terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Menor diz que relacionamento sexual com padre de Monção era consentido

O padre de 40 anos foi afastado das funções sacerdotais e o caso já chegou ao Ministério Público.
A diocese de Viana do Castelo suspendeu um padre de Monção, depois de ter confirmado abuso sexual de um menor. A alegada vítima garante que havia total consentimento entre as partes. O caso foi entregue ao Ministério Público e às autoridades canónicas competentes.
O relacionamento de cariz sexual entre o padre André Gonçalves, de 40 anos, e um menor prolongou-se durante 2022.
A denúncia chegou à diocese de Viana do Castelo na sexta-feira e, quando confrontados, ambos confessaram a relação.
O jovem garante que houve total consentimento e rejeita que a diocese se refira ao caso como um abuso sexual de menor.
O padre João Basto, diretor de comunicação da diocese de Viana do Castelo, explica que o conceito de consentimento não se aplica à luz do direito canónico.
A diocese garante que o relacionamento ocorreu fora da esfera religiosa.
O padre André foi afastado de todas as funções sacerdotais na segunda-feira e o caso já foi encaminhado para o Ministério Público.

SIC Notícias

Em Avis doaram sangue 27

Neste ano de 2023, depois de Nisa, foi a vez de Avis ser palco de uma brigada da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP). O local onde decorreu a dádiva, que envolveu a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA, foi o quartel dos bombeiros.
Para o local da colheita encaminharam-se 27 pessoas, sendo 12 do sexo feminino (44,4 %).
Em Avis, as unidades de sangue total recolhidas somaram imprescindíveis 24. Assim ditaram os exames realizados aos presentes.
Estrearam-se a doar sangue dois voluntários. Já o Registo Português de Dadores de Medula Óssea passou a ter mais um inscrito.

A Câmara Municipal de Avis apoiou a realização do almoço convívio, servido ao início da tarde.
Alpalhão
Em Alpalhão (Nisa), nas instalações do centro cultural, vamos estar em nova colheita a 25 de Fevereiro. Sempre em manhãs de sábados.
E que tal viajar em:

JR

RUA DA PORTA DA AZÓIA, EM SILVES, SOFRE CORTE DE TRÂNSITO NO DIA 25 DE JANEIRO, ENTRE AS 10H00 E AS 12H00

 Corte afetará parcialmente a Rua Dom Afonso III
O Município de Silves informa que a Rua da Porta da Azóia, em Silves, estará encerrada à circulação automóvel no dia 25 de janeiro, entre as 10h00 e as 12h00, na sequência de betonagem em obra particular. Este corte de trânsito afetará parcialmente a Rua Dom Afonso III, sendo o trânsito desviado para a Rua Nova da Boa Vista.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

A sede do Bloco de Esquerda em Coimbra abre portas para sessão sobre Revisão Constitucional

 A sede do Bloco de Esquerda em Coimbra abre portas para a primeira sessão Lado B - Conversas de Esquerda.
A sessão, dedicada ao oitavo processo de Revisão Constitucional, conta com a presença de Pedro Filipe Soares, deputado à Assembleia da República e atual líder do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, e Eduardo Figueiredo, Assistente Convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. A moderação fica a cargo de Mariana Rodrigues, da Comissão Coordenadora Concelhia de Coimbra.

A proposta de revisão apresentada pelo Bloco de Esquerda pretende reforçar o sentido de justiça económica, social e climática da Constituição da República Portuguesa, partindo do “espírito original de garantia democrática e tradição solidária, que constitui a matriz fundadora da nossa Constituição”. Proposta na íntegra aqui.

Dia 30 (segunda-feira) pelas 21H00 na sede do Bloco de Esquerda em Coimbra (135 2.º Rua da Sofia). A entrada é livre e não é exclusiva a aderentes do Bloco de Esquerda.

Proença-a-Nova | Projeto Eco Escolas da Escola Pedro da Fonseca recebe distinção de Excelência

 

O projeto Eco Escolas da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca foi distinguido com o diploma de Excelência, atribuído pela Associação Bandeira Azul, numa cerimónia realizada a 20 de janeiro, em Soure.

Este importante galardão reconhece a qualidade do trabalho realizado na implementação deste programa que a escola integra desde no ano letivo 2015-2016. Trata-se um programa escolar internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. A Câmara Municipal de Proença-a-Nova tem sido parceira deste programa em diversas ações de educação ambiental – um dos exemplos é a entrega dos resíduos recolhidos no âmbito do Troque Resíduos por Plantas.

O Jorge Santos, professor responsável pelo projeto na escola, mostra-se orgulhoso com esta distinção, “pois reflete todo o trabalho da escola em prol das boas práticas ambientais, que todos os dias desenvolve parte do seu trabalho em prol da sustentabilidade, preservação do meio ambiente e incutindo no trabalho desenvolvido com os alunos dos diferentes níveis, os princípios associados às ODS do desenvolvimento sustentável, trabalho esse de grande qualidade, resultado das diferentes atividades que desenvolvemos ao longo do ano”.

