇA NA 2ª DIVISÃO NACIONAL

Equipa recebida na CM a 26 de Maio


Ao vencer recentemente a formação do Travassô por um concludente 5-2, a equipa paivense da Associação Desportiva de Bairros sagrou-se, a quatro jornadas do final da prova, Campeã Distrital de Futsal, no principal escalão da AF de Aveiro, com a equipa orientada por José António Magalhães, a conseguir um feito histórico e a assegurar a presença na 2ª Divisão Nacional na próxima temporada, estando previsto que toda a estrutura da AD de Bairros seja recebida em festa nos Paços do Concelho na manhã do dia 26 de Maio, logo após o fecho do campeonato.


Trata se de um título inédito para esta colectividade paivense, que tem realizado uma época notável, e que, para além de ter garantido a subida de divisão, para o escalão nacional, tem reservada a presença na final da Super Taça Distrital, podendo ainda, conquistar a Taça de Aveiro, uma vez que está apurada para a “Final Four” da prova.


Ainda no rescaldo daquele que foi o maior feito desportivo de Bairros, com uma festa que se estendeu pelas ruas da freguesia e da urbe paivense, muitos foram aqueles que felicitaram a colectividade, os seus dirigentes e atletas, deixando rasgados elogios pela extraordinária prestação conseguida nesta temporada, onde ficou bem vincada a superioridade da equipa paivense, que dominou o campeonato do principio ao fim com grande mérito.
O presidente da CM de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, congratulou-se com este êxito desportivo, realçando a satisfação de ver a AD de Bairros a escrever uma das mais bonitas paginas da sua história, mostrando-se feliz por presenciar este feito histórico de uma equipa humilde, que soube unir esforços, evidenciar empenhamento, mostrar raça e conquistar um título importantíssimo, assumindo-se como um clube admirado e respeitado no panorama do futsal distrital, tal como sublinhou José Manuel Carvalho, vereador do desporto da edilidade paivense, ao referir o quanto foi gratificante ver o Pavilhão Municipal de Desportos repleto de bairristas e paivenses a apoiar de forma incondicional este grupo fantástico de atletas, que tudo fizeram para merecer este título distrital, que os vai levar aos nacionais da modalidade já na próxima temporada, endereçando por isso,  reconhecimento e gratidão a todos quantos contribuíram para este grande sucesso desportivo em Castelo de Paiva.
Para o presidente da colectividade, Márcio Inverneiro, que agradeceu  a todos os que trabalharam e deram o melhor de si para a concretização deste êxito desportivo, agora é tempo de perspectivar o futuro , que passará pela necessidade de continuar a preservar  a honradez, a transparência e a competência, como princípios fundamentais para honrar o nosso lema e o nosso passado, continuando a construir um clube com dignidade e prestigio que honre a nossa terra e o concelho.
O dirigente da AD de Bairros promete uma presença digna nos Nacionais da 2ª Divisãoe realça que, é imperioso que todos possam e devam fazer do Bairros não apenas um equipa, mas o seu clube, esperando contar com o melhor apoio na próxima temporada, onde as dificuldades serão diferentes.

 Carlos Oliveira

Cantanhede | De 6 a 17 de maio INOVA-EM avalia funcionalidade das redes de saneamento


A INOVA-EM está a realizar, até ao próximo dia 17 de maio, ensaios na rede de drenagem de águas residuais de Sepins, de modo a aferir o estado de conservação e de funcionamento do sistema, com especial incidência na verificação da conformidade das ligações das redes prediais ao sistema público.
A operação insere-se num plano geral de verificação com recurso a ensaios de fumo e inspeção vídeo, plano esse que, numa primeira fase, incluiu as zonas mais problemáticas das redes de Cantanhede, Pocariça, Tocha, Praia da Tocha, Vilamar, Corticeiro de Cima e, agora, Sepins. De seguida, estão previstas intervenções pontuais idênticas em Ançã e Febres.
Trata-se de uma operação que poderá eventualmente fazer surgir, em certos locais, nuvens de fumo decorrentes da utilização do equipamento utilizado para o efeito, mas a empresa municipal esclarece que se trata de uma substancia totalmente inofensiva, que não potencia o risco de incêndio e que, mesmo inalada, não produz quaisquer efeitos nocivos para a saúde.
Em todo o caso, a INOVA-EM solicita a todos as pessoas que detetem presença de fumo nas suas propriedades para informarem os serviços dessa ocorrência através do telefone 231 410 830 ou do telemóvel 961 894 575.
A realização dos testes de fumo é do conhecimento das autoridades locais, designadamente da GNR e dos Bombeiros Voluntários.

