quinta-feira, 26 de outubro de 2023

EXECUTIVO MUNICIPAL REÚNE HOJE EM CASTELO DE PAIVA REABILITAÇÃO DE ARRUAMENTOS E HABITAÇÕES NA ORDEM DO DIA

A 𝐫𝐞𝐮𝐧𝐢𝐚̃𝐨 𝐩𝐮́𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚 𝐝𝐚 𝐂𝐚̂𝐦𝐚𝐫𝐚 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐥 de Castelo de Paiva 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚-𝐬𝐞 𝐡𝐨𝐣𝐞, 26 de Outubro, 𝐩𝐞𝐥𝐚𝐬 17:00h, nas instalações dos Paços do Concelho, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
I
PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA
II
1. Resumo Diário de Tesouraria.
2. Acta da reunião ordinária de 13 de Julho de 2023.
3. Obras Municipais.
3.1 Proc. 03/2023 – Reabilitação de arruamentos em várias freguesias do concelho – Lote 5 – Trabalhos a menos - Apreciação e deliberação.
3.2 Reabilitação de 30 habitações nos conjuntos habitacionais de Curvite, Póvoa, Raiva e Oliveira do Arda em Castelo de Paiva - Abertura de procedimento – Apreciação e deliberação.
4. Obras Particulares.
5. Loteamentos Urbanos e Obras de Urbanização.
6. Subsídios e Apoios a Diversas Entidades.
7. Escalas de turnos das farmácias para o ano de 2024 – Apreciação e deliberação.
8. Concurso público para o arrendamento do espaço de restauração e bebidas existente no edifício da Câmara Municipal – Abertura de procedimento – Apreciação e deliberação.
9. Contratos de aquisição de serviços e compromissos plurianuais – 3.º Trimestre de 2023 – Conhecimento.
10. Contrato de Comodato celebrado entre o Município de Castelo de Paiva e o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional – Conhecimento.
11. Despachos proferidos em uso de competência delegada.
III
Intervenção do Público

*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Marinha Grande | GRANDES AUTORES PORTUGUESES CONDUZEM VISITANTES PELO MUSEU JOAQUIM CORREIA

 O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, realiza mais uma edição das visitas literárias, no dia 11 de novembro (sábado), pelas 11h00 e 15h00, cuja participação é gratuita.
Esta iniciativa do Município da Marinha Grande visa dar a conhecer o património marinhense e os grandes nomes da literatura local e nacional. A visita itinerante explora a vida e obra dos grandes autores (nacionais e locais) retratados pelo mestre Joaquim Correia: Gil Vicente, Luís de Camões, Camilo Castelo Branco, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Afonso Lopes Vieira e Francisco Rodrigues Lobo.

O texto (investigação e dramaturgia) da representação é da autoria de Susana Rodrigues; encenação de Cristóvão Carvalheiro; interpretação de Cristóvão Carvalheiro, Jaqueline Figueiredo, Marco Paiva e Tânia Catarino; figurino e adereços da companhia “Teatro à Solta” e produção do Município da Marinha Grande.
As inscrições (gratuitas) podem ser realizada através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt ou do telefone 244 573 318.
Público-alvo: Público em geral (a partir dos 14 anos)
Duração: 60 minutos
Lotação: 25 pessoas

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA EXIBE CÃES QUE AGUARDAM ADOÇÃO

 Está patente no Centro de Saúde da Marinha Grande a exposição de fotografia “O Impacto dos Animais de Companhia na Saúde Mental das Pessoas”, promovida pela Câmara Municipal, que pretende apelar à adoção de animais e sensibilizar a população para o impacto positivo dos animais de companhia na saúde mental das pessoas.
A mostra apresenta 19 fotografias da autoria de Marcelo Medina, que retratam alguns dos animais que se encontram no Centro de Recolha Oficial da Câmara Municipal da Marinha Grande e à guarda da Associação Protetora dos Animais (APAMG). O fotógrafo recolheu as imagens em 2022 e 2023, com o objetivo de alertar a comunidade para a necessidade urgente da adoção responsável dos animais.
Esta exposição itinerante fica patente no Centro de Saúde, até ao dia 31 de outubro. Já percorreu o Teatro Stephens e as Juntas de Freguesia da Moita e Vieira de Leiria. De 1 a 7 de novembro, será exibida na Junta de Freguesia da Marinha Grande.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Proença-a-Nova | AEBB promove ações de formação para empresas do concelho