Todos os anos, a Escola organiza o Dia Eco Escolas no qual acontecem várias iniciativas destinadas à comunidade escolar e que contam com a participação dos parceiros do projeto. O tema do ano letivo 2022-2023 é Biodiversidade: preservar e regenerar espaços exteriores, no âmbito do qual está a ser implementada uma “reorganização do espaço escolar, com um projeto que estamos a trabalhar para a identificação de todas as espécies florísticas existentes em redor da escola, assim como a elaboração de um plano de sustentabilidade da escola, que será um contributo que poderemos ter no futuro para proporcionar um mundo melhor às gerações futuras. Todas as atividades vão sendo trabalhadas ao longo do ano, das mais diversas formas, sendo que o ponto alto prevê se que seja a realização do dia Eco Escolas, entre os dias 22 ou 30 março”, acrescenta Jorge Santos.

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais. A ABAE faz parte da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), a qual agrupa entidades internacionais que, em conjunto promovem atividades de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, oriundas de mais de 77 países.

Silves | 7ª MOSTRA SILVES CAPITAL DA LARANJA

 Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Silves, a 7.ª Mostra Silves Capital da Laranja decorrerá nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, destacando a citricultura que se faz no concelho e os diversos agentes económicos ligados ao sector. Sara Correia, José Cid e Mimo´s Orchestral Experience com  Banda da Sociedade Filarmónica Silvense são os cabeças de cartaz desta edição, que decorrerá no espaço da zona ribeirinha junto à FISSUL. 
O certame terá a sua inauguração oficial pelas 10h30. Para além da área da citricultura, estarão presentes dezenas de expositores ligados aos vinhos, agricultura, produtos regionais, doçaria, artesanato, gastronomia, associativismo e instituições locais e regionais.
A Conferência Laranja XXI (onde especialistas debaterão temas centrais para a produção e produtores de citrinos), o “Festival Internacional de Cocktails Silves da Laranja 2023” nas modalidades de After Dinner e Flairbartending, a animação musical infantil do João Violão e a conhecida Marcha dos Namorados, atividade desportiva que integra o calendário de marcha-corrida do Algarve, são outros dos pontos altos do evento.
Relembre-se que destacar a citricultura, os seus produtores e os assuntos que interessam para a melhoria deste sector é o grande objetivo da Mostra Silves Capital da Laranja, que teve a sua primeira edição em fevereiro de 2017.

PROJECTO “ENCERRADA, MAS DE PORTA ABERTA”, RECEBE CONTRIBUTO DA LOJA ERA DE CANTANHEDE E MIRA QUE REPETE NESTA QUADRA PROJECTO SOLIDÁRIO

 

Privilegiando a colaboração com entidades do concelho onde desenvolvem a sua atividade, a Loja ERA sediada em Cantanhede e Mira, está a desenvolver uma campanha solidária, recebendo neste Natal, bens alimentares, brinquedos e produtos de higiene pessoal, que serão destinados ao projecto “Fechada, mas de Porta Aberta”.

Até ao dia 6 de janeiro de 2023, a loja de Cantanhede da ERA, vai estar a recolher os donativos dos seus clientes e de todas as pessoas que se queiram a associar a esta campanha que a ERA está a desenvolver no âmbito da sua responsabilidade social, contribuindo dessa forma para o projecto da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.

Desta forma, todos as pessoas que estejam interessados em unir-se nesta quadra tão especial e participar nesta recolha de bens, poderão deixar o seu precioso contributo na Loja da ERA Cantanhede, sediada no Largo Cândido dos Reis, edifício do Gaveto, nº 27, Loja 3.

Para qualquer ajuda ou informação, todos os interessados poderão contactar a ERA, pelo 231419130, ou pelo email cantanhede@era.pt.



Ameaças ao Presidente da República: detido suspeito de enviar carta com bala para o Palácio de Belém

Homem terá enviado carta com bala e pedido de um milhão de euros, em novembro.
A Polícia Judiciária deteve um homem suspeito de ameaçar o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em novembro de 2022.
O homem terá enviado uma carta com uma bala lá dentro, um telemóvel e um pedido de um milhão de euros, que deveria ser enviado para uma conta bancária discriminada na missiva.
O autor ameaçava que caso esse pagamento não fosse feito seria disparada uma bala contra Marcelo Rebelo de Sousa.
A carta foi enviada para a PJ, que abriu uma investigação, que culminou agora com a detenção do suspeito. O código penal prevê que quem ameaçar outra pessoa com a prática de crime contra a vida pode ser punido com uma pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias.
Na altura, o Presidente da República desvalorizou a situação, dizendo que tinha recebido mais "ameaças" quando tinha um programa de televisão na RTP e na TVI, do que em Belém.
Quem anda nesta vida e eu já ando há 30 anos tem disto enfim às dezenas (...). Acontece eu não dou grande importância", disse Marcelo Rebelo de Sousa.
Marcelo disse ainda que este tipo de situações acontece espaçadamente, nunca se tendo confirmado qualquer gravidade.
Isto acontece espaçadamente nunca se veio a confirmar qualquer gravidade da situação. Normalmente há o caso da perturbação ou nem é possível investigar o que se trata porque são cartas anónimas e, portanto, aqui também não porque estava fora. Estando fora os serviços entenderam comunicar à Polícia Judiciária", afirmou.