Projeto ClimAgir em Pampilhosa da Serra para expor realidade das alterações climáticas



Ao abrigo do ‘Projeto ClimAgir’, promovido pela CIM RC, nos dias 8, 9 e 10 de maio, serão dinamizadas ações de comunicação e sensibilização junto dos alunos do ensino básico e secundário/profissional do concelho, que visam “reforçar as capacidades de adaptação às alterações climáticas” e também pretendem fomentar a adoção de boas práticas que permitam minimizar o impacto de problema emergente.

As designadas “Ações Escola”, a cargo de dois técnicos do referido projeto, consistem em palestras, visionamento vídeos, participação em jogos didáticos e interação com a mascote do projeto. Os alunos receberão ainda material de suporte informativo, de forma a contribuir para a consciencialização e estudo de questões subjacentes às alterações climáticas, promovendo assim o debate alargado deste tema.

O ‘Projeto ClimAgir’ contempla ainda a “Ação Município”, que no próximo dia 9 de maio deslocará até junto da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra a tenda expositiva do projeto. Através de jogos e ações promocionais como a oferta de sobreiros para promover a floresta autóctone ou a visita da mascote do projeto, o espaço abre portas das 10h00 às 13h00, colocando em evidência o tema das alterações climáticas e as suas consequências.

Já são conhecidos os finalistas das etapas regionais da 30ª edição do Chefe Cozinheiro do Ano (CCA)

 


  • Ricardo Luz: vencedor da Etapa Regional Sul e Ilhas
  • António Queiróz Pinto: vencedor da Etapa Norte e Centro
  • Bruno Ribeiro: vencedor da Etapa Regional Lisboa
  • Final Nacional está marcada para dia 20 novembro na Alfândega do Porto


A Makro Portugal anuncia os finalistas apurados da 30.ª edição da competição Chefe Cozinheiro do Ano (CCA).
Ricardo Luz, António Queiróz e Bruno Ribeiro venceram, respetivamente, a etapa Sul e Ilhas, a etapa Norte e Centro e a etapa Lisboa.
Ricardo Luz, do restaurante Bon Bon, conquistou o júri com a apresentação de um menu composto por Caldeirada de Bacalhau, Ravioli de Sames e Língua (Entrada), Salmonete e seus Fígados, Ervilhas e Milhos Ferventados (Prato de Peixe), Arroz de Cherne e Gamba da Costa (Prato Tradicional), Presa de porco, rabo, nabo e couve (Prato de Carne) e Sericaia de Morangos e Poejos (Sobremesa). Sagrou-se assim vencedor da etapa regional Sul e Ilhas, que se realizou no dia 24 de abril, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

António Queiróz Pinto, do Restaurante de Tormes, reservou a sua presença na final graças ao menu constituído por Bazulaque (Entrada), Rascasso dos Açores (Prato de Peixe), Arroz Caldoso de Corvina e Polvo Seco (Prato Tradicional), Pra lá do Marão (Prato de Carne) e Fatias do Freixo, Gelado de Queijo de Cabra e Pera Bêbada (Sobremesa). Foi, assim, o vencedor da etapa Norte e Centro, que teve lugar Escola de Hotelaria e Turismo do Porto no passado dia 30 de abril.
Bruno Ribeiro, do 1300 Taberna, foi o último finalista apurado para a grande final do Chefe Cozinheiro do Ano. O chefe convenceu o júri com uma Caldeirada de Língua de Bacalhau, “Caviar” das Ovas e Codium (Entrada), Tainha escalfada, Cuscos de Ostras e Algas, fricassé de Ostras, Gamba Rosa marinada e crocante de Camarinha (Prato Peixe), “Cabidela” de bivalves (Prato Tradicional de Tacho), Bochecha de Vitela, Choco Grelhado, Feijoada de Papo de Rola, kale e Escorcioneira (Prato Carne) e Manjar Celeste, Noz em várias texturas e Gelado de Citrinos (Sobremesa). Foi, assim, o vencedor da última etapa, a de Lisboa, realizada na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa no passado dia 7 de maio.
“É uma honra para a Makro estar a apoiar mais um ano de CCA. O destaque que concede à gastronomia portuguesa e os novos potenciais que desenvolve, tornam este Concurso uma referência para a cozinha nacional. Para nós, é um orgulho poder apoiar o concurso com os nossos produtos, e ver que o futuro da nossa gastronomia está em boas mãos. Estamos ansiosos pela chegada da grande final, que promete ser bem renhida. Aproveitamos para congratular o Ricardo, o António e o Bruno pelo trabalho que desenvolveram, desejando-lhes o maior sucesso no futuro.”, refere Isabel Caeiro, Communication & Engagement Manager da Makro Portugal.
A esperada final nacional, que distinguirá o 30º Chefe Cozinheiro do Ano, realiza-se no dia 20 de novembro na Alfândega do Porto, colocando à prova os finalistas apurados. Estes terão de desenvolver um Menu Final composto por Entrada, Prato de Peixe, Prato de Carne, Sobremesa e um Prato Tradicional de Tacho (Arroz Malandro com produtos do mar) para seis pessoas.
O Chefe Cozinheiro do Ano é o maior concurso nacional de cozinha para profissionais, tendo como objetivo o apuramento do Chefe Cozinheiro do Ano, bem como a valorização profissional dos cozinheiros em Portugal. Os destinatários são todos os profissionais de cozinha residentes em Portugal, com mais de 25 anos ou mais de cinco anos de experiência profissional comprovada. Tem como intuito dar um novo impulso na valorização da profissão de cozinheiro e contribuir para a dignificação da cozinha portuguesa.
Para mais informações: chefecozinheirodoano.etaste.pt/