 
A Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) está a promover ações de formação na área digital para as empresas do concelho de Proença-a-Nova. A oferta formativa será sempre relacionada com a capacitação digital e aumento da literacia digital entre os trabalhadores, estando integrada no projeto EMPREGO + DIGITAL, executado a nível nacional.
Todas as formações incluídas no projeto são 100% gratuitas, sendo destinadas para trabalhadores/as de empresas/entidades, excepto entidades públicas, com direito a Certificado de Formação Profissional e atribuição de subsídio de alimentação no valor de 6 euros/dia.
As ações irão ser divididas em duas tipologias, online e presencial, sendo que no caso da formação online poderá ser realizada por qualquer pessoa que cumpra os critérios exigidos, sem necessidade de deslocação física, bastando apenas ter acesso a um computador e internet. A formação online acontece, por norma, em regime pós-laboral, entre as 19h15 e as 22h15, na Casa das Associações. A restante oferta formativa prevista dependerá do número de inscritos em cada ação, sendo estipulado que cada ação apenas deverá decorrer com o mínimo de 16 inscritos. As ações dividem-se ainda pela carga horária, sendo possível obter formações de 12, 25 e 50 horas.
Ana Sofia Marujo, técnica da AEBB, explica que o objetivo deste projeto é “a qualificação, ou formação contínua, dos trabalhadores das empresas. Uma empresa pode entrar em contacto connosco e pedir para fazer ações de formação em específico para um determinado grupo, com horários e dias de semana flexíveis”. Ana Sofia Marujo alerta ainda para a flexibilidade destas formações: “desde que seja na área digital, pode haver possibilidade de se fazerem algumas ações específicas junto de determinadas empresas ou grupo de trabalhadores”.
Recorde-se que todas as terceiras segundas-feiras de cada mês, entre as 09h00 e as 13h00, a Casa das Associações de Proença-a-Nova recebe um técnico da Associação Empresarial da Beira Baixa para realizar atendimento presencial às empresas do concelho de Proença-a-Nova que estejam interessadas em obter mais informações e o apoio técnico necessário para a elaboração e desenvolvimento dos seus projetos. Para participar nestas sessões será necessário inscrever-se, de forma gratuita, através dos contactos monica.cardoso@aebb.pt ou 962 125 785.
O protocolo de cooperação com a AEBB, formalizado durante o IV Fórum Empresarial, promove a concretização de várias ações de apoio e desenvolvimento da atividade das empresas do concelho de todos os setores de atividade: para além das sessões informativas e do apoio técnico presencial, estão ainda previstas outras dinâmicas, como os serviços partilhados de aconselhamento elaboração e acompanhamento de projetos de investimento, consultoria jurídica, elaboração de diagnósticos e planos estratégicos e ainda apoio a processos de licenciamento. Qualificação dos recursos humanos, internacionalização, estudos e apoio ao empreendedorismo são outras das áreas de intervenção previstas.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

