quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Taxistas. Durante discurso de fim de protesto, jornalistas foram atingidos com ovos


O presidente da Federação Portuguesa do Táxi (FTP), Carlos Ramos, ao perceber o sucedido, interrompeu o presidente da ANTRAL e condenou a atitude.

Os jornalistas que esta quarta-feira estavam a fazer a cobertura do discurso de final de protesto dos taxistas, contra a entrada em vigor da lei que regula o transporte em veículos descaracterizados, foram atingidos por ovos.
Florêncio de Almeida, presidente da ANTRAL, discursava na Praça dos Restauradores, em Lisboa, quando a multidão começou a atingir os jornalistas presentes com ovos.
O presidente da Federação Portuguesa do Táxi (FTP), Carlos Ramos, ao perceber o sucedido, interrompeu o presidente da ANTRAL e condenou a atitude.
"Não estraguem, não estejam a mandar ovos para a comunicação social. As pessoas estiveram aqui a trabalhar connosco, são profissionais como vocês, são quando andam a conduzir um táxi e não gostam de ser maltratados. Por isso não têm de maltratar as pessoas que estão aqui a fazer a sua função", disse.
"É condenável, quem se apercebeu de quem fez isto deve comunicar quem foi a pessoa que mandou os ovos", acrescentou.
Mais tarde, em declarações aos jornalistas, Carlos Ramos voltou a pedir desculpa pelo incidente.
Fonte: ionline

Porto. Centenas manifestaram-se "pelo fim da justiça machista"

Em causa está a decisão do Tribunal da Relação do Porto que confirmou penas suspensas a dois homens que, numa discoteca, abusaram sexualmente de uma mulher.

Esta quarta-feira, no Porto, centenas de pessoas juntaram-se num protesto contra a decisão do Tribunal da Relação do Porto que confirmou penas suspensas a dois homens que, numa discoteca, abusaram sexualmente de uma mulher.
Na manifestação, conduzida em grande parte por mulheres, era pedido o “fim da justiça machista” e podiam ler-se mensagens como “nós não nos calamos", "justiça machista" ou "andar em público não torna o meu corpo público".
Andrea Peniche, ativista de ‘A Coletiva’, citada pela Lusa, garantiu que o protesto foi uma “chamada de atenção” e uma demonstração da “indignação da sociedade”. Na opinião da ativista existe um “problema sistemático” e desafiou o Governo a lançaum debate a nível nacional acerca da forma como a justiça se pratica em Portugal quando em questão estão crimes de violência de género.
O caso em questão ocorreu em novembro de 2016, numa discoteca de Vila Nova de Gaia. A vítima, de 26 anos, esteve inconsciente por excesso de álcool. Contudo, os homens alegaram que esta consentiu as relações sexuais.
Fonte: /ionline

Não é verdade que “Moçambique é um bom pagador de dívida”

Arquivo

O ministro da Economia e Finanças de Moçambique, Adriano Maleiane, faltou a verdade quando afirmou que “Moçambique é um bom pagador de dívida”. O @Verdade apurou que o Estado além dos calotes que tem dado aos credores das dívidas ilegais não está a amortizar a dívida com o Brasil, não está a pagar as dívidas por bens e serviços fornecidos pelo sector privado nacional, ainda não começou a reembolsar o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e nem aos professores.

Na passada terça-feira (17) Adriano Maleiane afirmou que: “Moçambique é um bom pagador de dívida. Cerca de 87 por cento da nossa dívida é com (credores) bilaterais e multilaterais e nós estamos a pagar (...) cerca de 17 por cento, é que nós estamos a negociar para pagar e as razões já foram sobejamente explicadas”, referindo-se às dívidas ilegais da Proindicus, EMATUM e MAM.

Mas para as instituições financeiras internacionais parece pouco importar que Moçambique pague grande parte da Dívida Externa e o facto é que há cerca de dois anos as agências de notação financeira que atribuíram “rating” de Incumprimento Seletivo ao nosso país e a classificação mantém-se impossibilitando Moçambique de obter créditos no estrangeiros.

Aliás, na verdade o nosso país está a dar calote a pelo menos um dos parceiros Bilaterais, o Brasil, na amortização da dívida contraída para a construção do Aeroporto de Nacala.

Desde finais de 2016 que o Governo tem falhado as amortizações da dívida contraída ao Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social(BNDES) do Brasil a quem ainda deve 107 milhões de dólares norte-americanos.

Mas se no que diz respeito à Dívida Externa o ministro Maleiane tem alguma razão omitiu que ao nível interno a reputação do Estado de cada vez pior pagador. Aos professores o Governo tem dívidas que remontam a 2013 e são relativas a horas extraordinárias, segunda turma e a salários.