SIC Notícia

Espetáculo marca o regresso do XXIII Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede. Amália, Dona de Si – o Musical no Multiusos de Febres

Amália, Dona de Si – o Musical sobe ao palco do Multiusos de Febres dia 4 de fevereiro, às 21h30. Construído em torno dos aspetos mais marcantes da vida e do legado de Amália Rodrigues, o espetáculo transporta os espetadores para a descoberta de uma mulher fascinante e enigmática, dando conta de alguns dos seus sonhos, dos seus medos e ansiedades e das escolhas artísticas que, conjuntamente com a voz, sensibilidade e intuição únicas, também ajudam a explicar o extraordinário sucesso internacional da sua carreira.
A dramaturgia e a encenação têm assinatura de Jaime Monsanto e a interpretação está a cargo do ator Diogo Carvalho, que surge acompanhado por Pedro Ferreira ao piano e Ricardo Silva na guitarra portuguesa, sendo a voz de Amália, extraída de gravações, um dos elementos-chave no desenrolar da ação.
Em novembro de 2022, Amália, Dona de Si – o Musical atravessou o Atlântico para representar o nosso país num festival de teatro em São Paulo, no Brasil, no âmbito do XIII Circuito de Teatro em Português projeto de intercâmbio teatral dos países de língua oficial portuguesa, que reúne anualmente no Brasil companhias de teatro de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
No Pavilhão Multiusos de Febres, a entrada no espetáculo é gratuita e com lotação limitada, pelo que será necessário efetuar reserva prévia, que pode ser efetuada através do contato 231 429 813 ou do email dc@cm-cantanhede.pt, e os ingressos podem ser levantados no Posto de Turismo, no Museu da Pedra e no Museu Load ZX Spectrum, durante o horário de expediente.
Com organização a cargo do Município de Cantanhede, em parceria com a Gira Sol – Associação de Desenvolvimento de Febres, a apresentação de Amália, Dona de Si – o Musical marca também o regresso do Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede, que este ano cumpre a sua 23.ª edição com a participação de dezassete grupos cénicos.
Após três anos de interrupção, aquele que é um dos maiores certames de teatro amador do país está de volta com um programa que prevê a realização de cerca de 36 espetáculos ao longo de três meses (fevereiro, março e abril). Durante esse período, mais de 300 pessoas vão estar envolvidas neste programa de intervenção sociocultural, promovido pelo Município de Cantanhede para dinamizar a atividade das associações do concelho que possuem uma valência dedicada às artes cénicas, fomentar o intercâmbio cultural entre entidades que perseguem objetivos comuns e estimular o relacionamento intergeracional. O que se pretende é a partilha de experiências, quer no que diz respeito ao desenvolvimento artístico e técnico das produções teatrais, quer no que tem a ver com a formação de novos públicos.
É aliás isso que justifica a atribuição de um subsídio para as despesas inerentes à preparação, montagem e representação das peças e ainda o significativo apoio no que diz respeito à logística e divulgação.

Fotografias: Carlos Gomes

XXIII Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede/2023
Grupos Participantes

- Grupo de Teatro “As Fontes do Zambujal” – Associação Juvenil do Zambujal e Fornos
- Grupo de Teatro Experimental “A Fonte” – Murtede
- Grupo de Teatro, Arte e Cultura da Associação Musical da Pocariça
- Grupo de Teatro “Renascer” do Centro Social de Recreio e Cultura da Sanguinheira
- Grupo de Teatro Cordinha d’Água do Grupo Folclórico “Os Lavradores” de Cordinhã
- Grupo de Teatro Amador da Tocha da Associação Recreativa e Cultural 1.º de Maio
- Grupo de Teatro Amador da União Recreativa de Cadima
- Grupo de Teatro da ACDC – Associação Cultural e Desportiva do Casal
- Grupo de Teatro da Associação do Grupo Musical das Franciscas
- Grupo de Teatro S. Pedro, Cantanhede
- “Novo Rumo” – Teatro de Amadores de Ançã
- Pequenas Vozes de Febres
- Grupo de Teatro “Os Esticadinhos”
- Grupo Cénico do Clube União Vilanovense
- Bombarda – Companhia de Teatro
- Grupo Resistência Teatro e Produções – Associação Cultural e Recreativa de Cordinhã
- Ekos – Grupo de Teatro (Associação Orfeão Vox Caeli de Cantanhede

Fundação Serralves e Universidade Católica promovem ciclo de conversas sobre a alimentação. Entre janeiro e dezembro de 2023 na Fundação de Serralves

 Janeiro marca o início do Ciclo de Conversas "Alimentar uma causa", uma iniciativa da Fundação de Serralves, que conta com a parceria científica da Universidade Católica Portuguesa no Porto. De janeiro a dezembro de 2023, vão decorrer 11 sessões proferidas por docentes e investigadores da Universidade Católica Portuguesa no Porto de áreas que vão da Psicologia à Biotecnologia, passando pelo Direito e pela Gestão, e que terão como tema central a Alimentação. A primeira Conversa é já no dia 29 de janeiro, às 11 horas, com Patrícia Oliveira e Silva, diretora do Human Neurobehavioral Laboratory (HNL) e vice-diretora da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica no Porto. O tema será Como as emoções são influenciadas pelo que comemos.