PRÉMIO OBCIG PESSOA DE MÉRITO DISTINGUE MARINHENSE

 A vice-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro, participou na cerimónia de entrega do Prémio ObCig Pessoa de Mérito, à marinhense Vilma Freitas, que decorreu no dia 25 de outubro, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, na sequência da candidatura apresentada pelo Município, ao Observatório das Comunidades Ciganas, integrado no Alto comissariado para as Migrações (ACM).
Para Ana Alves Monteiro, “esta distinção honra, simbolicamente, todos os que voluntariamente se empenham na integração das comunidades ciganas”. A vice-presidente da Câmara congratula-se com a presente distinção, pelo reconhecimento “do trabalho voluntário de Vilma Freitas junto da comunidade cigana da Marinha Grande, em estreita colaboração com o Município na aproximação entre a comunidade e as instituições, promovendo o melhor acesso e cumprimento de questões relacionadas com a saúde, o emprego, a justiça e a educação, sendo também procurada pelas entidades oficiais para sensibilização do cumprimento de acordos e responsabilidades acometidas aos agregados”.
Vilma Alexandra Vareda de Freitas, licenciada em História, ramo Património Cultural, foi distinguida pelos seus mais de 12 anos de trabalho voluntário junto de comunidades ciganas residentes no concelho da Marinha Grande e pelo seu contributo relevante para a promoção da diversidade cultural, do combate à discriminação em razão da origem étnica e da integração de pessoas ciganas residentes em território português, a par da proteção ambiental e do bem-estar animal.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

MUNICÍPIO DE SILVES OFERECEU VIATURAS ÀS FREGUESIAS PARA A MELHORIA DO SISTEMA DE HIGIENE PÚBLICA


O Município de Silve ofereceu à Junta de Freguesia de Armação de Pêra, à Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines e à União de Freguesias de Alcantarilha/Pêra, 1 viatura pesada com pinça e 2 viaturas Pick-Up para a higiene urbana, num valor que ascendeu a 200 mil euros.
O investimento do Município de Silves representa um reforço adicional aos Autos de Transferência e Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências que foram estabelecidos para o mandato autárquico 2022-2025 (1 milhão e 415 mil euros para o ano de 2024), dando melhores condições às freguesias para a prestação do serviço de limpeza e higiene urbana e recolha de monos.
 
O presente investimento integra um pacote mais vasto que incluiu a oferta de mais 3 viaturas, num valor global de 370 mil euros.

Opinião - As capelinhas do Estado e a necessidade de uma reforma administrativa

 Quem se depara com as burocracias do Estado no seu percurso profissional, no setor privado ou mesmo quem trabalha dentro do Estado, e que por sua vez está mergulhado em procedimentos administrativos, sabe da dificuldade que é tentar remar contra a maré num país que dificulta os sonhos e esmaga a iniciativa privada.
As inspeções demoradas de um número infindável de divisões do Estado, os mapas financeiros complexos, os sites com linhas de atendimento com técnicos que desconhecem o nosso país e o próprio Estado,as filas de madrugada para atendimentos, os serviços que fecham ainda em horário laboral normal, etc...etc... são exemplos da complexidade em que se torna impossível viver num país que tem tudo para dar certo com exceção de uma mentalidade que continua paternalista em relação a um Estado que quer controlar e mandar em tudo mas que na prática só atrapalha a vida dos cidadãos. 

Se o cidadão precisa de uma licença para um projeto, lá vem a câmara,  o Instituto do poder central, o arquiteto, o engenheiro civil, o técnico da segurança social, o técnico que pede o mapa, o prazo para pagar, o site que ninguém sabe mexer, etc..etc...

Quase que o cidadão precisa de uma agenda para anotar tanta pessoa, procedimento e departamento...mesmo sabendo que se houver algum problema com o dito projeto será ele próprio a ter que resolver a situação e não o Estado...

Não vos falo aqui neste artigo de um "Simplex" como foi o outro para eliminar papel e fazer enriquecer empresas de software. Falo-vos de uma reforma administrativa que torne operacional os serviços do Estado e que funda as atribuições de certos departamentos do Estado, de forma ao cidadão que queira licenciar um negócio ou que queira ter acesso a fundos, não tenha de andar como as crianças em dia de "Halloween", num porta-a-porta, só recolhendo "travessuras" por parte do Estado...

Esta reforma administrativa é urgente de realizar, não me refiro só ao setor privado,  a classe onde me insiro,  só para dar um exemplo que conheço bem, entre o trabalho desenvolvido nas secretarias das escolas, um site em que um professor só sabe mexer ao final de dois anos de experiência e um serviço atulhado de trabalho nos serviços centrais da Av. 24 de Julho em Lisboa, o cidadão professor perde-se em serviços,  regulamentos de tempos de serviço,  declarações e técnicos por vezes mal-humorados que atendem numa linha telefónica em que o professor espera e desespera...