SUSANA FREITAS

Até ao próximo dia 31 de maio Biblioteca Municipal de Cantanhede acolhe exposição de Maria Eugénia Cruz



Encontra-se patente ao público na Biblioteca Municipal, durante o mês de maio, a exposição Azulejos e Porcelanas, de autoria de Maria Eugénia da Cruz
Na mostra estão patentes 31 trabalhos em azulejaria e 20 peças em cerâmica pintadas pela autora. Os temas das peças são variados e exprimem motivos diversos que vão desde os florais, às figuras geométricas e humanas, entre outros.
Desde jovem que Maria Eugénia Cruz demonstrou interesse pelas artes manuais e pela pintura, particularmente de azulejos e porcelanas, mas foi só após a sua aposentação que começou a pintar de forma regular. Como a artista refere, “aposentada e com os filhos já independentes, decidi iniciar a minha aprendizagem na arte da pintura em porcelana, tendo para o efeito recorrido à professora Eva Pascoal, o que me permitiu realizar alguns lindos trabalhos”.
Maria Eugénia destaca o “grande gosto pelo azulejo especialmente “séc. XVII”, recorrendo a várias técnicas com resultados também diferentes, fui produzindo trabalhos, alguns dos quais aqui presentes, já que habitualmente são produzidos painéis decorativos que se fixam, não permitindo a sua remoção”.


História do azulejo em Portugal
O azulejo foi introduzido em Portugal no século XV. Oriunda do norte de África, esta arte foi trazida por artistas islâmicos e introduzida nos principais centros de produção ibéricos, tendo mais tarde sido criadas olarias especializadas na produção de azulejos em Lisboa.
Sendo a utilização do azulejo comum a outros países, a arte da azulejaria distinguiu-se em Portugal, assumindo especial importância no contexto universal da criação artística.
Atualmente, apesar da sua industrialização, há ainda o gosto de recorrer à pintura artesanal utilizando as várias técnicas presentes “no azulejo artístico” essencialmente pintado à mão, com recurso a tintas solúveis em água nas cores azul cobalto, verde-cobre, castanho, amarelo e vermelho, este último muito difícil de aplicar.
Dado que a superfície dos azulejos é porosa e delicada, absorve imediatamente e com carácter definitivo qualquer pincelada, não permitindo possíveis correções.
Para a autora, “a pintura em azulejo requer um apurado sentido de antevisão da cor porque os tons pretendidos só se revelam após a cozedura das peças. Neste caso em apreço, do “azulejo vidrado cru”, vai a cozer a 1020 graus… riscos constantes e desafiadores que trazem alguns desaires!...”

Sobre Maria Eugénia Canuda da Cruz
Maria Eugénia nasceu no ano de 1937, em Arazede. Tirou o curso de Enfermagem, na Escola Dr. Ângelo da Fonseca, em Coimbra, e a Especialidade de Saúde Materna e Obstétrica, no Instituto Maternal do Porto. Fez um curso de Saúde Pública, em Lisboa, e o Mestrado em Administração de Serviço de Enfermagem, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.