A Alimentação, vista de diferentes ângulos, é a protagonista deste ciclo de conversas e, em cada sessão, um tema diferente será explorado sob a perspetiva de áreas de conhecimento como a Neurologia, a Economia, a Sustentabilidade, o Justiça, a Saúde, entre muitas outras. O objetivo é permitir um caminho de reflexão em torno de uma área, que sensibilize para temas da atualidade e que promova uma visão integrada da Alimentação e de como esta afeta não só o nosso corpo, mas também a nossa sociedade.
 
Para Célia Manaia, vice-presidente da Universidade Católica Portuguesa no Porto, este ciclo de conversas “traz um olhar panorâmico e interdisciplinar sobre o tema Alimentação, indo do bem-estar ao prazer e da inovação tecnológica à sustentabilidade ambiental e social.” “Através de um único tema, criar-se-ão pontes e sinergias que realçam a importância da alimentação na sociedade, desde o impacto no nosso organismo a todas as atividades que lhes estão associadas, designadamente no desenvolvimento económico, ou na geração de emprego”, acrescenta.
 
O Ciclo de Conversas "Alimentar uma causa", uma iniciativa da Fundação de Serralves, conta com a parceria científica da Universidade Católica Portuguesa no Porto, e vai contemplar a realização de 11 sessões, distribuídas por 11 domingos ao longo do ano. Nestas sessões vão ser abordados os temas: “Como as emoções são influenciadas pelo que comemos (Patrícia Oliveira e Silva, da Faculdade de Educação e Psicologia); “O vinho é uma coisa simples, ou talvez não” (Tim Hogg, da Escola Superior de Biotecnologia); “Leguminosas sem fronteiras: sustentabilidade e resiliência em tempos de crise” (Marta Vasconcelos, da Escola Superior de Biotecnologia); “Funcionalização dos alimentos e saúde” (Ana Gomes, da Escola Superior de Biotecnologia); “Os cidadãos e o desperdício alimentar: perspetiva jurídica” (Raquel Carvalho, da Escola do Porto da Faculdade de Direito, e Alexandra Afonso Ribeiro do CETRAD-UTAD); “Tendências e escolhas dos consumidores” (Maria João Monteiro, da Escola Superior de Biotecnologia, e de um membro da Portugal Foods); “Alimentação, Nutrição e Bem-estar!” (Marta Correia, da Escola Superior de Biotecnologia); “Economias, agriculturas e segurança alimentar” (Leonardo Costa, da Católica Porto Business School); “Vírus e bactérias (também) tornam alimentos seguros!” (Paula Teixeira, da Escola Superior de Biotecnologia); “O poder de uma embalagem! Mitos e factos” (Fátima Poças, da Escola Superior de Biotecnologia; “Inovação na sustentabilidade e regeneração” (João Pinto, da Católica Porto Business School). As sessões são de entrada livre, mas requerem inscrição prévia.

PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Comunicação | LPCC lança “Desafio 5Km” e alerta para “Cuidados mais justos”

 A iniciativa da LPCC alusiva ao Dia Mundial do Cancro – “Desafio 5Km” – foi lançada no sábado (21), em Leiria, na Final Four Allianz Cup 2023, e consiste em completar cinco quilómetros de bicicleta, a nadar, a correr ou, simplesmente, a caminhar. Depois de concluir o exercício, o objetivo é publicar a conquista dos 5Km nas redes sociais com o hashtag #LPCCdesafio5km e desafiar cinco amigos a fazer o mesmo e a divulgar a mensagem. Somando o total de iniciativas dos participantes, pretende-se alcançar os 40.075 Km, distância que representa o perímetro da Terra. Para tal, são necessárias 8.015 participações.
O cancro afeta muitas pessoas, mas nem todos têm acesso aos cuidados de que necessitam e é imperativo chamar a atenção para a necessidade de se garantirem “cuidados mais justos” para todos, por isso, “queremos que esta ideia dê a volta ao mundo”, afirma o presidente da Direção da LPCC, Eng.º Francisco Cavaleiro de Ferreira. A campanha “Por cuidados mais justos” é construída para inspirar mudanças e mobilizar ações e, sendo uma campanha trianual, constitui um fio orientador para trabalhar um tema específico a cada ano, constituindo a trilogia: conhecer (2022), agir (2023) e desafiar (2024). Este ano é a oportunidade para unir vozes e entrar em ação mobilizando amigos, familiares, colegas e vizinhos incentivando-os a realizarem o “Desafio 5Km” ou, simplesmente, a inscreverem-se como voluntários da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O Dia Mundial do Cancro (DMC) foi criado a 4 de fevereiro de 2000, na "World Summit Against Cancer for the New Millenium", realizada em Paris, e assinala-se anualmente por iniciativa da UICC. Capacitar e unir a população para enfrentar um dos maiores desafios de saúde pública, consciencializar, melhorar a educação e promover a ação pessoal e coletiva, na luta contra o cancro, são estes os objetivos que sustentam o foco do DMC.