Muito mais haveria para dizer e todos vós em diferentes áreas pois já devem ter vivenciado situações parecidas com esta em que o Estado atrapalha e esmaga o cidadão...

É preciso pois libertarmo-nos destas amarras ideológicas e termos um Estado mais eficiente e competente.

Um Estado que não entre na casa das pessoas e vá aos seus bens, à sua capacidade de trabalho e à sua carteira.

*Paulo Freitas do Amaral
Professor de História

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE PROMOVE ATIVIDADE FÍSICA PARA A TERCEIRA IDADE

 Mais de 300 pessoas com mais de 65 anos participam no Programa Ativo 3+ - Programa de Atividade Física para a 3ª Idade, promovido pelo Município da Marinha Grande, em parceria com associações do concelho.
Esta iniciativa destina-se, maioritariamente, a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e com necessidades muito específicas, com o objetivo de promover a prática de hábitos de vida saudáveis. Em paralelo, facilita o acesso da população idosa à prática de atividades físicas e desportivas, visando contribuir para a melhoria das condições de vida e bem-estar dos munícipes/público-alvo do concelho, de forma solidária e inclusiva.

O programa consiste na atribuição de apoios a associações do concelho, mediante apresentação de candidatura anual. Este ano, participam oito associações das três freguesias do concelho, abrangendo um total de 314 pessoas, que praticam atividades diversas como natação, yoga, Pilates, ginástica, etc, o que representa um investimento para o Município superior a 11 mil euros.

As atividades estão a ser dinamizadas nos seguintes locais: Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson – Delegação Regional do Distrito de Leiria; Associação Sindical União dos Reformados, Pensionistas e Idosos; Centro Social e Paroquial de Vieira de Leiria; Clube Desportivo Moitense; Comissão de Reformados Pensionistas e Idosos de Vieira de Leiria; Industrial Desportivo Vieirense; Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande; e Sport Operário Marinhense.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Figueiró dos Vinhos | Intervenção na “Mata Municipal do Cabeço do Peão” valoriza espaço verde existente

 Foi concluída a execução do projeto de valorização da Mata Municipal do Cabeço do Peão, situada na zona alta da Vila de Figueiró dos Vinhos. O projeto traduziu-se numa intervenção de limpeza de diversas áreas de matos e outra vegetação; plantações; e implementação e sinalização de percursos, como forma de tornar o espaço mais apetecível para usufruto da população, residentes e visitantes.
 
O projeto de valorização da Mata Municipal do Cabeço do Peão, elaborado pelo Município de Figueiró dos Vinhos após ser detetada a necessidade iminente de intervenção, visou tornar aquele espaço mais utilizável e atrativo, reforçando a componente ambiental associada.
 
Globalmente, foram executados trabalhos de limpeza e desmatação do terreno, incluindo controlo de espécies invasoras e controlo de matos, em diversas zonas da Mata Municipal do Cabeço do Peão, numa área total superior a 22ha.
 
Em algumas zonas específicas, foram efetuadas desmatações, regularizando densidades excessivas, promovendo a segurança e permitindo um maior crescimento das árvores existentes.
 
Subsequentemente, foi feita a plantação de cerca de 900 árvores autóctones entre azevinhos, carvalhos, sobreiros e medronheiros, valorizando o espaço verde urbano, potenciando a criação de zonas verdes apelativas e utilizáveis pela população e visitante.
 
Numa outra vertente, numa artéria adjacente à Avenida Sá Carneiro, foi implementado um passadiço de cerca de 100 metros, que permitiu ligar a zona alta da Vila à Mata Municipal, na zona dos Campos de Ténis, possibilitando, assim, um acesso, exclusivamente, pedonal, mais adequado face ao reconhecido declive de outros acessos, apenas possível, até agora, por estrada rodoviária.
 
Esta solução permite, claramente, aproximar a Mata Municipal da Vila, possibilitando a utilização pedonal daquele espaço na prática desportiva ou meramente lúdica.
 