Às empresas privadas nacionais até a crise atingir o pico a dívida ascendia a 29 biliões de meticais sendo que alguns dos empresários nacionais continuam a desesperar para receber os reembolso do IVA que facturaram nos últimos 3 anos e que ascendia a 8 biliões de meticais.

Investigações do @Verdade apuraram que seis, das 107, empresas do sector empresarial do Estado deviam à banca mais de 150 biliões de meticais.

Adicionalmente o @Verdade apurou que o Executivo não está a honrar um compromisso assumido com um sindicato bancário relativo a empréstimo que contraiu para pagar os mais de 3 biliões de meticais de compensação às gasolineiras nos anos de 2014 e 2015.

O Estado tem ainda acumulado Dívida Pública Interna, que aumentos mas de 100 mil por cento por cento desde 2015, para financiar o seu défice orçamental e o @Verdade apurou que parte do dinheiro arrecada na venda de Títulos do Tesouro é para pagar Bilhetes e Obrigações do Tesouro do passado.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambola 2018: Mário e Amadu mantém invencibilidade da União no Songo e liderança isolada

Foto da página do facebook da União Desportiva de Songo
Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique
Mário e Amadu voltaram a facturar e a garantir um preciosa reviravolta diante do Textáfrica mantendo a invencibilidade da União Desportiva no Songo e a liderança isolada do campeonato nacional de futebol.
Acossada por uma pesada derrota no derby do Chimoio os “fabris” chegaram ao Songo dispostos a acabar com os 3 anos de invencibilidade dos campeões nacionais, cenário que tornou-se provável quando inaugurou o marcador à passagem do minuto 10.
No entanto os campeões mostraram que tem muita vontade de revalidar o título e antes do intervalo o inevitável Mário Sinamunda igualou o jogo de cabeça.
Depois do descanso Nacir Armando lançou Amadu para o relvado e o jovem voltou a mostrar a sua qualidade marcando mais golo de belo efeito, no minuto 70, que garantiu a liderança da liderança isolada dos “hidroeléctricos”.
Jogando bem no seu estádio, como não se via há muitas partidas, o Ferroviário de Maputo não teve dificuldades de somar 3 pontos diante do homónimo de Nampula que foi um pálida imagem daquela equipa que tem o melhor ataque do campeonato.
Liberty abriu o placar no minuto 5, bem lançado por um colega, e Diogo num tiro de primeira, no minuto 10, fez o segundo golo que mantém a equipa de Nelson Santos na peugada dos campeões.
Também ainda com chances de chegar o título os “muçulmanos” da Matola derrotaram os “guerreiros de Gaza”.
Daínho, no minuto 13, inaugurou o placar e Telinho, na 2ª parte, fez o segundo embora tenha ajeitando com a mão antes de sentar o guarda-redes do Chibuto e atirar para o fundo das malhas.
Eis os resultados da 26ª jornada:
Sporting de Nampula 4-2 Maxaquene
G.D. Incomáti 1-1 1º Maio de Quelimane
Desportivo de Nacala 2-1 ENH Vilanculo
U.P de Manica 0-2 Ferroviário da Beira
União Desportiva de Songo 2-1 Textáfrica
Costa do Sol 1-0 Ferroviário de Nacala
Ferroviário de Maputo 2-0 Ferroviário de Nampula
Liga Desportiva de Maputo 2-0 Clube de Chibuto
A classificação está desta forma ordenada:
CLUBES
J
V
E
D
BM
BS
P
União Desportiva do Songo
25
16
5
4
34
21
53
Ferroviário de Maputo
26
16
2
8
27
17
50
Liga Desportiva de Maputo
25
13
5
7
32
21
44
Ferroviário de Nampula
26
11
8
7
35
24
40
Maxaquene
26
10
9
7
30
24
39
Textafrica
26
10
8
8
22
28
38
Clube de Chibuto
26
10
7
9
28
19
37
Costa do Sol
26
8
10
8
19
13
34
ENH de Vilanculo
26
8
7
10
16
26
31
10º
Ferroviário de Nacala
26
7
9
10
15
21
30
10º
G.D.Incomati
26
7
9
10
15
19
30
10º
Desportivo de Nacala
25
8
6
11
21
23
30
13º
Ferroviário da Beira
24
7
8
9
26
23
29
14º
Universidade Pedagógica de Manica
26
6
9
11
19
28
27
14º
1º de Maio de Quelimane
26
7
6
13
20
31
27
16º
Sporting de Nampula
25
4
7
14
17
38
19