Aveiro | “Frio, gelo e chocolate quente” este fim de semana na Fábrica Centro Ciência Viva

 A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro tem a proposta perfeita para um belo fim de semana de inverno, em família ou entre amigos. “Frio, gelo e chocolate quente” é o programa especial para os dias 28 e 29 de janeiro.
No Laboratório, experimenta-se com rigor os cuidados que devemos ter com as nossas mãos; na Oficina dos Robôs, põe-se à prova a imaginação e o engenho para construir um robô esquiador… e ao passar pela “Cozinha é um Laboratório” ninguém resistirá a um protocolo bem doce, recheado de chocolate.
A atividade “Com creme se vence o frio” acontece às 10h00 e repete às 15h00; a atividade “Perfeito-perfeito é biscoito com chocolate quente!” decorre às 11h00 e às 16h00; e o “Robô esquiador” tem sessões agendadas para as 12h00 e as 14h00.

Todas as atividades do programa têm 60 minutos de duração e estão disponíveis no sábado e no domingo.

As inscrições podem ser feitas através dos contactos: 234 427 053 ou fabrica.cienciaviva@ua.pt. O programa detalhado e mais informações estão disponíveis aqui


Câmara de Águeda promove reunião com Juntas e IPSS’s do concelho sobre a Estratégia Local de Habitação

 Encontro serviu de ponto de partida para apresentação das linhas estratégicas do programa de financiamento 1.º Direito, em concreto o acesso à habitação por parte de famílias carenciadas.     
A Câmara Municipal de Águeda promoveu, ontem, no Salão Nobre, uma reunião com as Juntas e Uniões de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) do concelho sobre a implementação da Estratégia Local de Habitação de Águeda (ELHA).
 
Neste encontro, para além das linhas mestras da ELHA e dos desafios que se pretendem concretizar até 2026, foi apresentado o 1.º Direito, Programa de Apoio ao Acesso à Habitação que permitirá financiar a construção ou reabilitação de património existente para apoiar pessoas que vivam em condições precárias, algumas já identificadas e outras que possam vir a ser acrescentadas pelas instituições.
Um espaço para esclarecimento de dúvidas sobre o processo de candidatura ao financiamento previsto no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que contou com a presença de Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, bem como de Marlene Gaio e Vasco Oliveira, vereadores da Ação Social e Obras Particulares, respetivamente.
 
“Esta é uma das primeiras sessões de esclarecimento que prevemos realizar e o ponto de partida para reuniões diretas com as várias instituições no sentido de encontrar soluções para os problemas habitacionais das famílias carenciadas do concelho”, disse Edson Santos, acrescentando que este “é um processo direcionado para as pessoas que vivam em dificuldades”.
 
O Vice-Presidente da Câmara de Águeda avançou que vai ser criado, no Município, um gabinete facilitador que preste o apoio necessário às instituições para dar resposta às suas necessidades em termos de formulação das candidaturas a este programa para que as possam formalizar o mais rapidamente possível. Isto porque a “janela de oportunidade” é curta, considerando que para conseguir um financiamento a 100% (a fundo perdido), as obras a realizar terão de estar concluídas até final de 2026.
 
“É uma extraordinária oportunidade para resolver estes problemas do património habitacional degradado e apoiar as famílias carenciadas”, sublinhou Edson Santos.
A implementação deste programa é uma das ações previstas na ELHA e visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.
 
A UF de Recardães de Espinhel, as Juntas de Freguesia de Aguada de Cima, de Macinhata do Vouga e de Valongo do Vouga, bem como as IPSS’s Conferência Vicentina, Património dos Pobres e Pioneiros já identificaram as suas necessidades no património habitacional e que poderão ser alvo de intervenção ao abrigo deste programa de financiamento. Uma necessidade apontada aquando da elaboração da ELHA, que prevê, assim, a reabilitação de 45 fogos propriedade destas instituições, com um investimento previsto de 4,9 milhões de euros.
 
Nesta sessão de esclarecimento, foi sublinhado que este é um processo “em construção”, pelo que as instituições que detenham propriedades que possam integrar estes apoios devem apresentar à Câmara Municipal as suas necessidades e as famílias que poderão ser beneficiadas para que possam ser acrescentadas e formalizar candidatura junto do IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana), entidade que gere a implementação do programa.
 