Por outro lado, os caminhos pedonais já existentes, foram sinalizados com setas direcionais e Painéis/Totens identificativos da zona, permitido, deste modo, uma melhor orientação e informação a quem visita e percorre aquele espaço.
 
Esta operação foi aprovada no âmbito do “Aviso n.º 11/REACT-EU/2021 - (Re)arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano” e tem um financiamento associado de 100 %, totalizando o valor de 73.643 euros, atribuído pelo COMPETE 2020 e financiado pelo REACT-EU, parte da resposta da União Europeia à pandemia COVID-19, num programa específico para o efeito.

*Gabinete de Comunicação, Imagem e Organização de Eventos
Município de Figueiró dos Vinhos


Cantanhede | Autarca iniciou ciclo de reuniões nos diversos serviços autárquicos. Helena Teodósio recolhe contributos junto dos colaboradores do Município

 
A presidente da Câmara Municipal iniciou esta semana um ciclo de reuniões com colaboradores do universo autárquico. O objetivo é auscultá-los sobre o funcionamento dos diversos serviços no sentido de reforçar as boas práticas em todos os domínios.
Helena Teodósio iniciou este conjunto de reuniões junto dis pelouros que estão sob a sua tutela, prosseguindo depois com os dos restantes departamentos e divisões.
Os colaboradores têm papel determinante na execução das políticas setoriais da Câmara Municipal e no desenvolvimento de toda a sua atividade, pelo que é necessário ouvi-los, seja para corrigir metodologias, seja para potenciar procedimentos em curso”, entende a autarca, adiantando que o seu papel em todo este processo passa sobretudo por “recolher contributos”.
A presidente do Município de Cantanhede reconhece que “as novas exigências com as quais as câmaras estão confrontadas alteraram o paradigma da governação autárquica”.
O suporte técnico dos serviços é um fator decisivo para a assertividade das decisões e muito especialmente neste tempo em que os desafios são cada vez mais exigentes, quer ao nível da qualificação das respostas que é preciso dar aos cidadãos, quer na elaboração de projetos que contribuam para a elevação da qualidade de vida da população, quer ainda na mobilização de recursos indispensáveis à execução desses projetos, nomeadamente na fundamentação técnica de candidaturas para obtenção de financiamento”, justifica.
Com este ciclo de encontros, Helena Teodósio pretende também recolher contributos, “de quem conhece bem a realidade do concelho”, para o plano estratégico de Cantanhede para as próximas duas décadas.
Estamos num momento crucial de desenvolvimento e, como tal, todos somos chamados a dar o nosso contributo em prol do município”, enfatiza.
A terminar, a autarca recorda a importância da “consolidação de uma cultura organizacional”, processo que depende também pela “motivação das equipas”.

*Paulo Cardantas
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

MUNICÍPIO DE SILVES LEVA MUNÍCIPES ÀS MARCHAS PASSEIO REGIONAIS

 A próxima será já domingo, dia 29 de outubro
A época de marcha e corrida regional 2023-2024 já abriu e com ela a realização de inúmeras atividades desportivas um pouco por todo o Algarve. Tendo em vista a promoção da atividade física e o fomento de hábitos de vida saudáveis o Município de Silves irá levar os munícipes a algumas dessas provas, sendo a próxima este domingo, dia 29 de outubro, em Carvoeiro.

As inscrições são limitadas à capacidade do autocarro, devendo ser efetuadas junto do complexo das piscinas municipais de Silves ou na junta de freguesia da área de residência de cada munícipe interessado. Informações adicionais poderão ser recolhidas junto do sector de Desporto 282 440 270 (chamada para a rede fixa nacional) ou do endereço de correio eletrónico desporto@cm-silves.pt.
 
Calendário Silves Participa! 2023-2024
29.outubro'23
Carvoeiro           
Freguesias Participantes: São Marcos da Serra e São Bartolomeu (SB) de Messines
 
26.novembro'23
Almádena » Lagos
Freguesias Participantes: Silves, Algoz e Tunes
 
08.dezembro'23
Tunes
Freguesias Participantes:               
São Marcos da Serra e SB Messines
 
17.dezembro'23
Albufeira » Marcha do Pai Natal 
Freguesias Participantes: Alcantarilha e Pêra e Armação de Pêra
 
28.janeiro'24
Pechão
Freguesias Participantes: São Marcos da Serra e SB Messines 
 
18.fevereiro'24
Silves » Marcha dos Namorados
Freguesias Participantes: Todas as freguesias
 
03.março'24
Monchique
Freguesias Participantes: Silves, Algoz e Tunes
 
24.março'24
Faro
Freguesias Participantes: Alcantarilha e Pêra e Armação de Pêra
 
14.abril'24
Armação de Pêra
Freguesias Participantes: Silves, Algoz e Tunes
 
05.maio'24
Silves Tour
Freguesias Participantes: Todas as freguesias
 
19.maio'24
Odiáxere
Freguesias Participantes: Alcantarilha e Pêra e Armação de Pêra
 
02.junho'24
Loulé
Freguesias Participantes: S. Marcos da Serra e SB Messines 
 
23.junho'24
SB Messines
Freguesias Participantes: Alcantarilha e Pêra e Armação de Pêra 

 

Marinha Grande | OBRAS DE ARTISTAS MEXICANOS RECONHECIDOS MUNDIALMENTE EXPOSTAS NO NAC

 As obras dos artistas mexicanos De La Torre Brothers, reconhecidos internacionalmente, estão expostas no Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) do Museu do Vidro, na Marinha Grande, até ao dia 30 de dezembro de 2023, numa oportunidade única de ver, em Portugal, as peças de arte em vidro dos irmãos Einar e Jamex, concebidas com excecional mestria.

A exposição “Postais Coloniais, De La Torre Brothers" é promovida pela Câmara Municipal da Marinha Grande. Apresenta obras produzidas em vários centros vidreiros europeus, onde os artistas já expuseram, sendo que quatro das peças foram concebidas especificamente para esta exposição, na VICARTE.
Naturais de Guadalajara, México, os irmãos Einar (1963) e Jamex (1960) de la Torre mudaram-se para os Estados Unidos da América (E.U.A), no início da década de 1970, para uma pequena comunidade do estado da Califórnia. Começaram a trabalhar juntos na década de 1990 e atualmente vivem e trabalham entre os E.U.A. e o México.
Através da combinação de peças em vidro soprado com técnicas mistas e instalações artísticas, as suas obras abordam temas tão vastos e atuais como a identidade dos povos, a globalização e o capitalismo. Comummente, encontramos nas suas obras referências a histórias e tradições mexicanas, alusões religiosas e sexuais.
A exposição foi inaugurada em 22 de outubro do ano passado e está patente até ao dia 30 de dezembro de 2023, de quarta-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00 (últimas entradas às 12h30 e 15h30), estando encerrado de domingo a terça-feira e aos feriados. A entrada é gratuita.

Gabinete de Comunicação e Imagem


Porto de Mós | Reciclagem das Festas São Pedro dá cheque à Cercilei

 A VALORLIS e o Municipio de Porto de Mós entregaram ontem, dia 25 de outubro, o prémio alcançado no Ecoevento Festas de S. Pedro, numa cerimónia que se realizou no edifício dos Paços do Concelho, com a presença do Presidente do Município, da Administração da VALORLIS, da Direção da CERCILEI - Porto de Mós e alguns utentes. A Cercilei levou, assim, um cheque de €106, 86.
As Festas de S. Pedro, evento que uniu todo o concelho, contou com o envolvimento de representantes das associações locais que promoveram os sabores e tradições da região num ambiente de celebração e convívio. Apostado que está o Municipio de Porto de Mós na promoção do ambiente e das boas práticas, candidatou, mais uma vez, o certame à classificação de Ecoevento. Esta é uma iniciativa da Valorlis que desafia os organizadores de eventos, a solicitar a classificação de Ecoevento para os mesmos, que se destaca pelo compromisso de redução do impacte ambiental resultante do evento, promovendo a gestão adequada de resíduos.