Refira-se que a ELHA é um documento orientador na área da política de habitação para o concelho de Águeda que identifica as necessidades habitacionais e respetivas soluções a implementar nos próximos anos, perspetivando um investimento global de mais de 30 milhões de euros, entre financiamento municipal, privado, fundos europeus e captação de investidores externos.
 
Trata-se de um documento que foi trabalhado em concertação com o IHRU e em alinhamento com a estratégia nacional em políticas de habitação e adaptado à realidade do concelho.

ALEMANHA | Protesto em Hamburgo contra uso de armas nucleares na Ucrânia

 A organização Médicos Internacionais para a Prevenção da Guerra Nuclear saiu, às ruas, em protesto, este domingo, em Hamburgo, na Alemanha. Os manifestantes exigem que todas as armas nucleares sejam destruídas.
Esta organização, que já venceu o Prémio Nobel da Paz, mostrou-se preocupada com a guerra na Ucrânia e teme que o risco de utilização destas armas aumente devido ao conflito.
Angelika Claußen, co-Presidente da organização, defende que os atores da guerra devem declarar as suas intenções. A responsável defende que, especialmente os maiores países com armas nucleares, "a Rússia e os Estados Unidos, que também estão envolvidos na guerra, têm de declarar a não utilização de armas nucleares no conflito", apelando a que não exista um primeiro uso destas armas.
Protesto assinala segundo aniversário de tratado da ONU
Este protesto assinala o segundo aniversário de um tratado das Nações Unidas, que proíbe o uso de armas nucleares. Acredita-se que a Rússia poderá muito provavelmente utilizar armas tácticas ou as chamadas pequenas armas nucleares na Ucrânia, mas especialistas, numa conferência que conduziu a esta manifestação, disseram que não existem armas nucleares de pequeno porte.
Os possíveis danos causados por potenciais acidentes nas centrais nucleares mundiais também são alvo de preocupação. Peritos internacionais querem implementar uma “zona de proteção” em torno da central nuclear de Zaporijia, a maior da Ucrânia, para evitar esse risco.
Linda Gunter, da organização Beyond Nuclear Internacional, refere que esta atitude minimizaria o risco desta e de outras estruturas semelhantes serem "atingidas por mísseis, por bombardeamentos", mas realçou que "não eliminará o risco, por completo, porque os acidentes ainda podem ocorrer devido a perdas de energia ou erro humano".
Outro grupo de peritos irá destacar os riscos das armas nucleares na terça-feira. A organização Boletim dos Cientistas Atómicos vai atualizar o Relógio do Juizo Final para simbolizar o quão perto pensam que os humanos estão da auto-aniquilação.

euronews

EQUIPA DE MINIBASQUETE DO ESCALÃO 12 PARTICIPAM EM CONVÍVIOS DE MINIBASQUETE

 

As crianças do escalão de Minis 12, da equipa da Secção de Basquetebol da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com o objectivo de complementar o trabalho que vem desenvolvendo ao longo da semana e sem descurar o convívio proporcionado, com a participação em torneios e convívios da modalidade, vai participar nos próximos meses em convívios organizados e promovidos por equipas congéneres.

No próximo dia 25 de fevereiro, irão deslocar-se à cidade da Figueira da Foz, para no Pavilhão Galamba Marques, participarem num torneio organizado pelo Ginásio Clube Figueirense.

Agendado para o alto do distrito, está para se realizar a 4 de março, em S. Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital, o Torneio organizado pela Secção de Basquetebol da Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense.

A 1 de abril, sábado o Pavilhão Mário Mexia, na cidade de Coimbra, por iniciativa da Associação Académica de Coimbra, vai realizar-se com início agendado pelas 10h00, igualmente um torneio para este escalão.

Para além do convívio gerado por estes jogos, pretende-se que as crianças obtenham algumas rotinas técnicas, que lhes permitam criar condições para ascender ao escalão Sub 14, que já exige algumas condições técnicas.

Nestas deslocações as crianças serão acompanhadas para além dos seus familiares, pela equipa técnica coordenada pelo Professor João André Costa e seu adjunto Miguel Gomes e pela Delegada Ana Rodrigues.

Proença-a-Nova promove-se como destino turístico na FITUR em Madrid

 

O Ano Municipal das Artes está a ser o mote para a promoção que o Município de Proença-a-Nova está a fazer de todo o concelho e das suas potencialidades na Feira Internacional de Turismo que está a decorrer em Madrid até ao dia 22 de janeiro. Pelo quarto ano o Município apresenta-se com um espaço próprio na maior feira de turismo da Península Ibérica com o mesmo objetivo de sempre: promover o território junto do mercado mais próximo de Portugal, reforçando a comunicação que tem sido feita nas anteriores edições de um destino que aposta na natureza, no desporto e aventura, na ciência e também nas artes.