A classificação de Ecoevento atribui ao evento um caráter de responsabilidade, preocupação e sustentabilidade que será reconhecido pelos participantes. Faz parte deste compromisso a implementação de um plano de gestão de resíduos e garantir que estes resíduos são recolhidos e encaminhados para as instalações da Valorlis, onde serão triados e posteriormente enviados para reciclagem.

Associada a esta componente, existe a vertente de responsabilidade social, onde é premiado o desempenho ambiental do evento, atribuindo um valor em função das quantidades recicladas para apoiar uma instituição ou causa social.

A quantidade de recicláveis produzidos nas Festas de S. Pedro irá apoiar com 106,83€ os projetos sociais da CERCILEI - Polo de Porto de Mós, um centro de atividades e capacitação para a inclusão que apoia jovens portadores de deficiência.

Marta Loia Guerreiro, Administradora Executiva da Valorlis afirma “Os eventos são locais de grande produção de resíduos e para envolver as organizações na temática da reciclagem, criamos o mote: “Quanto mais reciclar mais vai ajudar”, e acrescenta “Com a iniciativa Ecoeventos, a Valorlis alia a sua missão ambiental à sua missão social, apoiando as necessidades das instituições”.
 
Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Marinha Grande |TEATRO STEPHENS ASSINALOU 9.º ANIVERSÁRIO COM CONCERTO DE RODRIGO LEÃO

 O Teatro Stephens esteve cheio para receber o primeiro concerto de Rodrigo Leão, na Marinha Grande, que decorreu esta quarta-feira, 25 de outubro, para assinalar o 9.º aniversário da reabertura deste equipamento cultural.
Na comemoração da efeméride, o Município convidou o conceituado compositor Rodrigo Leão, para apresentar o novo álbum intitulado "Piano para Piano”, editado no passado dia 13 de outubro. Neste concerto intimista, o músico tocou as novas melodias e outras já bem conhecidas dos fãs, acompanhado da sua filha, Rosa Leão.
Em palco, os músicos ocuparam os dois pianos e tocaram outros instrumentos, cujas sonoridades se juntaram aos sintetizadores, em temas do novo disco, como Pandu, Rodant, Jagoz, Marzar, Irmãs ou o incontornável e já bem conhecido Tardes de Bolonha, ali interpretado apenas ao piano.
O espetáculo contou, também, com a atuação do compositor marinhense André Barros e do pianista Tiago Ferreira, que interpretaram dois temas a quatro mãos e outra composição com Rodrigo e Rosa Leão.
A celebração terminou com o corte do bolo de aniversário, na presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; da vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro; dos quatro músicos; da equipa do Teatro Stephens e do público.
Gabinete de Comunicação e Imagem

Rota do Românico lança visitas virtuais das exposições “Ver do Bago”

A Rota do Românico promoveu, em 2021 e 2022, um ciclo de três exposições de arte sacra e de experiências imersivas e interativas, sob o mote “Ver do Bago, um brinde entre Deus e os Homens”.
Celebrando a relação material e simbólica entre a vinha e a paisagem cultural e humana dos vales do Sousa, Douro e Tâmega, este ciclo expositivo, que foi acompanhado por uma ampla programação cultural, decorreu em três locais: no Mosteiro de Santo André de Ancede, Baião, entre 13 de maio e 12 setembro de 2021, com a exposição “Ver do Bago nos Mosteiros”; na Igreja de Santo António dos Capuchos, Penafiel, entre 30 de setembro de 2021 e 31 de janeiro de 2022, com “Ver do Bago nos Santos”, e, por último, no Centro de Interpretação do Românico, Lousada, entre 25 de fevereiro e 26 de junho de 2022, com “Ver do Bago no Sangue”.
Numa parceria com a empresa 3Decide, responsável pela componente multimédia do citado ciclo, a Rota do Românico lança, agora, as visitas guiadas virtuais 360º das três exposições “Ver do Bago”, num duplo compromisso: o da revisitação do projeto passado e o de perpetuação para memória futura.
A Rota do Românico reúne atualmente 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.
António Coelho
Planeamento e Comunicação