Em 2023 iremos estar presentes nas duas maiores feiras de turismo de Espanha e de Portugal como parte da estratégia que temos definido para este sector e que passa por criar visibilidade junto de um público que privilegia, sem dúvida, a visita às principais cidades portuguesas, mas que começa a estar disponível para realizar outro tipo de turismo, mais em contacto com a natureza, sem descurar as artes, como cada vez mais nos posicionamos”, refere João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. “Temos ainda muito espaço para crescer, nós e toda a Beira Baixa, sem perdermos aquilo que nos torna singulares e autênticos. Mais turismo significará mais retorno para os agentes já existentes no concelho e poderá potenciar o surgimento de novos empreendedores ligados a este sector, contribuindo para o dinamismo que queremos imprimir localmente, em linha, aliás, com o que se passa a nível nacional”, acrescenta o autarca.

Visualmente, o espaço de Proença-a-Nova destaca a obra “A Coroa”, que os SAWU Studio desenvolveram na antiga ponte do Barrão, entre as aldeias de Vale de Água e do Pergulho, no âmbito do projeto Esporo; e ainda fotografias de peças que integram o Roteiro das Artes do Município, dos seus espaços museológicos e de alguns ofícios. Os visitantes do stand podem provar as infusões do projeto BioAromas LIIS, com a marca É Capaz e estão a ser convidados a a realizar dois dos jogos disponíveis no Centro Ciência Viva da Floresta: um relacionado com a descoberta de ervas aromáticas através do olfato e o outro que convida a ouvir os pássaros mais frequentes do território.

Nesta edição da FITUR, a representação portuguesa conta com 92 empresas, além das sete regiões turísticas do país. O Secretário de Estado de Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, e o presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, estiveram na FITUR no dia de abertura, a 18 de janeiro, tendo igualmente passado pelo stand de Proença-a-Nova.

SECÇÃO DE COLUMBÓFILIA DA SOCIEDADE COUMBÓFILA REPRESENTADA NA 48ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DE COLUMBÓFILIA E NA 1ª EXPOSIÇÃO MEDITERRÂNICA DE COLUMBÓFILIA


Os associados da Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Emanuel Ventura, Lusitano Espinhal e a equipa Nuno & Filho, participaram na 48ª Exposição Nacional de Columbofilia e na 1ª Exposição da Confederação Mediterrânica de Columbofilia, organizada pela Federação Portuguesa de Columbofilia, eventos que decorreram no Palácio dos Desportos, na cidade de Torres Novas, de 19 a 22 de janeiro, contando com o apoio do Município daquela cidade.

No final deste evento desportivo, a equipa Nuno & Filho, esteve em destaque alcançando 2 lugares no pódio final.



Na Exposição Nacional, a equipa Nuno & Filho, na classe Sport, na categoria A – Velocidade obteve o 3º lugar, totalizando a pontuação de 22,6814, na Categoria B na especialidade de Meio – Fundo, alcançou o 8º lugar, com 85,8195 e na Categoria G – Yearlings o 11º lugar totalizando 38,9571.

Na mesma classe Lusitano Espinhal, na categoria G – Yearlings, alcançou o 8º lugar, obtendo a pontuação de 28,1017.

Ainda na mesma categoria e na mesma competição Emanuel Ventura, alcançou na Categoria H – Adultos o 17º lugar, com 143,9174 e na Categoria I Fundo 1º ano, igualmente o 17º lugar com 25,0988.

Na classe de Standard, na categoria de Mediterrânicos Machos, Lusitano Espinhal, obteve o 12º lugar, com 92,000 e a equipa de Nuno & Filho, o 35º lugar com 91,333.

Na 1ª Exposição da Confederação Mediterrânica de Columbofilia, competição paralela, que se realizou no mesmo local e nas mesmas datas, a equipa Nuno & Filho, voltou a estar em destaque, alcançando na classe sport, na Categoria A – Velocidade o 3º lugar, totalizando 22,6814.

No decorrer da entrega de prémios desta Exposição a equipa Nuno & Filho, recebeu igualmente o galardão que premiou, a sua Campeã Nacional de Velocidade Sport.

Recorde-se que Emanuel Ventura, Lusitano Espinhal e a equipa de Nuno & Filho, formaram o pódio da classificação geral de concorrentes, da última Campanha Desportiva, organizada pela Secção de Columbofilia.

Iniciativa vai ter animação musical. COMISSÃO DE FESTAS DE S.LOURENÇO EM FOLGOSO PROMOVE DEGUSTAÇÃO DE PAPAS DE SARRABULHO

 A exemplo de anos anteriores, a Comissão de Festas de S. Lourenço e Nª Srª das Dores, em Folgoso, vai promover no próximo Sábado à noite, dia 28, a partir 19 horas, uma das iniciativas mais emblemáticas do seu programa de angariação de fundos para esta popular festividade, da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso.  
Trata-se de jornada de saudável convivialidade, complementarizada com o habitual jantar de confraternização orientada para a degustação das papas de sarrabulho e rojões à moda antiga, um evento que, neste tempo frio que se fez sentir, promete ter excelente adesão de participantes, nomeadamente da comunidade local e visitantes.

Justificando a boa fama, as cozinheiras vão voltar a esmerar-se para fazer um bom repasto tradicional, vivenciando um quadro pitoresco na aldeia de Folgoso, onde no espaço da antiga Escola Primária, num ambiente de saudável confraternização, será servido um opíparo jantar à moda antiga, com os deliciosas papas de sarrabulho, com direito a animação musical e a  bailarico pela noite fora, confirmada que está a actuação do artista João Claro & Benvinda Costa.

Os interessados em participar nesta jornada gastronómica devem trazer um kit de talheres, tijela ou prato e copo, pagando 6 euros por pessoa, havendo ainda a possibilidade de servir para levar para casa ao preço de 5 euros.

 A iniciativa da Comissão de Festas de S. Lourenço e Nª Srª das Amoras tem o apoio da Câmara Municipal, União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, HRV Tabacos e da Associação Recreativa Cultural e Ambiental de Folgoso.

Carlos Oliveira

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO SOBRE SÃO PEDRO DE MOEL NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

 O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, inaugura a exposição “São Pedro de Moel - Revisitando os (es) passos de Joaquim Correia”, da autoria de João Pedro Coutinho, no dia 4 de fevereiro (sábado), pelas 15h00.

A iniciativa pretende assinalar o aniversário da morte de Joaquim Correia, ocorrido em 6 de fevereiro de 2013, sendo organizada pelo Município, em parceria com a Associação Cultural e Recreativa da Comeira.

São Pedro de Moel sempre exerceu um fascínio sobre vários artistas das mais diversas áreas, que aí residiram ou passaram temporadas. Um dos mais ilustres desses artistas foi o escultor Joaquim Correia. Esta exposição, utilizando o registo gráfico do Urban Sketching, toma como ponto de partida a obra de Joaquim Correia em São Pedro de Moel, assim como os seus espaços de eleição e os locais e enquadramentos que também desenhou e pintou.

João Pedro Coutinho, nascido em 1977, é arquiteto e ilustrador e, à semelhança de Joaquim Correia, cresceu na Marinha Grande e frequentou esta praia, que é também uma das matrizes da sua identidade.
Desde 2018, é associado e membro dos Urban Sketchers Portugal, mantendo uma atividade regular de desenho seguindo o manifesto deste movimento: “Os nossos desenhos contam a história do que nos rodeia, os lugares onde vivemos e por onde viajamos”.        

A exposição “São Pedro de Moel - Revisitando os (es) passos de Joaquim Correia” fica patente de 4 de fevereiro a 30 de junho, podendo ser visitada de quarta-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas às 12h30 e 17h30).

Marinha Grande | MÚSICA E TEATRO INFANTIL NO TEATRO STEPHENS

 A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta o concerto de “Time for T” e a peça de teatro infantil “História de uma boneca abandonada”, nos dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro.

No próximo sábado, 28 de janeiro, às 21h30, decorre o espetáculo de “Time for T”. Trata-se de um projeto que, tal como os seus membros, é nómada e multicultural. Os músicos são provenientes de Portugal, Inglaterra, Brasil e Espanha, tendo começado em Brighton, mas encontrando-se agora entre Lisboa e Madrid.

Tocam ritmos transatlânticos, com texturas de guitarra solarengas e vozes anglo-saxónicas, que cantam temáticas narrativas e introspectivas. Uma banda difícil de categorizar, mas já descrita como algo entre Bob Dylan e Fela Kuti. “Time for T” já atuaram em festivais como o Vodafone Paredes de Coura, Meo Sudoeste, NOS Alive, Green Man, Sundance Film Festival, além de várias digressões europeias.

A banda é constituída por Tiago Saga - guitarra elétrica, voz; Joshua Taylor - baixo elétrico, voz; Juan Torán - guitarra elétrica, teclado, voz; Felipe Bastos - bateria e percussão. O preço de cada bilhete é de 5€.

No dia 4 de fevereiro, pelas 16h00, o Teatro Stephens, apresenta a peça de teatro infantil “História de uma boneca abandonada”, interpretada pela companhia “Lendias d’Encantar”. O espetáculo fala de uma boneca que é abandonada no meio da rua pela sua dona, uma menina mimada, malcriada e um pouco arrogante. A boneca está agora destruída e feia e a menina não gosta dela, pois não a soube cuidar.

Outra menina, de bom coração, encontra-a e observa que ela é linda, embora esteja estragada e muito mal cuidada. Então a menina chama o seu amigo sapateiro para ajudar a consertá-la. A boneca está como nova. Quando a menina mimada descobre que a sua boneca desprezada está novinha em folha e que a outra menina a tem entre os braços, ela imediatamente a quer de volta.
A peça tem a duração de 45 minutos e a classificação etária é para maiores de 3 anos. O preço do bilhete é de 3 euros.

Os bilhetes podem ser adquiridos em bol.pt ou na bilheteira do Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.